[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Carregadores têm função importante na vida das pilhas recarregáveis


SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Uma pilha recarregável não é tão útil sem um carregar à disposição. São esses pequenos equipamentos que, conectados a uma tomada de energia elétrica, recarrregam as baterias.

Embora não haja muito segredo na escolha do carregador, existem algumas dicas básicas que visam aperfeiçoar o casamento pilhas/carrregador. Para minimizar a chance de conflito, o usuário pode adquirir o conjunto pilhas-carregador de uma só vez.

Outra dica é comprar o carrregador da mesma marca das pilhas recarregáveis —isso se ambos os elementos forem adquiridos em momentos diferentes. Alguns eletrônicos saem de fábrica com pilhas e carregadores apropriados. Nesse caso, novas baterias e carregadores só serão comprados em caso de problemas no funcionamento ou vida útil expirada das pilhas.

Outro cuidado para optar pelo carregador é adquirir um que seja compatível com a capacidade da pilha. O equipamento deve fornecer a quantidade certa de energia para as pilhas —se enviar mais ou menos do o necessário, a vida útil da pilha fica comprometida. Mais carga do que a pilha suporta, a danifica; menos carga, a subutiliza. É essencial observar as letrinhas "mAh" tanto nas pilhas como na embalagem do carregador antes de adquiri-los.

Por fim, é indicado adquirir —se é que não veio com o equipamento eletrônico— um carrregador bivolt que trabalhe com pilhas do tipo NiMN e NiCD. Este último formato, em desuso, é relativo a pilhas de níquel-cadmio, que oferecem menor rendimento do que as de níquel-metal-hidreto. Mas, mesmo assim, nunca se sabe quando aparecerá uma emergência e uma pilha NiCD necessitará ser carregada.

Outro pormenor dos carregadores: há alguns equipamentos que, assim que a pilha está plenamente carregada, diminuem a corrente elétrica, de modo a não exigir muito mais delas. Esse tipo de carregador, no mínimo, prolonga a vida útil das pilhas.

Os preços desses equipamentos variam entre R$ 15 (para pilhas AA ou AAA, que comporta somente duas pilhas por vez) até R$ 120 (de 2.700 mHa, com sistema refresh function, que promete limpar o efeito memória das pilhas deixando-as como novas).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: