[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de março de 2009

Lula saiu insatisfeito de reunião com Obama, diz Chávez


22/03/2009 - 17:41 - Agência Estado

Logo Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não saiu muito satisfeito" do encontro que teve no sábado retrasado com o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Quem afirmou é o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

"Lula não saiu muito satisfeito com a resposta de Obama, lamentavelmente", declarou Chávez durante entrevista concedida à emissora pan-árabe de televisão Al-Jazira levada ao ar na noite de sábado. No início do mês, Chávez disse que havia autorizado seu homólogo brasileiro a abordar a questão venezuelana na reunião que manteve com Obama no último dia 14 em Washington.

Na entrevista, Chávez disse à Al-Jazira: "Pelo que leio nas entrelinhas e em algumas expressões, deduzo que Obama ignora o que realmente ocorre aqui (na América Latina)". Lula não revelou detalhes sobre o que conversou com Obama sobre a Venezuela, limitando-se a dizer a jornalistas que o líder dos EUA está diante de "uma oportunidade histórica" de "melhorar as relações dos EUA com a América Latina". As informações são da Associated Press.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Avião de carga explode ao tentar pousar em aeroporto de Tóquio


Da Reuters
Em Tóquio
Um avião de carga da Federal Express (FedEx) caiu e explodiu ao tentar pousar no aeroporto internacional de Narita, ao leste de Tóquio, Japão, nesta segunda-feira (domingo no Brasil). Ainda não há informações sobre o piloto e o co-piloto da aeronave.

A imprensa japonesa afirma que o avião vinha de Guangzhou, na China. Imagens do aeroporto mostram que a aeronave tentou pousar, mas a extremidade de sua asa esquerda encostou na pista, e o avião incendiou em seguida.

Narita é o mais importante aeroporto da capital japonesa. O canal público de televisão NHK disse que o avião acidentou-se na pista principal. Um porta-voz do aeroporto afirmou que a pista está fechada, mas não soube informar se passageiros serão afetados.

A agência de notícias Kyodo disse que o avião era um MD-11, um modelo de carga produzido por McDonnell Douglas, pertencente à companhia Boeing. A FedEx do Japão ainda não comentou o acidente.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

TJ-SP julga na terça-feira recurso do caso Isabella


SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado


SÃO PAULO - O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) vai julgar na terça-feira o recurso impetrado pelos advogados de defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. O recurso busca anular a sentença de pronúncia proferida pelo juiz Mauricio Fossen, da 2ª Vara do Júri da capital, que leva a júri popular Alexandre Nardoni e Anna Jatobá. O casal é acusado de matar a filha de Alexandre, Isabella Nardoni, em 29 de março de 2008. A Turma Julgadora deste recurso é integrada pelo relator, desembargador Luis Soares de Mello, desembargador Euvaldo Chaib, 2º juiz, e desembargador Salles Abreu, 3º juiz.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Caso Fritzl acende discussão sobre incesto consensual


AE-AP - Agencia Estado


BUCARESTE - Por mais surpreendente que possa parecer, o incesto não é sempre considerado um crime na Europa. França, Espanha e Portugal não processam adultos pela prática, desde que consensual, e a Romênia estuda seguir pelo mesmo caminho. O caso chocante do austríaco Josef Fritzl, condenado esta semana por manter sua filha, com quem teve sete filhos, cativa por 24 anos, reacendeu a discussão sobre o incesto - que é, por si só, um crime na Áustria, mesmo quando consensual.



Mas o caso de Fritzl também tem relação com estupro, homicídio e outros crimes que o levaram à prisão perpétua em uma instituição psiquiátrica. As leis que isentam pais, avós, irmãos e irmãs adultos de processo por atos incestuosos, desde que não forçados, têm décadas na França, Espanha e Portugal.



Na Romênia, a descriminalização do incesto consensual entre adultos está sendo estudada como parte de uma ampla reforma no código criminal do país. Ainda não há data para que o parlamento vote a questão, mas a oposição à proposta é intensa até mesmo entre parlamentares da coalização do governo.



Atualmente, todas as formas de incesto na Romênia são passíveis de punição, com penas que chegam a sete anos de prisão. O Ministério da Justiça argumenta que a nova legislação sobre o tema colocaria o país - que entrou recentemente na União Europeia - mais perto dos demais membros do bloco. "Nem tudo que é imoral é ilegal", afirma Valerian Cioclei, especialista em leis do Ministério da Justiça romeno. "Nós não podemos ajudar essas pessoas transformando-as em criminosas e punindo-as".



O incesto é definido como o ato sexual entre duas pessoas com grau de parentesco que impeça o casamento legal. Nos Estados Unidos, todos os 50 estados e o Distrito de Columbia proíbem até mesmo o incesto consensual, embora apenas alguns estados prevejam punição criminal.



Os jornais romenos têm criticado a proposta de mudança na lei. O Ministério da Justiça, contudo, contra-argumenta com a tese de que a prática não pode ser reprimida com "sanções criminais, mas com medidas médicas e sociais, porque o incesto é baseado em fatores patológicos".



Nem todos os romenos aceitam o argumento. Anuta Popa, uma jovem de 22 anos da cidade de Cluj, no oeste do país, disse duvidar que algum caso de incesto consensual já tenha acontecido no país, sendo mais comum o caso do homem bêbado que abusa violentamente da filha ou da mãe. "O incesto não deveria ser legalizado. Se eles querem fazer sexo, melhor fazer uma oração e lembrar de que Deus os vê", afirmou Popa. "Eu os castraria".



Já o motorista Ionut Breazu, 27, diz não ver qualquer problema com a mudança na lei. "Se irmãos e irmãs querem se divertir, porque devem ser presos? Não é da conta de ninguém o que eu faço no meu quarto". Países que condenam o incesto enfrentam desafios ocasionalmente. Na Alemanha, a corte mais alta rejeitou, no ano passado, apelo de um homem que foi mandado para prisão após ter tido quatro filhos com sua irmã em um relacionamento consensual.



Os críticos argumentam que as crianças nascidas de relações incestuosas têm uma maior chance de apresentar problemas genéticos, especialmente doenças hereditárias, pela combinação de genes recessivos. "Quanto mais próximo é o relacionamento biológico entre duas pessoas, maior é o risco de que passem uma condição recessiva para seus filhos", afirma Jess Buxton, porta-voz do British Society of Human Genetics.



O oposição também vem da igreja católica, para quem o incesto "afeta a moral e a saúde psicológica dos seres humanos, a sagrada instituição da família e a moralidade pública". A posição é compartilhada por muitas pessoas mesmo em países onde o incesto consensual é legal.



Uma pesquisa realizada em janeiro mostrou que 59% dos franceses acham que todas as formas de incesto deveriam ser consideradas criminosas. Mas há aqueles que mostram mais tolerância ao incesto consensual entre adultos. A dona de casa irlandesa, Margaret Henry, 42, afirma que a sociedade não deveria se preocupar com isso.



"Por que eles estão prendendo pessoas pelo que elas fazem dentro de suas próprias casas, se são adultas e não estão se agredindo?", questiona. O sentimento é compartilhado pelo designer gráfico alemão Hermann Koening, 23. "O incesto é um pecado, mas talvez seja errado transformá-lo em um crime".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

CAMINHO DAS INDIAS : Próximos capítulos: 23/03/2009 a 28/03/2009


  1. Segunda-feira, 23/03/2009
    Bahuan revela a Deva que é um intocável

    Sonya conta para Harima que alguém levou Deva e a notícia chega a Manu. Kochi acredita que Deva combinou a fuga com um namorado e que Sonya a acobertou. Manu decide não falar nada até Maya ser entregue à família do noivo. Bahuan fica transtornado quando vê que raptou Deva por engano, e ela se aproveita da situação para tentar arrumar o marido que procura. Zeca e o amigo resolvem fazer um blog falso de Indra para incriminar o indiano. Tarso escuta vozes e insiste que tem gente na casa o xingando. Cadore alerta Raul para não dar esperanças a Silvia com a viagem. Raul não dá atenção ao pai e começa a escrever uma carta, como parte do plano armado por ele e Yvone. Aída demonstra a Silvia que acha estranha a atitude de Raul. Deva ameaça se jogar no poço, se Bahuan não casar com ela. Bahuan revela a Deva que é um intocável e a indiana se afasta horrorizada. Manu entrega Maya a Opash e Kochi se emociona ao ver a filha ir embora. Bahuan diz a Shankar que não pode impedir o casamento de Maya. Berê entra no computador e acessa a página em que consta uma montagem de sua imagem e insinuações contra a diretora do colégio, e acredita que seja uma brincadeira de mau gosto de Indra. Berê resolve chamar Murilo para atuar como advogado no caso. Ramiro conversa com Tarso e tenta animá-lo, mas o rapaz se sente cobrado pelo pai. Bahuan resolve voltar para os Estados Unidos e esquecer Maya. Raj e Maya entram em seu quarto pela primeira vez.

  2. Terça-feira, 24/03/2009
    Maya cai em armadilha de Surya

    Raj promete a Maya que a vida deles será construída sem que ambos tomem conhecimento de seus passados. Bahuan está ressentido com o casamento de Maya e a acusa de traição. Shankar aconselha o filho a meditar sobre suas ações. Murilo diz a Berê que vai ser difícil identificar a pessoa que manipulou suas fotos na internet, e lhe dá o contato de um especialista no assunto. Indra diz a Berê que não foi ele que construiu a página na internet e fica perplexo ao ler seu nome nela. Radesh vê Cadore na gafieira e deixa Cidinha no meio do salão. Cadore aproveita a situação para dançar com sua amada. Inês percebe que Tarso está deprimido e pede a Tônia para ver o irmão. Silvia insiste e Raul acaba inventando que teve um caso com uma secretária, seguindo orientação de Yvone. Tarso se declara a Tônia, e, em seguida, ouve vozes zombando dele. Maya se machuca com o espinho da flor que Surya deixa, propositadamente, no seu prato. Laksmi comenta com Opash que o sangue pode significar má sorte aos noivos. Bahuan vê Raj na rua e briga com o rapaz. Os dois são apartados por policiais. Komal comenta com Manu e Kochi que Raj foi atacado por um intocável e Kochi deduz ser Bahuan. Maya descobre que Bahuan está na Índia. Bahuan avisa a Shankar que vai voltar para os Estados Unidos. Ravi declara seu amor à Camila e a jovem confessa que ele é correspondido. Maya avista Bahuan da janela.

  3. Quarta-feira, 25/03/2009
    Maya não abre a porta para Bahuan

    Maya fecha a porta para não ver Bahuan e trama para que Raj não saia de casa naquele momento. Raj percebe que algo a aflige e se coloca à disposição para ouvi-la quando ela estiver pronta para falar. Raj diz a Ravi que o tempo vai ajudá-lo a esquecer Duda. Kochi fica intrigada com a carta que encontra no quarto que era de Maya, em que a filha pede desesperadamente a Bahuan que vá buscá-la. Zeca e sua turma se divertem com a situação que armaram contra Indra. Kochi visita Maya e Laksmi fica desconfiada. Kochi pergunta a Maya se ela se deitou com Bahuan e a filha nega. Kochi demonstra não acreditar e aconselha a filha a esquecê-lo. Opash procura Pandit e pede a ele que consulte os astros para ver se Maya trará felicidade a sua família. Suellen e Norma trocam insultos e acabam brigando no meio da rua. Tarso coloca um gravador no quarto para comprovar a Inês e Sheila que as vozes que ele escuta são reais. Murilo repreende Tônia ao saber que ela contou a Silvia sobre os sentimentos que ele nutre por ela. Manu vai à casa de Shankar para conversar com ele. Pandit diz a Opash que Maya vai trazer alegrias a sua família, dando o filho homem que ele deseja. Porém, trará tristezas também. Durga recebe um portador com um presente de Bahuan para Maya.

  4. Quinta-feira, 26/03/2009
    Tarso pede Tônia em casamento

    Opash conclui que o presente chegou por engano e pede para Durga guardar a pulseira para o verdadeiro dono. Raj percebe que Maya se alterou ao ver a pulseira. Bahuan se despede de Shankar, pensando em se vingar de Maya e Raj. Manu procura Shankar para reclamar de Bahuan. Shankar tranquiliza o comerciante dizendo que Bahuan foi embora da Índia. Gaby alerta Ramiro sobre o estado de Tarso. Indra abre seu blog e encontra mensagens acusando-o de ter cometido ações de violência. Berê comenta com Murilo que o advogado vai tentar identificar o autor do linchamento moral pelo qual ela e Rute estão passando. Yvone consegue o primeiro documento falso de Raul, com o nome de Humberto Cunha. Chanti consegue enganar Amithab e Rani, e entra em uma lan house sem que o casal perceba. Chiara sugere a Duda que procure primeiro o pai de Raj para falar do filho que está esperando. Ramiro não percebe a gravidade do estado de saúde de Tarso e sugere que o filho tire uns dias de férias. Tarso pede Tônia em casamento e ela aceita, sem estranhar a atitude impulsiva do namorado. Ilana entrevista Dayse para trabalhar no Centro de Estética. Surya conta a Maya que Raj tinha uma noiva estrangeira antes dela e que sofreu por ter que deixá-la. Mal intencionada, Surya diz a Maya que Raj tem a foto da ex-noiva na carteira. Camila avisa a Ravi que vai para a Índia com Leinha, ajudá-la no documentário. Ravi revela a Camila que gostaria de se casar com ela. Maya vasculha a carteira de Raj e encontra a foto de Duda.

  5. Sexta-feira, 27/03/2009
    Duda está grávida de um menino

    Maya esconde a foto de Raj e diz que estava procurando uma pulseira. Opash e Indira ficam felizes por ver Raj e Maya em harmonia. Manu manda Komal investigar sobre o julgamento de Shankar. Kochi pergunta a Deva se Maya casou virgem e pede à moça que fique junto da filha e a oriente a seguir o melhor caminho. Murilo conversa com Silvia sobre os tempos de faculdade. Yvone entrega a Raul o documento falso. Aída conversa com as filhas sobre a viagem à Índia que elas pretendem fazer e aconselha Camila a não se aprofundar tanto na relação com Ravi. Raj sente falta da foto de Duda que estava em sua carteira. Duda confessa a Chiara que não gostaria que Raj se apaixonasse pela mulher. Amithab vê Maya na rua com Deva e conta para Raj. Amithab fica irritado porque Raj não compartilha dos seus métodos tradicionais. Os irmãos acabam brigando e são repreendidos por Indira e Opash. Tarso e Tônia planejam morar juntos. Tarso conta aos pais sua decisão sobre o casamento e eles desaprovam. Maya passa mal enquanto conversa com Indira e a sogra sugere chamar um médico. Maya fica desesperada com a possibilidade de todos descobrirem que ela está grávida de dois meses. Chiara avisa a Duda que já comprou as passagens para a Índia. Surya estranha a tristeza de Maya com a possibilidade de estar grávida. Ravi avisa a Raj que Maya pode estar grávida. Silvia prepara as malas para viajar com Raul. O médico revela a Duda que ela espera um menino. Maya fica tensa ao saber que um médico foi chamado para examiná-la.

  6. Sábado, 28/03/2009
    Raj se emociona com gravidez de Maya

    Duda fica emocionada ao saber que seu filho é um menino. Maya pede permissão a Indira para chamar sua médica. Cadore pede a Ondina que chame Inês para uma conversa. Maya se abre com a médica, e ela diz que quando o bebê nascer vai ser difícil convencer o marido e sua família que ele é prematuro. A médica avisa a Raj que Maya está grávida e ele fica emocionado. Júlia avisa que vai à fazenda com os pais e Raul fica preocupado. Suellen alerta Radesh para as promessas que ele fez para Cema. Cadore conversa com Inês sobre a sucessão da empresa, mas a neta descarta a possibilidade de assumir os negócios da família. Yvone percebe que Raul está prestes a desistir do plano e, rapidamente, o convence a prosseguir. Ramiro consulta Gaby sobre o melhor momento de dividir a empresa com Raul. Raj percebe que Maya não está feliz com a gravidez e ela diz que sente medo do parto. A família de Opash celebra a gravidez de Maya e Surya e Amithab sentem ciúmes. Deva avisa a Manu e Kochi que Maya está grávida e Kochi fica intrigada. Inês aconselha Tarso a contar a Tônia que seus pais não deixaram eles morarem no apartamento. Ramiro diz a Dario que tem disposição para reconstruir seu patrimônio. Tarso diz a Ramiro que trabalha na Cadore se ele liberar o apartamento. Murilo escuta Ramiro contar a Dario que Tarso quer morar com sua irmã. Tônia percebe que Tarso está com um tique nervoso. César pede para Zeca levar dinheiro para a irmã, escondido de Ilana, mas o envelope cai e o dinheiro fica à mostra. Silvia e Raul viajam para a fazenda.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Pelé dice que Ronaldo y Robinho tuvieron problemas con las drogas



Pelé dice que Ronaldo y Robinho tuvieron problemas con las drogas  (Imagen: JORGE PARIS)
  • Lo afirmó en un evento relacionado con el turismo en Sao Paulo.
  • Dice que "es injusto" que se diga que todos los futbolistas se drogan.
  • Habla de Maradona y de ambos brasileños como "ejemplos negativos".

20MINUTOS.ES. 21.03.2009 - 18:03h

El ex futbolista Pelé ha afirmado tajantemente, durante un evento realizado en Sao Paulo relacionado con el sector turístico, que los ex jugadores del Real Madrid Ronaldo y Robinho tuvieron problemas con las drogas.

En el acto, 'O Rei' hizo estas declaraciones ante los continuos escándalos que relacionan al fútbol y a las drogas y quiso destacar que sólo ha ocurrido en casos aislados. “La mayoría de los periodistas habla de drogas en el fútbol, pero la verdad es que son pocos los casos. Es injusto hablar de drogas sólo por causa de uno o dos casos, como sucedió con Ronaldo o con Robinho, que tuvo este problema”, indicó al respecto.

Es injusto hablar de drogas sólo por causa de uno o dos casos

En su discurso, el astro brasileño mencionó a Diego Maradona como "ejemplo negativo". "Maradona fue un ejemplo negativo. El fue un excelente jugador e, infelizmente, vean lo que pasó con él", apuntó Pelé según recoge la Agencia ANSA.

Por otro lado, Pelé también quiso destacar a Kaká o Platini como 'ejemplos positivos'. "Por eso dije que Kaká es un ejemplo, como Platini, Beckenbauer y muchos otros. Hay mucha gente buena y es injusto tomar solo un caso aislado", concluyó.


ELE É MUITO CARA DE PAU MESMO!!!!!!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Morre Jade Goody, que fez de seu câncer um reality show


Ex-participante do Big Brother britânico causou polêmica ao travar batalha pública contra a doença

BBC


Drama de Jade Goody aumentou número de exames preventivos

AP

Drama de Jade Goody aumentou número de exames preventivos

LONDRES - A celebridade britânica Jade Goody, que causou controvérsia ao travar uma pública batalha contra o câncer, morreu neste sábado aos 27 anos. O sofrimento de Goody, que foi diagnosticada com câncer no colo do útero em 2008, foi acompanhado publicamente por canais de TV e vários jornais britânicos. Goody ficou famosa no programa Big Brother, em 2002, e recebeu a notícia de que estava com câncer quando participava da versão britânica do programa. Ela morreu em sua casa em Upshire, em Essex, ao lado de sua mãe e do marido, Jack Tweed, depois que o câncer se espalhou para outros órgãos.

A celebridade se casou com Tweed no dia 21 de fevereiro e teria recebido cerca de 700 mil libras (2,3 milhões de reais) da revista OK! pela cobertura do evento. Goody estipulou que a quantia seja entregue aos seus dois filhos Bobby, de cinco anos e Freddy, de quatro.

A luta de Goody contra o câncer também foi acompanhada por um programa de televisão, que a mostrou em estado terminal. Apesar da polêmica, a exposição de Goody na mídia acabou servindo como campanha para promover a realização de exames para a detecção da doença.

Dados de autoridades de saúde indicam um aumento considerável nos números de exames do colo do útero realizados no país desde que o drama de Jade se tornou público, em agosto de 2008. "A corajosa batalha dela contra uma forma agressiva de câncer no colo do útero recebeu grande atenção do público e encorajou milhares de mulheres a buscarem orientações sobre como prevenir a doença", disse a presidente da organização não-governamental Cancer Research UK. "Ela fez um ótimo serviço público ao aumentar a conscientização sobre a importância do exame (do colo do útero) durante os últimos meses de sua vida."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Neschling entra na Justiça contra a Osesp

Domingo, 22 de Março de 2009 | Versão Impressa



Maestro estaria tentando receber multas por rescisão contratual; ele também questiona contrato de trabalho do substituto, Yan Pascal Tortelier

João Luiz Sampaio


Cerca de dois meses depois de ser demitido pela Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o maestro John Neschling rompeu o silêncio - e o fez pela Justiça. Na manhã de quinta-feira, protocolou na Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo um pedido para que seja averiguado se seu substituto, o francês Yan Pascal Tortelier, tem contrato legal de trabalho no Brasil, exigindo que medidas sejam tomadas contra a orquestra caso sua atuação seja ilegal.

A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do maestro, que afirmou ainda que ele resolveu entrar também com processo contra a Fundação Osesp para tentar receber na Justiça as multas relativas à rescisão de seu contrato, uma vez que não teria recebido até agora da entidade uma posição oficial sobre o assunto.

Procurado pelo Estado, o maestro, que está no interior de São Paulo, não quis dar entrevista. Já a Fundação Osesp, por meio de nota oficial enviada ontem, informou que "obteve junto ao Ministério do Trabalho toda a documentação necessária para que o maestro Yan Pascal Tortelier trabalhe regularmente no Brasil". Sobre o processo trabalhista movido pelo maestro, a entidade diz que ainda não recebeu nenhuma notificação oficial da Justiça.

A demissão de Neschling, em dezembro, provocou um furacão na vida musical brasileira. O maestro assumiu a Osesp em 1997 e, de lá para cá, transformou o grupo na principal orquestra da América Latina. Sua personalidade polêmica, no entanto, começou a se chocar há dois anos com o governador José Serra. Nos bastidores, falava-se no desejo do governo de substituir o maestro; publicamente, o secretário de Estado da Cultura, João Sayad, questionava o valor de seu salário, cerca de R$ 120 mil.

Em resposta, durante um ensaio, Neschling chamou o governador de "menino mimado" e "autoritário" - as declarações foram gravadas e colocadas no You Tube. Em junho do ano passado, afirmando estar cansado das especulações sobre sua permanência ou não no cargo, o maestro disse, em carta enviada ao presidente da Fundação Osesp, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que não pretendia renovar seu contrato em 2010. A fundação anunciou logo em seguida que iniciava a busca pelo substituto, tarefa para a qual seriam contratados dois consultores, o americano Henry Fogel e o inglês Timothy Walker.

No começo de dezembro, no entanto, em entrevista ao Estado, Neschling afirmou que sua carta não era um documento oficial e que pretendia ficar na orquestra por pelo menos mais dois anos, participando do processo de escolha de seu substituto. O maestro criticava também a atuação do conselho de administração da fundação. Em resposta, a Fundação Osesp informou que o conselho, por unanimidade, havia julgado que as declarações de Neschling criavam um ambiente intolerável de trabalho e votado pela sua demissão imediata.

"A manifestação pública de Vossa Senhoria deixa poucas dúvidas quanto à possibilidade - como era nossa intenção - de uma convivência harmoniosa, no processo de sucessão, evidenciando conduta indesejável e inconciliável com o desempenho das atribuições contratuais", dizia a carta de demissão enviada por e-mail ao maestro.

No início de fevereiro foi anunciado o nome do francês Yan Pascal Tortelier, que havia regido a Osesp como convidado em 2008, para o posto de regente-titular. O Estado apurou que Tortelier, ao contrário de Neschling, não recebe um salário mensal e é pago por semana de trabalho; segundo fontes ligadas à orquestra, o valor a ser gasto neste ano com a direção artística da Osesp é o mesmo dos anos anteriores

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Mulheres negociam o útero a R$ 120 mil

Internet é território livre para comércio de barrigas de aluguel

Mulheres negociam o útero na rede para realizar sonhos de consumo ou pagar dívidas

Mahomed Saigg e Maria Luisa Barros

Rio - Um mercado clandestino, virtual e muito rentável avança na Internet fora do alcance da lei. No tempo de cliques no mouse, mulheres negociam o aluguel do útero em fóruns e comunidades para quem não pode ter filhos. Os valores dos contratos de gestação chegam a R$ 120 mil e são fechados por e-mail; os encontros, marcados por telefone.

TV O Dia: Mulheres cobram até R$ 120 para alugar o útero

Nos diálogos virtuais, os anúncios prometem sigilo absoluto e oferecem facilidades como o parcelamento do aluguel da barriga em até três vezes: a primeira parcela na confirmação da gravidez, a segunda no quinto mês de gestação, quando normalmente a contratada mostra ultrassonografias do bebê, e a última na entrega do neném. Há candidatas a mães de aluguel que aceitam até ter relações sexuais para engravidar de pessoas estranhas, sem ter que recorrer a clínicas de fertilização.

Não há estatísticas oficiais, mas sites de relacionamento como o Orkut chegam a reunir centenas de pessoas. Em apenas um fórum existem oito tópicos com mais de 800 mensagens. Durante quatro meses, uma equipe de O DIA monitorou as transações on-line. Neste período, foram realizados encontros com algumas dessas mulheres dispostas a gerar um filho por dinheiro. O primeiro deles foi num shopping na Zona Oeste.

Sem saber que estava com repórteres, o casal A. e P. negociou o aluguel da barriga por R$ 120 mil, enquanto os filhos de 8 e 5 anos ouviam toda a conversa. O maior, B., torcia para que o “contrato” fosse fechado. “Queria que minha mãe arrumasse uma moça para alugar a barriga dela. Com o dinheiro, eu teria o meu quarto e um Playstation (videogame)”, conta a criança.

No outro lado da cidade, na Zona Sul, R., 23 anos, disse que precisava alugar o útero para quitar o apartamento comprado em Copacabana. No terceiro encontro, S., 32 anos., da Baixada Fluminense, revelou que aceitaria até ter relações sexuais para engravidar. Em troca, precisava do dinheiro para pagar a um advogado e tirar o marido da prisão. Ele cumpre pena por assalto à mão armada.

Assim como R., S. e P., mulheres de todas as idades e classes sociais buscam no mercado de barriga de aluguel uma chance para realizar sonhos de consumo ou fugir de dívidas. No Brasil, não é permitida cobrança pela gravidez de substituição. A doação temporária do útero deve ter caráter solidário e ser feita só entre mulheres da mesma família com parentesco até segundo grau, como mãe, irmã e primas. Qualquer outro caso precisa ser autorizado pelo Conselho Federal de Medicina.

Na conversa com equipe de O DIA, os pais de B. deixam claro que não sabem se o que estão fazendo é ilegal. “A gente não sabe se é crime. Mas ninguém está vendendo órgão. Para mim vai ser bom, para vocês vai ser bom, então é o que importa”, diz A. De acordo com a advogada criminalista Maíra Fernandes, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, a prática não é crime. “Não existe lei sobre barriga de aluguel no Brasil. Portanto, ninguém pode ser preso por isso”, afirma.


Atributos físicos e boa saúde apregoados

Na vitrine virtual do mercado de barriga de aluguel, leva vantagem quem oferece mais atributos físicos. Expondo-se como um produto numa prateleira, mulheres gastam adjetivos para seduzir os clientes. “Sou saudável, branca, cabelos escuros, olhos castanhos claros. Tenho dois filhos lindos e cheios de saúde. Preciso alugar a barriga por motivos financeiros, pois estou muito endividada e passando por sérias dificuldades financeiras”, relata F., 23 anos.

Em outro anúncio on-line, G. 31 anos, conta que é loura, tem olhos verdes, 1,70 m de altura e promete que não vai se apegar à criança. “Não quero ter filhos pra mim. Seria só um negócio”. L., 25 anos, diz que o método de gravidez não é problema. “Tenho boa saúde, sou morena e aceito qualquer tipo de fertilização, até natural, desde que o homem seja saudável. Só gostaria de conseguir R$ 50 mil para comprar minha casa”.


Especialistas em reprodução condenam prática

A falta de controle sobre a terceirização da gravidez preocupa associações médicas. “Não podemos permitir que se faça da geração de uma criança um negócio. E o Estado não pode se ausentar desta discussão. As autoridades não podem simplesmente lavar as mãos e fingir que não têm nada a ver com esse problema, porque têm sim. Se tivéssemos uma legislação específica para punir os envolvidos nesse esquema, a situação não estaria tão fora de controle”, alerta o obstetra ginecologista Pedro Pablo Chacel, corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Em 2008 foram realizadas 12 mil tentativas de fertilização artificial. Só no Rio, foram 3 mil procedimentos em clínicas de reprodução assistida. Como não há regulamentação, não se sabe quantas são feitas pelo método de útero de substituição.

Mas especialistas garantem que a presença de duas mães é cada vez mais comum nas maternidades. “À medida que vão passando os anos, a mulher tende a procurar uma barriga para alugar”, diz o médico Waldemar Naves do Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, que condena a prática de comercialização. “Vender ou alugar, tanto faz, tudo tem o pretexto do comércio. Quando há dinheiro em jogo, temos um mercado negro gerando vidas”, critica.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Incêndio destrói casa do ex-primeiro-ministro japonês


22 de março de 2009 • 02h39 • atualizado às 02h49

Bombeiros tentam controlar o incêndio na casa de Shigeru Yoshida
Bombeiros tentam controlar o incêndio na casa de Shigeru Yoshida
22 de março de 2009
AP

Um incêndio destruiu a casa do ex-primeiro-ministro japonês Shigeru Yoshida, neste domingo, na cidade litorânea de Oiso, a sudoeste de Tóquio. Ninguém ficou ferido no incidente.

O imóvel de madeira tinha dois andares e tinha sido aberto para, ocasionalmente, receber excursões turísticas. A polícia investiga se o fogo foi criminoso.

Com informações da AP

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Embraer : bônus milionários a diretores

Embraer nega pagamento de bônus milionários a diretores

Empresa alega motivos financeiros para justificar demissões, mas paga bônus, afirma Sindicato dos Metalúrgicos

Efe


RIO - A Embraer, que vem sendo questionada por seus sindicatos desde que no mês passado anunciou a demissão de aproximadamente 4.300 funcionários, negou no sábado, 21, que tenha distribuído R$ 50 milhões em bônus para seus diretores.


Em comunicado divulgado no sábado, a Embraer respondeu às denúncias de dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que acusam a empresa de alegar motivos financeiros para justificar as demissões, mas paga bônus milionários a seus dirigentes.

A companhia esclareceu que os R$ 50 milhões mencionados pelos sindicalistas se referem ao valor máximo para o pagamento de honorários, benefícios, ajudas, prêmios e participação nos lucros que a Assembleia Geral Ordinária de acionistas limitou para todos os diretores em abril do ano passado, e que podem ser pagos até abril deste ano.

A Embraer disse que o valor efetivamente desembolsado para remunerar os dirigentes ainda não foi calculado, mas acrescentou que será publicamente divulgado junto com os resultados financeiros e contábeis da empresa em 2009.

Além disso, afirmou que esse valor será "obrigatoriamente inferior ao limite aprovado pelos acionistas".

"Em consequência, é absolutamente falsa a informação de que diretores e conselheiros de administração da Embraer tenham recebido R$ 50 milhões em bônus da empresa", afirmou








Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

CPI faz número de vítimas de crimes sexuais subir para 50


PDF Imprimir
Sáb, 21 de Março de 2009 00:00
Subiu de 40 para 50 o número de crianças supostamente abusadas por uma rede de pedófilos em Catanduva. Somente nos últimos três dias, dez pais de menores que não constavam no inquérito policial que investiga o caso procuraram o Ministério Público para dizer que os filhos também foram vítimas dos crimes sexuais. Para a promotora Noemi Corrêa, que cuida das investigações em conjunto com a Delegacia Seccional de Rio Preto, as novas denúncias são resultado da vinda da CPI da Pedofilia a Catanduva na quarta e na quinta-feira. "Os rostos dos suspeitos foram exibidos em todos os canais de TV, o que facilita a identificação por novas vítimas", disse Noemi. Anteontem, segundo dia de audiências da CPI, um menino de 6 anos reconheceu pela TV o borracheiro, e disse aos pais que foi abusado por ele. O garoto prestou queixa no Plantão Policial de Catanduva, de acordo com a Polícia Militar.

Ontem foi a vez da dona de casa D.F., 22 anos, que mora no Jardim Alpino denunciar um novo caso ao Ministério Público. Segundo ela, o filho mais novo, F.P., 4 anos, disse que o borracheiro José Barra Nova de Melo, o Zé da Pipa, "fazia besteira" com ele. Ele também citou Willian Melo de Souza, sobrinho de Zé da Pipa, e André Luiz Cano Centurion, como outros supostos abusadores. Só o filho mais velho da dona de casa, J.F., 6 anos, constava do inquérito. De acordo com a promotora, as novas vítimas serão incluídas no novo inquérito, e serão convocadas a participar de um novo reconhecimento dos suspeitos, em data ainda indefinida. Para a CPI, o reconhecimento feito pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no fim de fevereiro, ficou prejudicado pela mudança de visual dos suspeitos e pela ausência dos pais, o que, para os senadores, teria inibido as crianças.

Caça à "banda rica"
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) permaneceu ontem na região para acompanhar as diligências da Polícia Federal de Rio Preto para encontrar o médico Wagner Rodrigo Brida Gonçalves e o empresário José Emanuel Volpon Diogo. Nenhum dos dois compareceu anteontem à CPI em Catanduva, mesmo com os habeas corpus concedidos pelo Tribunal de Justiça (TJ). Segundo Tuma, caso encontrados, ambos seriam notificados a comparecer à CPI em Brasília, em data ainda a ser definida. "Se, mesmo notificados, não comparecerem, emitiremos um mandado de condução coercitiva", afirmou o senador. Nenhum dos dois havia sido localizado até as 18h de ontem. Tuma segue hoje para São Paulo. Ontem pela manhã, o prefeito de Catanduva, Afonso Macchione (PSDB), visitou algumas famílias vítimas da rede de pedofilia em Catanduva. Ele se comprometeu com a CPI a criar uma força-tarefa para auxiliar as famílias das crianças abusadas.

Hoje, a partir das 14 horas, ele se reúne com pais e mães das vítimas. A intenção é levantar as necessidades materiais e psicológicas e prestar atendimento. O encontro acontece no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Alpino. Macchione quer ouvir as famílias e listar as necessidades. O atendimento será desde cestas básicas até acompanhamento psicológico. "Será o momento das mães relatarem o que passam dentro de casa para que possamos ajudar", informou a assessoria da Prefeitura. Nas últimas semanas, as mães reclamaram passar por necessidades. Muitas perderam o emprego depois que os casos de violência sofrida pelos filhos vieram a público. "Nossos filhos estão sem roupa, comida e remédio", disse uma mãe durante sessão da CPI anteontem.

Malta vê resultado positivo
Depois de dois dias de audiências públicas, o presidente da CPI, senador magno malta, avaliou os trabalhos da comissão em Catanduva como altamente positivos. Para ele, a presença dos senadores permitiu que o caso não ‘morresse’, mesmo depois de dois inquéritos policiais com falhas de investigação. "Isso mexeu com as autoridades, com o poder público." Segundo ele, a comissão tem conhecimento da gravidade do caso de Catanuva, "que desmoralizou uma população inteira". De acordo com o senador, a CPI provou aos denunciados e também aos envolvidos na suposta rede de crimes sexuais que não haverá impunidade.

Ele também está confiante que os culpados serão identificados com o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, da Polícia Federal, e diligências feitas pelos delegados da Seccional de Rio Preto. Para Malta, o fato de nenhum dos suspeitos ter aceitado a oferta da delação premiada e negado a violência contra as crianças, não é frustrante. "Temos conhecimento do que eles fizeram porque estamos trabalhando e sei quem é o culpado e quem não é." O senador ainda tem expectativa do borracheiro José Barra Nova de Mello e o sobrinho Willian Mello de Souza aceitarem a proposta da CPI.

Hamilton Pavam Senador Romeu Tuma vai chamar depoente para analisar vídeo

Senador vê ‘coincidências’ em vídeo
O senador Romeu Tuma, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, vê relação entre o depoimento de Geraldo Correia, gestor do Instituto Pró-Cidadania, quarta-feira, em Catanduva, e o conteúdo do vídeo que, segundo ele, está em poder do Ministério Público e Polícia Civil. Por esse motivo, o parlamentar adiantou que vai chamar o depoente para analisar as cenas do vídeo, as quais considera "muito parecidas" com as descritas pela testemunha. Na ocasião, Correia contou ao senador que uma criança de 5 anos, moradora do Jardim Alpino, disse a ele que foi obrigada a engolir esperma de um dos pedófilos. Na sessão da CPI, Tuma afirmou: "Praticamente eu vi aqui na sua descrição o que eu vi no computador que está sob a guarda do Ministério Público no Senado". E acrescentou: "Provavelmente o senhor será convidado para rever se aquela cena é igual a que foi descrita aqui".

Na quinta-feira, o Diário da Região publicou reportagem com as revelações de Tuma. No mesmo dia, ainda pela manhã, o senador admitiu ter se equivocado. À tarde, voltou atrás e negou o equívoco. A mãe da criança citada por Correia, porém, não ficou convencida. "Tudo o que ele disse aconteceu com minha filha", afirmou ela. "Só se tiver dois filmes iguais". Ela também achou estranho o fato de o senador ter convidado o gestor do instituto para analisar o filme e ver "se aquela cena é igual a que foi descrita". A íntegra da fala do senador Romeu Tuma, em áudio da CPI gravado pela rádio Band FM, de Catanduva, é a seguinte: Tuma - Eu falo isso porque tem um... como é que chama... um computador apreendido, da CPI, em que tem uma criança que deve ter três ou quatro anos, uma menina, que praticamente é a descrição que o senhor fez aqui. O senhor fez (a descrição) de um menino. Correia - E da menina também.

Tuma - E de uma menina que gritava "tio, para, tio, pelo amor de Deus, para". Um elemento desclassificado, praticando ato sexual sobre o rosto da menina, e ela segura por dois marmanjos sem-vergonha... gritando e chorando pra que parasse, que ela não aguentava o sofrimento e aquela humilhação, aquele medo que ela estava sentindo. Praticamente eu vi aqui na sua descrição o que eu vi no computador apreendido que está sob a guarda do Ministério Público, no Senado. Que provavelmente o senhor será convidado para rever se aquela cena é igual a que foi descrita aqui pelo senhor. Tuma - Agora, o promotor da infância se recusou a receber a denúncia, pediu por escrito. O senhor chegou a fazer essa denúncia por escrito? Correia - Pra ele, não. Porque no momento em que ele já tinha dificultado falar com o diretor no início da primeira... no início da primeira denúncia...

Para CPI, suspeitos são agora fugitivos
O médico Wagner Rodrigo Brida Gonçalves e o empresário José Emanuel Volpon Diogo - suspeitos de integrar a suposta rede de pedofilia - são considerados fugitivos para o senador magno malta, presidente da CPI da Pedofilia. Os suspeitos não compareceram à convocação dos senadores mesmo depois de conseguirem no Tribunal de Justiça (TJ) um habeas corpus para suspender o efeito do decreto de prisão temporária contra os dois. Para Malta, eles se esconderam e serão ouvidos em Brasília. "Não vamos ouvi-los de maneira nenhuma agora. Não é a hora que eles querem. Pensei que quando eles ganhassem o habeas corpus iriam se apresentar. Muito pelo contrário, eles se esconderam. Mas não foi surpresa porque este tipo de gente não me surpreende", afirmou o senador.

O presidente da CPI também acionou a Polícia Federal para tentar localizar o médico e o empresário. Assim que localizados, ambos serão conduzidos à força para prestarem depoimentos no Senado. "O habeas corpus não vale para a CPI. É apenas para a prisão preventiva", disse Malta. O advogado do médico, José Luis Oliveira Lima, não vê motivos para a condução coercitiva de seu cliente. "Ele não está foragido. Está em liberdade e só não foi até a sessão da CPI porque não foi convocado pelos senadores", explicou. A reportagem tentou localizar o advogado do empresário, Adriano Salles Vani, mas ele não retornou aos contatos.




Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Como denunciar a pedofilia e como proteger seus filhos

Sexta-feira, 20 de Março de 2009 09:03
dourados agora

Há meios de controlar o conteúdo acessado pelas crianças na web e sites permitem denúncias anônimas
O Projeto de Lei 1167/07, do Senado, torna crime adquirir, receber, ocultar ou guardar material com imagens de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças e adolescentes.

Além disso, determina que os provedores de internet comuniquem ao Ministério Público para que o crime seja apurado.

A pena para este crime é de 2 a 6 anos de reclusão e pagamento de multa. Um estudo divulgado pela ONG SaferNet no início de outubro mostrou que 53% das crianças e jovens tiveram contato com conteúdos agressivos e considerados impróprios para sua idade. Entre as crianças e jovens, 87% afirmaram que não possuem restrições quanto ao uso da internet.

Os sites de relacionamento são os mais acessados por esse público, com 80% da preferência. Contrariando orientações de especialistas, a pesquisa revelou ainda que 64% dos jovens usam a internet no próprio quarto. Existem programas que bloqueiam conteúdo impróprio.

Eles não podem ser encarados, no entanto, como uma solução para a segurança da criança na internet. Nenhum deles é infalível e, dependendo de como são configurados, podem impedir o acesso a conteúdo educativo sem garantir o bloqueio de todo o conteúdo impróprio. A navegação segura é mais uma questão de educação do que técnica.

CuidadosFiltros: Há programas que bloqueiam conteúdo. No entanto, eles não são garantia de navegação segura. O software que usa palavras-chave pode acabar impedindo o acesso a conteúdos educacionais, sem garantir o bloqueio de todo o conteúdo impróprio.

É possível impedir o acesso a alguns sites, mas não há como fazer uma lista de todos os endereços impróprios

Espaço: A internet é um espaço público. As imagens e informações podem ser acessadas por todo mundo. Os jovens não devem revelar dados pessoais na internet nem publicar fotos suas. As informações podem ser usadas por pessoas mal-intencionadas

Educação: Os pais precisam ensinar aos filhos como se comportar na rede mundial assim como ensinam a eles como se comportar nas ruas. As crianças devem evitar contatos com estranhos e recusar encontros com desconhecidos.

Devem desconfiar das informações que recebem e conversar com os pais sobre suas atividades na rede. É melhor que o computador não seja instalado no quarto. Colocar como página principal uma que a criança sempre acessa dificulta que ela fique navegando desnecessariamente.

Como denunciar
As denuncias de pedofilia podem ser feitas em locais como a Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar de cada Estado.

Com uma ligação anônima, é possível fazer uma denúncia pelo número "Disque 100", da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).Na internet alguns sites aceitam denúncias anônimas.

A ONG SaferNet recebe dados de pornografia infantil na internet do País e aceita informações pelo site. Há também a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, onde as denúncias são anônimas.

O que diz a leiEstupro - este crime é quando há relação sexual (vaginal) mediante violência. O artigo 213 do Código Penal prevê pena de 6 a 10 anos de reclusão;

Atentado violento ao pudor - é a prática de outros atos sexuais mediante violência. O artigo 214 do Código Penal prevê pena de 6 a 10 anos de reclusão;

Corrupção de menores - é corromper ou facilitar a corrupção - roubando a inocência - de adolescentes entre 14 e 18 anos. A prática de libidinagem, ou induzindo à prática.

O artigo 218 do Código Penal prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão.No entanto, todos esses crimes só são julgados quando houver manifestação dos pais ou responsáveis pela vítima. Quando os pais ou responsáveis são os abusadores, qualquer pessoa pode denunciar o crime.

O que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)Pornografia infantil - é a produção ou participação em pornografia envolvendo criança ou adolescente. Está no artigo 240 do ECA e prevê pena de 2 a 8 anos de reclusão;

Divulgação de pornografia infantil - é a publicação, inclusive pela internet, de pornografia envolvendo criança ou adolescente. Está previsto no artigo 241 do ECA, com 2 a 8 anos de reclusão;

Prostituição infantil - submeter criança ou adolescente à exploração sexual. O artigo 244-A do ECA prevê de 4 a 10 anos de prisão. Também nestes casos, é preciso que haja a denúncia por parte dos pais ou responsáveis. Se eles estiverem envolvidos nos crimes, qualquer pessoa pode denunciar o crime.







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Força-tarefa visita escola onde estudava a maioria das vítimas

Um dia após o encerramento da audiência pública que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia realizou em Catanduva (SP), o prefeito da cidade, Afonso Macchione Neto, visitou a escola do bairro onde mora a maior parte das cerca de 40 crianças supostamente vítimas de abusos sexuais. Acompanhado das secretárias municipais da Educação e Assistência Social, Macchione Neto esteve na Escola Municipal Nelson de Macedo Musa, no Jardim Alpino, cumprindo o primeiro compromisso da força-tarefa contra pedofilia anunciada ontem (19) pelo próprio prefeito.

“Estamos aqui para conhecer as minúcias dos acontecimentos” disse o prefeito aos jornalistas. “Estamos conversando com o diretor da escola e com os professores para sabermos o que temos que fazer para proteger as vítimas. A principal tarefa é tratar delas”, afirmou.

Segundo o prefeito, equipes extras de psicólogos e assistentes sociais serão levadas ao Jardim Alpino, bairro da periferia de Catanduva, para agilizar o tratamento das crianças. Professores também serão orientados para que possam minimizar possíveis problemas que venham a surgir no convívio entre as supostas vítimas e outras crianças da escola.

Macchione Neto afirmou ainda que um trabalho preventivo deve ser realizado no bairro, onde reside a maioria das vítimas. O prefeito destacou a importância do envolvimento das mães no cuidado com as crianças para que o trabalho seja ainda mais eficiente. “As mães precisam voltar a olhar para seu filhos”, disse o prefeito, lembrando que algumas mudanças de comportamento das vítimas só foram notadas pelo diretor da escola, Edmilson Sidney Marques, que depôs no primeiro dia da CPI.

O prefeito afirmou também que amanhã (21), ele e demais membros do grupo se reunirão com as mães do Jardim Alpino para traçar planos de ação. De acordo com ele, na segunda-feira (23) as primeiras medidas deverão ser implementadas. Macchione Neto espera que em 90 dias sejam apresentados os primeiros resultados da força-tarefa.

Da Agência Brasil






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Médico suspeito de pedofilia é preso em Nova Odessa, no interior paulista


Plantão | Publicada em 20/03/2009 às 15h48m

EPTV

SÃO PAULO - Um médico acusado de abusar sexualmente de um menino de 13 anos em 2005, em Avaré, foi preso na quinta-feira em Nova Odessa, a 125 quilômetros da capital paulista. Ele foi transferido da delegacia da cidade para cadeia de Manduri. O médico foi preso quando trabalhava no plantão do Hospital de Nova Odessa, por policiais civis de Avaré, onde ocorreu o crime.

Segundo a polícia, o crime foi comprovado pela vítima e por exames. O médico chegou a ser ouvido pela polícia, mas negou o crime e depois desapareceu e era considerado foragido. O médico já tinha sido condenado a cumprir pena em regime semi-aberto, por desacato a uma delegada, também em 2005.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Promotoria apura ameaças a parentes das vítimas de pedofilia em Catanduva (SP)

da Agência Brasil

O Ministério Público em Catanduva (385 km de São Paulo) pretende apurar as denúncias feitas por parentes de crianças vítimas de abuso sexual de que estariam recebendo ameaças.

"Recebemos, na última sexta-feira (27), as informações de que eles vêm sendo coagidos, ameaçados, principalmente por parentes [dos acusados]", disse a promotora Noeli Correia, nesta segunda-feira.

Segundo ela, hoje mesmo o Ministério Público abriria um inquérito policial para apurar as denúncias e identificar as pessoas que estariam ameaçando as famílias.

Em audiência realizada nesta segunda-feira com o presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia, o senador Magno Malta (PR-ES), várias mães denunciaram as ameaças sofridas e afirmaram que temem até mesmo mandar os filhos à escola.

"Que segurança a gente tem para mandar os filhos para a escola?", perguntou a mãe de uma criança de dez anos, vítima de abusos sexuais, ao senador.

Depois de ouvir as denúncias de ameaças das mães, o senador disse que pretende enviar um ofício ao prefeito da cidade para pedir reforço na segurança das famílias. Malta também afirmou que pretende falar com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, sobre as denúncias de ameaças e pedir o reforço no policiamento na cidade.

Pedofilia

Na última quinta-feira (26), quatro pessoas foram presas em Catanduva acusadas de envolvimento com a rede de pedofilia. Elas foram reconhecidas por meninos de 5 a 14 anos durante sessão na DIG (Delegacia de Investigações Gerais). A prisão temporária de cinco dias foi determinada pela juíza da Vara da Infância, Sueli Juarez Alonso.

No total, ao menos 23 crianças teriam sofrido abuso ou tido envolvimento com os acusados, mas só nove foram selecionadas para o reconhecimento. Apenas uma criança de seis anos não reconheceu nenhum acusado. As outras oito apontaram o sobrinho do borracheiro. Seis reconheceram os dois adolescentes.




Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ministério Público vai pedir quebra de sigilo de suspeitos de pedofilia em Catanduva (SP)

O Ministério Público em Catanduva (385 km de São Paulo) vai pedir a quebra dos sigilos telefônico, bancário e fiscal dos suspeitos de integrar um esquema de pedofilia no município. A informação foi dada nesta segunda-feira (2) pelo presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia no Senado, Magno Malta (PR-ES). Segundo o senador, com a quebra dos sigilos, ocorrerão "revelações surpreendentes".

"A partir disso é que a sociedade de São Paulo vai conhecer a dimensão e a gravidade desse caso", disse o senador, que esteve na tarde desta segunda em Catanduva conversando com a juíza Sueli Juarez Alonso e com os pais das crianças que teriam sofrido os abusos sexuais. O senador não soube confirmar o número de pessoas que a CPI vai pedir a quebra dos sigilos.

Ontem, os promotores André Luis Nogueira da Cunha e Noeli Correia, responsáveis em acompanhar o segundo inquérito policial que foi aberto para apurar as denúncias das famílias, reclamaram da libertação, neste fim de semana, de uma das pessoas que foi reconhecida pelas crianças na quinta-feira (26). Segundo eles, o Ministério Público pretende avaliar o que motivou a soltura do preso.

"Ele foi solto sem que houvesse um mandado da Justiça. Do nosso ponto de vista, a delegada não poderia ter soltado essa pessoa que está com a prisão provisória decretada, para a investigação pela Justiça. E o Ministério Público está tomando as providências, no âmbito da Polícia Civil, para apurar o que levou a delegada, que está conduzindo as investigações, a tomar essa iniciativa sem consultar a juíza que já tinha decretado a prisão e sem consultar o MP", disse a promotora.

O novo inquérito policial pretende investigar quantas crianças foram vítimas e quantas pessoas poderiam estar envolvidas com a rede de pedofilia na cidade. "Não sabemos ainda dizer quantos suspeitos existem, porque o que já ficou evidente é que alguns dos suspeitos usavam nome falso. As crianças mencionam determinado nome, e aquele nome não é realmente o nome do acusado", afirmou.

O segundo inquérito policial corre sob sigilo. A medida, de acordo com a promotora Noeli Correia, é para evitar a exposição das vítimas: crianças e adolescentes. Ela informou que também está sendo apurado se as fotos e imagens das vítimas, ainda não encontradas pela polícia, foram disponibilizadas na internet.

"O que caracterizaria [a existência de uma rede de pedofilia] é justamente a inclusão dessas fotos das crianças na internet e a divulgação das fotos, em situação pornográfica, espalhadas no território nacional ou até mesmo internacional", disse.

Pedofilia

Na última quinta-feira (26), quatro pessoas foram presas em Catanduva acusadas de envolvimento com a rede de pedofilia. Elas foram reconhecidas por meninos de 5 a 14 anos durante sessão na DIG (Delegacia de Investigações Gerais). A prisão temporária de cinco dias foi determinada pela juíza da Vara da Infância, Sueli Juarez Alonso.

No total, ao menos 23 crianças teriam sofrido abuso ou tido envolvimento com os acusados, mas só nove foram selecionadas para o reconhecimento. Apenas uma criança de seis anos não reconheceu nenhum acusado. As outras oito apontaram o sobrinho do borracheiro. Seis reconheceram os dois adolescentes.






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

PF pode forçar investigados a se apresentar


PDF Imprimir
Qua, 18 de Março de 2009 21:19
Um das crianças que passou mal durante reconhecimento é amparada
O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou ontem que se o médico Wagner Rodrigo Brida Gonçalves, 31 anos, e o empresário José Emanuel Volpon Diogo, 47, não acatarem a convocação para prestar esclarecimentos à da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, a Polícia Federal os conduzirá à força até a sessão pública. Os dois estão foragidos desde o último dia 11, quando foi decretada a prisão temporária de 30 dias. “A minha ordem será para que os policiais federais busquem eles onde estiverem e façam a condução coercitiva até a Câmara.” Ontem à tarde, seis crianças participaram do reconhecimento de dois adolescentes acusados de integrar a rede de Pedofilia. Todas as vítimas identificaram os dois, com 16 e 17 anos de idade, como os responsáveis por apresentá-las ao borracheiro José Barra Nova de Mello, 46 anos. Após a sessão de reconhecimento, uma das crianças teve uma crise de convulsão e desmaiou. Outra saiu vomitando da sala da juíza Sueli Juarez Alonso, titular da Vara da Infância e Juventude.








Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

O discreto poder de Zé Dirceu


Depois de eleger o presidente da Câmara e ter sua anistia discutida abertamente, o ex-ministro mostra força nos bastidores da política, da diplomacia e no meio empresarial

Hugo Studart e Rudolfo Lago


Entre os aliados de Dirceu estão quase 60 dos 83 deputados do PT
A história registra que muitas vezes a política é dominada por homens de estilo discreto e personalidade forte. São lideranças que o imaginário popular costuma ver por trás de tudo o que acontece. Assim foi com o Cardeal Richelieu na França absolutista; com o monge Rasputin na Rússia czarista; com Henry Kissinger nos EUA pós-guerra; com o general Golbery do Couto e Silva no Brasil da ditadura militar. Guardadas as diferenças históricas e também ideológicas, de uns tempos para cá, o ex-ministro e ex-deputado José Dirceu de Oliveira e Silva é apontado como principal protagonista da cena política brasileira. A ele se atribui tudo o que ocorre de importante no País. Quem esteve por trás da eleição de Arlindo Chinaglia, o novo presidente da Câmara? José Dirceu. Quem estaria dando as cartas na escolha do novo Ministério do governo Lula? José Dirceu, naturalmente. Quem estaria conduzindo as políticas públicas de telecomunicações, siderurgia e biocombustíveis? Quem seria o emissário secreto do Brasil junto aos presidentes Hugo Chávez, Evo Morales e Fidel Castro? Dirceu, Dirceu e Dirceu. Em Brasília, alguns líderes discutem mais a atuação do ex-ministro José Dirceu do que temas fundamentais para a agenda brasileira, como o PAC, por exemplo. Há quem dedique mais tempo para se preocupar com uma possível anistia que estaria sendo tramada por Dirceu do que com a necessária reforma política. “É muito exagero. Estão criando mitos enganosos a meu respeito”, afirmou o próprio Dirceu, em conversa com ISTOÉ. Pode, de fato, haver exagero, mas, por outro lado, existe um bocado de modéstia na afirmação do ex-ministro.


O presidente Lula entrou no jogo para acalmar os ânimos na briga entre o ministro Tarso Genro e Zé Dirceu
Afastado há 20 meses do governo e da política formal, depois de ser cassado sob a acusação de comandar o mensalão, José Dirceu tem atuado em três frentes distintas. A primeira é o Dirceu privado, advogado e consultor. Seu escritório de advocacia, em sociedade com Lilian Ribeiro, antiga sócia nos anos 90, fica no bairro da Vila Clementino, São Paulo. Em frente, ele mantém um escritório de consultoria. “Preciso viver, tenho que pagar as contas”, justifica. Nessa atividade, Dirceu tem se valido do fato de que em toda a América Latina há hoje homens que, como ele, foram influentes líderes de esquerda na luta contra as ditaduras instaladas nos seus países e agora estão no poder. Isso ajuda bastante. Foi Dirceu quem assessorou o magnata australiano Rupert Murdoch na viabilização da fusão da Sky com a DirecTV no Brasil. Outro caso é o do venezuelano Gustavo Cisneros, dono de um dos maiores grupos de comunicações do continente. Cisneros estava rompido com Hugo Chávez e contratou Dirceu para negociar uma paz honrosa. E, nos últimos dias, Dirceu tem viajado muito à República Dominicana a fim de viabilizar para um grupo privado brasileiro um grande entreposto de exportação de etanol para os Estados Unidos. “Todos que deixam o governo trabalham em consultorias ou em bancos. Como todos os ex-ministros, ex-embaixadores e ex-governadores, sou procurado. Dou consultorias e cobro por elas”, diz o ex-ministro.

Outra frente de atuação do ex-ministro se dá no interior do próprio governo. Embora o presidente se esforce para diminuir a força do poder que Dirceu ainda exerce, Lula não consegue evitar ter com ele uma relação de dependência mútua. Lula tem mais votos que o PT – e é peça importante para elevar o partido ao poder. Dirceu, por sua vez, tem o mapa do partido, o que significa grande ascendência sobre a legenda. Dos 83 deputados federais do partido, entre 56 e 60 formam uma espécie de “Bancada do Zé Dirceu”. Nem reservadamente Dirceu fala mal de Lula. Nem Lula fala de Dirceu. Dirceu garante, porém, que não tem mantido conversas com o presidente. Segundo ele, a última vez em que os dois se falaram, por telefone, por poucos minutos, foi no aniversário de Lula, em outubro. Os recados de um para outro se dão por intermediários. Os mais constantes são o secretário particular da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos. “Não faço lobby e não tenho nenhum papel de articulação no governo, mas é claro que converso com meus amigos”, diz Dirceu. Quando ministro da Casa Civil, passaram por seu crivo pessoal mais de seis mil nomeações políticas para cargos de confiança. Muitos permanecem na administração. Sua própria substituta na Casa Civil, Dilma Rousseff, tem laços com Dirceu, embora durante um bom tempo tenha se esforçado para desvincular-se. Dias antes da eleição de Chinaglia para a Presidência da Câmara, o ex-ministro esteve em Brasília. Espalhou-se na cidade que ele se reunira com o próprio Chinaglia. “Foi com alguém mais importante”, respondeu José Dirceu. Foi mesmo. A reunião foi com Dilma Rousseff.

A terceira frente de atuação de Dirceu é política. Daí que emerge a parte resplandecente de seu poder. “O Congresso cassou o direito de me eleger, mas não o de votar e de fazer política”, lembrou a um amigo. Desde as primeiras denúncias sobre a existência do mensalão, Dirceu trabalhou fortemente para não sucumbir com a sua cassação. Quando as eleições chegaram, ele se dedicou a auxiliar seus aliados a buscarem postos no Congresso. Em São Paulo, ajudou João Paulo Cunha e José Mentor. No Pará, Paulo Rocha. Do Rio de Janeiro, veio Luís Sérgio, eleito na semana passada o novo líder do partido na Câmara. Ainda assim seu grupo estava de moral no chão, apontado como a bancada dos mensaleiros. Na virada do ano, Lula e seus articuladores políticos, Tarso Genro à frente, só falavam em reduzir drasticamente a influência do PT junto ao governo. Duas frentes, então, associaram-se. De um lado, petistas do Campo Majoritário fora do núcleo paulista que buscaram ascender no vácuo da queda de Dirceu e seu grupo. De outro, os demais partidos da base aliada imaginando que poderiam crescer à custa do desgaste vivido pelo PT. Foi aí que Dirceu engrossou o seu exército e a luta tornou-se mais violenta.

A vitória de Arlindo Chinaglia na Presidência da Câmara foi a primeira etapa de um plano de seis passos arquitetado por Dirceu. O segundo passo ele transpôs na semana passada ao eleger como líder da bancada petista Luís Sérgio. O próximo passo, na semana que vem, será conseguir emplacar nomes em postos importantes da Câmara, como a Comissão de Orçamento. A idéia é, assim, deixar claro que qualquer negociação no Congresso terá de passar necessariamente por parlamentares ligados a ele. Com isso, Lula não poderá ignorá-los na hora de montar seu novo Ministério – o quarto passo. Então, a prioridade de Dirceu será colocar Marta Suplicy na Educação, tirando dali Fernando Haddad e demolindo a principal estrutura de governo que Tarso Genro domina. Obtido tudo isso, Dirceu imagina que estará pronto para vencer de vez a disputa interna e manter sua influência no partido. “O PT tem que se renovar e se reformar. Esse negócio de refundação não serve. Seria fundar outro partido, que não será o PT”, diz o ex-ministro. Mas essa não será uma tarefa fácil. O grupo de Tarso tem força. O documento apresentado por eles na quinta-feira 8, propondo mudanças no PT e acusando “autoritarismo” da direção adotada por Dirceu (embora sem citá-lo nominalmente), denominado “Mensagem ao Partido”, tem a adesão de 214 petistas de alto coturno, como os governadores de Sergipe, Marcelo Déda, e do Pará, Ana Júlia Carepa. Por determinação de Lula, nenhum ministro, além de Tarso, que já estava publicamente envolvido com a sua elaboração, aderiu ao texto.

Se tudo isso seguir como Dirceu planeja, chegará, então, o sexto e último passo: a revisão da sua cassação. Inicialmente, ele imaginou chegar à anistia pelo clamor popular. Reuniria mais de um milhão de assinaturas em um projeto enviado ao Congresso. Uma pesquisa encomendada por ele, no entanto, gorou o seu plano. Ela mostrava que sua rejeição ainda é muito grande. Ele não conseguiria mais de um milhão de adesões. Agora, ele pensa em fazer com que o projeto apareça apresentado por um deputado. Embalado pela vitória de Chinaglia, sua turma animou-se nesse sentido. A trava veio, então, de Lula. O presidente determinou a Gilberto Carvalho que pedisse a Dirceu que adiasse seu plano de anistia. Dirceu aceitou. Retomará seu projeto depois de setembro, quando acredita que o PAC já estará aprovado. “Não dá para inverter a agenda do País”, admite. Dirceu, porém, exigiu uma contrapartida. Tarso Genro terá de parar também de tentar cassá-lo dentro do PT. Aceitas as condições, Dirceu zerou o jog



COMO PROTEGER NOSSAS CRIANCAS



Determinar uma ação para impedir que nossas crianças venham a ser atacadas por um pedófilo na Internet não é uma tarefa fácil. Temos obrservado uma tecnologia galopante sendo aberta diante dos olhos de jovens e de crianças, tecnologia que não consegue ser seguida pela maioria dos pais. Diante disto, como orientar uma criança contra um ataque de pedófilos que estão aos milhares nos sites web e mesmo em lugares tão comuns, como os messengers (bate-papo)? A escola assume uma grande responsabilidade como aliada desta campanha na orientação das crianças.

O que sabemos é que o pedófilo não porta um perfil de pedófilo e na maioria dos casos o pedófilo é um amigo da família, tem o concentimento da família e pior, é amigo da criança. Partindo daí, a criança aceita o abuso, por mais chocante que isto possa parecer. Sendo um ser humano em formação, sua curiosidade ajuda mais do que tudo ao pedófilo.

O controle parental utilizado por um número cada vez maior de pais é necessário, mas ajuda pouco no que se refere à impedir o acesso a sites de pedofilia. Não creia você que os sites pedófilos se encontram neste nivel de interdição. Eles são colocados no ar com função «non-clic» o que interdita os robôs de sites como Google, Alta Vista e Yahoo de tetectá-los. Os sites pedófilos são mantidos em segredo, escondidos e são apresentados nos bate-papos (messengers etc). Claro que no Orkut eles existem em grande quantidade, mas pouco a pouco, aqueles acessíveis à Polícia Federal brasileira, vão sendo fechados, mas ainda resta muito a fazer na Internet e diariamente as denúncias se multiplicam.

A melhor atitude é não abandonar seu filho diante do computador. Fale com ele. Explique!
Em caso de denúncia, o número 100 foi colocado à disposição da população. Denuncie!.

Disque 100.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

ministros de Estado e o vice-presidente da República foram beijar a mão do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu

Terror na DisneyLula

Qui, 19/03/09
por gmfiuza |
categoria Geral

Nove ministros de Estado e o vice-presidente da República foram beijar a mão do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, em seu aniversário de 63 anos.

Acusado de mentor do mensalão, José Dirceu foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas e peculato.

Nove ministros de Estado, incluindo a candidata à sucessão do presidente da República, sentaram-se silenciosos como colegiais para ouvir José Dirceu discursar. E aplaudiram no final.

O Brasil acabou. A opinião pública morreu. A vergonha na cara sumiu do mapa. Vale tudo.

Este pobre país vai seguir seu destino, vai superar a crise financeira, vai eleger democraticamente seu próximo presidente, seja ele quem for. Mas a dignidade ficou para trás, copulada num beco escuro. E mal paga.

Se o alto escalão da República pode se ajoelhar diante de um investigado por corrupção, de um símbolo do tráfico de influência, você amanhã pode aproveitar o calor e ir trabalhar pelado. Se alguém vier lhe falar de pudor, cite a jurisprudência do aniversário de José Dirceu.

Depois dê uma passadinha no Banco do Brasil e cobre o que é seu. Explique ao gerente que, daquele dinheiro distribuído por Delúbio e Valério, a sua parte ainda não chegou. E que você pode não ser filiado ao PT, mas também é brasileiro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Grupo de Tarso lança a candidatura de Dilma a 2010


Fotos: ABr e Folha

Antecipando-se à decisão partidária, a corrente “Mensagem ao Partido”, segundo maior grupo do PT, lançou um manifesto em que declara apoio a Dilma Rousseff.

“Consideramos a companheira Dilma Rousseff [...] uma solução adequada para a nova vitória em 2010...”

“...E para a continuidade e aprofundamento das medidas essenciais que marcam a presidência de Lula”.

O grupo “Mensagem ao Partido” foi criado em fevereiro de 2007. Surgiu pregando a reforma ética no PT pós-mensalão e a oxigenação do diálogo interno.

Um de seus expoentes, o deputado José Eduardo Cardozo (SP), converteu-se em secretário-geral do PT. É o segundo posto na hierarquia partidária.

O apoio a Dilma vem à luz num encontro que o grupo realiza no Rio. Começou neste sábado (21), com a presença da candidata de Lula. Termina neste domingo (22).

A chefona da Casa Civil foi recepcionada com uma cantoria tomada de empréstimo das campanhas de Lula: “Olê, olê, olê, olaaaaaaá, Dilmaaaaaa, Dilmaaaaa!”

Posou para fotos abraçada ao ministro Tarso Genro (Justiça), uma espécie de ideólogo do grupo.

A cena como que sepulta as insinuações de que Tarso tramaria contra Dilma.

O manifesto do grupo de Tarso foi levado à web. Chama-se “Uma Nova Mensagem para Uma Nova Conjuntura”. Pode ser lido aqui.

Além da manifestação de simpatia pela candidatura presidencial de Dilma, o texto elege passeia pela crise econômica e pela conjuntura política.

O manifesto flerta com o óbvio em duas passagens. A primeira: “O encaminhamento da crise definirá as características da eleição de 2010”.

A segunda: “Interessa ao PT [...] transformar o pleito [de 2010] em um plebiscito sobre os rumos do Brasil”.

O grupo deseja uma disputa plebiscitária entre o petismo e o tucanato. De um lado, os “avanços” da gestão Lula. Do outro a “volta atrás” representada pela dupla PSDB-DEM.

De resto, o texto da “Mensagem ao Partido” joga na atmosfera um conjunto de provocações econômicas. Vão abaixo quatro exemplos:

1. O BC e os juros: O texto trata a instituição presidida pelo ex-tucano Henrique Meirelles como um corpo estranho na gestão Lula.

Anota que o BC move-se “na contramão” da “política popular” que caracteriza o governo. “Mantém os juros em patamares elevadíssimos”.

Insinua que Meirelles e sua equipe estão em conluio com o “cartel” da banca privada:

“O BC e o setor financeiro privado, que muitos, não por acaso, consideram quase uma coisa só, dificultam o combate à ameaça recessiva”.

A pretexto de “garantir a expansão do PIB em 2009”, sugere-se “colocar um fim à autonomia operacional do BC”.

Única maneira de “dotar o país de uma política monetária coerente com o esforço antirrecessivo”.

Em discurso que dirigiu ao grupo neste sábado, Dilma também fez referência aos juros. Na prática, a ministra antecipou decisões que competem ao BC:

"Temos condições de reduzir os juros de forma significativa, sem comprometer a estabilidade do país. E nós vamos fazê-lo".

2. Intervenção em ex-estatais: Para os petistas do grupo “Mensagem ao Partido” o governo deveria agir para reverter as demissões feitas por ex-estatais.

Como? Utilizando “a participação acionária que ainda tem em empresas antes inteiramente públicas”.

O texto menciona duas ex-estatais privatizadas sob FHC: Vale e Embraer. Afrima que, “se necessário, a participação estatal deve aumentar” nessas empresas.

3. Mercado financeiro: Além de pregar o aumento da participação acionária do governo nas ex-estatais, o grupo defende “maior presença do Estado no setor financeiro”.

Embora o texto não diga explicitamente, sugere nas entrelinhas que o Estado deveria adquirir bancos privados.

Prega também, nesse caso às claras, a imposição de controles à “entrada e saída de capital estrangeiro” no pis e o “controle cambial”.

4. O Judiciário: O texto traz um ataque velado ao presidente do STF, Gilmar Mendes. Sem mencionar-lhe o nome, anota:

“Cumpre destacar o papel de alguns representantes do Poder Judiciário no sentido de bloquear os avanços democráticos obtidos nos últimos anos...”

“...Em especial, através da criminalização dos movimentos sociais, da proteção a corruptos e corruptores [...]”.

Nos últimos dias, Gilmar pendurou nas manchetes duros ataques às relações “promíscuas” que unem as arcas do Estado ao MST.

Antes, Gilmar fora criticado pelo petismo por ter expedido duas decisões que liberaram da cadeia Daniel Dantas, o preso mais ilustre da Satiagraha.

De resto, o grupo defende que o PT defina rapidamente “a agenda que centralizará” a disputa presidencial de 2010.

“Especialmente em eleições nacionais, quem define a agenda tem assegurada uma das condições fundamentais para a vitória...”

“...E a agenda do futuro não vai esperar 2010. Ela voltará então com tudo, mas já deve ser discutida agora pela pressão da crise”.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters