[Valid Atom 1.0]

sábado, 15 de agosto de 2009

Internações por suspeita de gripe triplicam no HC

14/08/2009 às 13h36min - Atualizada em 14/08/2009 às 13h36min
Paulínia News - Paulínia(SP)
Internações por suspeita de gripe triplicam no HC

A procura por atendimento médico por suspeita de gripe suína dobrou no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o número de pacientes graves, que necessitam de internação, praticamente triplicou nos primeiros dias de agosto em comparação com o mês de julho.


De acordo com a chefe da área de Epidemiologia Hospitalar, Maria Luiza Moretti, em julho, o hospital registrou 875 atendimentos de pessoas com quadro gripal, o que corresponde a média de 29 pacientes por dia. Apenas no período de 1 a 7 de agosto, o HC atendeu 370 casos suspeitos de gripe, o equivalente a 53 pacientes por dia.


Já o volume de internações passou da média de 15 para 40 pacientes por dia. 'O número é dinâmico, muda todo dia, mas em agosto variou de 27 a 49 pacientes internados', explicou a infectologista. Nesta quinta-feira (13/8), o hospital estava com 32 pacientes internados, dos quais 11 em unidade de terapia intensiva (UTI).


Diante do crescimento da demanda, há cerca de um mês o HC está suspendendo cirurgias eletivas (agendadas, não urgências) para priorizar o atendimento dos casos com síndrome gripal aguda grave (Srag). 'Temos que privilegiar o atendimento dos casos mais graves. E para isso, precisamos dos leitos que seriam ocupados pelos pacientes submetidos a cirurgias eletivas ou investigação de patologias', justificou o coordenador de assistência do HC, Manoel Barros Bértolo.


Neste período, foram suspensas 160 cirurgias eletivas, cerca de um terço do total realizado mensalmente, que varia de 400 a 450 procedimentos. 'Vale ressaltar que todos os procedimentos de urgência e emergência foram realizados, além de dois terços dos eletivos', afirmou Bértolo. Ele explicou que tão logo diminua o atendimento para gripe suína, os procedimentos suspensos serão remarcados. 'Mas não temos previsão de quando isso vai ocorrer'.


O coordenador citou que a remarcação das cirurgias depende de uma posição da Secretaria de Estado da Saúde sobre aumento de leitos hospitalares na região, tanto de UTI como de enfermaria. A questão foi discutida em reunião realizada na semana passada com representantes de hospitais e do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), que ficou encarregado de questionar a Secretaria estadual sobre a possibilidade de aumento de leitos em âmbito regional. A Secretaria estadual de Saúde informou, via assessoria de imprensa, que vai avaliar a proposta do HC e se considerar necessário, autoriza a ampliação de leitos para o hospital e região.


O HC tem um total de 400 leitos, sendo 45 de UTI. Segundo Bértolo, não há um limite de leitos disponibilizados para os casos de Srag. 'Mas, temos que atender também as outras patologias. Se o Estado financiar, o hospital tem condições de abrir mais leitos', disse Bértolo.


O Hospital Mário Gatti, referência para o atendimento de moradores de Campinas, ainda não suspendeu cirurgias. Hoje (13/8), mantinha oito pacientes internados, dois na UTI. Desses, um foi confirmado para gripe suína e os demais esperam resultado de exames.


Fonte: Agência Anhanguera de Notícias









Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: