[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Juiz federal russo é assassinado na porta de casa


Mapa da Rússia

Um juiz federal russo conhecido por ter condenado à prisão integrantes de grupos de extrema-direita foi assassinado nesta segunda-feira quando deixava seu apartamento em Moscou, informaram autoridades judiciais.

Eduard Chuvashov foi morto a tiros por um desconhecido quando saía para trabalhar. O autor dos disparos fugiu. Segundo agências de notícias russas, a câmera de segurança do prédio teria gravado o crime.

Chuvashov havia liderado o julgamento de várias organizações nacionalistas e já havia recebido ameaças de morte, mas se recusava a aceitar a oferta de guarda-costas, segundo a imprensa russa.

Em fevereiro, ele condenou nove integrantes de um grupo neo-nazista chamado Lobos Brancos a penas de até 23 anos de prisão.

O grupo estava por trás de uma série de assassinatos com motivações racistas.

Ele também trabalhou em casos contra autoridades russas acusadas de corrupção e enriquecimento ilícito.

Segundo a imprensa russa, a polícia acredita que, provavelmente, se trata de um crime encomendado, em função do trabalho do juiz.

As informações são de que o juiz morreu instantaneamente, depois de ser atingido no peito e na cabeça.

Na semana passada, Chuvashov havia condenado o líder adolescente da gangue de skinheads mais famosa da Rússia pelo assassinato de três imigrantes.

O jovem já cumpria uma longa pena pela morte de 20 pessoas.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Adesão da China a sanções contra Irã pode isolar Brasil




O presidente dos EUA, Barack Obama, antes do encontro


Obama advertiu para a possibilidade de 'terrorismo nuclear'

A posição brasileira de rejeitar novas sanções contra o Irã poderá ser posta em xeque caso a China decida apoiar as medidas, dizem analistas ouvidos pela BBC Brasil.

"Se a China concordar com novas sanções, isso vai mostrar que as grandes potências mundiais estão preocupadas com a questão nuclear do Irã", diz Mauricio Cárdenas, diretor da Iniciativa para a América Latina do Instituto Brookings, de Washington.

"E ignorar esse fato não é a direção correta a ser tomada por um país que deseja ser uma potência global", afirma.

A questão nuclear iraniana deverá estar no centro dos debates a partir desta segunda-feira, quando representantes de 47 países, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participarão da Cúpula sobre Segurança Nuclear organizada pelo governo americano em Washington.

Até o momento, Brasil e China têm adotado discursos semelhantes sobre o assunto, com manifestações contrárias à imposição de uma quarta rodada de sanções da ONU contra o Irã e com a defesa do diálogo como melhor caminho.

Nas últimas semanas, porém, Pequim vem dando sinais de que poderia mudar sua posição.

O governo chinês já aceitou "discutir" a questão das sanções e, na última quinta-feira, enviou um representante a uma reunião entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha para debater o tema.

"O Brasil talvez tenha de acabar apoiando as sanções se a China assim o fizer", diz Alireza Nader, especialista em Irã da Rand Corporation.

Conselho de Segurança

A China é um membro permanente do Conselho de Segurança, ao lado de Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia, e por isso tem poder de veto sobre as resoluções do órgão.

O Brasil também integra o conselho, mas com uma vaga rotativa, sem poder de vetar as resoluções. O governo brasileiro, porém, deseja obter no futuro uma vaga permanente.

Em uma questão que diz respeito a toda a comunidade internacional, discordar não é sinal de independência. É sinal de que o Brasil não entendeu os riscos.

Mauricio Cárdenas, Iniciativa para a Am. Latina, Instituto Brookings

A Rússia, outro membro permanente que também era contrário a novas sanções contra o Irã, recentemente manifestou seu apoio às medidas.

Os Estados Unidos e outros aliados pressionam por uma quarta rodada de sanções por causa da recusa do governo iraniano em interromper seu programa de enriquecimento de urânio.

Esses países temem que o Irã esteja trabalhando secretamente para fabricar armas nucleares. O governo iraniano nega essas alegações e diz que seu programa é pacífico.

As três rodadas de sanções anteriores já aprovadas pelo Conselho de Segurança se mostraram até agora pouco eficazes em pressionar Teerã a interromper seu programa nuclear.

As novas sanções em discussão, segundo especialistas, seriam direcionadas a empresas ligadas à Guarda Revolucionária do Irã, que controlam negócios domésticos e no Exterior.

Depois que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança chegarem a um acordo sobre uma nova rodada de sanções, a proposta de resolução é levada a votação, com a participação dos outros dez membros com vagas rotativas.

Além do Brasil, Turquia e Líbano também têm se manifestado contrários a novas sanções e favoráveis a insistir no diálogo com Teerã.

Imagem

"Em geral, a posição do Brasil não seria crucial. Mas o Brasil é o único país com uma boa reputação global, considerado um 'bom cidadão global', que parece apoiar o Irã neste momento", diz o presidente emérito do instituto de análise política Inter-American Dialogue, Peter Hakim.

O analista afirma que não se deve esperar que o Brasil mude de posição de uma hora para outra, caso a China resolva apoiar as sanções.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad (arquivo)

EUA devem pressionar por sanções contra o Irã

"Mas vai ter que mudar em algum momento. Ou não vai ser levado a sério", diz Hakim.

O Brasil recebeu o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em novembro passado. No próximo mês, o presidente Lula deverá retribuir a visita.

Segundo Hakim, ao contrário da China, o Brasil, além de se manifestar contra as sanções e a favor do diálogo com o governo iraniano, também demonstra não acreditar que o Irã busque desenvolver armas nucleares, e está disposto a dar ao governo iraniano o benefício da dúvida.

"Agindo assim, o Brasil dá a impressão de estar desconectado dos fatos. Sugere que considera o Irã um cidadão internacional perfeitamente responsável. Dá a impressão de não estar totalmente informado sobre o papel do Irã no Oriente Médio", diz Hakim.

Mauricio Cárdenas afirma que a imagem do Brasil poderia ser arranhada caso o país insista em apoiar o Irã.

"Em uma questão que diz respeito a toda a comunidade internacional, discordar não é sinal de independência. É sinal de que o Brasil não entendeu os riscos", diz o analista do Brookings.

Cúpula

A programação oficial da Cúpula de Segurança Nuclear prevê plenárias e discussões sobre a cooperação internacional para evitar o terrorismo nuclear.

Clique Leia também na BBC Brasil: Antes de cúpula, Obama alerta para terrorismo nuclear

Segundo a Casa Branca, os países vão discutir medidas conjuntas e individuais e buscar um plano de ação sobre o tema.

A questão iraniana não aparece na agenda oficial, mas deverá movimentar os encontros bilaterais previstos para os dois dias do encontro.

O presidente americano, Barack Obama, vem mantendo uma série de discussões bilaterais desde domingo. Nesta segunda-feira, uma de suas reuniões será com o presidente da China, Hu Jintao.

A cúpula ocorre no momento em que a questão nuclear ocupa espaço de destaque na agenda política de Obama.

Na semana passada o presidente americano apresentou uma nova estratégia de defesa que restringe o uso de suas armas nucleares, embora o entendimento da estratégia possa abrir uma exceção para o Irã e a Coreia do Norte. Também assinou com a Rússia um acordo bilateral de redução dos arsenais nucleares dos dois países, o principal tratado do tipo em 20 anos.

O presidente Lula não tem encontros bilaterais previstos com Obama. Entre as reuniões privadas já confirmadas, estão encontros com os líderes da Itália, Turquia, Japão, Canadá e França.

O programa nuclear brasileiro também estará em pauta em maio, quando ocorre em Nova York a conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulherde, 31 anos, com raro tipo de Alzheimer não reconhece filha recém-nascida


Rebecca Doig

Rebecca foi descrita pelo marido como 'alegre e extrovertida'

Uma australiana de 31 anos de idade, que sofre de uma rara forma do Mal de Alzheimer, não consegue reconhecer a própria filha, uma menina saudável nascida na semana passada.

Rebecca Doig foi diagnosticada com a doença em agosto de 2009, quando os exames também mostraram que ela estava grávida.

Segundo jornais australianos, acredita-se que ela seja a única mulher a ter sido diagnosticada com esta forma da doença – semelhante à que atinge os idosos – causada por mutações no gene PSEN1.

Desde que a filha, Emily Rebecca Doig, nasceu, a mãe não consegue cuidar da bebê e sequer conseguiu segurá-la.

Os primeiros sintomas da doença começaram a surgir em 2008, quando Rebecca esquecia onde tinha colocado a bolsa ou as chaves de casa.

Depois de perder vários empregos por “cometer erros”, a jovem passou a se consultar com um psiquiatra e foi diagnosticada com depressão.

Mas sua condição continuou se deteriorando e ela foi diagnosticada com Alzheimer ao mesmo tempo em que soube que seria mãe.

Atualmente, Rebecca Doig precisa de cuidados 24 horas por dia. Seu marido, Scott Doig, disse à imprensa australiana que ela perdeu a memória recente e as emoções.

“Seus lobos frontal, parietal e temporal encolheram”, disse ele ao jornal local Hornsby and Upper North Shore Advocate.

Scott Doig descreveu a filha como um “milagre”. “Emily é perfeita”, disse ele à mídia. “Ela é uma coisinha linda e muito saudável”.

A gravidez foi tranqüila e a Emily nasceu de cesariana, pesando 2,82 quilos, na última terça-feira.

O pai, que já cuida da mulher, agora também tem que aprender a cuidar da bebê recém-nascida.

“O caminho daqui para a frente será extremamente difícil, não há dois modos de se ver isso”, disse ele, que descreve Rebecca como sendo uma pessoa alegre e extrovertida antes da doença.

A bebê Emily não herdou da mãe o defeito genético que causa a doença.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Crítica de Dilma a exilados causa polêmica


Opositores e aliados rebatem declaração de ex-ministra de que não "fugiu" à luta contra a ditadura, que visava atingir Serra

Oposicionistas e até aliados ao governo condenaram ontem a declaração da pré-candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, que, na tentativa de atingir seu opositor José Serra (PSDB), criticou militantes de esquerda que optaram pelo exílio durante a ditadura militar.

"Eu não fujo quando a situação fica difícil. Eu não tenho medo da luta", disse ela, em referência à ditadura, quando foi para a clandestinidade. Serra, também opositor ao regime militar, se exilou no Chile.

"Dilma cometeu uma insensatez igual à de Lula, quando ele comparou preso político a bandido ao falar sobre Cuba", disse Roberto Freire, presidente do PPS. "Miguel Arraes, Luis Carlos Prestes, Apolonio de Carvalho, João Goulart, José Dirceu... Então todos eles foram fugitivos?", questionou Freire, que apoia a candidatura de Serra e disse estar organizando um "ato de desagravo aos exilados".

O pré-candidato do PSOL à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, um dos fundadores do PT, reagiu com indignação à fala: "É uma frase aloprada de quem nunca disputou eleição".

Sampaio, que também foi exilado no Chile, acrescentou: "Eu me sinto contente a respeito do meu passado. Não tenho nenhum tipo de ressentimento e tenho orgulho de ter sido exilado, de ter sido cassado".

A deputada Jô Morais (PC do B-MG), que apoia Dilma, afirmou que "foi um equívoco" pois a saída de alguns brasileiros do país foi importante para a própria sobrevivência da ministra, presa durante o regime.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que o comentário de Dilma foi feito há poucos dias pelo general Leônidas Pires Gonçalves, que foi chefe do DOI-Codi e ministro do Exército do governo Sarney (1985-1990).

"É incrível o desrespeito dela. Parafraseando o Romário, ela calada é uma poeta." Em recente entrevista, o general classificou de "fugitivos" o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e demais exilados, pois "ninguém estava sendo preso impunemente".



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Lula diz que fará 'todo o possível' pelo Rio

Home » Brasil / Notícia

TAMANHO DO TEXTO
Chuvas o Rio

E por que ainda não fez???????? está esperando o que ?

12 de abril de 2010


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira que o governo federal fará "tudo o que for necessário" para ajudar o Rio de Janeiro após a tragédia causada no estado pelas


"Eu agora só posso dizer que o povo brasileiro está entristecido com o que aconteceu no Rio de Janeiro e pedindo a Deus, rezando muito, para que pare de chover e o Rio possa voltar à normalidade", disse Lula.

O presidente ainda acusou governos anteriores de terem "responsabilidade" na tragédia, ao permitirem que as pessoas morassem em áreas consideradas de risco. "Tudo o que poderia ser evitado no começo as pessoas deixaram – certamente por conta da política", afirmou.

Aeroporto - O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, está fechado para pousos na manhã desta segunda por conta da grande concentração de neblina na região, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Áreas de risco - Depois da tragédia, a providência. A Fundação GeoRio, órgão da prefeitura do Rio responsável pelo controle das áreas de risco geológico do município, começará, enfim, a fazer o mapeamento completo de áreas com risco de deslizamento no Rio. O anúncio foi feito neste domingo pelo prefeito Eduardo Paes. O trabalho deve ser concluído dentro de seis meses. O governador do Rio, Sérgio Cabral, também anunciou um pacote de medidas para remover famílias em perigo nos municípios atingidos, com subsídio do governo do estado.

Pelos cálculos da prefeitura, nas oito favelas que começam a ser removidas esta semana há 4.000 famílias que devem ser reassentadas. A primeira área de risco a ser desocupada é o Morro do Urubu, em Pilares, Zona Norte. A área de risco tem cerca de 250 casas que serão demolidas pela prefeitura a partir desta segunda-feira. Os moradores retirados do Urubu vão receber um aluguel social de 400 reais até que sejam definitivamente reassentados em unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, que estão sendo concluídas em Realengo, na Zona Oeste.

A prefeitura prevê que sejam necessários 400 milhões de reais para a realização de obras de recuperação das áreas afetadas pelas chuvas: aproximadamente 80 milhões de reais para obras de contenção, cerca de 30 milhões de reais para dragagem e recuperação de rios, 100 milhões de reais para pavimentação e recuperação de vias afetadas, além das despesas com aluguéis, indenizações e construções de casas.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Promotor e advogado do caso Isabella se encontram pela 1ª vez após julgamento

Os 100 brasileiros mais influentes de 2007
A Revista ISTOÉ divulga em sua primeia edição do ano os 100 brasileiros que, segundo a publicação, irão influenciar o ano que agora começa. Entre os notáveis nomes estão: o advogado Roberto Podval, do escritório Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados, Celita Procópio, que preside a Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, Ellen Gracie, Márcio Thomaz Bastos, Marco Aurélio Mello e outros.




Eles receberão homenagem em faculdade que estudaram, em SP.
Cembranelli e Podval devem responder a perguntas de estudantes.

Do G1, em São Paulo

Image Source,Photobucket Uploader Firefox Extension

O promotor Francisco Cembranelli (Foto: Daigo Oliva/G1)

O advogado e o promotor que por uma semana concentraram as atenções de todo o país irão se encontrar pela primeira vez após o júri que terminou com a condenação de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. O promotor Francisco Cembranelli e o advogado Roberto Podval recebem nesta segunda-feira (12), em São Paulo, o prêmio de promotor e advogado do ano, respectivamente, do Complexo Educacional FMU.

Cembranelli e Podval foram alunos do curso de Direito da instituição na década de 1980. Segundo a instituição, eles foram contemporâneos de faculdade. Cembranelli, 49 anos, cursava o último ano de Direito em 1984 quando Podval, 44 anos, iniciou seu curso. Após receberem as homenagens, advogado e promotor do caso Isabella Nardoni irão responder perguntas dos alunos do curso.

Carreiras de sucesso

O advogado Roberto Podval (Foto: Daigo Oliva/G1)

No meio jurídico, os dois são reconhecidos por serem competentes em suas linhas de atuação, com a vitória permeando a quase totalidade dos casos em que entraram. Dos 1.078 julgamentos na carreira de Cembranelli, ele saiu vitorioso em mais de mil. Já Podval, participou de 15 julgamentos, perdendo apenas dois.

Cembranelli ingressou no Ministério Público em 1988. A função de promotor sempre foi algo muito próximo, já que o pai foi promotor. Tem 49 anos, é casado, pai de dois filhos e conselheiro do Santos Futebol Clube. Atualmente, é promotor no Fórum de Santana. Entre os casos importantes em que atuou na Promotoria está o júri dos policiais acusados de matar o dentista Flávio Sant’anna, confundido com um assaltante, em 2004. Os dois PMs foram condenados a 17 anos de prisão.

Advogado crimanlista, Roberto Podval graduou-se em direito em 1989. Ele é sócio de um escritório de advocacia criminal que leva seu sobrenome. A sede é na nobre região dos Jardins, em São Paulo, com filial em Brasília. De todos os seus casos, o de maior destaque talvez seja a defesa do médico Farah Jorge Farah, que matou e esquartejou a amante. O cliente foi condenado a 13 anos de prisão, mas está livre por causa de um habeas corpus obtido por Podval.


Photobucket( O EGO DO PROMOTOR DEVE ESTAR INFLADO, POREM NÃO MERECIDAMENTE, OU É UM VALE TUDO? QUANTAS VEZES ELE QUE NÃO É PERITO ESTEVE JUNTO COM A PERICIA NO LOCAL DO "CRIME"? FAZENDO O QUE? QUANTAS VEZES FORAM REPETIDAS AS PERICIAS , NUM LOCAL QUE NÃO PRESERVADO, QUANTO ELE GASTOU PARA INCRIMINAR OS NARDONI, SEM PROVAS, ELE NÃO TEM MERITO NENHUM , DESDE O PRIMEIRO MOMENTO EM 2008 , EXPOS OS NARDONI AO LINCHAMENTO, FOI A VARIOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO , PASSAR DADOS E PROVAS QUE NUNCA EXISTIRAM , APARECEU UM 'ZILHÃO" DE VEZES REPETINDO QUE ELES ERAM CULPADOS, O FORUM ESTAVA CERCADO DE POPULARES DESOCUPADOS GRITANDO, URRANDO POR JUSTIÇA, GENTE QUE NEM SABE DE SEUS PROPRIOS DIREITOS , MAS QUE VIU TODA ESSA ENCENAÇÃO E ACREDITOU SEM QUESTIONAR, O JURI JÁ ESTAVA COM MEDO DE SER SOFRER ALGUMA AGRESSÃO FISICA, DE SER LINCHADO JUNTO COM O CASAL , ENFIM A PRESSÃO ERA ENORME PARA O CONDEMAMENTO, NA VERDADE O PROMOTOR DESSE CASO PODERIA SER UM ESTAGIARIO DE DIREITO , QUE FOI UM JOGO DE CARTAS MARCADAS, ELE NEM PRECISAVA TER SAIDO DE CASA!)
( JÁ O ADVOGADO PRECISOU SER MUITO HOMEM , ALEM DE MUITO PROFISSIONAL, PARA ACEITAR ESSE CASO , ONDE REINA A INCOPETENCIA GERAL DA POLICIA, DA PERICIA E POR TANTO VAMOS CULPAR ALGUEM , QUEM ? OS DOIS TONTOS QUE A MÃE ACUSOU , MAS QUE ENTREGAVA SEMPRE ISABELLA AOS CUIDADOS DELES, PARA IR PARA A BALADA OU NAMORAR. ESTRANHO , SE ELA NÃO CONFIAVA NA JATOBA , PQ ESSA SEMPRE ESTAVA TOMANDO CONTA DE ISABELLA E PIOR ISABELLA GOSTAVA MUITO DA TIA CAROL, ATÉ PEDIU PRA IR MORAR COM ELA E O PAI?. BEM , VOLTANDO AO ADVOGADO TEM QUE TER MUITO PEITO PARA ENCARAR ATÉ AGRESSÃO FISICA E VERBAL PARA CUMPRIR ESSA ARDUA TAREFA, O DR PODVAL JÁ ERA CONHECIDO E RECONHECIDO COMO GRANDE PROFISSIONAL, QUANTO SÓ EXITE , SÓ E´CONHECIDO PELO CONFUSO, NEBULOSO, MISTERIOSO SENSACIONALISTA CASO ISABELLA!)

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Sobe para 11 o número de mortos em descarrilamento de trem na Itália


Chega a 30 o número de pessoas que se feriram no acidente.
Segunda a imprensa, linha é uma das mais modernas do país.

Do G1, com agências internacionais


Subiu para 11 o número de mortos no descarrilamento de um trem na província de Bolzano, no norte da Itália, nesta segunda-feira (12). Pelo menos 30 pessoas se feriram no acidente, segundo o jornal "Corriere Della Sera".


Segundo a equipe de resgate, um deslizamento pode ser a causa do acidente.

O descarrilamento aconteceu por volta das 9h05 (4h05 de Brasília), no município de Merano, numa zona de via única que atravessa uma estreita garganta, segundo informa a imprensa italiana, que estima em cinco os gravemente feridos.
Segundo os primeiros indícios, o descarrilamento pode ter sido causado por um deslizamento de terra que atingiu as linhas, embora não se descarte que uma parte do trilho tenha se soltado.

Em declarações ao jornal "Corriere della Sera", um policial militar explicou que se trata de "um trem pequeno com um par de vagões" e que "não havia muitas pessoas a bordo".

A Defesa Civil instalou uma base na área do acidente e o tráfego foi interrompido para facilitar os trabalhos de resgate.

A linha ferroviária, inaugurada em 2005, é considerada uma das mais modernas do país, segundo a imprensa italiana.

(*) Com informações das agências EFE, Reuters e France Presse




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Às vésperas do adeus, ministros-candidatos ampliaram gastos


12 de abril de 2010

Por Fernando Mello e Mirella D´Elia

Os gastos com viagens oficiais realizados por ministros que deixaram o governo federal para disputar as eleições deste ano cresceram entre janeiro e março, na comparação com igual período de 2009. Os dados são provenientes do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi).

REVISTAS ABRIL
MAIS INFORMAÇÕES

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lidera o ranking: registrou aumento de 79%. Patrus Ananias deixou a pasta para concorrer ao governo de Minas Gerais. Desde janeiro, ele visitou 28 municípios - 24 no estado onde disputará a eleição. Confira os dados dos demais ministros no infográfico abaixo.

Outro exempo vem do Ministério da Integração Nacional, que, até a semana passada, era comandado por Geddel Vieira Lima - pré-candidato ao governo da Bahia. Na pasta, gastos com passagens e demais despesas com locomoção subiram 61,5%. Os números se referem a ministros, assessores ou técnicos. As viagens incluíram visitas a localidades para anúncio e inspeção de obras e assinaturas de ordens de serviço. Valeu até andança para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu blog, Geddel tentou justificar a escalada: "Independente da agenda ministerial, venho fazendo visitas frequentes, especialmente aos municípios mais carentes, ouvindo de seus prefeitos as principais demandas e buscando atendê-las através do ministério". Mas ele sequer busca disfarçar o caráter eleitoral dos gastos, ao dizer que "como pré-candidato ao governo da Bahia, intensifiquei estas viagens para ter uma visão geral de como será possível ajudar a nossa gente, que tipo de ação cada município ou região precisa com mais urgência".

Os ex-ministros-candidatos também aumentaram a liberação de verbas para seus estados de origem. Sete deles elevaram a cifra relativa a convênios em 110,6%. Entre março de 2009 e o mesmo mês deste ano, as pastas da Integração Nacional, Agricultura, Transportes, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Minas e Energia soltaram 282,24 milhões de reais para suas bases eleitorais. Entre fevereiro de 2008 e igual mês de 2009, haviam sido 134 milhões de reais - uma alta de 110%.

Campanha? - David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB), diz que o aumento de gastos é um prática em anos eleitorais por falta de controle das despesas públicas. "Isso já é campanha", sentencia.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fernando Neves concorda. E acrescenta que é difícil coibir os excessos. Ele acredita, por exemplo, que seriam remotas as chances de um processo por campanha antecipada contra os ministros prosperar na Justiça. O principal obstáculo: reunir provas "robustas" do delito, uma vez que não há pedido de votos. "Se questionados, eles (os ex-ministros) saberiam justificar os gastos para que não sejam alvo de suspeita de improbidade administrativa", diz.




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters