[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Globo estreia série 'Na forma da lei' com Márcio Garcia, Luana Piovani e Ana Paula Arósio



Plantão | Publicada em 13/06/2010 às 09h23m

Zean Bravo

Elenco do seriado 'Na  forma da lei'

RIO - Márcio Garcia anda de um lado para o outro do estúdio bufando e gesticulando com um punhal na mão e o figurino manchado de sangue cenográfico. A câmera ainda não está ligada. Mas o ator já quer entrar em cena ofegante para gravar a sequência em que seu personagem, Maurício, destrói o quarto de Ana Beatriz (Ana Paula Arósio) em mais um lance de violência de "Na forma da lei". A série em oito capítulos escrita por Antonio Calmon, algo na linha jurídica da americana "Law & order", estreia na Globo nesta terça-feira, às 22h40m, com Garcia no papel de um psicopata obcecado pela promotora pública interpretada por Arósio.

Veja mais imagens da série 'Na forma da lei'

- Exagerei, né? Pareço um bêbado - brinca o ator, antes de entrar em cena para valer.

Com direção geral de Wolf Maya, o seriado mostra um grupo de amigos em busca de justiça. Os personagens centrais são interpretador por Ana Paula Arósio, Luana Piovani, Leonardo Machado, Henri Castelli e Samuel de Assis. Ex de Ana Beatriz, Maurício mata Eduardo (Thiago Fragoso) na noite em que ele comemora seu noivado com a promotora. Todos presenciam o crime, mas seu autor é absolvido por ser filho de um senador.

" Criei o Maurício como um psicopata. Ele aprendeu que a solução para os seus problemas é a morte alheia "

- A ação está muito presente e temos várias cenas gravadas em locações externas. Mas a dramaturgia mais emocional e humana do Calmon é o que dá o tom aqui - explica Wolf Maya. - O que interessa é esse fato que envolveu todos esses jovens no passado e como isso determinou até as escolhas profissionais de cada um deles.

Para Maya, não há um protagonista absoluto na série. O diretor afirma que os cinco amigos têm o mesmo peso na história, assim como o personagem vivido por Márcio Garcia.

- Eles funcionam como grupo. Todos terão papéis marcantes - promete.

A trama de "Na forma da lei" começa sete anos depois do assassinato de Eduardo, quando Ana Beatriz já tornou-se promotora. Ela ainda não superou o choque causado pela tragédia e tenta encontrar algum conforto com a ajuda de uma terapeuta interpretada por Eva Wilma.

Luana Piovani

Estudantes de Direito à época do crime, os cinco amigos ainda estão de certa forma unidos. Célio (Leonardo Machado), que nutre um interesse declarado por Ana no presente, é juiz. Edgar (Henri Castelli), advogado, Gabriela (Luana Piovani) atua como delegada, e Ademir (Samuel de Assis) trabalha como jornalista. A violência assombra todos no grupo. Eles tentam incriminar novamente Maurício depois que a ex-modelo Denise (Ellen Roche), amante do psicopata, surge morta.

- O meu personagem não pensa duas vezes antes de executar alguém. Ele sente prazer nisso - conclui Márcio Garcia, que matará mais pessoas no decorrer da trama. - Criei o Maurício como um psicopata. Ele aprendeu que a solução para os seus problemas é a morte alheia.

A maior vítima do criminoso, casado com Maria Clara (Carolina Ferraz), é a personagem de Ana Paula.

- Ana Beatriz e Maurício tiveram um trelelê no passado e ele a persegue implacavelmente. A cabeça dela é beeem complicada - conta a atriz.

Escalada para a próxima novela de Gilberto Braga (leia mais na página 14), Ana Paula está de volta ao vídeo depois de atuar como protagonista em "Ciranda de pedra", de 2008. "Na forma da lei" também marca o retorno de Luana Piovani à TV num papel de destaque - a última aparição da atriz foi uma participação num episódio da série "Ó paí, ó", no ano passado.

Com a carreira mais voltada para o teatro e o cinema nos últimos anos, Luana explica: o palco é mesmo sua prioridade. Mas isso não significa que ela torça o nariz para a televisão.

- Não faço novela porque são dez meses de trabalho e teria que ficar um ano todo disponível. Como não sou contratada, não tenho obrigação nenhuma e só faço o que eu gosto, como agora - afirma Luana, que diz não querer um vínculo fixo com a Globo. - Não tem dinheiro que pague minha liberdade. Gosto de ser absolutamente a dona do meu destino. Não dá para ter tudo e abro mão dessa vitrine que é estar sempre na TV.

Assim como Ana Paula, Luana também fez aula de artes marciais e tiro para compor sua personagem. Mas ao contrário da colega, sofreu com o treinamento.

- O problema maior não foi o desgaste físico e, sim, o psicológico. Aquilo me fez mal. Só conseguia pensar no que a arma simbolizava. É uma energia muito pesada. Fiquei muito ansiosa na noite anterior ao treinamento. Nem consegui dormir direito com medo de me machucar - desabafa a atriz, que será uma mulher casada e mãe de duas meninas na série.

Luana só relaxou depois de gravar sua primeira grande cena de ação, quando Gabriela prende uma quadrilha de contrabandistas dentro de um motel.

- Resolvi encarar essas cenas como um jogo. Não poderia gravar com medo e nem há nada pior do que um ator com reservas enquanto atua - acredita, sem ver necessidade nenhuma em métodos mais radicais de preparação de atores. - Não preciso passar dois meses numa favela e de ninguém dando tapa na minha cara para fazer esse papel.

Na trama, Maurício é filho do senador João Carlos Viegas (Luís Melo) e da perua Eunice (Ângela Vieira). O pai é conivente com os crimes dele. Para Garcia, de volta agora ao ar depois de um papel morno em "Caminho das Índias", as cenas de seu atual personagem são as mais pesadas do programa.

- Tem muita gente como ele na vida real que abusa do poder das costas quentes para cometer crimes - aponta o ator, que aceitou o papel para falar sobre impunidade. - Sou um cara do bem. Precisei mexer com certas emoções como a raiva para interpretar esse personagem.

"Na forma da lei" traz ainda em seu elenco nomes como Paulo José, José Wilker, Ailton Graça, Maurício Mattar, Ruth de Souza, Osmar Prado, Othon Bastos, Leona Cavalli e Dalton Vigh. O diretor Wolf Maya aposta que a linguagem do seriado será diferente de tudo o que está em exibição atualmente na Globo.

- Não tem nada a ver com "Força-tarefa", por exemplo. Lá, a história é centrada num herói. Os nossos personagens vem de uma dramaturgia pregressa - compara o diretor: - O que me interessou foi o olhar para a nova Justiça brasileira e para os profissionais que formam uma polícia jovem. Há analogias entre os crimes da série e crimes reais.

Outro fator que distingue "Na forma da lei" dos demais seriados produzidos atualmente pela emissora é a sua duração, de apenas oito episódios, sempre às terças-feiras.

- Boa parte dos meus atores morre durante esses episódios. É uma história fechada, como em um filme. Não há chance de termos uma segunda temporada - declara Maya.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters