[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 30 de abril de 2008

ANA PAULA ARÓSIO, capa da revista IstoÉ Gente

Mulher Moderna
Edição 452 - 5 de maio de 2008


Mulher Moderna
Solteira e feliz, ana paula arósio afirma que está fechada para relacionamentos e brilha na festa de lançamento de ciranda de pedra, novela da qual é protagonista

Solteira e feliz, ana paula arósio afirma que está fechada para relacionamentos e brilha na festa de lançamento de ciranda de pedra, novela da qual é protagonista

TEXTO ANA CAROLINA SOARES E THAÍS BOTELHO


FILETTI/ AG. ISTOÉ
Ana Paula Arósio foi uma das mais bem vestidas da noite, com minivestido preto decotado e botas até as coxas

Ela dará vida à Laura, uma típica dama dos anos 50 que desfilará compridos vestidos rodados, peças com cintura mais marcada, sapatos de salto alto, luvas e muitos acessórios como peles e jóias; nada mais característico da época. Mas, ao contrário de sua personagem, Ana Paula Arósio provou mesmo ser dona de um estilo moderno e despojado. “Quem é de época é a Laura, não eu”, brincou a atriz ao chegar deslumbrante ao espaço de eventos Leopolldo Itaim para a festa de lançamento da novela Ciranda de Pedra, da Rede Globo, no domingo 27, em São Paulo.

Ana Paula destacou-se com seu visual contemporâneo em meio a um cenário decorado ao estilo “anos dourados” – um painel de aproximadamente 20m de largura e 5m de altura trazia fotos do Teatro Municipal e dos edifícios Copan e Martinelli, tradicionais cartões-postais da cidade.

Num sensual minivestido preto da grife britânica Jasmine di Milo, com um marcante decote geométrico e botas de cano alto que cobriam as coxas, a atriz logo roubou a atenção dos aproximadamente 450 convidados presentes. Com um simples gesto, que foi atravessar a porta de entrada, Ana Paula atraiu para si todos os flashes da noite que reuniu elenco, produção e direção da nova novela das seis, com estréia marcada para a segunda-feira 5.

Volta ao passado
Enquanto balançava as franjas do vestido ao som da banda que embalava a festa, ela falou sobre seu retorno à televisão, veículo do qual estava afastada desde 2007. Em 14 anos de carreira, o papel marca a décima vez em que ela integra uma trama que retrata décadas passadas. “Adoro fazer novela de época”, comemorou. A atriz será Laura, uma das protagonistas do folhetim, baseado em livro homônimo de Lygia Fagundes Telles. “Fiquei envaidecida pelo autor ter acreditado na minha capacidade de fazer uma personagem tão complexa, com tantos distúrbios emocionais”, contou.

Aos 32 anos e solteira desde que terminou em janeiro seu relacionamento de 18 meses com o jogador de pólo João Paulo Ganon, a moça não se queixa de solidão. Ao contrário, comemora afirmando que passa por uma ótima fase. “Estou solteira, feliz e muito focada no meu trabalho. Não estou aberta a relacionamentos”, garantiu. “Também, nem tive tempo de procurar porque tenho vivido entre minha casa e o Projac (estúdios da Globo no Rio de Janeiro)”, emendou.

Na festa da Globo, Ana só falou de trabalho. A cada pergunta, ela resgatava seu papel na novela. Quando respondeu a uma questão sobre sua adolescência, ela citou uma das três filhas na ficção: “Eu era tímida como a Bruna (Anna Sophia Folch), quase uma santinha”. Tamanho envolvimento fez a atriz, uma mulher independente típica do ano 2000, achar semelhança com sua personagem: uma senhora que vive às custas do marido. “Minha personagem é carente de afeto. Acho que tenho um pouco disso também”, acredita.

SAMIR BAPTISTA/ AG.ISTOÉ FILETTI/ AG. ISTOÉ
A atriz, que interpreta a protagonista Laura, chega ao Leopolldo, em São Paulo

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Globais de 'Ciranda de Pedra' fazem festa e contam como será a nova novela

Ana Paula Arósio, Marcello Antony, Daniel Dantas, Cleo Pires, Bruno Gagliasso e Paola Oliveira estão no elenco da trama das 18h

Laís Oliveira Do EGO, em São Paulo

Iwi Onodera/Globo.com

Núcleo central: Daniel Dantas, Ana Paula Arósio, Marcello Antony e Tammy di Calafiori

A novela “ Ciranda de Pedra ” estréia dia 5, mas já está em clima de festa. A equipe da nova trama das 18h se reuniu na noite deste domingo, 27, num restaurante em São Paulo para contar por que ela será um sucesso, fato explicado pela história envolvente e elenco de peso.

Iwi Onodera/Globo.com

Lygia Fagundes Telles é autora do livro que inspirou a novela

A trama, de Alcides Nogueira, é passada numa São Paulo antiga, em 1958. Em anos de tradições invioláveis, Laura ( Ana Paula Arósio ) trai seu marido Natércio ( Daniel Dantas ) com o médico Daniel ( Marcello Antony ), com quem tem uma filha, Virgínia (a novata Tammy di Calafiori ). Paralela à história central, casos de amor, amizades, sonhos e desilusões, baseados no livro de Lygia Fagundes Telles.


"Eu dei meu livro ao Alcides e disse: se vire. E ele fez isso extraordinariamente. Esta é a forma de o meu livro permanecer através da imagem", elogiou a escritora.

Iwi Onodera/Globo.com

Mãe e filha: Ana Paula Arósio e Tammy di Calafiori prometem cenas de muita emoção

Ana Paula Arósio foi a escolhida para representar a forte Laura, uma mulher doente que desafia as normas da sociedade. "Quando me deu os seis primeiros capítulos para eu ver, Alcides já sabia que eu iria aceitar fazer a Laura", contou a atriz.

"Fiquei envaidecida por terem acreditado na minha capacidade de fazer uma personagem complexa como ela, que tem um distúrbio emocional e usa toda sua força para tentar esconder isso", disse Ana Paula, que revelou que gosta dos personagens de época justamente por serem mais densos do que os contemporâneos.

Muito mais que médico

"Adoro novela de época, estava sentido falta", contou Marcello Antony, que interpreta o médico Daniel. "Ele se apaixona pela paciente, a Laura, que tem distúrbios emocionais psíquicos. Ela é sufocada pelo marido, o que potencializa sua doença, e Daniel entra como o oxigênio dela. Eles têm uma filha, Virgínia, e uma relação médico-paciente complexa, porque além de amor ela precisa de cuidados médicos para não morrer".


Como não podia deixar de ser, o marido traído é o vilão da história, um homem autoritário e perverso. "Ele é um cara que tem duas paixões - Laura e o poder - e muitas certezas. Tenta lidar com as coisas do coração como faz com as do poder. As pessoas assim cometem atos terríveis, porque acham que sabem das coisas", disse Daniel Dantas, o Natércio. "Ele é um pouco de vilão que há em mim e em todos nós, o mais malvado que já fiz na minha carreira", comparou.

A filha do amor proibido entre Laura e Daniel é Virgínia, interpretada pela novata Tammy di Calafiori, a aposta da TV Globo. "Estou disposta a fazer o melhor, independentemente de ser um personagem de maior ou menor projeção. Afinal, é meu trabalho, de um jeito ou de outro", disse a atriz que será a protagonista da trama.

Iwi Onodera/Globo.com

Personagem de Paola Oliveira será melhor amiga de Virgínia

"A Virgínia é incrível, estou apaixonada por ela. Ela sabe o que quer, é decidida e determinada", contou a atriz, empolgada por contracenar com seu ídolo, Ana Paula Arósio. "Sempre a admirei muito e agora que a conheci estou achando incrível", revelou.

Amiga sincera

De cabelos curtos e claros, Paola Oliveira é Letícia, amiga de Virgínia e adepta da sinceridade doa a quem doer. "Ela tem um perfil diferente das outras meninas da época, não fica pensando só em namorar. É mais centrada, tem personalidade forte, sincera, e muitos amigos homens. Mas olha, já vi que ela vai acabar se apaixonando e vai se desiludir", adiantou Paola.

Iwi Onodera/Globo.com

Leandra Leal será mocinha em busca de marido rico

Além de mudar o visual, a atriz teve que aprender a jogar tênis por causa de sua personagem. "Tive umas dez aulas de tênis, aprendi o básico. E já me acostumei com o cabelo curtinho, aprendi a lidar com ele", contou.

Quem também deu uma repaginada no visual foi Leandra Leal, que está mais magra e mais loira. "Tudo pela personagem, que é totalmente bonequinha dos anos 50, toda vaidosa, com auto-estima para cima. É sonhadora e quer casar com um homem rico", contou a atriz, que vai inventar moda. "Ela usa muito a frase top ‘biscoito fino’ e também fala muito ‘tô arrasando’, ‘tô apavorada’ e ‘isso me favorece’, gírias que vão pegar", dizLeandra.

A professora e suas lições

Cabe a professorinha Margarida impedir que seus alunos tenham vícios de linguagem e se comportem adequadamente. "Estou gostando de fazer uma professora primária. Gosto de crianças, eu me dou bem com elas e acho que isso ajudou", disse Cleo Pires .

Iwi Onodera/Globo.com

Par romântico: Cleo Pires e Bruno Gagliasso prometem cenas de amor na tela

"O engraçado é que eu dei muito trabalho para meus professores. Sou a única pessoa do mundo que repetiu o maternal", disse a atriz. "Eu era uma criança hiperativa, adorava brincar de apostar corrida, fazer trilha e andar de bicicleta".

As características de Margarida conquistam o coração de Eduardo, que se apaixona à primeira vista pela donzela e parte para o flerte. "Estou encantado com ele, meu primeiro mocinho-mocinho", contou Bruno Gagliasso .


"O que me admira é que ele tem atitude, não é daqueles que sofre sentado por ter deixado de fazer alguma coisa. Ele sabe o que quer, tem alma, é bacana. Assim como eu, ele não espera que as coisas aconteçam, faz com que aconteçam", afirmou o ator.

Gagliasso chegou atrasado na festa, mas assim como seus colegas Daniele Suzuki , Caio Blat , Max Fercondini , Claudio Fontana e Mônica Torres, fez questão de marcar presença no evento e assistir ao clipe exibido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

CARA, CRACHÁ by KIBE LOCO

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Eça de Queirós: Cenas da vida portuguesa

REPRODUÇÃO
O grupo do Cenáculo, no Porto: Eça de Queirós, Oliveira Martins, Antero de Quental e Guerra Junqueiro.

Eça de Queirós: Cenas da vida portuguesa

por Hélder Garmes e José Carlos Siqueira
COLEÇÃO PARTICULAR
Retrato de Eça de Queirós em Neuilly.
Em um artigo publicado na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro em 6 de dezembro de 1894, Eça de Queirós faz a seguinte projeção sobre a já então crescente migração de trabalhadores chineses pelo mundo: “Nas fábricas, nas minas, no serviço dos caminhos de ferro, não se verão senão homens de rabicho, silenciosos e destros, fazendo por metade do salário o dobro do serviço – e o operário europeu, eliminado, ou tem de morrer de fome, ou fazer revoluções, ou de forçar os estados a guerras com quatrocentos milhões de chineses. [...] Em cada centro industrial da Europa haverá assim um permanente e atroz conflito de raças”. Quando comparamos tais observações com as notícias que lemos diariamente nos jornais sobre os conflitos étnicos, não só Europa, mas em todos os cantos do mundo, resultantes, em sua quase maioria, da disputa pelo mercado de trabalho, constatamos que Eça não foi simplesmente um grande retratista da realidade portuguesa do século XIX, mas sobretudo um grande analista das conseqüências da internacionalização das formas de produção, quer no âmbito da luta de classes, quer no âmbito dos conflitos culturais.

A segunda metade do século XIX foi quando grandes empresas sedimentaram suas ramificações por todo o mundo, tendo também surgido a dimensão internacional do movimento operário. Além disso, é um momento privilegiado no processo de densificação das relações culturais internacionais, pela presença de diversos novos meios de comunicação que facilitavam o trânsito de pessoas e informações e, conseqüentemente, dos diferentes modos de vida existentes no globo.

Portugal encontra-se um tanto à margem desse processo, já que a industrialização ali tinha sido prejudicada na primeira metade do século XIX pelas invasões napoleônicas, pela conseqüente fuga da família real para o Brasil em 1808 e pela guerra civil gerada pelo processo sucessório com a morte de D. João VI em 1826. Com poucas indústrias, alto índice de analfabetismo, cultivando uma frouxa separação entre Igreja e Estado, a sociedade portuguesa em meados do século XIX está em todas as suas instâncias fragilmente atinada com o processo crescente de internacionalização das relações econômicas e culturais. É nesse contexto, no ano de 1845, que nasce Eça de Queirós, em Póvoa do Varzim, localidade do norte de Portugal. Seus pais, que ainda não se encontravam casados quando nasceu, tiveram que deixar o filho com uma ama, depois com os avós paternos e finalmente como interno de um colégio do Porto. Só é integrado oficialmente à família já adulto.
REPRODUÇÃO
Conselheiro Acácio, personagem de O primo Basílio, tornou-se ícone da vida burguesa de Portugal do final do XIX, com seu moralismo de fachada.


A preocupação com o descompasso da elite letrada portuguesa em relação às mudanças do contexto europeu, e mesmo global, surge na vida de Eça já na década de 1860, quando ainda era estudante na Universidade de Coimbra. É o momento em que eclode a famosa Questão Coimbrã, inaugurada pelo debate entre o também estudante Antero de Quental e o já consagrado literato Antonio Feliciano de Castilho, debate cujo pomo de discórdia gira em torno dos parâmetros adequados para a prática literária em Portugal. Enquanto Castilho defende uma estética de base neo-clássica e gosto romântico, Antero prefere as digressões filosóficas do romantismo alemão e o engajamento social do romantismo francês.

Terminado o curso em 1866, segue para Lisboa e logo parte para Évora, a fim de trabalhar no recém-criado periódico de oposição Distrito de Évora, editado e quase integralmente escrito por Eça. Após alguns meses vivendo a experiência de ser editor e autor daquele periódico, desiste da empreitada e retorna a Lisboa. Ali, juntamente com Antero de Quental e Batalha Reis, criam o poeta baudelairiano Carlos Fradique Mendes, cujos versos começam a ser publicados na imprensa. É uma provocação ao meio literário português, que julgam retrógrado e tedioso. Em 1869 faz uma viagem para o Egito e presencia a inauguração do Canal de Suez. Segue viagem até a Palestina e retorna com diversas anotações que irão lhe auxiliar na elaboração do texto de A relíquia (1887). Tais anotações de viagem serão publicadas postumamente sob o título de O Egito (1925).

De volta a Lisboa em 1870, é indicado para ser administrador do Concelho de Leiria. Fica pouco tempo no cargo, mas aproveita a experiência para depois fazer de Leiria o cenário de seu primeiro romance, O crime do padre Amaro. Nesse período, freqüentam em Lisboa a casa na qual então moravam Antero de Quental e Batalha Reis, onde se cria um círculo informal de amizades conhecido como Cenáculo, na certa parodiando o nome atribuído ao grupo de jovens escritores românticos que se reuniam na década de 1820 nos salões de Nodier e de Victor Hugo.


REPRODUÇÃO
Caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro alusiva à proibição, por parte do Governo, das Conferências Democráticas do Casino.


Estética realista
Provavelmente empolgados pela experiência da Comuna de Paris (quando, de março a maio de 1871, o operariado assumiu o governo da capital francesa), os membros do Cenáculo português concebem as Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, com o intuito de despertar a elite portuguesa do que entendiam ser a sua total letargia em relação ao que se passava no restante da Europa. As conferências só duram os meses de maio e junho de 1871, proibidas então pelos órgãos oficiais. Nelas, Eça pronuncia aquela intitulada “A nova literatura: o realismo como nova expressão da arte”, cujo texto original desapareceu, tendo sido posteriormente reconstituído a partir dos comentários saídos na imprensa. É a primeira vez que Eça pronuncia-se de forma explícita em favor do que ficou conhecido como estética realista, ou naturalista, oriunda do meio literário francês.

Quando em 1872, segue para ser cônsul em Havana, já carrega consigo alguma reputação literária e um claro perfil estético. É provavelmente em Havana que escreve o que é considerado por muitos críticos como o seu primeiro texto realista, o conto “Singularidades de uma rapariga loira”, publicado somente em 1874, num folheto dado como brinde aos leitores do Diário de Notícias.

Projeto romanesco
Em 1874 é nomeado cônsul em New-Castle-Upon-Tyne, na Inglaterra. É lá que irá conceber e elaborar seu projeto literário. Após a publicação da primeira versão em livro de O crime do padre Amaro (1876), Eça, inspirado em empreitadas de grande envergadura, como a “Comédia Humana”, de Honoré de Balzac, ou “Rougon-Macquart”, de Émile Zola, concebeu suas “Cenas da vida portuguesa”, que visavam retratar a sociedade portuguesa oriunda da Monarquia Constitucional estabelecida após 1834, quando toma o poder D. Pedro IV de Portugal – o nosso D. Pedro I do Brasil.



Para tanto, concebeu o plano de realização das seguintes obras: A Capital!, O milagre do vale de Reriz, A linda Augusta, O rabecaz, O bom Salomão, A casa n.16, O gorjão, Primeira dama, A ilustre família Estarreja, A assembléia da Foz, O conspirador Matias, A história de um grande homem, Os Maias.

Podemos reconhecer nessa relação de títulos somente os romances A Capital e Os Maias. Também podemos identificar aí A ilustre casa de Ramires, que teria como primeiro título A ilustre família Estarreja. José Maria, filho do escritor, nota que A história de um grande homem provavelmente tornou-se O conde de Abranhos – notas biográficas por Z. Zagalo. Porém, uma passagem de olhos por sua obra é o suficiente para constatar que os textos que Eça escreveu não correspondem em sua maioria àqueles inicialmente programados.

O primeiro romance que publicou, como já observado, foi O crime do padre Amaro, dado à luz primeiramente em 1875, na Revista Ocidental, depois em forma de livro em 1876 e finalmente em 1880, com a revisão definitiva. Em meio à complicada gênese desse texto, escreveu e publicou O primo Basílio (1878). A este se seguiram O mandarim (1880), A relíquia (1887), Os Maias (1888), A correspondência de Fradique Mendes (1890), A ilustre casa de Ramires (1901) e A cidade e as serras (1901), sendo que estes dois últimos não chegaram a ser publicados integralmente em vida.

REPRODUÇÃO
Ramalho Ortigão e Eça de Queirós


Retrato peculiar
Como se constata, as “Cenas da vida portuguesa” não saíram como tinham sido planejadas. Importa, entretanto, que o essencial do projeto de fato se concretizou. Se tomarmos apenas os romances publicados de Eça, veremos ali um retrato do modo peculiar como a liberalismo político e econômico que caracterizou a monarquia constitucional se estabeleceu em Portugal.

A versão definitiva do romance O crime do padre Amaro, de 1880, traz por subtítulo “Cenas da vida devota” e faz o retrato crítico do forte poder que a Igreja ainda tinha em Portugal, demonstrando a distância que existia entre o discurso liberal e anticlerical propalado pela imprensa de Leiria e o efetivo apoio que esta, no decorrer da trama, acaba dando à corrupta dominação do clero.

Em O primo Basílio, que tem por subtítulo “Episódio doméstico”, vemos retratada a pequena burguesia lisboeta, com todas as suas veleidades, ora deslumbrada pelo glamour das grandes metrópoles européias, como Paris ou Londres, ao modo de Luíza, ora embebida de um nacionalismo estreito e tacanho, ao modo do Conselheiro Acácio. É uma classe que não tem valores claros, sendo a condição feminina um lugar privilegiado para se constatar sua falta de referências. Daí o fim a um só tempo trágico e melancólico da protagonista Luíza, pois o discurso liberal em torno da condição feminina não tem ali nem entendimento claro, nem lastro na realidade.


Em A cidade e as serras (1901) o foco de sua crítica se estende de Portugal para toda a Europa. Uma das peculiaridades do liberalismo português é o fato de grande parte da elite tradicional e endinheirada portuguesa viver fora de Portugal. Quando retorna, limita-se a cuidar de seus bens, como o faz Jacinto, sem perceber o papel que deveria cumprir no desenvolvimento material da nação. Tanto esta quanto aquela elite já citadina de Os Maias se eximem de qualquer responsabilidade sobre a nação, cuja simbologia nacional as tem por referência, como fi ca demonstrado em A ilustre casa de Ramires. Portanto, quer valorize folcloricamente suas “raízes” como o faz Jacinto, quer considere tudo em Portugal muito provinciano, como o faz Carlos da Maia, a elite portuguesa de base econômica feudal e de pensamento liberal usufrui das vantagens propiciadas por esse lugar ambíguo, discursando como um político liberal e agindo como um monarca absolutista.
Os Maias, não por acaso subtitulado “Episódios da vida romântica”, retrata a vida de uma família aristocrática de Portugal, que, apesar da mais velha e da mais nova gerações serem bem formadas nos valores liberais, estes não chegam a se concretizar no âmbito da vida prática, gerando um descompasso entre o que se pensa e o que se faz. A fatalidade presente no incesto entre os irmãos Carlos e Maria Eduarda transforma o que era tragédia, no mundo clássico, em acaso e comportamento cultural, no tempo histórico do romance, demonstrando que o liberalismo serviu, junto às elites portuguesas, para derrubar tabus sem colocar nada no lugar.

Lugar ambíguo
Também A correspondência de Fradique Mendes vem colocar em xeque os valores dessa elite aristocrática portuguesa. Retoma aquele poeta-personagem criado coletivamente na sua juventude e reconstrói o jogo entre ficção e realidade, na medida em que as cartas de Fradique são dirigidas a personalidades reais, como Ramalho Ortigão, Oliveira Martins ou o próprio Eça de Queirós. Nessa obra, o escritor debocha do eurocentrismo em geral e do aristocratismo provinciano dos portugueses. Fradique é, a um só tempo, exemplo e crítico do aristocrata português intelectualizado.

A ilustre casa de Ramires (1901) vem fazer a crítica ao aristocrata rural que, destituído de poder simbólico junto às elites liberais, não deixa de ter poder efetivo em relação ao conjunto da nação, sendo mesmo capaz de revitalizar a empreitada colonial. O princípio de exploração predatória é o que rege esse livro, no qual a própria idéia de nacionalidade portuguesa é colocada em xeque ao ser associada aos valores e à manutenção do poder das classes dirigentes, ferindo a concepção liberal de nação como expressão de valores coletivos e populares.


Mesmo textos como O mandarim e A relíquia, escritos e publicados na década de 1880 e considerados como obras não-realistas e, portanto, fora do projeto das “Cenas da Vida Portuguesa”, podem ser ali inseridos, pois colocam em questão os princípios éticos de uma sociedade fundamentada no livre mercado, na qual o acúmulo de capital e a conquista do bem estar material são valores absolutos em detrimento de valores humanistas.

Com a constante interferência da Igreja nos negócios privados e no Estado, com uma burguesia que não tem valores claros e empreendedores, uma elite letrada provinciana e uma elite econômica de base feudal, descomprometida com a nação, o liberalismo em Portugal se estabeleceu de forma canhestra, sem que gerasse uma mentalidade efetivamente burguesa para sustentar o modelo político e o modelo econômico que caracterizam tal ideologia. É certo, portanto, que as “Cenas da Vida Portuguesa” cumpriram o seu propósito primordial: retratar as peculiaridades do estabelecimento do liberalismo em Portugal.


Estratégias narrativas
Eça foi um grande renovador da língua literária em Portugal e no Brasil. Quando seus primeiros romances surgiram, todos ficaram impressionados com a linguagem empregada: muito semelhante à utilizada no dia-a-dia. Um renomado crítico de Eça, Guerra Da Cal, fez um extenso apanhado em toda a obra do escritor do uso peculiar que faz do português. Sua adjetivação, por exemplo, é muito original, trazendo coisas como: “batendo na barriguinha pedagógicas palmadinhas acariciadoras”, ou “a invasão surda e formigueira do trabalhador chinês”, ou ainda “aquele noturno cérebro de devota”, “erudita nave da biblioteca”, “homem de barbas proféticas” etc. O estilo de Eça, no entanto, varia no decorrer de sua vida. Por exemplo, sua adjetivação é mais abundante no início de sua carreira.

A ironia é outro tópico obrigatório quando se fala em seu estilo. Essa figura de linguagem foi largamente trabalhada pelos seus críticos, em especial por Mário Sacramento. Também a sátira, ao lado da ironia, poderia ser tomada como um procedimento recorrente do escritor, lembrando aqui a distinção entre ironia e sátira que faz André Jolles em seu já “clássico” estudo Formas simples. Este nos adverte que, enquanto a sátira não permite qualquer cumplicidade com o objeto ao qual ataca, não criando ambigüidade sobre a agressão realizada, a ironia parte de tal cumplicidade, dando margem para que a mensagem possa ser entendida literalmente ou em seu sentido contrário.

Há ainda um terceiro procedimento crítico no escritor português que nos parece relacionado aos dois anteriores no que concerne à relação entre a enunciação crítica e o objeto criticado. Dando um passo no sentido do objeto, uma terceira estratégia discursiva em Eça pode ser constatada quando, em muitos casos, o objeto aparece criticado de diversas perspectivas, sem que saibamos exatamente a qual delas o narrador se cola, qual delas seria a perspectiva legitimada por ele. Tal estratégia narrativa deixa o leitor em suspenso, sem saber como julgar as afirmações ou situações apresentadas, obrigando-se a se indagar sobre a matéria ali abordada.


Um bom exemplo disso é o tratamento que o narrador dá em Os Maias ao debate ali travado entre concepções literárias românticas e naturalistas. Ao final, não sabemos o que pensar, pois ambas as posições são desqualificadas no decorrer do debate. Não é por acaso que em sua História da Literatura Portuguesa, Carlos Reis verá em Os Maias a “superação do naturalismo” por parte de Eça. E também não é menos significativo que tal superação não defina uma nova estética. Fica-se depois desse romance sem saber como qualificar a obra queirosiana. Parece que isso se dá pelo aprimoramento dessa estratégia narrativa prismática, que procura alcançar não mais a dita “realidade”, mas sim a lógica que a rege: a lógica do capital.

Carlos Reis, em seu trabalho sobre o Estatuto e perspectivas do narrador na ficção de Eça de Queirós, demonstra como a partir de Os Maias o narrador de Eça passa a assumir aquilo que Gérard Genette chama de “focalização interna”, isto é, apesar de ser um narrador onisciente, passa a narrar colado na consciência da personagem e, portanto, não a ultrapassa, fazendo com que uma narração em terceira pessoa funcione como se fosse em primeira. Isso, em parte, limita a consciência do narrador e, em parte, a torna bastante mutável, já que ora endossará uma opinião, ora outra, a depender da personagem narrada.

Essa desconstrução do narrador é paradigmática da importância desse recurso que chamamos aqui de narrativa prismática, na medida que ele deixa de ser o porto seguro, o ponto de referência do leitor, para ser mais um elemento mutável da narrativa. Tal qual na sociedade de consumo, nada é fixo, tudo é permutável.


cronologia
REPRODUÇÃO

1845 Nasce em Póvoa do Varzim, em 25 de novembro

1866 Termina o curso de Direito, em Coimbra e segue para Lisboa, ligando-se poucos anos depois ao Cenáculo, grupo liderado por Antero de Quental

1869 Viagem para o Oriente, para fazer uma reportagem sobre a inauguração do Canal de Suez

1872 Viagem para Havana, como cônsul

1876 Publica o seu primeiro romance, O crime do Padre Amaro, na Revista Ocidental. Nesta época, concebe o projeto romanesco “Cenas da vida portuguesa”

1878 Publicação de O primo Basílio, que começara a escrever na Inglaterra em 1874

1888 Publicação de Os Maias

1900 Morre em 16 de agosto, em Neuilly, na França, deixando entre outros inéditos o romance A cidade e as serras

polêmica - Eça X Machado
COL. CTT CORREIOS DE PORTUGAL, 2000/REVISTA CAMÕES Nº9/10
Postal representando Maria Eduarda, de Os Maias, feito por Bartolomel dos Santos, em comemoração ao centenário de morte de Eça.
QUANDO O PRIMO BASÍLIO foi publicado em 1878 com sucesso de público e crítica, no Brasil houve uma poderosa voz dissonante. Machado de Assis não gostou do livro: 1) o livro era um plágio de Eugênia Grandet, de Balzac; 2) as personagens não tinham vida própria; 3) como resultado da falta de conflito interior de Luísa, a trama do romance era truncada, pois a tensão gerada pelo triângulo amoroso Jorge, Luísa e Basílio resolvia-se no meio do livro com a chegada de Jorge e a partida de Basílio para Paris, sendo necessário a criação de um novo conflito, o da chantagem das cartas feitas por Juliana; 4) e, finalmente, o romance apresentava um grau desnecessário e apelativo de erotismo. Eça, grande admirador de Machado, chegou a responder à crítica do escritor brasileiro em um prefácio que jamais foi publicado. Muitos críticos concordam com ao menos um aspecto das observações de Machado. A crítica que faz à construção das personagens do romance, em especial, à de Luísa, continua ganhando simpatizantes. (H.G. e J.C.S.)

personagem - Primo Basílio Quem já leu O primo Basílio provavelmente concordaria que o nome mais adequado para o romance seria Luísa, já que toda a trama e toda a dramaticidade da narrativa gira em torno dela. Afinal, por que o romance ganhou esse título? Basílio de Brito é um bon vivant, com jeito de dandy, mas também um tanto grosseiro. Luísa, para ele, não passa de uma aventura amorosa. Namoram algum tempo, até que a família dele perde toda a fortuna. Ele vem para o Brasil e, um ano depois, escreve liberando-a do casamento. Luísa conhece Jorge e se casa. Quando Basílio volta, passa a vê-la como uma possível amante. Coisa que de fato acontece. Terminada a aventura amorosa, Juliana, doméstica da casa de Luísa, revela que tem comprometedoras cartas de Basílio endereçadas à patroa. Ao ser chantageada, Luísa pede socorro por cartas ao primo, que a ignora. Como se vê, a protagonista de toda a trama é Luísa, que, no entanto, é preterida no título da obra. Basílio é tão execrável que rouba à protagonista o direito ao título do próprio drama. Não há estratégia literária melhor para dar a medida do lugar acessório que a mulher ocupava na sociedade burguesa lisboeta. (H.G. e J.C.S.)
Cesário Verde - O olhar que inventa
REPRODUÇÃO
Retrato do poeta realista Cesário Verde
CESÁRIO VERDE (1855-1886), ASSIM COMO O PAI, trabalhou no comércio. Contudo, seu verdadeiro interesse era a literatura – o que talvez explique por que não terminou o curso de Letras. Vítima da tuberculose, seus poemas, publicados em periódicos, somente foram reunidos em livro postumamente. Em 1887, Silva Pinto, fiel amigo desde os tempos de faculdade, fez publicar O livro de Cesário Verde.

A sua obra causou estranheza na tradição da lírica de Portugal. O que diferençava esse poeta dos românticos e que chegou a chocar até mesmo os simbolistas? Saber que “uma rosa não é mais poética que uma abóbora, nem a palavra ‘rosa’ mais poética que a palavra ‘abóbora’, tudo depende do discurso”, segundo o poeta e ensaísta Alberto Pimenta em A magia que tira os pecados do mundo. A esse respeito, basta lembrar do autobiográfico poema longo “Nós”, que se refere ao “pobre estrume” dos pântanos e à exportação de frutas (atividade em que trabalhou)! Essa conquista certamente não foi muito fácil; não por acaso, esse momento notável da obra de Cesário termina com “E agora, de tal modo a minha vida é dura,/ Tenho momentos maus, tão tristes, tão perversos,/ Que sinto só desdém pela literatura,/ E até desprezo e esqueço meus amados versos!”

De fato, foi preciso esquecer determinada poética para compor esses versos. Ele o fez com uma consciência aguda do discurso, que lhe permitia jogar com elementos aparentemente prosaicos. Tal consciência tornou-o estranho para o seu século. O modernismo vingou-o: Fernando Pessoa, em “Dois Excertos de Odes (Fins de duas odes, naturalmente)” de Álvaro de Campos, escreveu: “E que misterioso o fundo unânime das ruas,/ Das ruas ao cair da noite, ó Cesário Verde, ó Mestre,/ Ó do ‘Sentimento de um Ocidental’!”

Quadros vivos
Esse ver faz de Cesário Verde um poeta realista, a compor quadros tão vivos da vida portuguesa: “Descalças! Nas descargas de carvão,/ Desde manhã à noite, a bordo das fragatas;/ E apinham-se num bairro aonde miam gatas,/ E o peixe podre gera os focos de infecção!”; “As burguesinhas do Catolicismo/ resvalam pelo chão minado pelos canos;/ E lembram-me, ao chorar doente dos pianos,/ As freiras que os jejuns matavam de histerismo.”, escreve no célebre poema “O Sentimento dum Ocidental”.

O poeta não é um repórter: antes de tudo, tem o olhar que refrata e inventa, e não uma seca objetividade. A intervenção do eu lírico costuma trazer algo de inusitado aos quadros descritos, com um senso de humor que desfaz as expectativas do leitor: “Se ela quisesse amar, no azul do espaço,/ Casando as suas pernas com as minhas,/ Eu desfaria o Sol como desfaço/ As bolas de sabão das criancinhas.” (“Arrojos”). Esse dar a ver, em sua invenção, é tão nítido que poderíamos dizer de Cesário o mesmo que, em “Lúbrica...”, se lê sobre uma “libidinosa”: “Teus olhos imorais,/ Mulher, que me dissecas,/ Teus olhos dizem mais/ que muitas bibliotecas!”. (Pádua Fernandes)

Antero de Quental - O amante da Idéia
MUSEU DO CHIADO, LISBOA
Retrato de Antero de Quental feito por Columbano Bordalo Pinheiro, em 1889
FOI AOS 18 ANOS que o poeta Antero de Quental (1842-1891) – o principal mentor da chamada “geração de 70” – penetrou no “grande mundo do pensamento e da poesia”, como ele mesmo disse numa carta. Este período foi o mais fértil intelectualmente para o escritor. Como contou Manuel Bandeira, num prefácio à obra do autor, quando terminou a faculdade, Antero “era um rapaz inconseqüente que adotava Hegel em filosofia, Proudhon e Marx, em sociologia”.

Esta paixão do poeta pelas idéias modernas fez com que se tornasse uma liderança natural no seu meio. Foi um dos protagonistas da “Questão Coimbrã”, respondendo ironicamente a António Feliciano de Castilho, que criticara seu livro de poemas, Odes modernas, em 1865. No artigo “Bom senso e bom gosto”, Antero defendeu uma poesia que tinha como missão tratar das grandes transformações históricas e sociais em curso.

O melhor de sua produção poética está reunido em Sonetos, obra de 1886. Nele, encontramos as influências fortes de Camões e Bocage. Reunindo uma produção de vários momentos de sua vida, este livro era uma autobiografia espiritual, ou, como disse Bandeira, “as memórias de uma consciência”. E esta passa pelo amor, pelas crises sentimentais e pelos embates com a “Idéia”, do qual ele dirá: “Outra amante não há! Não há na vida/ Sombra a cobrir melhor nossa cabeça,/ Nem bálsamo mais doce, que adormeça/ Em nós a antiga, secular ferida!” (H.F.M.)

Oliveira Martins - A história como tema
A vida literária de Oliveira Martins (1845-1894) sempre esteve atrelada ao mundo de Antero de Quental, de quem foi grande amigo. Aos 15 anos, logo após a morte do pai, abandonou os estudos e empregou-se no comércio. Porém, mesmo longe da sala de aula, continuou sua formação como autodidata. Influenciado por Herculano e Garrett escreveu o romance histórico Phoebus Moniz. Logo depois, entrou para o “Cenáculo” e, ao lado de Antero e José Fontana, participou na organização do movimento socialista em Portugal. Também dirigiu a importante Revista Ocidental, onde Eça de Queirós publicou a primeira versão de O crime do padre Amaro. Publicou também Biblioteca das Ciências Sociais, que vai desde os Elementos de Antropologia até à História de Portugal. Foi ministro da Fazenda durante a crise econômica de 1892, mas teve de deixar o cargo quatro meses depois. Recolheu-se então para escrever livros de história. A força de sua narrativa está no ritmo e na vivacidade dos episódios relatados, trabalhando com uma sucessão de quadros, onde capta o pitoresco de cada situação e procura dar o retrato psicológico de seus personagens. Foi por causa de seu grande poder de descrição às cenas que acabou, no final da vida, escrevendo várias biografias de heróis da história portuguesa, como Os filhos de D. João I, A vida de Nun’Álvares e o Príncipe perfeito. (H.F.M.)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters