Atualizado às 14h59.


A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu suspender o rodízio de veículos a partir das 17h desta terça-feira em São Paulo. A decisão foi tomada devido a antecipação do horário de pico no trânsito por causa do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Às 14h55, o motorista enfrentava 201 km de lentidão, índice superior a média para o horário.

Segundo o órgão, o rodízio volta ao esquema normal nesta quarta-feira (16). Continuam valendo normalmente o rodízio para veículos pesados, assim como a zona de máxima restrição à circulação de caminhões e a zona de máxima restrição à circulação de fretados.

O trânsito é ruim nas principais vias da cidade. O maior trecho de congestionamento no horário estava no sentido Interlagos da marginal Pinheiros, com 15,3 km no sentido Interlagos, entre as pontes Jaguaré e Transamérica, na pista expressa.

No corredor norte-sul havia 8,7 km de congestionamento no sentido aeroporto, desde a praça da Bandeira, e 7,2 km no sentido Santana, desde o viaduto Indianópolis.

Entre outras vias, o trânsito era lento no sentido Imigrantes da avenida dos Bandeirantes, no sentido bairro da Radial Leste, no sentido Ayrton Senna da marginal Tietê e no sentido Penha da ligação leste-oeste.

Copa

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai montar um esquema especial de trânsito na cidade de São Paulo, para tentar minimizar os efeitos do grande número de deslocamentos concentrados.

Serão monitorados os principais eixos viários, especialmente em áreas comerciais que concentram bares, como nos bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana, Tatuapé, Centro, entre outros.

A companhia vai aumentar em 30% o seu efetivo. Serão 500 agentes em campo, espalhados por pontos estratégicos e em áreas movimentadas. O sistema de Zona Azul e o rodízio de veículos, diz o órgão, vão funcionar normalmente.

A recomendação é que o motorista evite circular nas regiões onde há concentração de bares e restaurantes.

A frota de ônibus de São Paulo começou a funcionar com 100% da capacidade a partir das 12h de hoje. Cerca de 15 mil ônibus irão operar em todas as 1.300 linhas municipais. Até o início do jogo, os veículos estarão todos na rua, depois das 15h30 será apenas 80% da frota.

O Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também vão operar com frota máxima, a partir das 13h30. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) também contará com operação especial, com adequação de números de ônibus e viagens.