[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Hospital de Porto Alegre atende pacientes com gripe suína em barracas


Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Atualizado às 10h41.

O Hospital de Clínicas, em Porto Alegre (RS), instalou duas barracas de lona em frente à unidade para realizar o primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de gripe suína. Apenas após a confirmação dos sintomas, os pacientes serão atendidos no interior do hospital, já usando máscaras. As instalações devem começar a funcionar ainda na manhã de hoje.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína

Segundo a assessoria do hospital, a instalação das barracas militares é o resultado de uma parceria estabelecida entre o hospital e a base aérea de Canoas (RS) e tem o objetivo de garantir um maior isolamento dos pacientes que contraíram a doença.

A iniciativa é semelhante ao atendimento fornecido pelo Hospital Conceição que realiza o primeiro atendimento de pacientes com sintomas da gripe em um contêiner instalado em frente ao hospital desde a última quinta-feira (25).

De acordo com o Hospital de Clínicas, a instituição já atendeu, até a tarde de ontem (30), 40 casos suspeitos da gripe, mas nenhum foi confirmado até o momento.

Segundo o último balanço divulgado, o Estado do Rio Grande do Sul possui 81 casos confirmados da gripe suína, sendo 30 deles em Porto Alegre. Duas cidades --São Gabriel e Itaqui já decretaram situação de emergência devido à doença.

Em todo o Brasil, o número de casos confirmados da doença chega a 680. No último domingo (29), o governo confirmou a primeira morte de um brasileiro no país em decorrência da gripe, registrada em Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul.

O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul Osmar Terra afirmou na semana passada que o primeiro atendimento aos pacientes deve ser realizado nos postos de saúde, não sendo necessária a procura dos hospitais de referência --Nossa Senhora da Conceição e Clínicas-- para receber o tratamento.

Apesar de ser instalado junto a outras medidas de prevenção determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde, o órgão afirmou que a instalação do contêiner corresponde a uma iniciativa do hospital.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Corpo de José Aristodemo Pinotti será velado na Faculdade de Medicina da USP

da Folha Online

O corpo do médico ginecologista e deputado federal José Aristodemo Pinotti será velado na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a partir das 11h desta quarta-feira. Pinotti morreu na madrugada de hoje, aos 74 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de um câncer de pulmão.

O hospital informou que ele estava internado devido a complicações de um tumor no pulmão e morreu às 3h45. Ele deixa mulher, a professora universitária Suely Pinotti, dois filhos e cinco netos.

Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem
Corpo de José Aristodemo Pinotti será velado na Faculdade de Medicina da USP
Corpo de José Aristodemo Pinotti será velado na Faculdade de Medicina da USP

Famoso por seu trabalho como ginecologista, ele estava licenciado do cargo de deputado federal, para o qual se elegeu pelo DEM em 2006, e exercia a função de secretário especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo desde março deste ano.

Nascido em 20 de dezembro de 1934, Pinotti era filho do dentista Alfredo Pinotti e da educadora sanitária Anna Bove Pinotti. Sua primeira formação foi em 1958, pela Faculdade de Medicina da USP, onde construiu grande parte de sua carreira. Ele foi diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP.

Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Pinotti foi diretor da Faculdade de Ciências Médicas nos anos 1970 e ganhou o cargo de professor titular e chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Foi reitor da universidade entre 82 e 86.

Especializado em ginecologia pela Università Di Firenze (Itália), o médico era membro da Academia Paulista de Medicina e professor-adjunto da Universidade La Sapienza (Itália). Teve passagens pelos hospitais Pérola Byington e pelo próprio Sírio-Libanês.

Tem mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos, mais de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros, duas teses publicadas e dois livros de poemas e colunas sobre saúde assinadas em jornais.

O médico também atuou na vida política, entre cargos de secretário da Educação e da Saúde, tanto do Estado quanto da prefeitura, entre 1987 e 1995. Em 95, ele assumiu cargo de deputado federal, pelo PMDB, e conseguiu sua segunda legislatura em 2002. Pelo DEM (ex-PFL), ele foi eleito para sua terceira legislatura.

O enterro ocorrerá às 17h no Cemitério da Consolação.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ANA PAULA AROSIO novela Ciranda

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters