[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pilhas falsas podem explodir, diz especialista

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
A Panasonic está no topo do ranking das empresas que mais sofrem com a falsificação de pilhas no Brasil. Ao lado da Sony, ambas são as que têm seus produtos mais copiados por piratas.

Embora não haja estudo oficial sobre o assunto, estima-se que o maior problema ocorre com pilhas e baterias recarregáveis, tanto nas de formato AA (pequena) e AAA (palito), quanto nas baterias recarregáveis de telefone sem fio.

PILHAS RECARREGÁVEIS
Divulgação
Pilhas recarregáveis dão vida a eletrônicos



Luciano Rike, da divisão de pilhas e baterias da Panasonic do Brasil, falou para o UOL Tecnologia a respeito dos problemas que as pilhas podem causar ao consumidor.

Quais os riscos para o consumidor em comprar pilhas, sendo elas comuns ou recarregáveis, falsificadas?
Aquecimento excessivo das pilhas, explosão e até incêndio no momento do carregamento e risco de danificar o equipamento.

Então, pilhas falsas podem causar danos aos equipamentos?
Sim, elas podem causar danos ao equipamento, como curto-circuito interno devido ao líquido liberado por conta de vazamento das pilhas. Há também possibilidade de danos nas placas dos aparelhos, que podem deixar de funcionar. Muitas vezes não existe conserto para danos em placas, ou o conserto tem custo muito alto.

Pilhas falsas podem explodir?
Sim, podem explodir. Eu mesmo já fui a uma casa de um consumidor cuja pilha falsificada explodiu. Felizmente, não tenho conhecimento de algum caso maior dano à saúde aqui no país.

Como identificar pilhas falsificadas?
A dica é dar preferência a pilhas que possuem na embalagem a identificação do fabricante e/ou importador no Brasil e que contenham informações ao consumidor escritas em português, com instruções de descarte da pilha/bateria após o uso e orientações sobre o cuidado no uso.

Já que a Panasonic ainda está entre as duas empresas que mais sofre falsificação, o que fazer para diminuir esse quadro?
Este problema é grande e complexo. Tentamos, junto ao governo, colaborar para conscientização sobre os danos, perdas ambientais, perda de divisas e lesão ao consumidor brasileiro. O governo e seus órgãos competentes devem agir com rigor, não só no mercado de pilhas/baterias, mas em todos os demais para acabar com a pirataria.

O que devem fazer consumidores que compraram pilhas e depois perceberam trata-se de artigo falsificado?
Se comprou uma pilha e percebeu que é falsa, deve parar imediatamente de usá-la. Aconselhamos retornar à loja e solicitar o dinheiro de volta e adquirir uma original.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: