[Valid Atom 1.0]

sábado, 15 de agosto de 2009

Gripe H1N1 já matou mais de 300 no Brasil


Plantão | Publicada em 14/08/2009 às 20h05m

Reuters/Brasil Online

Por Hugo Bachega

SÃO PAULO (Reuters) - O número de mortes causadas pela gripe H1N1 no Brasil chegou a 339 nesta sexta-feira, com a confirmação de novos óbitos em cinco Estados.

São Paulo, Estado mais atingido pela nova gripe no país, registrou 23 novos óbitos e agora soma 134 mortes pela nova doença, informou a Secretaria de Saúde.

No Sul, o Paraná, Estado com maior número de mortos pela doença na região, havia confirmado 21 novas vítimas, contabilizando um total de 79 óbitos causados pelo vírus H1N1.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde registrou a morte de mais 15 pacientes pela doença, elevando para 70 o total de óbitos.

Ainda na região Sul, Santa Catarina registrou a morte de mais duas pacientes no município de Tubarão. Já são oito vítimas no Estado.

No início da noite desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a quinta morte no Estado - a de uma mulher de 22 anos em Uberlândia.

O total de mortes no Brasil baseia-se nos dados enviados pelas secretarias da Saúde de cada Estado.

Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, a taxa de mortalidade da nova doença no Brasil é de 0,09 para cada grupo de 100 mil habitantes, a 14a entre os 15 países com maior número absoluto de mortes.

De acordo com a nota, o Brasil é o terceiro país com maior número de mortes causadas pela doença no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos e pela Argentina, mas à frente do México, epicentro da pandemia global da nova gripe.

Para evitar a auto-medicação de pacientes com suspeita de contaminação pela doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente as propagandas de medicamentos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, incluindo remédios a base de ácido acetilsalicílico, paracetamol, dipirona sódica e ibuprofeno.

"A intenção da Anvisa é que o uso desses medicamentos seja absolutamente criterioso, pois pode mascarar sintomas importantes para a realização do diagnóstico preciso de pessoas infectadas pela nova gripe", afirmou a agência em nota.

A suspensão é válida por tempo indeterminado, informou a Anvisa.









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: