[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de março de 2010

Associação da Medula Óssea cadastra mais de 1000 doadores


17/03/2010 - 03h40m - Quarta-feira


Gabriela Polli dos Santos

A solidariedade marcou este último sádado, dia 13, em Itupeva. Mais de 1000 pessoas se cadastraram voluntariamente como doadores de medula óssea. Pessoas de todas as classes socias e idades se juntaram com um único propósito, salvar vidas.

Palestras sobre a doação de medula óssea e todas as dúvidas que possam existir foram ministradas por familiares de pessoas que foram transplantadas. Uma grande equipe de voluntários trabalho em toda a Campanha.

Toda a Campanha foi realizada pela Prefeitura Municipal de Itupeva em parceria com a AMEO – Associação da Medula Óssea, do Estado de São Paulo, com o apoio de diversas empresas e entidades religiosas do município. Esta Campanha teve como objetivo de aumentar o banco de dados de doadores voluntários.

“A chance de se achar um doador é de um para cem mil e hoje o cadastro nacional se encontra com 1 milhão e 400 mil doadores, por isso, percorremos todo o Estado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que é a doação de medula óssea”, explicou a médica hematologista, Drª. Carmen Vergueiro, fundadora da Ameo.

Para Elizabeth de Oliveira Rodrigues, que descobriu a doença, câncer no sangue, em 2008, esta pode ser a chance da cura. “Estou muito satisfeita com este resultado, quem sabe a oportunidade do meu transplante esteja aqui” - disse a professora de educação infantil, que está há um ano em meio na fila de espera por um doador.

A diretora municipal de Saúde, dra. Maria Helena Vanini Polli, ficou muito feliz com a quantidade de pessoas que se sensibilizaram com a causa. “Agora, existem pelo menos mais mil possibilidades de se encontrar um doador”.

Os sentimentos de solidariedade, compromisso, esperança e cidadania tomaram conta das pessoas que passaram pelo local para realizar o cadastramento, muitas delas, vieram por vontade própria, com a consciência de que poderão um dia, mudar a vida de uma pessoa. Como é o caso de Neide das Neves M. Zimer, moradora em Itupeva há 25 anos, “vim doar por amor, pensando na vida das pessoas que esperam por um doador”.

“Para mim, isto é um ato de cidadania. É um comprometimento com o próximo”, explicou Maria Izabel Saraiva Rodrigues, 24 anos, que veio com as duas irmãs mais novas, fazer o cadastramento.

O pensamento de Loremir Carlos Zimmer, que mora em Itupeva há sete anos, é o mesmo. “É importante colaborar, pois existem milhares de pessoas que necessitam de nossa ajuda e conscientização”.

O vereador Luiz Carlos Izzo também fez questão de participar da campanha e se disponibilizou a ser um doador. Durante a coleta de amostra sanguínea, Izzo afirmou que o transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. ‘A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo’, disse o vereador Izzo.

Pessoas que trabalharam com Elizabeth, também se cadastraram na esperança de pode ajudar a colega. “Trabalhei com a Beth há muitos anos atrás, quando minha esposa disse que era ela no cartaz, fiquei surpreso, pois não sabia que ela necessitava de transplante, por isso vim, vai que eu possa ser um doador”, disse contente José Moreira, morador do bairro Nova Monte Serrat, há 10 anos.

Em alguns casos, as pessoas que perderam familiares na mesma situação, vieram com a intenção de solidariedade. “Estou me cadastrando por uma questão de obrigação, pois aos sete anos de idade, vi minha irmã de apenas quatro, morrer de leucemia, por não ter conseguido realizar o transplante”, disse Marcio de Souza Capitão, morador da cidade de Jundiaí.
























Agradecimento:
“Eu, Ocimar Polli, como prefeito do município de Itupeva agradeço a todos que se sensibilizaram com esta importante campanha, em especial, à todos cidadãos itupevenses que mais uma vez, mostraram que são pessoas solidárias e de bom coração, que sempre pensam no próximo, tornando esta campanha um sucesso.

Agradeço também, todos os patrocinadores e apoiadores deste evento, são eles, Agro Center Purina, Consultrevi, DL Refeições, Elias Transportes, Emseg, Gelo Fest, Grafisul, Guia de Itupeva, Itupeva On Line, Jornal Folha da Terra, Jornal de Itupeva, Junifer, Komunique, Manifarma, Oficina do Computador, Sabesp, Via Itupeva e Vipy Metais, que de algum modo, ajudaram a proporcionar este evento.

Estendo os agradecimentos a todos os voluntários, inclusive funcionários municipais, que deixaram seus afazeres do final de semana para contribuir com esta grande causa”.







LAST




s

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters