[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

OS MAIAS, LINKS

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Metrô e trem liberam uso de bicicleta durante a semana

A partir de hoje, ciclistas poderão viajar nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e no metrô de São Paulo de segunda a sexta-feira, das 20h30 até o fechamento das estações. Até então, o acesso das bicicletas estava restrito aos finais de semana.

Serão permitidas apenas quatro bicicletas por trem, e elas somente poderão ser embarcadas no último vagão.

A partir deste sábado os horários permitidos para ciclistas nos finais de semana também serão ampliados, indo das 14h do sábado até o fechamento das estações (1h da manhã de domingo) e durante todo o domingo enquanto os trens funcionarem -das 4h40 à meia-noite.

Para Sérgio Augusto Affonso, do CAB (Clube dos Amigos da Bike), a medida é positiva. "É uma iniciativa válida, que ajuda a inserir a bicicleta na sociedade. O Metrô vai poder avaliar a demanda e até ampliar o horário para o dia todo", afirma.

Ele se diz favorável à ampliação da medida, com exceções para os horários de pico de manhã e no final da tarde, quando o fluxo de pessoas nas estações é maior do que no resto do dia.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Metrô afirmou, entretanto, que não há previsão de expansão do horário, pois o "carregamento de passageiros durante o dia já é bastante expressivo".

O CAB, que organiza bicicletadas noturnas todas as quartas, irá testar hoje os novos horários. De acordo com Affonso, um grupo de ciclistas sairá às 21h do parque das Bicicletas, próximo ao parque Ibirapuera (zona sul da cidade), em direção à estação Ana Rosa do metrô, também na zona sul.

Até o final de setembro, o Metrô prevê disponibilizar sete novos bicicletários em diversas estações --com 350 vagas ao todo-- e oito locais onde as bicicletas poderão ser acorrentadas (chamados de paraciclos). Serão oferecidas 20 vagas nos paraciclos em cada estação.

O Metrô também promete, até o final do mês, a implantação do serviço de empréstimo de bicicletas.

Horários

De 2ª A 6ª
Após as 20h30

Aos sábados
Das 14h à 1h (do domingo)

Aos domingos
Das 4h40 até a meia-noite

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policiais civis de SP mantêm greve nesta quarta-feira

A greve de categorias ligadas à Polícia Civil e deflagrada na terça-feira (16) deve continuar nesta quarta, segundo a coordenação do movimento. A paralisação deve durar até que o governo apresente uma nova proposta.

A ação de hoje consiste em utilizar um carro de som para visitar as delegacias de polícia que não aderiram ao movimento ontem. A finalidade é tentar convencer os agentes a também cruzarem os braços.

No primeiro dia de greve, centenas de pessoas que procuraram a polícia para registrar casos como de furto, roubo e perda de documentos foram orientadas a voltar para casa.

Nas cadeias públicas, principalmente do interior do Estado, advogados não puderam visitar os presos --que também não foram levados a audiências no fórum. Só foram cumpridos mandados de soltura.

A Folha esteve ontem em 45 dos 93 distritos policiais da capital e verificou que em 26 o atendimento estava restrito a casos de maior gravidade. Segundo o sindicato, desses 93, 62 apoiaram o movimento. No interior, diz a entidade, a adesão foi ainda maior: atingiu 49 das 52 delegacias seccionais.

A gestão José Serra (PSDB) não quis fazer um balanço da greve. Por meio de nota oficial, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que a greve é "despropositada" e que os policiais optaram pelo "risco e pela intransigência".

Os policiais estão em estado de greve desde o dia 13 de agosto, quando fizeram paralisação de apenas sete horas. Eles reivindicam aumento salarial de 15% neste ano e reajustes de 12% nos dois anos seguintes. A pauta de reivindicações inclui outros itens como a eleição direta para delegado-geral. Por sua vez, o governo ofereceu um investimento de R$ 500 milhões na folha de pagamento em 2009.

Balanço da Adpesp (associação dos delegados de polícia do Estado), aponta que, das 8h às 13h de ontem, foram registrados na capital 230 boletins de ocorrência (que dão o início à investigação policial). Na terça passada, sem greve, foram 497 no mesmo período.

Policiais de delegacias de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos e Franca afirmaram que cerca de 300 pessoas deixaram de ser atendidas ontem. "Toda a greve causa um certo prejuízo à população. Mas estamos procurando fazer de tal forma que cause o menor prejuízo possível", diz o presidente da Adpesp, Sérgio Marcos Roque.

Cartilha

Para orientar como o agente deve se portar durante a paralisação, foi formulada uma cartilha com recomendações ao policial civil a respeito da greve.

A primeira parte é composta de perguntas e respostas, tais como se o agente pode ou não ser punido durante o ato e se a chefia pode impedir a adesão dos subordinados.

A segunda parte é composta por procedimentos que podem ou não ser realizados durante o ato. O que pode, por exemplo, é o registro de prisões em flagrante, capturas de procurados, homicídios e remoção de cadáveres em residências ou nas vias públicas. Trabalhos de investigação para elucidação dos crimes, por exemplo, deve ser suspenso durante a paralisação.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Metrô-SP muda pela 3ª vez novo projeto da Linha 5

São Paulo - A Companhia do Metropolitano (Metrô) de São Paulo alterou novamente o projeto de construção da futura Estação Adolfo Pinheiro, na extensão da Linha 5 - Lilás, na zona sul - foi a terceira modificação, desde abril, feita depois da pressão de moradores e comerciantes da região, por causa da grande extensão que seria desapropriada para a obra.

Com as alterações, a área que será desapropriada cai agora de 40 mil m² (o que equivalia a 141 imóveis) para cerca de 7 mil m². A posse que o Metrô terá dos 23 mil m² restantes será provisória e vai durar apenas o tempo necessário para a implementação do canteiro de obras. Se os proprietários desejarem, o Metrô irá restituir os imóveis do jeito que eram antes da desapropriação.

A proposta, que traz o projeto definitivo da estação, foi apresentada ontem, em uma audiência com representantes do Metrô, deputados estaduais e 200 pessoas, na sede da Associação Comercial de Santo Amaro. A estação continua prometida para o fim de 2010.

O Metrô também desistiu de derrubar um prédio de 1.200 m² onde funcionam os ambulatórios de especialidades da Santa Casa de Santo Amaro. Por lá circulam 30 mil pessoas por mês. Em julho, o Metrô já havia recuado em relação a uma galeria com 98 lojas, que fica na região e seria totalmente derrubada. A maioria (cerca de 70) será preservada. As demais serão derrubadas, mas também reconstruídas depois que a estação estiver pronta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Santa Cruz de la Sierra vive tensão à espera de marcha camponesa

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL Notícias
Em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)
"Não aceitem provocações" é o mantra dos políticos de Santa Cruz de La Sierra. A recomendação foi dada pelo governador do Departamento (Estado), Rubén Costas. E repetida por Branko Marinkovic, o presidente do Comitê Cívico local, entidade que concentra empresários em favor da autonomia da região.

Tudo porque os camponeses partidários de Evo Morales prometem abandonar nesta quarta-feira os bloqueios de estrada que estrangulam o abastecimento para marchar em direção à praça central da cidade que é a principal opositora ao regime esquerdista do ex-líder cocaleiro que chegou ao máximo cargo da Bolívia.

  • Rodrigo Bertolotto/UOL

    Carro do governo boliviano foi destruído durante protestos

  • Rodrigo Bertolotto/UOL

    Pichação em prédio depredado chama Lula de 'intrometido'

  • Rodrigo Bertolotto/UOL

    Policial faz guarda diante de prédio do Fisco em Santa Cruz de la Sierra


"Nosso movimento é pacífico. Tomara que não mexam com a gente, porque vamos reagir", afirmou Joel Guarach, líder rural que espera 5.000 agricultores no ato. Ao lado dele, um camponês fala, entre uma mascada e outra do bolo de coca que tem na boca, que quer ver a cara dos "malditos depois que ficaram sem batata e verdura".

"Eles podem vir que não temos medo deles", afirmou a autonomista Maria Luisa Limpias, que estava nesta terça em manifestação anti-Evo e em prol do governador preso de Pando, Leopoldo Fernández, acusado pela matança de 17 campesinos na fronteira com o Acre.

O ato mostrava o clima de tensão que vive a cidade, mesmo com o começo do diálogo entre as partes, que pareciam na semana passada à beira da guerra civil. "Eles querem impor sua cultura na nossa. Querem que nossas mulheres usem sete saias como as deles, que falemos quéchua. Não precisamos da cultura desses `collas´ sujos", se exaltou um jovem ao megafone falando da população do Altiplano, que é a maioria dos pobres do território. Depois se defendeu: "O governo diz que em Santa Cruz só há mafiosos, que quatro famílias mandam em tudo. Isso é mentira", gritou de trás de seus óculos espelhados.

Outros disparavam contra o principal aliado internacional de Morales, o presidente venezuelano, Hugo Chávez. "Evo é pobre índio que só obedece ao que o macaco do Chávez manda", disparou outra senhora aos microfones da imprensa local que cobriam o protesto na praça 24 de Septiembre. E sobrou até para Michelle Bachelet, a presidente chilena, que foi cicerone da cúpula sul-americana que discutiu a crise boliviana na última segunda: "Ela está enganando o Evo porque o Chile precisa de nosso gás."

Já Lula foi poupado nos comentários, mas não nas pichações - várias no centro da cidade o chamam de "metiche" (intrometido). "Pelo menos, ele teve a sensibilidade de ver a importância da oposição nessa crise e exigiu o diálogo nas conversas em Santiago", analisou Carol Durán, que gritava ordens de "fora comunistas" ao lado de mais 40 senhoras na frente da Catedral.

No subúrbio, as pichações são a favor de Morales. Mas, no centro de Santa Cruz, são todas ferozmente contrárias - principalmente as próximas dos edifícios públicos saqueados e depredados. Assassino, vendido, gay, filho de lhama, punheteiro, traficante. Toda tentativa de ofensa é válida para os ânimos acirrados.

Os destroços do vandalismo contra as repartições ligadas ao poder de La Paz não foram removidos. No prédio do Fisco, as calçadas estão cheias de cacos de vidro e uma faixa de "proibido passar" separa os transeuntes dos policiais municipais que vigiam o local. "De qual veículo você é? Você é brasileiro mesmo? Mostre sua credencial", foi a reação do chefe dos guardas com minha aproximação.

Mais amistosa foi a recepção na sede do INRA, instituto que tenta promover a reforma agrária no país, mas que teve sua documentação toda incendiada na última semana. "Minha amiga está solteira. O marido dela emigrou para a Espanha. Quer conhecê-la?", brincou a policial de plantão, atrás do portão retorcido que deu passagem para os opositores invadirem o prédio. Na rua, um carro oficial está estacionado tão destruído pela turba autonomista que parece o veículo veio rolando pelas ribanceiras dos Andes.

Já a sede da Entel, empresa telefônica estatizada por Morales, as cortinas e as persianas ventam para o lado de fora do prédio depois que a fachada envidraçada foi toda cravejada a pedradas. Os trabalhos de reparação já começaram, mas os equipamentos roubados não voltam mais para a firma que simboliza tanto a administração atual.

A vinda dos camponeses é vista como uma versão sul-americana das invasões bárbaras. "Temos que sair à cavalo com chicotes, dando neles", se inflama a advogada Mabel López. O último confronto com os camponeses foi no sábado e acabou com 20 jovens autonomistas feridos a golpes de bastão, rojão e pedras - um deles está em estado de coma. O grupo foi tentar desbloquear a rodovia que liga a cidade a Cochabamba.

Outro resultado da ação foi a queda do comando da ação: o presidente da União Juvenil Cruzenha, grupo radical de jovens de classe média que promoveu os atos mais violentos para defender o ponto de vista de Santa Cruz, foi destituído pelo erro estratégico.

Agora, o lema dos autonomistas é "serenidade". "Não podemos deixar que triunfem os demônios da guerra, que querem acender o pavio do confronto", discursou o governador Costas na televisão.

Na praça central, o protesto com placas chamando Morales de "filho da puta racista" e berros de megafone classificando Chávez de "venezuelano cagão" acabou uma hora depois que começou. Carol Duran, uma das mais animadas gritando "Evo genocida", enrolou sua bandeira e foi tomar sorvete para molhar a garganta. Depois do "helado de dulce de leche", ela aproveitou o final de tarde ensolarado para relaxar fazendo compras no centro. Será tão aprazível o cenário nesta quarta e nos próximos dias?

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

La crisis acentúa el mensaje de cambio


Obama y McCain modifican sus agendas para dar solución al caos de Wall Street

ANTONIO CAÑO - Washington - 17/09/2008


Las huestes de Sarah Palin han tenido que enfundar el lápiz de labios porque la terquedad de la crisis económica, reflejada en el cataclismo de Wall Street, se ha llevado por delante todas las frivolidades de la campaña, ha arrasado con las polémicas personales que la irrupción de Palin provocaron y quién sabe si también con el furor por la hockey mom. La campaña se ha puesto seria, las propuestas económicas son ahora lo más importante y el mensaje del cambio parece más atractivo que nunca.


Barack Obama

BARACK OBAMA

A FONDO

Nacimiento:
04-08-1961
Lugar:
(Honolulu)
John Mccain

John Mccain

A FONDO

Nacimiento:
29-08-1936
Lugar:
(Coco Solo)
Estados Unidos

Estados Unidos

A FONDO

Capital:
Washington.
Gobierno:
República Federal.
Población:
290.000.000 (2004)
Obama frente a McCain


A FONDO

Obama frente a McCain

"Echo la culpa a la filosofía que él [McCain] suscribe", afirma Obama

El republicano achaca el terremoto a "los viejos círculos" de Washington

Merrill Lynch ha donado al equipo de McCain 300.000 dólares

Wall Street ha contribuido a la campaña demócrata con 10 millones

Es precipitado anticipar las consecuencias electorales del drama que viven los mercados y la banca. Pero de lo que no hay duda es de que se trata de un suceso capital que ha cambiado de nuevo la dinámica de la campaña y al que ambos candidatos, John McCain y Barack Obama, trataban ayer de responder aceleradamente en lo que saben que es un desafío del que depende su futuro.

Ambos candidatos se presentan ahora al público con un proyecto de cambio: uno, de cambio del partido y de la política económica que gobiernan hoy; y otro, de cambio de orientación respecto a lo hecho por sus correligionarios durante los últimos ocho años. Aquel que consiga convencer a los electores de la solvencia y autenticidad de su cambio será el próximo presidente.

Obviamente, los dos han reajustado sus agendas para dedicarse a hablar extensa y exclusivamente sobre la situación económica. La estrategia de Obama es, claramente, la de señalar a la actual Administración y a McCain como causantes, directos o indirectos, de las turbulencias que se viven.

"Yo no le echo la culpa a McCain de estos problemas", afirmó ayer el candidato demócrata, "pero le echo la culpa a la filosofía económica que él suscribe, la filosofía económica que ha dominado en los últimos ocho años, la misma que da más y más a los que más tienen".

McCain, por su parte, ha abandonado todos los otros recursos sobre la personalidad de su rival y se ha concentrado en acentuar su preocupación por los hechos que acontecen en el ámbito económico y sus diferencias con la Administración de George Bush.

Al tiempo que proponía ayer la creación de una comisión oficial de alto nivel para seguir de cerca el desarrollo de la crisis financiera, el candidato republicano imputaba a "los viejos círculos y la corrupción de Washington" la responsabilidad del actual terremoto. "Yo ya había advertido hace dos años que la situación se estaba deteriorando y haciendo inaceptable. Ahora yo sé cómo arreglarla y cómo conseguir que las cosas vuelvan a funcionar", declaró McCain.

Entre los segundos espadas, Palin ha perdido súbitamente el estrellato en los medios de comunicación, entre los que ayer empezó a colarse tímidamente el candidato demócrata a la vicepresidencia, Joe Biden: "Miren lo que está pasando, miren quién nos ha metido en este hoyo, qué políticas".

Es un juego muy delicado en el que aquel que sea pillado en un renuncio puede ser castigado en las encuestas. McCain empezó con un resbalón al afirmar el lunes, en medio del desplome del Dow Jones, que "los fundamentos de la economía son sólidos". Después de duros ataques de parte de Obama, que utilizó esa frase como prueba de que su rival está ajeno a los sufrimientos cotidianos del ciudadano medio, McCain rectificó. Ayer dijo que "los fundamentos de la economía están amenazados y en riesgo porque algunos en Wall Street han tratado Wall Street como un casino".

Pero el juego es delicado también porque el ahora odiado Wall Street ha sido hasta ayer fuente de asesoramiento y de fondos de ambas campañas. El principal contribuyente corporativo a la campaña de McCain, con 300.000 dólares, ha sido hasta ahora Merrill Lynch, precisamente la firma que el pasado domingo negro fue comprada por Bank of America. El consejero delegado de Merrill Lynch, John Thain, ha organizado personalmente campañas de recaudación en las que ha reunido alrededor de medio millón de dólares para McCain. Y el principal asesor económico hasta hace pocas semanas del candidato republicano era el ex senador Phil Gramm, que fue el campeón en el Capitolio de los sucesivos esfuerzos desreguladores de Wall Street.

El campo de Obama tampoco está libre de esa influencia. Wall Street en su conjunto ha donado a la campaña demócrata cerca de 10 millones de dólares, tres millones más que a la republicana. Todavía se recuerda que el primer elegido por Obama para presidir el equipo selector del vicepresidente fue James Johnson, antiguo consejero delegado de Fannie Mae, una de las firmas de créditos quebradas.

Entre sus principales colaboradores está el secretario del Tesoro, Robert Rubin, ahora asesor de Citigroup y una de las vacas sagradas en el mundo de la banca. Precisamente el lunes, Obama se reunió con Rubin, con el que fue su sucesor en el Tesoro, Lawrence Summers, y con un ex presidente de la Reserva Federal, Paul Volcker, en busca de consejo para afrontar esta crisis.

Falta le hace. Aunque las encuestas lo consideran aún -después del efecto Palin- mejor preparado que su rival para el manejo de la economía, lo cierto es que ninguno de los dos presenta un buen expediente en la materia. McCain reconoció en público durante las primarias que no sabía nada de economía. Lo demuestra su escasa vinculación con esos temas durante su larga estancia en el Senado. Pero más pobre aún es el currículo de Obama, que ni siquiera ha tomado parte en los principales debates al respecto en esta legislatura.

La apuesta económica reguladora de Obama tiene ahora, sin embargo, mejor cartel que el modelo ultrapermisivo que McCain (y sobre todo Palin) representa.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Linchado un supuesto violador en Guatemala


EFE - Guatemala - 17/09/2008


Vecinos de una población indígena del oeste de Guatemala lincharon ayer a un supuesto violador, hirieron a un oficial de la Policía Nacional Civil (PNC) y destruyeron una oficina policial, informaron fuentes oficiales. Un portavoz de la PNC dijo a periodistas que los vecinos de San Pedro Yepocapa, a unos 100 kilómetros al oeste de la capital de Guatemala, iniciaron los disturbios después de que un grupo de delincuentes asaltaraa a los pasajeros de un autobús de transporte colectivo y violaran a tres mujeres.

    Guatemala

    Guatemala

    A FONDO

    Capital:
    Ciudad de Guatemala.
    Gobierno:
    República.
    Población:
    14.280.596 (2004)

Un grupo de vecinos capturó a un hombre a quien obligaron a confesar su participación en el asalto y violación, y a informar sobre la identidad de sus cómplices. Según informes de la radio Emisoras Unidas, antes de morir el supuesto delincuente dijo a los vecinos que los agentes de la PNC del lugar son quienes les proporcionan las armas para cometer sus fechorías

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Internet en el bolsillo y paga sólo por el dispositivo


PocketSufer2 cuesta 239 euros y ofrece 30 horas gratuitas al mes de acceso a Internet durante un año

LUZ FERNÁNDEZ - Madrid -


En la era de los móviles que hacen de todo y que cada vez se parecen más a un ordenador, Datawind trae a España PocketSufer2, un nuevo concepto de simplicidad y bajo coste que acerca el acceso móvil a Internet a todos los usuarios.


Este dispositivo cuesta 239 euros y ofrece sin tener que firmar ningún contrato, ni darse de alta en ningún operador de telecomunicaciones, 30 horas mensuales de conexión a Internet totalmente gratuitas durante un año. Al año siguiente, si se desea renovar el servicio, se deberá pagar una cuota de 69,90 euros anuales. Y en caso de superar las 30 horas de conexión, el usuario tiene la opción de pagar una cuota mensual 19,90 euros para tener un acceso ilimitado en los siguientes 30 días. En caso de no abonar esta cuota extra, el dispositivo se desconectará hasta el mes siguiente.

Con este sorprendente modelo de negocio, Datawind pretende superar una de las principales barreras de entrada que frena a los usuarios a la hora de acceder a Internet desde su móvil. "Sólo el 10,8 % de los usuarios de móvil lo usa para acceder a Internet. El principal problema es el precio. Los usuarios consideran que conectarse a la web desde el móvil es demasiado caro", explica Suneet Tuli, presidente de Datawind, quien subraya que PocketSurfer2 ofrece un sistema claro que no supone ningún tipo de gasto inesperado a final de cada mes.

Pero PocketSurfer2 está lejos de ser un móvil, antes se podría comparar a los miniportátiles de bajo coste al estilo del Asus Eee, debido a sus atractivas dimensiones 152x75x15 mm. y 174 gramos de peso. Este dispositivo está pensado exclusivamente para tener acceso a Internet. No reproduce sonidos, no permite almacenar imágenes, ni documentos, aunque sí abrirlos, sea cual sea su formato. No usa conexiones Wifi, ni tampoco las redes de telefónicas de tercera generación.

Le basta con contar con cobertura GPRS para ofrecer acceso al correo electrónico y a Internet. Y pese a ello asegura que tiene una velocidad de acceso muy superior a la de cualquier móvil avanzado. En concreto, Datawind asegura que su PocketSurfer2 carga cualquier página web en un plazo de 5 a 7 segundos.

Su secreto está en sistema de compresión de páginas web, que permite reducir hasta 30 veces su tamaño original y optimizar el ancho de banda en el envío de los datos por GPRS.

"Esto permite que nuestros usuarios tengan la misma velocidad de carga en el campo o en mitad de la Castellana, y elimina la necesidad de estar buscando cobertura 3G o una red wifi gratuita que nos permita conectarnos", añade Carlos Laita, presidente de RedTech, quien distribuye PocketSurfer en España.

El sistema de Datawind es muy innovador en el sentido que toda la capacidad de proceso se realiza en su centro de datos, y el dispositivo se simplifica al máximo pues se limita a recibir la información, siguiendo el modelo del llamado cloud computing. Tanto es así, que desde los servidores de Datawind se revisan los contenidos, y ofrecen un sistema de antivirus para que no se infecte ninguno de sus terminales. En muchos sentidos, Datawind ofrece el mismo servicio que realiza Blackberry con el correo electrónico, pero centrándose en el acceso a Internet.

Operador virtual

Por otro lado, Datawind logra estas tarifas gracias a que actúa como un operador virtual. En España, su socio es Orange quien le provee las tarjetas SIM, que vienen integradas en los PocketSufer2, además del tráfico de datos.

La otra gran obsesión de Datawind es ofrecer la misma experiencia de Internet que se obtiene en el ordenador, de ahí que se haya incorporado una pantalla de 640X240 VGA anti reflectante y a color. Además incluye un teclado completo e incorpora un sistema GPS para la localización en sistemas de mapas como Google Maps.

Pese a todo, el PocketSurfer2 tiene sus limitaciones en cuanto a la promesa de ver Internet tal cual es en un ordenador puesto que no permite la reproducción de vídeos y la pantalla tiene que realizar ciertos ajustes para llegar a ver al completo las web realizadas en 1080.

El PocketSufer 2 llegará a España el 1 de octubre a través de Mediamarkt, y espera conquistar a todos los públicos que quieran tener acceso móvil a Internet. Datawind asegura que en Inglaterra, donde llevan un año comercializando este dispositivo, su base de suscriptores llegará al millón estas navidade

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El chileno Alfredo Castro, mejor actor en el festival latino de Tokio


Ha sido premiado por su brillante actuación en 'Tony Manero'

EFE - Tokio - 17/09/2008


El actor chileno Alfredo Castro fue galardonado ayer en el Festival de Cine Latino de Tokio con el premio al mejor actor por su brillante y dura interpretación en Tony Manero, película dirigida por Pablo Larraín. Castro, un veterano actor de teatro, explicó que siempre ha interpretado papeles "duros" sobre "temas bastante ocultos por el poder", pero explicó que, en su segunda película, fue "triste" interpretar al personaje y ser perseguido por la cámara durante casi veinticuatro horas. En Tony Manero, Alfredo Castro da vida a un hombre cuya meta en la vida es "tan mezquina como construir un metro de suelo para poder bailar" emulando a su ídolo John Travolta en Fiebre de sábado noche. Y ello en una época, la dictadura de Augusto Pinochet, en la que la pasión era castigada.

    Chile

    Chile

    A FONDO

    Capital:
    Santiago de Chile.
    Gobierno:
    República.
    Población:
    15.827.180 (2004)

El actor aseguró que está "encantado" con su visita a Japón y poder salir de Chile, país que definió como "una isla, un hoyo, rodeado de montañas, angosto, opresivo"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Descubierta una nueva hormiga en el Amazonas


Científicos estadounidenses creen que el insecto sea descendiente de las primeras hormigas que poblaron la Tierra

EFE - Washington - 17/09/2008


Científicos estadounidenses anunciaron ayer el descubrimiento en el Amazonas de un nuevo tipo de hormiga ciega, informó ayer la revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Según Christian Rabeling, biólogo de la Universidad de Texas, es probable que el insecto sea descendiente de las primeras hormigas que poblaron la Tierra.


El artrópodo, de unos tres milímetros de largo, fue bautizado con el nombre de Martialis heureka (hormiga de Marte) debido a que está adaptado para vivir bajo tierra y tiene grandes mandíbulas para capturar su presa.

Según Rabeling, el descubrimiento ayudará a los biólogos a comprender la biodiversidad y evolución de las hormigas, que son insectos abundantes y ecológicamente importantes. "Este descubrimiento sugiere que existe un enorme caudal de especies, tal vez de gran importancia evolutiva, todavía ocultas en las selvas", señaló Rabeling en su informe. Agregó que recogió la nueva especie de hormigas cuando analizaba restos de hojas en la Empresa Brasileña de Investigación Agropecuaria de Manaus.



Descubren a la "hormiga de Marte"

BBC Ciencia

Una nueva especie de insecto, que se cree es el ancestro más antiguo de la hormiga, fue descubierta en la selva amazónica.

La hormiga de Marte (Imagen. C. Rabeling)
La nueva especie es ciega, subterránea y ataca a su presa con sus grandes mandíbulas.
Los científicos la han llamado "hormiga de Marte", Martialis heureka, por sus extrañas y singulares características.

Se trata de una especie de hormiga ciega, subterránea y depredadora de unos dos a tres milímetros de largo.

El hallazgo, publicado en Proceedings of the National Academy of Sciences, (Actas de la Academia Nacional de Ciencias de Estados Unidos) fue hecho por investigadores de la Universidad de Texas, en Austin, EE.UU.

Tal como señalan los autores, la nueva hormiga tiene una combinación de características que nunca antes habían sido registradas.

"Es una especie adaptada a habitar bajo la tierra, es pálida, y no tiene ojos pero sí grandes mandíbulas que creemos utiliza para capturar a su presa" afirma el biólogo Christian Rabeling, quien dirigió la investigación.

Según el investigador, el hallazgo "ayudará a los biólogos a entender mejor la biodiversidad y evolución de las hormigas, que son insectos abundantes y ecológicamente importantes".

Muchas más

Rabeling y sus colegas encontraron el único ejemplar conocido de la hormiga marciana en 2003, en un lecho de hojas en la Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, en Manaus, Brasil.

Después de llevar a cabo análisis morfológicos y genéticos, los científicos se dieron cuenta de que se trataba de una nueva especie, género y subfamilia de hormiga.

Avispa
Se cree que la hormiga de Marte es el eslabón perdido entre la avispa y la hormiga.
Y desde 1923, dicen los autores, ésta es la primera vez que ha sido descubierta una nueva subfamilia con especies vivientes de estos insectos.

"El hallazgo revela que existen muchas otras especies, posiblemente de gran importancia evolutiva, todavía escondidas bajo la tierra en las selvas tropicales", afirma Rabeling.

Las hormigas evolucionaron de las avispas hace más de 120 millones de años.

Subterránea

Los investigadores creen que probablemente estos insectos evolucionaron rápidamente y crearon diferentes linajes, algunas especializadas en habitar bajo la tierra, otras en lechos de hojas o árboles y otras generales.

"El hallazgo -dice Rabeling- apoya las teorías de que los depredadores ciegos subterráneos surgieron en el inicio de la evolución de las hormigas".

Pero esto, agrega, no quiere decir que el ancestro de todas las hormigas fue ciego y subterráneo, sino que estas adaptaciones surgieron en el inicio y han persistido con el paso de los años.

"Basados en los datos y el registro fósil -afirma el investigador- asumimos que el ancestro de esta hormiga era similar a una avispa".

"Quizás se parecía al Sphecomyrma, un fósil de la era cretácea, que ha sido reconocido como el eslabón perdido evolutivo entre avispas y hormigas".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

São Paulo, Buenos Aires y México se mueven al compás de la crisis


Los analistas creen que la región está ahora mejor preparada para afrontarla

EFE - São Paulo - 17/09/2008


Los mercados de América Latina vivieron ayer otra jornada de intensa volatilidad, un día después del lunes negro causado por la crisis financiera en Estados Unidos, que ha golpeado especialmente a los países emergentes. El pánico de la víspera volvió a notarse ayer en la apertura de las principales Bolsas de la región, pero en la recta final algunas cambiaron de rumbo y pasaron a la orilla de las ganancias.

    Brasil

    Brasil

    A FONDO

    Capital:
    Brasilia.
    Gobierno:
    República Federal.
    Población:
    191,908,598 (2008)
    Argentina

    Argentina

    A FONDO

    Capital:
    Buenos Aires.
    Gobierno:
    República.
    Población:
    39,144,753 (2004)

Las peores caídas del día fueron del IGBC de la Bolsa de Colombia (-3,78%), del IGBVL de Lima (-3,35%) y del IPSA de Santiago (-1,74%), mientras que el Ibovespa de São Paulo, que llegó a perder en la jornada el 4,45%, se benefició del repunte de Wall Street y subió el 1,68%.

El Merval de Buenos Aires, que también abrió con pérdidas, avanzó finalmente el 0,61%, en tanto que la Bolsa mexicana, que la víspera había caído el 3,79%, no operó ayer por festivo local. "No hay cómo saber si lo peor ya pasó. La sensación es de que estamos realmente en medio de un vendaval", dijo el director de la Asociación de Analistas y Profesionales de Inversión del Mercado de Capitales de Brasil (Apimec), Antonio Carlos Colangeo.

La turbulencia externa también agitó nuevamente los mercados de divisas, donde las monedas locales volvieron a ceder terreno frente al dólar, una tendencia que, para algunos expertos, puede continuar mientras no se vea una luz al final del túnel por el que transita el sistema financiero estadounidense. "El dólar debe seguir en alza ante las monedas latinoamericanas, porque en momentos de crisis esa divisa deja de responder a los fundamentos de la oferta y la demanda y pasa a ser una reserva de valor para los inversores", dijo el analista Nelson Carneiro, de la agencia de calificación de riesgo Austin Rating.

Los inversores prefieren los países emergentes

Según los analistas, en tiempos difíciles como el actual, por más que el sistema financiero de EE UU esté en crisis, los inversores prefieren vender títulos de empresas de países emergentes, como los latinoamericanos, y buscar refugio en el viejo y conocido billete verde, lo que también causa estragos en las Bolsas de la región. "Los inversores extranjeros están saliendo de los mercados emergentes y vendiendo acciones de commodities, principalmente minerales, apuntó Carneiro. La venta masiva de papeles de empresas dedicadas a la producción y exportación de materias primas, que en las últimos días ha mandado a la lona a los sectores minero y metalúrgico, es consecuencia, además, del temor de los agentes financieros a una frenada en seco de la economía mundial.

Para los especialistas, la economía real de los países latinoamericanos todavía no ha sido contaminada por la crisis financiera, como lo demuestra el crecimiento del 6% del producto interior bruto (PIB) de Brasil en el primer semestre, pero el horizonte aparece cada vez más nublado. Los inversores tienen dudas sobre la salud de la economía estadounidense, temen una recesión en Japón y una desaceleración en Europa, lo que reduce la demanda de materias primas, de las cuales América Latina es gran productor. "Hay una gran incertidumbre, porque el ritmo de actividad de los países desarrollados tiende a caer y hasta un emergente como China habla de un crecimiento menor. Esa expectativa penaliza a las empresas dedicadas a las materias primas", opinó Colangelo.

A juicio del analista, aunque los mercados latinoamericanos sufrieron en el pasado las consecuencias de otras crisis graves, la actual "parece peor, porque involucra a las grandes corporaciones financieras de EE UU, con reflejos en Europa y Japón". Sin embargo, los expertos anotan que los emergentes están ahora más preparados que en el pasado para enfrentar las turbulencias externas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Estados Unidos acusa a Bolivia y Venezuela de pasividad contra el narcotráfico


Washington mantendrá las ayudas al país andino pese al conflicto diplomático que le enfrenta con La Paz

REUTERS - Washington - 16/09/2008

Estados Unidos considera que Bolivia no ha hecho lo suficiente para luchar contra el tráfico y consumo de drogas. Así lo asegura un informe anual dado a conocer este martes por la Casa Blanca.


George w. Bush

GEORGE W. BUSH

A FONDO

Nacimiento:
06-07-1946
Lugar:
(New Haven)
Evo Morales Ayma

EVO MORALES AYMA

A FONDO

Nacimiento:
26-10-1959
Lugar:
(Orinoca)




Washington, con todo, mantendrá las ayudas al país andino, el tercer mayor productor de cocaína del mundo, pese a que sus relaciones se han tensado gravemente la última semana después de que las autoridades bolivianas decidieran expulsar a su embajador tras acusarle de alentar las protestas de la oposición de las regiones autonomistas contra el Ejecutivo de Morales.

En la lista negra de países que incumplen sus obligaciones respecto a la lucha contra las drogas, Washington también inclye a la Venezuela de Hugo Chávez, estrecho aliado de Morales en la región, y a Myanmar, antigua Birmania

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Reynaldo Gianecchini e Camila Morgado estão juntos no teatro


Eles fazem o espetáculo 'Doce Deleite`, sob direção de Marília Pêra


Camila Morgado conta como foi participar de 'Feira Erótica'


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

OAB-SP divulga gabarito da 1ª fase do Exame 136


Lista de convocados para 2ª fase sai no dia 23 de setembro.
É possível entrar com recurso de 24 a 26 de setembro.

Do G1, em São Paulo



A Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo (OAB-SP) divulgou nesta terça-feira (16) o gabarito da primeira fase do Exame de Ordem 136.

Gabarito Preliminar 1

Gabarito Preliminar 2

Gabarito Preliminar 3

O índice de abstenção da primeira fase foi de 3,6%. Ao todo, dos 16.579 inscritos, estiveram presentes 15.981. Faltaram 597candidatos. O índice foi menor que o do do exame 135, que teve 5,1% de abstenções.

O resultado dos convocados está previsto para o dia 23 de setembro. Os recursos podem ser interpostos pelos candidatos de 24 a 26 de setembro. A convocação dos habilitados e os locais de prova para a segunda fase serão divulgados no dia 9 de outubro.

A OAB-SP divulgou o caderno de provas da primeira fase do Exame de Ordem 136:

Veja aqui seu caderno de provas em site do acompanhamento do exame

Caderno de provas 1

Caderno de provas 2

Caderno de provas 3

A primeira fase é uma prova objetiva com cem questões de múltipla escolha. Cada teste tem quatro opções cada, sobre direito constitucional, direito civil, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho, direito administrativo, direito tributário, direito processual civil, direito processual penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

Os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões estarão habilitados a prestar a segunda fase do exame, que acontece no dia 19 de outubro. Essa fase – chamada prova prático-profissional – compreende, necessariamente, duas partes distintas: redação de peça profissional, privativa de Advogado; e cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grazi regrava 'Negócio da China'




A pedido de Miguel Falabella, Grazi Massafera está regravando todas as suas cenas em “Negócio da China”. Ele avaliou que “ela é capaz de chegar lá porque seu teste foi muito bom”, mas, no material feito depois, faltava a densidade necessária à personagem. Nos bastidores, a atriz está tensa. Mas é vista como “guerreira e talentosa”.

Nada de imitações
Os atores do núcleo português de “Negócio da China” também estão regravando todas as suas cenas. É que Miguel não gostou do sotaque carioca (!) que eles estavam fazendo.

Finalmente
O próprio Miguel passou pela mesma situação quando fez “Selva de pedra”, em 1986. O diretor, Walter Avancini, fez com que ele regravasse tudo “porque podia render mais”. E rendeu.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'A favorita': Flora vai morar no rancho






Enviado por Elizabete Antunes -

Em "A favorita", depois de sair como uma heroína do seqüestro de Lara (Mariana Ximenes), Flora (Patrícia Pillar) conseguirá o que tanto queria. Emocionada com a maneira que a mãe a defendeu, Lara convidará Flora para morar no rancho. No dia seguinte, a vilã chegará à mansão com uma pequena mala e continuará fingindo que é uma mulher de hábitos simples e honesta. Ela pedirá para depositar todos os meses uma pequena quantia para ajudar nas despesas na casa dos Fontini.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Abertas até o dia 19 de setembro inscrições para o concurso Novos Chefs, do Circuito RioShow de Gastronomia



O Globo Online

Circuito RioShow de Gastronomia, que acontece em outubro no MAM. Foto Divulgação

RIO - Oportunidade e tanto para quem tem talento na cozinha. Prosseguem até esta sexta-feira, dia 19 de setembro, as incrições para a quarta edição do concurso Novos Chefs, realizado dentro do Circuito RioShow de Gastronomia 2008, que começa 2 de outubro no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). Os interessados devem se inscrever pelo site www.oglobo.com.br/novoschefs .

Lá, o novo chef deve ler o regulamento, contar em poucas linhas sua experiência com o mundo da gastronomia e enviar uma receita original. Os autores das quatro melhores garantem lugar na disputa que acontecerá no Circuito RioShow, entre os dias 2, 3 e 4 de outubro, no MAM.

O vencedor ganhará um estágio de 15 dias no badalado restaurante Le Pré Catelan e apresentará, ao lado do chef Claude Troisgros, sua iguaria no programa "Menu confiança", do canal a cabo GNT. O segundo lugar ganhará estágio de 7 dias no restaurante Garcia & Rodrigues, no Leblon. O resultado será divulgado no site no dia 26 de setembro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pavarotti será homenageado em concerto beneficente



Reuters

MILÃO - O tenor italiano Luciano Pavarotti será homenageado num concerto beneficente de tributo em Petra, Jordânia, pouco mais de um ano após sua morte, disseram na terça-feira os organizadores do projeto.

A renda obtida com o concerto, marcado para 12 de outubro, será aplicada em projetos no Afeganistão da agência das Nações Unidas para refugiados, do Programa Mundial de Alimentos da ONU e para o sítio arqueológico de Petra, 180 quilômetros ao sul da capital Amã.

Pavarotti, que levou a ópera às massas com seu carisma e sua voz, morreu de câncer em 6 de setembro de 2007, aos 71 anos.

"Este evento nasceu do desejo de todos de recordar Luciano, as coisas dedicadas a ele ou as que ele cantou", disse sua viúva, Nicoletta Mantovani, em coletiva de imprensa.

Estão previstos para se apresentar no concerto José Carreras, Sting, Andrea Bocelli, Jovanotti, Laura Pausini, Angela Georghiu, Andrea Griminelli, Cynthia Lawrence e Roberto Alagna. A regência será de Eugene Kohn.

A platéia será restrita a 500 pessoas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Bebê que teria se mexido durante o próprio velório já nasceu morto, diz perícia


Publicada em 16/09/2008 às 20h01m

Zero Hora

PORTO ALEGRE - O laudo pericial sobre a morte do bebê que teria se mexido durante o próprio velório chegou às mãos da Polícia Civil de Canela, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. De acordo com o documento, o bebê Bryan Velho Padilha morreu asfixiado com o cordão umbilical dentro do útero da mãe. A conclusão dos peritos confirma a versão dos médicos que fizeram o parto de que a criança teria nascido sem vida. O fato ocorreu no Hospital de Canela, na serra gaúcha, no início do mês.

A família alega que depois de ter sido dado como morto pelos médicos, o bebê teria chorado e se mexido durante o velório. O recém-nascido foi levado de volta ao hospital, mas a morte foi confirmada.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Luís Rogério Lima, a família não inventou a história. O bebê teria mesmo se movimentado e emitido sons devido à grande quantidade de oxigênio que recebeu para ser reanimado.

- A família foi induzida pela situação, pelo emocional, pelo o que estava acontecendo ali - disse o delegado.

Já o advogado da família, Fernando Rezende, afirma que recebeu com surpresa o resultado do laudo:

- Se a criança nasceu morta, o que os familiares perceberam na ocasião do velório fica sem explicação. É duro de receber a notícia e ver que deu em nada.

Até o final da semana o delegado vai enviar um relatório sobre o assunto ao Ministério Público, que deve arquivar o caso.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nova Cracolândia da capital fica no Brooklin


Plantão | Publicada em 16/09/2008 às 19h10m

SPTV

SÃO PAULO - A região do Brooklin, na zona sul da capital, é o novo centro financeiro da cidade. Mas o bairro também está se transformando na nova Cracolândia de São Paulo, como era conhecida a região da Luz, no centro, por causa do consumo de drogas. Em meio a prédios de escritórios e hotéis de luxo, os usuários de drogas se encontram em um terreno baldio, no final da Rua John Baird, para consumir maconha e crack à luz do dia.

O tráfico é financiado por motoristas que dão esmolas ou pagam para estacionar nas ruas da região. Durante três horas nesta tarde, o SPTV flagrou como funciona o esquema. As imagens mostram que depois que uma motoristas entrega alguns trocados ao guardador de carros, ele segue para o terreno para consumir drogas.

No local, várias mulheres e crianças passam o dia. As imagens do SPTV mostram que até mesmo um deficiente físico freqüenta o terreno. Por três vezes, durante à tarde, ele consumiu drogas no local. Depois foi ajudado por pessoas que estavam por lá a entrar em uma barraca improvisada, dentro do próprio terreno, para dormir.

Os seguranças de um luxuoso hotel da região são os únicos a coibir o consumo de crack pelas calçadas. Muitas vezes, os freqüentadores do terreno ainda usam a nova ponte estaiada para o consumo de drogas. Nesta tarde, o guarda civil que responsável por vigiar a ponte dormia em serviço.

Avisada pela reportagem, a Polícia Militar mandou viaturas para o terreno que, no momento, fazem a averigação das pessoas que estão por lá. A corregedoria da Guarda Civil Metropolitana informou que vai identificar e punir guarda dormia em serviço

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Traficante Tota teria sido morto por ordem de Beira-Mar, por erro em seqüestro


Publicada em 16/09/2008 às 23h38m

Patrícia Sá Rêgo - O Globo Online e O Globo Novo caveirão quebra em sua primeira operação no Complexo do Alemão. Foi rebocado por um modelo antigo que ferveu durante o caminho até o 16º batalhão. . Foto Marcelo Carnaval / Agência O Glob

RIO - O traficante Antônio José Ferreira, o Tota, pode ter sido assassinado por integrantes da quadrilha que chefiava no Complexo do Alemão , por ordem do traficante Fernandinho Beira-Mar, como apontam setores de inteligência da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança. É o que informa reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo (acesso à íntegra somente para assinantes).

Tota, primeiro na lista de procurados pela polícia do Rio, seus dois irmãos e mais cinco aliados teriam sido mortos numa emboscada na Rua Joaquim de Queiroz, acesso à Favela da Grota, em Ramos.

A execução teria sido uma represália dos principais chefes da facção criminosa de Tota, como Beira-Mar e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP (que chegou a ser apontado como o mandante do suposto assassinato de Tota), que estão presos em penitenciárias federais em Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS). O motivo seria o seqüestro de três operários chineses e do vice-cônsul do Vietnã, Vu Thanh Nam, ocorrido na Estrada das Paineiras, em agosto . Segundo as investigações, a quadrilha de Tota errou ao praticar o crime, pois a ordem era seqüestrar turistas estrangeiros que pudessem ser usados como moeda de troca, para exigir o retorno dos chefes da facção para presídios do Rio. Além disso, o bando teria perdido em operações policiais grande quantidade de drogas e armas.

A polícia investiga a suposta morte de Tota. Foto: Pablo Jacob

Os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar citam ainda como causa da morte de Tota a execução de uma mulher que era querida entre os chefes de sua facção criminosa, mas que Tota acreditaria ser uma traidora. Tota também teria, de acordo com a polícia, dado uma surra num traficante conhecido como Mike, da Vila Cruzeiro, e não estava aceitando passar o comando do tráfico no Complexo do Alemão para Luciano Pezão (acusado de ter assassinado Tota). Tal comportamento, ainda de acordo com investigações da polícia, estavam desagradando à facção criminosa, que mandou executá-lo.

Na estréia, novo caveirão enguiça

Na tarde desta terça, 80 homens do Batalhão de Operação Especiais (Bope) ocuparam parte do Alemão, mas até o início da noite nenhum corpo havia sido encontrado. Na operação, um dos novos caveirões da polícia enguiçou no alto da Favela Nova Brasília. A Secretaria de Segurança informou que o veículo tinha sido atingido por uma granada. O veículo foi rebocado, com cabos de aço, por outro blindado, mas o caveirão antigo que rebocava o novo também enguiçou. Foi preciso que os PMs pegassem água num bar em frente para pôr no radiador.

Ministério Público denuncia quadrilha do traficante Tota, que estaria morto

A 6ª Promotoria de Investigação Penal do Ministério Público do Rio de Janeiro ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva, nesta terça-feira, contra o traficante Antônio de Souza Ferreira, o Tota e mais sete acusados pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de drogas no Morro da Fé, Morro do Sereno, Vila Cruzeiro e Morro da Caixa D'Água, na Zona Norte. Da manhã desta terça-feira até a tarde, o serviço registrou 12 denúncias informando a possibilidade de Tota ter sido morto por criminosos da mesma facção.

Foto: Pablo Jacob

O Ministério Público também denunciou Jansen Paraíba; Fabiano Anastácio da Silva, o FB; Paulo Rogério de Souza Paz, o Mica; François Soares Suassuna; Marcelo Santana Viana, o Marcelino; Ricardo Severo, o Faustão; e Adriano Lima da Silva, o Diabão. Segundo a denúncia, os acusados controlavam o tráfico e a venda de drogas nos morros, cumprindo determinação dos chefes da facção.

A polícia monitorou as transações da quadrilha utilizando, inclusive, interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial. As investigações indicaram que Tota seria o chefe da quadrilha.

Foto: Luciola Vilella

Em maio de 2007, o Disque-Denúncia aumentou a recompensa do traficante Tota de R$ 2 mil para R$ 10 mil para quem desse informações que levassem à prisão do criminoso. Nesse período foram registradas 422 denúncias sobre o traficante e outros integrantes da mesma quadrilha.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Perícia analisará ossada encontrada em Curicica para saber se é de Patrícia Amieiro, engenheira desaparecida


Publicada em 16/09/2008 às 17h27m

Ronaldo Braga - O Globo e O Globo Online Patrícia Amieiro Branco de Franco, 24 anos / Foto: Reprodução

RIO - Depois de uma denúncia anônima, investigadores da Divisão Anti-Sequestro e da Delegacia de Homicídios estiveram, na tarde desta terça-feira, na Rua Comandante Guaranisme, em Curicica, em Jacarepaguá, onde foi encontrada uma ossada de mulher, que poderia ser da engenheira Patrícia Amieiro Franco, de 24 anos, desaparecida desde 14 de junho passado . O carro de Patrícia, um Palio, caiu, durante a madrugada, no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca.

- As roupas do cadáver da mulher não são as mesmas que a engenheira trajava no dia do desaparecimento. Mesmo assim, vamos fazer os testes necessários - disse o delegado Marcos Reimão, da Divisão Anti-Seqüestro (DAS).

Foram recolhidos fios de cabelo encontrados, para serem analisados, através de testes de DNA, com os da engenheira desaparecida. Até agora estão esgotadas todas as pistas que pudessem esclarecer o desaparecimento de Patrícia. O delegado Marcos Reimão, da Divisão Anti-Seqüestro (DAS), que investiga o caso, explicou que o único caminho que sobrou para acabar com o mistério é localizar testemunhas, que teriam visto o Palio da engenheira cair.

Patrícia voltava para casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da Cidade, na madrugada de 14 de junho, quando o carro em que estava desceu uma ribanceira após o Túnel do Joá e caiu no Canal da Barra. Desde então, a engenheira está desaparecida. O inquérito do caso já tem mais de 400 páginas.

A perícia feita no veículo de Patrícia encontrou três tiros no interior do carro e recolheu outros três fragmentos de bala do motor .

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Câmera da Elgin segue os passos do usuário



A Elgin apresenta ao mercado a webcam CV 2303, que entre seus recursos, acompanha o movimento do usuário. Uma espécie de face tracking mais inteligente.

A camerinha tem resolução de 0,3 MP podendo chegar a 2 MP por interpolação. Ela vem com duas lentes, microfone embutido, visão noturna (manja aquela do Big Brother?), botão snapshot para fotos instantâneas e zoom digital.

Ela possui interface USB 2.0, captura imagem a 30 fps (frames por segundo), possui foco manual e sensor colorido progressivo CMOS. Ela é compatível com a plataforma Windows, tem medidas 5,4 por 7,8 por 5,4 centímetros e pesa 98 gramas.

O preço sugerido à CV2303 é de 51 reais.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pilhas recarregáveis dão vida a equipamentos eletrônicos

Eletrônicos portáteis de alta performance estão aposentando uma velha conhecida dos brasileiros: as pilhas. Essas baterias, de zinco-carvão ou alcalinas, têm a vida útil encurtada devido à grande demanda de energia que os equipamentos atuais —como máquinas digitais— requerem, graças a suas múltiplas funcionalidades.

Saem as pilhas "não retornáveis", entram as recarregáveis. Normalmente feitas de NiMH (níquel-metal-hidreto), essas "baterias" têm vida útil média de mil recargas e são normalmente encontradas nos formatos AA (pequena) e AAA (palito).

A duração de uma pilha recarregável varia de acordo com o quanto o equipamento —máquinas fotográficas e MP3 players— consome de energia. A capacidade da pilha é medida em mAh. O consumo, em mA. Para saber quanto será a autonomia da bateria, basta dividir a capacidade pelo consumo. Se um equipamento consome, por exemplo, 200 mA e a pilha tem capacidade de 2000 mAh, então o tempo de vida, sem a necessidade de nova recarga será de 10 horas.

Para não ter que fazer contas, a solução mais simples é optar por pilhas com o máximo de mAh possível. No mercado, um conjunto de quatro pilhas AAA (palito) com 1.000 mAh é encontrado por R$ 23,00. No caso de quatro unidades AA (pequena), o custo pode variar entre R$ 21,00 (com 2.100 mAh) até R$ 40,00 (com 2.800 mAh).

No guia ao lado, você confere as características dos carregadores de pilhas, como funciona a recarga e os principais cuidados que se deve ter para evitar pilhas falsificadas. Além, de uma tabela com as principais opções de pilhas recarregáveis do mercado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Carregadores têm função importante na vida das pilhas recarregáveis


SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Uma pilha recarregável não é tão útil sem um carregar à disposição. São esses pequenos equipamentos que, conectados a uma tomada de energia elétrica, recarrregam as baterias.

Embora não haja muito segredo na escolha do carregador, existem algumas dicas básicas que visam aperfeiçoar o casamento pilhas/carrregador. Para minimizar a chance de conflito, o usuário pode adquirir o conjunto pilhas-carregador de uma só vez.

Outra dica é comprar o carrregador da mesma marca das pilhas recarregáveis —isso se ambos os elementos forem adquiridos em momentos diferentes. Alguns eletrônicos saem de fábrica com pilhas e carregadores apropriados. Nesse caso, novas baterias e carregadores só serão comprados em caso de problemas no funcionamento ou vida útil expirada das pilhas.

Outro cuidado para optar pelo carregador é adquirir um que seja compatível com a capacidade da pilha. O equipamento deve fornecer a quantidade certa de energia para as pilhas —se enviar mais ou menos do o necessário, a vida útil da pilha fica comprometida. Mais carga do que a pilha suporta, a danifica; menos carga, a subutiliza. É essencial observar as letrinhas "mAh" tanto nas pilhas como na embalagem do carregador antes de adquiri-los.

Por fim, é indicado adquirir —se é que não veio com o equipamento eletrônico— um carrregador bivolt que trabalhe com pilhas do tipo NiMN e NiCD. Este último formato, em desuso, é relativo a pilhas de níquel-cadmio, que oferecem menor rendimento do que as de níquel-metal-hidreto. Mas, mesmo assim, nunca se sabe quando aparecerá uma emergência e uma pilha NiCD necessitará ser carregada.

Outro pormenor dos carregadores: há alguns equipamentos que, assim que a pilha está plenamente carregada, diminuem a corrente elétrica, de modo a não exigir muito mais delas. Esse tipo de carregador, no mínimo, prolonga a vida útil das pilhas.

Os preços desses equipamentos variam entre R$ 15 (para pilhas AA ou AAA, que comporta somente duas pilhas por vez) até R$ 120 (de 2.700 mHa, com sistema refresh function, que promete limpar o efeito memória das pilhas deixando-as como novas).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Carregamento transforma eletricidade em fotos e em música


SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
O processo todo é simples. As pilhas são encaixadas no carrregador, que é plugado à tomada. Horas depois, com a luz verde do carregador acesa, basta tirar a bateria, encaixá-la na câmera fotográfica ou no MP3 Player e sair por aí, tirando fotos ou ouvindo música.

PILHAS RECARREGÁVEIS
Divulgação
Pilhas recarregáveis dão vida a eletrônicos



Entretanto, o processo de carregamento é um pouco mais rebuscado. A energia elétrica não é transferida da tomada para a pilha simplesmente. De forma simplificada, o que ocorre é que pelos dois pólos das pilhas recarregáveis trafegam a energia elétrica, formando uma corrente. Por meio de reações químicas, a energia dentro da pilha é absorvida e armazenada.

Quanto maior a corrente, mais rapidamente a pilha é "enchida". Os carregadores são os responsáveis pela velocidade em que a operação é realizada. Mas há um problema: quanto mais rápida a pilha é carregada, mais calor é gerado. Pilhas recarregáveis não se dão bem com calor, o que, em último caso, pode até mesmo fazê-las explodir
Portanto, é importante optar por um carrregador de uma marca renomada, que realize a tarefa sem prejudicar as baterias. Além disso, entre um carrregador lento de boa qualidade e um rápido de alguma marca duvidosa, o ideal é optar pelo primeiro. Além disso, carregadores lentos são mais baratos. E não custa deixá-lo carregando a noite toda

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pilhas falsas podem explodir, diz especialista

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
A Panasonic está no topo do ranking das empresas que mais sofrem com a falsificação de pilhas no Brasil. Ao lado da Sony, ambas são as que têm seus produtos mais copiados por piratas.

Embora não haja estudo oficial sobre o assunto, estima-se que o maior problema ocorre com pilhas e baterias recarregáveis, tanto nas de formato AA (pequena) e AAA (palito), quanto nas baterias recarregáveis de telefone sem fio.

PILHAS RECARREGÁVEIS
Divulgação
Pilhas recarregáveis dão vida a eletrônicos



Luciano Rike, da divisão de pilhas e baterias da Panasonic do Brasil, falou para o UOL Tecnologia a respeito dos problemas que as pilhas podem causar ao consumidor.

Quais os riscos para o consumidor em comprar pilhas, sendo elas comuns ou recarregáveis, falsificadas?
Aquecimento excessivo das pilhas, explosão e até incêndio no momento do carregamento e risco de danificar o equipamento.

Então, pilhas falsas podem causar danos aos equipamentos?
Sim, elas podem causar danos ao equipamento, como curto-circuito interno devido ao líquido liberado por conta de vazamento das pilhas. Há também possibilidade de danos nas placas dos aparelhos, que podem deixar de funcionar. Muitas vezes não existe conserto para danos em placas, ou o conserto tem custo muito alto.

Pilhas falsas podem explodir?
Sim, podem explodir. Eu mesmo já fui a uma casa de um consumidor cuja pilha falsificada explodiu. Felizmente, não tenho conhecimento de algum caso maior dano à saúde aqui no país.

Como identificar pilhas falsificadas?
A dica é dar preferência a pilhas que possuem na embalagem a identificação do fabricante e/ou importador no Brasil e que contenham informações ao consumidor escritas em português, com instruções de descarte da pilha/bateria após o uso e orientações sobre o cuidado no uso.

Já que a Panasonic ainda está entre as duas empresas que mais sofre falsificação, o que fazer para diminuir esse quadro?
Este problema é grande e complexo. Tentamos, junto ao governo, colaborar para conscientização sobre os danos, perdas ambientais, perda de divisas e lesão ao consumidor brasileiro. O governo e seus órgãos competentes devem agir com rigor, não só no mercado de pilhas/baterias, mas em todos os demais para acabar com a pirataria.

O que devem fazer consumidores que compraram pilhas e depois perceberam trata-se de artigo falsificado?
Se comprou uma pilha e percebeu que é falsa, deve parar imediatamente de usá-la. Aconselhamos retornar à loja e solicitar o dinheiro de volta e adquirir uma original.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

OI lança TV paga via satélite até o início de 2009


Por Taís Fuoco

SÃO PAULO (Reuters) - A Oi, operadora de telecomunicações que negocia a compra da Brasil Telecom, conseguiu nesta terça-feira aprovação do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para comprar uma licença de TV paga via satélite.

A companhia informou que pretende lançar os serviços via satélite no início de 2009, apesar de ter prazo de 12 meses a partir da assinatura do termo junto à Anatel.

A Oi já controla uma operação de TV paga, desta vez via cabo, depois de concluir a aquisição da Way TV, que era controlada pela Infovias. Desde abril, a companhia, que opera em quatro cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberlândia, Poços de Caldas e Barbacena), passou a se chamar Oi TV.

Como o satélite não tem impedimento geográfico, a licença obtida permite que a Oi expanda a atuação para todo o Brasil.

"Queremos oferecer TV por assinatura em toda a nossa área de atuação, independente da tecnologia. Vamos estimular a concorrência nesse mercado e promover o crescimento da base de clientes", disse o diretor de Mídia e Conteúdo da Oi, José Luís Volpini, em comunicado.

Em Minas Gerais, a Oi já tem pacotes em que oferece até quatro serviços --TV paga, Internet, telefone fixo e celular--, modelo que poderá ser replicado em outras regiões.

Caso finalize a compra da Brasil Telecom, a Oi atuará em todo o Brasil na telefonia fixa, com exceção do Estado de São Paulo, onde estréia na telefonia celular em outubro deste ano.

A opção por uma licença de DTH, como é chamado o serviço de TV via satélite, também foi adotada pela Telefônica e pela Embratel, já que é uma licença que não tem restrições ao capital estrangeiro, como o cabo, e permite a cobertura em todo o país.

O preço da licença é de 470 mil reais, segundo a assessoria de imprensa da Anatel.

Ao anunciar o plano para assumir o controle da Brasil Telecom, em abril deste ano, a Oi informou ter como meta alcançar 8 milhões de clientes de TV paga em cinco anos. A antiga Way TV encerrou o primeiro semestre com 112 mil assinantes, dos quais 59 mil de TV paga e 53 mil de banda larga, de acordo com a Oi.

A transação com a Brasil Telecom ainda depende de mudanças no atual Plano Geral de Outorgas (PGO).

(Edição de Daniela Machado)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters