O pescador de 50 anos que afirma ter visto o carro da advogada Mércia Nakashima, 28, ser jogado na represa de Nazaré Paulista (64 km de São Paulo) no dia em que ela desapareceu --23 de maio-- foi colocado pela polícia no programa de proteção a testemunhas.
| André Vicente - 10.jun.10/Folhapress |
![]() |
| Carro da advogada Mércia Mikie Nakashima que retirado de represa em Nazaré Paulista, em SP |
Segundo o delegado Antonio de Olim, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o pescador estava com medo de prestar depoimento e só foi até a delegacia após a insistência da família de Mércia. Ele prestou depoimento durante toda a tarde desta segunda-feira e confirmou que viu o Honda Fit prata da advogada entrando na represa por volta das 19h30 do dia 23 de maio.
A testemunha afirmou, em depoimento, que viu um homem de estatura de média a alta sair pela porta do lado do motorista do carro de Mércia e dar uma volta no veículo. Em seguida, ele ouviu dois gritos que, inicialmente, pensou ser de uma criança.
Segundo Olim, a volta no carro --que o pescador diz ter visto-- serviu para o homem empurrar o veículo para dentro da represa. A testemunha disse que o carro boiou por dois ou três minutos e, depois, afundou.
O pescador afirmou que após presenciar a cena ficou sem saber o que fazer. Ele é comerciante em Guarulhos --cidade onde Mércia morava-- e estava pescando na represa, onde ficou até as 21h, para comemorar o seu aniversário.
No dia 29 de maio, segundo Olim, o homem foi até o barbeiro --que mora no bairro da família de Mércia-- e contou o que viu. O barbeiro teria incentivado o comerciante a ligar para o Disque-Denúncia, onde foi informado apenas que o caso estava no DHPP.
Dias depois, esse barbeiro contou o que ouviu do comerciante para familiares da advogada. A família e a testemunha foram até a represa, mas não encontraram nada. Só então, a polícia foi avisada sobre a informação de uma testemunha.
O comerciante afirmou à polícia que não havia outro carro no local e que o homem foi embora pelo lado contrário de onde entrou. O delegado afirmou de que a tese de que Mércia ficou em um cativeiro antes de ser morta caiu, mas que ainda investiga a participação de uma outra pessoa que teria ajudado na fuga do homem visto pela testemunha.
Desaparecimento
A advogada foi vista pela última vez no dia 23 de maio, quando deixava a casa da avó, em Guarulhos (Grande SP). O ex-namorado dela, Mizael Bispo de Souza, 40, já prestou depoimento duas vezes à Polícia Civil e negou qualquer envolvimento no sumiço da jovem, mas, para a polícia, ele continua como principal suspeito.
| André Vicente/Folhapress |
![]() |
| Cartaz com a foto de Mércia divulgado pela família após desaparecimento no dia 23 de maio |
O relatório das ligações dos três celulares de Mércia apontou que a última ligação recebida por ela no dia do seu desaparecimento foi de Souza, às 14h30 do dia 23. Segundo o delegado, essa foi a chamada que os familiares de Mércia viram que ela recebeu e não atendeu.
O rastreamento do carro de Souza apontou que ele passou pela região próxima a casa da avó de Mércia --onde ela foi vista pela última vez-- na tarde de domingo (23). Em depoimento, o advogado afirmou que passou na casa de um amigo que mora por lá, mas ele não estava e que passou a tarde com uma garota de programa.
O advogado de Mizael, Samir Haddad Júnior, afirmou nesta segunda-feira que a localização do corpo de Mércia fez com surgissem novas evidências que apontam para outras possibilidades, além da de crime passional e que "afastam as investigações" de Mizael.
"Desde quando crime passional inclui mais de uma pessoa? Isso é improvável. E porque ele a mataria depois de dias, quando já era apontado pela polícia como suspeito. Meu cliente não é burro", afirmou o advogado.



















































Agora que você conhece um pouco da série que vem por aí, a gente se despede no blog com um brinde. E você fica ligado na programação da Rede Globo: Na Forma da Lei tem oito episódios e estreia na terça-feira, dia 15 de junho,
O único dos cinco justiceiro que não seguiu a carreira e se transformou em jornalista investigativo, Ademir (Samuel de Assis) é contestador, anarquista, boêmio, provocador e de muita coragem. É ele que traz a maior parte dos casos para o conhecimento do grupo. O ator contou um pouco de seu personagem que tem muitos segredos em sua vida pessoal.
Henri Castelli faz justiça na série Na Forma da Lei no papel de um advogado. Ele até brinca mais uma coincidência.
Bela e elegante, a mulher de Maurício Viegas (Márcio Garcia) é aristocrata até a raiz dos cabelos. Educada na Europa, se casou com Maurício para salvar a família arruinada. A atriz contou suas impressões sobre Na Forma da Lei e sobre a personagem:
Márcio Garcia faz o vilão, e vilão também tem mãe. E o papel cabe à Ângela Vieira. Ela será Dona Eunice Viegas em Na Forma da Lei.
Dentre os cinco justiceiros, Célio (Leonardo Machado) é o mais inteligente, o mais sério, o que foi mais longe na carreira. Tem uma ética muito forte e sempre foi apaixonado por Ana Beatriz (Ana Paula Arósio).
O rostinho é de anjo mas a delegada Gabriela, papel de Luana Piovani em Na Forma da Lei, é poderosa. Corajosa e sem meias palavras, ela é excelente e rápida atiradora, o que fez com que a atriz tivesse que passar por treinamento militar para encarnar o papel.

Elenco de Na Forma da Lei se reúne durante coletiva de imprensa (Foto: TV Globo/João Cotta)
Em um restaurante no centro do Rio, o elenco assistiu ao clipe de lançamento do seriado (Foto: TV Globo/João Cotta)
Wolf Maya, Luana Piovani, Antônio Calmon e Ana Paula Arósio (Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda)
Ana Paula Arósio, Leonardo Machado, Samuel de Assis, Wolf Maya, Leona Cavalli, Ângela Vieira e Márcio Garcia (Foto: TV Globo/João Cotta)
Na Forma da Lei estreia na próxima terça, dia 15, e terá oito episódios (Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda)
Gabriela (Luana Piovani) é a grande amiga de Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) (Foto: Márcio de Souza/ TV Globo)
Ana Beatriz era noiva de Eduardo
Célio é apaixonado por Ana Beatriz
Gabriela é delegada federal
Edgar é um advogado criminal de sucesso
Ademir tem muitos segredos na vida pessoal
Dr. José Pedro é avô de Célio
Luis Otávio casou-se com Gabriela
Nininha é uma perua de bom coração
Lado psicótico de Maurício vem à tona
João Viegas se tornou fabulosamente rico
Eunice aparecerá como uma mulher submissa
Maria Clara se envolve nas atividades do marido
Os filhos de Maria Clara e Maurício
Dra. Walfrida é a psicanalista de Ana Beatriz
Delegado Moreira é corrupto
Dalton Vigh é o empresário César
Othon Bastos vive um governador
Anselmo é capanga da família Viegas




Gabriela (Luana Piovani) e Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) na saga pelo fim da impunidade (Foto: TV Globo/ Márcio de Souza)
Gabriela (Luana Piovani), Célio (Leonardo Machado) e Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) se unem pela justiça (Foto: TV Globo/ Márcio de Souza)
Maurício (Márcio Garcia), Maria Clara (Carolina Ferraz), Júlio (Vitor Colman) e Alexandre (Miguel Arraes) (Foto: TV Globo/Márcio de Souza)
A promotora Ana Beatriz (Ana Paula Arósio)
