[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Delegado responsável pelo caso Mércia é afastado do cargo

O delegado responsável por investigar a morte da advogada Mércia Nakashima, Antonio de Olim, foi afastado do cargo de titular da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). A informação foi confirmada segunda-feira (6) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

De acordo com a secretaria, a mudança é apenas um remanejamento interno do órgão. Ainda não está confirmado qual cargo Olim assumirá e nem quem entrará em seu lugar na delegacia.

Olim foi o responsável pelas investigações e pela conclusão do inquérito sobre o assassinato de Mércia, que aponta o ex-namorado dela, Mizael Bispo de Souza, e o vigia Evandro Bezerra da Silva como responsáveis pela morte da advogada.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#CASOBRUNO :Perito particular diz ter achado cabelo e restos de pele em sítio de Bruno em MG

A defesa de um dos acusados da morte de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, diz ter achado, em uma perícia particular, cabelos, restos de pele e possíveis manchas de sangue no sítio do jogador em Esmeraldas (região metropolitana de Belo Horizonte).


Reprodução/Divulgação
Goleiro foi preso sob suspeita de participação no sumiço de Eliza, que desapareceu no começo de junho
Goleiro foi preso sob suspeita de participação no sumiço de Eliza, que desapareceu no começo de junho

O perito George Sanguinetti foi contratado pelos advogados do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. O perito já trabalhou nos casos Isabella Nardoni e PC Farias.

Segundo o advogado de Bola, Zanone Oliveira, a intenção da defesa é, em uma investigação paralela, "trilhar os passos" feitos pela polícia. A ideia é apontar contradições e mostrar fatos que livrem Bola das suspeitas.

O resultado com detalhes do que foi coletado no sítio será divulgado em 20 dias. Ao analisar o local, a polícia disse não ter encontrado nada de relevante, exceto pelo álbum de fotos do bebê de Eliza achado pela Folha próximo à propriedade. Além disso, depoimentos apontam que a ex-amante esteve no sítio.

Oliveira afirmou que Sanguinetti comprovou, por meio de exames de DNA, que não são de Eliza cabelos encontrados pelo próprio perito na casa de Bola em Vespasiano (MG). A polícia não havia encontrado nada no local.

Agora, a defesa quer que o perito analise o veículo Land Rover de Bruno, onde foi encontrado sangue de Eliza.

Depois de trabalhar para Oliveira, Sanguinetti vai prestar serviços aos advogados Ércio Quaresma e Frederico Franco, que fazem a defesa de Bruno e outros seis acusados de envolvimento.

Eliza desapareceu no começo de junho. Os suspeitos são réus em processo na Justiça sobre o caso.

Eles foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado e corrupção de menores. Bola é réu por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Todos negam as acusações.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA Blecaute deixa 190 cidades e 1 milhão de pessoas sem energia na BA

Durante 28 minutos (das 16h45 às 17h13), 190 cidades da Bahia ficaram sem energia em consequência de um problema na rede de transmissão. De acordo com a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), o blecaute foi causado por um defeito na rede que transporta energia entre as regiões Norte e Sul.

No total, cerca de 1 milhão de consumidores ficaram prejudicados com a falta momentânea de energia. O blecaute também atingiu alguns bairros de Salvador, mas os danos foram minimizados por causa do feriado – as repartições públicas, agências bancárias, escolas e quase todas as lojas dos shoppings não funcionaram nesta terça-feira (7).

De acordo com a Coelba, o blecaute aconteceu na rede administrada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema). Logo após constatar a falta de energia, os técnicos da concessionária acionaram imediatamente um plano de emergência classificado como “Esquema Regional de Alívio de Carga” para impedir que o blecaute causasse ainda mais prejuízos aos consumidores.

Em novembro do ano passado, uma pane ocorrida no Sistema Interligado Nacional atingiu 240 mil consumidores em 63 cidades da Bahia (o Estado possui 417 municípios). Até as 21h15 desta terça-feira, a Coelba ainda não tinha divulgado as causas do apagão desta tarde.

Houve outros apagões na história recente do Brasil em nada relacionados com a Crise do Apagão, sendo muitas vezes relacionados com problemas técnicos em usinas, redes de transmissão ou estações retransmissoras. Houve em janeiro de 2005 um grande apagão que atingiu os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, afetando 3 milhões de pessoas. Em setembro de 2007, novamente os dois estados foram atingidos por desligamento de energia causado por problemas em Furnas. Em 10 de novembro de 2009, devido a um inédito desligamento total da usina hidroelétrica de Itaipú Binacional, 18 estados brasileiros ficaram totalmente ou parcialmente sem energia, sendo a região sudeste a mais afetada. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute total nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata. O apagão também afetou partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia e uma pequena parte do Distrito Federal. Em média essas regiões ficaram 3,5 horas no escuro, sendo que algumas localidades sofreram até 6 horas. Também grande parte do território do Paraguai ficou sem energia por aproximadamente 30 minutos. Ao todo 60 milhões de pessoas foram afetadas.[4]

Na noite de 10 de novembro de 2009, uma terça-feira, ocorreu um grande blecaute (também chamado de apagão) afetando cerca de 40% do território brasileiro e 90% do Paraguai.[1] O ministro de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, afirmou que o incidente, que afetou 18 estados brasileiros, aconteceu por causa de raios, ventos e chuvas que ocorreram na cidade de Itaberá, São Paulo, que teria provocado um curto circuito nas linhas de transmissão que veem da Usina Hidrelétrica de Itaipu.[2]

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, comentou sobre o blecaute e disse que: "não faltaram investimentos no sistema elétrico" e que "durante os sete anos, seu governo investiu em linhas de transmissão o equivalente a 30% de tudo que foi feito de 123 anos no país".[3]

Em 10 de fevereiro de 2010, um novo blecaute, parcial, atingiu todos os estados da Região Nordeste do Brasil.[4]


Queda de energia no Brasil e Paraguai em 1999

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São Paulo, uma das cidades atingidas pelo apagão de 1999.

Um grande blecaute afetou grande parte do território brasileiro na noite de quinta-feira, 11 de março de 1999. Foi considerado o maior apagão ocorrido no Brasil até então, vindo a ser superado apenas pelo apagão que ocorreu no Brasil e Paraguai em novembro de 2009.



O blecaute

O início do blecaute se deu às 22h16min em uma subestação de energia elétrica da CESP localizada no município de Bauru, SP. Atingiu 50 milhões de pessoas em dez estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Durou 45 minutos no Rio de Janeiro, 40 no Rio Grande do Sul e 10 em Santa Catarina. Teve fim às 3h39min de sexta-feira, 12 de março de 1999, quando a energia foi restabelecida em São Paulo[1].

No Rio Grande do Sul, o blecaute não atingiu apenas a região central do estado, que possuía geração própria de energia elétrica. As regiões Norte e Nordeste do Brasil também não foram atingidas.

As causas

A versão oficial do acontecimento, diz que o apagão foi causado pela queda de um raio na subestação de Bauru[2]. Porém, foram realizados estudos meteorológicos que comprovaram que não houve tempestade de raios na região no dia 11 de março[3].

O Ministério de Minas e Energia admitiu que havia redução dos níveis de segurança e manutenção da subestação[4].

Consequências

Transtornos nas cidades

Durante o blecaute, houve caos no trânsito de grandes metrópoles do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Muitas pessoas foram assaltadas nessas cidades. Alguns hospitais ficaram sem luz por alguns segundos, mas outros nem sentiram a falta da luz, pois contavam com geradores próprios que passaram a funcionar imediatamente após a queda de energia.

Em São Paulo, a polícia saiu às ruas para evitar arrastões. Os trens urbanos e metrôs ficaram parados por quase uma hora, deixando seus passageiros presos. Os aeroportos de Congonhas, na capital paulista e Cumbica, em Guarulhos, ficaram totalmente sem luz, túneis foram fechados, os 4.700 semáforos deixaram de funcionar e os hospitais funcionaram precariamente[5].

Em Porto Alegre, a linha de trens urbanos Trensurb ficou 16 minutos paralisada. Os maiores transtornos no trânsito da capital gaúcha, ocorreram nas avenidas Goethe e Ipiranga. Uma partida de futebol entre Grêmio e ABC, no Estádio Olímpico, também foi paralisada com a falta de luz e terminou em empate (3x3)[6].

Televisão

Com o apagão, muitas emissoras de televisão brasileiras que não contavam com geradores saíram do ar. As emissoras que tinham gerador não puderam ser assistidas durante quatro horas nas cidades onde a energia não pôde ser restabelecida pelas companhias elétricas locais. Em função disso, a Rede Globo, que transmitiu ao vivo em seu Plantão as imagens de São Paulo direto do Globocop, exibiu, no dia seguinte, dois capítulos seguidos da minissérie brasileira Chiquinha Gonzaga, que não foi ao ar em consequência do blecaute.

Nos dias seguintes, o apagão foi assunto nos principais telejornais do país. Na Rede Globo, os programas Domingão do Faustão e Casseta & Planeta, Urgente! fizeram sátiras do acontecimento (Apagão do Faustão e Apagão do Casseta).

O escândalo do apagão

Dois anos após o blecaute de 1999, houve o que foi conhecido como escândalo do apagão. Para evitar que se repetisse o que aconteceu em 1999, foi organizada uma grande campanha de racionamento de energia elétrica. Era recomendado que se economizasse luz, principalmente no horário de pico.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#POLITICA Só Freud explica obsessão do PT por sigilo

06/09/10 - 11h12
Publicado Por: Gabriel Mandel


José Nêumanne

Direto ao assunto
Fique por dentro do que realmente acontece nos bastidores da política e economia, acompanhando "Direto ao Assunto", com o comentarista Jovem Pan, José Nêumanne Pinto.


José Nêumanne
Download - Podcast
A Receita Federal identificou 22 consultas ao CPF de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, em 2009 revela apenas a alta insistência do órgão com um contribuinte que, por sinal, já venceu diversas batalhas contra tal ação. Há sentença de juiz condenando os procuradores que fizeram o serviço sujo para o PT, e ao menos dois foram encostados.
๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Scientists in Uganda study formation of hybrid HIV strains

KAMPALA, Sept. 7 (Xinhua) -- Scientists in Uganda are investigating why and how the different strains of HIV in the east African country are forming hybrid viruses, a senior government official said here on Tuesday.

David Kihumuro-Apuuli, head of the Uganda Aids Commission told reporters that although hybrid viruses also known as 'recombinant' viruses have existed in Uganda for years, scientists at the Uganda Virus Research Institute (UVRI) are trying to investigate what leads to their formation.

"These recombinant viruses are not new HIV strains in Uganda; they have been seen over the last many years in our populations. What scientists at the Medical Research Council/UVRI are trying to do is to find out how this occurs and why are viruses recombining, " he said.

In Uganda there are two major HIV-1 strains A and D that have been reported. There also some other strains such as C and B, though theses are in smaller numbers.

Studies have shown that these strains have combined to form for instance A/D or D/A.

Apuuli said that the findings of the study which will be released in 2012 will also indicate whether the recombinant viruses are resistant to drugs.

He said the results will also show whether HIV infected people are reinfected to form the recombinant viruses or whether they acquired the combination from the start.

The study is being carried out among fishing communities in Wakiso and Masaka districts on the shores of Lake Victoria.

Uganda has achieved success in reducing the HIV prevalence from 30 percent in the 1980s, to the current national average of 6.4 percent.

However, there are concerns the country is losing the HIV fight with evidence of stagnation in prevalence and rising new infections especially in married couples.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cholera kills 356 in Cameroon

YAOUNDE, Sept. 8 (Xinhua) -- A cholera outbreak which started in northern Cameroon in May has killed 356 people out of more than 5,500 confirmed cases in the country, the Health Ministry said Tuesday.

The Far North Region reported more than 100 new cases in the last four days, but no deaths from the disease were reported in the North Region in the last three days, the ministry said.

The Cameroonian government has allocated around 64 million U.S. dollars to constrain the country's severest cholera outbreak in the last 20 years.

The health ministry issued an alert Tuesday for the capital of Yaounde, after a passenger infected with cholera was found on a train bound for the central-south city.

The patient has left the train to receive treatment before reaching Yaounde. Authorities have adopted measures to prevent the outbreak from spreading to the capital.

The epidemic in northern Cameroon could get worse in a region where infrastructure and sanitary conditions are extremely undeveloped, and less than 30 percent of residents have access to clean drinking water.

During the rainy season, water contamination and the deterioration of sanitary conditions may facilitate the spread of cholera and increase the death toll, authorities warned.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#DILMA “Não sou cristão de boca de urna, para agradar eleitores”


Na Folha Online:

Em visita a uma feira evangélica, em São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, fez críticas indiretas à postura religiosa de sua adversária Dilma Rousseff (PT).

“Eu vim hoje aqui porque os valores de Cristo são os meus valores. Eu não sou cristão de boca de urna para agradar eleitores, conquistar voto e no dia seguinte esquecer o assunto. Eu sou cristão por convicção e eu pratico cristianismo na minha vida pessoal e na vida política.”

Serra fazia referência indireta a uma mudança de discurso de Dilma. Em 2008, durante sabatina na Folha, a candidata disse duvidar da existência de Deus. Em abril deste ano, em outra entrevista, disse acreditar em uma “força superior” e afirmou ser “católica”.

Receita
Pela primeira vez desde que o caso veio à tona, o tucano não quis comentar os acessos ilegais a dados fiscais de sua filha, Veronica, e de tucanos. “Eu hoje vou me permitir não entrar mais nesse assunto. Tenho falado todos os dias, há uma semana”, disse.

José Serra delegou ao presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a tarefa de dar declarações a respeito do caso a partir de agora.

Por Reinaldo Azevedo
๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters