[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 27 de março de 2008

Globo vai produzir conteúdo para celular, diz Outro Canal

da Folha Online

Hoje na Folha A Globo começará até o final do ano a produzir conteúdo para telefones celulares, confiante em boas vendas de telefones receptores de TV digital, a serem lançados nos próximos meses, informa na edição desta quinta-feira a coluna Outro Canal, de Daniel Castro, na Folha de S.Paulo --conteúdo na íntegra disponível para assinantes.

A expectativa da Globo está baseada em uma pesquisa, feita em São Paulo, que mostrou que 80% do público estaria disposto a comprar celulares receptores de TV.

Octavio Florisbal, diretor-geral da Globo, disse que a emissora precisa produzir o quanto antes conteúdo específico para celulares e miniTVs digitais. Ele informou ao colunista que o conteúdo seria composto de pequenos programas, que seriam inicialmente veiculados nos intervalos da programação tradicional.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sul-africanos nadam em rio com crocodilos para ir à escola

ALICE LANDER
da BBC Brasil em Kwazulu-Natal (África do Sul)

Estudantes de um vilarejo na África do Sul são obrigados a cruzar um rio cheio de crocodilos a nado ou em bóias para freqüentar a escola.

Os moradores exigem a construção de uma ponte porque crianças de até 7 anos de idade passaram a ter de cruzar o rio depois que o barco que levava os moradores à outra margem foi roubado.

Nos dias de aula, 150 crianças do vilarejo de Sahlumbe cruzam o rio Tugela nadando e usando bóias de pneus e baldes para manter suas roupas e livros secos. Os mais velhos ajudam os mais novos, que se agarram aos pneus.

Para cruzar o rio com segurança, seria necessário fazer um desvio de 20 quilômetros para chegar à escola.

"Existem cerca de 70 casas daquele lado do rio, mas não existem ônibus e ninguém tem carro", afirmou um dos conselheiros municipais do vilarejo de Kwazulu-Natal.

"Eu me preocupo o tempo todo", afirmou Hlengiwe Mthembu, diretora da escola primária Thuthukani. "Existem animais perigosos lá, principalmente crocodilos."

Cansaço

As crianças geralmente chegam cansadas à aula, com pouca concentração, segundo a diretora.

"Elas ficam na sala de aula tremendo, por causa do frio, e não conseguem estudar bem porque ficam preocupadas com a forma como vão voltar para casa."

"É muito difícil para elas", acrescentou. "Depois de chuvas mais pesadas, o rio fica muito cheio. Podem ser necessários dez minutos para atravessar."

O único hospital da região também fica na outra margem do rio Tugela. Em 2003, uma mulher grávida tentou atravessar o rio a nado e morreu afogada.

Sem escolha

O conselheiro local Sibusiso Nbatha afirmou que a maioria das famílias se mudou para a outra margem do rio há três anos, depois de terem sido retiradas das terras onde viviam.

De acordo com Nbatha, muitos pais não têm escolha a não ser deixar que os alunos atravessem o rio a nado.

"Nem todas as crianças sabem nadar, então algumas vão em cima das bóias ou então seus pais as levam", disse. "O rio é muito fundo para adultos e nem todos eles sabem nadar."

Nbatha afirmou que nem mesmo o barco da comunidade, que foi roubado, era seguro, e pede a construção de uma ponte.

"(O barco) era velho e cheio de buracos", diz. "Havia apenas um barco e era usado por toda a comunidade."

O conselheiro municipal afirma que pede a construção da ponte para o Departamento de Transportes há cinco anos.

"Eles nos deixam esperando", reclama Nbatha. "É muito frustrante, você pode ver a escola do outro lado do rio, mas não pode chegar lá

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Unesp abre inscrições para vagas remanescentes de pedagogia

Da redação*
Em São Paulo
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou hoje nesta quinta-feira (27) que ainda tem quatro vagas para a graduação de pedagogia. Candidatos inscritos para outras carreiras de humanas no vestibular 2008 que ainda não foram convocados podem pedir a reopção de curso.

As vagas disponíveis são para o campus de Marília. As inscrições devem ser feitas até 7 de abril, na seção de graduação da Faculdade de Filosofia e Ciência (FFC), das 9h às 18h.

O critério para seleção será a ordem de classificação obtida no vestibular 2008. Os candidatos devem ter nota mínima para classificação e não podem ter faltado a nenhuma das provas do processo seletivo.

A convocação será feita pela universidade

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Vunesp - (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8 às 20 horas).

* Texto atualizado às 13h43.

As informações foram fornecidas pela instituição e podem ser alteradas por ela sem aviso prévio. É recomendável confirmar datas e horários no site oficial.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arósio à vontade nas gravações

Atriz grava cenas da próxima novela das seis em São Paulo e posa para fotos em cima de um carro conversível

Lia Lehr

Cauê Moreno

Deitada sobre o capô de um jaguar verde conversível de 1952, Ana Paula Arósio fez a alegria dos fotógrafos e do público nesta terça-feira (25), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A atriz participou das gravações da próxima novela das 18h da TV Globo, "Ciranda de Pedra". Na trama, ela interpreta Laura, par romântico do galã Marcelo Antony.

Na cena gravada no parque, Arósio circulou de carro com Tammy Di Calafiori, que faz o papel de uma de suas filhas na novela. Muito animada, a atriz parou para falar com os jornalistas e posou bem à vontade em cima do carro para as fotos. “Isso porque ela (a personagem) é fina, imagina se não fosse”, brincou.

A personagem de Ana Paula deve morrer por volta do capítulo 80. Internada várias vezes pelo marido para tratar de problemas psicológicos, ela conhece o médico Daniel (papel de Antony), com quem vive um relacionamento extraconjugal e tem uma filha (Virgínia). Além de Antony e Ana Paula, também estavam no set os atores Cléo Pires (Margarida), Gabrielly Nunes (Gracinha), Diego Francisco (Faísca), Renata Briani (Genilda) e Pietra Picos Soares (Ritinha).

"Ciranda de Pedra" se passa nos anos 50 e tem estréia prevista para 5 de maio. A trama tem direção de núcleo de Denise Saraceni, direção geral de Carlos Araújo e direção de Maria de Médicis, Natalia Grimberg, André Luiz Câmara e Allan Fiterman. Inspirado no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles, o texto da novela tem assinatura de Alcides Nogueira, com a co-autoria de Mário Teixeira e colaboração de Lúcio Manfredi e Rodrigo Amaral.

Cauê Moreno
Marcelo Antony, Cléo Pires e Ana Paula Arósio gravam no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a novela "Ciranda de Pedra"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arósio começou a trabalhar



Fotos: Lourival Ribeiro/ AgNews

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A atriz gravou cenas de Ciranda Pedra

A atriz gravou cenas de Ciranda Pedra, nova trama global das seis, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arósio surpreendeu a imprensa, mostrando que dirige muitíssimo bem.

Nas cenas feitas, Laura e Virgínia estão dando um passeio de carro pelo parque. Ana Paula Arósio surpreendeu a imprensa, mostrando que dirige muitíssimo bem.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Logo que as gravações terminaram, Ana Paula fez questão de posar para os fotógrafos.


Empolgada, a atriz subiu em cima do capô do carro e brincou com a imprensa: - Isso porque a minha personagem é fina, imagine se não fosse!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A direção geral de núcleo é feita por Carlos Araújo

. Na foto, você vê o trio protegido por um guarda-chuva, tentando escapar da garoa paulistana.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A personagem de Ana Paula morrerá por volta do capítulo 80 da novela

Lourival Ribeiro/ AgNews

Ciranda: Ana Paula Arósio faz uma vítima de seu tempo

Beatriz Cioffi

Ana Paula Arósio será uma das protagonistas de Ciranda de Pedra, a próxima trama global das seis. Esse trabalho será bastante diferente de tudo o que a atriz já fez na televisão. Quem garante é a própria famosa.

Só para começar, essa personagem, chamada Laura, é mãe de três moças crescidas – sendo que uma delas é fruto de um relacionamento extraconjugal. Soma-se a isso o fato de que ela sofre com sérios e desconhecidos problemas psiquiátricos. Quer mais? Tal mulher ainda é casada com um homem extremamente controlador, que mal consegue perceber sua existência.

Durante uma das gravações da novela, Ana Paula falou sobre seu novo desafio:

- A Laura me proporciona uma densidade dramática que é difícil de você encontrar. Ela é chamada de maluca a novela inteira, mas eu não acho que ela é louca. A Laura tem um desequilíbrio emocional, que começou como aqueles que todo mundo tem. Só que, ao longo dos anos, ela foi sendo tão mal tratada, reprimida, que acabou piorando.

A atriz completou:

- Eu costumo fazer papéis revolucionários, mulheres que são capazes de gritar se preciso. A Laura é diferente. Ela quer ter uma vidinha comum, ao lado do homem que ela realmente ama. Ela quer ser saudável, só isso - e isso parece muito para a época. A Laura não quer estar a frente de seu tempo, ela é vítima do tempo dela.

Desafios? Ana Paula garante que enfrentará muitos em Ciranda:

- O maior desafio de fazer a Laura é conseguir somar todas as nuances que essa mulher tem. Ela é uma mulher elegante, mesmo com tantos problemas. A família dela é cheia de conflitos, mas consegue passar um verniz em cima de tudo, sabe? Ela é capaz de dizer “Eu te odeio” com uma finesse incrível.

O folhetim sugere cenas pesadas entre o papel de Ana Paula e o de Daniel Dantas, que vive seu
Lourival Ribeiro/ AgNews
rígido marido. Ela conta:

- Vão ter dias complicados, que eu vou chegar em casa ainda um pouco zonza com as cenas. Mas daí eu vou tomar um banho, abraçar minhas cachorras, dar comida para os meus peixes. Pronto, aí eu vou voltar a ser eu mesma.

A personagem de Ana Paula morrerá por volta do capítulo 80 da novela, mas deverá aparecer em flashbacks até o final do folhetim. Depois da morte, a novela será focada em Virgínia, filha de Laura com seu verdadeiro amor, o doutor Daniel.

Leia também:

Ciranda de Pedra: Ana Paula Arósio grava trama São Paulo

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters