[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 1, 2, 3, 4 , 5 , 6 , 7, 8, 9

FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 9




FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 8



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 7



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 6



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 5



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 4



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 3




FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 2



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO 1



FÁBIO ASSUNÇÃO EM PRIMO BASILIO trailer

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Advogado de Nayara vai pedir indenização de R$ 2 milhões


Defesa da família da menina vai entrar com processo contra o Estado pois a vida dela foi colocada em risco

Diego Zanchetta, de O Estado de S. Paulo


Nayara, no momento em que voltou ao apartamento e foi feita refém por Lindemberg

Robson Fernandjes/AE - 16/10/2008

Nayara, no momento em que voltou ao apartamento e foi feita refém por Lindemberg

SÃO PAULO - O advogado da família da menina Nayara Rodrigues da Silva, de 15 anos, vão entrar com um processo contra o Estado e pedir indenização de pelo menos R$ 2 milhões. O advogado Angelo Carbone afirmou que vai entrar com processo pela vida menina ter sido colocada em perigo, já que a polícia permitiu que ela voltasse ao apartamento onde Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, era mantida refém por Lindemberg Alves, de 22 anos, e acabou sendo feita refém de novo. Nayara havia sido libertada pelo seqüestrador, mas voltou ao apartamento com o objetivo de negociar a libertação da amiga.

Nayara foi baleada no rosto após o final trágico do seqüestro, que durou quase 101 horas. Eloá foi atingida na cabeça e na virilha e teve morte cerebral declarada no sábado, 18, um dia depois do fim do seqüestro. Nayara passou por uma cirurgia na manhã nesta quarta-feira. Após a cirurgia, a jovem deve passar por avaliações com um clínico, um psicólogo e um psiquiatra, para depois receber alta do hospital, o que deve acontecer no fim da tarde, de acordo com o hospital. A polícia quer que ela preste depoimento o quanto antes, talvez até logo após deixar o Centro Hospitalar de Santo André, onde está internada.


Na terça, a diretora do hospital afirmou que Nayara estará apta a prestar depoimento à Polícia Civil assim que tiver alta. A declaração, feita em entrevista coletiva após reunião na noite anterior com policiais do Instituto de Criminalística (IC), confronta recomendação de psiquiatras e psicólogos que atenderam a garota na segunda-feira, 20, quando a informaram sobre a morte de Eloá Pimentel, de 15 anos.

Na terça, Nayara seguiu alternando depressão e choro com momentos de entendimento pela morte da amiga, segundo relatos dos médicos e do pai, Luciano Vieira. Ele garantiu que não deixará a filha depor nesta quarta. "Ela não vai prestar depoimento, não tem condições de falar nada ainda", disse.

Nayara foi impedida pelos médicos de ir ao enterro da amiga, mas ligou para a mãe de Eloá por volta das 8h30 de terça, antes da cerimônia. "Ela disse para a Ana Cristina (mãe de Eloá) que sentia muito e que gostaria de estar ao lado dela para abraçá-la naquele momento, mas que os médicos não permitiriam", contou a mãe, Andréia Rodrigues Araújo. Segundo ela, a filha acordou abatida, sabendo do enterro da amiga, mas fez "o possível" para aceitar a situação. "Não entramos em muitos detalhes com ela. Melhor aguardar um pouco mais", disse Andréia.

De acordo com a diretora do Centro Hospitalar que vetou a ida ao enterro, a recuperação da garota permite a participação, ainda nesta semana, da reconstituição do crime. O Estado apurou que os peritos de Santo André querem fazer a reconstituição na cena do seqüestro, em um conjunto habitacional, até a próxima terça-feira. O depoimento de Nayara deve ser tomado na quinta-feira cedo, após a primeira noite fora do hospital.

Acompanhamento médico

"A probabilidade de alta amanhã (quarta) é grande e deve ocorrer no fim do dia. Ela vai para o centro cirúrgico de manhã para retirar um aparelho usado para a reconstrução do céu da boca, e deve ter alta à tarde", disse Rosa Maria. "Os policiais vieram conversar comigo para organizar o depoimento, a reconstituição. Ela tem condições", acrescentou a diretora.

Questionada sobre a divergência de opinião com a equipe de psiquiatras liderada pela médica Suely do Valle Yatsuda, a diretora disse que haverá nova avaliação psicológica antes da alta. O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, havia dito que a jovem não teria condições de depor após a internação.

"Posso adiantar que ela se comunica bem, de forma visível. Mas não é a saúde quem cuida das investigações", completou a diretora, que negou sofrer pressão da Polícia Civil para acelerar as investigações. O depoimento de Nayara é considerado imprescindível para a polícia saber se houve um disparo do seqüestrador Lindemberg Alves, de 22 anos, antes da invasão do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) no apartamento onde estavam as vítimas, como sustenta a Polícia Militar.

Peça chave

"O depoimento dela é realmente muito importante. Mas, independentemente de o tiro ter saído antes ou depois, isso não muda a acusação contra Lindemberg pelas tentativas de homicídios e cárcere privado. Ele será indiciado", afirmou o promotor Antonio Nobre Folgado, do Tribunal do Júri de Santo André. Folgado vai receber o inquérito da Polícia Civil até o dia 30. Ele, então, terá cinco dias para preparar a denúncia contra o seqüestrador.

O pai de Nayara quer poupar a filha das lembranças dos dias em cativeiro. "Temos de distrair ela com outras conversas. Eu nem perguntei nada sobre tiro, tenho falado sobre outras coisas. Vamos ainda ver se ela vai conseguir salvar o ano escolar", disse Vieira. "Ela já chorou muito de manhã por causa do enterro da Eloá, mas agora, aos poucos, está compreendendo a situação."

Amigas e o comerciante Masataka Ota, pai do garoto Ives Ota, assassinado em agosto de 1997 por um ex-funcionário da família, também foram ao hospital, mas não puderam visitar Nayara. "Temos de respeitar esse momento de dor da família. Combinei de fazer depois uma visita na residência deles (da família)", contou Ota.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Greve na Fundação Casa (febem) deve começar no sábado


Trabalhadores pedem 17,53% de aumento real e mais 90 itens da pauta de reivindicações; direção não negocia

Solange Spigliatti, do estadao.com.br


SÃO PAULO - Os funcionários da Fundação Casa, (ex-Febem), prometem entrar em greve a partir deste sábado, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente e à Família (Sitraemfa). A decisão, de acordo com o sindicato, foi tomada durante assembléia da categoria realizada na última sexta-feira. Também no sábado, os trabalhadores da Fundação fazem uma nova assembléia, na sede do Sitraemfa.

Os trabalhadores reivindicam 17,53% de aumento real e mais 90 itens da pauta de reivindicações, que incluem plano de carreira, cargos e salários, 30 horas para a área técnica e que a Fundação Casa respeite a data base da categoria - 1º de março. Segundo o Sitraemfa, até a terça-feira, 21, a direção da Fundação não havia sinalizado com nenhuma negociação.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sobre o Seqüestro da Adolescente Eloá


Mais um caso policial vive seu momento de glória.

Penso que estamos em um tempo em que todo fato está sendo transformado em um grandioso show. São tantos os meios de comunicação, (mídias, para melhor entendimento), são tantos os canais de TV, estações de rádio, tantos jornais, revistas, sites, blogs, canais interativos... que é preciso fazer notícia; é necessário criar MUITA NOTÍCIA. Natural, sinal da contemporaneidade quando os avanços tecnológicos acontecem cada vez mais rapidamente.

A grande questão porém é essa interatividade. Essa possibilidade de se dar opinião oferecida por esse avanço tecnológico, que acaba fazendo de todos especialistas em tudo. Além de juiz de futebol (que sempre fomos) agora somos médicos, advogados, promotores, psicólogos, jornalistas etc. No caso do recente seqüestro, com triste desfecho, apontam-se culpados como se fosse fácil indicar os culpados por um caso como esses e com tanta rapidez. Traçam-se perfis psicológicos e classificam os envolvidos em patologias como se isso fosse possível de ser feito sem os procedimentos técnicos mínimos.

Eu fico aqui refletindo e me perguntando. Será que o comportamento daquele seqüestrador não teria sido outro, se não houvesse tanto “aparato midiático” em torno dele? “Panela em que muitos mexem ou sai insosso ou sai salgado”. E em casos como esse, são muitos os que mexem mesmo. Cada comentário, cada opinião que vem da mídia, verdadeiramente influencia a ação dos envolvidos.

Não teria o seqüestrador, com menos pressão e uma menor exposição, tido reação diferente? A amiga da menina seqüestrada teria voltado para as mãos do seqüestrador, não fossem os holofotes voltados para ela? Será que a negociação apenas entre “polícia e bandido” não teria dado um melhor desfecho?

E não falo da resposta comportamental apenas dos diretamente envolvidos no seqüestro. Fico imaginando como se sente uma equipe policial diante desse “aparato midiático”. Sim, eles se sentem pressionados. Tudo bem, é o trabalho deles e eles têm que estar preparados pra isso, mas a pressão tem sido excessiva gente...

Mas tudo na sociedade atual é descartável. Daqui a um tempo (curtíssimo) esse caso vai cair no esquecimento mesmo. Foi assim com os recentes casos da menina Isabela, do menino João Pedro, da Gabriela... e de tantos outros.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil é primeiro país a contar com medicamento para tratar rotavírus

RIO - O Brasil é o primeiro país no mundo a contar com o único tratamento medicamentoso para combater a rotavirose. O medicamento Annita® (nitazoxanida) eficaz como antiparasitário intestinal, lançado em 2006 pela Farmoquímica, recebeu recentemente a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicado para tratar a rotavirose.

Segundo o infectologista Sérgio Cimerman, do Hospital Israelita Albert Einstein, a rotavirose é caracterizada por diarréia com ocorrência de até 20 evacuações por dia, febre e vômitos, podendo causar desidratação grave, especialmente em crianças, em apenas 24 horas.

- O rotavírus é altamente contagioso, pois quando atinge o ambiente familiar, chega a infectar 50% das crianças e 30% dos adultos - alerta o médico.

Desde 2006, está disponível no Brasil uma vacina capaz de prevenir a infecção por rotavírus. A mesma faz parte do programa nacional de imunização, mas apresenta algumas limitações importantes. O esquema vacinal recomendado é de duas doses, aos dois e quatro meses de idade.

Essa vacina não deve ser aplicada fora da faixa etária preconizada devido ao risco aumentado de reações adversas. Isto significa que, atualmente, 180 milhões de brasileiros estão expostos ao vírus, sem qualquer tipo de cobertura. Além disto, a vacina não é eficaz em 15% dos casos.

Annita® reduz significativamente os sintomas da rotavirose como diarréia e vômitos, minimizando assim as chances de complicações como a desidratação. Até a aprovação de Annita® não havia nenhum tratamento específico para combater a doença.

A terapia consistia apenas na reidratação oral ou venosa e na correção dos distúrbios eletrolíticos. Annita® não substitui a hidratação, porém é um medicamento comprovadamente eficaz no tratamento da rotavirose, diminuindo a duração dos sintomas.

Anualmente, a gastroenterite por rotavirose é responsável por cerca de 500 a 900 mil mortes no mundo. Também é a principal causa de morbidade em crianças menores de cinco anos, pois elas ainda não possuem defesa imunológica contra esta infecção.

Até esta idade, acredita-se que toda criança tenha tido contato com a doença pelo menos uma vez. Só na América Latina, anualmente 15 mil óbitos infantis estão relacionados ao mal, que tem a falta de higiene como principal forma de contágio. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus por meio da saliva, ou até mesmo, pelo contato, uma vez que o período de incubação pode durar três dias no meio externo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula admite cortes de verbas nos ministérios


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta terça-feira que poderá haver corte dos investimentos da União previstos nos orçamentos dos ministérios. A declaração foi feita durante discurso em São Paulo, no evento de comemoração dos 60 anos do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

– Eu não posso assumir o compromisso de que, se houver uma crise econômica que abale o Brasil, a gente vai manter todo o dinheiro em todos os ministérios. Até porque, se a União arrecadar menos, vai ter menos dinheiro para dividir com todo mundo. Só que a gente não pode vender ilusão aqui – afirmou Lula.

À tarde, em Brasília, foi a vez do ministro da Fazenda, Guido Mantega, dar mais declarações realistas sobre à crise mundial:

– A crise não está acabando e ainda dará muita dor de cabeça ao país – disse o ministro, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados. – Também vai nos dar muito trabalho, mas acredito que a fase mais aguda da crise tenha acabado. Continuará havendo volatilidade, mas vejo uma acomodação.

Na mesma audiência, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, divulgou os números do montante gasto pelo governo para segurar a alta do dólar: US$ 22,9 bilhões. Os leilões promovidos pelo Banco Central para irrigar os bancos fazem parte do que o presidente chama de “medidas pontuais”. Nesta terça, Lula voltou a afirmar que o país não terá pacote econômico para enfrentar a crise:

– Não vamos fazer nenhum pacote econômico na expectativa de que as medidas que já nos foram apresentadas dêem resultado – disse, e depois ironizou as medidas tomadas pelos Estados Unidos. – Até o Bush está falando em comprar ações dos bancos privados, ou seja, significa que o coração do regime capitalista começa a ter gostinho pelo papel do Estado, que esteve desmoralizado nos últimos trinta anos e agora volta a ser peça importante.

No mesmo discurso, o presidente aproveitou para repetir a idéia de que os países emergentes têm papel fundamental nas ações anticrise:

– É importante ter em conta que essa crise pode chegar ao Brasil muito mais leve que nos países de origem. Mas quem está dando solidez à economia mundial são os países periféricos: Brasil, China, Índia, África, os países da América Latina, entre outros.

Para o ministro Mantega, o impacto mais grave no Brasil tem se dado por meio do secamento do crédito para o comércio exterior. Assim como o presidente Lula, ele também ressaltou, porém, que o país está mais forte que em outros tempos crise e, portanto, mais preparado.

– Ninguém escapa dessa crise, que é mundial, mas ela não atinge igualmente todo mundo – disse Mantega. – Atinge menos as economias emergentes dinâmicas.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

FMI exonera a Strauss-Kahn en caso de presunto favoritismo a protegida


Washington, 21 oct (EFE).- El Fondo Monetario Internacional (FMI)
concluyó que su director gerente, el francés Dominique Strauss-Kahn,
no actuó de forma irregular para dar un puesto de becaria a una
protegida política y amiga de su familia, señaló hoy un portavoz.
"No hay pruebas de favoritismo en este caso", dijo a Efe un
portavoz del organismo que pidió no ser identificado.
El funcionario señaló que una revisión interna del caso concluyó
que se habían seguido los procedimientos normales de la instutución
a la hora de designar a Emilie Byhet, de 26 años, como becaria del
departamento de análisis.
El caso fue hecho público hoy por el diario The Wall Street
Journal.
A Strauss-Kahn, que está casado, se le investiga para determinar
si dio un trato favorable a una subordinada con la que mantuvo
relaciones íntimas y que abandonó el organismo en agosto, tras
acogerse a un programa de bajas incentivadas.
Según el diario, el caso de la becaria se integra en esa
investigación más amplia sobre el comportamiento del director
gfeneral del Fondo.
El portavoz del FMI aclaró que el abogado de un bufete externo al
FMI que dirige las averiguaciones sobre sus relaciones con la
subordinada "es consciente" del caso de la becaria y ha tenido
acceso a la revisión interna que el organismo hizo entre julio y
septiembre".
No obstante, este "no es el foco central de la investigación
actual, en especial dado que la revisión interna no resultó en
resultados significativos", explicó el portavoz.
El diario de Nueva York describió a Byhet como una "protegida
política" del ex ministro francés, pues trabajó para su campaña en
las elecciones primarias de 2005, en las que intentó, sin éxito, ser
el candidato socialista a la Presidencia de Francia.
Además, Byhet y sus padres son amigos de Strauss-Kahn y su
esposa, la periodista Anne Sinclair, de acuerdo con el artículo.
Byhet obtuvo la beca en el departamento de análisis del FMI, un
puesto bastante disputado, en febrero de este año.
Normalmente el departamento de recursos humanos envía una lista
de unos 10 candidatos a los distintos departamentos para que
escojan, pero en su caso solo mandó su nombre, según el rotativo.
Además, el representante de recursos humanos llamó al
departamento de análisis para decir que "la gerencia", en referencia
a Strauss-Kahn, estaba interesada en que Byhet fuera elegida como
becaria.
Un portavoz del FMI confirmó al diario que la oficina del
director gerente envió el nombre de Byhet al departamento de
recursos humanos, pero insistió en que es una práctica "rutinaria" y
negó que hubiera "participación directa" de Strauss-Kahn.
Los miembros del Consejo Ejecutivo que recibieron la queja sobre
ella la comunicaron al departamento legal y éste la transfirió al de
recursos humanos, que realizó una revisión "completa" del caso,
según dijo a Efe el funcionario del FMI.
Byhet tiene másters en historia económica por la Sorbonne y en
política pública y comunicación por el Institut d'Etudes Politiques
de París, según el Fondo.
En tanto, continúa la investigación sobre si Strauss-Kahn abusó
de su poder para beneficiar a la mujer con la que mantuvo el
romance, la húngara Piroska Nagy, una alta funcionaria del
departamento de África del FMI.
El lunes, el director gerente reconoció haber cometido un "error
de juicio" al mantener una relación con ella, pero insistió en que
no hubo abuso de poder.
Strauss-Kahn pidió perdón a Nagy por su "error al iniciar la
relación" y también a su esposa.
Nagy está casada, aunque su marido, Mario Blejer, ex presidente
del Banco Central argentino, reveló que ambos llevan más de cuatro
años separados.
Sinclair, por su parte, afirmó el domingo en una entrada en su
blog personal que ha perdonado a su marido y ha calificado su
relación con Nagy como "una aventura de una noche".
Está previsto que el abogado que investiga el asunto presente su
informe al Consejo Ejecutivo del FMI a finales de este mes. EFE

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El Congreso da luz verde a los Presupuestos del Estado con el apoyo de PSOE, PNV y BNG, y una abstención de UPN


El Congreso da luz verde a los Presupuestos del Estado con el apoyo de PSOE, PNV y BNG, y una abstención de UPN

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Polícia do México recebe quatro cabeças decapitadas

A polícia da cidade de Ascención, no norte do México, recebeu uma encomenda contendo quatro cabeças decapitadas de homens não identificados.

As cabeças chegaram à Polícia Municipal da cidade no dia 14 de outubro, em uma caixa térmica com gelo e com a inscrição: "Vacinas, material delicado. Manusear com cuidado", segundo o jornal mexicano La Prensa.

Os policiais que receberam a encomenda pensaram que se tratava de um engano, apesar de o endereço de entrega ser o da polícia de Ascención.

Pensando que a caixa pertencia a hospitais ou clínicas particulares, a polícia consultou hospitais locais sem obter resposta.

Exames

Os policiais decidiram, então, abrir a caixa térmica e encontraram uma das cabeças. Ao notar que era uma cabeça humana, a polícia de Ascención entrou em contato com a Procuradoria de Justiça do Estado, que enviou especialistas examinar o conteúdo da caixa.

Segundo os especialistas, a caixa tinha, ao todo, quatro cabeças decapitadas, todas de homens, com idades entre 25 e 35 anos. Além das cabeças, também foi enviada uma carta, cujo conteúdo não foi divulgado.

Os exames indicaram que as vítimas foram decapitadas depois de mortas, mas ainda não se sabe a identidade e nem o paradeiro de seus corpos.

A cidade de Ascención não fica muito distante de Ciudad Juarez, perto da fronteira com os Estados Unidos.

Ciudad Juarez tem a fama de ser uma das mais violentas do México, com mais de 25% dos 3,8 mil assassinatos relacionados ao tráfico de drogas ocorridos no país desde o início do ano.

As autoridades descartaram a hipótese de uma das cabeças pertencer a um comandante da polícia mexicana que foi seqüestrado no dia 18 de maio de 2008.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasileira é acusada de matar namorado em Portugal


Segundo jornais portugueses, uma mulher brasileira foi acusada de ter matado seu namorado, o português Jorge Viegas, na tarde de domingo passado, na cidade de Carcavelos, a cerca de 12 quilômetros de Lisboa.

De acordo com reportagens da imprensa local, a mulher sofreria maus tratos e teria cometido o crime “em legítima defesa”.

Um repórter do jornal Diário de Notícias descreve conversas com vizinhos do casal que afirmam que Viegas era violento e impedia a mulher de conversar com outras pessoas.

A própria brasileira teria contado ao jornal Correio da Manhã que sofria maus tratos e que apenas conseguia conversar com outras pessoas quando o namorado não estava em casa.

"Legítima defesa"

Antes de ser retirado do ar, um perfil da brasileira no site português de relacionamentos Netlog afirmava que ela é professora, tem 47 anos, vive em Carcavelos e estava procurando trabalho.

Ainda de acordo com a mídia portuguesa, a brasileira estaria ilegalmente no país, desempregada e dependia do namorado. Após ter esfaqueado o companheiro, ela teria corrido para um restaurante vizinho e pedido ajuda.

As descrições da polícia são de que Viegas foi encontrado vivo e que a própria mulher teria tentado estancar o sangue com almofadas. Ele chegou a ser levado para um hospital na região, mas não resistiu ao ferimento.

Os policiais não prenderam a brasileira, porque havia indícios suficientes para alegar “legítima defesa” e ela foi apenas indiciada e deverá responder ao processo em liberdade.

A Polícia Judiciária portuguesa afirmou que o caso está sob segredo de Justiça e que não pode confirmar as informações e nem o nome da brasileira.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

India se suma a la carrera espacial con su primera misión a la Luna

Se trata de un cohete no tripulado que hará un atlas tridimensional de nuestro satélite



La misión al satélite terrestre sigue la estela marcada por Japón y China, que lanzaron las suyas, respectivamente, en septiembre y octubre de 2007

REUTERS / ANA GABRIELA ROJAS - Nueva Delhi - 22/10/2008


La nave Chandrayaan, camino de la Luna

La nave Chandrayaan, camino de la Luna- AFP

India se ha convertido esta madrugada (hora española) en la tercera potencia asiática en lanzar una misión a la Luna, después de que lo hicieran sus rivales China y Japón. El despegue se ha producido con éxito desde la bahía de Bengala. Con la conquista del satélite terreste, India alcanza un símbolo de desarrollo tecnológico, económico y de poder.

    India

    India

    A FONDO

    Capital:
    Nueva Delhi.
    Gobierno:
    República.
    Población:
    1,147,995,898 (2008)

La misión india Chandrayaan-1 -que significa nave lunar en sánscrito- llega casi justo un mes después del primer paseo espacial chino y cinco años después de que ese gigante asiático lanzara su primera nave tripulada.

Sin embargo, éste es un gran salto en la conquista india del espacio. El país ha ido perfeccionando su propia tecnología, que inició casi de manera casera en los años sesenta y que hasta hace 10 años se limitaba a construir sus propios satélites y ponerlos en órbita.

"En la última década entramos fuerte en el ámbito comercial y hemos lanzado un total de 16 aparatos internacionales, de procedencias tan diferentes como Alemania, Argentina o Corea", cuenta por teléfono Sridhara Murthy, director general del Antrix Corporation, la sección comercial de la ISRO. A principios de año fue lanzado el más polémico de todos, un satélite espía de Israel, por lo que Nueva Delhi sufrió fuertes críticas de la comunidad internacional encabezadas por Irán.

Ahora el reto es que el Chandrayaan-1 supere los más de 384.000 kilómetros que separan a la Tierra de la Luna y que entre en su órbita el próximo 8 de noviembre. Según la versión oficial, su principal objetivo es hacer un mapa de tres dimensiones de las características topográficas y de la composición química de su superficie. El interés indio de estudiar la posibilidad de extraer helio 3 ha levantado gran polémica.

India está también iniciando una carrera internacional por apoderarse de ese combustible clave para la fusión nuclear. Aunque ahora la fusión no está disponible comercialmente, se cree que lo podría estar más adelante y que la Luna podría contener mucha más cantidad de helio 3 que la Tierra. "En el futuro podría ser una fuente de energía limpia y es uno de los objetivos de nuestra misión", señala un portavoz de la ISRO.

India es el tercer país asiático que llega a la Luna, pero llega con mucho menos dinero. Comparado con los 141 millones de euros que costó a China su primera prueba lunar y los 363 millones a Japón, los 60 millones de India parecen pocos. También, según Futron, una consultoría de alta tecnología, India los ha utilizado de manera efectiva. Según un estudio de este año, India está sólo un poco por atrás de China en competitividad espacial. Y Japón, Canadá e Israel quedaron muy por detrás.

"Tenemos que estirar el dinero al máximo y sacar lo mejor con lo que tenemos", dice el funcionario de la ISRO. Para muchos, el trabajo de esta agencia india del espacio ha sido la forma de llevar, mediante satélites, educación y salud a aldeas remotas, así como de intentar luchar contra los desastres naturales.

Sin embargo, no faltan las voces críticas dentro de India contra el programa espacial. "Es un tremendo gasto innecesario de dinero en un país donde hay millones de personas que no tienen qué comer. Dos tercios de los 13.500 millones de euros destinados a la ciencia están siendo usados en actividades ligadas a la investigación militar, más allá de los 22.500 millones dedicados a la defensa", dice el prestigioso analista político Praful Bidway.

Pero en India ninguna crítica hará disminuir la esperanza de convertirse en una superpotencia, ahora también en el espacio.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Com a Mão na Massa: panquecas de macarrão com queijo



Coluna "Com a Mão na Massa", da New York Times Magazine, ensina a fazer panquecas de macarrão com queijo de Kenny Shopsin's

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sobremesa com couscous


Mark Bittman, colunista do New York Times, ensina receita de sobremesa a base de couscous

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

No sul da França tem vinho para acompanhar até feijoada


Aprenda um pouco mais sobre como apreciar a bebida mais celebrada do mundo

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sul da França: Banquetes, belas paisagens e bebida forte


A especialidade dos monges que vivem na região é um licor de sabor especial, na medida certa para quem aprecia bebidas fortes

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tempero brasileiro faz sucesso em festival gastronômico


Repórter Sônia Blota, do BandNews, mostra um festival de gastronomia em Nice, no sul da França

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Universidade Técnica de Lisboa investe para atrair chineses

Pequim - A UTL (Universidade Técnica de Lisboa) está promovendo os seus cursos na China, tentando atrair parte das dezenas de milhares de jovens chineses que saem anualmente do país para estudar.

"Recebemos centenas de pedidos de informação. Excedeu o que estávamos à espera", disse à Agência Lusa o vice-reitor da UTL, Vítor Conceição Gonçalves, comentando a sua primeira participação na China Internacional Education Expo, que ocorreu no último final de semana em Pequim, com mais de 600 universidades e institutos de ensino superior de 30 países.

Foi a única instituição portuguesa representada no evento, contra várias dezenas de Espanha, França, Alemanha, Canadá, Rússia e Reino Unido, o país europeu com mais estudante chineses.

A maioria dos jovens que foi ao stand da UTL procurava cursos de economia e engenharia do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) e do IST (Instituto Superior Técnico), duas das sete escolas da universidade, mas também apareceram interessados em agronomia e arquitetura, contou Vítor Gonçalves.

Além da sua participação na China International Education Expo, a UTL vai assinar quarta-feira um protocolo de cooperação com a Universidade de Jilin, no norte do país, que prevê principalmente o intercâmbio de professores e estudantes.

Estrangeiros
A UTL, que tem atualmente cerca de 21 mil alunos, já assinou acordos idênticos com a Qinghua, uma das prestigiadas escolas de engenharia da China, e a Universidade de Macau.

No ano letivo 2009/10, a UTL terá cerca de oitenta cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) ministrados em inglês e com preços que "em termos internacionais, são muito competitivos", realçou o vice-reitor da UTL.

Centenas de estudantes estrangeiros já freqüentam a UTL, a esmagadora maioria deles europeus, no âmbito do programa Erasmus, e das ex-colônias portuguesas em África.

Desde que a China adotou a política de "Reforma Econômica e Abertura ao Exterior", há 30 anos, mais de 1,2 milhão de chineses foram estudar no exterior.

Em 2007, dos cerca de 90 mil estudantes chineses que estavam fora do país apenas 10% tinham bolsas do governo.

"As famílias chinesas estão a gastar cada vez mais dinheiro na educação dos seus filhos e é por isso que há um crescente número de universidades estrangeiras a mostrar interesse pelos nossos estudantes", afirmou Wu Zaofeng, vice-secretário-geral da China Education Association for International Exchange.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em SP, Kassab promete para 2010 implementação de bônus por mérito

Alvo de críticas dos sindicatos de professores da rede pública, o bônus proporcional ao desempenho dos alunos destinado aos docentes está na lista de metas do prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM). "Sou a favor da bonificação individual. Vou implementar em 2010 a avaliação por mérito", disse nesta terça-feira (21) em sabatina sobre educação, promovida pelo movimento Educar para Crescer.

O bônus premia, em dinheiro, professores e funcionários de escolas que atingem metas de qualidade. A idéia do candidato é contabilizar o valor em cima do desempenho dos alunos em avaliações como Saresp, Prova São Paulo e Prova Brasil, entre outros critérios.

Os sindicatos desaprovam o sistema porque a realidade e as condições das instituições são distintas. "A verba recebida, o número de alunos por sala, a infra-estrutura são diferentes. E, dessa forma, privilegia aquelas que têm melhores condições, além de transferir mais uma vez a responsabilidade sob a qualidade de ensino para os professores", acredita a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha.



Para Cláudio Fonseca, presidente do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal), o importante é remunerar bem o professor. "Não somos contra a bonificação, mas é preciso pensar antes de tudo em um bom salário. Depois, se você vai diferenciar ou não por desempenho, é outra história".

"Falta gestão"
No debate, Kassab disse que dinheiro nunca foi problema para se investir na educação. "Não faltam recursos. Temos 31% do orçamento vinculado. O que falta é uma boa gestão", avaliou.

Diferente da proposta de Marta, Kassab disse não ter os CEUs (Centro de Educação Unificado) como prioridade em sua administração. "A gestão anterior errou. Não sei se faríamos esse tanto de CEU. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino geral", disse, sem esclarecer qual será o procedimento para a melhoria.

Mesmo sem colocar os CEUs em primeiro plano, o candidato garantiu que até 1º de fevereiro --data em que se inicia o ano letivo-- as 11 unidades restantes para entregar estarão prontas. "É só uma questão de engenharia. Já temos a instalação concretizada".

O candidato também voltou a admitir que o "turno da fome", como ficou conhecido o turno das 11h às 15h das escolas municipais, vai acabar só no início de 2010. Pelo menos 66 escolas vão manter o terceiro turno no início de 2009.

A educação infantil também foi pauta na sabatina. Em meio a apresentações dos números que fazem parte de sua campanha, o candidato disse estar tranqüilo para atingir metas definidas para a criação de vagas nas creches.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Suspeito no 'crime do papai noel' deixa prisão








Pai e avô de Renata Archilla ganharam liberdade nesta terça (21).
Advogado de defesa espera que decisão seja permanente.


Renato Grembecky(i) Archilla, acusado de mandar matar publicitária Renata Archilla, de 29 anos, em 2001 no caso conhecido como o 'crime do papai noel', deixou o 13º Distrito Policial, na Casa Verde, na noite desta terça-feira (21). Às 19h30, ele estava “livre e a caminho de casa”, segundo seu advogado, Gustavo Eid Bianchi Prates.

Renato e seu pai, Nicolau Archilla Galan, de 81 anos, que cumpria prisão domiciliar, tiveram o pedido de habeas corpus aceito pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta terça.

Prates acredita que seus clientes devem permanecer livres. “Creio que eles vão permanecer em liberdade. Se haverá recurso ou não, cabe ao Ministério Público. Mas nós acreditamos muito e esperamos que a liberdade seja permanente, por que eles são inocentes”.

O advogado sustenta que seus clientes não estão relacionados à tentativa de homicídio de Renata. “Eles não têm nada a ver com esse fato. Quanto mais o processo avança, mais fica claro que eles não estão envolvidos”.

Recurso

O advogado Marcial Hollanda, assistente de acusação, disse que é "praticamente impossível" recorrer. "Fica complicado reverter isso porque os tribunais superiores não examinam a matéria de fato". Ele lamentou a decisão favorável aos réus por entender que, soltos, representam ameaça à vida de Renata. "Sempre é um risco pendente".


Para Hollanda, cabe agora "esperar a pronúncia" da juíza do caso (determina que os réus vão a júri popular), o que deve ocorrer em novembro, estimou o advogado.

Quando soube da decisão judicial, Renata Archilla, de não mostrou desânimo ao comentar a decisão da Justiça de São Paulo. “Isso (a decisão dos desembargadores) me dá força para batalhar para que a Justiça seja feita. Não sinto isso como uma derrota. Venci até agora de forma correta e tenho certeza de que eles vão a júri popular”, contou nesta terça a publicitária.



Por causa das ameaças que disse ter sofrido durante o processo, ela mora em outro estado brasileiro. Renata afirmou que a liberdade concedida ao seu pai e avô “não muda nada” até agora. “Eu acredito na Justiça. Tenho certeza de que vou sair vitoriosa”.

O caso


O crime ocorreu em dezembro de 2001. Renata foi atacada em um sinal de trânsito no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, por um homem vestido de Papai Noel. “Parei o carro, ele me encarou. Achei estranho e, sem falar nada, começou a atirar”, lembrou Renata, em entrevista ao G1 em 12 de agosto, quando o pai e o avô dela foram presos em São Paulo. O ex-PM foi o único julgado no caso até agora e, em 2006, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelo crime..

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paulo Francis comenta a Crise dos Mísseis em Cuba



Quarta-feira, 21/10/1992

O correspondente Paulo Francis comentou a Crise dos Mísseis em Cuba. Nas imagens de arquivo, Fidel aparece com Nikita Krushev e discursa durante o desfile de tanques com mísseis na Praça Vermelha.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Índia lança missão não-tripulada à Lua


O Chandrayaan-1 decolou do Centro Espacial Satish Dhawan.
País quer redesenhar superfície lunar.

Do G1, em São Paulo


Foto: Aijaz Rahi/AP Photo

A Índia lançou com sucesso, nesta quarta-feira (22), sua primeira missão não-tripulada à Lua, para tentar redesenhar mapas da superfície lunar e dar mostras de seu know-how científico. O Chandrayaan-1, espaçonave de formato cúbico montada pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro), foi lançado do Centro Espacial Satish Dhawan, no sul do país, e deve entrar na órbita da Lua em 16 horas de vôo. O custo do projeto é de US$ 79 milhões. (Foto: Aijaz Rahi/AP Photo)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Queda de avião mata 5 no norte do México


Pequena aeronave caiu em Tamaulipas.
Acidente com avião do tipo Cessna ocorreu após decolagem.

Da EFE


Cinco pessoas morreram nesta quarta-feira (22) na queda de um pequeno avião no estado de Tamaulipas, norte do México, informaram fontes oficiais.


O avião do tipo Cessna caiu a cerca de 800 metros da pista poucos minutos depois de ter decolado do aeroporto de Ciudad Victoria, capital do estado.


Aparentemente, a aeronave teve problemas no motor, e o piloto tentou retornar sem sucesso à pista.


O local do acidente foi isolado pelas forças de segurança locais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lindemberg : Não tem perfil de homicida:

Embora o reporter da Rede Record queria mostrar O CONTRÁRIO:



Só prestar a atenção nas palavras de Lindemberg,nos atos dele durante o "sequestro", o circo foi por conta da policia e da midia, nada disso teria acontecido se não virasse esse show e também se não houvesse a maior das "FALTAS " : A INVASÃO VIOLENTA POR MEIO DE BOMBA , EM MOMENTO ERRADO.

A ATITUDE DA POLICIA FOI UM DESASTRE DO COMEÇO AO FIM , MESMO QUE ELE TENHA PUXADO O GATILHO , QUEM MATOU ELOÁ FOI A POLICIA E OS JORNALISTAS INTROMETIDOS , INCOMPETENTES QUE CONVERSARAM COM ELE DURANTE O EPISODIO, FALTA DE TUDO, DE ÉTICA, DE RESPEITO COM AS MENINAS UM HORROR, UMA VERGONHA, QUEM PATROCINA ESSES PROGRAMAS DEVE ESTAR DESESPERADO, OS PRODUTOS DEVEM SER UM LIXO, QUE NÃO DEVE SER CONSUMIDO POR NINGUEM QUE TENHA UM PINGO DE BOM SENSO , BOM GOSTO E PROCURE QUALIDADE, QUEM PATROCINA ESSE TIPO DE PROGRAMA MEDIOCRE E IRRESPONSAVEL TEM QUE SOFRER BOICOTE, O CONSUMIDOR ASSOCIA A QUALIDADE DO PROGRAMA COM A DO PRODUTO, NÃO SÃO NUMEROS DE AUDIENCIA QUE FAZ UM PROGRAM DE QUALIDADE, ESSES "JORNALISTAS DEVERIAM SER PENALIZADOS NA FORMA DA LEI, AGORA ESTÃO TODOS "METENDO A LENHA" NO RAPAZ, POIS SABEM QUE É UM JEITO DE LIMPAR A "BARRA" COM A POLICIA!
UM LIXOOOOOOOO !!!!!
A ELOÁ PODERIA ESTAR VIVA COM CERTEZA
AGORA ELE É UM MOSTRO , O TRANSFORMARAM NUM !

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pai de Eloá acusa 'cúpula' da segurança de AL


Diminuir letraAumentar letra
(21/10/2008 18:43)
Caso Ricardo Lessa: pai de Eloá acusa dois policiais de PE

Pela primeira vez depois da fugir do hospital, o ex-policial militar Everaldo Pereira dos Santos, se pronunciou sobre as acusações de assassinato do ex-delegado da Polícia Civil (PC), Ricardo Lessa. De acordo com o pai de Eloá Pimentel - jovem morta pelo ex-namorado, depois de passar mais de 100h em cárcere privado - acusa dois policiais de Pernambuco.

O acusado disse que teve que desaparecer da cidade, perdendo até o enterro da sua filha, para ganhar tempo: enquanto procurava um advogado que o defendesse. O cabo disse que tudo foi arquitetado. O crime, que aconteceu em 1991, foi encomendado - desde o começo. "Eu trabalhava na escolta do delegado. Mas, por saber demais, o secretário de segurança [Rubens Quintella] me afastou do cargo", declarou o acusado.

Ele contou que sabia que muita gente estava interessada na morte de Lessa. Inclusive que tinha um grupo disposto a matá-lo. "Estava tudo certo. Fizeram um esquema para matar o doutor. Então vieram o fazendeiro Fernando Fidellis e os matadores Tonho Negão e Preguinho, o último - inclusive - era um policial muito conhecido em Recife", declarou o pai de Eloá.

De acordo com o ex-militar, também vieram o Dorgi, primo do cabo Henrique, e quem arquitetou tudo foi o ex-coronel Manoel Cavalcante. "Sendo que nós nunca trabalhamos para ele. Eu nunca fiz parte deste grupo, eu trabalhei com o doutor Ricardo", declarou o acusado.

Everaldo Pereira vai além. Ele culpa a cúpula da Secretaria de Segurança da época. "Afinal, eles sabiam que isso iria acontecer. Então, em cima da bucha, eles nos tiraram. Inclusive queriam matar a gente no enterro", relembrou. A partir daí, o pai de Eloá resolveu 'correr', deixar o estado



por Beto Macário

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters