[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Usar carro com faróis coloridos é ilegal


Quem desrespeitar a norma pode ser multado e ter o veículo apreendido.
Apenas as lanternas de xenônio branco e que vêm de fábrica são permitidas por lei.
Do G1, com informações do Bom Dia DF
Foto: Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Faróis coloridos são proibidos por lei (Foto: Reprodução/TV Globo)

Embora muitos apaixonados por carros coloquem faróis coloridos no lugar dos originais, a troca é ilegal. Isso porque apenas os faróis de xenônio branco e que vêm de fábrica são permitidos por lei.

Veja o site do Bom Dia DF

O dono do veículo que estiver utilizando faróis de xenônio colorido pode ser multado e ter o carro apreendido. A infração é considerada grave e o carro só sai do depósito do Detran depois que o proprietário retirar as lâmpadas proibidas.

“Eu coloquei mais por uma questão de estética. Acredito que o carro fica mais bonito, chama mais atenção. Além disso, o farol colorido ilumina mais que o branco”, diz um motorista entrevistado.

O agente Saraiva, do Núcleo de Policiamento do Detran-DF, lembra que o Código Nacional de Trânsito prevê que as luzes da frente devem ser de cor branca e que é proibido transitar com defeito ou alteração na iluminação do carro. Segundo ele, luzes coloridas prejudicam a visão dos outros motoristas.

“Quem usa tira a tranqüilidade dos outros condutores. Quem fica de frente para esse tipo de farol perde a tranqüilidade e a noção de espaço. Pode até causar um acidente grave”, alerta Saraiva.

A multa para quem usar faróis coloridos é de R$ 127 e o motorista acumula cinco pontos na
carteira.

( PARA ONDE VaI O DINHEIRO DE TANTAS MULTAS?)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: