[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Chegou o novo Gol


O campeão muda como nunca para continuar vendendo como sempre

Daniel Messeder e Glauco Lucena

Divulgação

Esqueça tudo que você sabe sobre o Gol. O carro que você vê agora, e que a partir de julho vai começar a inundar as ruas brasileiras, guarda muito pouca coisa do campeão de vendas. Só restaram o nome e as lâmpadas, garante a VW. É a mudança mais radical do modelo em seus 28 anos de existência.

Para começar, ele nasce sobre uma nova plataforma. É a mesma PQ24 que serve Polo e Fox, mas com requintes extras. A suspensão dianteira e a coluna de direção vieram do novo Seat Ibiza, que estréia a PQ 25, a ser usada na futura geração do Polo. O Gol, enfim, está moderno. Abandonou os motores longitudinais e os velhos blocos AP-1.6 e 1.8. No lugar veio o EA-111 1.6 VHT (do Polo e Fox), de 101/104 cv. O 1.0 também é novo, o VHT de 72/76 cv. Acabou aquele volante torto e a posição de dirigir afundada atrás do painel. O espaço interno está maior, especialmente no banco traseiro, e o porta-malas foi mantido.

Ainda por dentro, mais diferenças. O painel continua sendo feito com plástico rígido, mas — veja a foto — ficou bem melhor que o do Fox. O quadro de instrumentos é vistoso, com velocímetro e conta-giros (menos na versão básica) do mesmo tamanho, iluminação azulada e (quem diria!) até computador de bordo opcional. O volante é semelhante ao do Fox, e pode ter os comandos do rádio embutidos. Também como opcional, o Gol passa a oferecer airbags frontais e ABS.

Pedro Rubens

Por fim, o Gol ficou bonito. A dianteira segue o padrão dos novos VW mundiais, como o Tiguan, enquanto a traseira lembra muito a da primeira geração do modelo. E isso foi proposital, segundo a VW. Por mais que a mudança tenha sido radical, a marca quer que o consumidor reconheça o modelo (e compre-o) como um legítimo Gol. Os preços, de acordo com a marca, serão mantidos nas versões 1.0 e subirão um pouco nas 1.6.

Quer saber como ele anda? Então não perca a reportagem completa sobre o novo Gol na edição de julho da Autoesporte, nas bancas a partir do dia 26. São 18 páginas sobre o lançamento do ano, com testes das versões 1.0 e 1.6, a história do carro e um comparativo com o Palio, o maior rival.

Pedro Rubens


Confira o vídeo exclusivo!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Try Drugs

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Apresentando os temas de artistas para o iGoogle


Agora você pode colocar o trabalho de artistas inovadores e mundialmente conhecidos na sua página inicial personalizada do Google.

Nik

Grande parte do conteúdo desse diretório foi desenvolvida por outras empresas ou por usuários do Google, e não pelo Google. O Google não faz nenhuma promessa ou afirmação sobre seu desempenho, qualidade ou conteúdo. O Google não cobra pela inclusão nesse diretório nem aceita pagamento em troca de um melhor posicionamento. Mais informações para proprietários de feeds. Mais informações para desenvolvedores.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters