[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saúde de chefe de Segurança de Rafael Correa piora



Veja infografico sobre o Influenza A(H1N1)

O chefe de Segurança da Presidência do Equador, Johnny Merino, internado há quase duas semanas com a gripe A (H1N1), está em estado grave, segundo informaram fontes oficiais. A direção do Hospital Militar, onde Merino está internado, anunciou ao canal televisivo Ecuavisa que "o estado de saúde [do funcionário do governo] é crítico e se agravou no fim de semana passado". Ele permanece em "Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conectado a um respirador artificial".

O chefe de Segurança, de 45 anos, foi hospitalizado com sintomas da doença em 10 de agosto, após participar da cerimônia de posse do segundo mandato do presidente do país, Rafael Correa. No último dia 17, o coronel Mariano Granja, diretor do centro médico, revelou que Merino apresentava problemas respiratórios, circulatórios e renais, e que "são mínimas" as chances de sobrevivência.

Além do chefe de Segurança, que foi o primeiro a contrair a doença dentro do quadro de funcionários da Presidência, o agente Wilson Zhunio e o ministro da Coordenação Política, Ricardo Patiño, também foram contagiados com o novo vírus e já se recuperaram.

A imprensa equatoriana chegou a cogitar a hipótese de que o presidente Correa teria sido contaminado, mas a informação foi desmentida por seu gabinete. Na última quinta-feira, o mandatário viajou a Cuba para fazer uma bateria de exames médicos, a convite do governo da ilha.

Diante destes casos, o Equador adotou medidas para evitar a propagação da doença no Executivo, como a restrição de visitas turísticas e a obrigatoriedade do uso do álcool em gel.







Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: