[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saúde de chefe de Segurança de Rafael Correa piora



Veja infografico sobre o Influenza A(H1N1)

O chefe de Segurança da Presidência do Equador, Johnny Merino, internado há quase duas semanas com a gripe A (H1N1), está em estado grave, segundo informaram fontes oficiais. A direção do Hospital Militar, onde Merino está internado, anunciou ao canal televisivo Ecuavisa que "o estado de saúde [do funcionário do governo] é crítico e se agravou no fim de semana passado". Ele permanece em "Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conectado a um respirador artificial".

O chefe de Segurança, de 45 anos, foi hospitalizado com sintomas da doença em 10 de agosto, após participar da cerimônia de posse do segundo mandato do presidente do país, Rafael Correa. No último dia 17, o coronel Mariano Granja, diretor do centro médico, revelou que Merino apresentava problemas respiratórios, circulatórios e renais, e que "são mínimas" as chances de sobrevivência.

Além do chefe de Segurança, que foi o primeiro a contrair a doença dentro do quadro de funcionários da Presidência, o agente Wilson Zhunio e o ministro da Coordenação Política, Ricardo Patiño, também foram contagiados com o novo vírus e já se recuperaram.

A imprensa equatoriana chegou a cogitar a hipótese de que o presidente Correa teria sido contaminado, mas a informação foi desmentida por seu gabinete. Na última quinta-feira, o mandatário viajou a Cuba para fazer uma bateria de exames médicos, a convite do governo da ilha.

Diante destes casos, o Equador adotou medidas para evitar a propagação da doença no Executivo, como a restrição de visitas turísticas e a obrigatoriedade do uso do álcool em gel.







Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Meningite viral atinge deputado do PSDB

25 de agosto de 2009 |

DOENÇA NA ASSEMBLEIA


Já há 10 dias apresentando um quadro febril, o deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB) está acometido de meningite viral. Depois de realizar exames, os médicos diagnosticaram a doença. Semana passada, Marchezan chegou a tomar Tamiflu diante de suspeitas de que estaria com a gripe A. O deputado, que estará desligado de suas atividades pelo menos até a amanhã, diz ter contraído a doença a partir de uma vacina defeituosa, ministrada há cerca de um mês.







Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Família denuncia negligência médica à causa da morte de Clóvis Pinheiro


A família do engenheiro Clóvis Pinheiro Rosas vem, através desta nota, esclarecer as informações que estão sendo divulgadas nos meios de comunicação do Estado do Acre.






A família do engenheiro Clóvis Pinheiro Rosas vem, através desta nota, esclarecer as informações que estão sendo divulgadas nos meios de comunicação do Estado do Acre.
No dia 22/07, Clóvis e família embarcaram para a cidade de Manaus, a fim de realizar um check-up de rotina em toda a família, e retornaram no dia 04/08, todos bem de saúde. No domingo, dia 09/08, Clóvis começou a apresentar alguns sintomas de gripe, como coriza e mal-estar, mas continuou em suas atividades de rotina.

No dia 11/08, devido a epidemia da "gripe suína", o engenheiro Clóvis, que sempre foi muito preocupado com sua saúde, procurou o LABSUL para fazer exames, e a surpresa foi a confirmação da Influenza A. A conduta do bioquímico responsável foi orientá-lo a procurar o Hospital Regional do Juruá e, em seguida, comunicou o fato ao controle de Vigilância Epidemiológica do Município. No mesmo dia, Clóvis procurou a instituição supracitada, onde foi atendido e medicado com amoxicilina, nimesulida, AIRES e paracetamol. Logo em seguida, foi liberado. Clóvis chegou a questionar sobre o resultado do exame, porém o médico explicou-lhe que este resultado não confirmava se era a gripe da epidemia que estamos vivenciando. Informou, também, que não iria dar o medicamento por não haver na instituição.

No outro dia, Clóvis procurou a Vigilância Epidemiológica, onde notificaram e encaminharam o material coletado para as instituições apropriadas para a confirmação do resultado. Lá, foi orientado a usar máscaras. Clóvis seguiu as orientações e continuou tomando o medicamento prescrito. Os dias foram se passando e seu quadro clínico não evoluía para melhor, surgindo uma tosse intensa.

No domingo, dia 16/08, por volta das 18 horas, Clóvis procurou o Hospital Regional do Juruá pela segunda vez, onde foi atendido pelo médico plantonista, o qual solicitou um Raio-X e exames de sangue. Na tentativa de realizar o procedimento (Raio-X), o paciente Clóvis e sua acompanhante (esposa do mesmo) foram informados de que o Raio-X não estava funcionando, mas que iriam chamar o técnico para arrumar e, assim que concertassem o aparelho, chamariam o paciente para realizar o exame. Concluindo, o exame não foi realizado no paciente.

Às 21 horas, chegou o resultado do exame de sangue e a acompanhante foi verificar com o médico plantonista qual seria o diagnóstico do paciente. Com base no resultado, o médico informou ser uma gripe infecciosa e que já iria prescrever a conduta. A acompanhante (esposa do paciente) teve que se ausentar para amamentar seu filho de 4 meses, deixando sua mãe como acompanhante. Vale ressaltar que, após o paciente entrar no isolamento, nenhum profissional entrou para verificar o estado clínico do mesmo.

A acompanhante (mãe da esposa) relatou que o paciente perguntou a ela sobre o resultado dos exames. Foi quando a acompanhante, que também é profissional da área de saúde, verificou o prontuário e viu que estava prescrito: ranitidina, diclofenaco, dipirona, nebulização e tamiflu (este medicamento estava sem horário e sem checar). A acompanhante questionou com o técnico de enfermagem, que estava no posto de enfermagem, o porquê de ainda não ter feito a medicação. Ele informou que seria feito pela manhã do outro dia, pois o medicamento estava trancado na farmácia central do Hospital. A acompanhante, preocupada, pediu o nome do medicamento para comprar fora, porém o técnico informou que não havia esse medicamento nas farmácias e, sim, nas instituições hospitalares referenciadas pelo SUS.

Às 23 horas, o paciente queixou-se para a acompanhante que não estava se sentindo bem, pois não conseguia respirar pelo nariz e que a mesma procurasse o médico. A acompanhante saiu pelo corredor à procura do médico e encontrou uma senhora, a quem perguntou pelo médico. Ela informou que era a médica do horário e se prontificou a ajudar. Foram conversando até bem próximo do local onde o paciente estava, quando a médica perguntou quem era o paciente. A acompanhante informou que era o paciente que estava no isolamento. A médica reagiu de forma muito rude com a acompanhante e disse que não iria ver o paciente porque estava grávida e que o outro médico estava repousando. A acompanhante retornou ao isolamento e viu que o quadro clínico do paciente estava piorando. Inconformada, saiu à procura de socorro, quando encontrou o enfermeiro plantonista que, prontamente, fez todos os procedimentos que cabiam a ele, chamando o médico intensivista, o qual tomou as devidas providências.

Às 04 horas da manhã, a família do paciente foi informada pela acompanhante que o paciente, Clóvis Pinheiro Rosas, não estava passando bem. Ao chegarmos ao hospital, fomos informados que ele estava sendo encaminhado para a UTI e que estavam fazendo o procedimento de entubação. Ao ver o médico que o estava assistindo, perguntamos o que estava acontecendo com o paciente. O médico informou que a situação dele era delicada, pois se iniciou uma parada respiratória, mas que estavam dando a assistência devida.

Às 04:30h, o médico vai novamente à recepção a procura do medicamento (Tamiflu). A recepcionista fez várias ligações e não conseguiu falar com o pessoal responsável para liberar o medicamento. Depois de alguns minutos (mais ou menos 30), o médico pegou a chave com o vigilante e foi buscar o medicamento na farmácia central.

Por volta das 05h30, o médico saiu do isolamento onde se encontrava o paciente, dando a notícia de que fizeram o possível e o impossível para salvá-lo, mas que o paciente foi a óbito.

A partir das 07 horas da manhã, o bebê de 4 meses ficou internado juntamente com sua mãe, pois, além de apresentarem os sintomas de um resfriado, tiveram contato direto com o paciente. Vale ressaltar que, dias atrás, o bebê já havia sido atendido pelo médico particular, quando foi diagnosticada uma faringite forte, e já estava fazendo uso de medicamentos. Na manhã do dia 19/08, a mãe e o bebê receberam alta e passam bem.

Com esta nota de esclarecimento, a família enlutada quer conscientizar a população do descaso com relação à assistência no hospital e o despreparo dos profissionais de saúde atuantes no Hospital Regional do Juruá. Solicitamos aos nossos representantes que tenham um olhar mais humano e digno para com a nossa população, pois a assistência dada às pessoas que dão entrada nesta instituição está longe de ser de primeiro mundo, como falam.

Desde já, pedimos a colaboração e o respeito de todos com a dor da família enlutada e que, quaisquer dúvidas com relação ao Sr. Clóvis Pinheiro Rosas, procurem a família e não façam comentários sem saber do assunto. Hoje, foi um de nossos entes queridos; amanhã, poderá ser um de vocês!

Atenciosamente,

A família enlutada.

(texto foi postado no site tribunadojurua.com)


Até o fechamento desta, foi informado que a criança estaria fora de perigo e não corria risco de vida.









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Aluna do Imaculado apresenta sintomas da gripe A

Recife - 25.08.09

Suspeita


Publicado em 25.08.2009, às 07h42

Do Jornal do Commercio

Uma menina de 12 anos, aluna do Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, está sob a suspeita de ter contraído a gripe A(H1N1). A criança, estudante da sexta série, apresentou os sintomas durante o último fim de semana e não compareceu à escola nessa segunda-feira (24). Em circular aos pais e alunos, enviada ontem, o colégio informou que manterá suas atividades normais e continuará a tomar as precauções de rotina. É o quarto caso de suspeita da gripe em escola particular do Grande Recife, o segundo em Olinda, e o primeiro em que a direção decide manter as aulas, conforme orientam as autoridades sanitárias.

Segundo a secretária de Saúde de Olinda, Teresa Miranda, o município ainda não foi notificado do caso oficialmente pela Secretaria de Saúde do Estado. A direção da escola, depois de ser informada da suspeita pelos pais da menina, procurou a diretoria de epidemiologia municipal.

De acordo com a secretária Teresa Miranda, a direção do colégio informou que a menina foi atendida no Real Hospital Português (RHP), no bairro do Paissandu. No RHP, ela teria sido orientada a ir ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) – unidade de saúde de referência para a doença – no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, para fazer exames de detecção da nova gripe.

“O resultado leva cerca de 10 dias para chegar, mas não há necessidade de suspender as atividades escolares. Orientamos o afastamento da criança das aulas e a observação de sintomas nos colegas”, explicou a secretária. Segundo ela, o período de contágio da gripe é de sete dias a partir do aparecimento dos sintomas. A transmissão da gripe se dá a partir do contato com secreções de pacientes infectados. O colégio informou que seguirá as orientações da secretaria de saúde e não suspenderá as atividades.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, há nove casos da gripe A(H1N1) confirmados no município. Segundo a secretária, todos os pacientes estão em casa, fora de perigo.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Farmanguinhos apresenta antiviral contra gripe suína

25/08/2009 - 15:08




Visando inicialmente ao combate às endemias rurais, o Ministério da Saúde criou, em 1956, um serviço de investigação e produção de medicamentos. Vinte anos depois, o laboratório foi ampliado e integrado à Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Ali nasceu o Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguinhos, hoje, um dos mais importantes laboratórios oficiais do Brasil, responsável por garantir à população o acesso à medicamentos essenciais.

A proposta do Farmanguinhos é ser um centro de referência em pesquisa, tecnologia e produção de medicamentos. Para tal, o Instituto estabeleceu como estratégia a promoção de parcerias com os setores público e privado para a produção de fármacos oriundos de plantas ou síntese química e para o desenvolvimento de formulações farmacêuticas.

A Fiocruz tem papel estratégico de suporte à política nacional de medicamentos do Ministério da Saúde. A Fundação desenvolve medicamentos e tecnologia para produtos farmacêuticos de origem sintética e natural, de forma a atender às necessidades de programas do ministério, dos estados e municípios, favorecendo as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). E o Farmanguinhos é a Unidade da Fiocruz responsável pela produção destes insumos. Atualmente, fabrica mais de 60 medicamentos, entre eles, antibióticos, antiinflamatórios, antinfecciosos, antiulcerantes, analgésicos e produtos dermatológicos; medicamentos para doenças endêmicas como malária e tuberculose; drogas anti-retrovirais para aids; medicamentos para doenças do sistema cardiovascular e do sistema nervoso central e para os programas de hipertensão e diabetes.

De 26 a 28 de agosto, o Farmanguinhos apresentará seu portfólio de medicamentos na CPhI South America 2009, maior e mais importante feira de ingredientes farmacêuticos da América Latina, que acontece em São Paulo.

Entre os medicamentos que serão apresentados no evento, destaque para o Oseltamivir, antiviral que vem sendo indicado no tratamento de pacientes infectados pelo vírus causador da gripe suína. O Oseltamivir foi desenvolvido, entre 2007 e 2008, por Farmanguinhos utilizando o princípio ativo adquirido da Roche pelo Ministério da Saúde em 2006. Os testes realizados pela equipe do Instituto demonstraram que o produto é equivalente ao Tamiflu, inclusive em relação à estabilidade, e o medicamento poderia ser disponibilizado para produção em larga escala a critério do Ministério da Saúde.



Sorocaba confirma morte de mulher de 56 anos

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Sorocaba confirmou a morte de uma mulher de 56 anos, vítima de gripe suína. Ela morreu no último dia 18 e estava no grupo de risco, por ser hipertensa e cardiopata. É a terceira morte registrada na cidade, que tem 164 casos confirmados da doença.







Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Justiça nega pedido para livre distribuição de Tamiflu

Quarta, 19 de agosto de 2009, 20h58


A Justiça Federal do Rio de Janeiro rejeitou nesta quarta-feira a ação impetrada pela Defensoria Pública da União que contestava a estratégia do Ministério da Saúde de distribuição do medicamento específico para o tratamento da gripe suína. A Defensoria pedia que o remédio antiviral Tamiflu (oseltamivir) fosse vendido nas farmácias. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

O ministério alega que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui estoque suficiente para atender à população e que, em nenhum momento, houve proibição ou cerceamento à venda do remédio nas farmácias. O juiz federal Rafael de Souza Pereira Pinto, responsável pelo processo, também não considerou pertinente o pedido encaminhado de autorização para que laboratórios nacionais fizessem exames de detecção da doença.

Quanto ao uso indiscriminado do medicamento antiviral, o juiz afirmou que "a bem da prudência que o caso demanda, merece ser prestigiada a informação emanada dos órgãos oficiais". Ele considerou válida a argumentação do ministério de que o fosfato de oseltamivir é distribuído para todos os Estados com o objetivo de que os gestores locais de saúde estabeleçam quais serão os pontos de entrega do medicamento aos pacientes com receita.

No entendimento da Justiça sobre a liminar, realmente são as Secretarias Estaduais de Saúde que determinam se os comprimidos serão distribuídos, gratuitamente, pelos hospitais públicos ou privados. No protocolo elaborado pelo ministério, há recomendações a esses gestores e aos médicos para que prescrevam o fosfato de oseltamivir apenas em casos em que existam evidências científicas da necessidade do paciente receber o medicamento.

Para o Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes infectados pelo vírus H1N1 não irá desenvolver a forma grave da doença e, por isso, o uso do fosfato de oseltamivir por todos os pacientes com sintomas, incluindo os leves, é um desrespeito à recomendação de uso racional do medicamento. Além disso, há o risco do vírus criar resistência ao medicamento.

A Justiça Federal negou também o pedido da Defensoria Pública para que o Ministério da Saúde recomendasse ao laboratório fabricante do medicamento que o venda para as farmácias. "Inexistem, ademais, nos autos, evidências inequívocas a demonstrar que o Ministério da Saúde teria adotado quaisquer medidas, no sentido de proibir o livre comércio dos antivirais em tela na rede farmacêutica de todo o País", afirma o juiz na decisão.

Com relação à autorização para que laboratórios (públicos e privados) realizassem exames de diagnóstico para a gripe, a Justiça Federal acolheu o argumento do ministério de que o exame é complexo e é necessário que a unidade esteja devidamente equipada para evitar prejuízo à confiabilidade do resultado e garantir a segurança no manejo do material coletado.

Redação Terra









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Acre registra 1ª morte por gripe suína; País tem 516

Terça, 25 de agosto de 2009, 19h42


A Secretaria de Saúde do Acre confirmou nesta terça-feira a primeira morte causada pela gripe suína no Estado. Com este, sobe para 516 o número de casos fatais da doença no País, segundo balanço das secretarias estaduais de Saúde.

De acordo com o órgão, a vítima foi um homem de 29 anos, que contraiu o vírus em Manaus (AM). Ele morreu na madrugada do dia 17 deste mês, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), após crise de insuficiência respiratória. Até agora foram notificados 52 casos da doença no Estado.

Segundo a secretaria, os familiares da vítima foram submetidos a exames, mas ninguém teve a infecção pela doença confirmada.

As outras mortes ocorridas no País foram registradas em São Paulo (179), Paraná (154), Rio Grande do Sul (94), Rio de Janeiro (49), Minas Gerais (12), Santa Catarina (12), Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (1), Bahia (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (1), Rondônia (1), Pará (1), Amazonas (1) e Rio Grande do Norte (1).

Redação Terra








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

SP: Américo Brasiliense confirma 1ª morte por gripe suína

Terça, 25 de agosto de 2009, 21h10


Cláudio Dias
Direto de Araraquara

A cidade de Américo Brasiliense, na região de Araraquara, interior de São Paulo, confirmou nesta terça-feira a primeira morte por gripe suína. Trata-se de um jovem de 18 anos, morador da cidade, que morreu no último sábado. Ele não passou pela rede de atendimento do município e a Secretaria Municipal de Saúde só soube do óbito ao receber um e-mail da Secretaria Estadual de Saúde.

"Estamos ainda tentando descobrir mais dados sobre a morte desse menino porque fomos pegos de surpresa. Não tínhamos nenhum caso confirmado e, de repente, recebemos essa noticia de uma morte aqui em Américo", disse o prefeito Ademir Gouvêa (PT). "Soubemos que, por ter plano de saúde, ele deu entrada em hospital de Araraquara, mas só amanhã é que vamos buscar mais detalhes."

O jovem teria se sentido mal na semana passada e foi atendido em Araraquara. Segundo o prefeito, informações ainda não confirmadas indicam que ele teria tido complicações respiratórias da doença e contraído o vírus na cidade, sem ter viajado ou tido contato com qualquer pessoa contaminada com a doença. "Vamos nos reunir amanhã e ver se mudaremos a estratégia de prevenção adotada no município."

Especial para Terra








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe faz Silvio Santos adiar gravação com Ronaldo



Terça-feira, 25 de agosto de 2009 16:12

Da redação

A gravação da participação do jogador Ronaldo Nazário no "Programa Silvio Santos", agendada para amanhã, foi adiada a pedido do dono do SBT. O apresentador pegou um forte resfriado no final de semana e está rouco. Segundo sua assessoria, seu médico recomendou dez dias de repouso da voz, para não prejudicá-la. Todas as gravações de Silvio Santos nesta semana foram canceladas.

Ronaldo seria a principal arma de Silvio Santos para combater a estreia de Gugu Liberato na Record, no próximo domingo. O craque iria participar de um bate-papo. Ele deverá voltar ao programa, em data a ser combinada.

Apesar da rouquidão de Silvio Santos, haverá "Programa Silvio Santos" inédito no próximo domingo. Será retirada uma edição que estava na "gaveta".

Com informações da Folha Online








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Guatemala confirma 12 mortes e 720 contagiados por gripe


Da EFE



Guatemala, 25 ago (EFE).- O ministro guatemalteco de Saúde, Celso Cerezo, informou hoje que o número de mortes em decorrência da gripe A chega a 12 na Guatemala, e o de contagiados, a 720.


Durante uma reunião com deputados do opositor Partido Patriota (PP), Cerezo explicou que, desde o dia 15 de agosto até hoje, 96 novos casos do vírus foram confirmados, além de duas mortes.


Até o dia 15 de agosto, 624 casos da gripe foram confirmados, além de dez óbitos em consequência da doença, desde que o vírus começou a ser detectado na Guatemala, em maio.


Cerezo assegurou que seu ministério conta com pelo menos 33 mil doses de oseltamivir, um antiviral utilizado contra a gripe.


A maioria dos casos do vírus A(H1N1), disse Cerezo, foi registrada no departamento da capital, além dos de Escuintla, no sul do país, e o de Quetzaltenango, no oeste.


Guatemala é o segundo país da América Central com mais casos de mortes pelo vírus, depois da Costa Rica, com 33 mortes e 1.058 contagiados, segundo o Ministério da Saúde do país. EFE








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Família acusa hospital de negligência em caso de morte por nova gripe

25/08/09 - 20h18 - Atualizado em 25/08/09 - 20h44


Gestante de 26 anos foi a primeira vítima da doença em Belo Horizonte.
Em nota, hospital informou que ela recebeu todos os cuidados indicados.

Do G1, com informações do MGTV


A Secretaria da Saúde de Minas Gerais confirmou, nesta terça-feira (25), 12 óbitos por causa da nova gripe no estado.


Veja o site do MGTV

A família da primeira vítima da doença na capital reclama de negligência no atendimento. Valquíria Melo de Carmo tinha 26 anos e estava grávida de oito meses. Ela morreu no Hospital Mater Dei.

Segundo a família, antes de ser internada, ela tinha procurado atendimento médico na unidade por três vezes. A jovem tinha sintomas de gripe e estava preocupada.

“Nós fomos lá três vezes, com a mesma médica. E nas três vezes, a médica só receitou remédio para febre. Remédios simples, que nós compraríamos em qualquer farmácia”, diz Marli Antônia de Melo, mãe de Valquíria.

Como não melhorava, a mãe contou que a jovem decidiu voltar ao hospital mais uma vez e insistiu. Segundo Marli, somente nesse dia a filha foi internada, já com pneumonia. Depois, os exames comprovaram que ela tinha sido vítima da nova gripe.

“Se tivesse sido antes, ela não teria pegado pneumonia desse jeito. Quando ela fez o raio-x, tinha um pedaço do pulmão dela tampado. No outro dia, tampou tudo”, diz Marli.

O hospital divulgou uma nota em que confirma que a jovem passou 28 dias em tratamento. A unidade informa que ela foi internada com problemas respiratórios agudos e que dois dias depois, com a piora do quadro, foi levada para o Centro de Tratamento Intensivo. Ainda de acordo com o hospital, no local, ela teria recebido todos os cuidados indicados para o caso.

Sobre os atendimentos antes da internação e a acusação de negligência, o hospital não se pronunciou. Na nota, esclarece apenas que, diante da piora da paciente, o parto foi antecipado para garantir a vida do bebê. A criança nasceu saudável.

Mas a família não se conforma com a morte da jovem. “É muito triste para uma mãe, na hora de ganhar o filho, acontecer isso”, diz Marli.

Segundo a Secretaria da Saúde, grávidas com sintomas de gripe pertencem ao grupo de risco e devem ter atendimento especial desde a primeira consulta. “No caso da grávida que tem sinais de risco, ela deve ser internada e tratada”, afirma Welfane Cordeiro Junior, da Secretaria da Saúde em Minas Gerais.

O nome da médica que fez os atendimentos não foi divulgado.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Acre registra primeira morte por gripe suína

Terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 22h40


Da Agência Estado

cidades@eband.com.br

A Secretaria de Saúde do Acre confirmou nesta terça-feira a primeira morte causada pelo vírus da gripe suína. O resultado foi enviado pelo Instituto Adolfo Lutz na noite de segunda, ao Laboratório Central (Lacen).

Clóvis Pinheiro Rosas, de 29 anos, contraiu o vírus em Manaus, no Amazonas, e morreu na madrugada do dia 17 deste mês, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após ter uma crise de insuficiência respiratória.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte também confirmou nesta terça a primeira morte no Estado causada pelo vírus da gripe suína. A vítima, que era do interior, morreu no dia 15 e estava internada no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, desde o dia anterior, quando chegou em estado grave. O resultado só foi confirmado ontem pelo Instituto Evandro Chagas.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe suína faz primeira vítima em Barretos (SP)


25/08/2009 - 22:07:12


Barretos, no interior de São Paulo, registrou a primeira morte por influenza A (H1N1) - gripe suína. A morte ocorreu no dia 19 de agosto, mas o resultado do exame que apontou a causa só foi divulgado hoje (25). Segundo o secretário de Saúde de Barretos, Mussa Calil Neto, a vítima era um homem de 47 anos, obeso e fumante.

Segundo Calil Neto, o morador de Barretos recebeu a visita da filha, que mora em Rio Preto, no Dia dos Pais. Ela estava com quadro gripal, mas o secretário não sabia informar se era influenza A (H1N1) - gripe suína - ou não.

Dos 21 casos suspeitos da doença no município, até o momento, dois foram confirmados. Além do homem de 47 anos, um rapaz de 19 anos que estuda na capital também foi diagnosticado com a nova gripe.

De acordo com o secretário, os patrocinadores da Festa do Peão de Barretos - que está sendo realizada na cidade - disponibilizaram álcool em gel em 100 pontos da cidade e a prefeitura instalou duas unidades móveis no Parque do Peão, uma para atender crianças e a outra, adultos.
Agência Brasil






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

354 fazem tratamento contra gripe

Terça, 25 de Agosto de 2009 - 22h56


São as pessoas que retiraram o medicamento Tamiflu - indicado para a gripe suína - e não estão na lista de casos suspeitos

Hélia Araujo


Foto: Weber Sian - 18.ago.2009 / A CidadeVÍRUS CIRCULA  Pacientes aguardam para ser atendidos na UBDS da Vila Virgínia, na zona central de RibeirãoVÍRUS CIRCULA Pacientes aguardam para ser atendidos na UBDS da Vila Virgínia, na zona central de Ribeirão

Ribeirão tem 354 pessoas fazendo tratamento contra gripe. Elas retiraram na UBDS Central o medicamento Tamiflu, indicado para o tratamento da gripe suína. Além disso, o município tem 76 casos confirmados da doença e outros 47 casos suspeitos.

Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Analice de Castro, ainda não é possível divulgar previsão oficial de casos da nova gripe em Ribeirão, já que nem todos os casos são notificados.

"A Vigilância notifica apenas os casos graves. No caso das 354 pessoas que estão tomando o medicamento, são aquelas que passaram por médicos e que, na avaliação, foi recomendado o uso do Tamiflu. Elas não fizeram exames que confirme que estão ou não com gripe suína".

Leia reportagem completa na edição impressa do A Cidade









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil pode alcançar EUA como país com mais mortes por gripe suína


João Pequeno, JB Online

RIO DE JANEIRO - Quatro meses após o início da pandemia, o Brasil se aproxima dos Estados Unidos na incômoda marca de país com maior número de mortes por gripe suína no mundo e, com 516 óbitos confirmados, está a apenas seis de alcançar os americanos, que, muito mais próximos do México, foco inicial da doença, também começaram a sofrer sua disseminação logo no início, em abril – no Brasil, o primeiro caso nova gripe suína foi confirmado somente no mês seguinte, maio.

O número de mortes no Brasil é calculado com base no boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde – no último dia 18, com dados até o dia 15 – mais os óbitos confirmados desde então pelas secretarias de saúde dos estados. Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde deve divulgar um novo boletim com dados atualizados.

Além do número absoluto de mortes, o Brasil se distancia de países como os próprios Estados Unidos na proporção de mortes por casos confirmados da doença, o que especialistas atribuem principalmente a uma provável subnotificação dos casos, o que, no entanto, também é apontado como fator prejudicial ao combate da pandemia.

Considerando o último boletim oficial do Ministério da Saúde, de 15 de agosto, o número de mortes confirmadas até então por gripe suína no Brasil (368) chegava a 9,91% dos casos registrados (3.712).

Na mesma data, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos registrava 34.076 contágios pelo vírus H1N1, dos quais as 522 mortes confirmados até agora representam apenas 0,65% do total de pacientes.

Para Juvêncio Furtado, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, é impossível calcular uma mortalidade precisa por número de doentes.

– Seria um cálculo em cima de um número que a gente não tem, tanto pela quantidade de pacientes quanto pela população. Não é muito diferente dos Estados Unidos – afirma o médico, que aponta a falta de kits para diagnóstico como a vilã da história.

– É a lei da oferta e da procura. O que se sabe é que o Ministério da Saúde está liberando o kit só para casos graves.

De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico diferencial da gripe suína é de alta complexidade e não tem relação direta com o tratamento. Ainda segundo o ministério, “a medida foi anunciada há dois meses quando mais de 70% das amostras de casos suspeitos analisadas não eram influenza (gripe), mas outros vírus respiratórios”.

Para o infectologista Alex Botsaris, o problema foi justamente a estratégia do ministério de tratar somente os casos graves com tratamento específico para gripe suína, “enquanto os Estados Unidos trataram todas as pessoas que aparentassem sintomas e conseguiram segurar a mortalidade”.

Botsaris relaciona a disseminação do vírus H1N1 no Brasil à limitação do tratamento pelo governo, assim ocorreu na Argentina, e refuta a versão de que a mortalidade só estaria diminuindo nos países do Hemisfério Norte por eles estarem no verão – estação menos propícia à gripe.

– Na Austrália, país do Hemisfério Sul, também no inverno, o governo liberou o medicamento para pacientes com sintomas e o índice de mortes é bem menor.

Segundo o site do Ministério da Saúde australiano, são 132 mortes por gripe suína para 33.844 casos confirmados – proporção de 2,5%, bem inferior à brasileira.

Edmilson Migowsky, professor de doenças infecciosas da UFRJ, critica outra justificativa do governo brasileiro, de limitar remédios recomendados para a nova gripe, como o Tamiflu, para evitar resistências ao vírus. – Países que liberaram a medicação tiveram redução nas mortes. Na Inglaterra houve resistência ao medicamento, porque os ingleses foram medicados. Então, acontece assim: a Inglaterra fica com a resistência ao medicamento, a gente fica com as mortes. O que é melhor? Não é preciso pensar muito.

A falta de material para diagnosticar pacientes com a gripe suína pode ser resolvida pelo método estatístico de amostragens, afirma o infectologista Alex Botsaris, para quem este mecanismo poderia ajudar a vencer o problema da subnotificação de casos.

– Quando não se pode diagnosticar todo mundo, você faz assim: determina algumas populações específicas. Elege, aqui no Rio de Janeiro, por exemplo três municípios de acordo com características representativas da população total, da mesma forma que fazem em pesquisas eleitorais. Nesses municípios, faz o teste e o diagnóstico em todos os pacientes com sintomas e tira a porcentagem média que deverá ter em cada local de acordo com sua população.

A medida, segundo Botsaris, serviria para distribuir corretamente o medicamento próprio para a pandemia da nova gripe. – Cada hospital, posto de saúde etc. teria a quantidade adequada de Tamiflu ou o medicamento genérico paara o atendimento com base estatística – explica o infectologista que, no entanto, não vê relação entre a notificação e a mortalidade.

– As mortes têm mais a ver com a estratégia de tratar só quem está grave. Como o medicamento para a gripe só age até os dois primeiros dias após aparecerem os sintomas, depois é o organismo do paciente contra o vírus. O quadro se torna grave geralmente neste estágio. Receitar o medicamento somente quando ele já é inócuo é uma das consequências de tratar somente os doentes graves.

Para o professor de doenças infecciosas da UFRJ Edmilson Migowsky, o Ministério da Saúde se precipitou em anunciar uma taxa de mortalidade baixa assim que a gripe suína foi confirmada no Brasil, em maio. – No início, só foram diagnosticados pacientes que haviam voltado de viagens e todos eles foram medicados conforme o tratamento específico indicado. A letalidade subiu quando o ministério abandonou esse tratamento.

Em nota, o Ministério da Saúde negou que tenha perdido o controle da doença quando deixou de fazer a confirmação laboratorial de todos os casos.

22:14 - 25/08/2009









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Analisará caso Dilma-Lina :



"Comissão de Ética da Presidência"
SÓ PODE SER PIADA !


25 de agosto de 2009 • 11h56 • atualizado às 12h47

Comissão investigará suposto encontro com Lina Vieira
Comissão investigará suposto encontro com Lina Vieira
03 de julho de 2009
Reuters

Laryssa Borges

Direto de Brasília


O suposto encontro em que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria pedido à então secretária da Receita Federal, Lina Vieira, agilidade nas investigações contra empresas da família Sarney, será investigada pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, instância responsável por analisar supostos desvios éticos de autoridades, decidiu verificar a existência de eventuais irregularidades no possível encontro entre as duas.

Com a decisão de se apurar a suposta reunião entre Dilma e Lina, a chefe da Casa Civil e possível candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será alvo de dois questionamentos na Comissão de Ética. O primeiro deles, que ficou parado por mais de 15 meses, foi retomado e envolve um suposto tráfico de influência de Dilma Rousseff no processo de venda da Varig e da Variglog.

Denunciada pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, Dilma é suspeita por supostamente ter favorecido o fundo americano Matlin Patterson e três sócios brasileiros nas negociações da venda das empresas aéreas, eximindo-os de apresentar documentos de comprovação de renda e dados sobre a origem de capital a ser utilizado na transação.

Também neste ano, a ministra já teve de prestar esclarecimentos ao colegiado por ter ganhado presentes acima de R$ 100, teto estabelecido em lei para o recebimento dos mimos, e informar à Comissão "o procedimento adotado nas doações realizadas".

Diversos ministros de Estado e auxiliares de primeiro escalão já tiveram seus casos analisados na espremida sala do colegiado, localizada na "ala burocrática" do anexo do Palácio do Planalto. Levantamento feito pelo Terra aponta que pelo menos 27 ministros do governo Lula já tiveram supostas afrontas éticas apreciadas pelo colegiado desde 2003, início da gestão petista. A despeito do volume de análises, sanções, sejam repúdios públicos, sejam recomendações de demissão, são raríssimas.

"Estava faltando atenção à Comissão de Ética, que agora está a pleno vapor", explica o conselheiro Roberto de Figueiredo Caldas.

Com pouco mais de dez anos de funcionamento, a Comissão de Ética Pública viveu nos últimos anos um cenário de completo esvaziamento, teve seu orçamento reduzido a mais da metade e passou mais de um ano sem ter quórum para analisar eventuais desvios de conduta de autoridades. O colegiado já teve em mãos R$ 1,7 milhão para gerir seus trabalhos, chegou ao fundo do poço com apenas R$ 155 mil anuais e conta hoje com R$ 450 mil por ano para gerir suas atividades





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Jackeline Petckovic foi transferida para UTI do trauma


25 de agosto de 2009 13h16 atualizado às 13h24

Helicóptero faz o resgate no local do acidente Foto: Erik Nascimento/vc repórter

Helicóptero faz o resgate no local do acidente
25 de agosto de 2009
Foto: Erik Nascimento/vc repórter

A apresentadora da TV Alphavile, Jackeline Petckovic que sofreu um acidente automobilístico na manhã desta terça-feira (25), na altura do km 19,5 do Rodo Anel de São Paulo, acaba de ser transferida para a unidade de terapia intensiva especializada em trauma, do Hospital das Clínicas (SP).

Procurada pela reportagem de Terra, a assessoria do Hospital das Clínicas confirmou que a apresentadora sofreu poli-traumatismo craniano e se encontra com o quadro estável.

O acidente aconteceu por volta das 8h20 da manhã. Um helicóptero Águia da Polícia Militar socorreu a apresentadora que foi encaminhada para o Hospital das Clínicas. Ela deu entrada no hospital somente por volta das 10h da manhã.

A assessoria do HC não confirmou o paradeiro do filho da apresentadora, Enzo (2) que segundo relatos de testemunhas durante o resgate, estava presente no local. Fontes de Terra na polícia, confirmaram a presença da criança, que não teria se ferido com o acidente.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, além do veículo de Jacqueline, outros dois carros e uma carreta se envolveram no acidente.

Redação Terra








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Barretos confirma primeira morte por nova gripe


Vítima era um homem de 47 anos obeso e fumante

25/08/2009 - 11:51

EPTV


Barretos confirmou a primeira morte provocada pela nova gripe da cidade. A vítima é um homem de 47 anos que morreu no dia 19 de agosto. Ele era obeso e fumante.

A cidade tem ainda mais um caso confirmado de contaminação pelo vírus H1N1. O paciente passa bem e está em isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde da cidade investiga outros 21 casos suspeitos.

A diretora da Vigilância em Saúde de Barretos, Jussara Aparecida Colli, informou que a Secretaria de Saúde não alterará o esquema especial montado para atender e prevenir a nova gripe durante a Festa do Peão, que deve receber 800 mil pessoas até o próximo domingo (30).

Veja todas as notícias sobre a Festa do Peão no blog Viva Barretos.

Com a confirmação de uma morte em Barretos, a região de Ribeirão Preto registra cinco óbitos provocados pelo vírus H1N1. Os outros foram registrados em Ribeirão Preto (3) e Buritizal (1).






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paraná registra 2.853 casos e 154 mortes


25/08/2009 - 11:52:06


A Secretaria de Saúde, do Paraná confirmou 2.853 casos de influenza A (H1N1) – gripe suína – no estado. Desse total, 165 são gestantes. Segundo o boletim, divulgado na noite de ontem (24), até agora 154 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença, das quais oito estavam grávidas. A região de Curitiba continua com o maior número de casos confirmados (888).

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Paraná recomendou, na última sexta-feira (21), aos empregadores de Curitiba, da região metropolitana da capital e do litoral o afastamento imediato das gestantes que prestam serviços nas suas dependências por 15 dias, no mínimo.

De acordo com a procuradora do Trabalho Viviane Weffort, esse período não pode ser considerado férias e as gestantes não poderão sofrer prejuízo da remuneração ou de qualquer direito decorrente do contrato de trabalho por causa do afastamento. Segundo a procuradora, se descumprirem as recomendações, as empresas ficam sujeitas às penalidades cabíveis.

A Secretaria de Saúde do Paraná também recomendou na semana passada o afastamento temporário das gestantes de suas atividades profissionais e estudantis. A medida, definida em conjunto com a Secretaria da Administração e da Previdência, prevê o retorno em 31 de agosto e está sendo aplicada às servidoras estaduais.

Agência Brasil






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

61% dos pacientes com gripe suína tiveram conjuntivite



Agência Estadual de Notícias
redacao@odiariomaringa.com.br

Os sintomas mais comuns da nova gripe são febre repentina, tosse, dores no corpo e calafrios. No entanto, a população deve ficar atenta a outros indícios da doença. Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde (Cievs), dos casos confirmados da Influenza A (H1N1) no Paraná, até a primeira quinzena de agosto, 61% dos pacientes tiveram conjuntivite.

A análise epidemiológica elaborada pelo setor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que 54% das pessoas infectadas pelo vírus da gripe A apresentaram dor de garganta; 45%, falta de ar; 37%, dor nas articulações, e 13%, diarréia. Entre os indícios com mais ocorrências estão tosse (95% dos doentes), dores musculares (68%) e calafrios (62%), além de febre.

De acordo com a coordenadora do Cievs, Miriam Woiski, para um caso ser considerado suspeito da nova gripe, não é preciso que a pessoa tenha todos os indícios da enfermidade. “Ao ter febre ou calafrio associado a algum outro sinal, deve-se procurar uma unidade básica de saúde ou um médico de confiança, para que seja feito o devido diagnóstico e tratamento”, ressalta.

Orientações

Para que a doença não se alastre, outras orientações da Sesa são: os pacientes com sintomas de gripe devem ficar em isolamento domiciliar durante sete dias — período de incubação do H1N1 —; usar máscara, para evitar que o vírus se espalhe; e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, de preferência com lenço descartável.

As pessoas que não estão doentes devem evitar locais com aglomeração populacional; lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel; evitar tocar os olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos; e manter as janelas abertas e ambientes bem arejados.







Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Londrina registra terceira morte por gripe A


25/08/2009 às 13:09:44 - Atualizado em 25/08/2009 às 13:26:53


Redação

Foi confirmada nesta terça-feira (25), a terceira morte em razão da gripe A em Londrina. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, a vítima é um homem de 35 anos, que atuava como farmacêutico, e morreu na sexta-feira (21).

O homem teve uma parada cardíaca na manhã do último dia 21 em sua residência e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele morreu a caminho do hospital.

O resultado positivo foi considerado surpreendente pelo secretário de saúde de Londrina, Agajan Der Bedrossia, já que o homem não apresentava sintomas da nova gripe.

A primeira vítima fatal da gripe A em Londrina foi uma mulher de 52 anos, que morreu no dia 14 de agosto. O segundo óbito ocorreu no dia 16 de agosto e vitimou uma mulher de 32.

As outras cinco mortes registradas pela Secretaria de Saúde foram de pessoas de outras cidades: um menino de quatro anos de Arapongas, um homem de 36 anos e uma mulher de 27 anos de Rolândia, uma mulher de 37 anos de Ibiporã, um homem de 31 anos de Curitiba.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mais porcos na Austrália podem estar com vírus da gripe A H1N1


25/08/2009 - 10:53 | Sancler Ebert
Austrália, 25 (AE) - Uma terceira fazenda de criação de porcos na Austrália foi colocada em quarentena, pela suspeita de gripe A H1N1, nesta terça-feira. O número de pessoas mortas após adquirirem o vírus no país chegou a 132.

Autoridades ordenaram a restrição a uma fazenda no Estado de Queensland. Há o temor de que a influenza A (H1N1) possa sofrer mutações e então atingir os humanos mais gravemente.

Duas outras fazendas de porcos, uma no Estado de New South Wales e a outra em Victoria, já estão em quarentena, após testes confirmarem que havia animais infectados pelo vírus nesses locais. O chefe de biossegurança veterinária de Queensland, Ron Glanville, disse que amostras dos porcos na mais recente fazenda suspeita foram retiradas. Os testes devem estar prontos nos próximos dias.

Glanville disse que a propriedade será isolada, para impedir a propagação da doença. Segundo autoridades de saúde, a gripe A H1N1 em porcos não afeta os produtos derivados do animal.

Especialistas temem que a gripe A H1N1, de fácil contágio, mas com mortalidade relativamente baixa, possa sofrer mutações em outros animais e, em tese, emergir em uma forma mais virulenta.

A gripe A H1N1 já atingiu 33.844 pessoas na Austrália, com 440 hospitalizadas, 100 delas com casos mais graves. Há testes em andamento para a produção de vacina, com imunização em massa da população prevista para começar em outubro.

TUFÃO - Aproximadamente 400 pessoas ficaram doentes em uma vila no sul de Taiwan afetada pela passagem do tufão Murakot, mais cedo neste mês. Os moradores da vila de Wannei, no condado de Pingtung, desenvolveram febre alta, diarreia e vômitos nos últimos cinco dias, segundo o chefe da vila, Lin Wang-hung.

Segundo Lin, os testes para a doença ainda não ficaram prontos. Ele disse temer uma contaminação da água da região durante a passagem do tufão.

Um funcionário de saúde local, porém, disse que é improvável que o grupo esteja com gripe A H1N1. "Nós suspeitamos de leptospirose, que tem sintomas semelhantes, como febre e diarreia", notou Chang Hsin-che, diretor do escritório de saúde local.

A leptospirose é uma doença comum após enchentes. O Morakot matou pelo menos 376 pessoas, deixando 254 desaparecidos, segundo autoridades taiwanesas.

As informações são da Dow Jones.






Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters