[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

OI lança TV paga via satélite até o início de 2009


Por Taís Fuoco

SÃO PAULO (Reuters) - A Oi, operadora de telecomunicações que negocia a compra da Brasil Telecom, conseguiu nesta terça-feira aprovação do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para comprar uma licença de TV paga via satélite.

A companhia informou que pretende lançar os serviços via satélite no início de 2009, apesar de ter prazo de 12 meses a partir da assinatura do termo junto à Anatel.

A Oi já controla uma operação de TV paga, desta vez via cabo, depois de concluir a aquisição da Way TV, que era controlada pela Infovias. Desde abril, a companhia, que opera em quatro cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberlândia, Poços de Caldas e Barbacena), passou a se chamar Oi TV.

Como o satélite não tem impedimento geográfico, a licença obtida permite que a Oi expanda a atuação para todo o Brasil.

"Queremos oferecer TV por assinatura em toda a nossa área de atuação, independente da tecnologia. Vamos estimular a concorrência nesse mercado e promover o crescimento da base de clientes", disse o diretor de Mídia e Conteúdo da Oi, José Luís Volpini, em comunicado.

Em Minas Gerais, a Oi já tem pacotes em que oferece até quatro serviços --TV paga, Internet, telefone fixo e celular--, modelo que poderá ser replicado em outras regiões.

Caso finalize a compra da Brasil Telecom, a Oi atuará em todo o Brasil na telefonia fixa, com exceção do Estado de São Paulo, onde estréia na telefonia celular em outubro deste ano.

A opção por uma licença de DTH, como é chamado o serviço de TV via satélite, também foi adotada pela Telefônica e pela Embratel, já que é uma licença que não tem restrições ao capital estrangeiro, como o cabo, e permite a cobertura em todo o país.

O preço da licença é de 470 mil reais, segundo a assessoria de imprensa da Anatel.

Ao anunciar o plano para assumir o controle da Brasil Telecom, em abril deste ano, a Oi informou ter como meta alcançar 8 milhões de clientes de TV paga em cinco anos. A antiga Way TV encerrou o primeiro semestre com 112 mil assinantes, dos quais 59 mil de TV paga e 53 mil de banda larga, de acordo com a Oi.

A transação com a Brasil Telecom ainda depende de mudanças no atual Plano Geral de Outorgas (PGO).

(Edição de Daniela Machado)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: