Orelhão com tecnologia de celular é instalado em ônibus em Porto Alegre

Agora tem orelhão no "busão": apesar de haver mais de 133 milhões de celulares no Brasil, os usuários de ônibus poderão fazer ligações em uma espécie de orelhão dentro do coletivo.

A Brasil Telecom deverá instalar até outubro deste ano 350 telefones públicos dentro de 336 ônibus da Companhia Carris em Porto Alegre — sendo que apenas um deles é turístico.

O Telefone Comunitário Móvel (TCM) ou Telo usa tecnologia GSM, a mesma dos celulares de chip, mas funciona com o cartão telefônico do orelhão.

A operadora não quis revelar valores de tarifas, mas fez comparações: considerando os valores atuais das ligações em pré-pagos e orelhões, o valor da ligação pelo Telo é um pouco mais barata que a de um plano pré-pago. A BrT também não divulgou as próximas cidades que terão o telefone.

Em comparação com o orelhão, a tarifa é um pouco mais barata quando a ligação é para celular e um pouco mais cara quando é para fixo.

O Telo funciona como orelhão normal, com algumas diferenças físicas: pequeno e sem arestas, ele fica perfeitamente acomodado nas barras verticais dos ônibus e é capaz de girar em torno de seu eixo, permitindo o uso tanto pelos passageiros que estão em pé quanto pelos que estão sentados.

Ele também possui um sistema de rastreamento, pelo qual as empresas de transporte coletivo podem monitorar sua frota.

O Télo foi desenvolvido e patenteado pela PV Inova, empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio.