[Valid Atom 1.0]

domingo, 25 de maio de 2014

Grandes empresas indicam as perguntas que os candidatos a emprego mais erram







ISABEL KOPSCHITZ

DE SÃO PAULO




"Quais são os seus pontos fracos?" Apesar de ser quase um clichê das entrevistas de emprego, essa é uma das questões que mais trazem dificuldades aos profissionais durante uma seleção.



Segundo especialistas, o problema é a falta de autoconhecimento das pessoas, o que provoca até reações físicas como perder a voz, suar frio, gaguejar e se mexer sem parar na cadeira.



Para a gerente de recrutamento e seleção da empresa de RH ManpowerGroup, Adriana Thomazinho, perguntas que instigam os candidatos a citar seus defeitos causam angústia.



"O que falta à maioria é autoconhecimento. Algumas pessoas não conseguem elaborar a resposta. Quando o profissional 'trava', perde a oportunidade de revisitar as próprias ações e se avaliar."



As respostas menos valorizadas são as ensaiadas e as que recorrem a clichês. E as mais bem-vindas são as que aliam conhecimento sobre si mesmo e atitude.



"A pior coisa é perguntar 'por que não te contratar?' e ouvir uma resposta ensaiada, que transforma uma qualidade em defeito, do tipo 'sou perfeccionista' ou 'sou detalhista'", diz Francine Graci, gerente de aquisição de talentos do Twitter Brasil.



"Buscamos paixão e personalidade e percebemos quando a pessoa está apenas atrás de um salário ou de um cargo ou só quer entrar em uma empresa de tecnologia."

http://f.i.uol.com.br/classificados/images/negocios/14143783.jpeg


A Folha
perguntou a dez responsáveis por recrutamento de grandes empresas, incluindo companhias especializadas em seleção, quais questões causam mais desconforto aos profissionais. A maioria apontou perguntas que medem habilidades como tolerância à frustração e comportamento sob pressão.


O que você acha do momento econômico brasileiro e como as eleições afetam esse cenário? (responda em inglês)



Principal erro:
Os candidatos costumam tropeçar bastante no inglês. A maioria só se prepara para falar de assuntos cotidianos..


Resposta certa:
Não há uma resposta certa, mas, sim, a maneira correta de formulá-la. Recrutadores dizem que é importante demonstrar firmeza, não gaguejar ao falar e ter senso crítico ao elaborar a resposta..

"http://f.i.uol.com.br/classificados/images/negocios/1414435.jpeg


Cite um projeto profissional que deu errado, como e por quê.



Principal erro:
Um dos maiores erros é contar uma história de forma a empurrar para os colegas de trabalho a culpa de algum fracasso.


Resposta certa:
Essa pergunta é mais abrangente do que apenas pedir para o candidato enumerar suas habilidades. A resposta deve mostrar que ele sabe assumir erros e responsabilidades.
Considerando as suas experiências profissionais, como você avaliaria a necessidade de revisitar seus pontos a serem desenvolvidos?
Principal erro:
Muitos recorrem a frases como "não sei dizer não" ou "sou perfeccionista". Outros discutem questões familiares.
Resposta certa:
O candidato deve citar suas características serem desenvolvidas, relacionando pontos positivos e experiências profissionais. É preciso que ele indique o que espera da carreira, seus desafios específicos e o que gosta de fazer.

http://f.i.uol.com.br/classificados/images/negocios/1414434.jpeg


Podemos testar seu inglês?



Principal erro:
Muitos profissionais dizem ter um bom nível do idioma mas, testados na entrevista, voltam atrás e dão respostas como "estou um pouco enferrujado" ou "preciso praticar um pouco antes de falar", demonstrando insegurança..


Resposta certa:
É importante que o candidato seja sincero sobre esse conhecimento já no currículo. Dizer que fala o idioma fluentemente e não conseguir desenvolver um tema na entrevista soa, no mínimo, incoerente..


Por que eu não o contrataria?



Principal erro:
As respostas de boa parte dos candidatos em relação às fraquezas são ensaiadas e, muitas vezes, clichês. Eles não descrevem aspectos verdadeiros em que precisam se aperfeiçoar.


Resposta certa:
A resposta ideal deve ser não convencional e mostrar personalidade e alinhamento com a cultura da empresa. Pode-se tentar algo como "mas você deveria me contratar, porque posso colaborar de modo A ou B para a empresa" ou "porque tenho certeza de que a companhia fará uma ótima escolha profissional".

http://f.i.uol.com.br/classificados/images/negocios/1414438.jpeg



Como você enxerga sua carreira em uma média de cinco anos?



Principal erro:
Os candidatos são muito imediatistas ou não apontam o que precisam fazer para atingir o objetivo nesse período.


Resposta certa:
É preciso formular um objetivo que seja coerente com o plano da empresa e também com as habilidades pessoais do candidato. Não vale dizer que, em um ano, você já estará promovido, tocando projetos da companhia no exterior e com uma pós-graduação. É uma expectativa alta demais.


Suponha que estejamos comemorando algo daqui a um ano. O que seria?



Principal erro:
Responder "a minha promoção" é errado se a empresa ou o cargo não permitirem um crescimento tão rápido.


Resposta certa:
A pergunta testa visão de futuro, planejamento e conhecimento do candidato sobre o plano de carreira da empresa. Pode ser considerada uma boa resposta até um projeto pessoal como "o nascimento da minha filha".


Qual foi o seu papel em determinada área?



Principal erro:
Não se deve dar respostas evasivas ou no coletivo, como "a equipe era responsável pelo controle financeiro".


Resposta certa:
O objetivo da pergunta é entender as responsabilidades do candidato em determinado cargo. O ideal é focar nas funções que eram desenvolvidas e de que forma o eram, evitando se perder em outras considerações.


Faça uma estimativa do número de pneus de borracha no mundo



Principal erro:
Não se deve tentar contar os pneus a partir da produção de petróleo mundial. Seria impossível um resultado exato.


Resposta certa:
A boa resposta é aquela que descreve o raciocínio usado para chegar à estimativa. O candidato precisa considerar, em voz alta, variáveis como a população mundial, o número de veículos motorizados, os pneus produzidos anualmente e os antigos e a vida útil do equipamento.

http://f.i.uol.com.br/classificados/images/negocios/1414436.jpeg



Como a sua equipe descreveria como é trabalhar com você?



Principal erro:
Muitos candidatos enumeram apenas as qualidades. Mas o recrutador pode pedir para ouvir a equipe deles.


Resposta certa:
Não seja positivo demais. Conte pontos fortes e fracos que, com certeza, você já deve ter ouvido de seus subordinados ou colegas. No caso das fraquezas, aproveite para mostrar alguma atitude que tenha tomado ou que pretende tomar para reverter a imagem ruim.






LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Traficantes brasileiros têm ligação com máfia italiana, diz polícia federal



Alex Rodrigues
Da Agência Brasil
Investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) expuseram as relações de uma das mais poderosas organizações criminosas do mundo, a 'Ndragueta [Andrângueta], com grupos criminosos locais. Entre especialistas em segurança, a presença de pessoas ligadas à máfia italiana em território brasileiro já é discutida há anos, mas as menções à organização criada na Calábria ganharam as páginas policiais depois que a PF deflagrou, em março deste ano, a Operação Monte Pollino, que desarticulou um esquema de envio de cocaína sul-americana para a Europa.
Na quarta-feira (21), o MPF denunciou seis pessoas investigadas por supostamente integrarem uma quadrilha que usava o porto de Santos, o maior da América Latina, para enviar toneladas da droga para a Europa.
Convencidos de que todos os investigados na operação Monte Pollino "integram uma ampla rede criminosa, com ramificações em diversos países e ligações com a máfia italiana Ndrangheta", procuradores da República em Santos já anunciaram que vão denunciar pelo menos outras 14 pessoas.
Segundo o instituto italiano Demoskopika, a máfia calabresa, também conhecida como Família Montalbano, movimentou cerca de 53 bilhões de euros (cerca de R$ 160 bi) em 2013. O instituto garante ter chegado a essa cifra a partir dos dados de documentos oficiais a que teve acesso. O montante é quase o mesmo que a rede de lanchonetes McDonald's e do Deutsche Bank movimentaram, juntos, no ano passado.
A maior fonte de renda da organização calabresa seria o tráfico de drogas, com o qual obteve 24,2 bilhões de euros (cerca de R$ 73 bi) . Os tentáculos da ´Ndragueta, contudo, se estendem para a reciclagem ilegal, extorsão, desvio de recursos públicos, jogos de azar, venda de armas, prostituição, falsificação de documentos e imigração clandestina. Ainda de acordo com o instituto, a ´Ndragueta conta com cerca de 60 mil associados que atuam em pelo menos 30 países. 
Ao deflagrar a operação Monte Pollino, em março, o delegado federal Osvaldo Scalezi Júnior revelou que as investigações brasileiras começaram em fevereiro de 2013, a pedido da Itália, que já apurava o envio de cocaína do Peru e da Bolívia para a Europa desde 2010. No mesmo dia em que, no Brasil, cerca de 70 policiais federais saiam às ruas para cumprir os mandados de prisão e de busca e apreensão, na Itália a Guarda de Finança deflagrou a operação Bongustaio. Em um grande esquema de cooperação internacional, também foram cumpridos mandados na Espanha, em Portugal, no Reino Unido, na Holanda, na Sérvia, em Montenegro e no Peru.
No total, foram detidas 12 pessoas, sendo dez no Brasil, uma na Itália e uma na Espanha. Além disso, outras seis pessoas já tinham sido presas antes no Brasil. Ao longo de um ano de investigação, foi apreendido mais de 1,3 tonelada da droga negociada pelo grupo. Os principais destinos da cocaína eram os portos de Gioia Tauro, em Nápoles, na Itália, e de Porto de Leixões, em Portugal, onde, em outubro de 2012, foram apreendidos 330 quilos de cocaína. Grandes quantidades do entorpecente também foram apreendidas ao longo das investigações em portos da Espanha, Alemanha e da Bélgica. Segundo estimativas da polícia italiana, só o valor do volume apreendido pode chegar a 10 milhões de euros (R$ 30,3 mi).
A cocaína era trazida ao Brasil por terra e armazenada principalmente na região de Campinas, no interior paulista. Em Santos, era embarcada em navios de carga com a colaboração de ao menos dois funcionários terceirizados corrompidos pelos suspeitos de fazer a cocaína chegar a Europa. O destinatário do produto era a ´Ndragueta. Depois que a droga chegava aos portos europeus e era recolhida, representantes do braço financeiro da máfia calabresa que vinham frequentemente ou moravam no Brasil se encarregavam de pagar os integrantes dos grupos criminosos, sobretudo brasileiros, que adquiriam a cocaína pura, transportavam até os portos brasileiros e a acondicionavam nos contêineres. O dinheiro costumava ser entregue em lugares movimentados, como praças de alimentação de shoppings e hipermercados da capital paulista.
Entre as pessoas presas em março está uma brasileira detida na Espanha. Segundo Scalezi, era ela a principal responsável por enviar ao Brasil os dólares com que a ´Ndragueta pagava os intermediários do esquema. "A brasileira presa na Espanha é a principal responsável pelo braço financeiro da organização calabresa", disse Scalezi em março. De acordo com o delegado federal, a brasileira foi identificada e detida graças a troca de informações entre Brasil e Itália e a cooperação internacional. Ainda segundo Scalezi, após o início das diligências e das primeiras apreensões, os criminosos passaram a operar em outros portos brasileiros.
Na quinta-feira (22), ao ser questionado sobre o que o governo brasileiro vem fazendo para coibir a atuação de organizações criminosas internacionais em geral e da ´Ndragueta em particular, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse não poder comentar o assunto. "A PF tem um trabalho intenso de cooperação e troca de informações com policias do mundo inteiro. Há muitas linhas de investigação em curso, mas eu jamais poderia dizer o que está ou não está sendo investigado. Primeiro porque é sigiloso. Segundo porque seria um erro colossal, pois nunca se diz o que está investigando".
Ampliar

Conheça esconderijos usados por traficantes para transportar drogas53 fotos

46 / 53
9.set.2013 - Mulher tentou embarcar com dois quilos de cocaína escondidos em uma barriga falsa e foi presa em flagrante por policiais federais no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, no Mato Grosso. Ela e outra mulher estavam embarcando para a Itália quando foram abordadas pelos oficiais, que atendiam a uma denúncia anônimaPF-MT/Divulgação


COMENTÁRIOS 11

  1. Avatar de obsglobal

    obsglobal

    2 horas atrás
    Perguntas que não podem calar: a cocaina vem da onde? E a politica do Brasil para os nosso vizinhos?????????
  2. Avatar de Nezinho do Jeque

    Nezinho do Jeque

    2 horas atrás
    Ta explicado por que o Pizzolato foi pra Itália, foi só fazer um acerto de contas rotineiro.
    1. Avatar de Narr

      Narr

      1 hora atrás
      Raciocínio brilhante. Poderia complementar com Mantega, Toffoli, Tombini, Palocci, Chinaglia, dona Marisa, Stédile, Vaccarezza, Agnelli, Antonio Gramsci, as conexões são claras.
  3. Avatar de robertorcp

    robertorcp

    2 horas atrás
    Naturalmente que existem exceções, mas pelos noticiários da mídia, a respeito dos numerosos inquéritos policiais, depreende-se que os doleiros dos políticos, dos funcionários públicos de alto escalão, dos padres, dos pastores, das facções criminosas, dos industriais, dos grandes empresários e dos movimentos terroristas, são os mesmos...
  4. Avatar de RaymondRoger

    RaymondRoger

    2 horas atrás
    Sera que eles já não sabiam o que qualquer cidadão um pouco esclarecido sabe?
  5. Avatar de Shadyraidy

    Shadyraidy

    2 horas atrás
    Pra onde foi o Henrique Pizzolato ????
  6. Avatar de Soni

    Soni

    3 horas atrás
    Todas as nossas quadrilhas são bem organizadas,neste ponto, os nossos dirigentes de Brasília, de colarinho branco,também não deixa a desejar,são bons também
  7. Avatar de PAULISTA SP

    PAULISTA SP

    5 horas atrás
    Parabéns Polícia Federal. O povo todo sabe e vê o trabalho árduo, perigoso,de vocês. Agradecemos.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. 
Leia os termos de uso








LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters