[Valid Atom 1.0]

sábado, 15 de agosto de 2009

O pior está por vir

GRIPE SUÍNA



Especialistas questionam os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para receitar o remédio contra a doença. A falta do medicamento pode ter provocado mortes no Brasil

AN­DRÉIA BA­HIA

Paulo Rassi, secretário municipal de Saúde: “Felizmente, por causa do clima mais tropical, não fomos atingidos como os outros Estados”
Cezar Gonçalves Gomes, diretor do Materno-Infantil: “O risco de contaminação em um hospital é o mesmo que em um shopping”

De acor­do com os úl­ti­mos da­dos do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de, 192 pes­so­as mor­re­ram no Bra­sil de gri­pe su­í­na. Mas os da­dos das Se­cre­ta­rias de Sa­ú­de dos Es­ta­dos apon­tam pa­ra um nú­me­ro bem mai­or: 314 óbi­tos. Uma cifra que tam­bém po­de es­tar su­bes­ti­ma­da, uma vez que vá­ri­as mor­tes ain­da es­tão sen­do in­ves­ti­ga­das em to­dos os Es­ta­dos. Só em Go­i­ás, a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Sa­ú­de aguar­da os exa­mes de cin­co pes­so­as que mor­re­ram com sus­pei­ta da do­en­ça. A úl­ti­ma ví­ti­ma foi um ra­paz de 25 anos, de Ipa­me­ri, que es­ta­va in­ter­na­do em Ca­ta­lão des­de o iní­cio da se­ma­na pas­sa­da e foi trans­fe­ri­do pa­ra o Hos­pi­tal de Do­en­ças Tro­pi­cais (HDT) na quar­ta-fei­ra, 12. Ele mor­reu no dia se­guin­te, me­nos de uma se­ma­na de­pois de sentir os pri­mei­ros sin­to­mas da do­en­ça.

O re­sul­ta­do das in­ves­ti­ga­ções po­de al­te­rar sig­ni­fi­ca­men­te o nú­me­ro de mortes no Pa­ís, co­mo ocor­reu na úl­ti­ma se­ma­na, quan­do os óbi­tos sal­ta­ram de 92 pa­ra os atu­ais 192 em ape­nas no­ve di­as. As mortes já confirmadas co­lo­cam o Bra­sil em ter­cei­ro lu­gar em nú­me­ro de óbitos por gri­pe su­í­na no mun­do, atrás ape­nas dos Es­ta­dos Uni­dos (436) e da Ar­gen­ti­na (338). O Mé­xi­co, pa­ís on­de a pan­de­mia de gri­pe su­í­na co­me­çou, es­tá em quar­to lu­gar com um to­tal de 162 mor­tes. Se­gun­do da­dos do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de, 43% dos pa­ci­en­tes que mor­re­ram de gri­pe su­í­na no Bra­sil apre­sen­ta­vam pe­lo me­nos um fa­tor de ris­co. As ví­ti­mas bra­si­lei­ras cor­res­pon­dem a 10% do to­tal de óbi­tos re­gis­tra­dos no mun­do e o ín­di­ce de le­ta­li­da­de da do­en­ça no Bra­sil é de 0,09 mor­tes em ca­da gru­po de 100 mil ha­bi­tan­tes. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de, um ín­di­ce pe­que­no, o se­gun­do me­nor do mun­do.

Um da­do que po­de ser con­tes­ta­do, vis­to que a epi­de­mia, por en­quan­to, es­tá mais con­cen­tra­da em qua­tro Es­ta­do bra­si­lei­ros, São Pau­lo, Rio Gran­de do Sul, Pa­ra­ná e Rio de Ja­nei­ro. Nes­tes Es­ta­dos, o ín­di­ce de le­ta­li­da­de é mui­to mai­or que os 0,09 di­vul­ga­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de. No Rio de Ja­nei­ro e Rio Gran­de do Sul che­ga a 0,40 e 0,39 res­pec­ti­va­men­te. Se o ví­rus atin­gir os de­mais Es­ta­dos com a mes­ma for­ça nos pró­xi­mos mes­es, o que mui­tos in­fec­to­lo­gis­tas já pre­ve­em, o ín­di­ce de mor­ta­li­da­de pe­la do­en­ça no Bra­sil po­de pas­sar a ser um dos mai­o­res do mun­do. O ín­di­ce mun­di­al é de 0,45.

Des­de abril, quan­do foi re­gis­tra­do o pri­mei­ro ca­so de gri­pe su­í­na no Mé­xi­co, 1.882 pes­so­as mor­re­ram em 48 paí­ses. Um nú­me­ro que não che­ga nem per­to dos 50 mi­lhões de pes­so­as mor­tas na Eu­ro­pa de gri­pe es­pa­nho­la, o que, to­da­via, não im­pe­de que se fa­çam pre­vi­sões ca­tas­tró­fi­cas em re­la­ção à gri­pe su­í­na com ba­se na es­pa­nho­la. Se­gun­do al­guns es­pe­cia­lis­tas, o go­ver­no fe­de­ral es­tá su­bes­ti­man­do o ví­rus H1N1, re­sul­ta­do de uma mu­ta­ção de um ví­rus que in­fec­ta­va ape­nas por­cos e pas­sou a con­ta­mi­nar pes­so­as.

As au­to­ri­da­des de sa­ú­de ten­tam re­fre­ar o pâ­ni­co, que tem le­va­do as pes­so­as, prin­ci­pal­men­te das re­gi­ões Sul e Su­des­te, on­de es­tão con­cen­tra­dos mais de 90% das mor­tes por gri­pe su­í­na, a usar más­ca­ras e evi­tar o con­ta­to pes­so­al e aglo­me­ra­ções. Em Go­i­ás, fo­ram re­gis­tra­dos até ago­ra 28 ca­sos, 33 es­tão sen­do in­ves­ti­ga­dos e ne­nhu­ma mor­te pe­la do­en­ça foi con­fir­ma­da. Tal­vez por is­so ain­da se­jam vis­tas si­tu­a­ção de to­tal de­sa­ten­ção com a do­en­ça em lo­ca­is de aten­di­men­to de sa­ú­de, on­de grá­vi­das, cri­an­ças e ido­sos se mis­tu­ram com pes­so­as com sin­to­mas de gri­pe nas sa­las de es­pe­ra. O úni­co cui­da­do dis­pen­sa­do aos ca­sos sus­pei­tos de gri­pe é o uso da más­ca­ra. “Não tem co­mo iso­lar to­dos os ca­sos de sín­dro­me res­pi­ra­tó­ria e o ris­co de con­ta­mi­na­ção em um hos­pi­tal é o mes­mo que em um shop­ping”, afir­ma o di­re­tor do Hos­pi­tal Ma­ter­no-In­fan­til, Ce­zar Gon­çal­ves Go­mes.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de, Pau­lo Ras­si, até ago­ra Go­i­ás foi be­ne­fi­ci­a­do pe­lo cli­ma. “Fe­liz­men­te, por cau­sa do cli­ma mais tro­pi­cal, não fo­mos atin­gi­dos co­mo os ou­tros Es­ta­dos.” Na opi­ni­ão do se­cre­tá­rio, que é mé­di­co, há a pos­si­bi­li­da­de de a pan­de­mia es­tar sen­do su­bes­ti­ma­da, pois se tra­ta de uma do­en­ça gra­ve, que em al­guns ca­sos re­quer in­ter­na­ção até mes­mo em cen­tros de tra­ta­men­to in­ten­si­vo. “É uma do­en­ça de ris­co por­que ou­tros ví­rus e bac­té­rias se apro­vei­tam da gri­pe pa­ra ata­car.” Mas mes­mo as­sim Pau­lo Ras­si não re­co­men­da a se­gre­ga­ção de pes­so­as que apre­sen­tem sin­to­mas de gri­pe. Se­gun­do ele, ape­nas grá­vi­das e pes­so­as com imu­ni­da­de bai­xa de­vem to­mar pre­cau­ções. “Não há ne­ces­si­da­de de alar­de”, diz.

O se­cre­tá­rio afir­ma que as mor­tes ocor­ri­das pe­la do­en­ça eram es­pe­ra­das por­que ocor­rem tam­bém em ca­sos de gri­pe co­mum. Pau­lo Ras­si acre­di­ta que o pi­or da gri­pe su­í­na ain­da es­te­ja por vir. “O ví­rus vi­rá mais for­te no ano que vem”, pre­vê. Na opi­ni­ão de Ce­zar Go­mes, a mai­o­ria das pes­so­as que con­tra­í­rem o ví­rus In­flu­en­za H1N1 vai ter ape­nas uma gri­pe que de­ve evo­lu­ir nor­mal­men­te. Pa­ra ele, a no­vi­da­de da gri­pe su­í­na é a es­ca­la que ela atin­giu. “Ela ga­nhou es­sa im­por­tân­cia por se tra­tar de uma pan­de­mia.” De tem­pos em tem­pos, ob­ser­va o di­re­tor do Ma­ter­no-In­fan­til, ocor­re a mu­ta­ção de al­gum ví­rus, o que vem a pro­vo­car no­vas epi­de­mi­as. O que ex­pli­ca­ria epi­de­mi­as co­mo a fe­bre es­pa­nho­la. “Com a glo­ba­li­za­ção e a po­pu­la­ção ca­da vez mai­or, as epi­de­mi­as ten­dem a ser ca­da vez mai­o­res.”

A di­re­to­ra da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria de Go­i­â­nia, Cris­ti­na La­val, que re­pre­sen­ta o mu­ni­cí­pio no co­mi­tê cri­a­do pa­ra de­fi­nir me­di­das de com­ba­te a gri­pe su­í­na em Go­i­ás, diz que a par­tir de ago­ra, as es­ta­tís­ti­cas so­bre a do­en­ça vão re­fle­tir ape­nas os ca­sos mais gra­ves, aque­les que se­rão mo­ni­to­ra­dos pe­las au­to­ri­da­des de sa­ú­de. “Mas se exis­tem ca­sos gra­ves, o nú­me­ro de ocorrências le­ves é mui­to mai­or”, afir­ma. Ape­sar de di­zer que não é ca­so pa­ra ce­leu­ma, Cris­ti­na La­val ad­mi­te que a si­tu­a­ção é pre­o­cu­pan­te. “Não há ne­ces­si­da­de de uso de más­ca­ras por­que is­so não vai con­tri­bu­ir pa­ra evi­tar a cir­cu­la­ção do ví­rus, que já cir­cu­la li­vre­men­te pe­lo pa­ís. Se­gun­do ela, a gran­de mai­o­ria dos ca­sos de gri­pe su­í­na é mo­de­ra­do e a mor­ta­li­da­de por nú­me­ro de ha­bi­tan­tes não é alar­man­te: “É se­me­lhan­te à pro­vo­ca­da pe­lo ví­rus in­flu­en­za co­mum.”

Em Go­i­ás, os ca­sos sus­pei­tos da do­en­ça es­tão sen­do en­ca­mi­nha­dos pa­ra o HDT e Ma­ter­no-In­fan­til, uni­da­des de re­fe­rên­cia pa­ra tra­ta­men­to da gri­pe su­í­na. Se­gun­do o di­re­tor do Ma­ter­no-In­fan­til, Ce­zar Gon­çal­ves Go­mes, o hos­pi­tal es­tá pre­pa­ra­do pa­ra aten­der a quan­ti­da­de de ca­sos que têm si­do en­ca­mi­nha­dos pa­ra a uni­da­de por dia, du­as a três grá­vi­das e cer­ca de 60 cri­an­ças com sin­to­mas da gri­pe. “O que es­tá den­tro da mé­dia em re­la­ção aos ca­sos de do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as”, afir­ma. Até ago­ra, ne­nhum ca­so sus­pei­to de gri­pe su­í­na tra­ta­do no Ma­ter­no-In­fan­til foi con­fir­ma­do e ape­nas du­as grá­vi­das es­tão in­ter­na­das no hos­pi­tal com sin­to­mas da do­en­ça e o es­ta­do de sa­ú­de de am­bas é es­tá­vel. “Por en­quan­to, o Ma­ter­no-In­fan­til es­tá con­se­guin­do aten­der a de­man­da.”

Mas o mé­di­co es­tá pre­o­cu­pa­do com a pers­pec­ti­va de au­men­to no nú­me­ro de ca­sos. “Aí te­re­mos di­fi­cul­da­des pa­ra aten­der.” O HDT já vi­ve es­sa si­tu­a­ção. Não ha­via, no hos­pi­tal, UTI pa­ra re­ce­ber o ra­paz de Ipa­me­ri que mor­reu na quin­ta-fei­ra com sin­to­mas da do­en­ça e que ha­via che­ga­do ao HDT em es­ta­do gra­ve, ne­ces­si­tad­no de tra­ta­men­to in­ten­si­vo. Mes­mo as­sim, o di­re­tor do HDT, Bo­a­ven­tu­ra Braz Quei­roz, ava­lia co­mo dis­cre­to o im­pac­to da gri­pe su­í­na em Go­i­ás. “A en­tra­da do ví­rus no Es­ta­do é in­ci­pi­en­te, mas a ten­dên­cia é au­men­tar nos pró­xi­mos 12 mes­es”, afir­ma. Até se­tem­bro, o mé­di­co acre­di­ta que vá ha­ver um au­men­to dos ca­sos e de­pois, no ve­rão, uma re­du­ção sig­ni­fi­ca­ti­va, vis­to que as es­ta­ções fri­as são mais pro­pí­cias pa­ra a pro­li­fe­ra­ção do ví­rus.

Bo­a­ven­tu­ra Quei­roz ob­ser­va que o ví­rus da gri­pe su­í­na é se­me­lhan­te ao da gri­pe co­mum, com a di­fe­ren­ça que aco­me­te gra­ve­men­te tam­bém pes­so­as de 20 a 40 anos, que nor­mal­men­te não so­frem com as gri­pes cha­ma­das sa­zo­nais. Pes­so­as que não fa­zem par­te do cha­ma­do gru­po de ris­co com­pos­to por grá­vi­das, ido­sos com mais de 60 e me­nos, cri­an­ças com me­nos de 2 anos e do­en­tes crô­ni­cos e que, por­tan­to, não po­dem re­ce­ber o me­di­ca­men­to usa­do pa­ra com­ba­ter a do­en­ça, o Ta­mi­flu, de acor­do com o pro­to­co­lo do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de. Os cri­té­rios ado­ta­dos pe­lo mi­nis­té­rio pa­ra dis­tri­bu­ir o re­mé­dio vêm sen­do cri­ti­ca­do por vá­rios in­fec­to­lo­gis­tas do pa­ís.

Pa­ra mui­tos mé­di­cos, o nú­me­ro ele­va­do de mor­tes por gri­pe su­í­na no Bra­sil é con­se­quên­cia da res­tri­ção do me­di­ca­men­to. Não opi­ni­ão de Bo­a­ven­tu­ra Quei­roz, até ago­ra o go­ver­no fe­de­ral to­mou as me­di­das cor­re­tas em re­la­ção ao no­vo ví­rus, to­da­via er­ra ao res­trin­gir a in­di­ca­ção de Ta­mi­flu. “O mais cor­re­to era dei­xar a con­du­ta a cri­té­rio dos mé­di­cos, por­que eles que sa­bem se o me­di­ca­men­to é ne­ces­sá­rio ou não pa­ra o pa­ci­en­te.” Po­lí­ti­ca ado­ta­da em ou­tros paí­ses que apre­sen­tam um ín­di­ce de le­ta­li­da­de por gri­pe su­í­na mui­to me­nor que a do Bra­sil. É o ca­so da In­gla­ter­ra e do Chi­le, on­de a me­di­ca­ção é dis­tri­bu­í­da li­vre­men­te e o nú­me­ro de mor­tes bem in­fe­ri­or ao do Bra­sil.

A res­tri­ção no Bra­sil não ocor­re por fal­ta do me­di­ca­men­to. Se­gun­do Bo­a­ven­tu­ra Quei­roz, dos 500 tra­ta­men­tos que a Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Go­i­ás re­ce­beu, ape­nas 15% fo­ram dis­pen­sa­dos. O mi­nis­tro da Sa­ú­de, Jo­sé Go­mes Tem­po­rão, diz que a res­tri­ção ocor­re pa­ra que não ha­ja o uso in­dis­cri­mi­na­do do me­di­ca­men­to, o que po­de­ria pro­vo­car re­sis­tên­cia no ví­rus em re­la­ção ao Ta­mi­flu. Os in­fec­to­lo­gis­tas não de­fen­dem a ven­da li­vre em far­má­cia, mas a in­di­ca­ção pa­ra to­dos os pa­ci­en­tes com sin­to­mas, já que a re­mé­dio só faz efei­to se mi­nis­tra­do nas pri­mei­ras 48 ho­ras após o sur­gi­men­to dos sin­to­mas. Co­mo se tra­ta de uma do­en­ça agu­da, o re­mé­dio en­cur­ta seu pe­rí­o­do e evi­ta o apa­re­ci­men­to das com­pli­ca­ções. “O que es­tá sen­do ques­ti­o­na­do na pres­cri­ção do me­di­ca­men­to é a ava­li­a­ção do mé­di­co” ob­ser­va o HDT.

Em Go­i­â­nia, além do HDT e Ma­ter­no-In­fan­til, ape­nas ou­tras cin­co uni­da­de de sa­ú­de re­cei­tam o Ta­mi­flu. O me­di­ca­men­to tam­bém vai es­tar dis­po­ní­vel em ou­tras 15 ci­da­des do in­te­ri­or a par­tir des­ta se­ma­na. Se­gun­do a di­re­to­ra da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria de Go­i­â­nia, Cris­ti­na La­va l, o pro­ble­ma da gri­pe su­í­na é o di­ag­nós­ti­co, já que a vi­ro­se apre­sen­ta os mes­mo sin­to­mas que ou­tras do­en­ças: fe­bre aci­ma de 39 graus, tos­se e dor de gar­gan­ta. Na gri­pe su­í­na, os sin­to­mas per­ma­ne­cem até cin­co di­as. “Nes­tes ca­sos, a pes­soa de­ve pro­cu­rar o mé­di­co.” Ela ex­pli­ca que em ca­sos le­ves, são re­cei­ta­dos os me­di­ca­men­tos pa­ra a gri­pe co­mum. Pa­ra con­se­guir o Ta­mi­flu, a pes­soa pre­ci­sa fa­zer par­te do gru­po de ris­co e ain­da apre­sen­tar a re­cei­ta mé­di­ca, um for­mu­lá­rio pró­prio pa­ra a dis­pen­sa do me­di­ca­men­to e com­pro­van­te de en­de­re­ço.

No pri­mei­ro mo­men­to, o go­ver­no ten­tou bar­rar a en­tra­da o ví­rus no Pa­ís e, se­gun­do o mi­nis­tro Jo­sé Go­mes Tem­po­rão, as me­di­das re­tar­da­ram a en­tra­da no ví­rus no Bra­sil por 80 di­as. Num se­gun­do mo­men­to, fo­ram mo­ni­to­ra­dos to­dos os ca­sos pa­ra se co­nhe­cer o per­fil da do­en­ça e, com o cres­ci­men­to no nú­me­ro de ca­sos, ado­ta­das me­di­das pa­ra aten­der os mais gra­ves. Co­mo o ví­rus já cir­cu­la pe­lo Pa­ís, não há me­di­das pre­ven­ti­vas con­tra a do­en­ça. Ape­nas a va­ci­na, que co­me­çou a ser pro­du­zi­da re­cen­te­men­te no Brasil, po­de evi­tar o con­tá­gio e as pri­mei­ras do­ses es­tão pre­vis­tas pa­ra o ano que vem.

As au­to­ri­da­des de sa­ú­de têm ori­en­ta­do as pes­so­as a evi­tar aglo­me­ra­ções e, prin­ci­pal­men­te, hos­pi­tais se não esti­ve­rem com os sin­to­mas da do­en­ça. La­var as mãos com sa­bão tam­bém pas­sou a ser pre­ven­ção da gri­pe su­í­na. Me­di­das pou­co efi­ca­zes, ca­so se con­fir­mem as pre­vi­sões dos mais pes­si­mis­tas.









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

UFPE desenvolve exame que detecta a nova gripe em 5 minutos


O resultado dos testes tradicionais demora, em média, 15 dias; o exame desenvolvido na UFPE detecta o DNA do vírus presente no sangue do infectado

Da Redação do pe360graus.com


Reprodução / TV Globo

Foto: Reprodução / TV Globo

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um teste rápido e barato para detectar o vírus da nova gripe. Agora, em apenas 5 minutos, vai ser possível identificar se a pessoa está com a doença. Um tempo que pode ser determinante para o tratamento do paciente, já que o procedimento tradicional levam em torno de 15 dias para apontar o resultado.

Além da velocidade, o teste tem um outro benefício. Cada exame deve custar R$ 0,75. Atualmente, os testes tradicionais para detectar a nova gripe só são feitos em quatro laboratórios do País: São Paulo, Belém, Paraná e Rio de Janeiro.

Os primeiros testes começaram há dois anos. Os pesquisadores do Departamento de Física da UFPE desenvolveram estas partículas fluorescentes para serem usadas nos diagnósticos de doenças provocadas tanto por bactérias quanto por vírus. Técnica que, agora, está sendo testada também para identificar o vírus da nova gripe, o H1N1.

Para fazer o procedimento que revela se o paciente está ou não infectado, os pesquisadores misturam, numa máquina, que é uma impressora de moléculas, o material genético coletado às partículas fluorescentes. O resultado do teste é rápido: fica pronto em cinco minutos.

Atualmente os exames realizados para detectar a presença do H1N1 em uma pessoa com sintomas da nova gripe levam, em média, 15 dias para serem concluídos. Mas, por enquanto, o novo método ainda não pode ser adotado nos hospitais do país.

“O nosso teste usa como vantagem a identificação do DNA. Então, ele pode ser usado para qualquer doença causada por um vírus ou por uma bactéria, por exemplo, para a qual nós saibamos qual é o segmento específico do DNA que caracteriza aquela doença”, explica Celso Melo, coordenador da pesquisa
.










Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Internações por suspeita de gripe triplicam no HC

14/08/2009 às 13h36min - Atualizada em 14/08/2009 às 13h36min
Paulínia News - Paulínia(SP)
Internações por suspeita de gripe triplicam no HC

A procura por atendimento médico por suspeita de gripe suína dobrou no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o número de pacientes graves, que necessitam de internação, praticamente triplicou nos primeiros dias de agosto em comparação com o mês de julho.


De acordo com a chefe da área de Epidemiologia Hospitalar, Maria Luiza Moretti, em julho, o hospital registrou 875 atendimentos de pessoas com quadro gripal, o que corresponde a média de 29 pacientes por dia. Apenas no período de 1 a 7 de agosto, o HC atendeu 370 casos suspeitos de gripe, o equivalente a 53 pacientes por dia.


Já o volume de internações passou da média de 15 para 40 pacientes por dia. 'O número é dinâmico, muda todo dia, mas em agosto variou de 27 a 49 pacientes internados', explicou a infectologista. Nesta quinta-feira (13/8), o hospital estava com 32 pacientes internados, dos quais 11 em unidade de terapia intensiva (UTI).


Diante do crescimento da demanda, há cerca de um mês o HC está suspendendo cirurgias eletivas (agendadas, não urgências) para priorizar o atendimento dos casos com síndrome gripal aguda grave (Srag). 'Temos que privilegiar o atendimento dos casos mais graves. E para isso, precisamos dos leitos que seriam ocupados pelos pacientes submetidos a cirurgias eletivas ou investigação de patologias', justificou o coordenador de assistência do HC, Manoel Barros Bértolo.


Neste período, foram suspensas 160 cirurgias eletivas, cerca de um terço do total realizado mensalmente, que varia de 400 a 450 procedimentos. 'Vale ressaltar que todos os procedimentos de urgência e emergência foram realizados, além de dois terços dos eletivos', afirmou Bértolo. Ele explicou que tão logo diminua o atendimento para gripe suína, os procedimentos suspensos serão remarcados. 'Mas não temos previsão de quando isso vai ocorrer'.


O coordenador citou que a remarcação das cirurgias depende de uma posição da Secretaria de Estado da Saúde sobre aumento de leitos hospitalares na região, tanto de UTI como de enfermaria. A questão foi discutida em reunião realizada na semana passada com representantes de hospitais e do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), que ficou encarregado de questionar a Secretaria estadual sobre a possibilidade de aumento de leitos em âmbito regional. A Secretaria estadual de Saúde informou, via assessoria de imprensa, que vai avaliar a proposta do HC e se considerar necessário, autoriza a ampliação de leitos para o hospital e região.


O HC tem um total de 400 leitos, sendo 45 de UTI. Segundo Bértolo, não há um limite de leitos disponibilizados para os casos de Srag. 'Mas, temos que atender também as outras patologias. Se o Estado financiar, o hospital tem condições de abrir mais leitos', disse Bértolo.


O Hospital Mário Gatti, referência para o atendimento de moradores de Campinas, ainda não suspendeu cirurgias. Hoje (13/8), mantinha oito pacientes internados, dois na UTI. Desses, um foi confirmado para gripe suína e os demais esperam resultado de exames.


Fonte: Agência Anhanguera de Notícias









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gripe H1N1 já matou mais de 300 no Brasil


Plantão | Publicada em 14/08/2009 às 20h05m

Reuters/Brasil Online

Por Hugo Bachega

SÃO PAULO (Reuters) - O número de mortes causadas pela gripe H1N1 no Brasil chegou a 339 nesta sexta-feira, com a confirmação de novos óbitos em cinco Estados.

São Paulo, Estado mais atingido pela nova gripe no país, registrou 23 novos óbitos e agora soma 134 mortes pela nova doença, informou a Secretaria de Saúde.

No Sul, o Paraná, Estado com maior número de mortos pela doença na região, havia confirmado 21 novas vítimas, contabilizando um total de 79 óbitos causados pelo vírus H1N1.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde registrou a morte de mais 15 pacientes pela doença, elevando para 70 o total de óbitos.

Ainda na região Sul, Santa Catarina registrou a morte de mais duas pacientes no município de Tubarão. Já são oito vítimas no Estado.

No início da noite desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a quinta morte no Estado - a de uma mulher de 22 anos em Uberlândia.

O total de mortes no Brasil baseia-se nos dados enviados pelas secretarias da Saúde de cada Estado.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, a taxa de mortalidade da nova doença no Brasil é de 0,09 para cada grupo de 100 mil habitantes, a 14a entre os 15 países com maior número absoluto de mortes.

De acordo com a nota, o Brasil é o terceiro país com maior número de mortes causadas pela doença no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos e pela Argentina, mas à frente do México, epicentro da pandemia global da nova gripe.

Para evitar a auto-medicação de pacientes com suspeita de contaminação pela doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente as propagandas de medicamentos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, incluindo remédios a base de ácido acetilsalicílico, paracetamol, dipirona sódica e ibuprofeno.

"A intenção da Anvisa é que o uso desses medicamentos seja absolutamente criterioso, pois pode mascarar sintomas importantes para a realização do diagnóstico preciso de pessoas infectadas pela nova gripe", afirmou a agência em nota.

A suspensão é válida por tempo indeterminado, informou a Anvisa.









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fonte informal diz ter muitos índios com gripe A em Dourados

15/08/2009 16:48

Dourados Informa/JP
Uma fonte que mora na Reserva Indígena de Dourados, mas que não quis se identificar, ligou para a redação do douradosinforma dizendo que ao contrário do que vem sendo divulgado pela Funasa, há nas aldeias muitos índios com sintomas da gripe, mas não sabe, naturalmente, se estão contaminadas pelo vírus Influenza da gripe H1N1.

Essa pessoa disse que o movimento nos postos da reserva tem sido sim intenso e que os índios são mais vulneráveis à gripe, podendo os casos, dependendo da gravidade, evoluir rapidamente para a tuberculose. A evolução é rápida devido a miséria e o estilo de vida dentro das aldeias. “Nos postos a situação está um tendel”, comentou essa pessoa, lembrando que muitos índios vêm à cidade e que essa aproximação é perigosa.

Ontem a Funai impediu, em todo o País, a entrada de pessoas não índias nas reservas, mas em Dourados essa medida é inócua, pois, existem entradas por vários lados e não há fiscalização por parte da Funai e Polícia Federal. Na Reserva Indígena de Dourados há um hospital especializado na cura de tuberculose devido justamente à alta incidência dessa incidência nas aldeias do Sul do Estado.

A redação não conseguiu fazer contato com representantes da Funasa nesta manhã.










Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters