[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 15 de junho de 2010

Obama announces pick to fix oil industry oversight

WASHINGTON, June 15 (Xinhua) -- U.S. President Barack Obama announced Tuesday his selection of Michael Bromwich to lead the Administration's efforts to accelerate reforms in the regulation and oversight of offshore oil drilling.

A former Assistant U.S. Attorney and Justice Department Inspector General, Bromwich will lead the effort to reform the Minerals Management Service (MMS), restoring integrity and rigor to the relationship between federal regulatory officials and oil companies.

Bromwich will develop the plans for a new oversight structure, replacing long-standing, inadequate practices with a gold-standard approach for environmental and safety regulation.

"For a decade or more, the cozy relationship between the oil companies and the federal agency was allowed to go unchecked. That allowed drilling permits to be issued in exchange not for safety plans, but assurances of safety from oil companies. That cannot and will not happen anymore," Obama said in a statement.

Bromwich will also oversee the reorganization of the MMS to eliminate conflicts among the different missions of the agency which include establishing safety standards, regulating industry compliance, and collecting royalties. These actions will ensure that there is no conflict of interest, real or perceived, in oil industry oversight.

U.S. Interior Secretary Ken Salazar has announced plans to split MMS into three new divisions -- the Bureau of Ocean Energy Management, the Bureau of Safety and Environmental Enforcement, and the Office of Natural Resources Revenue -- the most significant in a series of Interior Department reforms launched since January 2009.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ascendência trentina

Para quem descende de trentinos, encontrar documentos agora é fácil. Não precisa sequer sair de casa


© Desiderio Peron - Insieme

Basta realizar um cadastro na Internet e seguir o roteiro do site. Poucos nomes ficaram de fora e a pesquisa serve exatamente para quem quer obter o reconhecimento da cidadania por direito de sangue.

CURITIBA – PR – Para quem descende de imigrantes trentinos, agora está mais fácil encontrar o documento dos ascendentes. Um projeto sem precedentes na Itália colocou em rede mais de um milhão e 280 mil fichas de nomes de trentinos nascidos entre 1815 e 1923 – exatamente o período que interessa aos descendentes de imigrantes nascidos no território que pertencia ao antigo império Austro-Húngaro para fins de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue. O novo serviço está no endereço http://www.natitrentino.mondotrentino.net/ e basta abrir um cadastro para ter acesso à valiosa informação, que levou anos para ser organizada na Internet. Realizado o cadastro, o interessado recebe por e-mail um nome de usuário e uma senha – a chave para entrar na biblioteca de nomes.

O projeto foi conduzido em parceria entre a Província Autônoma do Trento e o Arquivo Diocesano Tridentino, que pertence à arquidiocese de Trento. Isso porque a maioria dos registros estavam nas paróquias.
Segundo os organizadores do projeto informam, no ano de 1815, após o Tratado de Viena, o Trentino foi anexado ao condado do Tirol. Daquele ano e até depois da Grande Guerra (31 de dezembro de 1923), os registros de nascimento foram conservados junto às Paróquias que também funcionavam como cartório. Muitos livros perderam-se, mas os que restaram foram microfilmados na metade dos anos oitenta, para facilitar a consulta. Tais dados, agora, foram compilados e colocados à disposição dos estudiosos e daqueles que queiram reconstruir a história da própria família.
O projeto traz o nome de “Índice dos Nascidos no Trentino” e é extremamente útil aos que, com base no que dispõe a lei número 3, de 2000, pretendem obter a cidadania italiana por direito de sangue. Aliás, foi em função da demanda de informações com aquela finalidade que nasceu a ideia de formar o banco de dados, ora disponibilizado na Internet. Infelizmente – advertem os organizadores do serviço – existem alguns “buracos”. Cerca de 300 livros de registros, dos quais cerca de 100 de nascimentos, foram perdidos na sequência dos episódios da Grande Guerra, relativos principalmente às localidades de Condino, Vallarsa e Baixa Valsugana. Os organizadores prevêem que, no futuro, pelo menos parte daqueles dados possam vir a ser reconstruídos graças ao cruzamento de informações já disponíveis. Por isso, o serviço não foi, ainda, considerado concluído. Também o site está ainda em construção e o conteúdo está sendo traduzido para cinco línguas: além do italiano, inglês, português, espanhol, francês e alemão.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ex-diretor da Dersa é preso ao negociar joia na Gucci em shopping de SP



Hoje na Folha Paulo Vieira de Souza, 61, ex-diretor de engenharia da Dersa (empresa de transportes do Estado de São Paulo), foi preso em flagrante no sábado, na loja de artigos de luxo Gucci, do shopping Iguatemi (zona oeste de SP). A informação é da reportagem de André Caramante publicada na edição desta terça-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

De acordo com o texto, Souza é acusado de receptação de material ilícito --no caso, um bracelete de brilhantes avaliado em R$ 20 mil, que havia sido furtado da própria Gucci. A Justiça mandou libertá-lo na noite de ontem (14).

Souza e o joalheiro Musab Asmi Fatayer, 28, foram à loja para pedir que os funcionários avaliassem o bracelete. Pretendiam negociar a joia entre si. Ao cruzar as informações sobre o bracelete negociado por Souza e Fatayer, o gerente da Gucci descobriu que aquela mesma joia havia sido furtada da loja no dia 7 de maio passado.

Outro lado

O advogado José Mendes de Oliveira Lima, defensor do ex-diretor da Dersa, disse que a prisão dele "foi uma das maiores aberrações jurídicas já vistas em sua carreira". "Ele foi até a Gucci para saber se a joia era verdadeira. Quem quer praticar um crime não vai à loja. Isso é um absurdo!", disse Lima.

Jorge Merched Mussi, defensor de Musab Fatayer, disse ter como provar a origem da joia negociada por ele. "Ele está acima de qualquer suspeita", disse Mussi. "Ele comprou [o bracelete], pagou e revendeu." O advogado de Fatayer já pediu à Justiça a sua libertação.


arte Folha de S.Paulo/arte Folha de S.Paulo


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Reajuste de 7,7% dos aposentados será pago em agosto



O reajuste de 7,7% aos aposentados e pensionistas do INSS será processado na folha de pagamento de julho, que será paga em agosto. Segundo nota do Ministério da Previdência, o valor retroativo a janeiro também será pago no mesmo mês dependendo da disponibilidade de recursos.

Desde janeiro eles vinham recebendo 6,14% de reajuste.

Contrariando a equipe econômica do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta terça-feira o reajuste de 7,7% aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Lula, no entanto, vetou o fim do fator previdenciário.

O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o impacto sobre as contas públicas será de R$ 1,6 bilhão neste ano.

Mantega informou que, para manter o equilíbrio fiscal, haverá cortes em custeio e emendas parlamentares. "O presidente Lula nos liberou para fazer os cortes necessários, que vão compensar os 7,7%", disse.


A MP (medida provisória) enviada pelo Executivo ao Congresso concedeu o aumento de 6,14%, mas, pressionado por partidos aliados e com medo de uma derrota ainda maior, o governo cedeu e aceitou mudar o índice para 7% --o que corresponde à inflação de 2009 mais dois terços da alta do PIB de 2008.

Os deputados e as categorias de classe, no entanto, não ficaram satisfeitos, e propuseram o índice de 7,7%-- correspondente à inflação do ano passado mais 80% do crescimento do PIB. A proposta de aumento de 7,7% para os aposentados foi aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Lula havia sinalizado por diversas vezes que vetaria o reajuste de 7,7%. Ontem, ele disse que não se deixaria levar por "qualquer extravagância".

"Não pensem que eu me deixarei seduzir por qualquer extravagância que alguém queira fazer por conta do processo eleitoral. Minha cabeça não funciona assim. A eleição é uma coisa passageira e o Brasil não jogará fora no século 21 as oportunidades que jogou fora no século 20."

Segundo o presidente, o Brasil vive um momento bom e ele não vai estragá-lo. "Eu acho que esse momento é muito bom e eu não vou estragar. Todo mundo sabe o carinho que eu tenho pelos aposentados brasileiros. Eu vou fazer aquilo que eu achar que é melhor para o Brasil, para os aposentados. Eu não vou estragar minha relação com os aposentados, não vou estragar minha relação com ninguém", disse.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Com alto índice de lentidão, CET decide suspender rodízio em SP


Atualizado às 14h59.


A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu suspender o rodízio de veículos a partir das 17h desta terça-feira em São Paulo. A decisão foi tomada devido a antecipação do horário de pico no trânsito por causa do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Às 14h55, o motorista enfrentava 201 km de lentidão, índice superior a média para o horário.

Segundo o órgão, o rodízio volta ao esquema normal nesta quarta-feira (16). Continuam valendo normalmente o rodízio para veículos pesados, assim como a zona de máxima restrição à circulação de caminhões e a zona de máxima restrição à circulação de fretados.

O trânsito é ruim nas principais vias da cidade. O maior trecho de congestionamento no horário estava no sentido Interlagos da marginal Pinheiros, com 15,3 km no sentido Interlagos, entre as pontes Jaguaré e Transamérica, na pista expressa.

No corredor norte-sul havia 8,7 km de congestionamento no sentido aeroporto, desde a praça da Bandeira, e 7,2 km no sentido Santana, desde o viaduto Indianópolis.

Entre outras vias, o trânsito era lento no sentido Imigrantes da avenida dos Bandeirantes, no sentido bairro da Radial Leste, no sentido Ayrton Senna da marginal Tietê e no sentido Penha da ligação leste-oeste.

Copa

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai montar um esquema especial de trânsito na cidade de São Paulo, para tentar minimizar os efeitos do grande número de deslocamentos concentrados.

Serão monitorados os principais eixos viários, especialmente em áreas comerciais que concentram bares, como nos bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana, Tatuapé, Centro, entre outros.

A companhia vai aumentar em 30% o seu efetivo. Serão 500 agentes em campo, espalhados por pontos estratégicos e em áreas movimentadas. O sistema de Zona Azul e o rodízio de veículos, diz o órgão, vão funcionar normalmente.

A recomendação é que o motorista evite circular nas regiões onde há concentração de bares e restaurantes.

A frota de ônibus de São Paulo começou a funcionar com 100% da capacidade a partir das 12h de hoje. Cerca de 15 mil ônibus irão operar em todas as 1.300 linhas municipais. Até o início do jogo, os veículos estarão todos na rua, depois das 15h30 será apenas 80% da frota.

O Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também vão operar com frota máxima, a partir das 13h30. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) também contará com operação especial, com adequação de números de ônibus e viagens.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Los talibán reclutan a drogadictos musulmanes de Occiente para Afganistán


Los talibanes islamistas radicales reclutan para su lucha en Afganistán a musulmanes drogadictos de países occidentales, según informa hoy la emisora británica BBC Asia.

La emisora narró el caso de un joven británico que fue enviado por su padre a Pakistán para desintoxicarse. Allí estuvo 40 días en una escuela coránica en un pueblo aislado antes de que los talibanes lo reclutaran.

Durante su estancia en la escuela, recibió metadona para acabar con la dependencia de la heroína. Tras las clases coránicas fue instruido en el manejo de las armas y en la lucha de guerrillas. Y al término de entrenamiento, fue trasladado a Bagram, en el norte de Kabul, donde se encontró con jóvenes de otros países. Pero finalmente decidió salir del grupo y volver a Reino Unido a través de Pakistán.

El Consejo de Musulmanes británico advierte a los musulmanes desde hace años del alto riesgo de una radicalización durante una terapia de desintoxicación en esos países.

"Conocemos casos en los que la gente está expuesta a elementos negativos", dijo un portavoz a la emisora. Con llamadas similares se dirigieron otras instituciones similares a padres desesperados en Reino Unido. El afamado sabio islámico británico Abdul Dayan llamó a solucionar los problemas en esas instituciones de desintoxicación.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil 'azzurro'


Dunga entiende pocas palabras de inglés, pero se atreve con el italiano. Jugó en el Pisa y el Pescara a finales de los 80, antes de dar el salto a la Fiorentina, donde terminó de forjar su ardor guerrero. Esos valores de sacrificio y disciplina relucen en el Brasil que esta noche debuta ante Corea del Norte (20.30 horas). Cinco de sus titulares (Julio César, Maicon, Lucio, Juan y Felipe Melo) juegan en la Serie A y sólo el centrocampista de la Juventus no supera la treintena. Una abrumadora mayoría sobre el resto de campeonatos, donde, si sirve de ejemplo, la Liga sólo presume de Kaká y Luis Fabiano en el once. Una muestra más de que quien apodó Terminator a Dunga, con su marcial corte a cepillo, no iba tan desencaminado.

El lunes hubo sonrisas en la sala de prensa de Ellis Park cuando se le preguntó a Dunga por el poso 'azzurro' de su selección. Pero el técnico, consciente de lo que se jugaba ante la opinión pública, dio vuelta a la sartén en un casi perfecto italiano. "Más bien diría que hay un poso brasileño en esos clubes". Y pasó revista a todos los éxitos de sus tres discípulos del Inter y al segundo puesto en el Scudetto de Juan con la Roma. Nada más terminar su comparecencia, Marcelo Lippi se sentaba en el banquillo de Ciudad del Cabo. Y Dunga parecía con prisa para poder verlo por el televisor. Al jefe de prensa brasileño, Rodrigo Paiva, antiguo agente de Ronaldo, sólo le quedó sonreír y tranquilizar a los que se habían quedado con la pregunta en la boca.

El estilo siempre fue antagónico, pero resulta obvio que Italia y Brasil siguen mirándose de reojo, pendientes de cada movimiento del rival. Nadie olvida que la única amenaza a los cinco títulos mundiales de la 'canarinha' empieza en los Dolomitas y termina en el estrecho de Messina. Por eso los periodistas brasileños cantaron el gol de Paraguay y miraron con fastidio el error de Justo Villar. "Están mal, pero nadie quiere enfrentarse a ellos", reconocía un destacado miembro de la expedición. La última vez que midieron sus fuerzas, la pasada Copa Confederaciones en Pretoria, el doblete de Luis Fabiano dejó fuera a los italianos (0-3).

Esa competición sirvió de trampolín para Felipe Melo, un volante de contención que había pasado sin pena ni gloria por Santander. Pero ahora se siente titular fijo con Dunga, aunque la prensa le afee el sinnúmero de amarillas y su involuntario incidente en un entrenamiento con Kaká. Por detrás de Melo, tres ganadores de la Champions, a las órdendes de otro sargento de hierro como Jose Mourinho. Ese 22 de mayo en el Bernabéu, el único italiano que saltó al césped fue Marco Materazzi en el minuto 91. Así que Lippi no ha podido llamar a nadie del Inter, porque Jose Mourinho no contaba ni con Materazzi, ni con Balotelli, ni con Santon. De hecho, su lista de 24 sólo se nutre de nueve futbolsitas de los tres grandes (seis de la Juventus y tres del Milan). A veces, el mismo Dunga parece más italiano que ellos. Quizá el destino le reserve algún día ese banquillo que ahora ocupa Don Marcello.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La ONU repartirá la ayuda humanitaria confiscada a la flotilla en Gaza

Naciones Unidas repartirá la ayuda humanitaria que la flotilla de la libertad trató de transportar a Gaza antes de ser abordada por la Armada israelí. Así lo ha anunciado un alto funcionario ante el Consejo de seguridad de Naciones Unidas, dos semanas después del asalto marítimo que se saldó con nueve activistas muertos en aguas internacionales. Hamás, el movimiento islamista que gobierna la franja de Gaza, se había negado hasta ahora a aceptar la entrada de la ayuda debido a la negativa israelí a dejar pasar parte del cargamento como cemento, por considerar que podría ser utilizado con fines bélicos. Ahora, el Gobierno israelí habría aceptado la entrada de todo el material siempre que Naciones unidas se encargue de repartirlo.



VIDEO - Ejército de Israel - 31-05-2010

Vídeo elaborado por el Gobierno de Israel en el que muestra el traslado de algunos heridos y lo que encontraron en la cubierta de uno de los barcos - Ejército de Israel


Fuentes de la ONU en Jerusalén han confirmado esta tarde el acuerdo alcanzado para distribuir las 10.000 toneladas de ayuda que se incautaron las autoridades israelíes. Medicinas, material hospitalario, de construcción y educativo constituye el grueso de las mercancías que distribuirá la ONU entre el depauperado millón y medio de habitantes de la franja.

"El Gobierno de Israel ha aceptado liberar todo el cargamento y entregárselo a Naciones Unidas en Gaza, bajo el entendimiento de que será Naciones Unidas quien determinará el correcto fin humanitario en Gaza", ha indicado Robert Serry, coordinador de la ONU para Oriente Próximo ante el Consejo de Seguridad, según cita la agencia Bloomberg. Serry ha calculado que el convoy humanitario es a todas luces insuficiente para cubrir las necesidades de la franja.

Medidas para aliviar el embargo

El acuerdo coincide con las declaraciones del ministro israelí de bienestar, Isaac Herzog, quien hoy ha anunciado que en los próximos días se darán a conocer nuevas medidas para aliviar el embargo que asfixia a la población de Gaza desde hace tres años. "Ha llegado el momento de poner fin al embargo en el formato actual. No aporta ningún beneficio a Israel y sin embargo supone un gran problema desde el punto de vista diplomático y de imagen", indicó Herzog a la radio israelí. Algo similar adelantó ayer en Luxemburgo Tony Blair, el enviado de la comunidad internacional para Oriente Próximo, donde se reunió con los dirigentes europeos.

El asalto a la flotilla ha desatado una oleada de presión internacional sobre Israel para que ponga fin al embargo con el que pretende debilitar al gobierno islamista de Gaza. Nuevas embarcaciones dispuestas a romper el bloqueo, procedentes esta vez de Irán y Líbano auguran nuevas tensiones frente a las costas de Gaza.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula aprova aumento de 7,7% para aposentados


Decisão tem um impacto fiscal de R$ 1,6 bilhão, que será compensado com corte de despesas da mesma magnitude no Orçamento deste ano

Fábio Graner e Renata Veríssimo, da Agência Estado




BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou há pouco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu aprovar o aumento de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, aprovado pelo Congresso. Mantega informou também que o presidente decidiu vetar o fim do fator previdenciário (mecanismo que inibe aposentarias precoces), também aprovado pelo Congresso. Segundo o ministro, a decisão de sancionar o reajuste dos aposentados tem um impacto fiscal de R$ 1,6 bilhão, que será compensado com corte de despesas da mesma magnitude no Orçamento neste ano.

Mantega afirmou que o governo tem o compromisso de cumprir a meta de superávit primário do setor público de 3,3% do PIB em 2010. De acordo com o ministro, os cortes a serem feitos no orçamento não atingirão os investimentos públicos.

"Todos devem dar sua contribuição. O governo está dando sua contribuição no custeio e o Congresso com as emendas. Se o Congresso fez uma opção, também tem de se responsabilizar por ela", afirmou o ministro, ressaltando que os cortes representarão um "sacrifício" do governo, que já anunciou duas reduções de despesas neste ano.

O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que o pagamento do novo benefício aos aposentados será retroativo a janeiro e ocorrerá neste mês ou em julho. Mas Mantega ressaltou que a forma de pagamento ainda não definida.

O governo informou que irá cortar as emendas de parlamentares e outras despesas de custeio para bancar o custo adicional do aumento. Mantega rejeita a análise de que a sanção do aumento pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja uma derrota da equipe econômica. Mantega insistiu que o importante é a preservação da meta do superávit primário em 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. "A meta fiscal está garantida", afirmou.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Charlie Sheen's Car Over a Cliff ... Again


TMZ has learned Charlie Sheen's car went over a cliff in the Hollywood Hills -- but Charlie was not in the car ... he was at home, when police called to report the accident ... and it's the second time in 4 months the exact same thing has happened to him.

0615_sheen_car2_EXC_video
Fire and police responded to a call ... that a car had been ditched off the side of Mulholland Drive at around 3AM, according to LAPD.

We're told officers arrived on the scene and found a Mercedes at the bottom of the cliff -- and after running the registration discovered it was Charlie's ride.

Just like 4 months ago ... police are at Sheen's house -- not far from the wreck -- making out a stolen vehicle report. Technically, it's stolen and recovered at this point.

0615_sheen_car_FOX
Back in February ... a number of cars were vandalized in the same area where Charlie lives. In addition to Charlie's car, a Bentley was also rolled off the cliff.

This time around ... cops tell TMZ as far as they know Charlie's car was the only target.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Death toll surpasses 120 in Kyrgyzstan violence



2010-06-14 21:04:45

Servicemen drive armoured vehicles in the city of Osh in southern Kyrgyzstan June 11, 2010. (Xinhua/Reuters Photo)

BISHKEK, June 14 (Xinhua) -- As many as 124 people were killed and over 1,685 injured in the violence in southern Kyrgyzstan, said the health ministry on Monday.

The current clashes followed violence in May when supporters of former President Kurmanbek Bakiyev clashed with supporters of the interim government in the southern cities of Osh and Jalalabad.

Bakiyev was ousted in April when riots broke out across the country. At least 85 people were killed and thousands of others injured in clashes.

Kyrgyzstan is expected to have a vote on a new constitution later this month, followed by new parliamentary elections in October.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hamas, UNRWA compete over entertaining Gaza children

by Saud Abu Ramadan

GAZA, June 15 (Xinhua) -- Mohamed Atallah, a teacher and one of the mentors in a major summer camp run by the United Nations Relief and Work Agency (UNRWA) on Gaza beachside insisted that mentors are not teaching school children any politics, but only entertaining them.

On Sunday, UNRWA inaugurated its own summer camps in the Gaza Strip to entertain refugees' schoolchildren. Streets of Gaza City saw UNRWA vehicles and hundreds of UNRWA children holding summer camps flame.

UNRWA summer camps were inaugurated a day before Gaza-ruling Islamic Hamas movement started its own camps. Hamas said in a banner that its camps "are religious and cultural and not summer camps of debauchery," in reference to UNRWA camps.

"Here, it's not allowed to think or talk about politics, we differ from other summer camps run by other organizations," Atallah said, adding "we are not linked to any political group, but we try our best to help the children to get out of the horrible situation they had passed over the past several years."

Attallah was speaking to Xinhua as dozens of UN blue flags, placed on top of a huge square blue tent, were fluttering, and hundreds of Gaza refugees' schoolchildren were enjoying a good time on the white-sand beach.

The tent, taking up an area of around one acre, was divided into six separate sections. In each section, there are 250 children, wearing their ordinary clothes and caps with the words " Summer Games 2010." There are two rooms in each section, one for the mentors and one for food and drinks.

In front of the six separate sections, there are two swimming pools for children. The children practice all kinds of activities, including drawing, sports games like volleyball and football, singing national traditional songs that do not contradict with Islam.

"The children here are allowed to practice freely all kinds of entrainment that never contradict with the culture, traditions or religion. But children express what they feel inside by drawing things related to the current situation," said Atallah, adding " they draw tanks and warplanes shelling schools and homes."

Yasmin Dib, an 11-year-old girl, said "we usually come here in order to joy and be happy. I really feel so happy when I come to this summer camp, I feel safe and secure and I can have a food time with my classmates, where we play, laugh and swim together."

On May 23, unknown masked militants vandalized the biggest UNRWA summer camp on the beach of southern Gaza City, as it was still under construction. UNRWA chief of operations John Ging had said his organization would renovate the camp.

The unknown masked militants, who are apparently extremist Islamists, considered the summer camps of UNRWA as encouraging school children for debauchery, while the Gaza Strip community is a religious and conservative one.

Suzan Ahmed, a Gaza woman supervisor responsible for taking care of a group of children joining the UNRWA summer camp on the beach of Gaza, told Xinhua that this summer camp is the biggest among the other 38 spreading all over the Gaza Strip.

"There are 60,000 male and female children of elementary schools joining the 38 summer camps in the Gaza Strip. There are two shifts per day in each camp, and each shift is five hours," said Ahmed, adding "there are 2,000 male and female supervisors and mentors, most of them are basically teachers."

There are 1,500 boys and 1,500 girls in the biggest UNRWA camp, Ahmed said, adding boys join the morning shift, and around 30 buses escort girls from schools to the summer camp for the afternoon shift.

In the northern Gaza Strip beach, Hamas movement established one of its summer camps. The camp sees a huge green tent, where four green Hamas flags were fluttering.

Hamas organizers of the camp said they have 5,000 children joining 30 summer camps in Gaza City only.

Ihab al-Eisawai, Hamas summer camps media officer, told Xinhua that Hamas launched its summer camps earlier than usual, adding as long as high-school children finish their exams next week, all summer camps are expected to be full of participants.

"Each summer camp carries the name of a Hamas militant killed by the occupation, or the name of a village destroyed in Palestine in 1948 and the name of the prisoners," he said, adding "we are expecting to have 100,000 children joining the summer camps."

Hamas has established 600 summer camps all over the Gaza Strip, divided into four categories, including camps run by the ministry of religious affairs, camps run by pro-prisoners organizations, camps by the Hamas movement itself and one run by Hamas women.

"UNRWA summer camps affected our summer activities this year, because UNRWA attracts the children by offering them entertaining games. Our camps are different, we carry out cultural, media, arts and technology activities, in addition to focusing on teaching them the real Islam," al-Eisawi said.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Iran to continue nuclear program despite pressures, committed to IAEA: spokesman

TEHRAN, June 15 (Xinhua) -- An Iranian Foreign Ministry spokesman said Tuesday that despite all pressures against Tehran, the country will continue its peaceful nuclear activities within the framework of the international regulations, including those of the International Atomic Energy Agency, the official IRNA news agency reported.

"In spite of all illogical and unwise pressures exerted by the West and the UN Security Council, the Islamic Republic of Iran will emphasize on its inalienable right which is the pursuance of peaceful nuclear energy," Ramin Mehmanparast was quoted as saying by IRNA.

The Islamic Republic, for its progress and development in different industrial, agricultural, medical and energy fields, has various programs for making use of peaceful nuclear technology, the spokesman said.

Mehmanparast noted that Tehran will meet its nuclear demands from any possible way, according to IRNA.

Last week, the UN Security Council adopted a resolution to impose a fourth round of sanctions against Iran to halt its suspected nuclear program.

The United States and some other Western countries have accused Iran of trying to develop nuclear weapons, a charge denied by Iran.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Israel braces for Iranian attempt to break Gaza blockade

JERUSALEM, June 15 (Xinhua) -- Three ships bound for the Gaza Strip, two from Iran and one from Lebanon, are expected to set sail in the next few days, and a confrontation with the Israeli navy is likely.

These are the latest missions to break the blockade on Gaza, following an Israeli naval raid on an aid flotilla on May 31, killing nine people.

Israel officially started an investigation into the raid after its cabinet approved on Monday the establishment of an inquiry panel including two foreign observers.

The Jewish state is likely to meet challenge from the north as the Naji Al Ali is to set sail. The ship was named after an Arab cartoonist, a harsh criticizer of Israel, who was killed by unknown assassins.

The journey, organized by two local groups, namely Journalists without Bounds and Free Palestine, is to ship aid and volunteers, most of whom are women, to the enclave. Besides, there will be a heavy presence of at least 50 journalists.

Israeli officials are concerned that in addition to genuine grassroots activists, members of organizations such as the Lebanese-based Shiite militant group Hezbollah will also be aboard.

Israel said it will not allow any ship to dock in Gaza, and in light with an agreement signed with the Palestinians in 1994, it will let such vessels to stop at the Israeli port of Ashdod near Gaza for security checks, and then transport the aid to the enclave by road.

Israel would strive to avoid incidents like last month's raid which exposed the Jewish state to international condemnation.

Ephraim Kam, principal researcher with the Institute for National Security Studies at Tel Aviv University, said Tuesday that to ease critics, Israel will adopt such measures as establishing investigation committees, seek help from its allies, particularly the U.S. and Europe, to calm the waters.

The country is also prepared to use force when necessary, he said, noting "the question is who is sailing? Who is behind these missions?"

However, Kam said Israel is likely to adopt different military tactics when facing confrontation next time to avoid casualties.

If the flotillas carry unarmed civilians there will be no violence, he said, citing Israel's treatment of six other vessels accompanying the Mavi Marmara and the Rachel Corrie arriving in the region a few days later.

Avi Segal, an expert on military policy with the country's Ben- Gurion University of the Negev, proposed to partially ease their blockade of the Gaza Strip, a suggestion largely unpopular among Israeli politicians.

"Israel needs to say ahead of time that it has no problem in allowing the flotillas through to Gaza as long as they allow Israel to ensure that there is no military equipment or other forbidden items on board," he said.

The first of the two Iranian ships will leave for Gaza in the next few days, and Israel can seek some solace from the fact that the ships will not be escorted by Iran's Revolutionary Guards, according to Iranian officials.

The ship will reportedly carry four tons of aid.

"The Islamic Revolutionary Guards Corps (IRGC) has no plan to escort humanitarian aid ships to Gaza," the Iranian Mehr news agency quoted IRGC Deputy Commander Hossein Salami as saying on Monday.

On June 6, the IRGC had said it was prepared to accompany the ships.

The ship, may be named the Convoy to Gaza, will leave Khorramshahr in Khuzestan Province in southern Iran within days, the official Iranian news agency IRNA said.

The second ship, carrying a medical team is scheduled to sail right after the first one from northern Iran. It will dock in Turkey before making its way through the Mediterranean to the Gaza Strip, and meanwhile, several Iranian lawmakers are expected to set foot on the Israeli-sieged enclave.

Iranian Foreign Minister Manouchehr Mottaki on Sunday named 10 things that should be done against "the Zionist regime" for its way of treating flotillas following the deadly raid.

The measures he mentioned at an executive meeting of the Organization of Islamic Conference include placing leading Israelis on trial, breaking the Gaza siege by air, land and sea, sanctions on Israel, suspending Israeli membership from international organizations and calling on the UN to provide more aid to the Palestinians.

Assuming Israel deals successfully with the Lebanese and Iranian shipments, the Jewish state will only be able to breathe a sigh of relief for the briefest period before more flotillas attempt to break through to Gaza.

At least 10 missions will be launched till the end of October, according to the Hamas movement and the Hezbollah TV channel Al Manar.

The flotillas will carry people from Sudan, the United Kingdom, Norway and Turkey. In the cases of the Lebanese, Iranian and Sudanese missions at least, there is governmental support, Al Manar reported.

Israel is trying to persuade the European Union to forbid its citizens from participating in the voyages, the Israeli daily Yediot Aharonot reported Monday.

The request was passed to former British Prime Minister Tony Blair, who is the envoy of the peace Quartet, including the UN, the United States, the EU and Russia, to work on the Israeli- Palestinian peace process.

The maritime pressure on Israel is expected to peak in October when Muslim-led and other missions try to dock in Gaza to bring aid in time for the Ramadan holy month.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Car bomb kills 3 including district chief in S. Afghanistan

KANDAHAR, Afghanistan, June 15 (Xinhua) -- A car bomb organized by militants claimed the lives of three persons including district chief in Taliban birthplace Kandahar in south Afghanistan on Tuesday, police said.

"A car laden with explosive device was detonated by militants through remote control struck the vehicle of Hajji Abdul Jabbar, the governor of Arghandab district this afternoon, as a result Jabbar, his son and his bodyguard were killed on the spot," deputy to provincial police chief Fazal Ahmad Khan Shirzad told Xinhua.

However, he did not give more details.

Kandahar has been the scene of increasing militancy over the past couple of months.

A suicide attack against a wedding party in Arghandab district a week ago claimed the lives of 84 people including women and children and injured more than 90 others.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Urgent: Police take control in four World Cup venues in S.Africa

JOHANNESBURG, June 15 (Xinhua) -- Police took control in four World Cup venues in South Africa Tuesday as a result of strikes by security staff at the stadiums, according to media reports.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Hamas hails EU calls to end Israel's blockade on Gaza





GAZA, June 15 (Xinhua) -- Gaza-ruling Islamic Hamas movement praised on Tuesday the calls of the European Union (EU) foreign ministers to end the embargo imposed by Israel on the Gaza strip.

During a meeting in Luxembourg on Monday, the EU foreign ministers urged Israel to lift the blockade it has been imposing on the seaside Strip for three years.

Hamas, which took over the enclave three years ago, said in a press release that the EU calls are "a serious step forward to end the siege and open the borders."

Israel has been imposing a three-year-long blockade on Gaza after Hamas routed forces loyal to Palestinian President Mahmoud Abbas and grabbed hold of the Strip in 2007.

The movement also urged for a "full and permanent" opening of the land crossing and nautical routes under a special measure to ensure the safety of movement out and into the blockaded territory.

EU foreign ministers also reiterated their demand for a full independent inquiry into the Israeli attack against an aid flotilla bound for Gaza last month, where nine pro-Palestinian activists were killed.

International and Arab calls to end Israel's blockade of Gaza have markedly increased after the Israeli attack on the international aid ship.


๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Charlie Sheen Left Keys in the Car -- Again


Law enforcement sources say the theft of Charlie Sheen's car -- the second such heist in 4 months -- was made easy because Charlie didn't learn his lesson.

0615_sheen_car_split2_EXC
We're told Charlie left his keys in the car, which was parked in his driveway in a gated community. He did the exact same thing 4 months ago when his car was stolen and ditched on Mulholland Drive -- about a mile from where his car was ditched today.

Cops have already been to Sheen's home today. Charlie told them the last time he noticed his vehicle sitting in the driveway was at around 4 PM. He said he had no idea the car was stolen until cops showed up.

Law enforcement sources say cops actually joked when they got the call early this morning that it was Charlie's car, never really believing lightning would strike twice. One law enforcement source calls the most recent incident "suspicious."

We're told detectives are going back to Charlie's neighborhood later today, to see if surveillance tape at the guard shack shows the car leaving the property. The guard shack exit is the only way out, but for some reason there was no video of the first heist.

The culprits in the first theft were never caught.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA P AROSIO




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Estreante 'Na Forma da Lei' aborda universo policial


15 de junho de 2010 10h58


Ana Paula Arósio Foto: Divulgação

Ana Paula Arósio interpreta a sofrida Ana Beatriz em 'Na Forma da Lei'
Foto: Divulgação


Arcângela Mota

O universo jurídico e policial é um filão ainda pouco explorado na dramaturgia brasileira. Mas os temas, consagrados há anos em famosos seriados norte-americanos, ganham espaço por aqui a partir do dia 15. Na Forma da Lei, novo seriado da Globo escrito por Antônio Calmon, estreia na terça, às 22h40, contando a história de um grupo de amigos que, em especialidades diferentes do Direito, lutam por justiça. Em uma versão tupiniquim e melosa do consagrado seriado Law & Order, que foi exibido na TV americana durante 20 anos, a produção mistura a ação de tramas policiais com meandros da esfera jurídica. "Há ação e violência, mas o seriado não é concentrado nisso. A história mostra um lado jurídico e político do país, além de dilemas pessoais dos personagens", explicou Calmon.

Apesar das semelhanças com o formato estrangeiro ¿ que se divide entre o trabalho dos policiais na investigação de crimes e dos promotores na tentativa de condenar os réus -, o seriado da Globo não é abertamente inspirado em Law & Order. O diretor Wolf Maya defende que a produção mistura referências de vários seriados policiais norte-americanos, e não apenas de um. "É uma linguagem de comunicação muito contemporânea. Sou um aficionado pelo gênero e já vi todos. Não posso dizer que me inspirei em apenas um", desconversou. Mas, mesmo se inspirando no estilo dos seriados norte-americanos, a produção global não deixa de investir em características folhetinescas nacionais, abordando sempre um lado pessoal e emotivo dos personagens, tanto fora quanto dentro do local de trabalho. "É uma dramaturgia um pouco mais concentrada e unificada em capítulos, e não sequencial como em uma novela", argumentou Wolf.

Em oito episódios, o seriado acompanha a rotina de cinco amigos de faculdade que, anos após a formatura, se reencontram para tentar punir o responsável pela morte de um sexto colega, covardemente assassinado. Atuando em áreas diferentes, a promotora Ana Beatriz, a delegada Gabriela Guerreiro, o juiz Célio Rocha, o advogado Edgar Mourão e o jornalista Ademir Rodrigues - interpretados respectivamente por Ana Paula Arósio, Luana Piovani, Leonardo Machado, Henri Castelli e Samuel Assis - se juntam para tentar colocar na cadeia o criminoso Maurício Viegas, de Márcio Garcia, mimado filho de um político influente e autor do assassinato. Os amigos se unem em uma espécie de milícia e agem movidos pelo idealismo. "O mais interessante é que o seriado aborda todas as questões policiais com nuances idealistas. Tem uma densidade dramática grande, mas é um trabalho muito gostoso", elogiou Ana Paula Arósio.

Embora o seriado tenha como fio condutor a busca pela punição de Maurício, cada episódio é composto por histórias independentes, iniciadas e concluídas nos 40 minutos em que a produção fica no ar. Cada capítulo mostra a investigação de um crime, que algumas vezes é ligado ao grande vilão da trama. Apesar de ter apenas oito episódios, a produção teve um ritmo de produção intenso, já que as gravações foram iniciadas há apenas um mês e meio. "Foi um ritmo industrial muito apressado. Em um dia normal, gravamos cerca de 20 cenas", detalhou o diretor do seriado, que, no total, contou com 80 atores entre elenco fixo e participações especiais.

Mas o curto prazo para a produção não foi a maior dificuldade. Pelo menos para alguns dos protagonistas do seriado, que tiveram de passar por momentos delicados para encarnar seus personagens. Luana Piovani, por exemplo, confessa que penou quando começou a fazer aulas de tiro para interpretar a delegada Gabriela. "Nunca tive nenhum tipo de aproximação com armas e no início foi muito difícil. Não conseguia encarar como trabalho e o efeito psicológico de atirar mexeu comigo", desabafou. Assim como ela, Márcio Garcia também conta que viver um vilão sem qualquer pudor ou remorso, responsável pela maior parte das maldades da história, foi um processo desgastante. "O Maurício é um vilão açougueiro. Saio das cenas pesado. Teve um dia em que nem consegui comer depois da gravação", lembrou o ator, ao contabilizar que, nos oito episódios do seriado, seu personagem mata um total de 15 pessoas.

Quem é Quem Na Forma da Lei

Os cinco amigos
Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) - Promotora pública. Era a noiva de Eduardo (Thiago Fragoso), o rapaz assassinado por Maurício (Márcio Garcia). Nunca se casou, passou por um período traumático, do qual saiu graças a um tratamento psiquiátrico.
Célio (Leonardo Machado) - Juiz de sucesso, é o líder do grupo. Sempre foi apaixonado por Ana Beatriz, que só o vê como amigo.
Gabriela (Luana Piovani) - Delegada federal. De família suburbana carioca, é uma mulher corajosa e sem meias palavras. Casada com Luis Otávio (Olivetti Herrera), pacato professor universitário, tem duas filhas. É uma mãezona e melhor amiga de Ana Beatriz.
Edgar (Henri Castelli) - Advogado criminal de sucesso. Rico, de família rica, tradicional no meio jurídico. É casado com Nininha, uma perua loura e linda.
Ademir (Samuel de Assis) - O único que não seguiu a carreira e se transformou em jornalista investigativo. Contestador, anarquista, boêmio, provocador e frágil fisicamente, ele traz a maior parte dos casos para o conhecimento do grupo. Tem muitos segredos em sua vida pessoal e conhece bem o submundo do Rio de Janeiro.

Os familiares dos justiceiros
Dr. José Pedro (Paulo José) - Avó de Célio, jurista aposentado, é um grande conselheiro do neto.
Luis Otávio (Olivetti Herrera) - Marido de Gabriela. É professor de Português.
Nininha (Monique Alfradique) - Casada com Edgar, é fútil e chique. Excelente mãe de seus filhos e companheira do marido.
Dr. Mourão (José Wilker) - Pai de Edgar. É advogado da família Viegas, vive em conflito com o filho.

A família Viegas
Maurício Viegas (Márcio Garcia) - Por trás da aparência respeitável, administra o império de crime e corrupção do pai, João Carlos Viegas, político e industrial respeitado. Aos poucos revela seu lado psicótico. Cruel, não sente culpa por nada. É obcecado por Ana Beatriz, de quem já foi noivo.
João Carlos Viegas (Luís Melo) - Senador e chefe político à moda antiga. Metido em todo tipo de corrupção e bandidagem, mantém uma fachada de grande empresário e de importante homem público. No fundo, preserva ainda alguns valores da juventude e infância.
Dona Eunice Viegas (Ângela Vieira) - Esposa de João Carlos Viegas. No começo, aparece como uma mulher submissa, mas depois revela uma personalidade forte.
Maria Clara Viegas (Carolina Ferraz) - Bela e elegante mulher de Maurício Viegas. Educada na Europa, se casou com Maurício para salvar a família arruinada. Aos poucos se envolve nas atividades do marido para proteger o patrimônio dos filhos.

Na Forma da Lei - Estreia terça, às 22h40, na Globo.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Na Forma da Lei': personagem de Thiago Fragoso será assassinado



15 de junho de 2010


  Foto: TV Globo/Divulgação

Ana Paula Arósio e Thiago Fragoso serão namorados em 'Na forma da lei'
Foto: TV Globo/Divulgação


Thiago Fragoso terá uma passagem curta, porém marcante na série Na Forma da Lei, da Globo. Ele interpretará Eduardo, noivo de Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), e será assassinado por Maurício (Márcio Garcia). É em cima de sua morte que toda a trama se desenvolve.

Na foto, o casal aparece comemorando o noivado em uma festa rave à fantasia. Maurício, obcecado pela moça, não admite que Ana Beatriz esteja prestes a se casar e tenta interferir em seus planos.

Ele irá atrás de Eduardo, com o intuito de enfrentá-lo, mas seus amigos o tiram da festa. O que ele não sabia era que na saída os comparsas de Maurício o aguardavam. Ele acaba sendo espancado e assassinado.

O vilão, filho de político influente, permanecerá impune pelo crime cometido.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Passione: Grávida de Danilo, Clara se casa com Totó


Danilo e Clara transaram uma vez e a vilã engravidou do ciclista

A noite de amor entre Clara (Mariana Ximenes) e Danilo (Cauã Reymond) — que será exibida no próximo dia 24 — renderá frutos à vilã, em “Passione”. A malvada, que a esta altura estará na Itália fingindo estar apaixonada por Totó (Tony Ramos), vai descobrir que está grávida do ciclista e fará com que o camponês a peça em casamento.

A chegada de Clara será como uma aparição para Totó. É que a vilã surge entre os campos de flores onde o casal costumava se encontrar, o que o faz acreditar estar tendo uma visão. Só depois que ela o beija e diz que não tinha conseguido ficar mais tempo longe dele é que Totó acredita na felicidade que está sentindo.

Sem perda de tempo

Mesmo com o coração aos pulos, Totó — que acreditou na mentira de Fred (Reynaldo Gianecchini) de que Clara se casaria com um antigo namorado — pergunta à amada sobre o noivo. Ordinária, a vilã diz que não há ninguém em sua vida e Fred só não queria que ela se encontrasse com Totó novamente, para não dar a impressão de que ela estaria interessada no seu dinheiro.

— Clara é ardilosa e terrivelmente sedutora — afirma Tony Ramos.

Totó vai se casar com Clara e acreditar que ela espera um filho dele

Para enganar ainda mais Totó, Clara consegue com Mimi (Marcelo Médici) informações sobre a falecida mulher dele e usa isso a seu favor. Ao mesmo tempo, não deixa de pensar em Danilo. Ao começar a ter enjoos, vê que está grávida do ciclista e, rapidamente, consegue subir ao altar com o camponês, para tristeza de Gemma (Aracy Balabanian).



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Na forma da lei': seriado com trama policial estreia nesta terça


Com uma trama que envolve política, bastante violência e personagens polêmicos, o seriado “Na forma da lei”, de Antônio Calmon, estreia nesta terça às 22h50m na Globo com expectativas de boa audiência, substituindo “Força-tarefa”.

Segundo o autor (veja entrevista com ele abaixo), a trama central nasceu de uma história real. No seriado, o grupo formado pela promotora Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), a delegada Gabriela (Luana Piovani), o juiz Célio (Leonardo Machado), o advogado Edgar (Henri Castelli) e o jornalista Ademir (Leonardo Machado) se une para colocar na cadeia o serial killer Maurício (Márcio Garcia).

Calmon diz que se impressionou com uma cerimônia de formatura em 2004, em que os alunos faziam uma homenagem a um colega assassinado nos primeiros períodos da faculdade. A cena, inclusive, foi parar na ficção.

— Desde então eu tive a ideia do seriado. Quando apresentei o projeto à Globo, não mostrei só a sinopse, mas os oito episódios prontos — diz Calmon, cujo último trabalho na emissora foi a novela “Três irmãs”.

Conhecido por escrever tramas mais jovens como “Top model”, “Vamp”, e “Sex appeal”, Calmon não teve problemas em escrever uma história mais policial:

— É preciso lembrar que não é uma obra jornalística ou política, mas de ficção — conta o autor, que também escreveu o seriado “A justiceira”, em 1997.

Segundo o diretor Wolf Maya, “Na forma da lei” não é só ação:

— Tem muita dramaturgia psicológica também. Podemos contar histórias interessantes em 40 minutos, para um público mais específico.

Entrevista com o autor Antônio Calmon

Qual foi sua inspiração para “Na forma da lei”?

Participei de uma cerimônia de formatura em 2004, em que a turma dedicou a celebração a um colega assassinado. Isso teve um grande impacto emocional em mim, ver os alunos chorando me marcou muito. Além disso, “Na forma da lei” reflete um pouco o momento que o Brasil vive de uns dez anos pra cá, com a chegada de jovens juízes e promotores, que têm uma nova mentalidade. Não que o judiciário brasileiro seja uma porcaria, mas eles ajudam a renovar o sistema.

Alguns personagens também fazem uma crítica à corrupção na política...

É uma obra de ficção, mas essa ligação entre a política e o crime mostra o que está acontecendo atualmente. O Maurício (Márcio Garcia), por exemplo, é um assassino que escapa da punição por ser filho de um senador.

O seriado tem bastante cenas de violência e assassinato. Qual foi sua preocupação ao abordar esses assuntos?

São 15 mortes ao longo dos episódios. O primeiro já traz um assassinato terrível... E a história toca em outros assuntos barra-pesadas, como pedofilia. Mas o horário é adulto, e tomei cuidado. Não há exploração da violência nas cenas, não mostramos corpos retalhados, essas coisas.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters