[Valid Atom 1.0]

sábado, 23 de janeiro de 2010

Bolsa-cabresto



Dez meses antes das eleições presidenciais, o governo muda regras
do Bolsa Família para evitar a exclusão regulamentar de 5,8 milhões
de pessoas do programa. A medida vale até 31 de outubro,
data do segundo turno


Laura Diniz

Alexandro Auler/Jc Imagem
OPORTUNISMO
Fila de cadastramento do programa: regras são regras, mas não em ano de eleição


Na cartilha de certas administrações, aproveitar o finzinho de ano para decretar uma medida polêmica, impopular ou simplesmente indecorosa é prática corrente. Com o Legislativo já quase em recesso, os órgãos do Executivo mais ou menos desmobilizados e as atenções da imprensa voltadas para outros assuntos, governantes se sentem à vontade para sacar medidas que, de outro modo, não teriam coragem de apresentar em público. O governo federal se valeu mais uma vez dessa tática no dia 23 de dezembro, quando um ato do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome alterou as regras de funcionamento do Bolsa Família, numa manobra destinada a evitar que 5,8 milhões de beneficiados fossem excluídos do programa – fato legal e previsível, mas que, em ano de eleição, poderia ser funesto para a campanha petista.

Pelas normas até então em vigor, perdiam o direito ao recebimento do benefício famílias cujo cadastro estivesse desatualizado havia mais de dois anos e aquelas cuja renda per capita tivesse ultrapassado o limite de 140 reais. São critérios justos: o primeiro se destina a coibir fraudes e o segundo visa a evitar que o cidadão fique para sempre sob a tutela do Estado – o que é, ou deveria ser, uma das preocupações do programa. Mas, como em ano de eleição vale tudo, o governo decidiu deixar para lá. O ato administrativo do dia 23 de dezembro estabelece um "prazo de carência" dentro do qual a burla das regras passa a ser tolerada. Assim, quase 1 milhão de famílias que não atualizaram seu cadastro em 2009, e tiveram o pagamento bloqueado em novembro, voltarão a ganhar o benefício. Da mesma forma, continuarão a receber dinheiro público as famílias cuja renda per capita ultrapassou 140 reais – em torno de 440 000. Trata-se de uma versão atualizada do voto de cabresto. Mas com uma diferença, segundo o cientista político Bolívar Lamounier: "Os antigos coronéis do interior do Brasil pelo menos aliciavam votos com o próprio dinheiro. O governo atual faz isso com dinheiro público". E, para que não reste dúvida quanto à natureza da decisão governamental, a data para a bondade terminar, o tal "prazo de carência", é 31 de outubro, dia da votação do segundo turno das eleições presidenciais.

O Bolsa Família já provou ser um poderoso cabo eleitoral. Um estudo feito em 2007 pelo professor de ciência política Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, com base nos resultados das últimas eleições presidenciais, concluiu que cada 100 000 reais deixados pelo programa em municípios de 1 000 habitantes renderam ao candidato Lula um acréscimo local de 3 pontos porcentuais de votos. Criado por medida provisória em outubro de 2003 para suplantar o fracasso do Fome Zero, o Bolsa Família começou atendendo a 3,6 milhões de famílias, ao custo de 3,3 bilhões de reais. Cada uma recebe hoje entre 22 e 200 reais por mês, dependendo do número de filhos (mantê-los na escola é a principal contrapartida do programa). Seu alcance foi-se expandindo até que, a partir de 2007, um em cada quatro brasileiros passou a ser sustentado pelo governo. Em 2009, o número de beneficiados havia quadruplicado em relação a 2003: 12,4 milhões de famílias usufruíram um orçamento total de 12,4 bilhões de reais.

O Bolsa Família contribuiu para a diminuição da desigualdade de renda no país, tirou milhões de brasileiros do poço da miséria e abriu horizontes para um enorme contingente de crianças que, sem ele, poderiam estar fadadas a passar a infância capinando numa roça, sem nunca ter estudado. No entanto, a expansão ilimitada do número de cadastrados e o fato de o benefício não ter prazo para terminar sempre foram pontos fracos do programa e contribuíram para pespegar-lhe a pecha de assistencialista e eleitoreiro. As últimas mudanças – nada sutis, como prova a data de 31 de outubro – mostram que seus críticos têm razão.








Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Capital do Haiti pode sofrer novo terremoto em breve, alertam especialistas

da France Presse, em Washington

Um terremoto tão ou mais violento que o que devastou Porto Príncipe no dia 12 ameaça a capital haitiana, advertiram os especialistas, insistindo na necessidade de reconstruir as infraestruturas da cidade segundo normas sísmicas rígidas, como as existentes no Japão ou na Califórnia (oeste dos EUA).

O Haiti continuará por várias semanas exposto a um risco importante de fortes tremores secundários, um fenômeno normal depois de um terremoto e que vai diminuir com o tempo.

O Instituto sismológico americano (USGS) avaliou quinta-feira em 25% a probabilidade de um ou mais tremores de magnitude 6 acontecerem durante este período.

O terremoto do dia 12, que matou pelo menos 111 mil pessoas, liberou grande parte da tensão acumulada nesta parte da falha Enriquillo. Porém, outra parte, localizada a leste do epicentro e diretamente adjacente a Porto Príncipe, pouco se mexeu, alertou o USGS.

O instituto se baseia em medições preliminares de deformação do solo realizadas com radares e perspectivas aéreas.

Acúmulo de tensão

De acordo com o USGS, esta parte da falha foi submetida ao mesmo acúmulo de tensão provocado pelo movimento das placas tectônicas da América do Norte e do Caribe, e pode liberar esta energia a qualquer momento.

"Os tremores anteriores no mundo e a história sísmica do Haiti indicam que terremotos de alta magnitude podem se repetir no mesmo lugar em um curto espaço de tempo", explicou à AFP David Schwartz, um especialista do USGS, citando o caso da Turquia em 1999, quando dois terremotos de magnitude superior a 7 foram registrados num intervalo de três meses.

Para Schwartz, este cenário pode se repetir em Porto Príncipe. "Nenhum de nós ficaria surpreso se isso acontecesse", afirmou.

A falha de Enriquillo ainda pode provocar um tremor de até 7,2 no Haiti, alertou, por sua vez, Eric Calais, um sismólogo francês da Universidade de Purdue, no estado de Indiana (norte dos EUA).

"Os tremores nesta região tendem a se repetir em sequência", afirmou, lembrando que nos três últimos séculos, terremotos de magnitude comparável ou superior ao do dia 12 abalaram o Haiti pelo menos quatro vezes, entre eles os de 1751 e 1770, que destruíram completamente Porto Príncipe.

"Prédios mais resistentes

"Como a região tem um passsado sísmico, é preciso reconstruir Porto Príncipe segundo normas sísmicas rígidas. O custo será mais elevado, mas é tecnicamente factível", afirmou Eric Calais.

Uma avaliação exaustiva do risco sísmico no Haiti, o país mais pobre das Américas, e nas demais nações do Caribe, permitirá melhorar as normas de construção e edificar prédios resistentes aos terremotos, explicou o USGS.

Isso requer, porém, estudos geológicos aprofundados das falhas e do solo, e tais estudos costumam demorar vários anos, segundo o instituto.

O Haiti foi negligenciado neste âmbito. Nos quinze últimos anos, somente duas equipes de geólogos e sismólogos se deslocaram ao Haiti, lamentou Calais, que participou de uma destas expedições e havia advertido para o risco de fortes terremotos.

O especialista deve viajar ao Haiti nesta segunda-feira para coordenar uma missão de avaliação, a primeira desde a catástrofe do dia 12.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Biden: US to appeal dismissal of Blackwater case


By MATT APUZZO , 01.23.10, 07:06 PM EST

BAGHDAD -- The U.S. will appeal a court decision dismissing manslaughter charges against five Blackwater Worldwide guards involved in a deadly 2007 Baghdad shooting, U.S. Vice President Joe Biden said Saturday.

Biden's announcement after a meeting with Iraqi President Jalal Talabani shows just how diplomatically sensitive the incident remains nearly three years later. A lawyer for one guard, noting that word of the intended appeal came in Iraq, accused the Obama administration of political expediency and the U.S. was pursuing an innocent man, rather than justice.


Blackwater security contractors were guarding U.S. diplomats when the guards opened fire in Nisoor Square, a crowded Baghdad intersection, on Sept. 16, 2007. Seventeen people were killed, including women and children, in a shooting that inflamed anti-American sentiment in Iraq.

Biden expressed his "personal regret" for the shooting and said the Obama administration was disappointed by the dismissal. "A dismissal is not an acquittal," he said.

The U.S. rebuffed Iraqi demands that the U.S. contractors face trial in Iraqi courts. After a lengthy investigation, U.S. prosecutors charged five of the contractors with manslaughter and took a guilty plea from a sixth.

But the case fell apart when a federal trial judge in Washington, Ricardo Urbina, said in a Dec. 31 ruling that the Justice Department mishandled evidence and violated the guards' constitutional rights. Prosecutors now face difficult odds getting an appeals court to reinstate the case

The dismissal outraged many Iraqis, who said it showed the Americans considered themselves above the law. The Iraqi government began collecting signatures for a class-action lawsuit from victims who were wounded or lost relatives.

Lawyers for two of the Blackwater guards - Donald Ball ( BLL - news - people ), a former U.S. Marine from West Valley City, Utah, and Dustin Heard, a former U.S. Marine from Knoxville, Tenn. - sharply criticized the U.S. government's planned appeal.

"By announcing this decision in Iraq, through an elected official, the United States makes clear it has decided to do what is politically expedient, rather than what is just based on Judge Urbina's unshakable findings that the prosecutors engaged in gross misconduct and intentionally violated Mr. Ball's constitutional rights," attorney Steven McCool, who represents Ball, said in a statement. "In the end, the United States has shown it will pursue an innocent man, rather than justice."

Attorney David Schertler, who represents Heard, said moving ahead with an appeal "appears to be based upon political considerations rather than a careful consideration of the legal merits of the case as it should be."

White House officials said the U.S. Justice Department decided on the appeal and that Biden's trip was not originally intended to be the way it would be announced. The White House learned of the Justice decision Friday night, which led to the timing of the announcement.

Messages seeking comment from lawyers for the other three guards who fought the charges were not immediately returned Saturday.

Those guards are Evan Liberty, a former U.S. Marine from Rochester, N.H.; Nick Slatten, a former U.S. Army sergeant from Sparta, Tenn., and Paul Slough, an U.S. Army veteran from Keller, Texas.

The sixth guard, Jeremy Ridgeway of California, pleaded guilty to one count each of manslaughter, attempted manslaughter, and aiding and abetting. It's unclear what Urbina's ruling means for him.

Blackwater has said the guards were innocent, contending there were ambushed by insurgents. Prosecutors said the shooting was unprovoked.

Court documents paint a murky picture of a case rife with conflicting evidence. Some witnesses say the Blackwater convoy was under fire; others say it wasn't. Some said the entire convoy fired into the intersection; others said only a few men opened fire.

Even the government's key witnesses, three members of the Blackwater convoy, at times seemed to undercut the government's case.

Since the shooting, the Myock, N.C.-based Blackwater has renamed itself Xe Services and overhauled its management. Iraq has pulled the company's license to operate in the country.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Haiti's "Miracle Man" Tells Survival Story


Man Who Woke up After Quake Finding Himself Buried Under Rubble Shares How He Survived for 10 Days



(CBS)
He's being called miracle man.

Twenty-one-year-old Emanuel Buteau survived 10 days under the wreckage of his collapsed apartment building. He was saved Friday night by an Israeli rescue team and revived at an Israeli field hospital, reports CBS News Correspondent Bill Whitaker.

"You know your survival is being called a miracle?" Whitaker asked Buteau.

"It's a big miracle!" Buteau's translator said. "He was praying to God and he was saying, 'God, if it's your will I will die. If it's you will, I will survive.'"

Emanuel said he was knocked unconscious in the quake and woke up entombed in a cramped, dark air pocket. He says he prayed and lot and cried a lot and thought he would die there.

"How did you survive?" Whitaker asked Buteau.

"There were times he feels like he will pass away and he had to pee and drink his pee," Buteau's translator said.

Doctors say having some fluids and his spirit kept him alive.

"Miracles can happen," said Dr. Alon Grossman, who works with an Israeli medical team in Haiti. "He needed basic medical treatment, but overall he was in very good condition at the beginning."

Buteau's mother had returned to the collapsed apartment to find his body for burial. Trapped inside, he heard her speak of him in the past tense. He called her name, and she called the rescue team, the same team that saved a little boy and his sister two days earlier.

"'If you save one man,' we say in Hebrew, 'you save the whole world,' and this is one of the main reasons that we are here," the team's Col. Gili Shenhal said.

Buteau's attending physician told the miracle man he will be given food and then he can go home. Buteau lost so much weight, he needs a rope to keep his pants up, but he says that is a small price to pay for the miracle of life.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nokia ofrece GPS y servicios de navegación gratis


[foto de la noticia]

Nokia ha lanzado una nueva versión de 'Ovi Mapas' disponible para sus dispositivos móviles, que incluye navegación GPS para coche y peatón, así como servicios de valor añadido 'Premium' asociados a este tipo de productos sin costes, informó el director de ventas y marketing de servicios, Manuel Reverte.

La nueva versión del 'Ovi Mapas' incluye información sobre cámaras de seguridad y radares, información meteorológica, guías Lonely Planet y Michelín, y actualizaciones sin coste adicional.

Asimismo, los clientes de Nokia podrán disfrutar de toda la información del tráfico también de forma gratuita. En España esta última prestación estará disponible a partir del segundo trimestre del año.

El precio de algunos de estos servicios 'Premium' rondaba los 50 euros, en el caso de la licencias de un año de duración para el coche en Europa, o los 18 euros, para la información de tráfico y radares también de un año de duración.

La firma finlandesa indicó que este movimiento tiene el potencial de duplicar el tamaño del mercado de navegación GPS en los terminales móviles. En concreto, Reverte señaló que agencias como Canalys cifran que el mercado de navegación GPS en el móvil en todo el mundo es de 27 millones de unidades aproximadamente, y subrayó que con esta iniciativa Nokia amplía este mercado hasta los 50 millones de unidades.

Reverte aclaró que una de las cualidades de la nueva versión del Ovi Mapas es que ofrece esta información sin tener que estar necesariamente conectado a la red. "Sin estar conectado a Internet el cliente puede disfrutar de todos los servicios, excepto de la información del tráfico y de los eventos, que requieren conexión en tiempo real", aclaró Reverte. "El servicio es diez veces más eficiente que otras aplicaciones como la de Google", añadió.

La nueva versión de Ovi Mapas está disponible para diez dispositivos de Nokia aunque se espera que próximamente se extienda a otros productos. En concreto, el Nokia N97 mini, Nokia 5800 XpressMusic, Nokia 5800 Navigation Edition, Nokia E52, Nokia E55, Nokia E72, Nokia 5230, Nokia 6710 Navigator, Nokia 6730 classic y Nokia X6 podrán incluir esta aplicación descargándola de la página web http://www.nokia.es/ovi/mapas.

A partir de marzo de 2010, los nuevos smartphones Nokia con GPS integrado incluirán la nueva versión de Ovi Mapas, precargada con mapas locales, navegación GPS de alta calidad en modo peatonal y de coche, así como acceso a las guías de viajes de Lonely Planet y Michelin sin coste extra alguno.

En el mercado tradicionales de navegadores de coche ha bajado por el efecto de la crisis y por la incorporación de dispositivos móviles con GPS. Según GFK, el mercado tradicional de navegadores supone alrededor de un millón o 1,2 millones. Esta cifra se triplica si se incluye los dispositivos móviles y smarthphone.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Las compañías israelíes buscan imponerse en 4G


Demostración de WiMAX en movilidad de Runcom. | P. R.

Demostración de WiMAX en movilidad de Runcom. | P. R.

Las compañías israelíes calientan motores para desembarcar con fuerza en el próximo Congreso Mundial de Móviles de Barcelona, que se celebrará en dos semanas. Este año será clave para el futuro de las comunicaciones móviles, con despliegues importante de WiMAX y nuevos desarrollos de LTE, y lo saben. La mayor parte de las compañías no son grandes, pero muchas de ellas son o han sido pioneras en el desarrollo de ideas revolucionarias.

"Estamos en medio de un gran cambio en el mercado de las telecomunicaciones móviles a nivel mundial", comenta Benny Einhorn, un reconocido 'gurú' tecnológico israelí, que calcula que en 2014 habrá en todo el mundo más de 4.500 millones de usuarios de comunicaciones móviles en el mundo. "Se trata de una gran oportunidad, y creo que la clave está en los datos en el móvil. Se lleva hablando de esto desde hace años, pero creo que está sucediendo ahora".

Fue sobre todo la llegada al mercado del iPhone en 2007 lo que impulsó este cambio, al que siguieron otros dispositivos que han puesto realmente Internet en la mano de los consumidores, de manera fácil e intuitiva. "Este año se llegará al 20% de usuarios de banda ancha en el móvil, un punto de inflexión que va a suponer un dramático incremento del consumo de datos en dispositivos móviles, y creo que las actuales redes 3G no van a ser capaces de absorver mucho más crecimiento", afirma Einhorn.

De hecho, grandes redes inalámbricas se están desplegando en ciudades europeas con el fin de proporcionar servicio de Red a alta velocidad gracias a las tecnologías WiMAx y LTE, tales son los casos de Oslo y Estocolmo, o más recientemente en España el ejemplo de Málaga.

"Vamos a ver muy pronto un salto al 4G, la infraestructura está ahí, lo que faltan son dispositivos". Einhorn sostiene que los factores que están incrementando el tráfico de datos son la generalización de las redes 3G, las redes sociales, el vídeo, la voz sobre IP y la generalización del uso de los dispositivos móviles avanzados.

Ante este panorama, el Instituto de Exportación y Cooperación Internacional de Israel (IEICI) organizó una ronda de exposiciones de pequeñas y medianas compañías israelíes que pretender 'comerse' el mercado a base de ideas sobre aplicaciones y servicios, optimización de datos y personalización de la experiencia del usuario.

Chips

De las principales compañías, Comsys (80 trabajadores) prepara para Barcelona demostraciones de WiMAX sobre Android, por un lado, y la emisión de vídeo de alta definición a través de LTE, dos sistemas que "van a convivir", aunque el segundo será más importante en Europa.

"Este año WiMAX empezará a llegar a los dispositivos de mano (móviles, 'smartpphones'...), sobre todo en Japón, China (aunque con sus peculiaridades), y la India", augura Elkana Ben-Sinai, presidente ejecutivo de la compañía. Y ve un tremendo futuro a medio plazo: "EEUU planea invertir más de 7.000 millones de dólares en cubrir con WiMAX las zonas rurales del centro del país, por ejemplo", afirma.

Esta compañía israelí ha sido capaz de diseñar un 'chip' que poporciona conectividad WiMAX-GSM/EDGE en el mismo dispositivo, es decir, capaz de saltar de un sistema a otro en funciónnde la cobertura existente. Para mostrarlo, han tenido que fabricar una serie de prototipos junto a la empresa taiwanesa ECS. Ben-Sinai afirma que "el consumo de energía de los dispositivos WiMAX será similar a los 3G".

WiMAX en movilidad

Otra de las compañías de desarrollo de tecnologias inalámbricas de cierto peso es Runcom (120 empleados), empresa pionera en tecnología OFDMA y responsable de la creación hace ya cuatro años del primer 'chip' WiMAX del mundo. "Todo el desarrollo de WiMAX en movilidad (IEEE 802.16e) está basado en el desarrollo de Runcom", sentencia orgulloso su jefe de marketing, Israel Koffman.

"Estamos desarrollando la manera de cubrir con redes de alto rendimiento grandes extensiones, como ciudades, y a bajo coste". Koffman asegura que gracias a la cobertura se necesita menos infraestructura. "Los suscriptores podrían ahorrar hasta un tercio de lo que pagan ahora mismo por 3G".

Y además, funciona en movimiento. En una demostración a bordo de un vehículo a toda velocidad a las afueras de Tel Aviv, Runcom demostró cómo con un par de antenas se puede recibir con gran calidad varios canales de TV digital, se puede navegar por Internet a velocidades más que razonables e incluso mantener una videoconferencia, con una mínima pérdida en el handoff, o paso de la señal de una antena a otra.

La idea es que no sólo las personas puedan comunicarse, sino las propias máquinas, ni necesidad de cables. En una ciudad se podrían conectar todas las cámaras de videovigilancia, máquinas de 'vending' o canceladoras de autobús y metro sin necesidad de cables y a bajo coste. Se trata de la comunicación máquina a máquina (M2M), un concepto que está adquiriendo un peso creciente en el negocio de las 'telecos'.

De hecho, Telefónica anunció hace un mes la creación de una nueva unidad global de M2M (Global M2M), un mercado que según Gartner alcanzará los 200 millones de líneas en 2012.

Elkana Ben-Sinai, CEO de Comsys, con dos dispositivos.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mais de um milhão de músicas para baixar




  • 23 de janeiro de 2010|

  • Por Tatiana de Mello Dias

É o que o Dewey Music tem. São 1,53 milhão de músicas, gravadas por mais de dez mil artistas. Um acervo de peso – todo em domínio público.

O site é o braço musical da biblioteca digital Archive.org. Eles avisam logo na home: você pode ouvir, baixar, remixar e compartilhar tudo o que está ali.

italik
Italik Dubree – o dub russo – em ação

A navegação é complicada, mas vale a pena perder um tempo por ali. Há coisas improvaveis – já pensou em ouvir um dub da Rússia?



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Genealogia dos algarvios está à distância de um clique




Foto

E se toda a sua genealogia estivesse à distância de um clique? Se as suas raízes familiares são algarvias, isso já é possível graças ao trabalho de Nuno Inácio, que está a desenvolver um sítio com a genealogia do Algarve.

O sítio - http://www.genealogiadoalgarve.com/ - está online desde Setembro, quando foi lançado o login para os residentes em Portimão, mas já é possível pesquisar famílias de Barlavento a Sotavento do Algarve.

Em conversa com o «barlavento», Nuno Inácio explicou que tudo começou com uma pesquisa familiar que lhe despertou o interesse pela genealogia.

«Comecei a fazer a minha própria genealogia há cerca de cinco anos, pela linha paterna que tem origem no Alferce. Quando cheguei aos princípios do século XVIII, cheguei à conclusão que todo o Alferce era da família e optei por fazer o levantamento completo com todos os dados».

Do Alferce, em Monchique, a viagem foi curta até à freguesia vizinha de São Marcos da Serra – concelho de Silves - , onde a conclusão foi semelhante: «os habitantes mais antigos eram todos da família e a partir daí surgiu a ideia de fazer o levantamento de todo o Algarve», explicou o genealogista.

A principal fonte de informação para Nuno Inácio são os registos paroquiais. No entanto, estes só remontam a meados do século XVI, data do Concílio de Trento e, por isso, a pesquisa fica temporalmente limitada.

«Dificilmente se conseguirá recuar além das 20 gerações. As informações anteriores aos registos paroquiais são do Tribunal do Santo Ofício e de processos de Inquisição, e essa é a única possibilidade para recuar, no máximo, até ao princípio do século XV».

Por outro lado, também existem impedimentos para aproximar as pesquisas da actualidade, uma vez que só é possível a consulta de informações até ao ano de 1910 devido à protecção de dados, e nem todos os livros estão disponíveis, uma vez que, em alguns casos, os registos não foram enviados para o Arquivo Distrital.

No entanto, apesar das limitações, segundo Nuno Inácio, «o programa está disponível para receber dados actuais, e já recebemos centenas de dados de pessoas que estão a fornecê-los para “colar” com os que já estão na base de dados. Só assim é possível estabelecer relações com a actualidade. Já temos informação de bebés nascidos em 2009», adianta.

Para o genealogista, uma pesquisa deste género tem vantagens a vários níveis. «Para além da questão da curiosidade, um trabalho deste tipo é útil para historiadores, uma vez que a história da região é contada pessoa-a-pessoa, pois, além dos nomes, o site tem informação sobre o local onde as pessoas viviam ou a sua profissão. Além disso, a descoberta das origens pode facilitar processos de partilhas, para reconhecer herdeiros, ou ainda ajudar à naturalização de estrangeiros que sejam descendentes de portugueses e que precisem de comprovar a sua ascendência».

Quem já tem comprovada a ascendência algarvia com a pesquisa de Nuno Inácio são nomes como o herói da independência de muitos países da América do Sul Simão Bolívar, a actriz Amélia Rey Colaço, o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, Eça de Queiroz, ou mesmo Fernando Pessoa.

«Fernando Pessoa descende por dois ramos, um próximo, dentro das cinco gerações, e outro mais antigo, mas ambos de Portimão. O Simão Bolívar descende de Fernando Leão Pacheco, que era natural de Portimão, e o Carlos Drummond de Andrade é descendente da família Chassim, que era muito importante em Portimão no final do século XVI».

Para além das dificuldades na pesquisa de informação, Nuno Inácio tem que suportar ainda alguns dos custos financeiros do projeto, que são avultados.

«Sai muito caro, só o leitor de microfilmes custou 10 mil euros. Mandei ainda fazer um programa de raiz para tratamento de dados que não foi barato. As fotocópias dos documentos custam 50 cêntimos cada. É extremamente caro», lamenta o genealogista, que diz só ter conseguido avançar com o projeto devido ao apoios do municípios de Portimão e, mais recentemente, Albufeira, concelho cuja apresentação dos dados, e atribuição de log-in deverá acontecer no mês de Fevereiro.

«Os municípios adquirem os direitos de autor que permitem aos munícipes aceder à pesquisa. Por enquanto, ainda só foi apresentado o concelho de Portimão, mas o de Albufeira estará para breve, talvez em Fevereiro, mas tenho outras pesquisas concluídas. Para a sua apresentação, só falta o apoio dos municípios, que têm reconhecido a importância do projeto, e só ainda não avançaram devido à falta de disponibilidade financeira», conclui Nuno Inácio.



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dilma diz em SP que uma de suas maiores ambições é 'levar os brasileiros ao paraíso'



Vozes do Alem-túmulo

Publicada em 23/01/2010 às 15h22m

Flávio Freire, O Globo

RIO CLARO (SP) - À vontade na condição de pré-candidata presidencial, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse neste sábado que uma das maiores e melhores ambições que ela poderia ter é "levar os brasileiros ao paraíso". Em cerimônia pública em Rio Claro, no interior paulista - onde visitou obras e participou da assinatura de contratos do PAC - Dilma não se fez de rogada ao comentar declaração do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB), de que ela levaria politicamente os brasileiros ao paraíso. Com a ressalva de que ainda não foram escolhida pelo PT como candidata à sucessão de Lula, Dilma chutou a bola deixada pelo peemedebista.

- Acho que qualquer pessoa, principalmente alguém que integra o governo Lula, pode ser escolhido. Mas concondo em gênero e número com o deputado Michel Temer, e gostaria de muito de levar os brasileiros ao paraíso. Acho uma das maiores e melhores ambições que alguém pode ter - disse ela.

Observado pela ministra e pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, o prefeito de Rio Claro (SP), Du Altimari, do PMDB, cumprimenta o presidente do partido e da Câmara dos Deputados, Michel Temer / Foto: Michel Filho - O GloboDilma também comentou o debate verborrágico entre PT e PSDB, na última semana. Citando Ulisses Guimarães, para quem 'política não se faz com o fígado', a ministra disse não concordar com agressões pessoais.

- Nós não temos por que fazer agressões. Não concordo e não farei agressões pessoais. A minha ética contraria - disse Dilma, defendendo, no entanto, uma de suas declarações recentes e a qual deu início à briga entre integrantes dos dois partidos. Dilma dissera que se oposição vencer a eleição presidencial, o PAC seria eliminado do projeto federal . Ela se referia a uma declaração do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, à revista "Veja". Os tucanos reagiram em nota e, na sequência, o presidente Lula se referiu a Guerra como "babaca" . Este acusou Lula de incontinência verbal.

- Se a campanha elevar o tom, nós vamos reduzir o tom e responder normalmente. Agora, se alguém disser que vai acabar (com o PAC), nós vamos discutir, falar com o povo. Qual o mal disso? Nenhum. Isso tem uma grande diferença dos ataques e da violência verbal - afirmou.

Em entrevista coletiva ao lado de Temer, Dilma foi indagada se acreditava que teria problemas no futuro caso fechasse uma aliança com o PMDB, já que o partido também foi alvo de recentes investigações e é um dos cotados para ocupar a vaga de vice na chapa presidencial.

- Não concordo que algum partido se caracterize por problema de corrupção. O que acontece no governo Lula é uma aliança em cima de um projeto concreto, que sensibiliza não só o PMDB, mas a base de sustentação do governo e o próprio PT - disse Dilma.


573comentário(s) para esta matéria

Dilma diz em SP que uma de suas maiores ambições é 'levar os brasileiros ao paraíso'

  1. contraomolusco
    23/01/2010 - 21h 56m

    Dimona jamais lutou pela democracia, isso é mais uma mentira deslavada desses microbios, Dilmona era comunista e até onde eu saiba eles estão pouco se importanto com democracia, então não elega essa mulher como lutadora de principios democraticos, disso ela não tem nada até hoje.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  2. injenuo
    23/01/2010 - 21h 54m

    Em ano de eleição todos são uns
    anjinhos, porém "Dona Dilma" quer ser uma "DEUSA". Saí para Demonio!!!!!!!!!

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  3. dilmanuncamais
    23/01/2010 - 21h 50m

    Dona dilma, os brasileiros só se enganam uma vez, só cairam na lábia do lula uma vez, se cairem novamente pode acreditar que são uma récua de mulas..

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  4. sopro
    23/01/2010 - 21h 50m

    Os exemplos de que temos de um sistema comunista implantado não me fazem querer nem passar perto.Já imaginou aqui na AL como teria sido?
    Voltando ao assunto,o paraíso já temos só falta dar um jeito de se livrar dos politicos vermes decompositores do dinheiro público o que seria fácil se não fosse essa b-o-s-t-a de justiça.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  5. KBRASILKEREMOS
    23/01/2010 - 21h 48m

    Mas que conversa sem graça e falsa para falar num discurso.

    Acho que até o seu chefe bêbado faria melhor.

    Que horror.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  6. Abelardo_costa
    23/01/2010 - 21h 47m

    é mesmo?!


    Que tal retirar-se da política para sempre!!

    Não consegui como terrorista explodindo bombas e matando inocentes agora quer fazer de caneta na mão...

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  7. PowerRanger
    23/01/2010 - 21h 45m

    .... Jim Jones tb queria levar seus seguidores ao paraíso !

    Eu heim!

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  8. tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 44m

    Por falar em paraíso:

    - DILMA, VÁ PARA O INFERNO!!

    Boa noite a todos...menos aos petistas "paradisíacos"...bando de pulhas.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  9. Antonio Cunha Filho
    23/01/2010 - 21h 42m




    O perigo é que "o fraldão" que a dilma usa, cabe mais dinheiro que numa cueca dos "cumpanheiros".

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  10. Josemo
    23/01/2010 - 21h 41m

    Hei Mistura de Zé dirceu com Hugo Chaves( de saia)!!, Vá pro inferno!!!

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  11. tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 40m

    Agora entendí...PARAÍSO FISCAL!!!!

    Essa dilma (minúsculas mesmo), não dá ponto sem nó.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  12. dilmanuncamais
    23/01/2010 - 21h 40m

    Os aposentados estão no inferno À 8 ANOS, desde que o Lula assumiu,Lula nunca fez nada por eles, e também prometeu que iria cuidar bem dos pobres coitados. E agora vem essa mentirosa fazer promessas ridúculas...até parece que vamos cair de novo na esparrela deles......sumam de uma vez seus bandidos.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  13. Raimundo Costa
    23/01/2010 - 21h 40m

    Pelo comentário do Sr. Josemo nem o primeiro emprego podemos arranjar, já que não temos nenuma experiencia. de experientes politicos estamos cheios, basta ver o que os experientes Serra e Kassab estão fazendo em São Paulo.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  14. martelox
    23/01/2010 - 21h 39m

    FORA D....

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  15. ByeByeBrasil
    23/01/2010 - 21h 38m

    Deve ter dinheiro depositado em todas estas republiquetas que o "presidenti" visitou. Espalhou a bufunfa por tudo quanto foi lado.
    Vai ser dificil repatriar tanta conta.
    E cada uma no nome de um meliante.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  16. tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 38m

    O verdadeiro paraíso, virá quando a Dilma e aliados, forem enforcados nas tripas do último petista...QUE PARAÍSO!!!

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  17. VATIFO
    23/01/2010 - 21h 38m

    Josemo
    23/01/2010 - 21h 29m

    Você também é...qual o problema???

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  18. KBRASILKEREMOS
    23/01/2010 - 21h 37m

    Sei não, com esse papo sinistro acho que a terrorista tá sentindo que a sua pedra fundamental vai ser inaugurada em breve.

    O capeta já está de prontidão.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  19. Raimundo Costa
    23/01/2010 - 21h 37m

    Como sempre O GLOBO deturpando uma fala, fala esta do Dep. Michel Temer e não da Dilma. Quanto a pecha de terrorista que atribuem a Dilma, graças a ela e a muitos dos chamados terroristas, nós estamos vivendo uma democracia plena. porque se dependesse da direita roivosa brasileira, viveriamos ainda a ditadura militar, que matou, torturou e ainda hoje nega aos familiares o direito de enterrar seus mortos.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  20. LARRY FRANKLIN
    23/01/2010 - 21h 36m

    tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 29m

    Sinto muito por seus familiares, podiam estar no lugar errado e na hora errada, aconteceu com muitos, mas, a necessidade de livrar o País de uma ditadura militar requeria ações drásticas. Ela merece o nosso respeito.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  21. tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 35m

    VATIFO

    Você é uma figura!

    QUE CAUSA? SÃO ELES QUE ESTÃO ACABANDO COM O BRASIL.

    OS MILITARES, APESAR DE NÃO SER A FAVOR, FIZERAM MAIS QUE ESSES CORRUPTOS DA ESQUERDA QUE VESTEM ARMANI, VOAM EM JATINHOS, GASTAM NOS CARTÕES E QUEM PAGA SOMOSM NÓS.

    Ô cara, "fala besteira não, vai".

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  22. 666Dark
    23/01/2010 - 21h 33m

    Na Argentina!
    Gasolina comum (igual a nossa mas sem álcool)
    1,99 pesos = R$ 1,00
    Gasolina Super
    2,30 pesos = R$ 1,15
    Gasolina Fangio de alta octanagem
    2,89 pesos = R$ 1,45
    Como sabemos, nossa gloriosa PETROBRÁS
    exporta para a Argentina gasolina a R$ 0,65.
    Podemos ver - como estamos sendo
    ROUBADOS - pelo governo.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  23. foliver
    23/01/2010 - 21h 33m

    Porque será que todo GUERRILHEIRO (A) quer ir para o paraiso? Vai se juntar ao BIN LADEN!!!

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  24. ByeByeBrasil
    23/01/2010 - 21h 33m

    Nada demais gente, eles so' continuam, e continuam e continuarao o que disseram que sempre foi feito neste pais. Mas que eles , os donos da etica jamais fariam.
    VIVA O PARAISO (FISCAL) PTISTA.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  25. maria celeste vieira de moraes
    23/01/2010 - 21h 32m

    Eu acho que o Chavez depois que deu una amassos nela ela ficou vendo o paraíso. Hó dona Dilma , acorda, aqui ninguém está apaixonado não, e nem venedo nenhum paraíso por perto. O paraíso, é só quando o Lula sumir deste planeta levando a senhora junto.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  26. ByeByeBrasil
    23/01/2010 - 21h 32m

    A China e' o PARAISO (fiscal) deles.
    Vejam so', tem ate' o numero da conta:
    Segundo a procuradora da República Karen Kahn, para conseguir um contrato de construção de hospitais no Pará, governado por Ana Júlia Carepa (PT), a Camargo Corrêa repassou ao PT, em abril de 2008, R$ 261.285,52 por meio da conta nº 941-11-013368-2, no First Commercial Bank, na China.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  27. contraomolusco
    23/01/2010 - 21h 31m

    Estão mudando o nome, ela não foi guerrilheira, ela foi terrorista, é muito diferente.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  28. VATIFO
    23/01/2010 - 21h 31m

    tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 29m

    A causa está acima de tudo e de todos.

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  29. Josemo
    23/01/2010 - 21h 29m

    Ela é mentirosa e não tem experiência nenhuma para dirigjir o nosso país. Socorro!!!!!!!!!!

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

  30. tom_pioca
    23/01/2010 - 21h 29m

    LARRY FRANKLIN

    Se ela tivesse sequestrado seu filho, roubado o dinheiro de seu pai e conspirado para matar seu tio, VOCÊ NÃO ESTARIA FALANDO IDIOTICES...

    É uma bandida comum...não tem nada de ideologia.
    Cadê o dinheiro dos roubos e dos sequestros? O gato-comeu?

    Presta atenção, cara...

    Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | ... | 20
Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Thalia grava sucesso de Roberto Carlos


Thalia ficou conhecida no Brasil por suas personagens nas novelas “Maria Mercedes”, “Marimar” e “Maria do Bairro”. Mas agora ela quer espaço por aqui por seu trabalho como cantora. Em seu recém lançado DVD, “Primera fila”, a mexicana canta “Que será de ti”, sucesso na voz de Roberto Carlos.

— Adoro a música brasileira e sempre gostei do Roberto Carlos. “Que será de ti” é uma de minhas músicas preferidas — diz Thalia, que também revela outras paixões brasileiras: — Adoro caipirinha, feijoada e o Cristo Redentor.

Muito performática no palco na gravação do DVD, Thalia diz que os anos como atriz ajudaram:
— Tenho me dedicado à carreira de cantora, mas ainda sou atriz. Só faltam bons convites para atuar.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters