[Valid Atom 1.0]

domingo, 12 de outubro de 2008

Australiana alerta para chegada de ETs nesta terça


Está prevista para a próxima terça-feira, a chegada de uma nave espacial à Terra. De acordo com um vídeo divulgado na Internet no mês passado, a mensagem teria sido "canalizada" pela australiana Blossom Goodchild.

» Vídeo na web anuncia chegada de ETs

A australiana disse que uma nave-mãe poderá ser vista no Hemisfério Sul e no Estado de Alabama (Estados Unidos), por um período de três dias.

Blossom afirma que a mensagem foi enviada pela entidade Federação da Luz, com a qual manteria contatos desde 2007.

De acordo com ela, o anúncio foi ditado pelos extraterrestres e enviado por e-mail a 128 pessoas. A notícia se espalhou e virou um vídeo postado na web, com versão em português.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pressão arteria



VEJA UMA APRESENTAÇÃO ESPECIAL SOBRE PRESSÃO ARTERIAL (em PowerPoint) ==>
CLIQUE AQUI

Definição:

A hipertensão arterial é o aumento desproporcionado dos níveis da pressão em relação, principalmente, à idade. A pressão arterial normal num adulto alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg. Valores maiores indicam hipertensão (pressão alta).

A incidência de pressão alta é observada em relação a:

Idade e Sexo: A pressão alta é mais comum nos homens do que nas mulheres, e em pessoas de idade mais avançada do que nos jovens.

Genética: Pessoas com antecedentes familiares de hipertensão têm maior predisposição a sofrer da mesma.

Estresse.

Excesso de peso (obesidade).

Causas

As causas que provocam a pressão alta são muitas e variadas. Na maioria dos casos, a causa é desconhecida ou não está bem definida. Entre as causas conhecidas estão as doenças dos rins, das glândulas (endócrinas), do sistema nervoso, o abuso de certos medicamentos e a gravidez.

Sintomas

Na primeira fase a hipertensão arterial não apresenta sintomas, mas, à medida que os anos vão passando, eles começam a aparecer. Os mais comuns são: dor de cabeça, falta de ar, enjôos, visão turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidade, sangramento pelo nariz, palpitações e até desmaios.

A importância da pressão alta não está nos sintomas, mas nas graves complicações que podem provocar um enfarte agudo de miocárdio, ou um derrame cerebral e até a morte de forma instantânea.

Tratamento e prevenção

A melhor forma de prevenir a doença é mediante um controle periódico (tirar a pressão), não abusar das comidas com sal, caminhar e evitar o fumo e o café, que aumentam a pressão arterial. Em resumo, tentar modificar o estilo de vida.

Os tratamentos são destinados a manter a pressão arterial dentro dos limites normais, por um lado insistindo nas formas acima descritas de prevenção, e por outro, mediante medicamentos que, por diferentes ações, mantêm a pressão dentro dos limites normais. Os fármacos mais receitados são os diuréticos, os betabloqueadores e os vasodilatadores.

Como ocorre a pressão arterial máxima e mínima?

A intensidade da pressão arterial é estabelecida no chamado centro circulatório situado numa parte do cérebro e adapta-se a cada situação através de mensagens enviadas aos centros nervosos. A pressão arterial ajusta-se através de alterações na intensidade e freqüência do ritmo cardíaco (pulsações) e no diâmetro dos vasos circulatórios.

Este último efeito ocorre através de músculos finíssimos situados nas paredes dos vasos sanguíneos.

A pressão arterial altera-se ciclicamente no curso da atividade cardíaca.

Atinge o seu valor máximo (pressão sangüínea sistólica), durante a “expulsão” do sangue (sístole) e o seu mínimo (pressão arterial diastólica), quando o coração termina o “período de repouso” (diástole).

Para evitar certas doenças, estes valores devem manter-se entre limites normais específicos.

Quais são os valores considerados normais?

A pressão arterial é considerada elevada se em repouso a pressão diastólica for superior a 90 mm/Hg e/ou a pressão arterial sistólica for superior a 140 mm/Hg.

Se este for o caso você deve procurar imediatamente um médico.

O prolongamento destes níveis de pressão arterial podem fazer perigar a sua saúde, pois causam o progressivo deterioramento dos vasos sangüíneos do organismo.

Deve também consultar o seu médico se os valores da pressão arterial sistólica estiverem entre 140 mm/Hg e 160 mm/Hg, e/ou os valores da pressão diastólica estiverem entre 90mm/Hg e 95 mm/Hg. Deverá também proceder regularmente a medições de auto-controle.

Se os valores forem demasiados baixos, isto é, se a pressão sistólica for inferior a 105 mm/Hg e/ou a diastólica inferior a 60 mm/Hg, deverá também fazer uma visita ao médico cardiologista.

Nível

Pressão arterial sistólica

Pressão arterial diastólica

Ação a tomar

Hipotensão

inferior a 100

inferior a 60

check-up médico

Valores normais

entre 100 e 140

entre 60 e 90

auto-medição

Hipertensão limite

entre 140 e 160

entre 90 e 100

check-up médico

Hipertensão moderada

entre 160 e 180

entre 100 e 110

consultar o médico

Hipertensão grave

superior a 180

superior a 110

consultar o médico com urgência

Hipertensão sistólica específica

superior a 140

inferior a 90

consultar o médico

Informações adicionais:

  • Se a maioria dos valores é normal em repouso, mas excepcionalmente elevada em condições de esforço físico ou psicológico, é possível que estejamos em presença de uma situação de hipertensão lábil ou instável. Se você suspeitar que esse pode ser o seu caso, consulte o seu médico;

  • Valores de pressão arterial diastólica superiores a 120 mm/Hg, provenientes de uma medição correta, requerem tratamento médico imediato.

O que fazer quando os registros obtidos são freqüentemente muito elevados ou muito baixos?

1) Contate seu médico;

2) A presença de valores da pressão arterial elevados, (diversas formas de hipertensão), conduz a médio e longo prazo, a elevados riscos para a saúde. Estes riscos dizem em particular respeito às artérias, mediante o seu endurecimento causado por depósitos nas paredes vasculares (arteriosclerose). Como resultado, o fornecimento do sangue a órgãos vitais é insuficiente (coração, cérebro, músculos). Por outro lado, o coração, quando os valores da pressão permanecem superiores aos níveis normais por um longo período de tempo, pode sofrer danos estruturais;

3) As causas da hipertensão são múltiplas: deve diferenciar-se hipertensão primária comum (essencial) da hipertensão secundária. Este último grupo pode ser circunscrito a disfunções orgânicas específicas. Você deve sempre consultar o seu médico para obter informações sobre as possíveis origens dos seus valores elevados;

4) Há certas medidas que podem ser tomadas, não só para reduzir a pressão arterial comprovada pelo médico, mas que podem também ser adotadas para a sua prevenção. Estas medidas dizem respeito ao seu modo de vida.


A) Hábitos alimentares:

· Tente manter um peso equilibrado para a sua idade. Livre-se do excesso de peso;

· Evite o consumo excessivo de sal;

· Evite os alimentos gordos.


B) Doenças anteriores:

Siga cuidadosamente as instruções do médico para o tratamento de doenças tais como:

· Diabetes (diabetes mellitus);

· Disfunções do metabolismo;

· Gota.


C) Consumo de substâncias nocivas:

· Deixe de fumar;

· Modere o consumo de bebidas alcoólicas;

· Reduza o consumo de cafeína (café).


D) Forma física:

· Pratique esportes regularmente - após ter feito um check-up médico;

· Escolha esportes que requeiram resistência física e não força;

· Não se esforce até atingir o seu limite da forma física;

· Se sofre de alguma doença e/ou tem mais de 40 anos, antes de iniciar qualquer atividade desportiva, você deve consultar o médico, que lhe recomendará o tipo de esporte adequado ao seu caso, e a intensidade com que o deve praticar.

FONTES: Pro Check, Microlife Corp. (Onbo Eletronic), Hafnerwisenstrasse 4 – Alemanha e Base de dados do Portal Brasil.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Os primeiros sinais da depressão




A depressão que dói no corpo
Dor de barriga, nas têmporas, nas costas, esses podem ser os primeiríssimos sinais de que alguém está prestes a mergulhar de cabeça em um quadro depressivo, alertam os médicos

por CÉSAR KURT
design EDER REDDER
fotos FLÁVIO DEMARCHI


Há boas chances de um sintoma físico aparecer muito antes de a tristeza profunda ficar estampada na cara da vítima de depressão e ela não conseguir mais esconder sua perda de interesse pelo mundo exterior. Hoje os cientistas sabem: o quadro depressivo tende a emergir na forma dos mais diversos tipos de dor no corpo. E não confunda isso com um processo de somatização, em que distúrbios emocionais produzem mal-estar orgânico. Nada disso. Não se trata de algo como uma sugestão da mente entristecida sobre o organismo. "Trata-se, sim, de um fenômeno eminentemente bioquímico", põe os pingos nos is Renato Sabbatini, neurofisiologista da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que fica no interior paulista.

"Os circuitos que a depressão ativa são íntimos de regiões do sistema nervoso, inclusive o autônomo, que comanda o funcionamento dos órgãos", explica Sabbatini. Ricardo Alberto Moreno, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, emenda: "Cerca de 60% dos casos da doença são associados a males orgânicos, a maioria deles acompanhada de dor".

De que maneira uma alteração na massa cinzenta repercute no corpo e, ao mesmo tempo, interfere na alegria de viver? Os cientistas apontam o dedo acusador para o mau funcionamento da serotonina, da noradrenalina e da dopamina. O trio de neurotransmissores, fundamental na regulação do humor, circularia com menos eficiência entre os neurônios de um deprimido e isso dificultaria a transmissão de milhares de mensagens químicas. E aí, em um efeito dominó, outras falhas de comunicação apareceriam. "A ausência dessas substâncias prejudica diversas áreas, inclusive as responsáveis por inibir dores", explica Telma Gonçalves de Andrade, especialista em psicofisiologia da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, em Assis, também no interior de São Paulo.

O sistema imunológico é outro afetado. "Os deprimidos correm um risco três ou quatro vezes maior de adoecer", conta Sabbatini. Também pode acontecer de uma série de doenças aproveitar a brecha criada pelos neurotransmissores. Ou seja, quem de repente passa a ficar doente com muita freqüência não deve se conformar com a velha explicação: ah, isso é estresse. É preciso refletir se não existe algo mais profundo (e tristonho) por trás.





O sono é mais um que acusa prejuízos quando o cérebro está deprimido. Sabe-se que a ausência de serotonina atrapalha o adormecer, mas esse não é o único ponto. O desbalanceamento químico por trás do transtorno emocional afeta todo o ciclo circadiano, ou seja, o relógio que regula o funcionamento do organismo ao longo das 24 horas. Assim, a pessoa perde a sincronia com o meio ambiente, afetando a quantidade e, principalmente, a qualidade das horas dormidas.

Os médicos querem divulgar cada vez mais aos leigos e aos próprios colegas que nem sempre melancolia é depressão. "Tristezas fazem parte da vida", lembra Sabbatini. Ao mesmo tempo, nem sempre a depressão se enquadra no retrato da pessoa arrasada, trancafiada no quarto, muda... Ela pode estar escamoteada nos tais sintomas físicos - em casos raros, a angústia nem chega a brotar, só as dores do corpo é que afloram e ficam sem alívio até a cabeça ser tratada. Com antidepressivos ou tratamento clínico.

No mês passado, a Associação Brasileira de Familiares Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), em parceria com o Instituto Ibope, promoveu na capital paulista a pesquisa "Investigando a Depressão". O intuito, mais do que mapear a prevalência do mal na cidade, é verificar por meio de questionários a porcentagem de indivíduos provavelmente deprimidos que relatam dores físicas. E, deles, quantos estão longe de ligar o malestar à enfermidade da mente. A depressão já ocupa o quarto lugar no ranking das causas globais de incapacidade. Até 2020 deverá ser a segunda. Por isso, a idéia é rastrear a população e descobrir onde estão suas próximas vítimas - antes que deixem de sair de casa, trabalhar, conviver com a família e os amigos.

Além de remédios, os especialistas apostam na psicoterapia - seja a cognitiva comportamental, que estimula o deprimido a deixar de lado pensamentos destrutivos, seja a interpessoal, que identifica situações de conflito para aprimorar a capacidade de o paciente interagir e aliviar o abatimento. "Estudos de neuroimagem comprovam que a eficácia desses tratamentos é similar à dos remédios", revela Helena Maria Calil, professora titular de psicofarmacologia da Universidade Federal de São Paulo e presidente da Abrata. Quando a depressão é tratada corretamente, diga-se, o ânimo volta e as dores, onde estiverem, esvaecem.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Como os alimentos influenciam nosso humor




Conhece aquela da food & mood?
Se ainda não ouviu falar desta que é a última tendência no mundo da nutrição lá fora, não fique triste. Logo, logo você entenderá direitinho essa corrente que ensina a tirar proveito dos alimentos para melhorar o humor. Assim não será o último a saber.


por Regina Célia
design e ilustrações Thiago Lyra
fotos: Dercílio


Misturar nutrientes e alegria não é nenhuma piada. Trata-se de um assunto tão sério que já ocupa centros de pesquisas respeitadíssimos ao redor do planeta. Na Grã-Bretanha, por exemplo, há o Food and Mood Institute, ou Instituto da Comida e Humor, na tradução literal, que, por meio de pesquisas de milhões de libras, soma dados e dados a respeito da influência da dieta nos ânimos.

Aqui no Brasil também existem estudiosos investigando essa história. É o caso da neurocientista Patrícia Brocardo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que, inclusive, tem trabalhos publicados no periódico científico internacional Neuropharmacology. Não há dúvida sobre a interferência daquilo que comemos nas variações de humor, afirma.

Ingredientes vindos do prato são capazes de modular a fabricação de neurotransmissores. O palavrão ao lado, que não tem nada de divertido, tampouco de saboroso, refere-se a um grupo de substâncias químicas responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro. Para que você se sinta feliz, disposto e tranqüilo, é fundamental que esse grupo desempenhe bem o seu papel e esteja em níveis adequados na massa cinzenta. E são três os principais envolvidos com o alto-astral: serotonina, dopamina e noradrenalina. O professor brasileiro Ivan de Araújo, que trabalha com neurociências na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, explica que o primeiro é derivado do triptofano e os dois últimos são produzidos com a ajuda da tirosina. Não fique zangado com todos esses nomes. Leia as próximas linhas com calma para saber aonde quero chegar.

Proteínas para sorrir
Pois bem, o desconhecido triptofano pode estar mais perto do que você imagina. Alimentos como o grão-de-bico, a ervilha e os feijões oferecem boas doses dele. Carnes, peixes, ovos, leite e, ufa!, seus derivados também são fornecedores. Dietas recheadas com essas opções garantem serotonina. O triptofano funciona como os tijolos no processo de montagem molecular do neurotransmissor, compara Araújo. O resultado é uma tendência bioquímica a se sentir feliz. Isso porque a sinalização serotonérgica como os especialistas definem a atuação da substância tem tudo a ver com a regulação do humor. Portanto, se faltam fontes de triptofano no prato, abrem-se brechas para que o dia-a-dia seja cinza, sem a menor graça.

E a tal de tirosina? Ela também é um aminoácido, ou seja, um pedaço de proteína. E é encontrada na turma mencionada acima. Mas sua relação é bem mais estreita com a dupla dopamina e noradrenalina, que controla as suas reações a estímulos de conteúdo emocional enfim, como vai encarar os sorrisos e as caras feias dos outros no cotidiano, por exemplo.


A receita da felicidade vai muito além de proteína. Óbvio. Aliás, você já reparou como são mal-humorados aqueles que fogem de massas, pães, batatas e arroz? Essa pequena lista contém as principais fontes de carboidrato, um injustiçado, que leva a fama de engordativo mas que é fundamental para o funcionamento do cérebro. A pesquisadora Monica Telles, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, explica um possível mecanismo por trás da sensação de bem-estar associada ao nutriente: Alimentos ricos em carboidrato promovem aumento nas taxas de insulina. E continua: Essa elevação, por sua vez, está por trás de uma maior captação dos aminoácidos que competem com o triptofano para entrar no cérebro. Assim, com seus rivais derrotados, o triptofano ganha mais espaço na cuca, o que só colabora para a produção e a atividade da boa e velha serotonina. O recado de sempre, não custa repetir, é investir no grupo dos cereais integrais, que de quebra oferecem pitadas extras de cromo, mineral que aparece em estudos como outro aliado da disposição.

Para o dia nascer feliz
Por falar em cereal, quem pesquisa dieta e humor bate na tecla da importância do café-da-manhã. Quando saltamos da cama, bem cedinho, nossa cabeça precisa repor seu estoque de açúcar. O sistema nervoso central consome quantidades relativamente grandes de glicose, afirma o professor Ivan Araújo. A hipoglicemia sinaliza uma ameaça ao funcionamento normal do cérebro, o que gera reações como a ansiedade. Está aí a explicação para aquele tremendo mau humor matinal.

Mas nossa cabeça não consome vorazmente apenas glicose. Ela trabalha sem parar e precisa estar com os estoques de todos os nutrientes bem equilibrados, defende o neurologista Cícero Galli, um expert em nutrição e professor da Unifesp. Galli chama a atenção para o ômega-3 encontrado nos pescados de água fria, como o atum e o salmão.

Diversos trabalhos mostram que essa gordura colabora para a produção de neurotransmissores. Por essa razão, render-se ao sushi, que é a deliciosa mistura de arroz com peixes, sendo muitos deles de mares gélidos, é inundar a mente de bem-estar e, quem sabe, assegurar uma poderosa ação antiinflamatória acredite, ela é valiosa para indiretamente evitar a irritação.

Veja o porquê. Inflamações disparam a produção de citocinas, explica o neurobiólogo Renato Malcher-Lopes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. E essas substâncias interferem na liberação de opióides e endocanabinóides, uma dupla por trás de sensações prazerosas.

Complexo da alegria
As doses de vitaminas B também precisam estar em dia para quem não pretende viver ranzinza. Nessa família vitaminada, o maior destaque vai para o ácido fólico, que aparece em vegetais como os brócolis, o cogumelo, o tomate e a rúcula. A neurocientista Patrícia Brocardo, da Ufsc, trabalha especificamente com esse nutriente. Para o meu doutorado, investiguei a atuação dessa vitamina na modulação do humor, conta. Ela ficou animada ao constatar seu poder contra o desânimo. O ácido fólico interage com a serotonina e com a noradrenalina, conta empolgada.

No mesmo clã está a B6, que cada vez mais surpreende os estudiosos por sua atuação no cérebro. Ela é essencial para o aproveitamento dos carboidratos e na condução dos impulsos nervosos. O milho e a banana são ótimas fontes.

Segundo Monica Telles, da Unifesp, outro integrante do complexo B merece destaque: a B12. Sua deficiência está relacionada com a depressão, e estudos mostram que a reposição é capaz de reverter esse quadro, conta. Quem não quer ficar em baixa com o nutriente deve incluir no cardápio ostras e mariscos, além da carne vermelha magra. Aliás, o bife entrega de bandeja o ferro, e assim os glóbulos vermelhos cumprem bem o papel de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo, o que de certa maneira contribui para o bom ânimo.

Por favor, não se irrite com a interminável lista de membros do complexo B, mas saiba que ela ainda não acabou. Para finalizar, eu prometo, há a vitamina B1. Chamado de tiamina, o nutriente aparece na carne de porco, no pistache e no caju e é essencial na síntese de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, além de participar da conversão de glicose em energia. Quando está em falta, sobra nervosismo.

Minerais do pique
Também não podem ficar de fora do prato aqueles minerais que comprovadamente deixam qualquer ranzinza mais manso. Muita gente não vai levar a sério o que vem a seguir, mas, acredite, beliscar sementes de abóbora é uma forma de combater o mau humor. É que elas são campeãs em magnésio, substância de grande importância para o aproveitamento da energia, que enche as células cerebrais de vigor. E fornecem pitadas de potássio, outro nutriente que contribui para afastar a fadiga. Daí vale a pena livrar-se do preconceito de que essas sementes só servem de alimento para passarinhos.


Se você não é lá muito fã do petisco, saiba que o magnésio aparece aos montes na família das oleaginosas, isto é, em amêndoas, nozes, amendoins e castanhas. Não fosse pouco, essas gostosuras oferecem o cobre. Talvez ele não seja dos minerais mais badalados, entretanto tem funções pra lá de nobres, entre as quais a formação das moléculas de ATP, o combustível celular. Também se une a enzimas responsáveis pelo transporte de ferro. Por essa razão, quando o nutriente está em falta, lá vem a apatia.

Sem brincadeira, as oleaginosas deveriam estar sempre à mão de quem vive aborrecido. Além dos já mencionados magnésio e cobre, elas são campeãs em selênio, especialmente a castanha-do-brasil, que antigamente a gente chamava de castanha-do-pará. Vários estudos demonstram que a deficiência de selênio tende a ser mais comum em pessoas sem a menor alegria, aponta a neurocientista Patrícia Brocardo, da UFSC. A nutricionista Lara Natacci Cunha, especialista em transtornos alimentares, confirma que o selênio auxilia na regulação do humor. Esse mineral tem também uma potente ação antioxidante, arremata.

Cerco contra o estresse
Você pode estar se perguntando agora qual seria a relação entre a ação antioxidante e o comportamento. E lá vem a explicação. Quando estamos muito estressados, nosso organismo fica mais vulnerável ao ataque dos radicais livres, aquelas moléculas que danificam as estruturas celulares e podem desencadear um monte de problemas. Nosso cérebro também acaba à mercê dos malfeitores. Daí pode ocorrer desequilíbrio nos neurotransmissores e, bem, já dá para imaginar quanta confusão. Além de comer as castanhas cheias de selênio, invista em frutas que concentram substâncias que combatem os radicais, esses tipinhos sem a menor graça. E sorria.






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Guia de corridas online



Esta é para você que já se exercita ao ar livre ou ao menos pensa nisso.

Por César Kurt

Complemento. Página 1 de 1
O site Webrun dá boas indicações de percursos em praticamente qualquer cidade do Brasil, com informações que vão de quilometragem a inclinação do terreno — todas indispensáveis para fazer a atividade com segurança. A seção “Onde treinar”, recém-criada, abre espaço para os internautas sugerirem rotas de corrida, caminhada e ciclismo e até importar o trajeto para um GPS

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Linhaça para a pele




Cientistas alemães revelam mais um benefício da linhaça: ela contribui para a beleza da pele

por Regina Celia Pereira


Estudo quentíssimo, que acaba de ser publicado no periódico científico British Journal of Nutrition, mostra que a semente do linho é capaz de garantir a beleza da pele. Os estudiosos alemães recrutaram 45 mulheres para o trabalho. O grupo foi dividido em 3 turmas, sendo que uma delas recebeu a linhaça. Os pesquisadores observaram que, entre essas voluntárias, a cútis estava mais hidratada e viçosa. A suspeita é de que alguns compostos do grão, sobretudo o ômega-3, atuem nas membranas celulares, deixando-as mais permeáveis e alterando o fluxo sanguíneo, o que só contribui para a integridade da epiderme.

Não bastasse esse benefício, que começa a ser desvendado, a linhaça já é bastante conhecida pela atuação contra tumores como o de mama e por controlar os níveis de colesterol.

Dicas para tirar proveito máximo
Para extrair todas as riquezas do alimento, você deve aquecê-lo. É que o calor altera o formato de algumas proteínas que poderiam atrapalhar a absorção de nutrientes. A sugestão é deixar a linhaça no forno por 15 minutos em fogo baixo. Mas, se ela for usada na preparação de pães ou biscoitos, não precisa passar por esse processo.

Outro segredo é triturar a semente. Por isso o liqüidificador é um excelente aliado. A medida é necessária porque a casca é bastante resistente e pode passar intacta pelo aparelho digestivo. Inteira, ela impede a liberação de substâncias benéficas. Mas, atenção: tem que bater e comer logo, pois as sementes são muito suscetíveis à oxidação.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pedidos de isenção de taxa da UFU devem ser feitos até este domingo


Da Redação
Em São Paulo
A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) encerra neste domingo (12) os pedidos de isenção e redução de taxa do programa de avaliação seriada. Os interessados devem preencher o formulário na Internet; a taxa é de R$ 60.

Para participar, o candidato deverá enviar o formulário preenchido e a documentação exigida para: Diase (Av. Cesário Alvim, 359, Centro CEP: 38.400-096 - Uberlândia/MG) até 13 de outubro. O horário de atendimento do Diase é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Não serão aceitas correspondências enviadas após o dia 13.

Poderão solicitar o benefício os candidatos à 1ª etapa matriculados em 2008 no ensino médio da rede pública e que concluíram os últimos quatro anos do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) em escola pública. Além disso, é necessário comprovar a baixa condição socioeconômica.

O candidato à 2ª ou 3ª etapa que desejar pleitear o benefício deve
comprovar baixa renda, ter cursado ou estar cursando o ensino médio e não ter sido aprovado em concurso vestibular. Estudantes de cursos supletivos e similares também podem se candidatar à isenção.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/34/3235-2356 e no edital de isenção.

( VC PAGA PRA FICAR ISENTO !?)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

UnB lança curso de museologia


Da Redação UOL
Em São Paulo
A UnB (Universidade de Brasília) lança nesta quinta-feira (9) o curso de museologia, a ser oferecido a partir do segundo semestre de 2009. A nova graduação será gerido pelo CID (Departamento de Ciência da Informação e Documentação) e terá 30 vagas por semestre, no período diurno.

A graduação integra a proposta de criação de novos cursos, aprovada pelo Consuni (Conselho Universitário) da universidade em julho deste ano. O curso foi criado por meio do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Segundo a assessoria da UnB, a graduação terá como principal característica a interdisciplinaridade. A grade curricular integrará outras unidades acadêmicas, como os departamentos de história, antropologia e artes visuais.

O curso ofertará disciplinas dentro dos seguintes eixos temáticos: teoria e prática museológica; museologia e informação; museologia e patrimônio cultural e preservação e conservação de bens culturais.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Governo neozelandês garantirá depósitos bancários durante dois anos

Sydney (Austrália), 12 out (EFE).- O ministro das Finanças da Nova Zelândia, Michael Cullen, anunciou hoje que seu Governo garantirá todos os depósitos bancários a varejo durante os dois próximos anos, para ajudar o setor a superar a crise financeira internacional.

"A medida cobre a todos os depósitos a varejo de bancos de participação registrados na Nova Zelândia e depósitos a varejo em entidades financeiras. O que inclui sociedades de crédito imobiliário (building societies), cooperativas de crédito e companhia financeiras de captação de depósitos", detalhou o ministro, segundo a versão digital do jornal "The New Zealand Herlad".

A disposição estará livre de carga para instituições com um valor total de depósitos inferior a 5 bilhões de dólares neozelandeses (US$ 2,994 bilhões) e será aplicado um encargo anual do 10 pontos básicos para os que superem essa quantidade

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Austrália anuncia que garante todos os depósitos bancários durante três anos

da Efe, em Sidney

O primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, anunciou hoje três medidas para combater a crise financeira.

Tais disposições começam por garantir todos os depósitos bancários durante os próximos três anos e continuam por injetar outros 4 bilhões de dólares australianos (US$ 2,645 bilhões) em apoio ao mercado hipotecário.

O trabalhista Rudd acrescentou que a terceira medida é aprovar todos os financiamentos por atacado das sociedades bancárias australianas nos mercados internacionais.

O governante acredita que este conjunto de disposições ajudará os bancos australianos a superar a crise.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

HUMOR

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

É Marta Suplicy, mas poderia ser Bourbon



A diferença de postura, ontem à noite, entre a petista Marta Suplicy e o democrata Gilberto kassab era espantosa. Ele concedeu uma entrevista muito serena, afirmando que iria procurar o PPS e o PSDB, de olho no segundo turno, fez um agradecimento aos eleitores e disse que o embate futuro será dos mais duros, reconhecendo o valor do adversário. A petista preferiu convocar uma coletiva, num vermelho esfuziante, e anunciou a guerra, afirmando que, claro, aceita a comparação da sua gestão com a do atual prefeito, mas que quer, sobretudo, comparar trajetórias e biografias políticas.

O PT, que fez acordo com Paulo Maluf em 2004, endossado por Marta, vai insistir na tática de demonização de Gilberto Kassab — tática essa que, claramente, não funcionou no primeiro turno. Calada, Marta era uma poeta dos votos. Foi começar a falar, e iniciou a trajetória descendente, até estes surpreendentes — sobretudo para o PT — 32,79% dos votos. Sim, muito menos do que o PT esperava obter.

É o partido em sua natureza. A coletiva buscava rivalizar com o grande vitorioso da noite, Kassab, nos jornais desta segunda. A petista poderia ter-se contentado em anunciar a palavra de guerra. Mas não. Achou pouco. Aquela que passou boa parte do tempo tratando com desdém o tucano Geraldo Alckmin — chegou a acusá-lo, num debate, de ter responsabilidade nos ataques que o PCC fez em São Paulo — chamou o ex-governador para uma contradança. E o considerou um exemplo de “elegância, de ética”, deixando claro que espera o apoio do rival no segundo turno.

Em nenhum momento tratou a disputa, enfim, como um dado corriqueiro do jogo democrático. Nada de reconhecer valores alheios. Afinal, ali estava Marta Tereza Smith de Vasconcelos Suplicy, esse nomão para 400 talheres, não é?, apesar de seu propalado amor pelo povo — em nome de quem, dizia a sua campanha, ela decidira lutar, embora tenha nascido rica... Santo Deus! Talvez ela devesse adotar mais um sobrenome — não, não é o "Wermus", do seu marido, o argentino Belisário, que tira onda de grande especialista em política brasileira. Sugiro que ela acrescente "Bourbon" a seu nomão. Sobre tão ilustre família, escreveu Talleyrand: “Não aprenderam nada; não esqueceram nada”.


Reinaldo Azevedo

Se em meu ofício, ou arte severa,/ Vou labutando, na quietude/ Da noite, enquanto, à luz cantante/ De encapelada lua jazem/ Tantos amantes que entre os braços/ As próprias dores vão estreitando —/ Não é por pão, nem por ambição,/ Nem para em palcos de marfim/ Pavonear-me, trocando encantos,/ Mas pelo simples salário pago/ Pelo secreto coração deles. (Dylan Thomas – Tradução de Mário Faustino)


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O humanismo catástrofe


Sáb, 11/10/08
por gmfiuza |

A Organização Mundial da Saúde divulgou um relatório afirmando que a crise financeira vai elevar os problemas de saúde mental e os casos de suicídio. O relatório não prevê a morte de burocratas ociosos em Genebra.

Os burocratas da OMS vão bem, obrigado. Nessa casta dos desovadores de papers não existe crise. Há muito tempo esse sistema das Nações Unidas se converteu ao ramo do entretenimento – e faz grande sucesso com seus variados cenários do apocalipse.

É claro que a crise vai aumentar os casos de doença mental. Seria oportuno revelar também que, se Bin Laden jogar aviões contra o Empire State, quem estiver lá dentro terá fortes dores de cabeça. Eis um relatório que poderia render um bom congresso em Genebra, patrocinado pelos produtores de aspirina.

Se a crise durar pouco e isso atrapalhar o desenvolvimento das doenças mentais, não tem problema. A OMS projetará o aumento dos casos de suicídio sem causa.

O mundo aguarda ansiosamente o relatório que ligará a queda das bolsas ao aquecimento global. Você ficará sabendo tudo sobre a relação entre as geleiras e as hipotecas. Não perca.


  • foto_fiuza.jpg
  • Guilherme Fiuza

    Jornalista, é autor de Meu nome não é Johnny, que deu origem ao filme. Escreveu também o livro 3.000 Dias no Bunker, reportagem sobre a equipe que combateu a inflação no Brasil. Em política, foi editor de O Globo e assinou em NoMínimo um dos dez blogs mais lidos nessa área. Este espaço é uma janela para os grandes temas da atualidade, com alguma informação e muita opinião.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fábio Assunção: lindo aos 50 anos

Fábio Assunção: lindo aos 50 anos

A publicitária paulista Karina Tavares é uma mulher de sorte. Casada com Fábio Assunção, o Heitor
de “Negócio da China”, ela já sabe como seu marido ficará quando chegar aos 50 anos. É dá só uma olhada na foto aí acima. Ele continua lin-do! O visual é de Alexandre, personagem do ator no filme “Do começo
ao fim”, de Aluísio Abranches, que estréia em 2009. No polêmico longa, ele é casado com Julieta (Julia
Lemmertz) e pai de dois meninos que se apaixonam quando crescem.
— Foi um convite irrecusável. O personagem é muito rico e estou adorando fazer — contou o ator, de 37
anos, no intervalo de uma filmagem no Bar Lagoa, na última quarta-feira.
De acordo com o maquiador do filme, Anderson Montes, para deixar Fábio Assunção mais velho, foi preciso
lançar mão de alguns truques.
— Não pude mexer muito no visual por causa da novela, então uso um bastão que deixa os cabelos dele nesse tom grisalho. É uma tintura especial que sai com a lavagem. Também acentuo as marcas de expressão do rosto e coloco manchas de idade na pele — explicou.
Conciliar a agenda de filmagens com as gravações da trama das seis não é tarefa das mais fáceis. Tanto
que o ator saiu correndo da Lagoa direto para Jacarepaguá, onde fica o Projac:
— É uma loucura. Normalmente a gente filma aos sábados, mas dessa vez calhou de ser no meio da
semana. Estou na maior correria, mas vale a pena.
A novela, aliás, é motivo de orgulho para Fábio, que diz estar adorando contracenar com Grazi Massafera, a
Lívia da trama.
— Ela é muito positiva,está com vontade de fazer bem e acho mesmo que ela está bem — disse ele, ex-
plicando a história de a atriz ter precisado regravar algumas cenas: — Nós refizemos duas. Isso é normal
no início porque é preciso achar o tom certo dos personagens.
Fábio lembra que ele também foi alvo de críticas quando começou na TV, há 18 anos:
— Fui criticado, mas na minha época existiam três revistas de celebridades. Agora tem um monte! De qualquer maneira, o que interessa é a opinião do público

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters