[Valid Atom 1.0]

domingo, 29 de novembro de 2009


sex, 27/11/09
por gmfiuza |

O governo brasileiro vai importar da Rússia cinco baterias antiaéreas para espalhar pelo território nacional. As atuais estão obsoletas, porque só podem abater aviões a seis quilômetros de altitude. As novas alcançam o dobro da distância.

Começa a fazer sentido toda essa camaradagem com o Irã (e, agora, a vexaminosa abstenção do Brasil na condenação da ONU ao segredo nuclear iraniano). A América do Sul praticamente duplicou seus gastos militares nos últimos cinco anos, na toada da revolução chavista. O pessoal está levando a sério a brincadeira de afrontar o império ianque.

Enquanto Lula e seus amigos brincam de soldado, lá se vão mais de 30 bilhões de reais do contribuinte brasileiro no banho de loja das forças armadas. Está certo. É preciso se fortalecer contra o inimigo externo.

O diabo é o inimigo interno. Vai para três semanas o fatídico 10/11, sem uma sombra de conclusão sobre o que deixou meio país às escuras. Vai ver o apagão virou tática militar, para esconder os alvos do bombardeio iminente.

Quantos bilhões de reais estarão destinados ao reforço das linhas de transmissão energética, aparentemente suscetíveis a um soluço de São Pedro? Ao que se saiba, nenhum. Mas não precisa. Se apagar tudo de novo, em no máximo 48 horas Dilma aparece para explicar que no governo Fernando Henrique foi pior. É a era do apagão relativo.

Urgente mesmo é instalar logo as baterias antiaéreas russas. Se o inimigo demorar a nos atacar, o general Top Garcia – que já chamou Obama para briga – poderá dar ordem de fogo contra as nuvens negras que ameaçam o sistema elétrico nacional. Não vai sobrar um só raio se metendo a besta contra as instalações delicadas de Itaipu.

As baterias antiaéreas também poderão ir sendo usadas para saudar a chegada do Ano Novo, ou até na festa de lançamento do filme do filho do Brasil. Esses shows pirotécnicos andam muito fajutos. O messias do ABC merece coisa melhor.

Como se vê, não há perigo de o novo arsenal para abate de aeronaves a doze quilômetros de altitude ficar ocioso. A única coisa que ele não pode abater é idéia de jerico nos céus de Brasília.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Manoel Carlos adianta revelação polêmica em "Viver a Vida"

Manoel Carlos adianta revelação polêmica em "Viver a Vida"

Diretor da novela conta que os personagens de Alline Moraes e Thiago Lacerda descobrirão que são irmãos

Elena Corrêa

João Miguel Jr/ TV Globo
Alinne Moraes e Thiago Lacerda

Manoel Carlos já está preparado para qualquer polêmica que possa surgir quando for revelado em “Viver a Vida” que as personagens de Alinne Moraes e Thiago Lacerda são irmãos. Luciana e Bruno tiveram um envolvimento quando estavam em Petra e chegaram inclusive a trocar beijos durante um passeio. O autor falou a QUEM que está preparado caso alguém considere o fato como um incesto entre irmãos.

“No Brasil, incesto não é crime. Não é nada. A não ser que ocorra entre um adulto e um menor de idade. E se uma relação ocorre sem os participantes saberem desse parentesco, menos problema ainda. E em terceiro lugar, se nem sequer houve relação sexual efetiva, mas um único beijo, então a palavra incesto nem sequer existe para o caso”, explicou Manoel Carlos.

Na novela, em breve será descoberto que Bruno é fruto de um relacionamento que Marcos, personagem de José Mayer, teve no passado com Sílvia, interpretada por Patrícia Neves. O jovem fotógrafo, que foi abandonado junto com a mãe pelo pai quando ainda era criança, vai se vingar do empresário, tendo um caso com a mulher dele, Helena, vivida por Taís Araújo.











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Tiroteio deixa seis feridos em frente ao portão da PUC do Paraná


Publicada em 29/11/2009 às 17h23m

Gazeta do Povo

CURITIBA - Seis pessoas, entre elas duas crianças, foram baleadas no início da tarde deste domingo na Vila Torres, bairro Prado Velho, em Curitiba, durante uma troca de tiros. O tiroteio ocorreu por volta das 14 horas, na Rua Guabirotuba, em frente ao portão 3 do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). No local estão sendo realizadas neste domingo as provas da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) neste domingo. Os vestibulandos, no entanto, não estão entre os feridos, pois os portões da universidade fecharam pouco antes do tiroteio, às 13h30m.

Moradores do bairro contaram ao jornal Gazeta do Povo que há uma rixa entre grupos de jovens que moram nos dois lados da Rua Guabirotuba, motivada pela disputa de pontos de venda de drogas. Nesta tarde, três rapazes teriam vindo da área 'de baixo' da Vila Torres, que fica do lado da quadra da PUC-PR, e começado a disparar em todas as direções.

Três menores, de 11, 12 e 14 anos, foram atingidos nas pernas, e uma mulher, ainda não identificada, foi baleada em um dos braços. Os quatro foram levados por moradores do bairro ao Hospital Cajuru. Eles não correm o risco de morrer. Márcio Antônio Hertel, de 33 anos, foi atingido por um tiro nas costas e socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e levado ao mesmo hospital. A sexta vítima foi Marcelo de Oliveira Correia, de 20 anos, que passava de carro pela região. Correia foi atingido por dois tiros na nuca e levado ao Hospital Evangélico, onde, por volta das 17 horas, encontrava-se no Centro Cirúrgico. O quadro dele, segundo o hospital, era considerado estável e ele estava consciente.

Muitas das pessoas que esperam os candidatos do lado de fora, ainda de acordo com o jornal Gazeta do Povo, não souberam do ocorrido. Mais próximo da Vila Torres, no bloco 5 e no DCE, alguns pais de candidatos afirmam ter escutado o tiroteio.

Segundo a equipe de segurança da universidade, embora a troca de tiros tenha se encerrado, o portão 3 ficará fechado na saída do processo seletivo, para garantir a segurança dos candidatos.

Equipes da PM fazem patrulhas pelo bairro atrás dos responsáveis pelo tiroteio. Ninguém foi preso até o momento.










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grampos da PF ligam genro de Lula a uma ‘quadrilha’




Marlene Bérgamo/Folha
Chama-se Marcelo Sato o genro de Lula. É marido de Lurian (foto), a filha mais velha do presidente.

Grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal com ordem judicial captaram diálogos de Sato com o empresário João Quimio Nojiri.

O interlocutor do primeiro-genro foi preso pela PF em 21 de maio de 2008. É acusado de integrar uma quadrilha que operava em Santa Catarina e São Paulo.

Deve-se a informação ao repórter Gustavo Ribeiro. Ele teve acesso a relatórios e transcrições das escutas da PF. Levou os dados às páginas de Veja.

A voz do marido de Lurian soou na Operação Influenza. Envolve a apuração de crimes como lavagem de dinheiro, fraudes cambiais e tráfico de influência.

Os grampos revelam que Marcelo Sato recebeu do empresário Nojiri a mixaria de R$ 10 mil. Dinheiro que deveria repassar à mulher, Lurian.

Segundo a PF, o primeiro-genro atuou como lobista da quadrilha. Acompanharia processos em órgãos federais. Agendaria encontros com autoridades.

Num dos diálogos captados pela PF, o empresário Nojiri conversa com um amigo identificado nos relatórios policiais como Guilherme.

Fala de uma “necessidade” financeira da filha de Lula. Informa que vai "resolver a questão dela". Eis um trecho da conversa:

- Noriji: Eu precisava do rádio, do ID do rádio da Lurian.

- Guilherme: Eu não tenho.

- Noriji: Achei que você tinha o radio dela.

- Guilherme: Não, não tenho.

- Noriji: E como você fala com ela?

- Guilherme: MSN.

- Noriji: Tá bom, então. Eu estou conversando com ela por e-mail. Diz a ela que eu estou resolvendo a questão dela, de uma necessidade, até sexta feira. Para ela dar uma consultada na conta do marido [Marcelo Sato].

- Guilherme: Tem certeza que tem que ser na conta dele? Porque ele não vai dizer a ela que entrou e ele não autoriza a ficar checando conta...

Uma hora e trinta e cinco minutos depois dessa ligação, Nojiri conversa com sua secretária. Ordena que faça dois depósitos de R$ 5 mil na conta do genro de Lula:

- Noriji: Josi, aquele depósito. A Sacha te falou que tinha que fazer?

- Secretária: Depósito do Village?

- Noriji: Não, o outro. Do Marcelo [Sato].

- Secretária: Tá aguardando um ok do senhor, se é pra fazer na conta dele ou na conta da esposa.

- Noriji: Faz na conta dele mesmo. Dois depósitos de cinco, tá bom?.

- Secretária: Tá ótimo então. Vou falar pra fazer na conta dele.

Decorridos mais vinte minutos, Nojiri toca o telefone para Marcelo Sato. Tratam-se de maneira afetuosa:

- Nojiri: Oi, querido.

- Marcelo Sato: Fala, querido. Tudo bem?

- Noriji: Eu estou fazendo um negócio pra você, tá? Tô sabendo que você tá precisando. Conta com isso.

- Sato: Tá. Bom, a gente conversa direitinho...

Noutro diálogo pescado pelos grampos da PF, o genro Sato promete colocar o investigado Noriji, que seria preso meses depois, em contato com o sogro Lula.

A conversa é de 14 de fevereiro de 2008. Os interlocutores encontravam-se em Brasília:

- Nojiri: Tá, mas que horas você acha que é bom ir pra lá?

- Marcelo Sato: Ah, porque hoje ele vai receber o presidente de Guiné Equatorial. Era pras 15h. Ele tá atendendo agora a agenda das 13h45. Aí depois tem o presidente, tem a Dilma, tem o Múcio, aí a gente.

- Nojiri: Então, mas que horas você acha que a gente tem que ir pra lá?

- Sato: Umas 18h30, por aí. Em princípio, o Múcio tava pra umas 19h. Acho que ele vai antecipar tudo e a gente conversa com ele. Ele vai pro Chile e volta domingo [...]. [...]

- Nojiri: Onde você tá?

- Sato: Agora eu tô aqui saindo do [Palácio da] Alvorada.

- Nojiri: Você não quer encontrar antes da gente ir lá pro anexo?

- Sato: Se você quiser ir pra lá, pode ir. Porque eu já vou acertar direitinho lá no gabinete agora, entendeu?

- Nojiri: Pode deixar marcado. Deixa tudo certo. Tô falando pra conversar com você antes de eu te encontrar, pra ir junto pra lá. Que que você quer fazer?

- Sato: Quero sentar lá no Palácio agora, falar: ‘Vem pra cá tal hora, certinho, que a gente vai falar’.

A assessoria de Lula informa que não há registro de encontro de Nojiri com o presidente. O nome do investigado não consta da agenda oficial do dia (veja aaixo).

Ouvida a respeito dos R$ 10 mil providos por Nojiri, Lurian declarou: "Não conheço esse homem. Nunca ouvi falar dele e não sei de dinheiro nenhum".

O marido dela diz coisa diferente. Admite a proximidade do casal com o investigado, com quem diz manter uma amizade de dez anos.

Marcelo Sato afirma que os R$ 10 mil depositados pelo investigado Nojiri em sua conta decorreria de um empréstimo pessoal. Informa que já pagou a dívida.

O que diz Nojiri? Confirma o vínculo com o casal Sato-Lurian. Sobre o suposto empréstimo e o respectivo pagamento, desconversa: "Não me lembro desses detalhes".

Segundo a PF, Sato mantinha com Nojiri um relacionamento de mão dupla. Em vários diálogos grampeados o primeiro-genro apareceria agendando almoços, reuniões e audiências em Brasília.

Na versão da polícia, Sato contaria com o apoio do deputado federal Décio Lima (PT-SC).

Compadre da filha e do genro de Lula, o deputado Décio afirma não ter “nenhuma relação com esse pessoal” investigado pela PF.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mars marvel: Stunning image of the Red Planet in winter






By Daily Mail Reporter
Last updated at 3:17 PM on 27th November 2009

Swirling with a myriad of shapes and textures this stunning image shows the surface of Mars in extraordinary detail.

These dunes seen within a crater on the planet were picked out by Nasa's High Resolution Imaging Science Experiment (HiRiSE) camera. The crater is in the Red Planet's southern hemisphere and it was winter at the time the picture was taken.

mars.jpg

The brighter areas picked out by the camera on Mars are being seen as as carbon dioxide or water frost. This is generally concentrated on the east-facing slopes of the dunes, which are shadow and therefore cooler

MRO_HiRISE[1].jpg

Final preparations on HIRISE. Built under the direction of the University of Arizona it has picked up seasonal changes on the dunes of Mars

The 65kg camera is on board the Mars Reconnaissance Orbiter and it picked the season's changes on the dunes. HIRISE consists of a 0.5m reflecting telescope, the largest of any deep space mission.

Built under the direction of the University of Arizona if also found a number of other interesting phenomena.



The brighter areas picked out are being seen as as carbon dioxide or water frost. This is generally concentrated on the east-facing slopes of the dunes, which are shadow and therefore cooler.

Some dark spots on the dunes may be areas that have defrosted more than the surrounding terrain.

Dark-toned streaks are seen on many of the west-facing dune slopes. The general dune morphology indicates formation by westerly winds.

However, closer examination of the image shows smaller-scale ripples that appear to have been formed by winds blowing from the south and north.

This image fo the Victoria Crater in the Meridiani Planum region of Mars was taken by the High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) camera on NASA's Mars Reconnaissance Orbiter

An earlier image taken by HiRISE of the Victoria Crater in the Meridiani Planum region of Mars







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Celebrate the Love












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

IMAGE












LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters