[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Baião: Os estudos queirosianos




– desafios actuais de 3 a 5 de Dezembro




A Fundação Eça de Queiroz (FEQ) realizará, a primeira edição de 2009 das Sendas Queirosianas – Colóquios Internacionais, nos próximos dias 3,4 e 5 Dezembro, cuja temática será “Os estudos queirosianos – desafios actuais”, onde se encontrarão vários estudiosos nacionais e internacionais da Obra de Eça de Queiroz.

Esta iniciativa, organizada pela Fundação Eça de Queiroz em parceria científica com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem como objectivo criar um novo espaço de reflexão em torno da obra do escritor Eça de Queiroz, do espaço mítico de Tormes e, simultaneamente, congregar estudiosos, investigadores da literatura, homens da cultura e das artes, professores e promotores culturais.

O Colóquio, aberto ao público, funcionará em sessões plenárias e ocorrerá em Tormes, freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião. Como conferencistas ter-se-á: Alfredo Matos do Conselho Cultural da FEQ; Álvaro Manuel Machado da Universidade Nova de Lisboa; António Apolinário Lourenço da Universidade de Coimbra; David Frier da Unversidade de Leeds (Inglaterra); Francisco Sousa Neto, mestre em Literatura Francesa na Universidade de Coimbra e bolseiro da FCT; Helena Santana da Universidade de Coimbra; Irene Fialho, mestre em Estudos Queirosianos na Universidade de Lisboa; Isabel Pires de Lima da Universidade do Porto; Izabel Margato da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil);Jordi Cerdá da Universidade de Barcelona (Espanha); José Miguel Lume do Instituto Camões (ex-leitor); Maria de Fátima Marinho da Universidade do Porto; Maria João Reynaud da Universidade do Porto; Maria João Simões da Universidade de Coimbra; Maria Teresa Pinto Coelho da Universidade Nova de Lisboa; Miguel Real, mestre em Estudos Portugueses da Universidade Aberta; Orlando Grossegesse da Universidade do Minho; Sílvio Alves mestre em Estudos Queirosianos (UERJ-Brasil); Vincenzo Arsillo da Universidade de Veneza (Itália).

Para mais informações: feq@feq.pt |www.feq.pt.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Perfil falso no Twitter dá dor de cabeça a celebridades

FÁBIO ASSUNÇÃO logo DALVA E HERIVELTO

27 de novembro de 2009

Por André Pontes

A onda de celebridades no Twitter trouxe junto uma leva de perfis falsos. Para algumas pessoas afetadas pelos covers, isso é uma brincadeira que tem hora para acabar. Mas outros se sentiram prejudicados e até colocaram seus advogados para trabalhar.

Alguns perfis falsos são tão bem-feitos que chegam a enganar amigos de atores e artistas. Foi o caso do ator Fábio Assunção, que "conversou" com a cantora Preta Gil pela rede social. De acordo com a assessoria do ator, a pessoa escrevia coisas do tipo "acabei de chegar no aeroporto do Galeão e estou indo para uma reunião na Globo".

VEJA
REVISTAS ABRIL

Assunção denunciou o perfil falso ao Twitter, mas, segundo sua assessoria, não teve retorno. "Fomos obrigados a espalhar a notícia de que ele não tinha Twitter", disse sua assessora. Umas das pessoas que ajudou a divulgar o falsificador foi Preta Gil. "Queridos, falei agora com meu amigo Fábio Assunção, que me pediu que desse um recado pros (sic) twitteros que ele não tem Twitter. Recado dado", escreveu a cantora em seu microblog. Em seguida, o falso Fábio Assunção apagou sua página.

Baladas - A atriz Alinne Moraes, a Luciana de Páginas da Vida, também é uma vítima. No caso dela, porém, o perfil falso ainda está na ativa e tem cerca de 70.000 seguidores. "Espero que todos estejam amando a novela, porque as gravações estão sendo INCRIVEIS!", diz uma das mensagens do perfil falso. Ele dá ainda "detalhes" das gravações, conta o que está fazendo e até faz comentários sobre restaurantes e baladas. Tudo falso. "A Alinne não tem nenhum perfil na internet. Ela não tem Orkut, Facebook ou Twitter", diz sua assessoria.

Outra atriz que não tem perfil no microblog e também sofre é Luana Piovani. Mas não é tão difícil saber que o perfil dela é falso: nas mensagens, há trocadilhos com nomes de ex-namorados e piadas com presidentes e personalidades mundiais.

Em seu blog, Luana reclamou. "É mentira viu gente. Não sou eu no Twitter nem no Facebook. Ô povo sem o que fazer viu! E me disseram que tem 10.000 seguidores... Eu de verdade, só aqui no site. Tem meus vídeos no MySpace também e é só! Se liguem! Nada de ficarem seguindo esses impostores tá!" O perfil falso segue em atividade, e tem cerca de 50.000 seguidores.



Piada -
A cantora Sandy tem mais de 237.000 seguidores e levou na brincadeira o seu perfil falso. Com pouco mais de 1.600 seguidores, "SandydoMau" escreve: "Eu e minha dublê @SandyLeah temos algo em comum! Dormimos tarde! Quando eu dormia na casa dela agente (sic) ficava as (sic) 5 da manhã tomando cerveja." O perfil falso usa uma foto de Sandy com maquiagem escura e sangue escorrendo no canto da boca. Sandy não se irritou, ao contrário: "A sua montagem é ótima! Arrasou no photoshop! Adorei a maquiagem e o sanguinho!"

Outro que não se importa muito com perfil falso é o ator Victor Fasano - ele não tem página no Twitter nem blog nem site. "Não temos tempo para pensar nisso", diz sua assessoria. Com 57.000 seguidores, o perfil cover do ator diz curtir bastante a vida. Ao final da novela Caminho das Índias, por exemplo, mensagem do perfil falso dizia que ele iria passar uma temporada na África do Sul fazendo um safári. "Perfis, fakes ou não, demandam longas noites de inspiração. O que posso dizer é que para criar um personagem denso, tridimensional e interessante como o já saudoso Dario (Caminho das Índias), é necessário Viver a Vida sem Malhação", diz o autor do perfil falso em e-mail. Ele diz que se chama "Vitor Augusto Duarte Fasano" e que "entre a família, me chamam de Gutinho. Tenho 51 anos com corpinho de 30".

Limites - O humorista Evandro Santo, do programa Pânico, criador do personagem Christian Pior, se sentiu prejudicado e acionou um advogado para que a sua "cópia" deixasse de usar o seu personagem. "Ele é um oportunista. Batalhei para chegar onde cheguei. Eu me apresentava em bares com seis pessoas na platéia. Não foi fácil o meu personagem se tornar famoso. Ai ele vem e pega o meu nome, a minha linha de raciocínio e faz igual?", diz Santo.

O humorista conta ainda que no início encarava como uma brincadeira, mas saiu do controle. "As pessoas achavam que era eu, e causou problemas. Ele fica mais tempo na internet e não tenho como controlar o que fala. Contratei uma advogada e provei que o personagem estava registrado no meu nome. Ele teve de tirar."

Hoje, com o nome de HugoGloss, o autor do perfil falso do humorista Santo diz que tudo começou com uma brincadeira com os amigos. Por e-mail, ele diz que "sempre imitava o Christian até que uma amiga falou que eu devia fazer isso pelo Twitter; e como na época o microblog não era tão conhecido, comecei a brincadeira. Foi totalmente despretensioso".











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fernando Henrique Cardoso concede entrevista histórica

Ter, 24 Nov, 10h22

Por Redação Yahoo! Brasil

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Augusto Nunes, colunista da revista Veja, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) revisa os aspectos mais importantes de seus dois mandatos (1995-2003) e da transição para o governo petista comandado por Luis Inácio Lula da Silva.

O político relembra como o Plano Real foi criado, fala sobre as privatizações, principalmente as das telecomunicações, sobre a lei de responsabilidade fiscal, sobre programas de saneamento de bancos e de financiamento da agricultura familiar, sobre o fortalecimento da Petrobras durante seu governo, sobre corrupção e outros assuntos.

FHC não perde a oportunidade de alfinetar o governo petista federal por ter dado continuidade a projetos iniciados em sua gestão. Também aproveita para reafirmar que o partido do presidente Lula "empacava" os projetos de lei do governo tucano na Câmara e no Senado quando era oposição, de acordo com seus interesses políticos. Exatamente como faz a oposição atual, o que gera queixas do presidente Lula. FHC também classifica como "retrocesso institucional" o fato de o governo atual ter deixado a Agência Nacional do Petróleo de lado na regulamentação da exploração do petróleo do pré-sal.

O ex-presidente também fala sobre a criação de projetos educacionais e de alfabetização e de programas como o Bolsa-escola, Auxílio-gás e Cartão-alimentação, que foram fundidos em 2003, já no governo Lula, para gerar o Bolsa-família. É uma pena, contudo, que o clima de camaradagem entre entrevistado e entrevistador não tenha aberto espaço para uma discussão mais aprofundada das críticas que os opositores de FHC fazem justamente em relação aos projetos de desenvolvimento social e combate à desigualdade (ou a falta deles, segundo esses críticos) durante seu governo.

Assista à entrevista histórica de FHC, dividida em 15 partes:










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula se abstém em voto de censura ao Irã na AIEA

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje uma resolução censurando o Irã por seu programa nuclear. O Brasil se absteve de votar. Nesta semana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, veio ao País. Durante a visita, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o direito de Teerã de desenvolver energia nuclear para fins pacíficos.

Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia, China e Estados Unidos impulsionaram a nova resolução contra o Irã na AIEA em razão das atividades nucleares do país persa. O documento pede a paralisação das obras de uma planta de enriquecimento de urânio, mantida em segredo até recentemente.

Do grupo de 35 países da atual Junta de Governadores da AIEA, 25 concordaram com a resolução, segundo diplomatas. Três países votaram contra o texto: Venezuela, Malásia e Cuba. Além do Brasil, abstiveram-se Afeganistão, Egito, Paquistão, África do Sul e Turquia. Apenas um país, o Azerbaijão, não estava representado.

É a primeira vez desde fevereiro de 2006 que a AIEA aprova uma resolução contra o Irã. Países como EUA e Israel temem que Teerã tenha um programa secreto para produzir armas nucleares. O governo iraniano nega e diz ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. O Irã já foi alvo de três rodadas de sanções no Conselho de Segurança (CS) da ONU por se recusar a interromper seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caixa lança crédito de R$ 100 milhões para motoboys

A Caixa Econômica Federal lançou hoje uma linha de financiamento para a compra de motocicletas por profissionais registrados que trabalhem com transporte remunerado de mercadorias e documentos. Por esta modalidade de crédito, anunciada pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e pelo vice-presidente de Pessoa Física do banco, Fábio Lenza, o motoboy poderá comprar motocicletas novas, de fabricação nacional, de até 150 cilindradas e limite de preço de R$ 8 mil. A linha especial terá R$ 100 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O empréstimo, de acordo com a Caixa, será limitado a 80% do valor da motocicleta, corrigidos pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 12% ao ano, para financiamento de 36 meses, e TJLP mais 18% ao ano, no caso de financiamento com prazo de 37 a 48 meses. As operações serão contratadas até 30 de junho de 2010 ou enquanto houver recursos disponíveis.

As motocicletas devem apresentar itens de segurança regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como freio a disco, baú com reflexivo, colete e capacete. Também será obrigatória a contratação do seguro do bem. O profissional deve estar regulamentado para o exercício da profissão.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Un enfermero es acusado de violar a un centenar de pacientes sedados


  • El hombre fue identificado como Paul Patrick Serdula, de 47 años
  • Trabajaba bajo contrato para varios médicos y dentistas
Paul Patrick Serdula. | Atlanta Police Dept.

Paul Patrick Serdula. | Atlanta Police Dept.

Un enfermero anestesista ha sido acusado en Atlanta (Georgia) de violar a sus pacientes y la policía informó de que cuenta con vídeos de los abusos que superarían el centenar.

El hombre fue identificado como Paul Patrick Serdula, de 47 años, quien trabajaba en consultorios médicos y dentales de la zona metropolitana de Atlanta.

Según informaron fuentes judiciales, Serdula fue arrestado el lunes bajo cargos de sodomía y abuso infantil.

Un portavoz de la policía del condado de Cobb, dijo que el arresto se llevó a cabo después del hallazgo de vídeos que mostraban a Serdula cuando manoseaba a pacientes anestesiados.

Añadió que la investigación ha revelado que esas agresiones sexuales fueron cometidas durante varios años y que las víctimas incluyen a pacientes de otros estados que recibieron tratamiento por parte de Serdula.

"La magnitud de esto es casi surrealista", dijo a medios locales de información el sargento Dana Pierce de la policía de Cobb, al referirse a la posibilidad de que sumen más de un centenar las víctimas de Serdula.

Según las autoridades, el hombre trabajaba bajo contrato para varios médicos y dentistas lo que le daba acceso a consultorios en toda la ciudad.

Pierce manifestó que ha hablado con muchos pacientes que creen haber sido víctimas del violador.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Zelaya no podrá ser restituido en su cargo si no es juzgado previamente


El presidente depuesto Manuel Zelaya.| AP

El presidente depuesto Manuel Zelaya.| AP

  • La opinión será enviada al parlamento la semana entrante, después de los comicios.

La Corte Suprema de Justicia (CSJ) de Honduras ratificó que el depuesto presidente, Manuel Zelaya, no puede ser restituido en su cargo si no se somete a los juicios que tiene pendientes, informó hoy una fuente de ese órgano.

En la opinión que enviará esta semana al Congreso Nacional, que el 2 de diciembre debatirá si se restituye o no a Zelaya en la Presidencia, la CSJ ratifica el criterio que emitió el 21 de agosto pasado en el proceso de consultas del Acuerdo de San José, propuesto por el presidente de Costa Rica, Oscar Arias, en su calidad de mediador en la crisis de Honduras.

Una fuente de la CSJ explicó que la opinión que se enviará al Parlamento, y que ratifica la emitida en agosto, fue aprobada anoche por 14 de los 15 magistrados.

El tribunal supremo dijo en agosto que "existen acciones penales presentadas (contra Zelaya) por la Fiscalía General de la República", por lo que, "mientras no existan otras disposiciones legales aplicables, no puede eludirse que tendría que someterse a los procedimientos establecidos en la legislación procesal penal".

Zelaya es objeto de una orden de captura acusado de varios delitos relacionados con una consulta popular que pretendía celebrar para promover una Asamblea Constituyente el 28 de junio, el mismo día en que los militares lo arrestaron y lo expulsaron del país, y en que el Parlamento designó a Roberto Micheletti en su lugar.

Según el régimen de facto, los militares derrocaron a Zelaya en cumplimiento de ese mandato judicial derivado del proceso incoado por el Ministerio Público contra él por promover la consulta, que había sido declarada ilegal por varios órganos del Estado.

Ya derrocado Zelaya, un tribunal de justicia le libró otra orden de captura, en este caso, según el Ministerio Público, por la emisión ilegal de un decreto para la contratación de publicidad.

Con la opinión de la CSJ, el Congreso Nacional cuenta ya con las cuatro que solicitó a los órganos del Estado para fundamentar su debate, aunque ha aclarado que estos informes no son vinculantes y que la decisión sobre Zelaya sólo dependerá de los diputados.

Ya entregaron sus opiniones el Ministerio Público, la Procuraduría General de la República y el Comisionado Nacional de los Derechos Humanos, Ramón Custodio.

El derrocado mandatario permanece desde el 21 de septiembre pasado en la Embajada de Brasil en Tegucigalpa tras volver al país clandestinamente.

El próximo domingo en Honduras se celebrarán elecciones para elegir al próximo presidente, pero la mayoría de países han anunciado que no reconocerán su validez, a menos que se celebren con Zelaya de nuevo en la Presidencia











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Descanso con aroma a café

El café no siempre huele y sabe igual. Por eso en el Eje Cafetero el café recibe el mismo tratamiento que el vino en otras partes del mundo: se visitan sus plantaciones, se hacen catas, se aprende sobre su preparación... Este es un recorrido por ocho haciendas colombianas, donde se cultiva la variedad más cara y buscada del mundo.

Pedro Madera


La lluvia cae sobre el tejado de la habitación. Todavía no ha amanecido, pero los trabajadores de la finca ya se dirigen hacia los cafetales para comenzar su jornada. En esta hacienda cafetera colombiana los últimos en despertar son los turistas que conviven durante unos días con plantadores y cosechadores. Es una de las muchas haciendas que han optado por combinar el turismo con el cultivo que ha dado fama al país y que es la razón de ser de este Eje Cafetero.

Estamos a unas cinco horas al sur de Medellín, en el territorio de Juan Valdez, personaje icono de la industria cafetera del país durante más de cuarenta años. El llamado Eje Cafetero ocupa un triángulo montañoso en la cordillera occidental de los Andes Colombianos, entre las ciudades de Armenia, Pereira y Manizales. Aquí, dicen los colombianos, es donde se cultiva el mejor café de Colombia y, quizá, del mundo. Es un paisaje de suaves colinas cubiertas por infinitas plantaciones de café, alineadas con una precisión llamativa y salpicadas por plataneras. Es un paisaje que alterna valles serenos con picos de nieves perpetuas, parques naturales y pequeños pueblecitos paisas, típicamente colombianos.

1. Finca Hotel el Bosque del Saman

Hacienda Bosque de Saman

Está situada en los límites entre el Quindío y el Valle y se ha convertido en uno de los centros más solicitados para los deportes de aventura. Tiene 11 habitaciones decoradas con amplios murales dedicados a la zona cafetera, que se completan con una nueva construcción de tipo colonial que ofrece otras 20 habitaciones. Todo muy sendillo, con colchas blancas, camas de madera y magníficas vistas desde sus ventanas.

Su mayor lujo son las vistas de los nevados y los cafetales desde los balcones. Su cocina ofrece platos tradicionales de la región.

| Más información: www.fincahotelelbosque.com

2. Hacienda El Balso

Hacienda El Balso

Una finca cafetera donde el rosa es el color predominante. Balastruada, ventanas y hasta los techos están pintados en un color rosa intenso, casi color chicle, que la hace única. Pese a lo que une imagine con esta descripción, es un lugar particularmente agradable, muy alegre y perfecto para disfrutar de las amplias zonas verdes que la rodean, de los cafetales y plataneras. Es una de los alojamientos rurales más tradicionales de la zona, perteneciente al Club de Calidad Haciendad del Café. Tiene sólo cinco habitaciones y admite un máximo de 14 personas, por lo que el ambiente es casi de vacaciones en familia. Su propietario acompaña personalmente a sus invitados a conocer los cultivos de café y todas las etapas de su proceso.

| Más información: www.fincaelbalso.com

3. Hacienda El Delirio

[foto de la noticia]

Es una de las mansiones más representativas de la colonización en la zona de Antioquia a principios del siglo XX. Fue restaurada en 1991 seleccionando una buena colección de muebles de época. Está rodeado por zonas verdes desde las que se contemplan el espectacular paisaje de la cordillera central y la hoya del Quindío. En los días más despejados, se contempla también la línea de cumbres nevadas del Tolima, el Ruíz y el Quindío.

Es una hacienda en la que se mantienen sus cultivos tradicionales de café a los que se accede a través de un sendero ecológico. Pertenece al club de calidad de Haciendas del Café.

| Más información: www.turismoquindio.com/casaeldelirio.php

4. Hacienda Hotel del Campo

Hacienda Hotel del Campo

Tiene un aspecto casi de cuento, con una casa principal en colores naranjas, amarillos y rosados, con balaustrada de madera y macetas de flores adornando sus fachadas, y una edificación externa con cubierta de paja, en torno a una fresca piscina.

Incluye 22 habitaciones, a algunas tipo suite decoradas de forma muy sobria. En su restaurante se pueden probar los platos más típicos de la región con un ambiente de fonda.

| Más información: www.hoteldelcampo.com.co

5. Hacienda Combia, en Quindío

Hacienda Combia

Una de los mejores ejemplos de hacienda del eje cafetero, un auténtico hotel que invita al descanso y contacto con la naturaleza, la cultura cafetera y un sitio estratégico para visitar cada uno de los atractivos del Eje Cafetero. Su estructura es la de la típica hacienda, con su balconada correida a la que se asoman todas las habitaciones y su fachada pintada de alegres colores. Está situada frente al promontorio de Peñas Blancas, que los conquistadores llamaban el ojo de Santa Bibiana.

Ofrece 24 habitaciones confortables y muy agradables, además de piscina, zona de jacuzzi, sauna y baño turco y espacios para reuniones. Por supuesto, incluye propuestas de senderismo y de recorrido por los cultivos de café y plátanos acompañado por sus expertos.

| Más información: www.combia.com.co

6. Hacienda Dinamarca.

Hacienda Dinamarca

Es una de las fincas de agroturismo más antiguas del Quindío, como se puede ver en su decoración que trata de mostrar lo más fidedignamente cómo vivían los antiguos colonizadores de la zona. Una vez más, la estrella son los corredores, inferior y superior, a los que asoman todas las habitaciones, con sus barandas pintadas de vivos colores. En el interior, se han introducido objetos antiguos pero sobre todo es la cocina la que mejor muestra el sabor antiguo de una finca tradicional.Se alquila por habitaciones pero también completa para grupos o familias.

| Más información: www.haciendadinamarca.com

7. Finca Hotel El Carmen del Pinar

Finca Hotel el Carmen del Pinar

En esa finca cafetera nos alejamos un poco del típico modelo de hacienda con corredor de colores a lo largo de toda la casa. Esta es una edificación mucho más sencilla y de ambiente más rural, con seis amplias y cómodas habitaciones y una cabaña con dos habitaciones y cocina, que se complementan con amplias zonas verdes, piscina y jacuzzi.

Es un lugar para disfrutar de la vida rural más auténtica, con un estilo casi espartano en las habitaciones y sin ningún tipo de lujo a excepción de la piscina y de un entorno natural magnífico.

| Más información: www.turismoquindio.com/finca_elcarmendelpinar.php

8. Finca Hotel Los Girasoles

Finca Hotel Los Girasoles

Un proyecto turístico asociado al café puesto en marcha por los propietarios de la finca, Luis Darío e Isabel Beatriz Orozco Jaramillo que han puesto en marcha con mucho mimo este hotel-hacienda en la que se puede disfrutar del ambiente cafetero. Desde el hotel se contemplan los cafetales bien alineados que cubren la finca y los paisajes que la rodean, con las cumbres nevadas vigilantes.

Sus habitaciones han sido decoradas con algunos detalles antiguos, como los cabeceros de bronce o las mesillas de noche que nos recuerdan a algunos a las de las casas de nuestros abuelos. En el exterior, la finca luce una galería típica de la zona, pintada de amarillo y azul y rodeada de vegetación. El hotel cuenta con una agradable piscina y otros servicios, desde oratorio a jacuzzi o parque infantil.

| Más información: www.lafincalosgirasoles.com










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Castro reinicia los 'juegos de guerra' con EEUU


  • Los cubanos recibe instrucción militar a partir de los 16 años
  • Las escuelas también participan en el simulacro militar
  • Cuba ha dicho que 'Bastión 2009' es un 'ejercicio defensivo'

El presidente cubano, Raúl Castro, ha instado a los cubanos a "no rendirse nunca" hasta "derrotar" al enemigo, en el primero de los cuatro días de maniobras militares contra una hipotética invasión de Estados Unidos, su enemigo desde hace casi medio siglo.

Cuba desplegó el jueves tanques, helicópteros de combate y lanzallamas de la era soviética, en el mayor ejercicio militar en los últimos cinco años.

"Nunca dejar de luchar, en cualquiera que sean las situaciones, aunque no tengamos información. Combatir y combatir hasta que agotemos al enemigo y lo derrotemos", dijo Castro en un vídeo difundido por un noticiero nocturno de la televisión estatal.

Antes la televisión local mostró imágenes de lanzacohetes Katyusha en acción, tanques maniobrando en campos y helicópteros de ataque Mi-24 sobrevolando la costa durante 'Bastión 2009', los mayores ejercicios militares en cinco años.

No ha quedado claro cuándo ni dónde fueron grabadas las imágenes, que incluyeron también francotiradores disparando desde edificios, milicianos cavando trincheras y un soldado atacando un blindado con un lanzallamas. El objetivo de las maniobras es "estar en condiciones de enfrentar una agresión militar del enemigo a gran escala", dijo la televisión estatal.

"Cuando se pierda el contacto con el mando superior cada uno tiene que convertirse en el comandante en jefe, ya sea un general de división o un sargento o un soldado en la misón que cumple cada uno", dijo Castro, durante una reunión con altos mandos del Ejército.

'No rendirse nunca'

Cuba adoptó en la década de 1980 una doctrina militar denominada la 'Guerra de Todo el Pueblo', inspirada en la experiencia de la guerrilla vietnamita que derrotó a Estados Unidos.

'Bastión 2009', los primeros ensayos de guerra realizados en Cuba desde el 2004, movilizarán a unos 100.000 soldados y reservistas hasta el sábado. El domingo se sumarán cuatro millones de cubanos organizados en milicias populares.

"El objetivo es no rendirse nunca, no dejar de luchar nunca", agregó Castro, el general que sirvió durante casi medio siglo como ministro de Defensa de la isla, en el vídeo difundido por la televisión estatal el jueves.

Las maniobras, que ocurren en momentos en que Cuba intenta salir a flote de los embates de la crisis económica global, serán "austeras" pero "eficaces", dijeron medios locales esta semana. La mayoría de cubanos recibe instrucción militar a partir de los 16 años. El jueves hasta las escuelas de primaria en La Habana se alistaban para practicar evacuaciones "en caso de guerra".

Las maniobras contra un hipotético ataque estadounidense llegan en momentos en que el presidente Barack Obama ha prometido "relanzar" las relaciones con Cuba. El mandatario dijo recientemente que Estados Unidos "no tiene intención alguna" de usar su fuerza militar contra la isla. No obstante, Cuba ha dicho que "Bastión 2009" es un "ejercicio defensivo" para disuadir a su enemigo.

Analistas sostienen que la capacidad bélica de Cuba disminuyó tras la implosión en 1991 de la Unión Soviética. Pero este año militares rusos ofrecieron entrenar a personal cubano y modernizar el obsoleto armamento del país como parte del reacercamiento de los ex aliados de la Guerra Fría.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Reajuste da aposentadoria: centrais e entidades unificam posição



23 de Novembro de 2009 - 16h48


Em reunião na sede nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB ), em São Paulo, as centrais sindicais e as entidades de defesa dos aposentados fecharam, na manhã desta segunda-feira (23), um acordo unitário sobre o índice de reajuste das aposentadorias para os próximos anos. O debate levou em conta os projetos de interesse dos trabalhadores e aposentados que estão em tramitação no Congresso Nacional.

A proposta das entidades consiste em defender a imediata aprovação da Política Permanente de Recuperação do Salário Mínimo, até 2023, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O reajuste também deve levar em conta a variação do PIB de dois anos anteriores.

Além disso, o acordo defende uma Política Permanente de Recuperação dos Benefícios das Aposentadorias e Pensões, com valores superiores ao salário mínimo. A base para esse cálculo é a variação do INPC do ano anterior, acrescido de 80% do PIB de dois anos anteriores.

Centrais e entidades também reafirmaram estar contar o fator previdenciário, a exigência de idade mínima para aposentadorias e a adoção da chamada média curta para cálculo das aposentadorias. O acordo foi formalizado numa nota, divulgada após a reunião desta segunda-feira.

Além da CTB, assinaram o acordo CUT, Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) e Sindicato Nacional dos Aposentados.

Confira abaixo a íntegra da nota.

As centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CTB e CGTB, a COBAP e os sindicatos nacionais de aposentados, reunidos nesta data em São Paulo, avaliaram projetos de interesse dos trabalhadores e aposentados em tramitação no Congresso Nacional, deliberaram consensualmente o seguinte:

1. Defender a imediata aprovação da Política Permanente de Recuperação do Salário Mínimo, até 2023, com base no INPC do ano anterior, acrescido da variação do PIB de dois anos anteriores, conforme projeto de lei do Executivo;

2. Defender o estabelecimento de uma Política Permanente de Recuperação dos Benefícios das Aposentadorias e Pensões com valores superiores ao salário mínimo, com base na variação do INPC do ano anterior, acrescido de 80% do PIB de dois anos anteriores; e

3. Ratificar a posição unitária das Centrais e das representações dos aposentados, favoráveis ao fim do fator previdenciário, contra a exigência de idade mínima para aposentadorias e contra a adoção da chamada média curta para cálculo das aposentadorias.

São Paulo, 23 de novembro de 2009

CTB - Wagner Gomes

CUT - Artur Henrique

Força Sindical - Paulo Pereira da Silva

UGT - Ricardo Patah

NCST - Calixto Ramos

CGTB - Antônio Neto

Cobap - Warley Martins

Sindicato Nacional dos Aposentados (FS) - João Batista Inocentini









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Os aposentados em sua última jornada'


Publicada em 26/11/2009 às 17h28m

Artigo do leitor Carlos Fernando Priess

Sempre se falou, no interior, que "cavalo velho se coloca em pasto sem capim", pois, já vencido pelo cansaço, pela exaustão, melhor para o mau e insano criador que o velho cavalo, já cheio de escoriações, morresse mais depressa. Assim são os aposentados deste país. Elegeram o presidente Lula na esperança de melhorarem as suas aposentadorias, mas lá se vão quase dois mandatos e o líder dos trabalhadores esqueceu da classe mais sofrida.

Os contratempos da vida lhes impingiram, no decurso de seus anos de trabalho, muito sofrimento. Hoje, até o caminhar para enfrentar as filas dos bancos e da Previdência lhes causa muita sofreguidão. Tal qual o cavalo magro que não encontra abundância de um pasto verde, os aposentados, hoje, têm uma nova jornada: esperar que o governo pague uma aposentadoria decente, nos termos daquilo que contribuíram, duramente, durante trinta ou mais anos.

Como hoje, para os poderosos, não têm mais utilidade, melhor que morram os velhos mais cedo. Nosso desgastado Congresso, na maioria de seus membros, faz aquilo que o poder central quer e não impõe justiça para os aposentados.

Quanto aos cavalos velhos, atualmente, até quase não se vê mais o mau trato, pois as associações protetoras dos animais estão atentas, mas o aposentado está completamente abandonado. E a defasagem das aposentadorias acima de um salário mínimo obriga a todos irem à luta, tirando, inclusive, o lugar para os mais jovens.

Esquecem esses "líderes" que levamos ao poder que os aposentados já cumpriram a sua missão com esforços excessivos, e milhares deles de forma cruel, enquanto eles estão garantidos com ricos proventos mantidos pelo povo. Com a alegação de defenderem os cofres da Previdência, tão espoliados pela corrupção, covardemente o Poder Executivo impõe as suas regras desumanas.

Querem os aposentados, em verdade, é sossego com "um pastinho verde" onde possam, com a melhoria nos seus rendimentos, terminar a sua jornada mais tranquilamente, se alimentando melhor e racionalmente, pois, devido à situação precária, até seus dentes perderam ao longo de sua caminhada.

Com a eleição do atual presidente, milhões de aposentados deram graças a Deus, pois acharam algo de oportuno e sublime havia acontecido, já que alguém que parecia ser dotado de sensibilidade e coragem iria restabelecer os direitos daqueles que trabalharam e contribuíram para ter uma velhice com conforto. Lêdo engano, pois Lula não ouve os aposentados.

Ao longo dos últimos 11 anos, desde, portanto, que Fernando Henrique chegou à Presidência da República, os valores do salário mínimo têm sido corrigidos em percentuais acima da reposição aplicada aos pensionistas e aposentados da Previdência Social que percebam acima do piso básico. A situação é a seguinte: o INSS tem 25 milhões de aposentados e pensionistas. Deste total - vejam só - 75% ganham salário mínimo. Consequentemente, 25% ganham mais do que este valor. E tudo continua no mesmo. Aqueles que contribuíram com cinco, dez salários mínimos, daqui a pouco estarão ganhando apenas o mínimo.

Os cofres públicos têm dinheiro até para financiar obras no exterior, como na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Namíbia, Angola, Moçambique e outros países que tiveram obras públicas financiadas pelo Brasil. Além do BNDES, o Banco do Brasil também opera mecanismo parecido, através do PROEX (para financiamento de exportações), com semelhança idêntica à do BNDES. A triangulação implica diversas impropriedades: tratam-se de empréstimos disfarçados a países estrangeiros.

O dinheiro público brasileiro está sendo usado para financiar obras no estrangeiro sem nenhum processo concorrencial que permita a participação de outras empresas brasileiras eventualmente interessadas e até emprestar para o FMI já aconteceu. Isto prova que o país cresceu, o que é importante, mas para o aposentado, tolhido em seus direitos, só se fala em déficit da Previdência.

Este artigo foi escrito por um leitor do Globo. Quer participar também e enviar o seu?Clique aqui







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Votação sobre fim do fator previdenciário ficará para 2010



Aline Bosio


O projeto que pede o fim do fator previdenciário, aprovado recentemente pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), só deverá entrar em votação no próximo ano. Até lá o governo tentará propor mudanças e aprovar um substitutivo para que os cofres públicos não sofram com o aumento dos pagamentos aos aposentados.

Implantado no País em 1999, o sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga uma quantia maior para aqueles que adiam o pedido de aposentadoria, como se fosse um programa de desestímulo às aposentadorias precoces. A ação já gerou uma economia na ordem de R$ 10 bilhões. Caso deixe de existir, as despesas do governo voltariam a crescer.

Para o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), relator do projeto do senador Paulo Pain (PT-RS), não há motivos para que o fator previdenciário continue a ser aplicado. "Dependendo da idade do trabalhador no pedido da aposentadoria, o fator corta, em média, 30% do valor do benefício. Isto tem gerado prejuízo aos aposentados", afirma. Sá acredita que, pela proximidade do fim do ano e por se tratar de um projeto polêmico, a matéria só deve ser votada em 2010.

O projeto de Pain também prevê uma mudança no cálculo da aposentadoria. Segundo o texto, ela passaria a ser calculada com base nos últimos três anos de contribuição (36 meses). Atualmente o valor do benefício é calculado de acordo com as melhores contribuições feitas desde o início do Plano Real, em 1994. Ele é conhecido como média longa.

Com a mudança, os trabalhadores poderiam contribuir com base no salário mínimo (R$ 465) e, apenas nos últimos três anos pagar o valor baseado no teto, que é de R$ 3,2 mil. Na Câmara, a adoção da média curta - como é conhecido o cálculo feito em cima dos últimos 36 meses - foi criticada por integrantes da situação, uma vez que ela poderia gerar um forte aumento das despesas para a Previdência.

Uma alternativa que pode ser apreciada pelo governo é a combinação entre o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A fórmula 85/95 prevê a soma entre a idade do trabalhador e o tempo de contribuição da aposentadoria. Desta forma, as mulheres teriam de alcançar a soma no valor de 85 e os homens de 95. Com este procedimento, um homem teria de ter 35 anos de contribuição e 60 anos de idade para se aposentar integralmente.

"A alternativa que defendo é o fim do fator previdenciário. Podemos até negociar e alterar a questão da adoção da média curta, mas não abro mão do fim do fator e não aceito a fórmula 85/95", rebate o deputado Sá.

O presidente da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Antônio Alves da Silva, acredita que a tendência é a fórmula 85/95 ser aprovada. "O problema é que ela não extingue de vez o fator previdenciário, pois obriga as pessoas a contribuírem por mais tempo e pedirem a aposentadoria com uma idade mais avançada para conseguir receber 100% do benefício", lamenta.

Silva explica que a Federação está estudando e debatendo se apoiará a aprovação da média curta ou da média longa. "Precisamos pensar com cuidado, pois uma (a média longa) beneficia o cidadão que perdeu o emprego e começou a contribuir com um menor valor, por exemplo, enquanto a outra beneficia quem se mantém trabalhando com um bom salário e boa contribuição", destaca.

Assim como aqueles que querem se aposentar, a OAB também defende o término do fator previdenciário. "Vamos continuar acompanhando os trabalhos. Esperamos que venha a acontecer o fim do fator ou, no mínimo, uma alteração no modo do cálculo, pois o prejuízo está sendo grande para o segurado, que contribui durante anos e não recebe o equivalente ao que pagou", diz o presidente da Comissão de Seguridade Social e Previdência Complementar da OAB de São Paulo, Paulo Henrique Pastori.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Gilmar Machado: Contra o fim do fator previdenciário


Deputado federal (PT-MG)

Rio - A questão das aposentadorias pelo INSS não pode ser mais ignorada. No governo Lula, houve grandes avanços, como melhoria no atendimento da Previdência e reajustes acima da inflação. O fator previdenciário é excrescência das reformas tucanas.

Hoje, há consenso sobre a necessidade de mudança, mas é preciso fazer justiça social com responsabilidade. O governo negocia com centrais sindicais e aposentados proposta que acaba com o fator, garante a política de correção e recuperação do poder de compra do salário mínimo e assegura ganho real aos que ganham acima do mínimo, com base na evolução do PIB.

Mas não se resolve o problema com demagogia e irresponsabilidade, como o fim do fator previdenciário estabelecido no PL 3299/08, que inviabilizaria a Previdência. É preciso uma solução que contemple os interesses dos trabalhadores e equilibre as contas do INSS. A suavização do fator é a saída, já que não é possível extingui-lo num passe de mágica. Quem pensa assim e propõe saídas milagrosas, ilude os aposentados e não esconde seu oportunismo eleitoreiro.

Uma possível saída da arapuca tucana é aplicar na Previdência a fórmula usada para os servidores. Ou seja, completados os 35 anos de contribuição, se a soma idade mais tempo de contribuição atingir 95, haverá aposentadoria integral. Para a mulher, o número da fórmula é 85 (contribuição de 30 anos). Com isso, faremos justiça para quem trabalhou a vida inteira e foi atropelado no meio do caminho pela invenção tucana.

O sistema previdenciário tem que ser mais justo e mais estruturado. Não dá para continuar criando leis que mudam todo ano. É importante para as pessoas saberem planejar seu futuro, sua carreira e poder montar seu fundo complementar de previdência.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paulo Paim: A favor do fim do fator previdenciário


Senador (PT-RS)

Rio - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, no dia 17, o Projeto de Lei Nº 3299/08. Agora, a proposta vai ao plenário. De nossa autoria, a matéria acaba com o famigerado fator previdenciário. O resultado mostra que a Câmara está em sintonia com o que foi definido pelo Senado no ano passado.

Criado em 1999, o fator é um redutor de aposentadorias e pensões. No momento de o cidadão se aposentar, a incidência do fator pode diminuir em até 35%, no caso dos homens, ou 40%, no caso das mulheres, os benefícios a serem recebidos.

Isso porque a fórmula de cálculo usada leva em consideração a idade, a alíquota e o tempo de contribuição, e a expectativa de sobrevida, conforme tabela do IBGE. Ou seja, quanto maior a expectativa de vida do brasileiro, menor o valor do benefício a ser recebido pelo trabalhador ao se aposentar.

Além disso, o fator só atinge os trabalhadores celetistas, os do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Aqueles do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, os quais recebem os mais altos salários, não sofrem os males do fator.

Defendemos uma Previdência universal, com direitos e deveres iguais para todos, sejam da área pública ou privada. Sabemos, que à medida que o cidadão estuda, trabalha e se qualifica, seu salário vai sendo aprimorado e a sua qualidade de vida melhorada.

É preciso eliminar os itens expectativa de vida e a idade estabelecida pelo fator. Pontos que atualmente obrigam o trabalhador a se aposentar depois dos 60 anos, prejudicando aqueles que entraram muito cedo no mercado de trabalho e que recebem os mais baixos salários.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Entenda as propostas que mudam o cálculo das aposentadorias no Brasil


Fator previdenciário, que considera expectativa de vida, pode acabar.
Nova proposta do governo adota fórmula que soma idade e contribuições.

Fernando Scheller Do G1, em São Paulo


O fator previdenciário, uma fórmula usada para o cálculo das aposentadorias por tempo de serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode estar com os dias contados. Um projeto de lei e um substitutivo tramitam na Câmara justamente com este objetivo: acabar com o fator, que ajusta o valor do benefício do trabalhador à expectativa de vida no momento da solicitação.

Assista ao lado: comissão aprova o fim do fator previdenciário

Com a aplicação do fator previdenciário, quem se aposenta aos 55 anos, por exemplo, receberá um valor mensal inferior a quem requerer o benefício com 60 anos, pois a fórmula presume que o primeiro receberá a aposentadoria por um período de tempo mais longo.

Embora defendido por especialistas em previdência, o fator previdenciário, estabelecido em 1999, é visto como o "vilão" do achatamento dos benefícios pelas centrais sindicais e associações de aposentados, que pedem a sua extinção.

Para o especialista em previdência José Sechin, que foi ministro da Previdência em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, o sistema garante "justiça atuarial". "Cada um terá direito de receber a contribuição que fez, acrescida de uma taxa de juros", diz. Segundo ele, o fator previdenciário faz com que, quem se aposenta mais cedo, receba um valor mensal menor porque ganhará um maior número de "parcelas".



Volta ao passado

O projeto de lei 3299, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que acaba com o fator previdenciário e propõe a volta do sistema antigo de cálculo de benefícios – em que somente as últimas 36 contribuições da vida do trabalhador são consideradas –, é alvo de críticas tanto do governo quanto de especialistas na área.

O problema, segundo Sechin, é que a proposta abre a porta para fraudes consentidas no sistema. Se a maior parte das contribuições é ignorada, o ex-ministro argumenta que uma pessoa pode contribuir por um longo tempo sobre o salário mínimo e deixar para fazer aportes mais altos, próximos ao teto do INSS (R$ 3.218,90, atualmente) somente nos últimos três anos.

"Do jeito que está, uma pessoa que se aposentar aos 50 anos vai ganhar o mesmo que alguém que se aposentar aos 70. Quem se aposentar cedo vai receber o dobro do que aportou (contribuiu). Isso vai incentivar com que as pessoas se aposentem cada vez mais cedo", diz Sechin.

Sem algum tipo de limitação de idade, o temor é que as contas da previdência, que exibiram um "rombo" de R$ 42 bilhões entre janeiro e outubro deste ano, fiquem ainda mais pressionadas. Por isso, o governo federal já sinalizou que vetará as mudanças na aposentadoria caso o projeto de Paim, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seja aprovado pelo plenário da Câmara.

O consultor em previdência Renato Follador diz que o projeto de Paim é "um retrocesso, uma volta à uma época em que a Previdência Social brasileira era tecnicamente rudimentar". "Calcular o benefício somente com base nas últimas 36 contribuições era uma injustiça, especialmente para os mais pobres. Normalmente, quem depende do salário físico chega ao fim da vida ganhando menos. Muitas vezes, consegue se aposentar somente por idade", explica.

Ele diz que o sistema atualmente em vigor considera a média das 80% maiores contribuições, eliminando os 20% de valor mais baixo. O objetivo é que, com o tempo, a conta leve em consideração toda a vida profissional do trabalhador (35 anos, para homens, e 30 anos, para mulheres). Por enquanto, para efeito de simplificação, o cálculo é feito a partir de 1994, desde a criação do Plano Real.

Fórmula 85/95

O senador Paulo Paim admite que provavelmente seu texto será vetado pelo governo e diz que está aberto à aprovação do projeto na forma de um substitutivo que circula na Câmara, cujo relator é o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS). “Como [o texto] está, [a sanção] é impossível”, diz.

Paim afirmou que um dos objetivos do projeto era esquentar o debate contra o “mal maior” do fator previdenciário. O substitutivo de Vargas também define o fim do fator, mas estabelece uma vinculação que evita que os trabalhadores possam se aposentar muito cedo, apresentando a chamada fórmula 85/95, que tem o apoio do governo.

Pelo sistema, entre idade e tempo de contribuição, um homem teria que somar 95 "pontos" para poder se aposentar. O sistema é flexível, permitindo que o contribuinte tenha 40 anos de contribuição e 55 anos de idade ao se aposentar; também valeria a conta de 60 anos de idade e 35 de contribuição, por exemplo. Para as mulheres, vale a mesma regra, sendo a soma necessária 85.

O substitutivo adota uma regra para o cálculo de benefícios mais próxima da praticada atualmente. O texto define que o cálculo levará em conta toda a vida laboral do trabalhador, eliminando 30% das piores contribuições, em vez de 20% atuais. Desta forma, há chance de que o valor do benefício cresça. O deputado Vargas define o projeto como “pragmático e realista”.

O “realismo” do projeto está relacionado ao fato de que ele reflete um compromisso que o governo assumiu em agosto assumiu com centrais sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical.

Para o consultor Renato Follador, a fórmula 85/95 é "mais equilibrada [do que o projeto de Paim], não propõe medidas retrógradas". "É uma alternativa boa [para as contas da previdência] porque embute uma ideia de idade mínima", ressalta.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mônica Bergamo: A pedido de viúva, Timóteo arrecada R$ 8.000 para anúncio de missa de Pitta

A viúva de Celso Pitta, Rony Golabeck, ligou anteontem para Agnaldo Timóteo (PR-SP) e pediu ajuda para conseguir dinheiro e publicar um anúncio da missa de sétimo dia do ex-prefeito de São Paulo, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

A missa ocorre hoje, na igreja São José, no Jardim Europa. Segundo a coluna, o parlamentar diz que passou o chapéu entre amigos e arrecadou R$ 8.000.

Timóteo ainda enviou nesta semana uma carta para o prefeito Gilberto Kassab (DEM) dizendo que ficou muito sentido com o fato de ele não decretar nem um dia de luto na cidade pela morte do antecessor. Kassab foi secretário de Planejamento de Pitta.

Pitta morreu na última sexta-feira, vítima de um câncer no intestino. Ele estava internado desde o último dia 3 no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fazia o tratamento contra o tumor, descoberto em janeiro deste ano.

Na ocasião, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino e iniciou o tratamento com quimioterapia.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PF cumpre mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa do DF

da Folha Online

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Segundo a PF, não há detalhes da operação porque ela corre sob segredo de Justiça. A Polícia Federal informou, no entanto, que não há mandados de prisão.

Os mandados de busca e apreensão foram determinados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A Folha Online apurou que as buscas ocorrem nos gabinetes do presidente da Casa, Leonardo Prudente (DEM), da líder do governo, Eurides Britto (PMDB), e do presidente da CCJ, Rogério Ulysses (PSB).

A assessoria da presidência informou que não irá comentar a operação.











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Diretor de "Do Começo ao Fim" diz provocar com caso de incesto gay


SILAS MARTÍ
da Folha de S.Paulo, enviado especial ao Rio

No punho direito, Aluízio Abranches tatuou a palavra "trust" (confiança, em inglês). Deixou aparecer várias vezes as letras pretas numa casa da Gávea, no Rio, onde conversou com a reportagem.

Divulgação
Os atores João Gabriel e Rafael Cardoso, que vivem irmãos apaixonados, em cena de "Do Começo ao Fim"
Os atores João Gabriel e Rafael Cardoso, que vivem irmãos apaixonados no cinema

"Quando vi o olhinho dele molhado, decidi que era ele mesmo", lembra o diretor, confiante, falando de como escolheu o ator João Gabriel para ser um dos irmãos que se apaixonam --e vivem um romance-- em "Do Começo ao Fim".

Sabendo que "a homossexualidade existe, mas não incomoda", Abranches deu um passo além. Pôs em cena dois irmãos, um loiro e um moreno, que têm um caso de incesto gay. "Queria provocar", admite o diretor.

Mesmo com a "autoestima lá embaixo", Abranches também parece ter confiança total no filme que estreia hoje.
Depois que cenas com os atores João Gabriel, o moreno do "olhinho molhado", e Rafael Cardoso, dos cachinhos dourados, vazaram --e bombaram-- na internet no início do ano, todo tipo de boato já cercou esse filme. Quando foi cortado da lista do Festival do Rio, em setembro, houve suspeitas de que diretor e equipe não conseguiam chegar a um acordo em relação à montagem final.

"Quando vi a primeira cena, tomei um choque na coluna", conta Gabriel. "Mas depois vi que não era tão conflituoso."

Esse receio, que pende entre o escândalo e a discrição, acaba sufocando o filme. Na encenação do tabu, Abranches, o diretor do tórrido "Um Copo de Cólera", cria um mundo de estética quase publicitária, achata conflitos e esconde o drama sob diálogos arrastados, trilha sonora plácida e músculos lisos. "Ficou delicado mesmo", diz Rafael Cardoso, que vive o irmão mais novo. "Está tudo muito implícito porque a gente estava muito à mostra ali."

No que parece ser uma fusão entre comercial de margarina e, depois, de creme de barbear, não há drama. Dois irmãos se apaixonam, e a sociedade aceita, a mãe aceita, o pai aceita. "Eles têm sofrimentos, momentos de solidão, de conflito, mas numas camadas mais veladas", diz Abranches. "Não acho que seja um filme cor-de-rosa."

Se não pink, "otimista", nas palavras do diretor e dos atores. "É uma história de amor entre dois jovens", relativiza Cardoso. "Queria fazer um filme otimista, sobre amor, um amor possível", conclui Abranches.

Mas, em cena, esse afeto aparece truncado. Se nos trailers que vazaram no YouTube, Gabriel e Cardoso se esbaldam em carícias, o filme baixa o tom e reveste de frieza o contato entre os dois, um romance que não passa do morno ao quente.

Heterossexuais na vida real, Gabriel e Cardoso ensaiaram para construir o amor na ficção, mas não convencem. "Não tem nenhum pudor eu com ele, ele comigo", diz Cardoso. "A gente é movido por libido", diz Gabriel. Mas o "trust" parece ficar mesmo só no punho do diretor.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ivan Lessa: Hugo Chávez, um herói de nossos dias


Colunista comenta sua simpatia por Hugo Chávez, que 'dá um pouco de molho a essa sem-graceza ou trágica paisagem política mundial'.


Colunista da BBC Brasil - Impossível não deixar de simpatizar com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Pouco importa a posição política. Dele e de quem dele fica sabendo.

O homem - o homenzarrão, a bem dizer - chegou a dar nos nervos do Rei Juan Carlos, de Espanha, uma figura reconhecidamente educada e paciente. Numa dessas reuniões entre líderes mundiais e chefes de Estado, que nunca resultam em nada de positivo, ficou ao menos para a posteridade a irritação do rei espanhol com a infindável peroração de Chávez, ao ponto de, diante de câmaras de televisão de todas as partes do globo terrestre, ter exclamado em alto, bom som e castelhano castiço a frase que, durante uns tempos, chegou até a virar dizeres em camisetas populares, "Por qué no te callas?" Chávez calou. Algum tempo depois. Rei e presidente se abraçaram e riram muito do sucedido. Para algo serviu a tal reunião.

Chávez cria caso e os mais diferentes amigos. Para não falar em inimigos. Outro dia mesmo vi um longo documentário sobre o Maradona em que este se abraça com Chávez, trocam beijinhos e, felizmente, as coisas pararam por aí.

Chávez e Lula nem preciso dizer nada. Os brasileiros sabem muito mais dos casos. Pena que não me contem.

Agora, lá está de novo, nos noticiários, o bom, por assim dizer, Hugo Chávez. Cultiva a controvérsia como Maradona cultivava o controle da redonda, para citar a figura de algumas linhas atrás. Chávez veio de público - ele existe de, para e com o público - defender seu conterrâneo o terrorista Carlos, o Chacal, ou Ilich Ramirez Sánchez, para usar seu nome de paz, ora servindo pena de prisão perpétua na França por liderar ou participar de uma série de atentados à bomba, assassinatos e sequestros.

O Chacal, nos pouco saudosos anos 70 e 80, acabou se juntando à Organização de Libertação Palestina e à Facção do Exército Vermelho da Alemanha na época Ocidental. Acabou sequestrado em Khartoum, em 1994, e levado para Paris, onde cumpre sentença de prisão perpétua principalmente pelo assassinato em 1975 de dois secretas franceses e um informante libanês. Convenhamos, boa bisca Carlos não era. Ninguém é apelidado de "O Chacal" em vão.

Ora, pois, pois. Chávez acaba de dizer, no mesmo tom de voz que feriu os ouvidos do soberano espanhol, que Carlos (por que não o chamou de Carlito?) era um indivíduo dedicado ao combate em nome da liberdade. Além do mais, considerou uma injustiça sua condenação por assassinato. Disse Chávez:

"Eu o defendo. Pouco me importa o que digam na Europa".

Sua excelência não parou aí.

Entusiasmado distribuiu loas e elogios como quem distribui medalhas e condecorações logo ali pelo resto da América Latina. Pegando pressão, Chávez seguiu em frente. Louvou, sem ser por ordem alfabética, figuras controvertidas, para dizer o mínimo. Foi em frente com o presidente Robert Mugabe, do Zimbábue, e, jogando mais lenha na fogueira que já começava a queimar suas sobrancelhas, citou esse que ainda há pouco esteve entre nós, causando movimentos de ruas e praças, contra e a favor, o ora muito em voga Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã.

Todos eles eram "seus irmãos" ululou, no sentido figurado, Hugo Chávez. E para encerrar com chave de ouro seu pronunciamento foi buscar, num passado ainda recente, para nós mais velhos, o ditador Idi Amim, de Uganda, figura simultaneamente tétrica e cômica.

Amin para Chávez, foi "um patriota incompreendido". Ora, muito bem. Enquanto não sair um pau feio, viva o presidente Hugo Chávez que ao menos dá um pouco de molho a essa sem-graceza ou trágica paisagem política mundial. Discordo do Rei, conforme um velho hábito republicano meu, e, daqui, faço meu pedido: "Porqué no hablas más, Chávez?" Por favor, vá?








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Britânico volta a enxergar com uso de 'olho biônico' pioneiro


Peter Lane, de 51 anos, é um dos 32 pacientes testando a novidade no mundo.


Um homem britânico que havia perdido a visão na juventude se tornou uma das primeiras pessoas do mundo a voltar a enxergar com o uso de um "olho biônico" desenvolvido nos Estados Unidos.

Peter Lane, de 51 anos, da cidade de Manchester, é uma das 32 pessoas que estão sendo submetidas uma experiência internacional com o equipamento.

Ele recebeu um implante de um receptor eletrônico, instalado dentro do globo ocular e ligado ao nervo óptico e a óculos especiais.

Uma câmera colocada nesses óculos capta a imagem e a envia a um processador portátil, que transforma a imagem em sinais eletrônicos enviados ao receptor. Este, por sua vez, envia impulsos até a retina e o nervo óptico, fazendo a pessoa finalmente enxergar.

'Pequenas palavras'

Lane, por enquanto, consegue apenas ler palavras pequenas em uma tela especial.

"É um começo", disse ele. "Os médicos vão me dar uma dessas telas para eu ler em casa, e espero um dia poder voltar a ler cartas sozinho."

"Além disso, quando saio, o equipamento me dá mais segurança e mais independência."

Lane começou a perder a visão por volta dos 20 anos por causa de uma retinite pigmentosa, uma doença degenerativa da retina com origem genética.

O "olho biônico" foi desenvolvido pela empresa americana Second Sight e está sendo testado por apenas 11 médicos de todo o mundo.

Os especialistas, no entanto, acreditam que inicialmente o aparelho será útil apenas para as pessoas vítimas da retinite pigmentosa








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters