[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ossadas que podem ser de guerrilheiros são encontradas no Pará


Luciana Lima
Da Agência Brasil
Em Brasília

Parentes de um militante que atuou na Guerrilha do Araguaia encontraram restos humanos na localidade de Brejo Grande do Araguaia, um dos locais do conflito no Pará. De acordo com a Procuradoria da República no Estado, a descoberta foi feita em conjunto pelos parentes e por uma equipe do Ministério Público Federal (MPF), que investigaram a região após novas informações colhidas sobre sepultamentos em Brejo Grande do Araguaia.

O local das ossadas fica a 90 quilômetros de Marabá e é conhecido como Tabocão. A região do Tabocão sempre foi apontada como possível área de enterros de guerrilheiros mortos durante os combates na década de 1970 e chegou a ser escavada em outubro do ano passado pelo Grupo de Trabalho Tocantins, formado pelo Ministério da Defesa, para procurar as ossadas desaparecidas. No entanto, o grupo não conseguiu encontrar nenhuma ossada.

Em depoimentos no MPF, moradores de Brejo Grande informaram que as escavações da Operação Tocantins foram feitas em pontos incorretos. “Toda a população de Brejo Grande e das redondezas comentou que as escavações realizadas no Tabocão foram feitas em local errado”, disse uma moradora em depoimento no MPF. As testemunhas também informaram que o local onde as ossadas foram encontradas fica a uma distância de cerca de 30 metros do local escavado no ano passado.

De acordo com o MPF, as ossadas foram encontradas depois que familiares do guerrilheiro Antônio Teodoro de Castro, que usava o codinome Raul na guerrilha, conversaram com um informante, que não quer se identificar, nem falar com as autoridades. Ele apontou vários locais onde poderiam estar sepultados corpos de guerrilheiros. De acordo com o MPF, foram encontrados pedaços de crânio, dentes e restos de tecidos no ponto exato apontado pelo informante.

O MPF informou ainda que existe a suspeita de que as ossadas encontradas podem pertencer aos guerrilheiros Pedro Carretel (Carretel), Rodolfo de Carvalho Troiano (Manoel do A), Gilberto Olímpio Maria (Pedro) e Maurício Grabois (Mário).

Ontem (16), o procurador da República no Pará, Tiago Modesto Rabelo, pediu apoio da Polícia Federal (PF), do Instituto de Perícias Científicas do Pará e do Instituto Médico Legal de Marabá para o resgate das ossadas. “Como estávamos a agir diante de fato urgente e imprevisível, as ações da equipe tiveram o objetivo de adotar as providências preliminares e emergenciais para garantir o resgate dos restos e a integridade do local”, explicou o procurador.

Segundo o Ministério Público Federal, quatro peritos, dois agentes da PF e dois técnicos do MPF fizeram o registro de depoimentos de moradores e as escavações, e acabaram encontrando mais restos humanos. Todo o material encontrado foi levado para a sede do MPF no Pará e será encaminhado ao Instituto Médico Legal em Marabá.

O Ministério Público informou ainda que os agentes e peritos da PF também estão preparando um relatório com fotos das ossadas encontradas. Depois do trabalho de campo, as ossadas serão encaminhadas para Brasília, onde passarão pelo processo de identificação.

Combatida pelo Exército, a Guerrilha do Araguaia foi um movimento de resistência ao regime militar (1964-1985) organizado pelo PC do B na primeira metade da década de 1970.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PT veta na Câmara moção de apoio a presos de Cuba


Sérgio Lima/Folha

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) submeteu ao plenário uma moção de solidariedade aos presos políticos de Cuba.

Curto e objetivo, o texto anota: “A Câmara manifesta moção de irrestrito apoio e solidariedade aos presos políticos que em Cuba lutam pela liberdade e democracia”.

Temer abriu os microfones para que os líderes pudessem encaminhar a votação. Deu-se, então, o inusitado. O PT pegou em lanças contra a moção.

Discursando em nome da liderança petista, o deputado Eduardo Valverde (PT-RO) atacou o autor do requerimento, Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Referindo-se ao passado de Bolsonaro, militar da reserva do Exército, conhecido pelo apoio à ditadura, Valverde disse:

“Causa-nos estranheza que, quem protocolou essa moção, no passado defendeu a ditadura. Pela incoerência, somos contrários”.

Temer tentou contemporizar. Disse que o texto, em sua versão original, propunha “uma moção de apoio mais vigorosa”.

Esclareceu que, a pedido da presidência da Câmara, Bolsonaro negociara com líderes partidários e enxugara a moção.

O petista Valverde não se deu por achado: “Boa parte dessas informações não provem de fonte segura, mas de opositores do regime cubano...”

“...a crítica não vem da sociedade cubana, mas daqueles que resistem ao regime, financiados pelos EUA”.

Estabeleceu-se em plenário uma atmosfera de polêmica. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), foi ao microfone:

“Ficar contra essa moção é o mesmo que dizer que é contra a liberdade e a democracia. Só o PT teve coragem de assumir essa posição”.

Ao farejar o cheiro de queimado, Temer deu meia-volta. Suspendeu a votação. Informou que levaria o texto da moção a uma reunião com os líderes.

Comprometeu-se a devolver o tema ao plenário na próxima terça (23). Líder do PSDB, o deputado João Almeida (BA) interveio.

Lembrou a Temer que, por orientação da presidência, os líderes já haviam negociado o texto. “Reflete a posição da maioria”, disse.

Almeida acrescentou: “É impossível fazer uma moção em termos mais brandos do que essa. Sob pena de expressar uma posição vacilante, inadmissível...”

“...Ao atacar o deputado Bolsonaro, o PT parece não acreditar na conversão dos homens. Isso não é argumento”.

Temer recusou-se a voltar atrás: “Já fiz declarações públicas, em nome da Câmara, de solidariedade a todos os que lutam por liberdades no mundo...”

“...Mas o meu dever é manter unidade no plenário. Vou levar a matéria aos líderes para tentarmos chegar a um texto comum. Se não houver, trarei a moção ao plenário”.

A despeito do adiamento da votação, o deputado Nilson Mourão (PT-AC) não se conteve:

“Todo esse interesse da oposição em debater Cuba tem o objetivo de combater o presidente Lula...”

“...Ele está no Oriente Médio, procurando construir a paz no mundo. Alguns parlamentares querem deformar o debate...”

“...Por que não incluem na moção o fim do embargo a Cuba e o fim da base militar de Guantânamo? Cuba está construindo o seu país. Vamos construir o nosso”.

O argumento de Mourão, por ridículo, não fica em pé. No debate sobre Cuba, Lula dispensa desmoralizou-se por conta própria. Não precisou da oposição.

Ao se contrapor à moção de teor anódino, o PT vai no mesmo caminho.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Boatos sobre vacina anti-H1N1 são 'irresponsáveis', diz Ministério da Saúde


Dados falsos sobre imunização contra nova gripe circulam por e-mail.
Vacina é 'eficaz e segura', reafirma órgão federal.

Iberê Thenório Do G1, em São Paulo


  • Aspas

    E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo"

Uma avalanche de e-mails tem circulado dizendo que a vacinação contra a nova gripe pode ser uma grande conspiração para reduzir a população do planeta. A mensagem mais veiculada, dizendo que a vacina contém substâncias tóxicas, foi enviada ao G1 por dezenas de leitores.

O e-mail foi enviado ao Ministério da Saúde, que negou as informações. “Mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com essa vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população”, diz o órgão federal em nota enviada ao G1. “E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo.”



Uma dúvida que tem preocupado muito as gestantes é se a nova vacina pode causar algum tipo de malformação nos bebês. “Não há qualquer relato ou evidência de malformação fetal em decorrência da vacina contra Influenza H1N1”, respondeu o ministério.

CONFIRA AS INFORMAÇÕES INCORRETAS QUE TÊM CIRCULADO NA INTERNET
Veja trechos de e-mail que espalha boato de que a vacina contra a nova gripe é tóxica.

BOATO: (...) sobre NÃO tomar essa vacina assassina que estão querendo que seja compulsória acho que é Tamiflu.

INFORMAÇÃO CORRETA: Tamiflu é o nome do remédio utilizado após a instalação da doença, e não o nome da vacina.

BOATO: A vacinação em massa está programada para o início do Outono aí pra voces.. Aconteça o que acontecer NÃO tome! Ela será tripla.

INFORMAÇÃO CORRETA: A vacinação está sendo feita em apenas uma etapa. Para crianças que têm entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses) será dada meia dose e depois de 21 dias a segunda metade.
BOATO: E segundo as pessoas que estão trabalhando arduamente para impedir este genocídio em massa do planeta, ela tem mercúrio e oleo de esqualeno, que são altamente tóxicos.

INFORMAÇÃO CORRETA: De fato, mercúrio é uma substância tóxica. Segundo o diretor de ensaios clínicos do Instituto Butantan, Alexander Roberto Precioso, contudo, “a quantidade de mercúrio que tem nessa vacina é muito pequena e considerada não prejudicial à saúde das pessoas”. A informação foi dada em entrevista ao Jornal Nacional.

Em relação ao esqualeno, o Ministério da Saúde afirma que a substância não faz mal à saúde. “[O esqualeno] é retirado do fígado do tubarão e assemelhados. Trata-se de um supercomplemento alimentar, assim como o óleo de fígado de bacalhau e a emulsão de Scott”, disse o ministério em nota enviada ao G1.
BOATO: Aqui no Rio o Butantã já comprou a maldita (...)

INFORMAÇÃO CORRETA: O Instituto Butantan é ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo, e não mantém nenhuma instalação no Rio de Janeiro.
BOATO: (...) tentativa de assassinato em massa das populações do planeta através de vacinação compulsória (...)

INFORMAÇÃO CORRETA: No Brasil, assim como em vários outros países, a vacinação é opcional, e ninguém é obrigado a se imunizar.
BOATO: (...) a venda de uma vacina que nem testada foi.

INFORMAÇÃO CORRETA: Segundo o Ministério da Saúde, a nova vacina foi desenvolvida com base na vacina comum contra a gripe. A diferença seria apenas o tipo de vírus.

Rede privada
Instituições de saúde particulares ouvidas pelo G1 endossam as afirmações do ministério. Em São Paulo, os hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein confirmaram que aplicaram em seus profissionais a vacina distribuída pelo governo federal – a mesma que está sendo usada em toda a população.

Medo de vacina
Pânico e boataria em campanhas de imunização não é novidade. Em 1904, quando o médico sanitarista Oswaldo Cruz quis livrar o Rio de Janeiro da varíola, a população se rebelou contra uma lei federal que obrigava as pessoas a se vacinarem.

Entre 10 e 16 de novembro daquele ano, a cidade – então capital do país – viveu dias de guerra. Bondes foram tombados, trilhos arrancados, e barricadas foram armadas. O episódio, conhecido como “Revolta da Vacina”, marcou a história da Primeira República. A doença foi erradicada do Brasil em 1973, e em 1980 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola extinta.

Leia também:

Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada

de Ângela Pôrto e Carlos Fidelis Ponte, pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz

clique aqui para baixar (formato .pdf, 18 páginas)

Em 2008, uma onda de boatos também deixou muitas pessoas com medo da vacinação contra a rubéola. “Circularam na internet boatos de que, ao invés de imunizar a população, o governo brasileiro pretendia esterilizar as pessoas em idade reprodutiva para fazer controle de natalidade. Mas, felizmente, a campanha foi um sucesso e o Brasil está prestes a receber o certificado de País Livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita”, diz o Ministério da Saúde.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Protesto por royalties reúne políticos do Rio e do Espírito Santo


Manifestantes saíram da Candelária em direção à Cinelândia.
Milhares de pessoas participam de ato sob chuva.

Patrícia Kappen e Tássia Thum Do G1, no Rio


Debaixo de chuva, milhares de pessoas estão reunidas na Cinelândia, no Centro do Rio, no ato público contra a emenda apresentada pelo deputado Ibsen Pinheiro, que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo.


O protesto reúne políticos do Rio e do Espírito Santo. O governador Sérgio Cabral caminhou ao lado do prefeito Eduardo Paes até o Teatro Municipal. Ele divide o palco com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o senador Magno Malta (PR-ES) e a prefeita de Campos, Rosinha Matheus.


A caminhada saiu da Candelária, por volta das 16h40 desta quarta-feira (17). Muitos artistas, como a bailarina Ana Botafogo e a atriz Carla Carmurati, presidente do Theatro Municipal, também participam da caminhada.

Manifestantes participam da manifestação no Rio embaixo de chuva (Foto: Tássia Thum)

Com faixas, cartazes e camisetas, os grupos enfatizavam os protestos, chamando a emenda de injustiça contra o Rio. Muitos manifestantes não se furtaram a fazer perfomances bem humoradas para chamar a atenção do evento.

Foi o caso do vendedor de livros, Alberto Tradesedo, 70 anos, e o taxista Emanuel Alves, 52, vestidos como se fossem “papa” para conceder uma benção ao Rio e fazer com que a emenda não seja aprovada pelo Senado e receba o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Emanuel, para reforçar seu pedido, ainda segurava um galho de arruda. “É para afastar o mau olhado e os políticos invejosos que criam emendas desfavoráveis para o Rio”, disse.

Foto: Celso Pupo/Foto Arena/AE

Manifestantes participam de caminhada no Centro do Rio contra a mudança na divisão dos royalties (Foto: Celso Pupo/Foto Arena/AE)

A manifestação reúne artistas, estudantes, trabalhadores e muitos políticos. O governador Sérgio Cabral vai participar do ato público em um palco montado na Cinelândia, ao fim da caminhada.

A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, disse acreditar que o protesto pode ajudar a convencer os senadores a vetar as mudanças na partilha dos royalties. Já o deputado Roberto Dinamite considerou a emenda Ibsen “um absurdo, insensata e impensada”.

Vestido de papa, manifestante foi à caminhada para 'benzer' o Rio (Foto: Tássia Thum)

“O estado do Rio não pode ser o maior prejudicado. Queremos dividir, sim, mas não podemos ser o mais prejudicado”, disse.

Já o deputado Alessandro Molon, também presente na manifestação, afirmou que o ato deveria ter sido feito antes da apresentação da emenda. Agora, ele espera que a mobilização sirva para convencer os senadores.

“É importantíssimo esse ato de união entre governos, prefeitura, trabalhadores, donas de casa e estudantes”, disse Molon, que preferiu não entrar no cercado organizado para autoridades.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que, apesar de não ser do Rio, ele ama o estado: “A emenda é uma injustiça”.

Já a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, afirmou que o clube é a favor do pré-sal e do petróleo: “O Flamengo é um patrimônio do estado, assim como o petróleo”.

Caravanas chegaram no início da tarde

As caravanas começaram a chegar no Centro do Rio no início da tarde desta quarta-feira (17). Manifestantes de vários municípios chegaram para a manifestação, no Centro do Rio, contra as regras de distribuição de petróleo.

Só de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense do estado, vieram três ônibus, que saíram do município ainda de madrugada.

Nem mesmo a forte chuva desanimou os integrantes do grupo, que usavam camisetas, bandeiras e cartazes com os dizeres “Justiça para quem produz”.

“Vamos gritar muito porque nossa cidade é totalmente dependente dos royalties do petróleo. Não podemos nos transformar numa Serra Pelada”, disse Levir Nascimento, um dos organizadores da caravana que saiu de Campos.

Manifestantes chegaram em caravanas de Campos (Foto: Tássia Thum)

200 ônibus
Pelo menos 12 mil manifestantes de municípios vizinhos ao Rio chegaram ao Centro em mais de 200 ônibus.

A passeata seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá um ato público. Um palco montado receberá artistas como Sandra de Sá, Alcione e escolas de samba. A banda do Cordão da Bola preta vai tocar durante o protesto.


Segundo a Guarda Municipal, o esquema de trânsito começou a ser implantado às 14h. Às 15h, a Avenida Rio Branco foi interditada ao tráfego de veículos no trecho entre a Rua Visconde de Inhaúma e a Avenida Presidente Wilson, assim como o entorno da Candelária e o acesso da Avenida Perimetral para a Avenida Presidente Vargas.

Segundo a CET-Rio, 280 agentes da Guarda Municipal e ainda 50 agentes de tráfego atuam no local.

Foto: Patrícia Kappen/G1

Taxistas do movimento Diárias nunca Mais fazem apitaço no Centro (Foto: Patrícia Kappen/G1)


Estimativa
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, espera um público de mais de 150 mil pessoas nesta tarde, mas a assessoria do governo não confirma o número.



Os políticos estão no palco montado na Cinelândia, onde vai terminar a grande caminhada contra a nova divisáo dos royalties do petróleo que prejudica o estado do Rio.

LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Viver a vida': Romance de Jorge e Myrna lembra 'Uma linda mulher'


Aline Fanju ouviu de muita gente  que seu romance em

O interesse de Jorge (Mateus Solano) por Myrna (Aline Fanju) em “Viver a vida” só faz crescer. Depois da segunda noite no motel, ele já chamou a prostituta para jantar fora, levou-a para jogar tênis no clube e, para desespero de Ingrid (Natália do Vale), convidou-a para jantar em sua casa. Empolgado, chegou a perguntar se poderia bancar a exclusividade dela. É o início de um romance improvável, que vem ganhando a simpatia do público, e lembra um clássico do cinema: “Uma linda mulher”, com Julia Roberts e Richard Gere, sucesso de 1990.

— Não tinha me tocado das coincidências até as pessoas na rua começarem a falar comigo sobre isso — conta Aline Fanju: — São duas histórias de amor que envolvem uma garota de programa e um cara bem-sucedido, então a referência é inevitável. A gente só não sabe se Myrna e Jorge vão ficar juntos no fim, como acontece no filme.

Ricgard Gere e Julia Roberts em

Mesmo que o final feliz não aconteça, a atriz assegura que ficará satisfeita com o destino de sua personagem. Não é para menos: Myrna entrou na trama há apenas um mês e meio e ganhou mais destaque que as outras pretendentes de Jorge, Paixão (Priscila Sol) e Suzana (Carolina Chalita). Mas se ela pudesse escolher uma cena do filme de Garry Marshall para reproduzir em “Viver a vida”, seria justamente a última sequência.

— É aquela em que Richard Gere chega de limusine e escala as escadas com flores para Julia Roberts. Tem um quê de Romeu e Julieta. Seria uma cena bonita, mesmo que depois Myrna e Jorge se separassem — diz Aline, fã de “Uma linda mulher”: — É lindo, assisti ao filme várias vezes. Adoro histórias de amor que dão certo.

Jorge vê Myrna com outro cliente

No capítulo de segunda-feira, Jorge vai mostrar o quanto está à vontade com a profissão de Myrna. Ele está num restaurante com Paixão quando Myrna entra com um cliente. O arquiteto não se abala: sorri para ela de maneira carinhosa durante todo o jantar. “Pelo visto sua namorada já arranjou outro”, diz Paixão. Jorge, então, conta que terá que se acostumar, já que ela é garota de programa. Paixão fica chocada.

- A reação do Jorge é incrível: ele acha natural, pois ela faz o trabalho dela com coragem e determinação - explica o autor da novela, Manoel Carlos: - Ele não sente ciúmes, fica até orgulhoso porque aquela linda garota não o vê como um cliente comum, mas especial.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Viver a vida': Ingrid visita Myrna e acaba gostando da moça


Myrna conversa com Betina e Ingrid  em

Desesperada com o romance do filho com uma prostituta, Ingrid (Natália do Vale) tomará uma medida drástica: vai até a casa de Myrna (Aline Fanju), com Betina (Letícia Spiller), para pedir que ela se afaste de Jorge (Mateus Solano). Na conversa, que deve ir ao ar nesta quarta-feira, ela diz que está preocupada com a relação dos dois, porque o arquiteto acaba de sair, traumatizado, de um noivado.

A garota de programa diz que sabe de toda a história, conta que conheceu Luciana (Alinne Moraes) e assegura que Ingrid não tem com o que se preocupar. “Nós somos, digamos assim, consoladoras de homens que por uma razão ou por outra, sentem-se infelizes, às vezes rejeitados. E eles então se apaixonam. Quer dizer: pensam que se apaixonam”, explica ela. “Normalmente, quando acaba a fossa, os homens esquecem a gente. Não se preocupe. Logo ele vai se interessar por outra pessoa e me esquece”.

Ingrid fica surpresa com a objetividade de Myrna e até se compadece com o que ela diz. Antes de ir embora, pergunta à prostituta sobre seus pais. Myrna explica que eles moram em Minas, com os filhos mais novos, e são sustentados por ela. O pai, muito doente, acha que a filha trabalha com turismo. Já a mãe sabe de tudo, e por isso a relação das duas não é boa. Depois de ouvir tudo isso, Ingrid confessa que gostou da menina. “Franca, sincera, jovem e bonita. Mas que fique longe do meu filho!”

LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Encuentran a otro planeta Júpiter en la Vía Láctea


El satélite espacial CoRoT ha descubierto un planeta del tamaño de Júpiter que orbita alrededor de una estrella semejante al Sol en la constelación de la Serpiente, a unos 1.500 años luz de distancia de la Tierra


Los parámetros de este planeta gigante y gaseoso, con rasgos comunes a la mayoría de los detectados hasta la fecha, representan un valioso modelo a la hora de identificar nuevos cuerpos jovianos con temperaturas moderadas.

"Corot-9b es el primer exoplaneta ciertamente similar a uno de nuestro Sistema Solar", destaca Hans Deeg, el investigador del Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC) que ha liderado un equipo de unos 60 astrónomos de todo el mundo y cuyo descubrimiento será publicado mañana por la revista Nature.

Gracias al análisis de sus tránsitos, la información sobre Corot-9b es mayor que la disponible sobre otros planetas similares. Los tránsitos tienen lugar cuando un cuerpo celeste bloquea algo de luz al pasar frente a su estrella anfitriona.

Esta especie de eclipse causa fluctuaciones en el brillo de la estrella que permiten inducir la masa, diámetro, densidad y temperatura del planeta. Hasta ahora se han descubierto más de 400 exoplanetas, de los que alrededor de 70 han sido hallados por el método de tránsito.

El hecho de que Corot-9b tarde 95 días terrestres en girar alrededor de su estrella demuestra la utilidad de este método para encontrar planetas con largos periodos orbitales. De hecho, su periodo orbital es diez veces mayor que cualquier otro planeta descubierto previamente por el método de tránsito.

Diez años de búsqueda

La comunidad astronómica ha buscado durante la última década un planeta extrasolar con una evolución "pura, aislada", sin las interferencias de su estrella anfitriona. Este nuevo planeta mantiene una distancia relativamente grande respecto a su estrella central, parecida a la órbita de Mercurio alrededor del Sol, algo que ha permitido la aplicación de modelos de evolución planetaria sin las correcciones necesarias por la influencia de la estrella.

"El planeta está compuesto en su mayoría de hidrógeno y helio", indica el astrofísico de la Universidad de Niza Tristán Guillot, "pero su interior sólido, de un tamaño de hasta 20 masas terrestres, podría contener rocas y agua a altas temperaturas y bajo extrema presión. En este sentido, es muy similar a los planetas gigantes de nuestro Sistema Solar, Júpiter y Saturno".

La temperatura en su superficie gaseosa oscila entre los 150 grados centígrados y unos veinte bajo cero, con mínimas variaciones entre el día y la noche y con la posible presencia de una capa de nubes muy reflectante. El equipo internacional de astrónomos que ha participado en el descubrimiento apunta que precisamente son los gigantes gaseosos templados los que conforman el mayor grupo de planetas conocidos hasta la fecha.

Corot-9b es el primero de ellos que permite un estudio en mayor detalle, de modo que "puede dar lugar a una mejor comprensión de estos planetas tan comunes y abrir un nuevo campo para entender la atmósfera de los planetas con temperaturas moderadas o bajas", señala Brandon Tingley, investigador del IAC involucrado en el descubrimiento.

El telescopio espacial CoRoT (siglas de Convección, Rotación y Tránsitos), diseñado específicamente para la detección de exoplanetas en tránsito y estudios sismológicos de estrellas, apoya sus resultados en observaciones de varios telescopios terrestres, entre ellos el IAC-80 del Observatorio del Teide y el telescopio Isaac Newton, en el Observatorio del Roque de los Muchachos. La investigación liderada por el IAC cuenta con el apoyo del Ministerio de Ciencia e Innovación





LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Helicópteros de Brasil listos para entrar a Colombia por rehenes

BOGOTA (Reuters) - Los helicópteros y las tripulaciones que suministrará Brasil para la entrega de dos militares secuestrados por la guerrilla de las FARC están listos para entrar a Colombia y comenzar la misión humanitaria esperada desde hace meses, informó el miércoles el Gobierno.

La llegada de las aeronaves marcará el inicio de la misión que liderará la senadora del Partido Liberal Piedad Córdoba para recibir en la selva al sub oficial Pablo Emilio Moncayo, al soldado Josué Daniel Calvo y los restos del oficial de la policía Julián Ernesto Guevara, quien murió en cautiverio.

"En este momento los helicópteros están en un punto cerca de la frontera con Brasil. Estamos esperando la información precisa del área en donde se van a realizar los operativos", declaró el alto comisionado para la paz, Frank Pearl.

Una fuente del Comité Internacional de la Cruz Roja (CIRC) dijo por su parte que los helicópteros llegarán a un aeropuerto del sur de Colombia desde donde partirán posteriormente para recibir a Calvo, quien según la guerrilla está gravemente enfermo.

Después de esa entrega, habrá un receso de 24 horas para recibir en otro punto de la selva a Moncayo y los restos de Guevara.

Aunque ni el Gobierno ni las fuentes precisaron la cantidad de helicópteros que participarán ni el día de su llegada, las partes involucradas en la misión y en la operación logística esperan que antes del fin de semana se pueda concretar la primera entrega.

COORDENADAS LISTAS

La semana pasada Córdoba informó que tenía en su poder las coordenadas de los lugares en donde las izquierdistas Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), el mayor grupo guerrillero del país, entregarán a los rehenes. Posteriormente, el Gobierno y la Cruz Roja firmaron un protocolo de seguridad.

En el documento Colombia se comprometió a suspender operaciones militares y sobrevuelos en las zonas en donde se producirán las entregas, una condición de la guerrilla para evitar dificultades como las que se presentaron en febrero del 2009 con la liberación de cuatro efectivos de las Fuerzas Armadas.

En esa oportunidad la operación se retrasó y estuvo al borde del fracaso por sobrevuelos de aviones militares en el área de la entrega.

Las FARC anunciaron en abril del 2009 la liberación de los rehenes, pero no se concretó por las posiciones encontradas del presidente Alvaro Uribe y de la guerrilla que mantiene en su poder a 24 efectivos de las Fuerzas Armadas, que busca intercambiar por cientos de rebeldes presos a través de un acuerdo humanitario con el Gobierno.

Inicialmente Uribe exigió que las FARC liberaran en forma simultánea a todos los efectivos de las Fuerzas Armadas que mantienen plagiados en las selvas del país y denunció que era parte de una estrategia de los rebeldes para ganar protagonismo y limpiar su imagen con las entregas graduales.

Pero después, el mandatario accedió a las liberaciones graduales y autorizó a Córdoba, junto con la Iglesia Católica y el CICR, para conformar una misión humanitaria.

El suboficial Moncayo, secuestrado por las FARC hace más de 12 años, es uno de los rehenes más antiguos del conflicto interno que se registra en Colombia y ganó protagonismo a nivel internacional por las caminatas de su padre, el profesor Gustavo Moncayo, para exigir su liberación.

(Reporte de Luis Jaime Acosta; Editado por Silene Ramírez)






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policía cubana conduce por la fuerza a "Damas de Blanco" a casa de su líder


LA HABANA, Cuba (AFP) - Las "Damas de Blanco", esposas y familiares de presos políticos cubanos, fueron conducidas forzosamente por la Policía cubana en dos autobuses a la casa de su líder, cuando realizaban una marcha, informó este miércoles una de ellas

"Nos trajeron directamente para la casa Laura Pollán (líder del grupo de mujeres), arrastradas, pero estamos aquí todas y vamos a seguir con las marchas, a no ser que nos metan en la cárcel", declaró telefónicamente a la AFP Bertha Soler, tras subrayar que "el Gobierno está acorralado y por eso hace estas cosas".

Una treintena de esas mujeres realizaban una marcha en el barrio de Párraga, en el suroeste de La Habana, cuando fueron repudiadas por tres centenares de partidarios del régimen cubano y montadas forzosamente por mujeres policías en los autobuses.

Las mujeres realizan una jornada semanal en conmemoración del encarcelamiento en la primavera de 2003 de sus 75 familiares, de los cuales 53 permanece en prisión.

Junto a las mujeres marchó Reyna Luisa Tamayo, madre de Orlando Zapata, preso político que murió el 23 de febrero después de dos meses y medio de huelga de hambre y cuyo fallecimiento despertó una fuerte reacción internacional.

El Gobierno cubano las ha acusado de ser "punta de lanza" de la "política subversiva" de Estados Unidos contra la isla, y estar financiadas por Washington.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Policía cubana impide protesta de Damas de Blanco

LA HABANA (AP) - Policías cubanos y agentes de seguridad detuvieron a un grupo de mujeres disidentes que realizaba una protesta, mientras cientos de simpatizantes del gobierno las rodeaban y gritaban consignas revolucionarias.

Mujeres de la Policía Nacional Revolucionaria y de las filas del ministerio de interior acordonaron la manifestación de una treintena de "Damas de Blanco" y a empellones las obligaron a abordar autobuses en los que las llevaron a un destino hasta ahora desconocido.

Las mujeres se habían reunido para conmemorar el séptimo aniversario de la detención y condena de sus esposos. En marzo de 2003, una redada culminó con condenas contra 75 disidentes acusados de recibir dinero y orientaciones de Estados Unidos. Las sentencias fueron de más de 20 años de cárcel pero una veintena de ellos fueron liberados por motivos de salud.

"Estamos aquí llamando la atención del mundo", dijo a periodistas Laura Pollán --casada con Héctor Maceda, condenado a 20 anos de cárcel-- una de las más destacadas del grupo de mujeres conocido como Damas de Blanco, por el color de los atuendos con los que suelen manifestarse.

Portando gladiolos en sus manos iniciaron su recorrido tras una misa en la barriada de Párraga, en las afueras de la capital. Unos 400 simpatizantes del gobierno se aglomeraron alrededor de las manifestantes y les gritaban consignas como "pin pon fuera, abajo la gusanera", "esta calle es de Fidel" y "el pueblo unido jamás será vencido".

Las "Damas" llegaron a caminar, además bajo la lluvia, unas 10 cuadras rodeadas además por un fuerte dispositivo de seguridad --hasta ese momento la mayoría personal de civil-- que las conminaba a subir a un autobús, hasta que de manera repentina aparecieron las mujeres con uniformes azules y verde olivo de las fuerzas del orden de la isla, que les salieron al cruce y formaron un cordón con sus manos rodeándolas.

A continuación llegaron autobuses, ambulancias y carros que las "Damas de Blanco" se resistieron a abordar por lo que fueron forzadas a empujones. Los simpatizantes gubernamentales continuaban gritando "Qué se vayan, que se vayan".

No se informó a dónde fueron llevadas.

La marcha fue seguida por el segundo secretario de la Oficina de Intereses de Estados Unidos, Dale Lawton, quien no ofreció comentarios a la prensa.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Rio prepara grande mobilização contra emenda Ibsen nesta 4ª


O Dia



O Rio de Janeiro prepara uma grande mobilização nesta quarta-feira contra a Emenda Ibsen Pinheiro. Estudantes, servidores, comerciantes, empresários, políticos e artistas são esperados na Avenida Rio Branco na passeata em protesto contra a redistribuição dos royalties do pré-sal, aprovada há uma semana na Câmara dos Deputados. Caravanas de todo o Estado, sobretudo dos municípios produtores, devem lotar mil ônibus. O vice-governador Luiz Fernando Pezão estima que 150 mil pessoas participem da caminhada em defesa dos royalties, a partir das 16h: "São de 10 a 15 ônibus por prefeitura, fora os da Baixada".

No fim da marcha, na Cinelândia, o público assistirá a shows de samba, funk e pagode. Neguinho da Beija-Flor, que gravou funk contra a perda de R$ 7,32 bilhões, é uma das atrações. "É importante as pessoas participarem. A voz do povo é a voz de Deus!", pediu.

Faixas, camisetas e trios elétricos vão animar as caravanas que apoiam a campanha 'Contra a Covardia, em Defesa do Rio'. "A região que produz mais de 80% do petróleo nacional tem que ser tratada com respeito. Os royalties viraram escolas, por exemplo, e muitos projetos estão ameaçados se nos roubarem os royalties", disse o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar. Onze municípios da Baixada confirmaram presença. À exceção de Belford Roxo, as demais cidades decretaram ponto facultativo a partir das 12h. Serviços essenciais serão mantidos.

A Barcas S/A fará travessia grátis de Niterói para o Rio, às 15h, para os niteroienses que quiserem participar do ato. A embarcação tem capacidade para 2 mil pessoas. Os deputados federais Dr. Adilson Soares (que votou a favor da redistribuição), Rodrigo Maia, Marina Maggessi, Senhorita Suely e Vinícius Carvalho (que faltaram à votação) não devem comparecer à manifestação.

No Twitter, o coordenador do AfroReggae, José Junior, convocou a população para participar do movimento 'Assina Rio', que pretende recolher 500 mil assinaturas em prol dos royalties para o Estado. O abaixo-assinado (disponível no site www.assinepelorio.com.br) será enviado ao Congresso.

Alunos e funcionários de escolas municipais e estaduais serão liberados às 15h, e todos terão ônibus até a Candelária. "Esse dinheiro é uma justa compensação pelos danos causados pela exploração do petróleo no Estado, e que é usado para a construção do futuro das nossas crianças", observou a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin.

Motoristas de vans ligados ao Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Alternativo do Estado trafegam com fitas pretas amarradas nos retrovisores e cartazes com palavras de ordem contra a emenda, colados nos vidros. "Vamos contribuir para tentar sensibilizar os políticos", disse o diretor do Sintral, Valmir Oliveira.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, Alexandre Sampaio, lembrou do impacto que a perda dos royalties terá para a vocação turística do Estado: "Todo o trabalho de atrair turistas após as Olimpíadas e Copa do Mundo será comprometido, impedindo a cidade de atingir um outro patamar no turismo mundial".

O presidente da Cedae, Wagner Victer, avisou que as agências de atendimento da empresa serão fechadas às 15h. "Estamos todos mobilizados. Temos projetos importantes, como a despoluição da Baía de Guanabara, que serão paralisados com esse corte", afirmou. Os postos do INSS do Centro também encerram o expediente nesse horário.

Três mil adesivos serão distribuídos
A Seção Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encomendou 3 mil adesivos com o slogan da campanha para serem distribuídos na concentração e faixa que será carregada por membros na passeata. "Estou confiante no sucesso desse movimento e tenho certeza de que o povo fluminense vai sensibilizar os senadores para essa emenda não prevalecer. Todos os advogados do Rio estão convocados", afirma o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) emitiu nota classificando a proposta como "confisco de recursos". "Não tivemos tempo hábil para mobilizar nossos membros, mas creio na força dessa manifestação. Como dizia Getúlio Vargas, o Rio é o tambor de repercussão do Brasil", comenta o presidente da ABI, Maurício Azêdo.

No centro de comércio popular da Saara, o presidente Ênio Bittencourt apelou aos lojistas para liberar os empregados mais cedo. "Todos devem participar. Vamos pendurar seis faixas enormes aqui defendendo o protesto", conta ele.

Entenda a emenda polêmica
A emenda ao projeto de lei que trata do regime de partilha e da distribuição dos royalties do petróleo extraído da camada pré-sal foi aprovada na Câmara por 369 votos a 72 e duas abstenções. De autoria dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), a emenda redistribui os royalties pagos pela extração do petróleo em todo o País, incluindo o da camada pré-sal. A proposta prevê que estes recursos sejam divididos entre Estados e municípios - metade para cada -, seguindo o modelo de distribuição dos Fundos de Participações dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

A proposta provocou polêmica particularmente entre os Estados, pois retira recursos dos principais produtores de petróleo - Rio de Janeiro e Espírito Santo - em favor dos demais Estados e municípios. De acordo com levantamento feito pelo PSDB, com a aprovação da emenda, a receita do Espírito Santo passaria de pouco mais de R$ 313 milhões (receita de 2009) para R$ 157 milhões. Já a do Rio de Janeiro cairia de R$ 4,9 bilhões para R$ 159 milhões.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

David Schwimmer 'Ross' se casa




David Schwimmer, más conocido como Ross por su papel en la mítica serie Friends, ha anunciado su compromiso con la joven fotógrafa de 24 años Zoe Buckman, con quien mantiene una relación desde hace tres años.

El representante del actor y director de 43 años confirmaba la feliz noticia a los medios de comunicación tan sólo unos días. Se trata del primer matrimonio para ambos, algo que a estas alturas podría resultarnos extraño dada la tendencia en Hollywood. La pareja se conoció en Londres mientras Schwimmer se encontraba dirigiendo la comedia Corre gordo, corre (Run Fatboy Run), en 2007.

David Schwimmer, quien alcanzó la fama en la exitosa comedia Friends, emitida por la NBC en la década de los 90, como el entrañable paleontólogo Ross Geller, pasará por el altar en un momento igualmente especial en la vida de sus compañeros de reparto más cercanos. Su hermana en la ficción, Courtney Cox, se encuentra felizmente casada con el también actor David Arquette y es madre de una niña.

Por su parte, su novia en la serie, Jennifer Aniston, parece haber encontrado por fin el amor junto a Gerard Butler, que ha estado disfrutando de su soltería tras su sonada ruptura con Brad Pitt. Aunque por el momento no suenan campanas de boda.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Fotos inéditas de Gisele Bündchen en Vogue


De River a Rein

Sobre el bebé, que nació en diciembre del pasado año, asegura la modelo que ella quería llamarle River (río en inglés) porque quería algo “que fluyese, algo inmortal”. Pero fue su marido, el deportista Tom Brandy, quien se negó rotundamente a ponerle ese nombre al pequeño. La modelo dice que “el nombre de mi padre es Reinoldo, es un homenaje a él, y es como el agua”.


Se vio a ella misma

Volver a ponerse ante la cámara después del embarazo fue todo un reto. Según dice, antes de volver al estudio fotográfico pasó un mes sin mirarse al espejo y cuando entró veía las cosas de otra forma, lo que hace ante la cámara no es más que un papel que no tiene que ver con su realidad y las cosas que está viviendo en el plano personal. “Por primera vez, creo que realmente me vi a mí misma -el interior- en lugar de la fachada”.


Kung fu y yoga

Entre las instantáneas más tiernas quizá se encuentre la que muestra a una Bündchen embarazada y orgullosa de su barriga. La modelo cuenta en las páginas de Vogue que hizo kung fu “hasta dos semanas antes de que Benjamin naciera” y también “yoga tres veces a la semana”. Dice la brasileña que “muchas embarazadas deciden convertirse en trituradores de basura”, en relación a la cantidad y la calidad de los alimentos que ingiere. Asegura que fue muy precavida con todo lo que comió y engordó trece kilos.


Totalmente recuperada

Las mejores fotografías de Gisele Bündchen salen al mercado en Abril. La modelo brasileña, la mejor cotizada del mundo según la revista Forbes, protagoniza la portada del mes de abril de la edición estadounidense de la revista Vogue, aunque las mejores instantáneas se encuentran en el interior. La publicación ha recogido una serie de imágenes de la top en plena forma física, embarazada y con su hijo Benjamin Rein en brazos.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Qué huevos



Qué huevos

Karl Josef Hildenbrand/Efe

Qué huevos

En el mercado de Lauingen, al sur de Alemania se ha instalado una cesta de 16 metros de longitud donde se han depositado unos huevos de Pascua de nada menos que 250 kg. En la principal estación de Berlín se ha colocado el huevo de Pascua más grande del mundo, con ocho metros de altura y cuatro metros de diámetro.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sawyer's Back! And who's fooling who? Start talking about tonight's 'Lost'!



Lost-Sawyer-ReconImage Credit: Mario Perez/ABCWhen Lost fans speak of “set-up” episodes, they’re usually trying to be kind about an hour wherein nothing really happened besides moving characters emotionally and placing them geographically so they are primed and positoned for more eventful episodes to come. This wasn’t that kind of “set-up” episode, even though it often played this part very well. “Recon” really worked for me, thanks to the riveting return of James “Sawyer” Ford to the story’s mainstage and clever, trickster storytelling where every line seemed to have double meaning and so many scenes seemed pregnant with possibilities for what’s really going on. Emphasis on pregnant. But I’ll get to that theory later. Spoilers below!!I liked how this “set-up” episode was all about set-ups, from its opening sequence fake-out that seemed to present Sideways James Ford as every bit the slutty, soul-numbed vengeance-questing criminal as his Island iteration, but then revealed himself to be a… slutty, soul-numbed vengeance-questing cop. There was no Juliet in his life, and we were made to ponder if that made all the difference. His partner seemed to think so. Miles! Detective Miles Straume, who tried to fill Jim’s lonely void by setting his buddy up with a blast from Lost’s freighter folk past, Sideways Charlotte Lewis. We got a provocative dark knight twist in the end: Just as Island James Ford used his lawless life as the means to hunt and kill the con man who destroyed his family, Det. Ford was using his law-keeping life as the means to the exact same end. We were left to debate the thin lines separating good and evil, justice and injustice, heroes and villains. (Theorize: “Recon” = The Departed, with Sawyer representing both the Leo and Damon parts. Does Fake Locke = Jack Nicholson? Dogen = Martin Sheen? Miles = Mark Wahlberg? Go!)

On the Island, Fake Locke was setting up someone by sending Sawyer over to Zoo Station — but it wasn’t just James. My whole take on Smokey’s strategy: send Sawyer away, isolate Kate, sick Psycho Claire on her like some rabid dog, then save Kate from said psycho, all in the name of setting up Kate for a risky bonding moment, one that saw him sharing more cryptic tidbits about his background — semi-redacted details from his dubious dossier of his life. Who is this abused smoke monster child? Who was his abusive smoke monster mother? And how exactly do smoke monsters make baby smoke monsters?

Despite the Smoke’s expert game-playing, I was left to wonder if Sawyer got the best of the Monster by the end, both by subverting his expectations of him (Sawyer, “the best liar” Smokey had ever seen, seemed to baffle his boss by — brilliant! — always telling him the truth) and proving himself anew to Kate by cutting her in on his submarine escape plan. Kate guessed the plane. Silly rabbit! Don’t you know Sawyer’s all about the Watership Down? But the main reason why I think Sawyer won the day is that he didn’t do what Fake Locke really wanted him to do. And what did Fake Locke really want Sawyer to do? To answer that question, consider again the title: “Recon.” We were meant to think “reconnassaince mission.” But it’s also a pun: “re-con.” As in: Sawyer was a con man. A trickster. If Smokey was the real con man in this episode, then what con was he running? Answer: a con we’ve seen before on the show. Which con was that? And wasn’t I going to tell tell you what I meant by “pregnant”? Tricked you! I’ll tell you in my recap in the morning, but I’ll give you a hint: It’s all Dilbert’s fault. And while you chew on that one, stuff your face with even more of my insanity: Totally Lost is here! Everybody cheer!


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Associação da Medula Óssea cadastra mais de 1000 doadores


17/03/2010 - 03h40m - Quarta-feira


Gabriela Polli dos Santos

A solidariedade marcou este último sádado, dia 13, em Itupeva. Mais de 1000 pessoas se cadastraram voluntariamente como doadores de medula óssea. Pessoas de todas as classes socias e idades se juntaram com um único propósito, salvar vidas.

Palestras sobre a doação de medula óssea e todas as dúvidas que possam existir foram ministradas por familiares de pessoas que foram transplantadas. Uma grande equipe de voluntários trabalho em toda a Campanha.

Toda a Campanha foi realizada pela Prefeitura Municipal de Itupeva em parceria com a AMEO – Associação da Medula Óssea, do Estado de São Paulo, com o apoio de diversas empresas e entidades religiosas do município. Esta Campanha teve como objetivo de aumentar o banco de dados de doadores voluntários.

“A chance de se achar um doador é de um para cem mil e hoje o cadastro nacional se encontra com 1 milhão e 400 mil doadores, por isso, percorremos todo o Estado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que é a doação de medula óssea”, explicou a médica hematologista, Drª. Carmen Vergueiro, fundadora da Ameo.

Para Elizabeth de Oliveira Rodrigues, que descobriu a doença, câncer no sangue, em 2008, esta pode ser a chance da cura. “Estou muito satisfeita com este resultado, quem sabe a oportunidade do meu transplante esteja aqui” - disse a professora de educação infantil, que está há um ano em meio na fila de espera por um doador.

A diretora municipal de Saúde, dra. Maria Helena Vanini Polli, ficou muito feliz com a quantidade de pessoas que se sensibilizaram com a causa. “Agora, existem pelo menos mais mil possibilidades de se encontrar um doador”.

Os sentimentos de solidariedade, compromisso, esperança e cidadania tomaram conta das pessoas que passaram pelo local para realizar o cadastramento, muitas delas, vieram por vontade própria, com a consciência de que poderão um dia, mudar a vida de uma pessoa. Como é o caso de Neide das Neves M. Zimer, moradora em Itupeva há 25 anos, “vim doar por amor, pensando na vida das pessoas que esperam por um doador”.

“Para mim, isto é um ato de cidadania. É um comprometimento com o próximo”, explicou Maria Izabel Saraiva Rodrigues, 24 anos, que veio com as duas irmãs mais novas, fazer o cadastramento.

O pensamento de Loremir Carlos Zimmer, que mora em Itupeva há sete anos, é o mesmo. “É importante colaborar, pois existem milhares de pessoas que necessitam de nossa ajuda e conscientização”.

O vereador Luiz Carlos Izzo também fez questão de participar da campanha e se disponibilizou a ser um doador. Durante a coleta de amostra sanguínea, Izzo afirmou que o transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. ‘A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo’, disse o vereador Izzo.

Pessoas que trabalharam com Elizabeth, também se cadastraram na esperança de pode ajudar a colega. “Trabalhei com a Beth há muitos anos atrás, quando minha esposa disse que era ela no cartaz, fiquei surpreso, pois não sabia que ela necessitava de transplante, por isso vim, vai que eu possa ser um doador”, disse contente José Moreira, morador do bairro Nova Monte Serrat, há 10 anos.

Em alguns casos, as pessoas que perderam familiares na mesma situação, vieram com a intenção de solidariedade. “Estou me cadastrando por uma questão de obrigação, pois aos sete anos de idade, vi minha irmã de apenas quatro, morrer de leucemia, por não ter conseguido realizar o transplante”, disse Marcio de Souza Capitão, morador da cidade de Jundiaí.
























Agradecimento:
“Eu, Ocimar Polli, como prefeito do município de Itupeva agradeço a todos que se sensibilizaram com esta importante campanha, em especial, à todos cidadãos itupevenses que mais uma vez, mostraram que são pessoas solidárias e de bom coração, que sempre pensam no próximo, tornando esta campanha um sucesso.

Agradeço também, todos os patrocinadores e apoiadores deste evento, são eles, Agro Center Purina, Consultrevi, DL Refeições, Elias Transportes, Emseg, Gelo Fest, Grafisul, Guia de Itupeva, Itupeva On Line, Jornal Folha da Terra, Jornal de Itupeva, Junifer, Komunique, Manifarma, Oficina do Computador, Sabesp, Via Itupeva e Vipy Metais, que de algum modo, ajudaram a proporcionar este evento.

Estendo os agradecimentos a todos os voluntários, inclusive funcionários municipais, que deixaram seus afazeres do final de semana para contribuir com esta grande causa”.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Criança de 1 ano é retirada à força de cigana no interior de SP


Mãe e filha pediam esmola no centro de Jundiaí.
Desespero de mãe e filha foi registrado em vídeo.

Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tem


Uma criança de 1 ano foi retirada à força da mãe na segunda-feira (15) por uma guarda municipal em Jundiaí, a 58 km de São Paulo. Filha de uma cigana, a menina permanecia nesta terça (16) em um abrigo na cidade.

O desespero da mãe e da criança foi registrado em vídeo. As imagens mostram a menina sendo puxada por uma guarda, que a leva no banco da frente de um carro da prefeitura até um abrigo.

A separação aconteceu por decisão de um juiz da Vara da Infância e da Juventude. Segundo o juiz Jefferson Barbin Torelli, a mãe da menina e outra cigana que tem uma filha de 12 anos vão responder por ter submetido as crianças a vexame. As duas foram vistas pedindo esmola com as filhas no centro de Jundiaí.

Para o juiz, a menina de 1 ano estava exposta a risco. A outra cigana que também foi detida, porém, não teve a filha apreendida e saiu da delegacia acompanhada da garota.


View Larger Map

Justiça manda separar criança de 1 ano de mãe cigana em Jundiaí, SP

Plantão | Publicada em 16/03/2010 às 20h00m

TV TEM

SÃO PAULO - Uma criança de um ano foi retirada do colo da mãe por uma guarda municipal dentro de uma delegacia em Jundiaí, cidade a 83 quilômetros de São Paulo. Filha de uma cigana, a menina foi levada para um abrigo por determinação da Justiça. Segundo o juiz Jefferson Barbin Torelli, a mãe da menina e outra cigana que tem uma filha de 12 anos, estavam pedindo esmola nos semáforos da região e usavam a criança para sensibilizar os motoristas. Isso caracterizaria exploração.

A mãe da criança e a outra mulher prestaram depoimento e foram liberadas pela polícia. Agora, a Justiça vai decidir se a menina de um ano tem condições de ser criada pela mãe.

Imagens feitas na delegacia mostram uma guarda municipal tirando a criança do colo da mãe. A criança grita e a mãe se desespera. Mas a guarda não se sensibiliza e tira a criança da mãe à força.

- Dentro das condições naquele momento, não havia outra saída - disse a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Solange Giotto.

Para ela, se houve trauma, ele poderá ser superado.

- Tudo isso vai se resolver de acordo com o tratamento que essa criança vai ter durante a vida, se ela for bem acolhida - disse a representante do conselho municipal.

O inspetor da guarda municipal Cassio Nicola nega que tenha havido violência no episódio.

- Houve mais de uma hora de negociação. Tentamos explicar para a mãe o que estava acontecendo, que a criança seria separada dela - disse o inspetor.

O inspetor disse que a necessidade de cumprir a decisão judicial obrigou a esta situação.

- A necessidade obrigou a essa situação de tumulto na delegacia.

A criança foi levada numa viatura e colocada no banco da frente. O inspetor da guarda municipal disse que , em seguida, a viatura estacionou e a menina passou para o banco traseiro.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert vão até Lisboa para gravar merchandising de 'Viver a vida'

RIO - Os atores Thiago Lacerda e Rodrigo Hilbert têm viagem marcada para Portugal. A dupla de aventureiros de "Viver a vida" irá até Lisboa em abril para gravar quatro ações de merchandising, que serão exibidas na novela escrita por Manoel Carlos. O comercial dentro da trama tem a finalidade de incentivar o turismo para a capital portuguesa. Esta é a primeira vez que uma novela da TV Globo apresenta um projeto de merchandising adquirido por um cliente internacional.

As ações de merchandising envolvem a participação dos personagens Bruno (Thiago Lacerda) e Felipe (Rodrigo Hilbert) que, como fotógrafos, estarão empenhados na cobertura de um evento de moda em Lisboa. Além do evento, os dois irão registrar os principais pontos turísticos da capital portruguesa. O grau de afinidade temática da novela com o evento de moda em Lisboa foi determinante para a aquisição do merchandising.

O merchandising internacional está em processo de pré-produção. Ainda em março está prevista a ida dos redatores de merchandising e de uma equipe de produção da novela para Portugal. Lá, será realizada uma reunião de preparação das ações com todos os envolvidos. Serão analisadas as locações e os aspectos técnicos. Imagens serão captadas para apresentação à diretoria artística e ao autor da novela que servirão de base para elaboração das ações.






LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Quadro do 'CQC' é proibido por juíza de ir ao ar e Marcelo Tas protesta contra censura prévia


Plantão | Publicada em 16/03/2010

Ricardo Calazans

A equipe do 'CQC',  comandada por Marcelo Tas (à frente): censura prévia na estreia da nova  temproada / Foto Divulgação

RIO - O "CQC" iniciou sua terceira temporada na TV Bandeirantes já em meio a uma polêmica: o quadro "Proteste já" foi proibido de ir ao ar na segunda-feira por conta de uma liminar obtida pela prefeitura de Barueri, investigada pela reportagem de Danilo Gentili. A razão da ação judicial foi uma TV, doada pelo programa a uma escola do município paulista em 2009 com um aparelho de GPS instalado dentro dela. Rastreado o aparelho, a reportagem do "CQC" descobriu que o televisor havia ido parar na residência da diretora da escola. Com 25 minutos de duração, a reportagem de Gentili estava pronta para ser veiculada, quando a juíza Nilza Bueno da Silva concedeu a liminar proibindo sua exibição. "O CQC está sob censura prévia", disse o apresentador Marcelo Tas, durante o programa que foi ao ar na noite de segunda-feira.

Na tarde desta terça-feira, a assessoria de imprensa da TV Bandeirantes informou que irá recorrer para derrubar o veto ao quadro. Ao acolher a ação da prefeitura, a juíza alegou que o programa não lhe concedeu direito de resposta. Durante o programa, Marcelo Tas só pôde informar que se tratava de uma denúncia de mau uso de recursos na secretaria de educação. "O direito de resposta foi assegurado e está na matéria", garantiu ele. Tas lembrou o significado da sigla "CQC" para mandar um recado à prefeitura de Barueri: "Nós vamos mostrar essa matéria aqui 'custe o que custar'", disse.

A censura prévia despertou reações indignadas na internet, com mensagens de apoio dos internautas ao programa. Até mesmo Boninho, diretor do "BBB 10", da concorrente Rede Globo, solidarizou-se. "Vergonha Dra. Nilza Bueno que impediu a exibição do quadro no CQC, censura não, isso já passou! @marcelotas quero ver essa matéria no ar", escreveu em seu Twitter.


LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters