[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 29 de junho de 2009

DICAS PARA SÍNDICOS:

- Cada vez mais o síndico é responsabilizado por administrar recursos e gerir o orçamento do seu condomínio. O modelo reativo de gestão está prevalecendo e ocupando espaços através de métodos proativos de administrar edifícios. Os síndicos do passado estão dando lugar às pessoas mais preparadas e pouco amadoras.

- A Responsabilidade Civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros.

- O síndico pode ser responsabilizado civilmente por obras realizadas sem a devida autorização da assembléia.

- Se as obras são voluptuárias, ou seja, para fins estéticos ou de recreação, dependem do voto de dois terços dos condôminos. Ex: implantação de churrasqueira, reforma do hall de entrada.

- Os síndicos profissionais estão cada vez se preparando mais. Até bem pouco tempo qualquer pessoa que tinha um conhecimento relacionado, tal como "eliminar morcegos com habilidade" se tornava síndico profissional. Bastava ter um pouco de coragem, pois o mercado aceitava qualquer competência. Hoje, sabemos que este tipo de limitação não serve mais. Os clientes querem pessoas com as quais eles possam interagir de igual para igual. Aqueles síndicos profissionais alheios a estas mudanças são candidatos em potencial a serem preteridos pelos clientes: os condomínios.

- Menos funcionários: como as despesas e encargos trabalhistas com funcionários representam metade dos gastos totais dos condomínios, se for possível, peça ao síndico para reduzir o quadro de funcionários e para evitar as horas extras.

- O subsíndico é uma figura para substituição eventual do síndico. Na sua destituição, quem assume suas funções é o presidente do conselho consultivo, até que seja eleito outro síndico para complementar o mandato.

- O mandato de qualquer membro do Conselho ou de seus respectivos suplentes pode ser cassado pela Assembléia Geral, especialmente convocada, sempre na forma prevista na convenção do condomínio.

- Apenas o proprietário do imóvel poderá ser eleito membro do conselho consultivo, visto que a permanência do locatário é transitória ou curta.

- Ao síndico cabe o estrito cumprimento da convenção e regulamento interno do condomínio. Não se pode admitir que alguém, que sequer honrou com as despesas aprovadas em assembléias anteriores, venha a deliberar sobre valores futuros. Portanto, é ilógico e até mesmo anti-ético considerar válido o voto de condôminos que, direta ou indiretamente, não cumpriram seus compromissos firmados por votos em assembléias anteriores.

- O síndico, da seguinte forma: a Convenção do condomínio geralmente prevê o tipo de convocação, a qual poderá ser por carta protocolada, aviso de recebimento (AR) e edital a ser publicado na imprensa local. A colocação de edital nos elevadores e na porta de entrada do edifício auxilia ou aumenta o número de pessoas nas assembléias.

- As decisões tomadas em assembléia devem respeitar as regras previstas no texto da convenção do condomínio. Se os condôminos pretenderem aprovar uma regra que divirja da convenção, deverão alterar o texto do documento em si, por meio de assembléia com quorum previsto na própria convenção ou, sendo tal documento omisso, aquele que represente 2/3 das frações ideais do condomínio.

- Não havendo a convocação regular de algum condômino, a assembléia até poderá ser realizada, mas o condômino que não foi convocado não terá obrigação de acatar qualquer deliberação tomada nessa assembléia.
- Em reuniões, ouça todas as propostas com atenção. Se não concordar, não se exalte ao expor os argumentos. Conheça o regulamento interno e não proponha idéias contrárias às normas. Seja objetivo em suas colocações.
    - Sempre que houver uma festa ou qualquer outra atividade mais barulhenta, avise aos condôminos com antecedência.
    - Não permita que os pequenos brinquem em locais inadequados como, por exemplo, a guarita.
    - Ter arquivo claro e organizado com todos os comprovantes de pagamento. Sempre exigir notas fiscais, RPA (recibo de autônomo), comprovantes de pagamentos de funcionários e seus benefícios. Guardar as contas pagas. Trabalhar sempre em cooperação com o Conselho Fiscal, para verificar mensalmente a contabilidade condominial, evitando desgastes futuros.
    - Zele pela boa administração do condomínio, aqui incluída a recuperação dos créditos do condomínio, acionando os inadimplentes direta e judicialmente. A negligência nesses procedimentos, devidamente comprovada, pode gerar a obrigação de reparar o dano.
    - Faça um cronograma-padrão de cobrança, do qual todos os condôminos tenham conhecimento. Por exemplo: no primeiro mês de atraso, notificação por escrito; no segundo, aviso de que o condomínio acionará a Justiça; no terceiro, entrar com ação de cobrança.
    - Identifique nos balancetes, não os nomes dos inadimplentes, mas os números de suas unidades.
    - Não dê descontos em acordos. Estes, legalmente, só são possíveis com a concordância de todos os condôminos. Os acordos devem envolver apenas parcelamento.
    - Divulgar apenas o número das unidades inadimplentes, o valor devido e o mês respectivo no balancete mensalmente enviado aos condôminos.
    - Não convém veicular as unidades inadimplentes no quadro de avisos ou cartazes na portaria, mas apenas nos balancetes.
    - Exija sempre que a empresa contratada tenha seguro contra acidentes e seguro de vida para os funcionários alocados na obra.
    - Ao contratar qualquer obra, verifique se a empresa contratada tem porte e condições necessárias para concluí-la, sem abandoná-la pela metade, o que infelizmente tem acontecido algumas vezes
    - Faça uma visita ao futuro fornecedor. Você poderá ter surpresas agradáveis ou desagradáveis.
    - A responsabilidade do síndico quanto às piscinas é apenas quanto à manutenção dos equipamentos e da água da piscina. Portanto, só há responsabilidade civil no caso da manutenção provocar alguma lesão nos usuários.
    - Para a conservação de playgrounds existem as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - NBR 14350-1 e NBR 14350-2. O texto dessas normas pode ser adquirido junto à ABNT - www.abnt.org.br.
    - A falta de manutenção nos equipamentos que gere um acidente leva à caracterização de responsabilidade civil pelos prejuízos causados aos usuários. Essa responsabilidade também poderá atingir o síndico, se o condomínio for processado e por sua vez processar o síndico, regressivamente.
    - Funcionários de condomínios não têm a obrigação de tomarem conta das crianças na piscina, por isso a responsabilidade é toda dos pais e responsáveis.
    - Faça a manutenção constante dos equipamentos, de acordo com as normas, e por profissionais habilitados.
    - De modo geral, o condomínio não é responsável por roubos, furtos e danos a bens individuais dos condôminos. Em especial se a Convenção do condomínio tem cláusula expressa de não indenizar nesses casos.
    - O condomínio pode ser responsabilizado se um funcionário ocasionou danos a um condômino. E nesse caso, o síndico pode ser responsabilizado pelo condomínio, se ficar provado que não tomou as precauções necessárias na hora de contratar o funcionário, ou de averiguar se cumpria suas funções corretamente.

- Não permitir que funcionários do condomínio recebam chaves dos apartamentos ou veículos dos condôminos.

- Seja cuidadoso e criterioso na hora de contratar o funcionário, providenciar o treinamento necessário e sempre verificar se está cumprindo suas funções.

- A responsabilidade criminal do síndico envolve geralmente os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), a apropriação indébita de fundos do condomínio, e a apropriação indébita de verbas previdenciárias dos funcionários.

- Se as obras são voluptuárias, ou seja, para fins estéticos ou de recreação, dependem do voto de dois terços dos condôminos. Ex: implantação de churrasqueira, reforma do hall de entrada.

- Para os crimes contra a honra, o Código Penal prevê penas de um mês a dois anos de reclusão, além de multa

- Para apropriação indébita de fundos do condomínio, o CP prescreve reclusão de um a quatro anos, podendo ser aumentada de um terço, e multa.

- Para apropriação indébita de fundos do condomínio, o CP prescreve reclusão de um a quatro anos, podendo ser aumentada de um terço, e multa.

- A Responsabilidade Criminal do síndico acontece quando este não cumpre suas atribuições, levando-o não apenas a uma omissão, mas a uma prática que pode ser entendida como criminosa ou contravenção.

- As obras são úteis, ou seja, aumentam ou facilitam os serviços do condomínio, dependem de voto da maioria dos condôminos. Exs.: reforma da guarita, implantação de piso antiderrapante.

- O Código Civil determina que obras urgentes (chamadas pelo CC de "necessárias", art. 1341) podem ser feitas sem autorização de assembléia.

- Se a obra urgente envolver grande despesa, a assembléia deve ser imediatamente convocada e comunicada.

- Exija sempre que a empresa contratada tenha seguro contra acidentes e seguro de vida para os funcionários alocados na obra.

- Ao contratar qualquer obra, verifique se a empresa contratada tem porte e condições necessárias para concluí-la, sem abandoná-la pela metade, o que infelizmente tem acontecido algumas vezes.

- O síndico deve zelar pela boa administração do condomínio, aqui incluída a recuperação dos créditos do condomínio, acionando os inadimplentes direta e judicialmente.

- Quando o condomínio descumpre as leis trabalhistas, é muito comum o funcionário processar o condomínio, principalmente logo após sua rescisão, através dos advogados do seu sindicato.

- Se for comprovada a ação ou omissão voluntária do síndico no caso, este poderá ser responsabilizado civilmente.

- A negligência nesses procedimentos, devidamente comprovada, pode gerar a obrigação de reparar o dano.

- O não-pagamento de verbas previdenciárias retidas aos funcionários gera responsabilidade criminal do síndico.

- Cumpra todas as leis trabalhistas, pagamento de benefícios, com atenção às datas de vencimento.

- Como a burocracia trabalhista é complexa, tanto em termos de leis quanto de documentos exigidos, é conveniente contratar uma empresa ou profissional para cuidar destas questões no condomínio.

- O síndico deve sempre exigir comprovantes da empresa.

- Para quebrar o ritmo um pouco: Existe alguma confusão entre o Conceito de Moral e o Conceito de Ética. A etimologia destes termos ajuda a distingui-los, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.

- Segue uma dica para a preparação preliminar de uma convenção de condomínio, segundo (art. 9º §3º):

1º Discriminação das partes exclusivas e das áreas comuns – Definir claraamente o que é de uso individual e o que é de uso coletivo, com especificações em metros quadrados das diferentes áreas;

2º Destino das diferentes partes – Cabe à convenção dispor sobre a finalidade de cada unidade autônoma e das áreas de uso comum;

3º Modo de usar as coisas e serviços comuns – As normas gerais devem ser estabelecidas na convenção; serviços comuns são todos aqueles organizados e administrados pelo condomínio;

4º Forma de rateio das despesas – Os encargos, formas e proporção das contribuições dos condôminos para as despesas de custeio e extraordinárias;

5º Modo de escolher o Síndico e o Conselho fiscal – Os condôminos têm ampla liberdade para regulamentar à forma de escolha do Síndico e dos Conselheiros;

6º Atribuições do Síndico, além das legais – Conforme o artigo 22 da Lei do Condomínio. Outras ainda poderão ser acrescentadas, dependendo da complexidade do condomínio;

7º Remuneração ou não do Síndico – Cabe à convenção definir se a função será remunerada ou não. O ideal é que o valor seja estipulado somente em
Assembléia;


8º Modo e prazo de convocações das Assembléias – Não existem na Lei do Condomínio regras que definam com quantos dias de antecedência as Assembléias deverão ser convocadas. Por analogia com as Assembléias das sociedades anônimas, a maioria prevê prazo mínimo de 8 (oito) dias, podendo ser prazos menores;

9º Quorum para os diversos tipos de votação – Depende do perfil do edifício. Elevado demais inviabiliza a administração. Baixo, para assuntos importantes, leva o condomínio para a desordem;


10º Constituição do Fundo de Reserva – Deverá ser previsto na Convenção. Se for formado por rateio entre os condôminos, deverão ser estabelecidas proporção e percentualidade;

11º Forma e quorum para as alterações da Convenção;

12º Forma e quorum para aprovação do Regimento Interno. Tem-se atribuído ao Regimento Interno o caráter de regulador das atividades do cotidiano do condomínio, por isso aconselha-se maior flexibilidade para suas alterações. É importante estimular neste instrumento o comparecimento dos condôminos nas assembléias.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Síndico? Senhor Feudal, isso sim.


Tem síndico que vai se elegendo ad infinitum e, com o tempo, acaba se achando o dono do prédio. O do meu é assim - e descobri isso da pior forma. Senta que lá vem a história…

Sexta passada, chamei instaladores de rede de proteção para janelas. Os caras foram pela manhã, fizeram todos os furos, mas a anta aqui informou a metragem errada e o pedaço de rede que eles levaram não serviu. Ficaram de voltar à tarde.

Eu estava no trabalho e ligou minha faxineira, informando que o síndico não autorizou a subida do instalador. Como assim, Bial? A casa é minha (sou locatária, na verdade, mas o direito de propriedade é todinho do inquilino), quem tem de autorizar sou eu. Liguei pra portaria pra falar com a criatura.

Bem, dizer que ele foi grosseiro não é o suficiente. O cara já atendeu o telefone com a voz alterada. Disse que, pela convenção de condomínio, eu não podia instalar as redes, e que só as grades acordadas em assembléia estavam autorizadas. Perguntou pra que eu queria a rede. Eu disse "para proteger a minha gata". Aí o sujeito se alterou de vez. Começou a esbravejar que eu estava violando a convenção de condomínio, que ia me denunciar pra imobiliária e pedir o meu despejo, blá blá blá. Ficou fulo da vida quando eu disse que o imóvel não está na mão de imobiliária, que alugo direto de proprietária e me dou bem com ela. Espumou (eu não vi, mas imagino) quando falei que a convenção é clara, admitindo animais que não perturbem o sossego, a segurança ou a salubridade dos demais moradores.

Falei que ele que me acionasse judicialmente se estivesse insatisfeito.

Lá pelas tantas, fiquei muda, enquanto ele gritava que não ia me acionar coisa nenhuma e que estava proibindo a subida do instalador. E desligou na minha cara, obviamente.

Liguei para o instalador e pedi mil desculpas. Ele disse que entendia, que isso já tinha acontecido antes, e acrescentou que "o síndico só não precisava ter sido tão estúpido". Não precisava, mas tem gente que usa ferraduras, fazer o quê?

Falei com a Mariza, minha faxineira, e disse pra jamais deixar alguém entrar no apartamento sem a minha autorização. Vai que esse síndico maluco tenta fazer algo com a Mel?

Telefonei pra Vi (a mãe da Sofia) e consegui me acalmar um pouquinho.

Quem não entende a angústia não tem animais, ou pouco se importa com eles, ou nem está ligando para a paz dentro do seu próprio apartamento.

Imagina se o seu animal de estimação é ameaçado? Imagina se você sofre ameaça de despejo (ainda que sem a menor validade jurídica)? Imagina ter a sua autoridade dentro da sua casa completamente desrespeitada, num claro abuso de poder?

Agora, imagina saber que o crápula mora no seu prédio e pode dificultar a sua vida no dia-a-dia?

Ainda na sexta-feira passada, passei um email para a proprietária do apartamento e contei o caso todo. A resposta chegou ontem, segunda-feira: "Fique tranquila, estou do seu lado, você está com a razão". Suspirei aliviada - porque, afinal, se ela resolvesse pedir o apartamento, estaria no seu direito (o contrato de aluguel vence mesmo no mês que vem, nem seria preciso rescindi-lo).

As questões legais envolvidas:

  • Nenhum, repito, nenhum condomínio pode proibir a manutenção de animais de estimação dentro do apartamento, desde que não prejudiquem a saúde ou a segurança dos demais condôminos (até o sossego é mitigado: há várias decisões reconhecendo o direito do morador em manter poodles e outros animais muito mais barulhentos que gatos).
  • A convenção do meu condomínio realmente autoriza animais de estimação.
  • O regimento interno proíbe e comina pena de multa progressiva.
  • A convenção de condomínio é superior ao regimento interno.
  • A lei federal que regula condomínios (Lei nº 5.941/64), o Código Civil e a Constituição garantem o direito de propriedade, que inclui a posse de animais de estimação. Tais normas se impõem sobre qualquer convenção condominial.
  • A jurisprudência ampara a permanência de animais em apartamentos.
  • Quanto às redes de proteção, o site Síndico.net, criado para - adivinha? - orientar síndicos, afirma categoricamente que redes de proteção não constituem alteração na fachada. A lei confirma (alteração na fachada quer dizer mudança na cor ou na forma, segundo a lei) e a jurisprudência é escassa, mas vai no mesmo sentido.

O resumo da ópera:

  • Mel não vai pra rua nem por decreto real. Não vou devolvê-la a abrigos ou feiras de adoção.
  • Vou entrar com o instalador qualquer dia desses, direto para o meu apartamento, e colocar a bendita rede. Até lá, janelas fechadas (como têm ficado desde que adotei a Mel).
  • Quando/se vier a multa condominial, ingresso no Juizado Especial - e ganho, claro.

Por que estou contando tudo isso aqui?

  • Porque esse blog é sobre gatos e esta é uma chance de orientar gateiros que tenham os mesmo problemas.
  • Para que você saiba que ninguém pode impedir que você tenha animais de estimação. Não abra mão do direito de conviver com seu animalzinho. Não o abandone ante a primeira dificuldade.

Um agradecimento especial à Débora, do site Protetores Voluntários, que prestou informações importantes e permitiu o uso, caso seja necessário, de ótimo parecer jurídico sobre o tema.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

A dura vida do síndico

Por Marcio Rachkorsky

Não canso de repetir que a missão do síndico está cada vez mais árdua e que a parceria de trabalho com uma boa administradora é essencial para uma boa gestão...

Não canso de repetir que a missão do síndico está cada vez mais árdua e que a parceria de trabalho com uma boa administradora é essencial para uma boa gestão. Através de Boletim Informativo Especial de Abril/05, que até hoje é sucesso, a AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) elaborou um trabalho com todas as atribuições que recaem sobre o síndico e a relação das atribuições de uma administradora.

Pasmem, amigos síndicos, pois dentre gestão administrativa, gestão de recursos humanos, gestão Financeira e assuntos jurídicos, são mais de 107 (cento e sete obrigações) formais !!! Sem falar no dia-a-dia do condomínio, nas questões de manutenção, nas brigas de vizinhos...

A área de RH, uma das mais complexas, oferece verdadeira “sopa de letrinhas” aos síndicos. Tem a RAIS (relação anual de informações sociais), a DIRF (declaração de imposto de renda retido na fonte), o PAT (programa de alimentação do trabalhador), a CIPA (comissão de prevenção de acidentes), o EPI (equipamento de proteção individual), o PCMSO (NR-7), o PPRA (NR-9), o PPP (perfil profissiográfico previdenciário), o LTCAT (laudo técnico das condições do ambiente de trabalho), o CAGED (cadastro geral de empregados, o CAT (comunicação de acidente do trabalho), dentre outros.

Contratar uma boa administradora é um passo importante para bem cumprir tantas obrigações legais e a AABIC recomenda os seguintes cuidados na escolha da empresa:

-considerar o tempo de atuação e experiência no mercado

-visitar a sede e verificar a estrutura

-comprovar filiação nas entidades de classe

-obter referências dos condomínios administrados

-solicitar referências bancárias

-exigir ficha cadastral da empresa e seus sócios, inclusive antecedentes criminais

-analisar a formação profissional dos sócios

-conhecer o grau de tecnologia utilizada

-elaborar contrato de administração claro e minucioso

-analisar todos os serviços e custos não

previstos no contrato

-solicitar modelo de pasta de prestação de contas

-definir a sistemática de trabalho

-conhecer o suporte oferecido nas áreas jurídica e de engenharia de manutenção

-analisar a forma de administração de recursos

-analisar se os honorários são compatíveis

Para saber mais, recomendo os seguintes endereços eletrônicos:

-www.aabic.org.br

-www.secovi.com.br

-www.portaldosindico.com

-www.jornaldosindico.com.br

Especializado em Direito Condominial, atua há mais de 12 anos na área imobiliária e condominial, especificamente prestando assessoria jurídica para síndicos e administradoras (orientação preventiva, cobrança de inadimplentes, comparecimento em assembléias e reuniões de corpo diretivo, elaboração e análise de contratos em geral, elaboração de defesas trabalhistas e comparecimento em audiências, análise e alteração de convenções e regulamentos internos, acompanhamento de fiscalizações, enfim toda e qualquer assessoria jurídica que o condomínio necessitar).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Vida de Síndico : Um gestor incompreendido



Visto com certa confiança pelos moradores, síndico tem de administrar o condomínio e regular os direitos e deveres de cada um dos moradores, tarefas que podem exigir dedicação integral. Transparência e honestidade são atributos fundamentais nesta função

Viver em um condomínio significa estar em um ambiente comum, onde todos os condôminos têm direitos iguais nas áreas de uso pertencentes a todos. A própria palavra condomínio significa “propriedade comum”. E promover a harmonia e conciliar as vontades de todos os moradores é a difícil tarefa do síndico.

Administrar vários apartamentos e ter de agradar a todos é algo complicado. Quem ainda não foi síndico acha que a função é fácil, que não necessita se dedicar ao trabalho.

No entanto, o que acontece é que, na maioria das vezes, o síndico tem de passar o dia administrando o condomínio. E todo esse esforço não é reconhecido pelos condôminos, que muitas vezes os estigmatizam como sendo pessoas de pouca confiança. “A visão que algumas pessoas têm do síndico é que somos pessoas que se apoderam do dinheiro do condomínio”, conta Leid Jane Peixoto, síndica do residencial Mozart de Águas Claras.

Para não ter problemas com acusações sem fundamento, é importante que todo síndico siga e defina os direitos e deveres de cada um dos condôminos, bem como a vida em condomínio. E essa orientação está em três documentos básicos: a Lei do Condomínio (Lei nº 4.591/64), comum a todos; a convenção do condomínio (uma espécie de “constituição”); e o regulamento ou regimento interno, estes últimos específicos para cada prédio.

A escolha do síndico é feita por meio de uma votação da assembléia dos condôminos. Existem dois tipos de assembléias: a ordinária e a extraordinária. De acordo com a lei do condomínio, a assembléia ordinária deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, obrigatoriamente. E as extraordinárias serão realizadas sempre que a ocasião assim o exigir, como quando há gastos ou despesas extras, obras e benfeitorias, assuntos de interesse geral e imediato do condomínio.

Podem existir quatro tipos de síndicos: o que é pessoa física condômino, ou seja, aquele proprietário que exerce a função, devidamente eleito em assembléia. O síndico pessoa física não-condômino, ou seja, aquele que não pertence ao condomínio, mas que exerce a função devidamente habilitado em assembléia. Por exemplo, os inquilinos.

A pessoa jurídica condômino, ou seja, empresa, que por ser proprietária exerce a função de síndico. Exemplo: as construtoras responsáveis pela obra, que ainda possui algumas unidades no condomínio, por isso é considerada condômino. E a pessoa jurídica não-condômina, que são as administradoras de condomínios, as quais, mediante contrato, podem acumular a função de administradoras e síndico.

A principal função do síndico consiste em exigir a correta utilização das áreas de um condomínio, sendo assessorado pelo subsíndico e pelo conselho consultivo. Esse conjunto de pessoas permite algumas vantagens. Por exemplo: na ausência do síndico, quem assume o papel é o subsíndico, que responde oficialmente pelas funções específicas, e o conselho consultivo é um órgão de consulta e assessoramento do síndico, composto por três condôminos.

É muito importante a existência do conselho, pois, além de deliberar e opinar sobre os problemas do condomínio, “fiscaliza” a atuação do síndico. Com isso, o síndico estará resguardado da própria imagem, pois as despesas do condomínio são acompanhadas por um conselho que vê, antes de tudo, os reais interesses dos condôminos.

Ser um bom síndico exige algumas atribuições básicas. “Ser transparente, honesto e acima de tudo ser franco são características muito importantes”, reflete Leid Jane. O bom senso também é um requisito importantíssimo para definir o que deve ser seguido pelo condomínio. “Às vezes, alguns condôminos tentam se aproveitar de algumas situações e ter bom senso para avaliar a situação é necessário, a fim de evitar problemas futuros”, conclui.

Síndico jovem abre canal com os adolescentes

O síndico jovem surgiu para facilitar a conscientização dos moradores adolescentes e das crianças. Ele foi instituído tanto para dar conselhos e orientar os jovens como para estabelecer a maneira correta de seguir as regras e normas do condomínio. Ele é eleito da mesma maneira que um síndico. Ou seja, é feita uma votação entre os condôminos para definir quem
poderia ser o síndico mirim.

Natan Lacerda, morador do residencial Mozart, de Águas Claras, foi eleito subsíndico jovem. No entanto, o síndico eleito deixou o cargo, pois tinha outros afazeres e não poderia continuar a ajudar a administrar o condomínio, e ele assumiu o lugar.

A principal função do síndico jovem é a de auxiliar os jovens nas reivindicações dos direitos que possuem no condomínio e também orientar no comportamento dos adolescentes. “O síndico jovem é mais ouvido pelos adolescentes. Eles respeitam mais as normas, quando eu peço, pois se identificam comigo. E, agindo de forma errada, vai ser coagido tanto pelos amigos como pelo próprio síndico jovem, que também faz parte da turma”,
revela Natan.

Na época em que foi eleito subsíndico, Natan tinha 17 anos. Depois de se tornar síndico, ainda tinha a mesma idade e agora acabou de completar 18 anos, ou seja, faz parte da grande maioria de jovens do condomínio. “Fui eleito na época porque era um dos mais velhos dos adolescentes do condomínio, por isso fui escolhido”, conta. Ele não sabe quando deixará de ser um síndico jovem.

Leid Jane confirma que o síndico jovem é mais ouvido do que o adulto quando se trata de ações que vão contra as normas do condomínio.

“Geralmente, os adultos não sabem usar a linguagem adequada para falar com os jovens e chega impondo. Quando é um jovem que fala com outro, eles costumam dar mais atenção. É mais fácil ter esse tipo de relação, em que todos se entendem, pois fazem parte da mesma faixa etária”, conclui.

Apesar de não existir nenhuma cláusula na lei que se refira ao síndico jovem, essa nova forma de administrar tem conquistado, cada vez mais, os condomínios, pois assim os síndicos jovens estão realizando as vontades dos moradores adolescentes, dentro do possível. E estes respeitam mais as normas estabelecidas pelos condomínios, pois se sentem envergonhados de irem contra os amigos.

Além do síndico jovem, existe ainda o mirim, que auxilia no controle das crianças. “O prédio precisava de ordem. Uma vez eu até dei um flagrante em dois meninos que estavam subindo no botijão de gás. Eu falei para eles que não podia fazer isso e depois contei o que eles fizeram para os pais deles”, revelou Rafael Ferraz, síndico mirim do residencial Parque Águas Claras.

Rafael tem apenas nove anos e já é síndico mirim há quase um ano. Foi escolhido pelo próprio síndico do condomínio, José Anchieta. “O Anchieta nos encontrou descendo as escadas do prédio e perguntou se eu queria ser síndico mirim. E eu aceitei”, contou Rafael.

Apesar da difícil tarefa de ser síndico e ter que administrar várias famílias, as crianças que exercem essa função não têm grandes problemas em administrar os amigos. E tiram de letra no exercício da função, dentro dos limites de cada um.

COMO ADMINISTRAR UM CONDOMÍNIO

• Exercer a administração interna do prédio, referente à vigilância, moralidade e segurança;
• representar o condomínio em juízo ou fora dele, defendendo os interesses comuns;
• selecionar, admitir e demitir funcionários fixando-lhes os salários de acordo com a verba do orçamento do ano, respeitando o piso salarial da categoria, com data-base em outubro de cada ano;
• aplicar as multas estabelecidas na lei, na convenção ou no regulamento interno;
• prestar contas somente na assembléia;
• guardar toda documentação contábil dentro do prazo da lei;
• proceder à cobrança executiva contra os devedores;
• escolher empresas prestadoras de serviços ou terceiros para execução das obras que interessam ao edifício, desde que aprovadas por assembléia;
• contratar o seguro contra incêndio;
• convocar assembléia geral ordinária e extraordinária;
• comunicar aos condôminos, nos oito dias subseqüentes à assembléia, o que foi deliberado;
• praticar os atos que lhe atribuírem a lei do condomínio, a convenção e o regimento interno.

* O síndico terá direito à remuneração se estiver prevista em convenção, ficando determinado, na assembléia que o eleger, se ficará isento da taxa do condomínio ou se receberá algum tipo de honorário, lembrando sempre que o mesmo não é funcionário do condomínio, muito embora possa contribuir para a previdência social individualmente.



Fonte: ComuniWeb - por Vívian Vale

A SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo formal das informações jurídicas, matérias, orientações e/ou sugestões de contratos e modelos apresentados nesta página, os quais servem apenas como referência para eventuais dúvidas de nossos leitores e usuários. A SíndicoNet sugere, em caso de dúvidas, a contratação de um profissional da área jurídica e/ou a consulta à Ordem dos Advogados da sua cidade

Copyright SíndicoNet - Todos Direitos Autorais Reservados - Reprodução Proibida e NÃO autorizada em sites comerciais. >> Para veiculação das matérias SíndicoNet em sites comerciais (de administradoras e/ou qualquer tipo de empresa), utilizar o serviço Box de Notícias SíndicoNet

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Seis muertos en Italia al explotar dos vagones cargados con gas

Explosión de un tren cargado de gas en Italia
Ampliar

Las llamas invadieron los alrededores de la estación de Viareggio- AP

El accidente se ha producido cuando el convoy se acercaba a la estación de la localidad de Viareggio.- Hay alrededor de 50 heridos y varios edificios se han venido abajo

ELPAÍS.com / AGENCIAS 30/06/2009


Dos vagones de tren que transportaban gas han explotado esta noche cerca de la estación de la localidad italiana de Viareggio, perteneciente a la provincia de Lucca, al norte de la región de Toscana. Según fuentes oficiales, el accidente ha causado al menos seis muertos y más de 50 heridos, 20 de ellos en estado grave.

    Italia

    Italia

    A FONDO

    Capital:
    Roma.
    Gobierno:
    República.
    Población:
    58,145,321 (est. 2008)

Según el diario El Corriere della Sera, el convoy descarriló al filo de la medianoche cuando se aproximaba a la estación de la ciudad, lo que pudo haber causado el accidente. Otra hipótesis que se baraja es un choque entre dos trenes.

La explosión de los dos vagones cargados de gas licuado generó un "efecto bomba" cuya onda expansiva ha afectado a varios edificios que se han derrumbado, mientras que otros se encuentran en llamas. Los bomberos han evacuado los inmuebles de la zona por temor a que se produzcan nuevos estallidos.

El tren, formado por 14 vagones, venía del puerto de La Spezia y se dirigía hacia Pisa. Tanto el muerto como los heridos son civiles que se encontraban en la zona residencial cercana al área de la explosión.

Frente a la sede de la Alcaldía de la ciudad se han reunido las unidades de emergencia llegadas de toda la región para atender los casos menos graves, mientras que los heridos más graves han sido trasladados al hospital Versilia de la localidad

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Avião de companhia do Iêmen cai em Comores com 150 a bordo

Ainda não há informação sobre sobreviventes; arquipélago fica a 300 quilômetros de Madagáscar, na África

Reuters e Efe


MORONI - Um avião comercial da companhia aérea estatal do Iêmen, Yemenia Air, caiu no arquipélago de Comores no Oceano Índico com 150 pessoas a bordo, informou uma importante autoridade governamental nesta terça-feira, 30 (horário local). "Não sabemos se há sobreviventes entre as 150 pessoas a bordo do avião", disse o vice-presidente de Comores Idi Nadhoim à agência Reuters do aeroporto da capital da ilha principal, Moroni.



Nadhoim afirmou que a tragédia aconteceu nas primeiras horas de terça-feira, mas ressaltou que não pode dar mais detalhes. Ainda não se sabe a localização exata do acidente, mas um funcionário médico na cidade de Mitsamiouli, na ilha principal Grande Comore, disse que foi chamado para o hospital.



"Eles me chamaram para ir ao hospital, dizendo que um avião se acidentou", afirmou ele. O arquipélago de Comores cobre três pequenas ilhas vulcânicas, Grande Comore, Anjouan and Moheli, no Canal do Moçambique, a 300 quilômetros de Madagáscar.



A frota da companhia é formada por dois Airbus 330-200, quatro Airbus 310-300 e quatro Boeing 737-800, de acordo com informações do site da empresa aérea. Uma fonte do escritório de emergências da Yemenia Air disse à agência Efe que a maioria dos passageiros, cujo paradeiro ainda se desconhece, era comorenses provenientes de Paris que tinham feito uma escala em Sana, capital do Iêmen.



Aparentemente, o avião caiu a 30 minutos do aeroporto de Moroni. A fonte, que falou sob anonimato, diz não conhecer as causas do acidente e afirmou que temia pela vida dos passageiros, mas insistiu em que ainda não possuía um número de vítimas

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Un avión con 150 personas a bordo se estrella en el Índico

El aparato, perteneciente a una aerolínea yemení, colisiona en las islas Comoras. - Se desconoce si hay supervivientes

AGENCIAS - Moroni / Saná - 30/06/2009



Un avión de la aerolínea Yemenia Air, con 150 personas a bordo, se ha estrellado esta madrugada en el archipiélago africano de Comoras, situado en el Océano Índico, entre Madagascar y Mozambique.


El vicepresidente de Comoras, Idi Nadhoim, ha asegurado desde el aeropuerto de la isla de Mohéli que se desconoce, por el momento, si existe algún superviviente entre la tripulación y los pasajeros, la mayoría de los cuales eran comorienses provenientes de París y que habían realizado transbordo en Saná, según informa la oficina de emergencias de la aerolínea.

Una fuente policial del país ha afirmado a Reuters que "cree" que el aeroplano ha caído al mar pero que no tienen "posibilidad de realizar rescates marítimos".

El archipiélago de las Comoras está formado por tres pequeñas islas volcánicas, Gran Comora, Mohéli y Anjouan, situadas en el canal de Mozambique, a 300 kilómetros al noroeste de Madagascar y a una distancia similar de la costa africana.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Yemen jet crashes in Indian Ocean

Map

A Yemeni airliner with 150 people on board has crashed in the Indian Ocean near the Comoros archipelago, officials there say.

"We don't know if there are any survivors among the 150 people on the plane," the Comoros vice-president told Reuters news agency.

The plane belonged to Yemeni state carrier Yemenia Air, he said.

The three islands of Comoros are about 300km (190 miles) northwest of Madagascar in the Mozambique channel.

Vice-president Idi Nadhoim, speaking from the airport at the main island's capital Moroni, said the accident happened early on Tuesday.

The exact location of the plane was not immediately known

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

VIDA DE SINDICO : Carlos Eduardo Antunes da Torre precisou reorganizar sua vida.




Seriedade e respeito acima de tudo

Dentista concilia atividades profissionais com o comando de um condomínio de 15 torres, com seis mil moradores e estrutura digna de um clube



Para se dedicar à função de síndico-geral do Parque Brasil, condomínio com 15 torres, seis mil moradores, situado num terreno de 60 mil metros quadrados, na Zona Sul da Capital, extensa área verde, duas quadras, cinco piscinas e 15 quiosques, dentre outros equipamentos dignos de um clube, o dentista Carlos Eduardo Antunes da Torre precisou reorganizar sua vida. “Tive de abdicar de alguns horários no consultório para poder cumprir o compromisso que assumi no condomínio”, relata.
Síndico desde 2003, está no segundo mandato e considera fundamental, para o bom desempenho de suas funções, a atuação conjunta com os subsíndicos, os conselheiros e a administradora. Para ele, seriedade e respeito, além de honestidade, são indispensáveis para quem ocupa a função. “É o mínimo que as pessoas esperam.”
Como concilia suas atividades de dentista e síndico?
Tive de reorganizar minha vida e abdicar de alguns horários no consultório, para poder cumprir esse compromisso. Assumi no início de 2003, para um mandato-tampão de um ano e meio, e fui reeleito em junho de 2006.


E o que significa comandar um condomínio desse porte?
Já foi mais difícil, hoje está tranqüilo. Há um subsíndico e um conselheiro fiscal para cada edifício. Eu, como síndico-geral, também tenho um conselheiro. Se não fossem os subsíndicos, seria quase impossível administrar esse condomínio. São duas quadras, cinco piscinas, 15 quiosques e extensa área verde – tudo isso espalhado por mais de 60 mil metros quadrados. Para cuidar dessa estrutura temos cerca de 150 funcionários no total.


Como é feita a gestão disso tudo?
Sou responsável pela área geral, que cuida das portarias de entrada, do clube, da rua de lazer e dos respectivos funcionários.
Além disso, há os serviços de vigilância, limpeza e varrição de toda a área do condomínio e os salva-vidas. É uma área bastante complexa, responsável pelos pagamentos. A atuação do subsíndico é restrita ao edifício, manutenção, pagamento dos funcionários ou da empresa terceirizada. Temos uma previsão orçamentária, e nela é determinado quanto cada prédio irá destinar com a área geral.


E, em meio a tamanho gigantismo, como fica a inadimplência?
Quando a multa mudou de 20% para 2%, houve um grande pico com inadimplência de quase 40%, algo absurdo. Hoje, está estabilizada em torno dos 15%. Alguns prédios têm mais, outros menos. Cada subsíndico possui sua forma de cobrar e de resolver a questão. No meu caso, consigo administrar bem os recursos que os prédios me repassam. Não convivo com a inadimplência, mas tenho de me preocupar porque afeta a todos.


Quais as principais dificuldades ao longo da sua gestão?
No início, tive dificuldades de todo o tipo, desde o relacionamento, principalmente com adolescentes, até a infra-estrutura e administração. Parte desses problemas foi resolvida por meio de diálogo. Eles não entendiam que o condomínio é casa de quase seis mil pessoas e tem regras a serem seguidas. Formei um Conselho de Jovens, que permitiu uma aproximação maior e funcionou muito bem durante um período, mas acabou desativado por desinteresse deles próprios.


E as demais questões?
Eu não tinha muita experiência, era tudo muito novo para mim. Mas hoje está tranqüilo. Investi em informatização, segurança, troca de iluminação, reforma da portaria e construção de duas praças. Outra preocupação foi com a área verde, pois temos muitos eucaliptos no condomínio, com altura de 30 a 40 metros. Recentemente, um deles caiu sobre o auditório, provocando apenas estragos materiais. Com autorização da prefeitura, conseguimos rebaixar os eucaliptos mais perigosos e minimizar o risco. Aproveitamos a madeira no calçamento de uma trilha ecológica que estamos concluindo. Também reformamos o auditório, que estava inacabado e servia de depósito de entulho. Hoje, o espaço é usado para reuniões, palestras e aulas.


Existem atividades para os condôminos?

Temos uma empresa que presta serviços de esportes e lazer para os moradores, com aulas de futebol, natação, jazz, judô, dança do ventre e capoeira. Os professores também acompanham um grupo de 45 pessoas da terceira idade, que faz alongamento e caminhada. É um grande benefício para os moradores. Quando assumi, ela já atuava no condomínio. Decidi mantê-la e incentivei outras atividades. Desde 2003, comemorações como Páscoa, Dia da Criança, Natal e Festas Juninas passaram a ser tradição. No mês de outubro, por exemplo, há uma programação especial para as crianças com torneio de futebol, distribuição de prêmios, medalhas, gincanas, e uma série de atividades que ajudaram a melhorar minha relação com os jovens.


Como solucionar a questão do relacionamento entre as pessoas?
Tento administrar da melhor forma possível, à base de muita conversa. Lançamos, em janeiro, um jornal mensal interno, no qual tentamos conscientizar os moradores sobre questões como convivência, respeito, dentre outras. Há aqueles que sabem viver em comunidade, e outros não. Além disso, nesse mesmo sentido, também criamos um site do condomínio. Minha maior contribuição foi serenar os ânimos. Quando assumi, encontrei uma situação inimaginável. Isso afetava o dia-a-dia do condomínio.
Por conta da desarmonia, os apartamentos entraram num processo de desvalorização. Estamos tentando mudar essa concepção, por meio de uma campanha veiculada em nosso jornal. Os gestores têm como obrigação promover as melhorias necessárias no condomínio. E os moradores estão sendo conscientizados de que precisam valorizar seus imóveis.


E as suas metas?
Tentar melhorar o que não deu certo ou não está funcionando muito bem. Pretendo rever o projeto de reciclagem de materiais do condomínio, que funciona, mas não é maravilhoso e não conta com a colaboração de todos. Fiz uma enquete no site do condomínio para saber a opinião dos moradores, e a maioria se manifestou a favor da medida. A partir do ano que vem, vamos melhorar essa parte. Também quero reformar as calçadas.


Como define sua administração?
Vou usar palavras batidas: respeito e seriedade. Procuro tratar as pessoas com o máximo respeito possível, e acho que quando se está à frente de uma situação como a minha, a seriedade é algo que todos desejam ver. E honestidade também, claro.


Contato

A caixinha de Natal


Condomínio Parque Brasil, Zona Sul de São Paulo. Este é mais um daqueles gigantescos: 1.272 apartamentos, mais de quatro mil moradores. E qual é o problema?

Desta vez, a equipe do Chame o Síndico não está aqui para resolver conflitos, confusões ou barracos. O assunto de hoje é caixinha de Natal!

Rosely Schwartz é contadora; Valéria Lemonache, psicóloga; Ricardo Féres é engenheiro civil e síndico; e Márcio Rachkorsky, advogado.

Um batalhão de mais de cem funcionários trabalha no Parque Brasil. Muitos são terceirizados e estão aqui há poucos meses na batalha. Entre eles, a esperança de receber alguma gratificação de Natal é pequena.

“No último ano teve uma caixinha muito fraca. Apenas um panetone e um champanhe”, conta outro.

Maria Aparecida trabalha em prédios como este há nove anos. E não se esquece de um Natal muito especial.

“O presente mais valoroso que eu ganhei foi uma máquina de lavar, que uma moradora me deu”, recorda-se.

Como a de milhões de brasileiros, a rotina dela é sofrida, mas nada tira o sorriso de seu rosto.

“Viver limpinho, com saúde, é o mais importante”, diz. “Só em estar empregada agradeço muito a Deus”.

Com R$ 340 por mês, ela sustenta a casa e ainda faz economia. “Sou econômica pra chuchu. O 13º está na poupança”.

Se depender do pessoal do prédio, o Natal de Maria Aparecida será gordo. Pelo menos para as câmeras, todos são a favor da caixinha.

“Todo mundo tem que contribuir. É um prazer, somos muito bem servidos por eles”, diz um morador.

Os funcionários mais antigos confirmam. O pessoal aqui é generoso.

“Trabalho aqui há doze anos e todo ano tem caixinha”, confirma um porteiro.

Além das caixinhas na portaria, a administração do condomínio vai dar uma cesta de Natal para cada funcionário.

“Eles não têm noção que vão receber essa gratificação, até porque vão receber na semana que vem”, adianta Adriana Rabelo, gerente de condomínio.

Ops! Agora com certeza eles já sabem...

A regra para caixinha de Natal parece ser essa:

“Você pode dar o que você tem condição”, opina um morador

“Qualquer coisa já agrada. Até feliz Natal agrada”, comenta um funcionário.

E quem sabe, com a caixinha, o sonho de Dona Maria fica um pouco mais próximo...

“Eu tenho nove filhos. Eles sempre que se eu tivesse condições eles queriam um computador”.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

CAMINHO DAS ÍNDIAS : Próximos capítulos: 29/06/2009 a 04/07/2009


  1. Segunda-feira, 29/06/2009
    Indira devolve Maya para a família

    Silvia liga para Ramiro e avisa que Tarso está em sua casa. Melissa decide buscar o filho. Tônia convence Tarso a procurar Castanho. Indira comenta com Durga que acha estranho Raul estar hospedado na casa dela. Amithab conta a Indira que Pandit viu Chanti vendendo joias no templo. Um casal convida Chanti para fazer um teste para trabalhar em Bollywood e ela aceita. Surya diz a Amithab que desconfia que Opash tenha ido ao Brasil para falar com Duda. Pedro avista Komal em um site de jogo e avisa Bahuan. Deva procura Kochi para mostrar o indiano que respondeu ao seu anúncio de casamento. Cadore, Cidinha e Suellen se aprontam para o casamento. Castanho combina com Marcelo uma forma de trazer Suellen à clínica, sem que ela perceba. Opash se encontra com Bahuan e avisa que não vai permitir que ele atrapalhe o casamento de Raj. Surya provoca Maya. Indira devolve Maya para sua família e diz que a nora deve ficar uns dias com a mãe. Gopal combina com Raul de ir ao Brasil denunciar Yvone e resgatar parte do dinheiro roubado, para ser dividido entre os dois. Silvia convida Yvone para o casamento de Cadore. Júlia não é aceita pela turma de Beca, pois uma das meninas diz que ela ainda não comprovou sua emancipação. Rute avisa a Berê que está grávida. Yvone aparece na capela e chama a atenção de Ramiro.

  2. Terça-feira, 30/06/2009
    Ramiro começa a se interessar por Yvone

    Ramiro olha para Yvone com interesse e tenta se aproximar, mas Melissa interrompe. Shankar encontra com Laksmi no templo e insiste para que ela lhe conte o segredo que guarda sobre o passado. Pandit avista Laksmi no templo, mas ela despista o sacerdote. Puja conta a Shankar que foi escolhida como candidata a representante dos intocáveis. Kochi aconselha Maya a fazer o que Surya deseja, fingindo boa vontade. Suellen percebe o plano que Castanho armou com Marcelo para levá-la à clínica e decide não se casar. Júlia cumprimenta Cadore na porta da igreja e diz que não poderá assistir a seu casamento, por não suportar a presença de Ramiro. Yvone liga para Mike, insinuando que Nanda pode ser seu próximo alvo. Castanho conta a Cadore que Suellen desistiu de casar. Raj conta a Maya que Bahuan vai para a Índia a trabalho e que será obrigado a se encontrar com o intocável. Castanho pede a Ciça que o acompanhe no altar, para apadrinhar o casamento de Cadore. Melissa fica tensa quando avista Inês e Tarso no casamento do sogro. Raul decide vender seus últimos objetos de valor para ir ao Brasil com Gopal e tentar reaver seu dinheiro. Yvone se aproxima de Nanda, que a apresenta a Ramiro.

  3. Quarta-feira, 01/07/2009
    Júlia ajuda Beca a invadir um prédio

    Yvone finge constrangimento ao falar com Ramiro. Tarso pergunta para Tônia sobre o estado de saúde de Murilo. Melissa confessa para Ramiro que inventou para os convidados que Inês e Tarso estavam encenando uma peça durante o casamento. Yvone passa informações a respeito de Nanda para Mike e comenta sobre a atual situação de Ramiro. Júlia ajuda Beca a invadir um prédio. Ilana e César levam Opash a um bar e se divertem com o fato de o indiano confundir um travesti com uma hijdra. Gopal ajuda Raul a conseguir um emprego no mercado. Murilo e Silvia veem na televisão a notícia de que um prédio foi invadido e Júlia defende a quadrilha fazendo acusações a Ramiro. Castanho fica arrasado por não conseguir encontrar Suellen. Raj sofre pensando em Maya e Camila pede que Indira deixe a cunhada voltar para casa. Kochi diz a Maya para suportar a tirania de Surya sem questionar para manter seu casamento. Shivani estranha o interesse de Bahuan pelo casamento de Raj. Chiara aconselha Duda a falar a verdade para Lucas. Chanti conta para Camila sobre o teste para o filme de Bollywood, mas pede segredo à cunhada. Karan vê Camila com as pernas de fora e reclama com Indira. Yvone esbarra, de propósito, em Ramiro na rua.

  4. Quinta-feira, 02/07/2009
    Indira aceita que Raj traga Maya de volta

    Yvone comenta com Mike sua estratégia para ganhar a confiança de Melissa e chegar até Ramiro. Silvia sugere a Tônia que faça uma viagem. Suellen aparece na pastelaria e deixa todos espantados com seu comportamento. Cadore e Cidinha tomam um café da manhã romântico. Silvia briga com Júlia por causa de Beca e Murilo tenta intervir. Ilana e César recriminam Aída para Leinha, que reage em defesa da mãe. Opash pede que Chiara e Duda neguem a existência do filho de Raj. Yvone combina de se encontrar com Nanda no clube. Lucas e Duda discutem e ele assume estar inseguro com o relacionamento. Ilana critica as atitudes de Duda para Chiara. Dayse fica horrorizada por Rute não atender aos telefonemas de Guto. Bahuan manda um telegrama para Maya exigindo se encontrar com ela. Pandit desconfia da fuga de Chanti e pede que Nayana a observe até a volta de Opash. Indira aceita que Raj traga Maya de volta. Melissa fica nervosa quando Cadore e Cidinha chegam a sua casa. Duda chega em casa e encontra Lucas brincando com Tony. Silvia conta para Yvone sobre a investigação que Cadore está fazendo na conta de Raul. Surya vai tirar satisfação com Indira sobre a volta de Maya. Laksmi e Karan pensam em casar Anusha. Amithab fica furioso ao ver Anusha perto de Shankar.

  5. Sexta-feira, 03/07/2009
    Surya insinua que Maya mente para Raj

    Amithab acusa Shankar de desvirtuar Anusha e a menina foge. Silvia fica intrigada com o interesse de Júlia em uma matéria sobre um crime. Raj pede a Surya para não provocar Maya e ela se faz de vítima, insinuando que Maya mente para o marido. Surya conta a Raj que Opash foi ao Brasil. Amithab promete se vingar dos intocáveis por eles terem se aproximado de Anusha. Castanho vai à pastelaria e finge que não conhece Suellen. Yvone comenta com Mike que Cadore pode descobrir o envolvimento deles com a conta de Raul e cogita como tirar Cadore do caminho. Inês sugere ao avô que revele tudo sobre a conta de Raul para Ramiro. Júlia pede ajuda a Beca para reaver tudo o que Ramiro tirou dela e de sua mãe. Chanti diz a Camila que está com medo de não conseguir fugir do casamento. Berê tenta convencer Dayse de que Radesh não é confiável. Castanho resolve viajar para espairecer, mas muda de ideia quando Tarso se dispõe a fazer o tratamento na clínica. Dario comunica a Ramiro que Melissa poderá acompanhá-lo à Índia. Dario pede para Aída resolver se vai à Índia com ele. Amithab vai à casa de Puja assistir à reunião dos intocáveis e Hari percebe que a casa está pegando fogo.

  6. Sábado, 04/07/2009
    Raj coloca Opash conta a parede

    A casa de Puja é incendiada por Amithab, mas um dos intocáveis o identifica e conta para Shankar. Raj confirma o embarque de Opash no voo que vem do Brasil e pergunta ao pai o que ele estava fazendo no país. Shankar entra na casa de Opash e discute com o comerciante, revelando que Amithab invadiu a casa de Puja e a incendiou. Amithab nega a acusação, mas Karan e Maya confirmam que viram sua roupa chamuscada. César vai à casa de Aída e a acusa de desrespeitar a família de Opash, ao decidir ir para a Índia com o ex-namorado de Camila. Zeca diz ao pai que ele sente ciúmes de Aída. Cidinha e Cadore tentam convencer Melissa a aceitar o desejo de Tarso de se tratar na clínica de Castanho. Tônia fica feliz ao saber que Tarso procurou Castanho por iniciativa própria. Yvone inicia seu plano para se aproximar de Ramiro e juntar Mike e Nanda. Opash conta a Raj que foi ao Brasil verificar se o filho de Duda era seu neto e mostra a certidão de Tony, confirmando que o bebê não é filho de Raj. Chanti demonstra medo ao contar ao amigo que o pai de seu noivo vai à sua casa. A polícia vai à loja de Opash e mostra ao comerciante uma foto que comprova que Amithab faz parte do grupo que incendiou a casa de Puja. Opash chega em casa e repreende Amithab, deixando a família surpresa com sua atitude.

Próximos capítulos: 06/07/2009 a 11/07/2009

Segunda-feira, 06/07/2009
Opash resolve devolver Maya e Surya

Amithab tenta se explicar, mas Opash é severo com o filho. Surya e Maya discutem e Opash resolve devolvê-las para suas famílias. Maya diz a Durga que Niraj irá com ela, contrariando os costumes. Yvone conquista Melissa, ao dizer o que ela gostaria de ouvir sobre o comportamento de Tarso. Tarso entra para a oficina de música da clínica. Manu pede a Komal que coloque no correio a carta que escreveu para o pai de Deva, com informações sobre Radesh. Kochi fica aflita ao saber que Maya será devolvida pelos sogros. Opash surpreende a família, dizendo que Maya e Surya serão devolvidas ao templo, para apreenderem os ensinamentos, deixando todos aliviados. Chanti diz a Camila que passou no teste de dança. Zeca tira uma foto de Guto para colocar na internet ao lado da foto de Rute. César diz a Leinha para ficar em sua casa, pois não gosta da presença de Dario no apartamento da ex-mulher. Aída demonstra a Silvia sua preocupação com a aproximação de Yvone e Melissa. Shivani mostra a Bahuan o convite da festa e ele a pede para convidar os Anandas. A polícia diz a Opash que o filho de um funcionário dos correios foi o responsável pela agressão à casa de Puja. Opash não acredita na confissão do jovem e pede a Amithab que confesse o crime.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Odilon Wagner fala sobre Mike, misterioso golpista da novela das oito

Enviado por Marcelle Carvalho -EXTRA

27.6.2009

“Ele é um bandido humano. Um vigarista com alguns princípios”. É assim que Odilon Wagner define Mike, seu personagem em “Caminho das Índias”. E, apesar de ser tão criminoso quanto Yvone (Letícia Sabatella), já que aplica golpes em mulheres ricas, casadas e carentes, ele discorda de quem acha que Mike é psicopata como a parceira.

— Quando ele comete crimes, Mike é igual à comparsa. Só que ele tem limites, não pensaria em matar, por exemplo. Digamos que o personagem usa métodos limpos, não entra em barra pesada. Já Yvone passa como um trator em cima de quem se torna um obstáculo para ela — compara Odilon, de 54 anos, enfatizando que Mike e Yvone nunca tiveram um caso: — Eles são sócios, estão há muitos anos juntos apenas aplicando golpes, não há romance. Isso foi descartado pela própria Gloria (a autora Gloria Perez), porque contrariaria a ideia de Yvone ser psicopata, de não ter ligação afetiva a nada.

O ator, que entrou com a novela em andamento, numa trama que já estava pegando fogo, conta que seu vigarista foi inspirado num caso real: o do chantagista suíço Helg Sgarbi, que aplicou um golpe na alemã Susane Klatten, herdeira da fábrica de automóveis da BMW.

— Gloria me disse que se inspirou nele. Na vida real, o cara foi desmascarado e preso. Não sei qual será o desfecho de Mike. Gostaria que ele fosse julgado e punido pelos crimes — afirma o ator.

E se o público só ouvia as histórias dos golpes do canalha nas conversas entre ele e Yvone, em breve vai poder vê-lo em ação. Mike vai seduzir e roubar Nanda, mulher de um dos diretores da Cadore. Maitê Proença, numa participação especial, dará vida à vítima.

— Mike vai usar todo o seu charme para envolver Nanda. E ela vai cair. Na verdade, é um duplo golpe na Cadore, já que Yvone quer armar para cima de Ramiro (Humberto Martins). Estou supercurioso para ver como ele vai jogar esta teia — diz Odilon, contente por trabalhar pela primeira vez com Maitê: — Há tempos queria estar com ela, mas os trabalhos não coincidiram. Estou feliz por tudo ter dado certo agora.

O que mais vem chamando a atenção de Odilon é a reação do público a seu personagem. Ele conta, surpreso, que tem recebido cantadas de mulheres e homens por causa de Mike.

— Elas me olham com os olhos brilhando e dizem: “Que charme você é, hein!”, “Queria te ver mais perto com aqueles óculos”. Uma vez, um cara passou por mim no Projac e falou: “Adoro! Que homem mais charmoso”. Eu me divirto, é a primeira vez que um personagem meu tem esse apelo nas ruas — empolga-se.

Mas por que será que Mike causa tanto frisson? Odilon tenta responder:

— Comparando Yvone com o sócio, ele acaba sendo um vigarista bonzinho, simpático. E homens como ele são extremamente sedutores, românticos, transformam uma mulher numa rainha. As pessoas fantasiam um pouco com o amor bandido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Felipe Camargo sobre drogas: 'Estou em recuperação há 13 anos'


divulgação

O ator Felipe Camargo tentou, mas não conseguiu escapar do passado no lançamento de “Som e fúria”, no Teatro Municipal, ontem. Ao ser questionado sobre a relação com Vera Fischer, marcada por escândalos e até agressões, respondeu: “Eu não me arrependo do relacionamento com a Vera, que me deu um filho (Gabriel, de 16 anos) que é a coisa mais maravilhosa do mundo.” O protagonista da minissérie não fugiu ainda de perguntas sobre a luta que travou contra a dependência química nos anos 90. “Estou em recuperação há 13 anos, longe do álcool, do fumo, de tudo.” No final da sabatina, Felipe comentou com um assessor que gostou do evento, mas que não esperava tantas perguntas sobre sua vida pessoal.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Senado descobre bunker secreto de Agaciel



Sala era usada para encontros reservados e era equipada com telão. Segundo servidores, um dos vídeos exibidos lá tinha o nome "Tardes Molhadas"
Andrei Meireles
Secreta Escada não estava prevista no projeto do arquiteto Oscar Niemeyer

A ousadia de Agaciel Maia como todo poderoso chefe da administração do Senado não teve limites. Os novos diretores do Senado descobriram que Agaciel mandou construir uma escada secreta, não prevista no projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, entre o terceiro e segundo andares do Anexo I, a ala mais vip da Casa. Agaciel tinha acesso a escada em espiral por meio de uma porta no fundo de seu gabinete. Por essa escada, Agaciel poderia descer os degraus sem que a sua ausência fosse notada pelos funcionários da Diretoria-Geral. E que o havia no andar de baixo? De acordo com servidores do Senado, havia uma espaçosa sala, decorada com sofás e tapetes vermelhos e um telão para exibição de vídeos, que era usada por Agaciel para encontros também secretos. Um dos vídeos mostrados no telão de Agaciel, segundo servidores do Senado, tinha um título sugestivo: tardes molhadas. Uma providencial reforma, concluída há 20 dias, transformou o local em um gabinete para o senador João Claudino (PTB-PI), 2.o Secretário do Senado.

ÉPOCA tentou ouvir Agaciel sobre a finalidade da misteriosa escada. Ele recebeu os recados, mas não retornou as ligações. Mandou dizer que estava em reunião com seu advogado. Até esta semana, Agaciel estava convencido de que escaparia incólume de todas as denúncias contra ele. Após a notícia de que será investigado pela Polícia Federal por ter empregado de maneira clandestina a filha de um de seus principais assessores, ele mudou de opinião. Isolou-se em sua mansão, onde ele está se sentindo abandonado por aliados políticos e perseguido pelos novos diretores do Senado. O risco, temido por boa parte dos mais influentes senadores, é que Agaciel se torne um homem-bomba e abra o seu arquivo com revelações sobre alguns dos políticos mais importantes do país.

Agaciel tinha acesso a escada em espiral por meio de uma porta no fundo de seu gabinete

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Novo presidente de Honduras responde às ameaças de Chávez

O novo presidente de Honduras, Roberto Micheletti, respondeu às ameaças do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e disse que o Exército de seu país está preparado para uma agressão. "Vejo com muita preocupação o que ele (Chávez) diz sem nem sequer uma reflexão (...), que não venha este cavalheiro a nos ameaçar", afirmou.

Chávez havia dito que se Micheletti fosse nomeado em substituição ao presidente destituído, Manuel Zelaya, ele seria "derrubado". Ontem, o Legislativo destituiu Zelaya da Presidência por incorrer em "reiteradas violações" da Constituição, além de outras leis e sentenças judiciais.

Micheletti fez um apelo aos países da América Latina "para que tenham consideração" por seu governo. "Nós não batemos na Constituição da República", disse. "Aqui não se derramou uma gota de sangue", afirmou, ao insistir que o que aconteceu em Honduras foi uma "sucessão constituciona

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters