[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Em seis anos, uma em cada três bolsas do Prouni fica ociosa


UOL 23/06/2011 19h00

Uma em cada três bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) oferecidas desde o começo do programa, em 2005, não foi preenchida. O total de bolsas ociosas em seis anos chegou a 427.438 – 33,1% de todas elas.

O número foi obtido por meio de dados de um levantamento estatístico do MEC (Ministério da Educação), disponível na página do Prouni na internet. Entre 2005 e o primeiro semestre de 2011, foram ofertadas 1.291.209 bolsas, com 863.771 (66,9%) preenchidas. O restante representa o total ocioso.

No primeiro semestre deste ano, 4% das 123 mil bolsas oferecidas ficaram ociosas na primeira etapa, apesar de mais de um milhão de candidatos terem se inscrito. A maioria, disse o MEC na época, era de cursos de educação à distância e/ou bolsas parciais. A ocupação foi maior nas integrais. O programa concede incentivos de 25%, 50% e 100% da mensalidade.

Até o primeiro semestre deste ano, o Prouni funcionava por meio de isenção fiscal em relação às bolsas oferecidas –se a universidade oferecesse 100 bolsas, a redução nos impostos seria relativa a todas, mesmo que não fossem totalmente preenchidas. Ou seja: neste período, o governo simplesmente deixou de arrecadar dinheiro.

Em 2009, uma análise do TCU (Tribunal de Contas da União) estimou que possa ter sido perdido, só nos dois primeiros anos do programa, um valor em torno de R$ 100 milhões.

Regras

Para José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de SP), uma das principais razões para que sobrem tantas bolsas são as próprias regras do Prouni. Elas determinam faixas de renda e proíbem que o candidato tenha feito o ensino médio em escola particular sem bolsa integral.

"É usar o critério passado-presente. 'Eu paguei R$ 1 numa escola particular. Hoje tenho renda per capita de um salário mínimo. E não tenho o direito'", exemplifica.

Segundo Covac, não é possível dizer que as instituições usem as bolsas do Prouni como "artifício" para pagar menos imposto. "A lei diz: ofereça as vagas. O MEC faz a seleção naqueles critérios. Como os critérios estão na lei, se não se preenche [a vaga], a instituição não pode ser penalizada por isso", afirma.

Detalhamento

O secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, diz que o órgão está preparando um levantamento mais detalhado para tirar eventuais casos de dupla contagem, já que a mesma vaga pode ter sido oferecida duas vezes. Ele lembra, no entanto, que também há dificuldade de preencher determinadas bolsas, como as reservadas para cotas.

Costa afirma que o MEC tomou duas ações para tentar reverter o número de bolas que sobraram. “A primeira delas foi a lista de espera [após as etapas de seleção normais]. A medida provisória que determina que a isenção fiscal seja proporcional a vagas efetivamente preenchidas foi a segunda“, diz.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Juíza explica desentendimento com promotor


A juíza Rosane Ramos de Oliveira Michels resolveu comentar o que aconteceu na sessão do Tribunal de Júri, em Porto Alegre, quando o promotor de Justiça Eugênio Amorim recebeu voz de prisão. Houve um bate-boca entre a juíza Rosane Michels e a promotora. A defensora pública Tatiane Boeira chegou a dar voz de prisão para o promotor. As informações foram divulgadas esta semana pelo site Espaço Vital.

Segundo ela, a dissolução do Conselho de Sentença aconteceu porque houve pedido específico de suspensão do julgamento, formulado pelo advogado dos acusados. "A confusão que se seguiu, protagonizada pelo promotor de Justiça, formou-se em decorrência deste ter interrompido a fala da magistrada, impedindo-a de decidir sobre o pedido", afirma.

O Ministério Público gaúcho também divulgou nota. "A Instituição repudia veementemente a tentativa de violação das prerrogativas funcionais do Promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, que, no exercício da função, sofreu constrangimento público ao receber indevida, ilegal e desnecessária “voz de prisão”, de quem não tem atribuição legal ou constitucional para tanto (Defensor Público)", afirmou Eduardo de Lima Veiga, procurador-Geral de Justiça.

Leia a nota da juíza:

1º) A dissolução do Conselho de Sentença, há dois dias reunido no Plenário da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, para julgamento dos primeiros quatro réus, dentre doze denunciados pelo Ministério Público, deu-se em razão de pedido específico de suspensão do julgamento, formulado pelo advogado, defensor de dois acusados, que, após desentendimento com o promotor de Justiça que atuava na acusação, sentiu-se mal, necessitou de atendimento médico e, ato contínuo, declarou-se impossibilitado de prosseguir na defesa.

2º) A confusão que se seguiu, protagonizada pelo promotor de Justiça, formou-se em decorrência deste ter interrompido a fala da magistrada, impedindo-a de decidir sobre o pedido.

3º) A atribuição subjetiva do fato a divergências pessoais pretéritas da magistrada com o promotor de Justiça não passa de justificativa inconsistente, na medida em que a sequência dos fatos, de cunho objetivo, resultaram gravadas e registradas pela estenotipia, integrando a ata do julgamento.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo MP-RS:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, cumprindo seu dever de informar à sociedade gaúcha a que serve, esclarece à opinião pública, em face dos acontecimentos ocorridos em sessão do Tribunal do Júri do foro central de Porto Alegre no dia 21.06.2011, resultando na dissolução do conselho de sentença e na tentativa de detenção de um membro do Ministério Público:

1. Os fatos que resultaram nesses acontecimentos estão sendo apurados de forma ampla, em todo o seu contexto e dimensão, em relação a todos os envolvidos;

2. A Instituição repudia veementemente a tentativa de violação das prerrogativas funcionais do Promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, que, no exercício da função, sofreu constrangimento público ao receber indevida, ilegal e desnecessária “voz de prisão”, de quem não tem atribuição legal ou constitucional para tanto (Defensor Público);

3. Por disposição legal e constitucional, os membros do Ministério Público somente podem ser presos em situação de flagrante delito por crime inafiançável ou por ordem judicial emitida por Tribunal (art. 40, III, da Lei n. 8.625/1993), sendo isso garantia da sociedade para o livre exercício de sua atuação funcional;

4. O fato em tela, caso se confirme a hipótese, só poderia caracterizar delito de menor potencial ofensivo, cuja legislação vigente não permite prisão, detenção ou cerceamento da liberdade de ir, vir ou permanecer de membro do Ministério Público;

5. O Promotor de Justiça é o guardião da cidadania, da Constituição, das leis e do regime democrático de direito não podendo ter sua atuação cerceada de forma arbitrária.

6. O Ministério Público do Rio Grande do Sul reconhece se tratar de fato isolado e que não afetará quaisquer das suas relações institucionais, mas, pelo ineditismo e gravidade, merece imediata repulsa, destacando-se que não será tolerada qualquer tentativa de violação de garantias e prerrogativas funcionais de seus membros.

Porto Alegre/RS, 22 de junho de 2011.

Eduardo de Lima Veiga
Procurador-Geral de Justiça







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Site de ministério e do Senado também são invadidos


A lista de sites do governo invadidos pelos crackers do LulzSecBrazil aumentou. Nesta quinta-feira (23/6), o grupo entrou nas páginas do Ministério do Esporte e do Senado Federal. Na quarta-feira (22/6), sofreram invasões semelhantes os endereços da Presidência da República e do próprio governo. Todos eles ficaram foram do ar. As informações são dos portais Terra e Último Segundo.

A assessoria de imprensa do Senado informou que o Serviço de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) ainda não sabia qual a causa do problema. E mais, disse que esse tipo de ataque é comum. Outros sites que são vinculados ao portal do Senado podem ser acessados normalmente. É o caso da página da "Agência de Notícias do Senado Federal".

Já a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte disse que a invasão não afetou dados e o coração do sistema, sem maiores consequências", sendo periférica. nquanto isso, o grupo afirmou, pelo Twitter, ter copiado dados protegidos no site do ministério, mostrando supostas diferenças entre contribuições e recebimentos de dinheiro do governo federal em Estados que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014. Os dados foram disponibilizados aos internautas.

Ao comentar o assunto à revista Consultor Jurídico, o advogado Omar Kaminski, especialista em Direito da Informática, disse que o ataque pode servir de pretexto ou motivação para a aprovação do projeto de lei de cibercrimes que tramita há mais de 10 anos. Ele ainda demonstra preocupação com os sites do Judiciario. "Com o processo eletrônico, os tribunais estão cada vez mais informatizados e sem papel. Cabe indagar se estão preparados para um ataque cracker maciço, e se já existem medidas de contingência ou alternativas para que o Judiciário não pare, literalmente, prejudicando todos os envolvidos”.

Por volta das 16 horas, a página da Presidência da República também não estava em funcionamento. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) se defendeu dizendo que não ocorreram ataques contra a página da Presidência República, mas sim uma pequena instabilidade ocasionada por problemas com os servidores.


/www.conjur.com.br/




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fecham três dos sites do governo


Postado por Sara Azevedo em 23/06/2011 20:52
Blog: Cérebro Geek


Saiu do ar nesta quinta o site da presidência do senado e da secretaria municipal, os crackers LulzsecBrazil, que também derrubou o site da Petrobrás e os sites da presidência da republica portal Brasil e receita federal publicou em seu twitter os dados pessoais e informações financeiras do Gilberto Kassab presidente de São Paulo e da Dilma Rousseff presidenta do pais.
Algumas paginas já voltaram a funcionar mas com alguns bugs.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SP: Fábio Assunção volta aos palcos com peça de Woody Allen


23 de junho de 2011 21h52 atualizado às 22h38


Norival Rizzo, Fábio Assunção e Carol Mariottini são os protagonistas de 'Adultério'. Foto: Jairo Goldflus/Divulgação

Norival Rizzo, Fábio Assunção e Carol Mariottini são os protagonistas de 'Adultério'
Foto: Jairo Goldflus/Divulgação


Os atores Fábio Assunção, Norival Rizzo e Carol Mariottini vão atuar em Adultérios (título original Central Park West), a primeira adaptação brasileira do texto que o cineasta Woody Allen escreveu especificamente para o teatro. O espetáculo dirigido por Alexandre Reinecke estreia em 8 de julho no Teatro Shopping Frei Caneca em São Paulo.

A peça marca o retorno aos palcos de Fábio Assunção, que começou no teatro no final dos anos 1980, e desde Quem Tem Medo de Virginia Woolf (de Edward Albee, dirigida por João Falcão), em 2001, não estrelava uma produção teatral. Ao seu lado, Norival Rizzo, um dos atores mais requisitados do teatro brasileiro, com um número impressionante de premiadas e elogiadas atuações; a mais recente em Doze Homens e Uma Sentença, dirigido por Eduardo Tolentino.

Atriz, bailarina e coreógrafa, Carol Mariottini foi destaque em Sua Excelência, o Candidato, Álbum de Família, entre outras. E o diretor Alexandre Reinecke, somente em 2010, teve dez espetáculos em cartaz em São Paulo, entre eles os sucessos Os 39 Degraus, Toc Toc, TPM Katrina e Trair e Coçar é Só Começar.

Essa primeira montagem de Adultérios alternará Fábio Assunção e Norival Rizzo na interpretação dos dois papéis masculinos, o mendigo Fred e o escritor Jim Swain, cuja amante é a bela e esperta Bárbara vivida por Carol Mariottini.

História
A comédia se passa à beira do Rio Hudson, em Nova York, com o encontro entre o roteirista de cinema Jim Swain, de recente sucesso. E um típico "homeless" americano, Fred. Jim está à espera de sua amante para terminar o relacionamento. Fred, esquizofrênico e extremamente inteligente, se aproxima, puxa uma conversa trivial, até que acusa Jim de ter roubado sua história para escrever o roteiro de seu mais recente filme, um sucesso de bilheteria. Em meio a uma divertida e tensa discussão, os dois se vêem cada vez mais próximos, até que Fred acaba por se tornar um conselheiro sobre a relação que está prestes a terminar. Barbara, a amante, finalmente chega e tudo se complica, culminando em um final surpreendente.

Serviço
Temporada: de 8 de julho a 25 de setembro
Local: Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 6º Andar)
Horários: sextas (21h30), sábados (20h e 22h); domingos (19h)
Preços: sextas: R$ 50; sábados: R$ 70; domingos: R$ 60
Duração: 60 minutos
Lotação: 600 lugares
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: www.ingressorapido.com.br/prefeitura







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Coldplay - Every Teardrop Is A Waterfall (Official)






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mensagem de Anônimo Operação #AntiSec



Hackers incitam em vídeo ataques a sites do governo; veja

MÁRCIO NEVES
DE SÃO PAULO


O vídeo acima divulgado pelo grupo de hackers denominado de LulzSecBrazil divulga uma mensagem incitando que usuários de internet participem dos ataques a sites ligados ao governo.

O mesmo grupo assumiu por meio de sua página na internet a autoria dos ataques aos sites da Presidência da República e do Ministério dos Esportes.

Durante a tarde desta quinta-feira(23), em uma sala de bate papo frequentada por simpatizantes do grupo, muitos usuários conversavam sobre um ataque ao site do Senado, que ficou fora do ar por alguns minutos durante o dia.

Grupo de hackers divulga supostos dados pessoais de Dilma e Kassab

O Serpro (Serviço de Processamento de Dados), que hospeda os sites do governo federal, classificou o ataque como o maior já enfrentado pelo governo brasileiro. Segundo o Serpro, não houve vazamento de informações.

SAIBA MAIS

O grupo de hackers LulzSec (Lulz Security) chamou a atenção mundial pela primeira vez há dois meses, com a invasão da rede on-line do PlayStation, da Sony, e o vazamento dos dados de milhões de usuários. O game, de alcance global, passou dias fora do ar.

Na semana passada, o grupo assumiu um ataque ao site da CIA. Anteontem, o FBI invadiu e confiscou equipamentos de um servidor de internet no Estado de Virgínia, parte de uma investigação dos membros do LulzSec realizada junto com a própria CIA e agências europeias, segundo o "New York Times". Um membro do LulzSec foi preso no Reino Unido.

O nome Lulz vem de LOL ("laugh out loud", rir alto), uma gíria de internet usada, em geral, após brincadeiras on-line e pegadinhas.

Anterior e mais conhecido, o grupo Anonymous nasceu como coletivo hacker há cerca de três anos.

A exemplo do LulzSec, começou com brincadeiras on-line, até realizar uma série de ataques em defesa do WikiLeaks, em dezembro do ano passado.

Conseguiu afetar a operação de sites globais como Visa, MasterCard e PayPal, por terem suspendido contas da organização de Julian Assange, que expôs segredos americanos.


Editoria de Arte/Folhapress



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Carlos Alberto de Nóbrega é feito refém durante assalto no interior de SP


Carlos Alberto de Nóbrega foi rendido ao chegar em chácara em Sorocaba.
Bandidos exigiram R$ 3 milhões para não sequestrarem a neta dele.

Do G1 SP, com informações da TV Tem


O apresentador do SBT, Carlos Alberto de Nóbrega, foi feito refém nesta quinta-feira (23) durante um assalto em Sorocaba, a 99 km de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa, o comediante chegava à chácara dele no bairro Caguaçu, quando foi rendido por oito homens armados.

O apresentador, a família e funcionários foram presos em um dos quartos da casa. Os bandidos fugiram levando vários objetos. Carlos Alberto de Nóbrega teve de ser medicado depois do assalto. O apresentador não registrou boletim de ocorrência.

De acordo com informações da Polícia Civil, os homens armados renderam o apresentador na entrada da chácara, obrigaram-no a abrir a porta do carro blindado e entraram com ele na casa. Um dos filhos de Carlos Alberto, Maurício, a esposa e duas filhas estavam na casa e também foram rendidos, assim como os funcionários que estavam no local.

Sob ameaça de armas, todos foram obrigados a entrar num quarto, enquanto os bandidos roubavam os objetos de valor. Os pertences pessoais das vítimas, como celulares e relógios, também foram levados. O valor dos bens não foi revelado.

Carlos Alberto, de 75 anos, contou aos policiais que os bandidos exigiram R$ 3 milhões para não levar sua netinha como refém, mas ele tinha apenas R$ 3 mil, dinheiro que foi levado pelos ladrões.

Ainda conforme a informações de policiais que estiveram no local, Nóbrega ficou muito assustado e passou mal. Ele foi levado pelos familiares de volta para São Paulo e permanecia em repouso no início da noite. Ninguém ficou ferido durante a ação dos bandidos, que durou pouco mais de uma hora. Eles fugiram em dois carros e, até a noite, não tinham sido presos.

(com informações da Agência Estado)






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção volta aos palcos em peça de Woody Allen


FAMOSIDADES

FAMOSIDADES


Por FAMOSIDADES

RIO DE JANEIRO - Após pedir para ser afastado da novela “Insensato Coração” por não ter a disponibilidade necessária para cumprir a carga horária do protagonista Léo, Fabio Assunção volta aos palcos com a peça “Adultérios”.

No teatro, que tem o texto original é assinado por Woody Allen, Assunção dá vida ao roteirista de cinema Jim Swain, e divide o palco com Norival Rizzo e Carol Mariottini.

A história se passa em Nova York e Jim está à espera de sua amante, para terminar o relacionamento, quando encontra Fred (Norival Rizzo), um típico "sem teto" americano que o acusa de ter roubado sua história para escrever o roteiro de seu mais recente filme, que foi um sucesso de bilheteria.

Esse trabalho marca a volta de Fábio Assunção aos palcos dez anos depois de encenar a peça “Quem Tem Medo de Virginia Woolf”, em 2001.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Federais obrigam pizzaria a pagar US$ 80 mil a brasileiros

Enviado por Eduardo de Oliveira -



A gerência da franquia da Upper Crust Pizzeria chegou pedir dinheiro de volta por horas extras pagas só
porque os brasileiros estão em situação irregular nos EUA. Foto: Divulgação.

Atenção você que já pensou – ou falou – que imigrante ilegal não tem nenhum direito trabalhista nos EUA: o Departamento de Trabalho discorda de você.

Hoje o órgão federal americano disse que a pizzaria Upper Crust, que fica em Salem, Massachusetts, violou leis federais ao se negar a pagar hora extra a 11 brasileiros, trabalhadores de cozinha. A rede vai ter que pagar US$ 80 mil em salários atrasados.

O dono da franquia em Salem, Michael Buchhalter, cooperou com investigadores federais. Mas alegou que a sua loja é separada da rede Upper Crust LLC. No entanto, os investigadores também descobriram que a rede não pagava hora extra para mais de 121 empregados em 2009 – a empresa foi ordenada a pagar mais de US$ 341 mil em salários atrasados.

A investigação do Departamento do Trabalho ganhou mais força quando agentes federais receberam denúncio de funcionários brasileiros da Upper Crust. Os trabalhadores brasileiros – a maioria indocumentados – denunciaram a prática da empresa, que pedia dinheiro de volta pago em horas extras. Muitos tiveram abatimento nos cheques subsequente para devolverem o valor do chamado “overtime.” Quem se recusou foi demitido. A emprega negou todas as acusações.

Antes mesmo do fim das investigações, Michael Buchhalter, o franquiado, concordou em seguir todas as recomendações das autoridades. Quando foi informado das irregularidades trabalhistas que aconteceram na sua da Washington Street, em Salem, ele assinou um acordo com o governo federal: ele iria pagar US$ 40.277, e mais multa no mesmo valor por ter burlado as leis.

Buchhalter também concordou em seguir leis trabalhistas a partir de agora.

Leis federais do trabalho proíbem qualquer empregador de pagar menos que o salário mínimo de US$ 7,25 por hora (que pode mudar a cada estado), mais 1,5 vezes por cada hora trabalhada acima de 40 horas semanais. As leis também exigem que o empregador mantenha um histórico sobre as horas trabalhadas de todos os funcionários, e também proíbe um empresário de retaliar contra os empregados que buscam seus direitos garantidos por lei – esteja ele em situação imigratória regular ou irregular no país.

“Essa caso mostra bem que o Departamento de Trabalho nessa administração (federal) está comprometido em lutar a favor do imigrante. O trabalhador pode confiar que pode reclamar os direitos sem medo de ter problemas com autoridade imigratória,” disse Diego Low, diretor da ONG MetroWest Worker’s Right.

Low ressaltou que a decisão no caso da Upper Crust chega apenas um mês depois que a ministra do Trabalho, Hilda Solis, renovou uma política que foi abandonada desde os anos 90, que garante que nenhuma reclamação trabalhista não pode ser repassada ao Departamento de Imigração dos EUA.

Pelo menos nos EUA, nem as injustiças cometidas numa pizzaria acabam em pizza.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

DIY Pom Pom Necklace


Posted by Erica on

The moment we saw designer Nicole Akong‘s dramatically colorful jewelry collection, Conquistadora, we were smitten. Honestly, what’s not to love about these ethnic and tribal inspired pom pom necklaces? And how can we resist figuring out how these beauties were made? With just a few feet of cording, trimming, and chain, we’ll show how you can DIY your own Akong-inspired necklace!

You’ll need:

Start by attaching the chain to the outer edge of the pom pom trim with the jump rings. If you are using cable chain, connect a jump ring through every other link. If you are using cable chain, connect a jump ring though each link.

Once the entire length of the chain is attached to the pom pom trim, thread the cord through each jump ring.

Pick up each end of the cord and the chain will naturally fall on top of the pom pom trim. Center the pom pom and chain portion. You’ll need to attach this portion to the cord to prevent it from sliding. Add another jump ring to the first link of the chain and pierce it through the cord. Do the same with the last link.

Your new pom pom necklace is finished!!

Experiment by adding more chain, attaching different sized jump rings or using a variety of colored cord! Have fun!

(top image from Style.com, rest of images by Honestly…WTF)



honestlywtf.com




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

DIY Lace Earrings


Posted by Erica on

Dolce & Gabbana‘s Spring ’11 collection undoubtedly furthered our already fanatical obsession with lace. Honestly, how dreamy is the collection?! We thought we’d make good use of some vintage lace trim we had laying around and turn them into earrings similar to the ones we saw on the runway. And thanks to some tips from a DIY previously featured on Poppytalk, making lace earrings proved be a cinch!

You’ll need:
- lace trim or a lace doily
- Elmer’s multi-purpose glue
- a pair of ear wires
- a bowl or measuring cup
- a pair of pliers
- a pair of scissors

Mix equal parts glue to water in a bowl. Cut your shapes from your lace trim or doily, making sure both pieces are symmetrical. (Click images to enlarge)

Submerge the cut shapes into the glue mixture. Using the side of the bowl, squeeze out as much excess liquid as possible. Lay the pieces down on a flat non stick surface. After a few hours of drying, attach stiffened lace onto ear wires using pliers.

I haven’t stopped wearing mine since and can’t wait to make more. Hooray for lace!

(top image from Vogue.com, rest of images by Honestly…WTF)








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

How Do Magnetic Fluid?







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tarso Bocó Battisti Genro : enfrenta greves e protestos de aliados


Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Há menos de seis meses no cargo, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), enfrenta protestos de tradicionais aliados, uma ameaça de greve e até um levante de magistrados.

Miguel Rojo/AFP
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), quer aumentar contribuições à Previdência
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), quer aumentar contribuições à Previdência

A resistência decorre de um pacote que Tarso tenta aprovar na Assembleia Legislativa para aumentar contribuições à Previdência de uma parte do funcionalismo.

Chamada de "pacotarso" pelos opositores e de "Plano de Sustentabilidade Financeira" pelo governo, a proposta desagrada a sindicatos tradicionalmente alinhados ao PT, que a classificam de "privatização" do sistema previdenciário.

Os professores da rede estadual, liderados por uma petista, suspenderam as aulas por um dia na semana passada e vão paralisar as atividades novamente nos dias de votação do projeto na Assembleia.

Os juízes do Estado também podem ter mudanças na contribuição e se mobilizam. Anteontem, se reuniram com deputados de oposição.

O centro de Porto Alegre está tomado por cartazes e outdoors com críticas ao governador, assinados por sindicatos e por partidos como o PSTU. Um dos lemas dos cartazes é "retire o pacote ou o Estado vai parar".

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia ainda analisa a proposta, que pode ser votada em plenário já na semana que vem.

O pacote inclui ainda alterações nas regras de pagamento de dívidas originadas de processos na Justiça e institui a cobrança por inspeção veicular no Estado.

Na quarta-feira (22), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Associação do Ministério Público Estadual e a dos delegados da Polícia Civil do Estado divulgaram nota criticando o plano do governo.

Os opositores afirmam que o plano é inconstitucional porque cria diferentes patamares de contribuição previdenciária, de acordo com o salário recebido.

O governo afirma que a capacidade financeira do Estado depende do pacote.

O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, nega que os protestos representem uma perda de apoio ao governador e afirma que os projetos têm ampla aceitação da sociedade e na Assembleia.

Para ele, as manifestações contrárias partem somente de quem acabará atingido pelas mudanças.


'Se Battisti recebeu visto é porque merece', diz Tarso

Publicidade

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

O governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, comentou no início da tarde desta quarta-feira a concessão de visto de permanência no Brasil dado ao italiano Cesare Battisti.

"[Se concederam] Então é porque merece, né?"

Governo concede visto de permanência a Cesare Battisti

Tarso, que era titular da pasta da Justiça quando o governo concedeu refúgio ao italiano --e um dos principais defensores da permanência de Battisti no Brasil no governo Lula--, também falou da decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal), que validou a decisão de Lula de permitir a estada dele no país.

"STF agiu corretamente em outorgar ao presidente da República a última instância sobre o assunto", disse.

No final da manhã, o Conselho Nacional de Imigração concedeu o visto de permanência.

O governo italiano afirmou que vai levar o caso ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda.

Na semana passada, o ministro das relações exteriores da Itália, Franco Frattini, disse que até 25 de junho será apresentada a demanda ao comitê de conciliação com o Brasil.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando militava no grupo de extrema-esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). Ele nega as acusações e afirma sofrer perseguição política. Ele estava preso no Brasil desde 2007.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

LulzSecBrazil :Começa o vazamento


O LulzSecBrazil começou a postar os dados que conseguiu acessar nos ataques de ontem aos sites do governo.

As informações sobre a presidente Dilma Rousseff, ao que parece, foram vazadas via site da Petrobras, onde ela foi conselheira. Por enquanto, nada significativo, dados já públicos como CPF, escolaridade, até o signo, Sagitário. Também do prefeito Gilberto Kassab.

Mais importante, o grupo postou "arquivos copiados" com informações de funcionários da Petrobras e do Ministério do Esporte, inclusive senhas. O ministério anunciou que vai tirar o site do ar, para uma varredura.

Juliana Carpanez e Guilherme Tagiarolie, do UOL Tecnologia, entrevistaram ontem à noite um dos hackers do LulzSecBrazil, Bile_day, já exposto hoje como Henrique Jose Roque da Silva. Dele:

Estamos reunindo documentos obtidos nas investidas e iremos colocá-los à disposição para que todos os brasileiros vejam e se juntem a nós. Foi apenas um aviso de que estamos aqui e vamos tornar público tudo o que o governo esconde... O Brasil é apenas o início. Estamos em contato com membros de outros países e em breve estaremos em muitos lugares.

Um perfil recém-criado, unknow_antisec, também passou a postar dados, ao que parece, sem vínculo inicial com o LulzSecBrazil. Diz estar dentro do Serpro e que o crédito pelo vazamento sobre Dilma e Kassab é seu.

Na edição de hoje do jornal, publico um relato sobre os ataques de ontem e um breve perfil do LulzSec e do Anonymous.


Mais vazamento?

Severino Motta informa no iG que o Fatal Error Crew, que teria invadido o site do Exército no último sábado, afirmou ter derrubado 500 sites de prefeituras e câmaras municipais no interior do país, hoje.

Já teria postado dados de 25 prefeituras como Chuí (RS) e Buenópolis (MG), mas ele tentou acessar os sites e "os mesmos estavam fora do ar". A mensagem no perfil do grupo também não está mais no ar.

Motta entrevista os dois "crackers" do Fatal Error Crew.

todamidia.folha.blog.uol.com.br/

Grupo de hackers divulga supostos dados pessoais de Dilma e Kassab

DA BBC BRASIL

O grupo de hackers LulzSecBrazil postou em sua conta no Twitter um link para um arquivo com supostos dados pessoais da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O LulzSecBrazil é o braço brasileiro do grupo coletivo internacional Lulz Security, que vem ganhando notoriedade por ataques recentes aos servidores da CIA (agência de inteligência americana), do FBI (polícia federal americana), do serviço público de saúde britânico, o NHS, da empresa Sony e das TV americanas Fox e PBS.

Nesta quarta-feira, o LulzSecBrazil foi responsabilizado por ataques que deixaram fora do ar os sites da Presidência do Brasil, da Receita Federal e da Petrobras.

O arquivo com os dados de Dilma e Kassab trazem informações como números do CPF e do PIS, data de nascimento, telefones, signo, nome da mãe (no caso do prefeito) e e-mails pessoais (também só no caso de Kassab).

Muitas dessas informações são públicas e constam, por exemplo, da prestação de contas dos mandatários durante as campanhas eleitorais.

As informações relativas a Dilma a vinculam à Petrobras, o que poderia sugerir que as informações foram coletadas quando ela fazia parte do Conselho de Administração da empresa, do qual saiu no início do ano passado, antes do lançamento de sua campanha à Presidência.

SENHAS E LOGINS

O LulzSecBrazil disponibilizou também outros dois arquivos --um deles com supostos caminhos para o recebimento de e-mails pessoais de funcionários da Petrobras e outro com supostas senhas e logins de acesso a áreas restritas do site do Ministério do Esporte.

Comentários em blogs de tecnologia afirmam que a publicação teria sido uma resposta do LulzSecBrazil ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o órgão responsável pelos principais sistemas informáticos do governo federal), que afirmou que o grupo não havia tido acesso a dados sigilosos durante os ataques.

O coordenador de comunicação social do Serpro, Carlos Marcos Torres, reafirmou à BBC Brasil que nenhum dos sites administrados pelo órgão sofreu invasão que pudesse expor dados sigilosos do governo ou de cidadãos.

Segundo ele, os ataques do grupo de hackers apenas derrubou o acesso aos sites ao simular um grande número de acessos, sobrecarregando a rede. "Não houve uma invasão ao sistema, não quebraram os sistemas de segurança", disse.

Torres afirmou que o acesso indevido a dados sigilosos do governo abrigados nos sistemas do Serpro é "praticamente impossível".

Segundo ele, os dados postados pelo LulzSecBrazil podem ter sido tomados de fontes abertas na internet ou em outros meios.

A assessoria de imprensa da Petrobras também afirmou que não houve invasão aos dados sigilosos da empresa e que o ataque do grupo de hackers apenas provocou lentidão no acesso ao site da companhia.

A Petrobras disse desconhecer a lista publicada pelo grupo, mas reafirmou que nenhum dado foi acessado de forma indevida em seus sistemas.

A BBC Brasil não conseguiu o contato com representantes do Ministério do Esporte para comentar o assunto durante a madrugada desta quinta-feira.

RELEVÂNCIA

Em vários comentários postados em blogs sobre tecnologia que divulgaram a postagem dos supostos dados sigilosos, internautas questionam a relevância dos dados publicados pelo LulzSecBrazil.

"Tem que ser muito, muito burro para achar que esses dados aí têm alguma importância e sigilo", diz um usuário identificado como JustinBieberPCGamer no site www.gamevicio.com.br. "Engraçado vai ser quando começarem a entrar em cana, aí que vai começar a invasão de verdade", complementa.

Outro usuário, identificado como onyimiuji, afirma que o grupo "não realizou um ataque efetivo", mas "simplesmente congestionaram o tráfego de informações". "Esses arquivos só mostram coisas que já estão disponíveis e outras que não possuem a mínima relevância. O método deles pode ser eficiente para derrubar sites, mas ainda não tivemos uma prova cracker [hackers que conseguem romper barreiras de segurança de sistemas] deles", diz.

Um comentário postado no site blog.corujadeti.com.br afirma que "o objetivo do grupo hacker é demonstrar que o governo precisa e rápido reforçar as suas defesas, mas convenhamos que ter informações confidenciais providas pelas coletas da Receita Federal e do INSS é coisa antiga".

"Exemplo disso foram as diversas reportagens feitas na Praça da Sé, em São Paulo, que demonstraram que com menos de R$ 100 é possível comprar DVDs e CDs que possuem dados de milhões de contribuintes. CPF, RG, Endereço completo, filiação são alguns dos dados que constam nestes CDs e DVDs", observa o comentário.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Kassab reage à ação de hackers que publicaram arquivos com seu nome


Publicada em 23/06/2011 às 15h26m

Geralda Doca

RIO - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, nesta quinta-feira três mensagens no Twiiter reagindo à ação de hackers que publicaram em uma rede social um link para arquivos com supostos dados referentes a ele e a presidente Dilma Rousseff.

"Minha solidariedade à presidentE Dilma que, como eu, foi pessoalmente vítima desta truculência. Fatos como esse mostram como a tecnologia precisa avançar para impedir a ação dos vândalos", diz Kassab em dois posts. Em uma terceira publicação no microblog, o prefeito afirma que é "lamentável a ação de hackers que invadem a privacidade e causam problemas às pessoas".

LEIA TAMBÈM:Tentativa de invasão de hackers tira do ar o site do Ministério dos Esportes

Segundo fontes do governo, número de documentos pessoais da presidente Dilma Rousseff, que estão circulando na internet não foram obtidos nos sites oficiais. Podem ser conseguidos em cartórios eleitorais, tribunais eleitorais e em vários documentos que podem ser baixados da internet,como prestação de contas e relatórios. A assessoria de imprensa do Serpro informou que não foi detectada anormalidade na central de informações do órgão, que faz o processamento de dados de vários órgãos públicos, nas últimas horas.

O grupo de hackers LulzSec Brazil também publicou em uma rede social outros dois arquivos relacionados a supostos e-mails de funcionários da Petrobras e do Ministério do Esporte.

Na madrugada de quarta-feira, o Brasil sofreu aquele que foi considerado o maior cyberataque , quando invasores virtuais conseguiram derrubar sites da Presdência da República, da Petrobras, da Receita Federal e o Portal Brasil. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que os hackers não conseguiram violar dados.



© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula 'no mínimo avalizou' compra de dossiê, diz Goldman


O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) escreveu uma mensagem em seu blog onde afirma que nunca teve dúvida de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia da tentativa de compra de um dossiê, em 2006, contra o então candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, José Serra, no episódio que ficou conhecido como "Dossiê dos Aloprados".

"Eu nunca tive dúvidas de que o Lula sabia do que iam fazer. No mínimo, avalizou", afirmou o tucano. "Chamar os companheiros de aloprados era porque, afinal, fizeram mal feito, foram incompetentes", acrescentou, citando termo usado pelo petista, na época, para se referir aos envolvidos no caso.

No blog, o ex-governador mencionou o nome do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, na época candidato do PT ao governo de São Paulo. "Sabíamos que o autor intelectual, pelo menos o dirigente que comandou a operação, era o senador Mercadante. Sim, aquele mesmo que passou a vida falando em ética na política", disse.

O tucano ressaltou ainda que os envolvidos no caso "eram petistas partícipes da campanha" do agora ministro. "Agora, um dos partícipes, o bancário Expedito Veloso, confessa, em conversa gravada, publicada pela 'Veja', toda a trama", escreveu Goldman. Em reportagem publicada pela revista Veja em sua última edição, o ministro teve o seu nome envolvido mais uma vez no episódio, ao ser citado em gravação a qual a publicação teve acesso.

Na gravação, o atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, afirma a colegas que o plano do dossiê foi "tocado" pelo núcleo de inteligência do PT, mas com o conhecimento e a autorização de Mercadante. "Será que agora o nosso glorioso Ministério Público Federal encontrará razões para reabrir o processo e finalmente denunciar os culpados?", provocou Goldman.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Apple 'to launch iPhone 5 in September'


Apple will release a new iPhone with a faster processor in September, according to reports.

Steve Jobs
Steve Jobs speaks at Apple's WWDC event earlier this month. Photo: AP

The new Apple iPhone will have a faster processor and an improved camera, according to Bloomberg, which cited “two people familiar with the plans”.

The report said that the new iPhone would be upgraded to include the same A5 processor found in the iPad 2 and that it would have an 8-megapixel camera - an improvement on the 5-megapixel version found in the iPhone 4. The new phone will launch in September, Bloomberg said.

The report follows another rumour from technology blog Boy Genius Report, which yesterday claimed that the new iPhone would have “a radical new case design” - possibly one that was “teardrop-shaped” and would be launched in early or mid-August.

Rumours about Apple’s plans for the iPhone have been circulating for months but have intensified following Apple’s Worldwide Developers Conference (WWDC), which has been the venue for the launch of the new iPhone for the last few years. When that event turned out to be entirely focussed on software, speculation moved on to September, when Apple traditionally updates its iPod range.

Though the company is very secretive about its plans, particularly regarding new hardware, details of forthcoming products have, over the last few years, tended to emerge in the months before launch. With so many companies involved in the supply chain it’s impossible to keep a device like this completely secret. However, we’ll only know which of these reports is correct, if any, when Steve Jobs steps on that stage in September. Or will it be August?







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Here Are Some New Details On The iPhone 5...

Henry Blodget | Jun. 22, 2011, 6:42 AM | 32,768 | 26









Bloomberg dug up some new details on the iPhone 5, which it says is coming in September. Some of them are already out there:

The iPhone 5 will include a faster chip, the A5, that Apple is using with the iPad 2

The camera resolution will improve to 8 megapixels, from 5 megapixels

The iPhone 5 release was delayed until September to wait for the iOS 5 release. (This is the first time we have heard an explanation for this delay.)

Apple is developing a cheaper "low-end" iPhone for developing countries that will be similar to today's iPhone 4. This will help the company compete with the Android onslaught.

The iPad 3, meanwhile, will likely have better screen resolution and a more responsive touchscreen.

IDC is projecting that Android will have more than twice the global market share as the iPhone by the end of the year: 40% for Android versus 18% for iPhone. This makes the cheaper iPhone even more important.



See Also:






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

The Verizon iPhone Halted Android’s Surge. The iPhone 5 Could Reverse It.



MG Siegler

Nearly a year ago, I wrote a post titled “Is Android Surging Only Because Apple Is Letting It?“. Not surprisingly, it fired people up. About 1,000 comments later, there was a full-on fanboy war between the Apple and Google sides. But the point was actually something we can look back on. Was Android surging ahead of the iPhone in the United States because Apple only had a deal with AT&T?

Let’s revisit, shall we?

At the point that post was written, the Verizon iPhone was just a rumor. It was an oft-cited rumor, but still just a rumor. Apple had a deal with one carrier in the U.S., AT&T. Meanwhile, there were Android devices on all four major U.S. carriers. And by all accounts, the ones being sold by Verizon were doing the best in terms of sales.

20+ phones on four carriers (including the nation’s largest) were outselling one phone on one carrier. It was really shocking.

It wasn’t until four months after the post that Verizon officially announced they were getting the iPhone. At it was a full five months later that it actually went on sale. That was roughly one quarter ago, so the data has started to trickle in and take shape. And guess what? It sure looks like the iPhone on a second carrier, Verizon, halted Android’s march.

In April, when NPD data had the iPhone market share push a bit forward while Android saw a small decline, it was perhaps a bit too early to read into it. But a month later, Nielsen data suggested that Android share was indeed flattening, and most credited the 2.2 million iPhones Verizon sold in the two months of its existence on the carrier as the reason.

A few days ago, a report by Needham using IDC data suggested that Android’s market share peaked in March, and was now on the decline as Apple’s share was rising again. This was the first quarterly share decline that Android had ever seen.

Why? It seems obvious, doesn’t it?

Earlier today, BTIG Research put out a report showing that in both AT&T and Verizon stores across the country, the iPhone is now the top selling device in most stores. Four months ago, the iPhone did not exist in Verizon stores. Now it’s easily outselling any Android device in the majority of stores.

To be fair, as before, the sheer number of different Android devices out there means they’re undoubtedly still outselling the iPhone when combined together. But the market share numbers suggest that even this discrepancy has collapsed. That’s pretty amazing.

And let’s keep something in mind — by most accounts, the Verizon iPhone launch was not the massive blow-out many were predicting. Why? It’s likely that a sizable chunk of would-be Verizon iPhone buyers believed a newer model would launch in the summertime, just a few months away, just like it always had in the past.

That turned out not to be the case, and it now looks like the iPhone 5 will launch this fall. But Apple gave no guidance on that either way. So a lot of customers have been left waiting. (Though the white iPhone helped a bit.)

And guess what happens when the iPhone 5 does launch in the fall on both Verizon and AT&T? It’s going to be massive. So massive that I wouldn’t be surprised if the one device does actually reverse the Android’s march forward. At the very least, it will do so in the short term.

Yes, one device on two carriers could well outsell dozens of devices on four carriers.

And if and when the government approves the AT&T/T-Mobile deal (which is BS, but will happen), we’ll see the iPhone on the top two of three carriers in the U.S. Apple doesn’t really need Sprint anymore, but I wouldn’t be surprised to see the iPhone on the carrier next year.

So in that regard, the Android vs. iPhone argument is becoming a more fair one in the U.S. market. Apple is never going to make dozens of devices to match Android in “choice”, but the carrier part of the equation is being negated.

In other words, at least in part, Android is no longer surging because Apple is no longer letting it.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

iPhone 5 Could Sport 'Radical' New Look


Published June 22, 2011

| FoxNews.com


A larger, sleeker, faster iPhone 5 is coming this September, if a fresh wave of rumors is to be believed.

The latest phone from Apple will feature a brand new processor, a better camera, and could even sport a radical new look according to various media reports.

Bloomberg reports that the new device will include Apple’s A5 dual core processor, the powerful chip included in the iPad 2, as well as an upgraded 8-megapixel camera, over the iPhone 4’s 5-megapixel model.

The most drastic change though could come down to looks. Rumor has it that the iPhone 5 will be curvier and slimmer than its predecessor. “We have been told by a reliable source to expect a radical new design for the upcoming iPhone,” Boy Genius reported.

Apple has launched a new iPhone every June at its annual developer's conference ever since the smartphone's debut.

The company changed things up this year for what may have been a variety of reasons -- supply issues, the delay of the white iPhone 4, but the most likely factor is the launch of the new iOS 5 operating system which is to be released in the 3rd quarter of this year.

This generally falls in line with estimates of a September launch and also correlates to production estimates, according to Chris Caso at Susquehanna Financial.

"Our checks at multiple levels of the supply chain point to a one-to-two-month delay in the production start for the next-generation iPhone vs. our earlier view of a July production start.”







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters