[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 15 de abril de 2008

Monforte e o retrato da filha morta

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O casamento de Pedro da Maia e Maria Monforte

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pedro da Maia e Maria Monforte


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Monforte , primeira aparição (touradas)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Maria Monforte e Pedro da Maia (famosa cena)


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Os Maias, Tancredo " FÁBIO FULCO" (lindooooo) e Tancredo com Monforte


FABIO FULCO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Carlos da Maia , Maria Monforte e os filhos Carlos e Maia Eduarda


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Maria Monforte no Baile

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Maria Monforte e Maria Eduarda

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pedro da Maia e a filha Maria Eduarda

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pedro da Maia

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Os Maias , fotos de algumas personagens


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Dengue em São Paulo

Dengue

Mosquito Aedis aegyptiO Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo está em alerta. No primeiro semestre de 2008 o Estado apresentou 1.297 casos de dengue sendo 55 deles na capital, segundo a Secretaria da Saúde.

No Brasil foram registrados, no mesmo período, 120.570 casos, conforme Ministério da Saúde.

O Estado do Rio de Janeiro registrou, até o dia 9 de abril, 75.399 casos de dengue e 79 mortes confirmadas, sendo 46 delas na capital. Na capital fluminense, desde o início de 2008 foram mais de 37 mil casos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a dengue como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A estimativa é de 50 a 100 milhões de casos a cada ano em mais de 100 países. No Brasil as condições climáticas e sócio-ambientais favorecem a procriação do Aedis aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

As regiões mais propícias para o desenvolvimento do mosquito são as cidades litorâneas e bairros localizados perto de rios. Mas, como para o Aedis aegypti se reproduzir basta água parada e limpa, vale verificar, em casa, como estão os vasos de flores, evitar as plantas aquáticas e os objetos de decoração que levam água.

“A dengue é uma doença de difícil diagnóstico, pois seus sintomas são muito parecidos com os da gripe ou outras viroses e até algumas infecções bacterianas, como a febre tifóide”, explica David Salomão Lewi, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Para diferenciá-las é importante estar atento e saber se o paciente esteve em áreas consideradas endêmicas, destacando-se as zonas litorâneas.

Na luta pelo combate ao mosquito a comunicação e envolvimento da sociedade são imprescindíveis. Informações veiculadas na mídia e campanhas como o Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde, servem para alertar a população que, apesar das altas chances de cura, a dengue pode matar e a forma mais eficaz de prevenção é não deixar o mosquito transmissor se reproduzir.
Prevenir é o segredo

Batizado de “mosquito limpo”, o agente transmissor se reproduz em águas limpas e paradas. Para evitar a procriação é preciso adotar medidas simples, que merecem atenção especial no verão, quando as chuvas acontecem com mais freqüência:

1. Mantenha os pratos dos vasos sempre secos. Uma dica: colocar um pouco de areia, assim não haverá risco de água parada.
2. As garrafas vazias devem estar sempre de cabeça para baixo. O ideal é guardá-las em lugar coberto, evitando que se encham com a água da chuva.
3. Troque a água para consumo dos animais todos os dias. Os recipientes lavados com bucha ou escova, pelo menos uma vez por semana. Mantenha-os sempre em locais frescos.
4. Não guarde pneus velhos; eles podem ser reciclados e a maioria das borracharias aceita doações.
5. Tampe poços, tambores e outros depósitos de água.
6. Limpe as caixas d'água e cisternas de prédios pelo menos uma vez ao ano. Esses recipientes devem ficar tampados.
7. Ensaque o lixo caseiro em sacos plásticos.
8. Chame a limpeza urbana de sua cidade para remover lixo e entulhos, bem como para escoar água parada ou empoçada.
9. Em locais de sabida infestação dos mosquitos transmissores ou de suspeita, procure andar de calçados, meias e calças compridas, pois o mosquito transmissor da dengue costumar voar baixo, na altura da canela.

Em algumas cidades, a equipe da Fundação Nacional de Saúde (FNS), passa com o "fumacê" e pulveriza inseticida. Se isso acontecer perto da sua casa, abra completamente as portas e janelas, cubra os alimentos, as gaiolas, os aquários e os latões contendo água de beber.
Tipos de Dengue

Clássica

É a mais comum, contraída logo na primeira vez em que uma pessoa é picada pelo mosquito. Um dos primeiros sintomas é febre alta e dores de cabeça. A febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Raramente há complicações.
Hemorrágica

Acomete raramente pessoas que são infectadas novamente por outro sorotipo de vírus (existem 4 sorotipos que podem causar doença no homem). Essa é uma forma grave de dengue que pode levar à morte. No início, os sintomas são iguais aos da dengue clássica, mas após alguns dias, há sangramento em vários órgãos.

Doença disfarçada

A dengue pode ser confundida com sarampo, rubéola e gripe, pois possui sintomas semelhantes. O dr. Lewi alerta que é preciso ficar atento às pequenas diferenças entre essas doenças e verificar se há informação sobre epidemias e em quais regiões. “Cruzando os dados é mais fácil chegar a um diagnóstico e, em caso de suspeita, o correto é sempre procurar um hospital”, orienta.

Fique de olho nos sintomas da dengue e nos dados que devem ser analisados para que você consiga diferenciá-la de outras doenças:

1. Febre, geralmente alta – em torno de 40ºC – que dura de 4 a 7 dias
2. Fortes dores de cabeça e atrás dos olhos
3. Manchas vermelhas por todo o corpo
4. Indisposição e dores musculares
5. Náusea e vômito

Diante desses sintomas é importante se fazer as seguintes perguntas:

1. Estive em regiões de risco de incidência do mosquito?
2. Lembro-me de ter sido picado? Vale dizer que a picada não provoca coceira.

Tratamento

Segundo o infectologista, o tratamento da dengue serve para aliviar os sintomas. Não há nenhum medicamento que elimine ou combata diretamente o vírus. “Remédios à base de ácido acetilsalisílico – como Aspirina – e outros antiinflamatórios, não devem ser utilizados no tratamento”, alerta. Isso porque a dengue causa alterações no sangue e o uso desses tipos de medicamentos podem levar a manifestações hemorrágicas nos pacientes.

Abril/2008

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ações da Repsol disparam em Madri após anúncio de novo campo no Brasil

O campo pertence à Petrobras (45%), à Repsol (25%) e à britânica BG (30%).
As ações da Repsol YPF ganhavam 10,34%, às 12h locais, em um mercado em alta 1,31%.

As ações da gigante do petróleo Repsol YPF registravam alta de mais de 10% na Bolsa de Madri, depois do anúncio precipitado da descoberta de um importante campo no Brasil, no qual a companhia espanhola tem 25%.


As ações da Repsol YPF ganhavam 10,34%, a 25,93 euros, às 12h locais, em um mercado em alta 1,31%.

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, anunciou na segunda-feira (13) que a Petrobras teria descoberto um campo de petróleo offshore que pode ser um dos maiores do mundo.

Haroldo Lima afirmou que, de acordo com informações não oficiais, o campo teria potencial de 33 bilhões de barris de petróleo.

No entanto, a Petrobras afirmou posteriormente que ainda não pode calcular o potencial deste campo petroleiro em águas profundas.

A estatal informou em um comunicado ao mercado que o potencial dos dois blocos que compõem o campo Carioca, na bacia de Santos, ainda está na fase de estudos.

A Petrobras tem 45%, a Repsol 25% e a britânica BG 30% do campo.

Apesar do esclarecimento da Petrobras, os operadores intensificaram as recomendações de compra da Repsol YPF.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Megacampo faz de Lula novo "xeque do petróleo", diz jornal

da BBC Brasil

A descoberta de um megacampo de petróleo na Bacia de Santos transforma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma espécie de "xeque do petróleo", afirma nesta terça-feira uma reportagem do jornal argentino Página/12.

Como outros diários estrangeiros, o jornal repercutiu as declarações feitas na segunda-feira pelo presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, sobre o achado de um campo que poderia conter 33 bilhões de barris de petróleo, cerca de cinco vezes mais que o megacampo de Tupi (5 bilhões a 8 bilhões de barris), o maior encontrado até agora.

O Página/12 informa que, após as declarações, a Petrobras "colocou panos frios" na notícia, mas "não desmentiu um possível descobrimento", o que provocou a alta das ações da Petrobras e de suas parceiras em diferentes bolsas de valores do mundo.

"O possível novo descobrimento do Brasil ocorre no mesmo dia em que o barril de petróleo alcançou novo teto. Em Nova York, o barril terminou pela primeira vez cotado a US$ 111,76", relata o diário argentino. "Lula já está contando o dinheiro."

Outros jornais

A notícia chegou à Argentina, Espanha e Grã-Bretanha, onde os papéis das empresas envolvidas no consórcio de exploração da área foram negociados com alta. Em Buenos Aires, um especialista ouvido pelo La Nación disse que a descoberta pode "revolucionar o mercado petroleiro".

"Primeiro porque se abre um novo horizonte geológico que facilitaria outras explorações a grandes profundidades", disse o especialista Daniel Montamat, referindo-se à possibilidade de explorar óleo sob extensas camadas de sal, segundo o jornal. "Segundo, porque contradiz a teoria segundo a qual a exploração petroleira estava muito próxima de chegar ao seu limite."

O diário econômico argentino Cronista Comercial disse que a nova reserva "poderia transformar o Brasil em uma potência petroleira mundial, como a Venezuela ou os países árabes". "Segundo porta-vozes do governo Lula, a reserva seria a maior descoberta de hidrocarbonetos do mundo nos últimos 30 anos", diz o artigo.

Mas o jornal lembra que o governo Lula "reagiu com cautela" diante da notícia. "O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que é necessária uma maior cautela e análise dos dados antes de oficializar o achado, que deve ser feito diretamente pela Petrobras."

Euforia

Em Madri, o El País destacou a "euforia" que a descoberta representa para a companhia espanhola Repsol-YPF, que tem 25% de participação no megacampo e que, em anos anteriores, se viu envolvida em disputas por petróleo e gás na América do Sul.

"A euforia reina na sede da Repsol-YPF. Após três anos em que só chegavam da América Latina desgostos em forma de notícia, uma alegria veio compensar quase todos os dissabores recentes", escreveu o El País. "Petróleo. Petróleo em enormes quantidades."

As notícias não passaram despercebidas pelo jornal britânico The Daily Telegraph, que registrou os possíveis benefícios à British Gas, detentora de 30% do campo.

Mais cauteloso, porém, o jornal lembrou apenas que a descoberta colocaria o Brasil "entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo", apesar dos "desafios consideráveis" relativos à exploração sob extensas camadas de sal marítimo.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Agony in Affluence, THE MAIAS by EÇA DE QUEIROZ

THE MAIAS by Eça de Queiroz. 633 pages. St. Martin's Press. $7.95.

Jose Maria de Eça de Queiroz (1845-1900) presents a claim to fame that is also a patent of obscurity. He is the major novelist of a minor language: Portuguese. A scrawny chap with big buck teeth and a hook nose, Eça de Queiroz (pronounced Essa de Kay-rozh) spent most of his life as a Portuguese consul in London and Paris, fell under the spell of Flaubert and Zola, wrote a stack of realistic novels that appalled the provincial Portuguese and impressed some literate Parisians but missed fire in America. In 1962, however, a translation of O Crime do Padre Amaro presented him to U.S. readers as a satirist of force and finesse.

And now this excellent translation of Os Maias, a masterpiece of his maturity, demonstrates that Eça de Queiroz was an ironic realist surpassed in total achievement only by the greatest of the great 19th century novelists.

Last Hope. The Maias is a social chronicle on the grand scale, a 633-page epic that depicts the decline of the illustrious house of Maia, and with it the degeneration of the Portuguese aristocracy. The decline reaches the critical stage when Pedro da Maia shoots himself because his wife has run off with another man and taken her small daughter along. Fortunately for the Maias, Pedro's absconding spouse has left a son behind, and Pedro's aged father undertakes to regenerate the family by nurturing its last hope.

The strenuous life is prescribed for the boy, and little Carlos responds superbly. At 25, having completed his medical studies and a grand tour of Europe, he is magnificently equipped to preserve his family and to serve his country. With verve and apparent determination he opens a handsome consulting room, sets up a modern experimental laboratory, blocks out a much-needed history of medicine.

Wrong Thing. Lisbon, Carlos fancies, lies at his feet; perhaps—but Lisbon is snoring. Patients, assuming that a man of his means must either be a very expensive doctor or a very bad one, stay away in droves. His fine friends, however, arrive by the dozen to chatter about literature, politics, the latest scandal; to lure him off to a café, the opera, a dinner party, an assignation. Carlos resists, but not very vigorously. In a few months, he finds himself living the life of a Latin playboy and wondering a bit anxiously if anything serious will ever happen to him.

What happens is what usually happens to a man who sits around and waits for things to happen: the wrong thing. One day Carlos sees a woman on the street, and is instantly smitten with the sort of grand passion that is possible only to the passive. He makes her his mistress, and is about to make her his wife when he discovers that the lady is his long-lost sister. Here at last is the romantic disaster for which Carlos has been secretly hoping, the excuse that will justify his failure to stand up and fight like a man for the ideals he passionately professes but does not deeply feel. In a paroxysm of pusillanimity he abandons his career, his country, all hope of a meaningful existence. He runs away to Paris, and there squanders the best year of his life in sophisticated inanition.

TIME

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Eça, RESUMO BIOGRÁFICO:

EÇA DE QUEIRÓS
(*25/11/1845 †16/08/1900)

RESUMO BIOGRÁFICO:

Diplomata e escritor muito apreciado em todo o mundo e considerado um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos, Eça de Queirós nasceu José Maria Eça de Queirós, em Póvoa de Varzim-Portugal, no dia 25 de Novembro de 1845. Seu nome muitas vezes tem sido, de forma equivocada, grafado como "Eça de Queiroz".

Eça de Queirós morreu em Paris-França, no dia 16 de Agosto de 1900 (Funeral em Lisboa - 17 de Agosto)

Era filho do Dr. José Maria Teixeira de Queirós, juiz do Supremo Tribunal de Justiça, e de sua mulher, D. Carolina de Eça. Depois de ter estudado nalguns colégios do Porto matriculou-se na faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, completando a sua formatura em 1866. Foi depois para Leiria redigir um jornal político, mas não tardou que viesse para Lisboa, onde residia seu pai, e em 1867 estabeleceu-se como advogado, profissão que exerceu algum tempo, mas que abandonou pouco depois, por não lhe parecer que pudesse alcançar um futuro lisonjeiro. Era amigo íntimo de Antero de Quental, com quem viveu fraternalmente, e com ele e outros formou uma ligação seleta e verdadeira agremiação literária para controvérsias humorísticas e instrutivas. Nessas assembléias entraram Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Salomão Saraga e Lobo de Moura.

Estabeleceram-se então, em 1871, as notáveis Conferências Democráticas no Casino Lisbonense (V. Conferência), e Eça de Queirós, na que lhe competiu, discursou acerca do "O Realismo como nova Expressão de Arte", em que obteve ruidoso triunfo. Decidindo-se a seguir a carreira diplomática, foi a um concurso em 21 de Julho de 1870, sagrando-se o primeiro colocado e, em 1872, obteve a nomeação de cônsul geral de Havana, para onde partiu. Permaneceu poucos anos em Cuba, no meio das terríveis repressões do governo espanhol.

Em 1874 foi transferido para Newcastle; em 1876 para Bristol e, finalmente em 1888, para Paris, onde veio a falecer. Eça de Queirós era casado com a Sr.ª D. Emília de Castro Pamplona, irmã do conde de Resende. Colaborou na Gazeta de Portugal, Revolução de Setembro, Renascença, Diário Ilustrado, Diário de Notícias, Ocidente, Correspondência de Portugal, e em outras publicações.

Para o Diário de Notícias escreveu especialmente o conto 'Singularidades duma Rapariga Loura' (1873), publicada como 'livre brinde' aos assinantes do jornal, em 1874, e a descrição das festas da abertura do canal do Suez, a que ele assistiu em 1870, publicada com o título 'De Port Said a Suez', no referido jornal, folhetim de 18 a 21 de Janeiro do mesmo ano de 1870. Na Gazeta de Portugal, de 13 de Outubro de 1867, publicou um folhetim com o título 'Lisboa', seguindo-se as 'Memórias de uma Freira' e 'O Milhafre'; em 29 de Agosto de 1869, o soneto 'Serenata de Satã às Estrellas'.

Fundou a Revista Portugal com a colaboração dos principais e mais célebres homens de letras do seu tempo. Saíram desta revista 24 números, que formam 4 tomos de 6 números cada um. Para este jornal é que escreveu as 'Cartas de Fradique Mendes'. Na Revista Moderna publicou o romance 'A Ilustre Casa de Ramires'.

Bibliografia:
- 'A Morte de Jesus', no folhetim Revolução de Setembro (12, 13, 14, 27 e 28 de Abril, e 11 de Maio de 1870);
- 'O Mistério da Estrada de Sintra' (1870), em colaboração com Ramalho Ortigão, publicadas em 1871, no Diário de Notícias, e depois na coleção da Parceria Pereira, de que se tem feito várias edições;
- O Crime do Padre Amaro (1876 - 2ª versão), primeira em 15/Fev/1875;
- O Primo Basílio (1878);
- O Mandarim (1880), publicado no Diário de Portugal;
- Outro Amável Milagre (1885), in AAVV, Um Feixe de Penas, Lisboa, Tipografia de Castro & Irmão;
- Festa de crianças (1885), in AAVV, Beja-Creche, Coimbra, Imprensa da Universidade;
- A Relíquia, Porto (1887), Livraria Internacional de Ernesto Chardron, de Lugan e Genelioux, Sucessores;
- Os Maias - 2Vols. (1888), Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron, de Lugan e Genelioux, Sucessores;
- Fraternidade (1890), in AAVV, Anátema, Coimbra, Gaillaud, Aillaud & C.ª;
- 'As Farpas' (1890/91), crônica mensal da política, das letras e dos costumes, por Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, iniciada em Maio de 1871- Uma Campanha Alegre - de As Farpas (2vols - 1890/91), Lisboa, Companhia Nacional Editora;
- As Minas de Salomão (trad.) (1891), de Rider Haggard, Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron, de Lugan e Genelioux, Sucessores;
- Almanaques (prefácio - 1895), in Almanaque Enciclopédico para 1896, Lisboa, Livraria A. M. Pereira;
- Um Génio que era um Santo (1896), in AAVV, In Memoriam de Antero de Quental, Porto, Mathieu Lugan;
- A Duse (1898), in AAVV A Duse, Lisboa, Tipografia da Companhia Nacional Editora;
- A Correspondência de Fradique Mendes (1900) - em 1889 na Revista de Portugal;
- A Ilustre Casa de Ramires (1900);
- A Cidade e as Serras (1900);
- Episódios da Vida Romântica, em 2 tomos;
- Eusébio Macário;

As obras de Eça de Queirós, na maior parte, têm tido diversas edições, tanto em Lisboa como no Porto. Colaborou no livro 'In Memoriam', em homenagem a Antero de Quental. São de Eça de Queirós os interessantes prólogos dos Almanachs Encyclopedicos de 1896 e 1897, por ele dirigidos e publicados pelo falecido editor António Maria Pereira. Eça de Queirós, quando faleceu, estava trabalhando em romances inspirados nas lendas de S. Cristóvão e de S. Frei Gil, o celebrado bruxo português. Devido à iniciativa de amigos dedicados do falecido escritor, elevou-se uma estátua em mármore para perpetuar a sua memória, a qual está situada no Largo de Quintela. É uma verdadeira obra artística do escultor Teixeira Lopes. Figura Eça de Queirós curvado sobre a Verdade, lendo-se no pedaço de mármore tosco, que serve de pedestal à Estátua da Verdade, estas palavras, que foram ali esculpidas. «Sobre a nudez forte da Verdade, o manto diáfano da fantasia».
A inauguração realizou-se no dia 9 de Novembro de1903, discursando os Srs. Conde de Arnoso e de Ávila, Ramalho Ortigão, Dr. Luís de Magalhães, Aníbal Soares e Antônio Cândido; o ator Ferreira da Silva recitou uma poesia do Sr. Alberto de Oliveira, falando por último o Sr. Conde de Resende, cunhado de Eça de Queirós, agradecendo muito comovido, em nome da família do falecido escritor, a homenagem prestada à sua memória.

Transcrito por Manuel Amaral

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Eça (imagens)

QUEIROZ, Eça de. O Mandarim / Eça de Queiroz. -- Porto e Braga : E. Chadron, 1880. 181 p. ; 18 cm.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A Vida de Eça de Queiroz / Luis Viana Filho.

A Vida de Eça de Queiroz, de Luiz Viana Filho, é a biografia definitiva do maior ficcionista português. De um artista que cultivava a vida mundana e, contraditoriamente, para Olavo Bilac, de um homem que possuía "um recatado e melindroso pudor de virgem, um retraimento envergonhado." Vale, portanto, a pena penetrar nessas páginas e saborear a elegância com que Luiz Viana Filho retrata esse inesgotável gênio criador da nossa língua.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Significado das Estrelas



As estrelas da bandeira brasileira têm significados.


As estrelas da bandeira brasileira têm significados.

A bandeira do Brasil foi implantada em 19 de novembro de 1889, a idéia da bandeira atual foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes que contou também com a participação do Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis e quem realizou a confecção do desenho foi o pintor Décio Vilares.

Quanto às estrelas dispostas na bandeira brasileira elas não são uniformes e cada uma possui um significado. Cada estrela presente na Bandeira representa um Estado brasileiro, além disso, todas possuem a mesma configuração, todas têm cinco pontas. Outro item que difere uma estrela da outra é quanto ao tamanho, existem cinco distintos.

A distribuição das estrelas na bandeira brasileira foi feita a partir das características do céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889.

A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, esse no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador. O Distrito Federal é representado pela estrela do tipo sigma do Octante.

Estados

Significado

ACRE Gama da Hidra Fêmea
AMAPÁ Beta do Cão Maior
AMAZONAS Procyon (Alfa do Cão Menor)
PARÁ Spica (Alfa de Virgem)
MARANHÃO Beta do Escorpião
PIAUÍ Antares (Alfa do Escorpião)
CEARÁ Epsilon do Escorpião
RIO GRANDE DO NORTE Lambda do Escorpião
PARAÍBA Capa do Escorpião
PERNAMBUCO Mu do Escorpião
ALAGOAS Teta do Escorpião
SERGIPE Iota do Escorpião
BAHIA Gama do Cruzeiro do Sul
ESPÍRITO SANTO Epsilon do Cruzeiro do Sul
RIO DE JANEIRO Beta do Cruzeiro do Sul
SÃO PAULO Alfa do Cruzeiro do Sul
PARANÁ Gama do Triângulo Austral
SANTA CATARINA Beta do Triângulo Austral
RIO GRANDE DO SUL Alfa do Triângulo Austral
MINAS GERAIS Delta do Cruzeiro do Sul
GOIÁS Canopus (Alfa de Argus)
MATO GROSSO Sirius (Alfa do Cão Maior)
MATO GROSSO DO SUL Alphard (Alfa da Hidra Fêmea)
RONDÔNIA Gama do Cão Maior
RORAIMA Delta do Cão Maior
TOCANTINS Epsilon do Cão Maior
BRASILIA (DF) Sigma do Oitante
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

'Brasil pode se unir à Opep', diz jornal americano

Andrea Vialli

A notícia da possível descoberta dos campos de petróleo na Bacia de Santos ganhou uma tímida repercussão na imprensa internacional. Os principais jornais americanos, The New York Times e Washington Post, deram destaque à informação em suas páginas na internet. Os principais jornais europeus não chegaram a noticiar o tema.

“Se comprovado, o novo campo de exploração seria cinco vezes maior que o campo de Tupi, cujas reservas estimadas são de 8 bilhões de barris”, escreveu o The Washington Post. “Só o campo de Tupi e a reserva de Júpiter, de gás natural, juntos, poderiam tornar o Brasil um grande exportador de petróleo e gás e permitiria que se unisse à Opep.”

The New York Times também destacou o potencial de produção de 33 bilhões de barris, “uma quantidade que quase triplicaria as reservas do Brasil”, diz o jornal em sua página na internet. “Estamos falando de um campo cujo tamanho supera todas as reservas americanas”, disse Tim Evans, um analista do Citigroup Inc. em Nova York. As reservas comprovadas de petróleo brasileiras são estimadas em 11,8 bilhões de barris pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, enquanto as americanas são de 21,8 bilhões. “É um número muito, muito grande”, disse Evans. A descoberta coloca o Brasil entre os 10 maiores detentores de reservas de petróleo do mundo, superando a Nigéria.

O noticiário econômico registrou a alta das ações da Petrobrás. Na Bolsa de Valores de Buenos Aires, subiram 7,89%. Na Bolsa de Nova York, os ADRs fecharam o dia com alta de 8,3%

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Site facilita troca de livros e reforça novos hábitos de consumo

CYRUS AFSHAR
da Folha de S.Paulo

Aquele livro bacana que você nem lembra mais que tem, perdido no fundo de uma gaveta ou juntando pó em uma estante, poderia estar solto no mundo, satisfazendo a sede de outros leitores. E outra obra interessante, já devorada por algum leitor, poderia estar na cabeceira de sua cama.

Novas formas de consumo começam a mudar a relação que as pessoas têm com as coisas, inclusive com os livros. Criado em 2001 nos EUA, o site de trocas de livros Bookcrossing ganha cada vez mais adeptos no mundo todo e também no Brasil.

A idéia do projeto é simples e pode ser resumida em uma palavra: desapego. Não diz muito, mas diz tudo. Os membros do site filiam-se de graça e registram na internet os livros que querem "libertar", escolhendo quando e onde vão deixá-los.

Antes, devem escrever, na folha de rosto de cada obra, uma "dedicatória" com uma breve explicação pessoal, o endereço do Bookcrossing e um código de identificação gerado no site (BCID). Depois, deixam os livros em um lugar qualquer ou em "crossing zones" ("zonas de cruzamento") oficiais.

Quem achar o livro deve escrever seu o BCID no site, conforme as instruções deixadas na folha de rosto, o que permite seguir a trajetória do livro pelo mundo. Quando terminar, o atual leitor deve "libertar" o livro, como fez o anterior.

É como se qualquer lugar pudesse ser uma biblioteca, e qualquer um pudesse ser seu sócio. Quando o livro é "pego", você recebe um e-mail informando onde ele foi parar, desde que a pessoa que está com o livro não quebre a corrente.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Empresa dos EUA deve lançar celulares descartáveis na Europa

A fabricante norte-americana de celulares Hop-on anunciou o fechamento de um contrato com um distribuidor da Europa para comercialização de 10 mil unidades de seus celulares descartáveis, relançados no fim do ano passado. Os aparelhos, que custam em torno de US$ 20, não têm visor de cristal líquido e podem ser reciclados ou jogados fora depois de algum tempo de uso.

O objetivo do aparelho, que deve funcionar com tecnologia CDMA no sistema pré-pago, é ser uma opção de baixo custo para usuários que não queiram um contrato de longo prazo com uma operadora, como no caso de viagens.

Reprodução
Celulares da Hop-on vão custar cerca de US$ 20, não têm visor e podem ser reciclados após algum tempo de uso
Celulares da Hop-on vão custar cerca de US$ 20, não têm visor e podem ser reciclados ou jogados fora após algum tempo de uso

O celular vem com uma agenda para cem nomes registrados e tem bateria com autonomia para três horas de conversação e 240 horas em standby.

Para ajudar na preservação do ambiente, o telefone foi projetado para ser facilmente reciclável. A empresa promete fornecer bônus para os usuários que fizerem isso com seu aparelho.

"Algumas pessoas querem só fazer uma ligação e não precisam de campainhas e apitos presentes em celulares chiques ou um plano convencional", afirma Peter Michaels, presidente da Hop-on.

De acordo com a empresa, o público-alvo do produto são crianças, adolescentes, turistas e pessoas em férias. Deve chegar ao mercado europeu em cerca de 60 dias.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Brasil pode ter 3º maior campo de petróleo do mundo; governo pede cautela

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
LORENNA RODRIGUES
com Folha Online, em Brasília

Atualizada às 17h10

O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, disse nesta segunda-feira que o bloco BM-S-9, conhecido como Carioca, pode ser o terceiro maior campo de petróleo do mundo. Segundo ele, o poço, que teria reservas em torno de 33 bilhões de boe (barris de óleo equivalente), seria cinco vezes maior que o megacampo de Tupi, na Bacia de Santos.

Durante o 4º Seminário de Petróleo e Gás Natural promovido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio, Lima ressaltou que as informações são "oficiosas", mas oriundas de fontes da Petrobras.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que participa de evento em Brasília, disse que a informação ainda não foi confirmada e que é preciso ter "cautela" até o anúncio oficial ser feito. "Recomendei que a Petrobras tomasse a posição oficial por parte do governo e que tranqüilizasse de todas maneiras o mercado", afirmou, destacando que os estudos ainda são preliminares.

"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos 30 anos e seria também o terceiro maior campo do mundo na atualidade. É algo do Oriente Médio, mas nada está confirmado", afirmou Lima, referindo-se à região do planeta que tem as maiores reservas do mundo.

O diretor da ANP explicou que o BM-S-9 fica a oeste de Tupi (BM-S-11). Outra grande descoberta da Petrobras, o campo de Júpiter também fica na zona de influência do Carioca (BM-S-24). Todos ficam sob uma extensa camada de sal, localizada até a 5.000 metros de profundidade.

O BM-S-9 é operado pelo consórcio Petrobras, que tem 45% do campo, a British Gas, com 30%, e Repsol, com 25%. Por meio de suas assessorias de imprensa, as três empresas declararam que não irão se manifestar sobre a afirmação de Lima.

A Petrobras afirmou apenas que "tecnicamente" o bloco Carioca não pode ser chamado de campo, sendo que o poço ainda não foi declarado comercialmente viável.

Por meio de nota, explicou que a continuidade das atividades exploratórias (da região) inclui a perfuração de novos poços, teste de formação de longa duração e novos estudos geológicos para comprovar a abrangência da descoberta. "Dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação, e serão informados ao mercado oportunamente."

Mercado

Após as declarações de Haroldo Lima, as ações da petrolífera brasileira dispararam na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Depois de virar a manhã com perdas na casa dos 1,7%, os papéis preferenciais eram negociados, às 16h40, com alta de 5,5%. Já as ordinárias subiam 7,3%.

Na mesma tendência, a ADR (American Depositary Receipt) da ação ordinária da petrolífera brasileira, negociada na Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês), apareceu na lista dos cinco papéis mais negociados nos EUA.

Tupi

Anunciado em novembro do ano passado, o megacampo de Tupi, na Bacia de Santos, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas de petróleo do mundo dos últimos sete anos.

Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões boe (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP.

O Brasil ocupa hoje o 17º lugar no ranking de países com maiores reservas de petróleo, em bilhões de barris. Confira a colocação abaixo:

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em nova trama, Ana Paula Arósio vira mãe 'conservada' de adolescentes


Atriz está na nova novela das 18h, "Ciranda de pedra", que estréia dia 5 de maio.

Arósio encarna a protagonista Laura, mãe de três moças, de 20, 19 e 17 anos.

"É estranho ser vista como mãe de três moças, foi uma surpresa para mim também", diz Ana Paula Arósio sobre seu papel em "Ciranda de pedra", nova novela das 18h da Rede Globo.


Na trama, que estréia dia 5 de maio, a atriz de apenas 32 anos interpreta a protagonista Laura, mãe de Bruna (Anna Sophia Folch), de 20 anos, Otávia (Ariela Massotti), de 19, e Virgínia (Tammy Di Calafiori), de 17.

"Elas são ótimas filhas, me obedecem direitinho", brinca Ana Paula em entrevista nesta segunda-feira (14) em apresentação da novela à imprensa. "Acho que a explicação é que a Laura é bem conservada, né?", diz rindo.

Ela afirma que, apesar do estranhamento inicial, "faz sentido" que sua personagem, mesmo com um rosto tão jovem, já tenha filhas quase adultas. "A história se passa nos anos 1950, e nessa época as mulheres casavam muito cedo. Já fiz essa conta: ela pode ter engravidado aos 15 e ser apenas três anos mais velha do que eu sou na vida real."


A atriz, que afirma "não querer filhos tão cedo", teve de fazer uma preparação especial para interpretar a mãe de família da forma mais realista possível. "A questão da maternidade foi prioridade no trabalho de preparação corporal, de voz e até psicológica. Mas, para um ator, quanto mais difícil, melhor."

Trama

Em "Ciranda de pedra", a personagem de Ana Paula Arósio vive um triângulo amoroso com o marido, Natércio (Daniel Dantas) e o médico Daniel (Marcello Antony).

Ambientada em 1958 e inspirada num romance de Lygia Fagundes Telles, a trama é assinada por Alcides Nogueira, que tem em seu currículo as novelas "Força de um desejo", "Torre de Babel" e "A próxima vítima".

Com a decadência do casamento, corroído pelo tempo e pela possessividade de Natércio, Laura sofre distúrbios emocionais graves e acaba encontrando um novo amor no neurologista contratado para tratá-la.

"É difícil saber até que ponto vai o desequilíbrio dela. Os outros personagens dizem o tempo todo que a Laura é louca, porque ela tem uns ataques violentos. Mas eu a vejo como uma mulher forte e muito humana", diz.

Foto

Na trama, Daniel e Laura vivem um romance (Foto: Divulgação/TV Globo)


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ana Paula Arósio, Antony e Daniel Dantas estrelam 'Ciranda de Pedra

Marcos Serra Lima/Globo.com

Os protagonistas: Marcello Antony, Ana Paula Arósio e Daniel Dantas

Uma novela de época com histórias de amor e conflitos contemporâneos. Assim será a nova trama das seis "Ciranda de Pedra" , de Alcides Nogueira, que estréia no dia 5 de maio. No elenco, Ana Paula Arósio , Daniel Dantas e Marcello Antony protagonizam o triângulo amoroso. Arósio é Laura, uma mulher que sofre uma grande instabilidade emocional. "Essa personagem é muito intensa, as cenas são muito fortes, mas quanto pior o drama melhor," conta a atriz. Laura é casada com Natércio, vivido por Daniel Dantas, mas descobre seu verdadeiro amor quando conhece o Dr.Daniel, Marcello Antony, o médico que cuida de seus distúrbios mentais. "O Daniel é a luz da Laura, é o oxigênio dela," diz o marido de Mônica Torres , que faz Julieta, melhor amiga da protagonista e mãe dos personagens de Paola Oliveira e Max Fercondini .

Apesar de ter apenas 32 anos, Ana Paula é mãe de três meninas na novela. "Tive uma preparação, um trabalho corporal, para conseguir desenvolver este lado que ainda não conheço. Mas, como a relação entre as três é muito conflituosa e ela vive em clínicas psiquiátricas, ela não vê as filhas crescendo", conta a protagonista de "Ciranda".

Daniel Dantas faz o seu primeiro protagonista e primeiro vilão. Ele é obcecado por Laura (Ana Paula Arósio) e não sabe lidar com o amor que sente por ela. "Interpretar um vilão não tira o meu humanismo. Espero que as pessoas amem me odiar", brinca o ator.

Os personagens da ciranda

Marcos Serra Lima/Globo.com

Bruno Gagliasso e Cleo Pires: par romântico

A história, que acontece na São Paulo de 1958, foi desenvolvida no núcleo de Denise Saraceni e tem direção geral de Carlos Araújo. Conheça os principais personagens da trama.

Bruno Gagliasso vive pela primeira vez um mocinho em novelas. "O Eduardo é a minha estréia na dramaturgia como um bom rapaz. E o engraçado é que, de segunda até quinta de manhã, sou o bonzinho e, de quinta a noite até domingo, sou o louco", conta Bruno, referindo-se ao personagem que vive na peça "Um Certo Van Gogh". Seu par romântico será vivido por Cleo Pires , a Margarida, uma professora primária. "Ela é uma menina tímida. Tenho que controlar os meus trejeitos, nada pode ser exagerado. Mas, quando estou pronta, maquiada, com figurino, tudo flue melhor", conta Cleo, que cortou um pouco o cabelo para a personagem. Leandra Leal é a irmã de Margarida, a Elzinha, completamente diferente da personagem de Cleo. "A Margarida se acha e ela vive sonhando, sonha tanto que sai da realidade. Ela quer um homem rico. Mas, é uma louca do bem", diz Leandra ao EGO.

Marcos Serra Lima/Globo.com

Paola Oliveira e Mônica Torres vivem mãe e filha em "Ciranda de Pedra"

Paola Oliveira e Max Fercondini vivem os irmãos Letícia e Conrado. Ela uma mulher à frente do seu tempo. É tenista e não quer saber de casar, para o desespero do pai, Cícero Cassini (Osmar Prado). "Ela é moderna, usa cabelo e roupas diferentes, e vive em conflito com o pai que não entende as opções da filha. Para completar parece que ela ainda vai se apaixonar por um homem mais velho", explica Paola. Já seu irmão é um mauricinho que adora andar de moto. "O Conrado é playboyzinho, mas muito sensível e romântico", conta o ator, que teve de se adaptar à direção da moto Harley Davidson, que pesa trezentos quilos, que irá usar nas cenas.

Ainda estão no elenco nomes como Caio Blat , Ana Beatriz Nogueira, Daniele Suzuki , Clarice Niskier, entre outros.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

CIRANDA DE PEDRA : Diário de Produção (site oficial)

A musa

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

arosio_012.jpgarosio_011.jpgarosio_011.jpgAna Paula Arósio, vocês sabem, é um furacão. Mal chega e os fotógrafos já ventam pra cima dela, solicitando mil poses. Olha daqui, olha dali, Ana Paula, no papel de musa, só faz provar mais uma vez a sua simpatia, aqui ao lado de Tuna Dwek. Em Ciranda, ela será Laura. Casada com o ambicioso Natércio (Daniel Dantas), ela sofre há anos de distúrbios emocionais.

Dada a crises constantes, Laura ora é tranqüila, simpática; ora é irascível, nervosa. O marido não lhe dá muita atenção. Mas há quem se preocupe com ela. Esse cuidado sobra para o atencioso médico Daniel (Marcello Antony), que é o oposto de Natércio, e se diz perdidamente apaixonado por ela.

CIRANDA DE PEDRA

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

De volta às novelas

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

suzuki_011.jpgsuzuki_01.jpgsuzuki_01.jpg

Daniele Suzuki, que está com os cabelos ondulados para viver a meiga e doce Alice em Ciranda de Pedra, contou o que a levou a aceitar o convite para atuar na novela de Alcides Nogueira.

“Tinha terminado Pé na Jaca, tinha um longa-metragem pra fazer e estava gravando o Tribos (programa do canal fechado Multishow) quando surgiu o convite. O Carlinhos (Carlos Araújo, diretor) explicou como seria o personagem e disse que gostaria muito que eu aceitasse, por isso não podia deixar de aceitar”, revela.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Uma prévia do que vem por aí

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

galera.jpggalera.jpgConvidados da coletiva de imprensa de Ciranda de Pedra acabam de assistir a um clipe com cenas da novela, que estréia no próximo dia 5. As seqüências, em sua maioria gravadas em São Paulo, foram muito aplaudidas pelo elenco, equipe e jornalistas. Quando a atriz Leandra Leal, que vive a espevitada ajudante de costureira Elzinha, surgiu no vídeo, todos aplaudiram com fervor.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A primeira protagonista a gente nunca esquece

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

tammy.jpg

Depois de muitos testes e expectativa, a atriz Tammy Di Calafiori foi convidada para ser a protagonista de Ciranda de Pedra, a forte e batalhadora Virgínia. Tammy, que já havia participado da novela Alma Gêmea, conta um pouco sobre a personagem e fala sobre a expectativa para a estréia.

“Foram muitos testes até chegar aqui. A Virgínia é uma heroína, uma personagem incrivelmente forte e batalhadora. Ao mesmo tempo, ela é frágil e sensível. Sem falar que ela tem um amor incondicional pela mãe”, destaca.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Um homem de época

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

gagliasso1.jpg

Bruno Gagliasso está de volta ao horário das 18h, na pele do mocinho Eduardo Ribeiro. Rapaz honesto, íntegro, inteligente e bonitão (precisava dizer?), Eduardo tem quatro principais paixões na vida: Margarida (Cléo Pires), Virgínia (Tammy Di Calafiori), a família e o trabalho. Sobre o ano no qual a história de Ciranda de Pedra é ambientada, Bruno concorda que foi uma época emblemática para o Brasil; “1958 foi um ano repleto de acontecimentos marcantes, políticos e culturais. Foi o ano em que o Brasil ganhou sua primeira copa do mundo. O desafio é se sentir inserido naquela época”, comenta.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Em família

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

anthony_mulher.jpganthony_mulher.jpganthony_mulher.jpgNada como trabalhar em família. Desta vez, o protagonista de Ciranda de Pedra, Marcello Antony, que na história é o doutor Daniel Freitas, vai ter o privilégio de dividir as câmeras com a esposa, Mônica Torres. Os dois estiveram juntos na coletiva de imprensa pra alegria dos fotógrafos. Mônica vai ser Julieta, mãe de Conrado (Max Fercondini) e uma melhores amigas de Laura (Ana Paula Arósio)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Cleo manda um recado pra você!

Seg, 14/04/08 por TV Globo | categoria A trama, Personagens

cleo_blog.jpgOlha quem acaba de invadir a nossa estação de trabalho pra mandar um recado pra vocês!

“Oi, eu sou a Cleo. Minha personagem é a Margarida. Ela é muito fofa! Espero que vocês amem! Até a estréia dia 5 de Maio! Ciranda de Pedra uhuuuu!!!!!
Bj!!!!”

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters