[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vagas de garagem em condomínios




Paulo Gustavo Sampaio Andrade

advogado em Teresina (PI), especialista em Direito Constitucional


Para quem gosta de números, aqui vai um bom motivo para continuar lendo este ensaio. 25% dos julgados a respeito de condomínios se referem a um único assunto: garagem. E não é difícil descobrir a razão. Trata-se de um tema que comporta várias possibilidades e posicionamentos. A sua regulamentação é escassa, baseada
em grande parte em construções doutrinárias e jurisprudenciais. A Lei 4591/64, que regulamenta os condomínios em edificações, foi promulgada, depois de sofrer cortes e vetos, sem conter qualquer disciplina atinente a garagem. Só com a Lei 4864/65 é que foram acrescentados três parágrafos ao art. 2º daquela Lei, regendo o assunto.


O condomínio em edifícios é formado por dois elementos: as unidades autônomas e a área comum. O termo “unidade autônoma” compreende qualquer unidade habitacional (apartamento, flat, chalé etc.) ou profissional (sala, loja, escritório, conjunto etc.) É o elemento principal, objeto de propriedade exclusiva. Já a área comum (alicerces, hall de entrada, portaria, jardins, escadas, corredores etc.) é considerada acessório da unidade autônoma, e objeto de co-propriedade. Cada condômino tem uma fração ideal da área comum, na medida de sua unidade autônoma. É vedado o uso exclusivo de áreas comuns por um só dos condôminos (cf. art. 3º, in fine).



A REGRA: GARAGEM COMO PROPRIEDADE EXCLUSIVA ACESSÓRIA

A vaga de garagem não se encaixa nem como área comum nem como unidade autônoma. É um tertium genus. Vejamos o §1º do referido art. 2º, um dos três acrescidos pela Lei 4864:

"O direito à guarda de veículos nas garagens ou locais a isso destinados nas edificações ou conjuntos de edificações será tratado como objeto de propriedade exclusiva, com ressalva das restrições que ao mesmo sejam impostas por instrumentos contratuais adequados, e será vinculada à unidade habitacional a que corresponder, no caso de não lhe ser atribuída fração ideal específica de terreno."

Observe-se que a lei não se refere à vaga de garagem em si, mas ao “direito à guarda do veículo nas garagens”. É uma relação de continente e conteúdo. Em vez de se referir ao objeto da propriedade, a lei fala em uma das faculdades implícitas no direito. Não é motivo para considerar o direito à garagem como mero direito real de uso. Isto identificaria a garagem com uma parte comum, concedida para uso exclusivo a um condômino, o que conflitaria com a vedação da utilização exclusiva das partes comuns por qualquer condômino. Forçoso é admitir o direito à garagem como um direito de propriedade exclusiva, embora limitado por restrições típicas do condomínio.

A garagem, assim, é objeto de propriedade exclusiva (assim como é a unidade autônoma), mas acessória da unidade autônoma (tal como a fração ideal da coisa comum).

Caio Mário da Silva Pereira, autor do anteprojeto da Lei 4591, criticou a idéia de que um bem restrito pelo caráter da acessoriedade seja objeto de exclusividade. Com a devida venia, entendemos serem estes caracteres independentes entre si. É certo que, na acepção em que a estamos analisando, a garagem não tem registro imobiliário próprio, mas é impossível entendê-la como propriedade comum. As restrições na sua utilização se devem à sua natureza de parte integrante de um edifício condominial.

A garagem, assim vista, não pode ser alienada separadamente da unidade a estranhos ao condomínio. A ratio é simples: como é acessório, a que não cabe fração ideal, o estranho que a adquirisse ficaria sem fração ideal; logo, numa posição sem direitos nem deveres, incompatível com a idéia de condomínio. Nada impede, porém, que a garagem seja alugada ou cedida a estranhos (desde que a Convenção não proíba), pois aí não há transferência de propriedade.

Seguindo o mesmo raciocínio, a alienação da garagem a outro condômino é perfeitamente possível. Há apenas a transferência de um acessório de uma unidade para outra. O mesmo ocorre com o condômino que vende a sua unidade autônoma, fazendo reserva da garagem para si, desde que tenha outra unidade autônoma no mesmo edifício, a que se adere a garagem reservada. Vejamos o que diz o art. 2º, §2º, da Lei:

"O direito de que trata o §1º deste artigo poderá ser transferido a outro condômino, independentemente da alienação da unidade a que corresponder, vedada a sua transferência a pessoas estranhas ao condomínio."

É indispensável, porém, que estas alterações sejam averbadas nas escrituras das unidades. Por outro lado, se um condômino, ao alienar sua unidade autônoma, não inclui nem exclui a garagem na escritura de transferência, entende-se esta como incluída, por força da regra de que “o acessório segue o principal”.

A Convenção de Condomínio é o instrumento hábil para fazer a demarcação das vagas na garagem (art. 9º, §3º, a), incluindo seus acessos e especificação de vagas para carros grandes e pequenos. Outro modo é por assembléia geral extraordinária, em deliberação unânime dos condôminos, alterando a Convenção ou o Regimento interno, que deve ser levada a registro imobiliário para valer contra terceiros. A simples ocupação das melhores vagas pelos primeiros habitantes ou a atribuição de vagas por ato do síndico não tem nenhum efeito jurídico.



EXCEÇÃO 1: GARAGEM COMO PROPRIEDADE EXCLUSIVA PRINCIPAL

Há, contudo, casos em que a garagem não é o acessório, mas o principal. Um deles é o do edifício-garagem, onde a própria garagem é a unidade autônoma, com registro imobiliário próprio, visto que não há apartamento, sala, etc. a que corresponda. É o que decorre da interpretação a contrario sensu do supracitado §1º, in fine: a vaga de garagem a que não corresponda uma unidade autônoma terá uma fração ideal própria. O §3º do mesmo artigo não deixa dúvidas:

"Nos edifícios-garagens, às vagas serão atribuídas frações ideais de terreno específicas."

O outro caso é o dos edifícios mistos de garagens e unidades profissionais e habitacionais. Comuns nos grandes centros urbanos, nestes prédios há, por decisão do instituidor, dois condomínios independentes entre si. Um funciona como edifício-garagem; o outro é um condomínio de unidades residenciais ou comerciais, desprovido de garagens. Desta forma, p.ex., pode-se adquirir um escritório sem comprar uma garagem, ou comprando três delas. Para o escritório, haverá uma parte comum correspondente; para a garagem, também. Cada um destes tem registro imobiliário próprio.

Em ambos os casos, a garagem é livremente alienável a condôminos ou a terceiros, dado o seu caráter de principal.



EXCEÇÃO 2: GARAGEM COMO ÁREA COMUM

Nos edifícios em que há menos vagas que unidades autônomas, é possível que a Convenção determine que a área da garagem seja comum. A cada hora, quem encontrar vaga para seu veículo, pode estacioná-lo. Admite-se, porém, a reintegração de posse se, por longos anos, somente os mesmos condôminos vêm usando as vagas.

Sendo área comum, é vedada sua alienação a estranhos. Além disso, devido à indeterminação sobre qual é a vaga alienada, o alheamento se estenderia a toda a superfície da garagem — e o sistema brasileiro não admite o direito de superfície.

Também não cabe o usucapião da garagem comum por um dos condôminos, por força da vedação à utilização exclusiva da área comum por um condômino (art. 3º, in fine). Todavia, cremos que nada impede o usucapião por estranhos, transformando esta garagem em propriedade exclusiva independente do edifício em condomínio.

Em alguns edifícios, a área dos pilotis (pilares de sustentação da base do edifício) é definida como sendo comum. Mas é lícito que, pela Convenção ou pela anuência de todos os condôminos, seja destinada para garagem de alguns deles. Pode-se convencionar que os beneficiados paguem aluguel ao condomínio.

Não é admissível que se considere de uso comum a garagem em condições de abrigar automóveis em número correspondente ao dos condôminos, se ela não é expressamente incluída nem excluída da propriedade exclusiva no contrato.



GARAGEM COMO
PROPRIEDADE EXCLUSIVA ACESSÓRIA PRIVILEGIADA

Sendo insuficientes as vagas, outra solução é que a Convenção estabeleça um método (sorteio ou acordo), pelo qual alguns dos condôminos ficam com estas vagas. O direito à garagem é um privilégio, a que deve corresponder um encargo: um acréscimo na fração ideal.

Esta não é mais uma exceção, mas uma confirmação da regra geral pela qual a garagem é propriedade exclusiva e acessória da unidade autônoma, embora neste caso seja um privilégio de apenas alguns dos condôminos.

Trata-se de hipótese distinta da do condomínio misto. A garagem aqui é acessório, sem registro próprio, e não principal. Aqui, não cabe falar em alienação da garagem a estranhos, pois esta não representa uma fração própria, mas um acréscimo na fração da unidade a que corresponde. Além disso, seria um contra-senso alienar a garagem a terceiros se estas não bastam nem aos condôminos.




CONCLUSÃO

O problema da garagem é multifacetado. Normalmente, a vaga de garagem em condomínios é um acessório da unidade autônoma e é objeto de propriedade exclusiva do condômino. Porém, nos edifícios-garagem e nos mistos, a garagem pode ser a própria unidade autônoma, caso em que é o bem principal. Em edifícios com menos vagas que unidades autônomas, a Convenção pode estabelecer que a área destinada a estacionamento não pertença a nenhum dos condôminos em particular, mas a todos como área comum.
O assunto, na verdade, nada tem de complicado. As situações possíveis são bem caracterizadas e definidas. Os julgados sobre o tema são muitos, mas de uma notável uniformidade de diretrizes. Ou seja: o assunto em si não deixa margem a dúvidas.Contudo, a redação dos dispositivos lega

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Restaurante promove jantar às escuras na próxima quinta-feira


End.: r. Cônego Eugênio Leite, 1.152, Cerqueira César, região oeste, São Paulo, SP. Classif. etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

da Folha Online




O Goa Gourmet Vegetariano (região oeste da capital paulista) promove um jantar às escuras na próxima quinta-feira (14).

O evento tem como proposta instigar os sentidos e fazer com que os participantes explorem os alimentos e o espaço no escuro, com vinho e trilha sonora especialmente escolhida para a ocasião.

O menu será vegetariano e reúne duas entradas, prato principal e sobremesa. O restaurante promete ainda surpresas para estimular ainda mais a percepção. Para participar é preciso fazer reserva.

Além dos jantares às escuras, a casa serve pratos como a feijoada vegetariana (acompanhada de couve refogada, arroz integral e farofa de banana), o kibe vegetariano com homus e o cuscuz marroquino com calda de damasco.

Para mais informações ou reservas para o jantar, envie e-mail para: jantarnoescuro@gmail.com.



Goa Gourmet Vegetariano
Charmoso e com poucas mesinhas, serve a cozinha natural à la carte, com pratos bem apresentados. No almoço, a oferta é boa: entrada, suco, prato principal (que pode ser repetido) e sobremesa em preço único. Os pratos de destaque são a feijoada vegetariana (acompanhada de couve refogada, arroz integral e farofa de banana), o kibe vegetariano com homus e o cuzcuz marroquino com calda de damasco. (Natural)

Preço médio: até R$ 30,00

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

60 restaurantes Carioca Participam do Evento Rio Restaurant Week com início em 11 de Maio

Rio de Janeiro Restaurant Week

60 restaurantes Carioca Participam do Evento Rio Restaurant Week com início em 11 de Maio

Em sua primeira edição carioca, que acontece entre 11 e 24 de maio, 60 restaurantes de diversos estilos e etnias vão agitar a cidade, oferecendo aos gourmets uma maratona gastronômica.

O desafio que o evento impõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas: almoço por R$ 25 + 1 e jantar por R$ 39 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente, como ocorre em todas as cidades. No Rio o beneficio será destinado ao o Projeto UERÊ.

Participe e não deixe de ajudar. Bom Apetite a todos.

-
Participantes
--(A) Almoço (J) Jantar
00 Cozinha Contemporânea [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Padre Leonel Franca,240 - Gávea - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2540-8041
Site oficial: www.00site.com.br

Academia da Cachaça [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Armando Lombardi, 800, 65L - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2492-1159
Site oficial: www.academiadacachaca.com.br

Allegro Bistrô Musical [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 502, Lj D - Copacabana - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2548-5005
Site oficial: www.modernsound.com.br

América [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua General Severiano, 97, Ljs 136 a 143 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3535-1210
Site oficial: www.restaurateamerica.com.br

Applebbe's [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av das Américas, 5000, Ljs 208 e 209 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2432-4732
Site oficial: www.applebees.com.br

Aquim Café [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva ,1240, Loja B - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512-2147
Site oficial: www.aquimgastronomia.com.br

Asia [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 256 - Santa Teresa - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2224-2014
Site oficial: www.asia-rio.com

Bar d'Hotel [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Av. Bartolomeu Mitre, 15/2º andar - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2172-1100
Site oficial: www.hoteismarina.com.br

Bar Luiz [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua da Carioca, 39 - Centro - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2262-6900
Site oficial: www.barluiz.com.br

Benkei [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Henrique Dumont, 71, Ljs A/B - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2540-4830
Site oficial: www.benkei.com.br

Cachaçaria Mangue Seco [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua do Lavradio, 23 - Lapa - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3852-1947
Site oficial: www.mangueseco.com.br

Casa Julieta de Serpa [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Praia do Flamengo, 340 - Flamengo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2551-1278
Site oficial: www.casadajulieta.com.br

Deck Contemporâneo [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Guilherme de Almeida, 67 - Recreio - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2437-5668
Site oficial: www.restaurantedeck.com.br

Devassa - Rio Design Barra [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. das Américas, 7777, Ljs 301/302 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2431-3649
Site oficial: www.devassa.com.br

Devassa Botafogo [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 449, Lj A - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3795-1530
Site oficial: www.devassa.com.br

Devassa Flamengo [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua Senador Vergueiro, 2, Lj B/C - Flamengo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2556-0538
Site oficial: www.devassa.com.br

Devassa Ipanema [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 416 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2522-0627
Site oficial: www.devassa.com.br

Doce Delícia [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Lj 101 - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512-6549
Site oficial: www.docedelicia.com.br

Emporium Pax - Botafogo Praia Shopping [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Praia de Botafogo, 400, Lj 704 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3171-9714
Site oficial: www.emporiumpax.com.br

Emporium Pax - Rio Sul [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Lauro Sodré, 445, Lj 101 parte A-41-A - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2295-4475
Site oficial: www.emporiumpax.com.br

Esch Café [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua Dias Ferreira, 78 A - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512-5651
Site oficial: www.esch.com.br

Gatto Rosso [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Ministro Ivan Lins, 270, ljs C e D - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2429-7834
Site oficial: www.gattorosso.com.br

Gattopardo [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua Conde de Bernadote, 26, Ljs I e J - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512-2941
Site oficial: www.gattopardo.com.br

Geisha Hi-Tech [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua General Severiano, 97/125 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2275-5392
Site oficial: www.geisha.com.br

Gloss [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2150, Bl F, Lj J/K - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2431-6935
Site oficial: www.restaurantegloss.com.br

Gula Gula Barra [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av Ministro Ivan Lins, 270, Lj E/F - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2493-2995
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula Botafogo [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av General Severiano, 97, lj 144 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2541-4045
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula Fashion Mall [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Estrada da Gávea, 899, Lj 224 - São Conrado - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2422-1797
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula Gávea [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Marques de São Vicente, 52, Lj 136 - Gávea - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2239-5594
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula Ipanema [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Henrique Dumont, 57 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2259-3084
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula Jardim Botânico [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Alexandre Ferreira, 220 A - Lagoa - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2537-8906
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula RDB [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av das Américas, 7777, Lj 331 e 332 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2438-7609
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gula Gula Rio Design Leblon [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 270, sub 109 - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2540-8005
Site oficial: www.gulagula.com.br

Gulinha - Gula Gula [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Rita Ludolf, 87 Lj - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2294-8792
Site oficial: www.gulagula.com.br

In House Café Bistrô [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. das Américas, 7777, Lj 345 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2438-7638
Site oficial: www.cooksclub.com.br

La Finestra - Porto Bay Hotel [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Atlântica, 1.500 - Copacabana - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2546-8000
Site oficial: www.portobay.com

LA PASTA GIALLA [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua Olegário Maciel, 130 - Barra - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2491-2972
Site oficial: www.lapastagialla.com.br

Lorenzo Bistrô [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua Visconde de Carandaí, 2 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2294-7830
Site oficial: www.lorenzobistro.com.br

Luigi's [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua Senador Corrêa, 10 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2205-7343
Site oficial: www.luigis.com.br

Madame Butterfly [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua Barão da Torre, 472 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2267-4347
Site oficial: www.madamebutterfly.com.br

Manekineko [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Ayrton Senna, 2150, Bl F, Lj J/K - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2431-6974
Site oficial: www.manekineko.com.br

Mensateria [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. das Américas, 1155 lj. B - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2486-2020
Site oficial: www.mensateria.com.br

Meza Bar [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Capitão Salomão,69 - Humaitá - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3239-1951
Site oficial: www.mezabar.com.br

Miam Miam [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua General Goes Monteiro, 34 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2244-0125
Site oficial: www.miammiam.com.br

Nam Thai [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua Rainha Guilhermina, 95, Ljs A/B - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2259-3172
Site oficial: www.namthai.com.br

Pax - Rio Design Barra [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. das Américas, 7777, Lj 309/310 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3328-2267
Site oficial: www.emporiumpax.com.br

Rio Othon Sky Lab [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Atlântica Nº 3264 - Copacabana - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2106-1666
Site oficial: www.hoteis-othon.com.br

Rio Scenarium [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua do Lavradio, 20 - Lapa - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3147-9000
Site oficial: www.rioscenarium.com.br

Santo Scenarium Bar Restaurante [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Rua do Lavradio, 36 - Lapa - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3147-9007
Site oficial: www.santoscenarium.com.br

Sawasdee [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Estrada da Gávea, 899, Lj 101A - São Conrado - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3322-2150
Site oficial: www.sawasdee.com.br

Stravaganze Pizzaria [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Maria Quitéria, 132 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2323-2391
Site oficial: www.stravaganzepizzaria.com.br

Sushi Rio [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Lauro Müller, 116, piso G3 - Botafogo - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2295-1527
Site oficial: www.sushirio.com.br

TGI Friday´s [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. das Américas, 500 LJ 201 - Barra Shopping - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2432-4752
Site oficial: www.fridays.com.br

The Food's [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 270, Lj 313 - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512-8152
Site oficial: www.thefoods.com.br

Tizziano [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Av. Armando Lombardi, 1010 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2492-1878
Site oficial: www.tizziano.com.br

Vegetariano Social Clube [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Conde de Bernadote 26 loja L - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2294-5200
Site oficial: www.vegetarianosocialclube.com.br

Vizta [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua Delfim Moreira, 630 - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2172-1000
Site oficial: www.hoteismarina.com.br

Yuki [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A) (J)
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000, Lj 2020 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2421-5003
Site oficial: www.yuki.com.br

Zacks [ saiba mais ] [ Cardápio ] (A)
Endereço: Rua México, 31, Lj B - Centro - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2533-2190
Site oficial: www.zacks.com.br

Zazá Bistrô Tropical [ saiba mais ] [ Cardápio ] (J)
Endereço: Rua Joana Angélica, 40 - Ipanema - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2247-9102
Site oficial: http://www.zazabistro.com.br

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters