[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aluna do Imaculado apresenta sintomas da gripe A

Recife - 25.08.09

Suspeita


Publicado em 25.08.2009, às 07h42

Do Jornal do Commercio

Uma menina de 12 anos, aluna do Colégio Imaculado Coração de Maria, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, está sob a suspeita de ter contraído a gripe A(H1N1). A criança, estudante da sexta série, apresentou os sintomas durante o último fim de semana e não compareceu à escola nessa segunda-feira (24). Em circular aos pais e alunos, enviada ontem, o colégio informou que manterá suas atividades normais e continuará a tomar as precauções de rotina. É o quarto caso de suspeita da gripe em escola particular do Grande Recife, o segundo em Olinda, e o primeiro em que a direção decide manter as aulas, conforme orientam as autoridades sanitárias.

Segundo a secretária de Saúde de Olinda, Teresa Miranda, o município ainda não foi notificado do caso oficialmente pela Secretaria de Saúde do Estado. A direção da escola, depois de ser informada da suspeita pelos pais da menina, procurou a diretoria de epidemiologia municipal.

De acordo com a secretária Teresa Miranda, a direção do colégio informou que a menina foi atendida no Real Hospital Português (RHP), no bairro do Paissandu. No RHP, ela teria sido orientada a ir ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) – unidade de saúde de referência para a doença – no bairro de Santo Amaro, área central da cidade, para fazer exames de detecção da nova gripe.

“O resultado leva cerca de 10 dias para chegar, mas não há necessidade de suspender as atividades escolares. Orientamos o afastamento da criança das aulas e a observação de sintomas nos colegas”, explicou a secretária. Segundo ela, o período de contágio da gripe é de sete dias a partir do aparecimento dos sintomas. A transmissão da gripe se dá a partir do contato com secreções de pacientes infectados. O colégio informou que seguirá as orientações da secretaria de saúde e não suspenderá as atividades.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olinda, há nove casos da gripe A(H1N1) confirmados no município. Segundo a secretária, todos os pacientes estão em casa, fora de perigo.








Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: