[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Avião de carga cai no mar na Coreia do Sul


Publicidade

DA REUTERS

Um avião de carga da Asiana Airlines caiu no mar, perto da ilha Jeju, no sul da Coreia do Sul, depois de apresentar problemas mecânicos, disseram autoridades e a mídia na quinta-feira (horário local).

O Boeing 747, com duas pessoas a bordo, viajava do aeroporto Incheon, de Seul, com destino à China. A agência de notícias Yonhap informou que o avião voltava da ilha de Jeju devido a problemas mecânicos.

Nenhum sobrevivente foi encontrado, disse a polícia.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Justiça de Minas afasta juíza suspeita em caso do goleiro Bruno


Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais afastou nesta quarta-feira a juíza Maria José Starling, da comarca de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A decisão foi publicada no começo da noite no Diário do Judiciário eletrônico.

Entenda o caso envolvendo o goleiro Bruno
Macarrão diz que sangue encontrado no carro de Bruno era de Eliza
Noiva de goleiro Bruno acusa juíza de ameaça de morte
STJ nega liminar para tirar goleiro Bruno da prisão
Goleiro Bruno recebe visita das filhas e ex-mulher

A juíza é a mesma que foi acusada pelo ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes de Oliveira, no mês passado, durante audiência na Assembleia Legislativa de Minas, de tentar extorquir, juntamente com um advogado, R$ 1,5 milhão de sua família para que ele fosse libertado.

A publicação do ato do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mário Lúcio Carreira Machado, em substituição ao presidente do TJMG, não especifica o motivo do afastamento e se se trata do caso envolvendo o goleiro. Diz apenas: "Afastando do cargo a juíza de direito Maria José Starling, da primeira Entrância, tendo em vista a deliberação da Egrégia Corte Superior".

Mastrangelo Reino-16.jul.10/Folhapress
Luiz Henrique, o Macarrão, amigo e funcionário de Bruno, suspeito de ter particapado do suposto assassinato de Eliza
Luiz Henrique, o Macarrão, amigo e funcionário de Bruno, suspeito de ter particapado do suposto assassinato de Eliza

A assessoria do tribunal não se manifestou sobre o caso. A juíza também não se pronunciou. Starling deverá responder a um processo administrativo, de acordo com o regimento interno da Justiça mineira.

O goleiro Bruno, que está preso sob acusação de participar da morte de sua ex-amante Eliza Samudio, reafirmou aos deputados o que sua noiva, Ingrid Oliveira, 26, havia contado aos deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia.

Na ocasião, Bruno disse que só viu a magistrada uma vez, em outubro de 2010, durante uma audiência. A noiva do goleiro, porém, disse em seu depoimento que Starling tinha visitado Bruno na cadeia à noite. Bruno afirmou que a juíza o chamou a uma sala reservada, naquela ocasião, e lhe pediu que ficasse tranquilo porque tudo daria certo.

Segundo ele, Ingrid se encontrava com a juíza e o informava sobre as conversas das duas.

"No começo, eu acreditava em um trabalho limpo de pedido de habeas corpus. Mas depois mudou. Teríamos que pagar antes, ficou estranho", afirmou o goleiro. E acrescentou que sua noiva lhe escreveu em 25 de fevereiro dizendo que o advogado do jogador, Cláudio Dalledone, "tinha aberto os olhos dela". Dalledone, que também depôs aos deputados, afirmou que partiu dele a decisão de denunciar a suposta extorsão.

Ele apresentou o vídeo de uma reunião que teve em fevereiro com Robson Pinheiro, então advogado de Bruno, para supostamente tratar do pedido de habeas corpus. O material, que estava inaudível, foi enviado para perícia.

Na ocasião, o advogado da juíza, Getúlio de Queiroz, reafirmou que sua cliente não conhece Ingrid nem manteve nenhum contato com ela. "Essa acusação é totalmente descabida e mentirosa. A juíza nunca ofereceu vantagem nenhuma ao goleiro nem à sua noiva", disse. O advogado Pinheiro também sempre negou a acusação.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Twitter exclui #foraricardoteixeira dos TTs


Apesar das 75 mil citações, microblog considerou termo como spam; em resposta, internautas criam #caiforaricardoteixeira

O Twitter removeu nesta quarta-feira o termo #foraricardoteixeira de seus trending topics, porque considerou uma forma de spam.

A hashtag começou na madrugada de terça para quarta-feira e foi promovida pelo perfil @foraoficial e pelo site www.foraricardoteixeira.com.br.

O termo, quando foi retirado, tinha mais de 75 mil citações e liderava a lista de palavras mais comentadas do microblog.

Os internautas, no entanto, não se incomodaram com a proibição e criaram outras hashtags para pedir a saída do presidente da CBF: a #caiforaricardoteixeira, #foraoficial e #adeusrt, todas estão entre os trending topics

Ricardo Teixeira está há 22 anos na presidência da CBF e é alvo constante de acusação sobre corrupção. Na última delas, ele teria recebido ingressos para a Copa da África e revendido.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#caiforaricardoteixeira Kajuru fala sobre Pelé e Ricardo Teixeira








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Corrupção no Futebol?: BBC x FIFA #caiforaricardoteixeira







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Kajuru sem controle: Críticas a CBF e a Ricardo Teixeira #caiforaricardoteixeira







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ricardo Teixeira Presidente da CBF #caiforaricardoteixeira













LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Teixeira não é santo, mas europeus são imperialistas do futebol #caiforaricardoteixeira
























LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Provocações - Paulinho do Blog - Futebol #caiforaricardoteixeira
















LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"Dinastia Havelange" no futebol nacional #caiforaricardoteixeira

João Havelange está no comando do futebol brasileiro junto de Ricardo Teixeira há mais de 30 anos na CBF, Havelange era presidente da CBD, esse o nome antigo da instituição, que era a Confederação Brasileira de Desportos. O jornalista Jorge Kajuru explica o fato desse acontecimento. Kajuru afirma que não haverá um segundo "Maracanazo", pois será o fim da era Ricardo Teixeira. Andrew Jennings

















LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Kfouri fala sobre entrevistas de Ricardo Teixeira e ironiza #caiforaricardoteixeira



Teixeira, com João Havelange ao fundo, é considerado fraco politicamente por Jennings

Teixeira, com João Havelange ao fundo, é considerado fraco politicamente por Jennings

31/05/2011 - 12h10

Jornalista que denunciou Fifa vê Ricardo Teixeira fraco no cenário mundial

Gustavo Franceschini e Thales Calipo
Em São Paulo



Joseph Blatter está em queda na Fifa e vê Ricardo Teixeira como a melhor opção para sucedê-lo, mas o brasileiro não é forte politicamente para assumir a presidência. Esta é a visão de Andrew Jennings, jornalista da BBC que denunciou a entidade-mor do futebol mundial e falou com exclusividade ao UOL Esporte.

“A Fifa mudou nos últimos dez dias, mudou dramaticamente. É muito difícil prever o que vai acontecer. As chances do Platini são maiores porque o Blatter está quebrado. Teixeira não terá o apoio que o Blatter tem. Terá só os dez votos da América Latina, mas isso não é suficiente. Não terá o apoio dos africanos e não vai ter acesso ao tipo de dinheiro que Blatter e Bin Hamman tiveram. Então, sem o apoio de Blatter, acho que as chances do Platini aumentaram”, disse Jennings, por telefone.

Isso não significa, no entanto, que Blatter perderá a eleição presidencial da próxima quarta. Para o jornalista, ele deve ser eleito, mas a pressão de opositores e patrocinadores deve derrubá-lo em um ano, abrindo caminho para uma nova guerra eleitoral.

Andrew Jennings é autor do livro “Jogo Sujo”, publicado no Brasil pela editora Panda Books, no qual revela detalhes de corrupção e compra de votos em eleições da Fifa e na elaboração de outros contratos da entidade. Na semana passada, ele divulgou, em seu programa “Panorama”, que Blatter, Teixeira e João Havelange teriam feito um acordo com a Justiça suíça.

O trio estaria sendo acusado de receber propina da ISL, antiga parceira de marketing da Fifa que faliu no início dos anos 2000. Para escapar da prisão, os cartolas teriam devolvido o dinheiro sujo. O acordo só não tornou-se público por conta da pressão da Fifa, que queria esperar as eleições presidenciais, que acontecerão na próxima quarta. Jennings aposta que, após o pleito, os dirigentes podem ficar expostos.

TABELINHA COM JUCA KFOURI: "ESTE É O MAIOR ESCÂNDALO DA HISTÓRIA DA FIFA"


“Não acho que seja provável que se descubra quanto Havelange e Teixeira receberam. Esse documento será publico. Blatter gastou muito dinheiro da Fifa e Havelange e Teixeira gastaram muito dinheiro com advogados para evitar a publicação do documento. Pode demorar mais um ano, mas conseguiremos tornar isso publico. Essa é a bomba-relógio”, disse o repórter.

A reportagem tentou contato com Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, para ouvir a resposta de Ricardo Teixeira, mas não foi atendido até a publicação da matéria.

Confira abaixo a entrevista completa com Andrew Jennings:

UOL Esporte - O que você espera da eleição da Fifa, na próxima quarta-feira?
Andrew Jennings –
Com o Bin Hamman fora, Blatter deve ser coroado imperador novamente, a não ser que aconteça alguma coisa antes disso e mude tudo. Mas o Blatter e o Valcke vão fazer força para que aconteça a eleição. Se atrasar, Blatter não vai ganhar, pois novos candidatos podem aparecer, como o Platini, e o Blatter será chutado pela janela.

Acho que se o Blatter for eleito, ele não deve ficar mais um ano. Tem muita bagunça e sujeira

UOL Esporte – E se ele for eleito?
Andrew Jennings -
Acho que se o Blatter for eleito, ele não deve ficar mais um ano. Tem muita bagunça e sujeira. Sabemos de pessoas como Blatter, Warner e Teixeira. Você tem Adidas e Coca-Cola [patrocinadores da Fifa que reclamaram das denúncias]. Algumas coisas foram ditas em público, então imagine o que estão falando em particular. Eles estão chamando Jeróme Vlacke, que trabalhou como diretor de marketing e fechou os acordos, e dizendo: “Blatter, saia daqui”. As empresas querem ele fora.

UOL Esporte – O que você achou das denúncias de Jack Warner de que a escolha do Qatar como sede de 2022 foi comprada?
Andrew Jennings -
Sabemos que Jack Warner é um maníaco. Ele não consegue parar de roubar. É praticamente doente, em se tratando de roubar. Ele não vai voltar, pois foi pego sob fortes evidências. O que é engraçado é que ele é o responsável por revelar o email do Valcke sobre o Qatar, e depois ele [Valcke] disse “Não, não, eu estava falando do poderia financeiro do Qatar”. Mas todos sabemos que não era isso. Uma pessoa que era do alto escalão da Fifa disse o que todos já sabiam, que o Qatar pagou propinas. Então isso não vai sumir, pois todos sabem que a Copa do Mundo não pode ir para o Qatar, mas não pelo dinheiro, mas sim pelo clima. Algum jogador brasileiro quer jogar a 50º C? O técnico desses jogadores quer que eles joguem nessas condições? Claro que não. Não pode acontecer no verão, pois é muito quente. Não pode no inverno, pois os clubes europeus estão disputando seus campeonatos. Então acho que deverá haver uma nova votação sobre a Copa do Mundo no Qatar, acho que Blatter sairá em até um ano, e acho que todos precisam lidar com o problema do Qatar e também com o problema da Rússia. Pois, se eles receberam dinheiro para votar no Qatar, também receberam para votar na Rússia. E esse problema não vai desaparecer.

É muito tarde para consertar isso, pois Ricardo Teixeira já se apropriou dessa Copa do Mundo. Não há mais tanto dinheiro para se roubar. O que precisa agora é de uma verdadeira ação política e da polícia para tirar o Teixeira do futebol, porque você sabe que ele irá roubar o quanto puder, e com isso, quando chegar em 2014, vamos encontrar péssimos aeroportos, estádios inacabados, estradas inacabadas...

UOL Esporte – Então você acha que Blatter não tem salvação à frente da Fifa?
Andrew Jennings -
Blatter não vai atrasar essa eleição, pois se isso acontecer ele nunca será eleito. O que o Blatter está esperando é uma aclamação, para que ele se levante e diga: “vocês me querem aqui?”, e só os que se ofenderem por receber dinheiro é que não vão gritar: “Claaaaaro, você é ótimo, irmão!”. Daí o Blatter vai saber que não precisará dos votos. Ele fez isso em Buenos Aires, em 2001, quando teve problemas. Eu acho que vai demorar um ano, mas nós vamos precisar dos ministros do Esporte. Mas aonde está o ministro do Esporte do Brasil? Está sendo pago por Teixeira? Porque ele não diz que está enojado e envergonhado pelo envolvimento do Teixeira nos escândalos? Temos esse tipo de bagunça, então não acho que o Blatter ficará de jeito nenhum por quatro anos, pois o mundo todo não o aceita mais.

UOL Esporte – Estes problemas podem afetar a Copa do Mundo de 2014?
Andrew Jennings -
Essa é uma pergunta interessante. É muito tarde para consertar isso, pois Ricardo Teixeira já se apropriou dessa Copa do Mundo. Não há mais tanto dinheiro para se roubar. O que precisa agora é de uma verdadeira ação política e da polícia para tirar o Teixeira do futebol, porque você sabe que ele irá roubar o quanto puder, e com isso, quando chegar em 2014, vamos encontrar péssimos aeroportos, estádios inacabados, estradas inacabadas... E não porque os brasileiros não conseguem fazer, porque conseguem. Mas porque o dinheiro irá evaporar, e todos sabem disso.

UOL Esporte – No seu programa na BBC, o Panorama, você revelou que Ricardo Teixeira e João Havelange tiveram de devolver propinas recebidas à Justiça suíça, e que a Fifa estaria tentando evitar a divulgação desses acordos. Podemos confiar na publicação desses documentos após a eleição de Blatter?
Andrew Jennings -
Isso não é fácil. Não acho que seja provável que se descubra quanto Havelange e Teixeira receberam. Para mim, a história crucial são os acordos secretos em Zurique, no ano passado, no escritório da procuradoria. Os nomes estão em segredo, mas sabemos que são os de Teixeira, Havelange e Blatter. Esse documento será publico. Blatter gastou muito dinheiro da Fifa, Havelange e Teixeira gastaram muito dinheiro com advogados para evitar a publicação do documento. Pode demorar mais um ano, mas conseguiremos tornar isso publico. O fato crucial desse documento é que, para conseguir fazer o acordo, eles tiveram de admitir que receberam propinas. Essa é a bomba-relógio. Pode demorar um ano para ir até a Suprema Corte em Lausanne, mas eles não conseguirão evitar, e teremos mais um escândalo antes da Copa do Mundo.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Quando a Fifa irá mudar? Nunca

UOL Esporte – Como é Ricardo Teixeira na Fifa? Ele é realmente um dirigente relevante no cenário da entidade?
Andrew Jennings -
Você não ouve muito sobre ele, pois cada um está preocupado com o seu próprio império. Blatter consegue o que quer, pois ninguém se importa. Mas Teixeira tem um nome sujo ao redor do mundo. Não acho que ele faça muito pela Fifa, mas ele precisa estar no Comitê Executivo, pois é preciso ganhar dinheiro lá. Em termos de Fifa, o Teixeira não é importante. Ninguém é realmente importante para a Fifa, pois cada um está preocupado com o seu império. E eles se juntam a cada três meses para realizar reuniões, ver como podem ganhar algum dinheiro, e depois voltarem para seus impérios.

UOL Esporte – Então não é possível vê-lo como sucessor de Blatter? Platini é um nome mais plausível?
Andrew Jennings -
Alguns meses antes do escândalo, quando estive no Brasil, cometi um grande erro. Muitos disseram que Teixeira seria o próximo presidente da Fifa, e eu disse: “besteira, vocês devem estar de brincadeira, pois ele é sujo e não é tão conhecido fora do Brasil”. Não é como o Beckenbauer, mas apenas outra pessoa. Mas eu cometi um erro. Assim como Havelange manteve Blatter para deixar os segredos trancados, quem seguirá Blatter? O Platini é honesto. Ele é bobo em alguns aspectos, mas não é um ladrão. Blatter precisa passar a tocha da Fifa para Teixeira. Então ele irá usar todo o poder que tem para promover Teixeira, mas não acho que ele vá conseguir.

















LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#caiforaricardoteixeira Brazilian media today questioned the ability of the former football star Pele to serve as ambassador for the 2014 World Cup

SAO PAULO 27 (Bloomberg) - Brazilian media today questioned the ability of the former football star Pele to serve as ambassador for the 2014 World Cup, a position entrusted to him by the president yesterday Rousseff.
"Pele is not known whether it is able to do everything expected of him at other times the king of football did not prove a great administrator," said Fernando Rodrigues today, political commentator of the newspaper Folha de Sao Paulo and Radio Jovem Pan
Edson Arantes do Nascimento was sports minister in the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and mentor of Law Pele, who has been questioned by some clubs and the former president Luiz Lula da Silva (2003-2010).
"Let's see how this plays Pele mission entrusted by the president, who bet" enough in the former triple world champion, said the journalist Rodrigues de Folha.
While the newspaper Estado de Sao Paulo reported today that government sources commented that the appointment to the summit was a "marketing move" of the president, amid frequent criticisms of the organization of the World Cup.
According to Pele State has advertising contracts with several international sponsors such as the Spanish Banco Santander and other companies are "competing advertisers" FIFA and the Brazilian Football Confederation.
Because of these "conflicts of interest" related to advertising Pele had decided not to participate in the ceremony on Saturday in Rio de Janeiro will be drawn when the Cup playoffs
But Pele decided to attend the event, which will be televised worldwide, after being appointed "ambassador" by the president at a meeting at the Planalto Palace, seat of government.
Instead, the former crack and 1994 world champion Romario will not be in the draw on Saturday at Marina da Gloria, Rio's beachfront.
The Organizing Committee invited him to the Cup, but Romario, now a deputy for the Brazilian Socialist Party, claimed to have commitments, which confirms its feud with the owner of the CBF, Ricardo Teixeira, appropriated state. (ANSA). MRZ
27/07/2011 16:03









Pelé is named 2014 World Cup Honorary Ambassador

27/07/2011 - 07h56

MÁRCIO FALCÃO
ANA FLOR
FROM BRASÍLIA

After saying that "Brazil runs a great risk of embarrassing itself if it doesn't put on a good World Cup," Pelé received the title of 2014 World Cup Honorary Ambassador on Tuesday from President Dilam Rousseff.

According to Minister Orlando Silva (Sports), the President signed a decree creating the position of World Cup Ambassador. The minister said that Pelé will provide guidance to the government about the World Cup, represent the country at events and participate in discussions with other Cup participant countries and with FIFA.


Fernando Bizerra Jr/Efe
President Dilma Roussef poses for a photo beside the former player Pelé, in Brasília
President Dilma Roussef poses for a photo beside the former player Pelé, in Brasília

"I could not refuse this invitation from our President. I have been doing this since I was born, since my first World Cup, promoting Brazil. It is a huge responsibility," he said.

Pelé indirectly quoted criticism that the country has been receiving due to problems and delays in the Cup projects, but he requested the trust of Brazilians. In February, the former player criticized the progress of the 2014 World Cup projects. "Brazil runs a great risk of embarrassing itself if it doesn't put on a great Cup. The main problems are communications and airports. Brazil has the obligation to put on a great World Cup," he said at the time. "(The delay in the projects) is not just an issue for Brazilians. I talked with the staff of Platini (president of UEFA) and they are also worried.

This Tuesday, the former player asked for a vote of confidence. "I would like to ask all Brazilians to believe, because it was sort of confused, sort of in doubt, some of the problems that we had here, and we still know what the conditions are, but we can believe because the President has said that she will do what it takes, and I hope that we deliver this World Cup."

He added: "After all the work we have done to get this World Cup, I think we also have an obligation to manage it well. Now this management will be done by all Brazilians, by 190 million Brazilians, and we will all be proud to deliver this Cup."

Pelé said that soccer has helped Brazil to be recognized. "When I arrived in Sweden in '58 no one knew where Brazil was, the Brazilian flag was poorly made and we exalted the name of Brazil, we made the world recognize Brazil, and independently because of soccer."

The minister said that the choice of Pelé is recognition. "It is a tribute to Pelé for all that he has done and is doing for the sport, for Brazil. The President believes that due to the force of the image and history of Pelé, he would be the best face of the 2014 World Cup."

URUGUAY

After the meeting with the President, Pelé asked for the final sporting event rematch between Brazil and Uruguay --at the World Cup in 1950, Uruguay won its second world championship, defeating Brazil in the final.

Asked if the performance of the Uruguayan team in the Americas Cup should worry the Brazilians, Pelé said no. "I don't fear (Uruguay) and I think that there should be a rematch so we can win," the player said.

Translated by DAVE WOLIN





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#caiforaricardoteixeira #lula #pt : PRENSA DUDA DE CAPACIDAD DE PELE COMO EMBAJADOR










SAO PAULO 27 (ANSA) - La prensa brasileña puso en duda hoy la capacidad del ex astro del fútbol Pelé para desempeñarse como embajador de la Copa del Mundo de 2014, cargo que le fue confiado ayer por la presidenta Dilma Rousseff.
"No se sabe si Pelé está en condiciones de hacer todo lo que se espera de él, en otras ocasiones el rey del fútbol no demostró ser un gran administrador", sostuvo hoy Fernando Rodrigues,comentarista político del diario Folha de Sao Paulo y Radio Jovem Pan.
Edson Arantes do Nascimento fue ministro de Deportes durante el gobierno del presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) y mentor de la Ley Pelé, que ha sido cuestionada por algunos clubes y el ex mandatario Luiz Lula da Silva (2003-2010).
"Vamos a ver como se desempeña Pelé en esta misión confiada por la presidenta, que apostó" bastante en el ex tricampeón del mundo, acotó el periodista Rodrigues de Folha.
En tanto el diario Estado de Sao Paulo publicó hoy que fuentes del gobierno comentaron que el nombramiento de Pelé fue una "jugada de marketing" de la presidenta, en medio de las frecuentes críticas contra la organización de la Copa del Mundo.
Según Estado Pelé tiene contratos de publicidad con varios patrocinadores internacionales como el español Banco Santander y otras empresas que son "competidoras de los anunciantes" de la FIFA y la Confederación Brasileña de Fútbol.
Debido a esos "conflictos de intereses" relacionados con la publicidad Pelé había decidido no participar de la ceremonia del sábado en Rio de Janeiro cuando serán sorteadas las eliminatorias de la Copa.
Pero Pelé decidió asistir al evento, que será televisado al todo el mundo, tras ser nombrado "embajador" por la presidenta en un encuentro celebrado en el Palacio del Planalto, sede del gobierno.
En cambio el ex crack y campeón del mundo de 1994 Romario no estará en el sorteo del sábado en la Marina da Gloria, frenta a las playas cariocas.
El Comité Organizador de la Copa lo convidó, pero Romario, actual diputado por el Partido Socialista Brasileño, alegó tener compromisos, lo cual confirma su enemistad con el titular de la CBF, Ricardo Teixeira, consignó Estado. (ANSA). MRZ
27/07/2011 16:03









Pelé es nombrado embajador honorario de la Copa de 2014

27/07/2011 - 07h44

MÁRCIO FALCÃO
ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Después de manifestar que "Brasil corre un gran riesgo de avergonzarse si no realiza una buena Copa", Pelé recibió este martes de la presidente Dilma Rousseff el título de embajador honorario de la Copa de 2014.

De acuerdo con el ministro Orlando Silva (Deporte), la presidente firmó un decreto creando la figura del embajador de la Copa. El ministro dijo que Pelé tendrá y podrá dar orientaciones al gobierno sobre la Copa, representar al país en eventos y participar en las interlocuciones con los demás países participantes de la Copa y también con la Fifa.

"Yo no podría dejar de aceptar esta invitación de nuestra presidenta. Yo ya hago esto desde cuando nací, desde la primera Copa defiendo y hago la propaganda de Brasil. Es una responsabilidad muy grande", declaró.


Fernando Bizerra Jr/Efe
La presidente Dilma Roussef posa para foto al lado del ex jugador Pelé, en Brasilia
La presidente Dilma Roussef posa para foto al lado del ex jugador Pelé, en Brasilia

Pelé citó indirectamente las críticas que el país ha recibido por problemas de atrasos en las obras de la Copa, sin embargo pidió confianza a los brasileños.

En febrero, el ex jugador criticó el desarrollo de las obras para el Mundial de 2014. "Brasil corre un gran riesgo de avergonzarse si no realiza una buena Copa. El principal problema es la comunicación y los aeropuertos. Brasil tiene la obligación de hacer una buena Copa". Afirmó, en esa ocasión. "[El atraso en las obras] no es solamente un asunto de brasileños.

Conversé con la gente de Platini [presidente de la Unión de Asociaciones de Fútbol Europeas, Uefa] y ellos también están preocupados."

Este martes, el ex atleta pidió un voto de confianza. "Me gustaría pedir a todo el pueblo brasileño que crean, porque estaba un poco confundido, con un poco de duda con algunos problemas que tuvimos aquí y que nosotros sabemos aún las condiciones, pero que podemos creer porque la presidente dijo que va a realizar todo el esfuerzo y espero que nosotros entreguemos bien esta Copa del Mundo".

Y agregó además: "Después de todo el trabajo que hicimos para conseguir esta Copa creo que nosotros también tenemos obligación de hacer una buena administración. Ahora, esta administración será realizada con todos los brasileños, con 190 millones de brasileños y todos quedaremos orgullosos de entregar bien esta Copa."

Pelé dijo que el fútbol ayudó a Brasil a ser reconocido. "Cuando llegué a Suecia en el 58 nadie sabía dónde quedaba Brasil, la bandera brasileña era mal hecha y nosotros enaltecimos el nombre de Brasil, hicimos que el mundo conociese Brasil e independientemente de la parte del fútbol".

El ministro dijo que la decisión de Pelé es un reconocimiento. "Es un homenaje a Pelé por todo lo que hizo y hace por el deporte, por Brasil. La presidente cree que por la fuerza de la imagen y por la historia de Pelé, él sería la mejor cara de la Copa de 2014."

URUGUAY

Después del encuentro con la presidente, Pelé pidió para la final del evento deportivo una revancha entre la selección brasileña y la uruguaya --siendo que en la Copa de 1950, Uruguay conquistó su segundo campeonato mundial derrotando en la final a Brasil.

Indagado si el desempeño de la selección uruguaya en Copa América debe preocupar a los brasileños, Pelé dijo que no. "Yo no temo [Uruguay] y creo que deberíamos tener esta revancha para que ganemos", dijo el jugador.

Traducción de ARTURO RIVAS






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#caiforaricardoteixeira : Por rixa política com São Paulo, Ricardo Teixeira quer levar …

13:52

Ricardo Teixeira seria responsável pela pressão contra São Paulo (EFE)

Ricardo Teixeira seria responsável pela pressão contra São Paulo

Após perder o centro de imprensa e estar fora da Copa das Confederações, São Paulo começa a sofrer pressão para ficar sem a abertura da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o jornal “Estado de S. Paulo”, uma rixa política entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Texeira, e o PSDB cria clima de incertezas em relação ao estádio Itaquerão.

Segundo a publicação paulista, a informação do clima criado por Teixeira foi apurada junto a dirigentes da Fifa que estavam no congresso da entidade. Essas fontes garantiram que a entidade e Joseph Blatter, presidente, não querem tirar a abertura da capital paulista.

“A ideia deles [CBF] é mesmo concentrar as atividades no Rio de Janeiro. Isso vem de Ricardo [Teixeira]”, afirmou Geoff Thompson, ex-vice presidente da Fifa, que deixou o cargo na última quarta-feira (1º).








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#caiforaricardoteixeira : COL diz que R$ 30 milhões para sorteio foi pedido da FIFA

Cláudia Callado


Foto: Terra

Entrevista coletiva sobre a organização do evento

O sorteio dos grupos para a eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 que será realizado neste sábado (31) recebeu inúmeras críticas devido ao valor do orçamento para o evento. O Comitê Organizador Local (COL) gastou R$ 30 milhões para construir a estrutura na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A construção foi financiada pelo Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro.


Nesta terça-feira (26), a organizadora do evento, Joana Havelange, filha do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, em entrevista sobre a organização do evento teve que dá inúmeras explicações sobre o alto valor da verba. Segundo ela, a Fifa fez várias exigências para a realização do sorteio. “Para gente criar essa estrutura, a gente recebe todas as requisições da Fifa. O tamanho do palco foi devido aos requerimentos. Este orçamento foi feito devido aos requerimentos da Fifa. Para conseguir atingir esse valores contratamos a GEO (empresa que organiza o evento) e eles conseguiram os patrocínios da cidade e do Estado”, garantiu.

Ainda em entrevista, a organizadora do evento afirmou que a cerimônia mostrará que o Brasil é um país organizado e capaz de promover uma Copa do Mundo. Para a Fifa, o sorteio é o “pontapé inicial do torneio”. "É a primeira vez que estamos mostrando o Brasil para o mundo. Corremos para tudo ficar pronto. O Brasil é organizado, podemos receber um grande evento, somos modernos, tecnológicos e estamos prontos para receber todos vocês”, finalizou.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#caiforaricardoteixeira Filha de Teixeira leva apreensão à temida 1ª aparição pública como executiva de 2014







27/07 - 14h15

O início da programação de eventos da Copa de 2014 nesta semana no Rio de Janeiro, que terá como desfecho o sorteio de grupos das eliminatórias no sábado, marcou a primeira aparição pública de Joana Havelange como executiva do Mundial brasileiro. Até então protegida de exposições, a filha de Ricardo Teixeira venceu a relutância em assumir uma posição de relações públicas da organização ao comandar evento na terça-feira em que apresentou detalhes da festa programada para o final de semana, que será levada a todo o mundo. Na ocasião, alternou instantes de postura confiante com apreensão.

Apesar do semblante que sugeria alguma tensão e economia de sorridos, Joana conduziu bem a apresentação dos detalhes da festa do sorteio, inclusive liderando uma visita guiada para imprensa nacional e internacional através da estrutura montada na Marina na Glória. No passeio, fez explicações em português e em inglês sobre o protocolo do evento. No fim, concedeu breves entrevistas para rádios.

Assim como Ricardo Teixeira, a diretora-executiva do COL (Comitê Organizador Local) nunca mostrou predisposição para estar nas primeiras filas, para aparecer como porta-voz da Copa. Pelo contrário, manifestava corriqueiramente às pessoas próximas desejo de evitar tal papel. Além disso, Joana acabou estrategicamente em plano secundário desde sua designação para o cargo porque entendia-se que a neta de Havelange também poderia virar alvo de contestações dirigidas ao pai. No ano passado, ela esteve quase como uma figurante em evento na África do Sul que apresentou a logomarca do Mundial.

Durante a coletiva de imprensa na terça, a estreante Joana deu uma leve derrapada ao ser confrontada com uma situação inédita, a contestação da imprensa. A executiva titubeou ao responder sobre a cifra de R$ 30 milhões destinada à empresa responsável pela organização da festa do sorteio das eliminatórias, pediu para a pergunta ser repetida. Em seguida, a filha de Teixeira ainda ofereceu um pequeno testemunho a respeito de sua entrega pessoal à ideia da Copa no país.

“Estamos há mais de um ano com todo o planejamento. Começamos as construções há dois meses. Estamos trabalhando até de madrugada, praticamente morando na Marina (da Glória)”, afirmou.

Desde cedo, Joana convive no mundo da cartolagem. A filha de Ricardo Teixeira foi na infância e adolescência muito ligada a João Havelange, então presidente da Fifa. A futura executiva da Copa no Brasil viajou diversas vezes para a Suíça para acompanhar o avô e testemunhou de perto uma série de situações de caráter administrativo. Há quem diga que ela inclusive entende mais de futebol do que o pai.

Dentro do grupo de organização da Copa, a princípio, Joana era conhecida mais como uma espécie de garota de recados do pai. Mas aos poucos conseguiu ganhar uma certa autonomia na função de diretora-executiva, principalmente através da mediação de eventos fechados com as cidades sedes do Mundial.

Em ocasiões anteriores na organização da Copa de 2014, Joana teria se mostrado descuidada em relação à maquiagem e a apresentação visual. No entanto, na última terça, no evento de boas-vindas para o sorteio das eliminatórias, a executiva assumiu o papel de anfitriã em condições impecáveis.

Na estreia como relações públicas da organização, também admitiu carregar parte da responsabilidade na primeira exposição internacional do Brasil no calendário de eventos para 2014.

“Esperamos fazer um grande evento. Acho que o Brasil terá muito orgulho da gente. Vamos mostrar ao resto do mundo que o Brasil está preparado para receber este evento. Temos a oportunidade de mostrar um país organizado, que faz grandes eventos, que somos modernos, tecnológicos”, disse.

.tricolormania










LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Que triste : Vera Fischer é internada em clínica de reabilitação na Barra

Vera Fischer Foto: Fábio Rossi/ Agência O Globo
Tamanho do texto A A A

A atriz Vera Fischer foi internada na última terça-feira numa clínica de reabilitação para dependentes químicos na Barra da Tijuca, Zona Oeste, do Rio. A atriz, de 60 anos, contou com o apoio de amigos e parentes na decisão de se internar. “É muito triste e chato, mas foi para o próprio bem dela”, lamenta a assessora e amiga da atriz Liège Monteiro, que se recupera de uma cirurgia na vesícula. A última aparição de Vera na TV foi numa participação em “Insensato coração”. A atriz está no ar na reprise de “O clone”.

Em entrevista ao Extra em 2008, Vera falou abertamente sobre o vício:“Esta é a parte mais difícil: admitir que está doente, que tem um problema. Não adianta alguém impor ou obrigar a nos tratarmos. A gente tem que ter essa atitude. Não cheguei a pedir para me afastar de um trabalho, mas deu muito trabalho me recuperar".

Vera e a luta contra as drogas

O problema de Vera com as drogas é antigo. Em dezembro de 1995, a loura foi denunciada pela babá de seu filho que a acusou de ter lhe aplicado golpes de tesoura. Em outra ocasião, chegou a quebrar os móveis da casa onde morava, em São Conrado, e foi internada pelo ex-marido e pai de sua filha Rafaela, o também ator já morto Perry Salles, numa clínica de tratamento psiquiátrico.

A essas internações se somaram pelo menos mais três. A mais longa foi na Clínica Solar do Rio, em Santa Teresa, no Centro, em 1997. Lá, Vera se submeteu a um rigoroso tratamento de oito semanas. Ali, vivia uma rotina que em nada lembrava suas incursões pela noite, sempre regadas a álcool e drogas. Acordava às 7h30, tomava café da manhã, fazia meditação, terapia, participava de palestras e passeava pelos jardins da clínica. Ali, chegou a receber algumas visitas do filho.

Nem sabia que o Perry havia morrido !

Morre Perry Salles

Retratos da Vida

Arquivo

Morreu, na quarta-feira, 17, o ator Perry Salles, em consequência de um câncer no pulmão. O corpo foi cremado, no início da tarde desta sexta-feira, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio. Muito abalada, Vera não compareceu à cerimônia. Sua filha, Rafaela, estava presente. Como não deixou, em vida, uma autorização para ser cremado, os familiares do ator tiveram dificuldade para conseguir tal documento.

Perry se mudou para a casa de Vera há cerca de quatro meses depois que seu estado de saúde se agravou. Perilúcio José de Almeida, como era seu nome, fez vários filmes e atuou em novelas. Na tevê, ficou marcado como o Laio, em "Mandala" (1987). Ficou por 16 anos casado com Vera Fischer, com quem teve Rafaela. De outro casamento, com Beatriz, teve Romeu e Rômulo. Já foi casado também com a atriz Miriam Melher,

com quem teve o filho Rodrigo, morto em 1990, aos 20 anos, num acidente de moto. Ele também teve a filha Renata, que mora na Inglaterra.

Em 1998, o ator entrou em depressão. Por 18 meses Perry Salles passou seus dias praticamente sem ver a luz do sol. Enclausurado em uma das salas do Teatro Gamboa, que comprou em 1994, em Salvador, ele tentava se livrar de uma crise existencial. O quadro só foi revertido em 2000, quando Perry Salles recebeu um telefonema da atriz Ivone Hoffman, que o convidou para atuar na peça "Com amor". O apoio irrestrito de Vera Fischer, que se tornou sua melhor amiga, o ajudou a reerguer.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Testemunhas do caso do jornalista Luiz Eduardo Merlino são ouvidas em SP







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Crianças holandesas são encontradas trancadas em veleiro no Rio de Janeiro







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Advogada é libertada após 65 dias de sequestro em Salvador


Plantão | Publicada em 27/07/2011 às 21h49m

Bahia Meio Dia

SALVADOR - Uma advogada foi libertada em Salvador, depois de passar 65 dias em cativeiro. Laise Borges, de 26 anos, foi sequestrada na noite do dia 23 de maio, no momento em que saía da filial da empresa do pai, Nilson Borges, que é dono de uma rede de atacadistas, a 185 km de Salvador.

Os sequestradores pediram R$ 8 milhões para libertar a advogada. Os bandidos teria ficado até duas semanas sem fazer contato.

Dois homens em uma moto teriam recolheram o dinheiro do resgate numa zona rural de uma cidade da Bahia. Duas horas depois do pagamento de resgate, a advogada foi libertada perto de Salvador.


© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Eu abro mão , pode ficar com minha parte :

Rei Pelé é escolhido 'Patrimônio Esportivo da Humanidade'


ele jogou lá sua bolinha, ganhou muita grana , fez filhos mas não cuidou deles, dono de um papo furado sobre criancinhas do Brasil... , não acho que seja de carater irreprovavel, já era foi, agora parece taximetro , só tá onde tem uma graninha para levar ...





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

#lula #PT : MEC corta vagas em cursos de Direito e Medicina em SP

( nada como ter um povo doente e sem defesa .)


Cinco universidades foram penalizadas após descumprirem acordos para corrigir falhas

27 de julho de 2011 | 21h 22

Estadão.edu

O Ministério da Educação (MEC) vai penalizar cinco universidades de São Paulo por descumprirem acordos de melhorias firmados após resultados insatisfatórios no Enade. Serão atingidos o curso de Medicina das Universidades de Marília (Unimar) e Metropolitana de Santos (Unimes), a graduação em Direito das Universidades Nove de Julho (Uninove) e de Franca (Unifran), e o bacharelado em Pedagogia da Faculdade de Educação de Assis (Faeda).

As medidas da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, são contra falhas e má qualidade dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e vêm depois de verificação in loco das instituições. A lista de universidades foi publicada na edição desta quarta-feira, 27, do Diário Oficial da União.

Medicina. O MEC quer desativar o curso de Medicina da Unimar, de Marília, no interior paulista. Especialistas da Seres dizem que ainda persistem "deficiências de média gravidade", como como poucos títulos na biblioteca e a insuficiência do número de leitos em relação ao número de alunos que estão em internato no 5.º e 6.º anos. A universidade recorreu da decisão e agora cabe ao Conselho Nacional de Educação (CNE) avaliar o caso. Por enquanto, a instituição terá de apresentar à Coordenação-Geral de Supervisão da Educação Superior, a cada processo seletivo, a relação nominal, com indicação de CPF, e-mail e telefone de todos os alunos matriculados no curso.

Já a Unimes, de Santos, no litoral do Estado, terá de reduzir de 80 para 60 a quantidade de vagas oferecidas anualmente para o curso de Medicina. A relação de matriculados e os contatos dos alunos deverá ser apresentada à Coordenação-Geral de Supervisão da Educação Superior a cada processo seletivo.

Direito. A Seres reconheceu como definitiva a penalidade aplicada pelo CNE à Uninove, que poderá oferecer 1,8 mil vagas anuais em quatro unidades que oferecem o curso de Direito (Vila Maria, Barra Funda, Vergueiro e Santo Amaro), todas na capital, até a renovação da autorização de funcionamento do bacharelado. O governo espera que, até lá, as deficiências sejam sanadas. A universidade vai receber novas visitas in loco dos avaliadores do MEC para conferir as medidas adotadas pela Uninove.

Em Franca, no interior paulista, os especialistas da Seres inspecionaram a Unifran e constaram que a instituição descumpriu o Termo de Saneamento de Deficiências do curso de Direito. Diante desse cenário, o MEC quis fechar o bacharelado, mas a universidade apresentou defesa. O governo, então, mudou a pena para a redução da oferta de vagas de 480 para 430 nos processos seletivos anuais.

Entre os problemas encontrados pela Seres na Unifran está a oferta de estágio supervisionado aos alunos. Os especialistas também afirmam que a relação de 39 alunos para cada professor de Direito prejudica a qualidade de ensino.

Por fim, o MEC determinou que a universidade apresente a decisão da Seres a professores, alunos e funcionários nos murais de aviso da instituição e publique em seu site, de forma clara, as medidas restritivas que a Unifran terá de sofrer.

Pedagogia. Localizada no município de Assis, no interior do Estado, a Faeda será obrigada a reduzir a oferta de vagas para o curso de Pedagogia para 80 anuais, até que seja renovada a autorização de funcionamento do bacharelado. O MEC também exige que a instituição apresente a relação de nomes e contatos de todos os alunos matriculados a cada processo seletivo.


Para o presidente do CFM, a proposta não resolve os reais problemas da
assistência brasileira e coloca a saúde da população em risco

O Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou duramente nesta terça-feira (19) a elaboração de um suposto plano nacional de educação médica com o objetivo de aumentar o número de médicos por habitantes no País. Segundo a imprensa, a proposta estaria sendo elaborada pelos Ministérios da Educação e da Saúde. “Trata-se de uma simplificação absurda dos problemas relacionados à assistência em saúde no país. Considero esta possibilidade um equivoco grosseiro”, protestou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.

“De um momento para o outro, a falta de assistência ou a precariedade dos serviços oferecidos a quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou responsabilidade dos médicos. Esse é o discurso adotado por alguns setores da sociedade – e mesmo gestores - que se recusam a enxergar a complexidade do quadro, ignorando soluções efetivas para atender os interesses coletivos”, ressaltou.

A solução real para o problema passa pela adoção de políticas públicas que visem a interiorização da assistência. O CFM e outras entidades médicas defendem, por exemplo, a criação de uma carreira de estados para médicos que atuem no SUS. Essa proposta prevê remuneração adequada aos profissionais e obriga o Estado a oferecer-lhes condições de trabalho, como estrutura física, equipamentos e acesso a exames de diagnostico. Para o CFM, essa saída beneficiaria a toda sociedade.

Além dessa proposta, os conselhos de Medicina (CFM e mais 27 regionais) defendem a aprovação imediata da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que aguarda pela deliberação dos parlamentares. O CFM acredita que a implementação de mais recursos depende da mobilização da base aliada. A aprovação da medida trará fontes capazes de garantir melhora na infraestrutura da rede pública e a adoção de um projeto de valorização dos recursos humanos em saúde.

Escolas médicas – O CFM critica ainda a abertura de novas escolas médicas no país, que estaria embutida no escopo desse suposto plano em desenvolvimento nos Ministérios da Saúde e da Educação. “A abertura de escolas médicas para a solução da distribuição de atendimento médico no território nacional é uma atitude desprovida de senso prático. A multiplicação do número de escolas – que já dura décadas - não solucionou a povoação de médicos nos locais desassistidos”, acrescentou o presidente do CFM.

Atualmente, o Brasil possui 183 escolas médicas. No mundo, apenas a Índia, com 272 cursos e uma população de 1,2 bilhão de pessoas (seis vezes maior que a brasileira) possui mais. Somente de 2000 a 2010, no país, foi autorizado o funcionamento de 80 escolas de Medicina (um aumento de 80%). Desse total, 72,5% (58 escolas) são privadas e visam o lucro, ao cobrar, em média, mensalidades de R$ 3 mil por aluno. Em alguns casos, pode chegar a R$ 7 mil.

“O pior é a certeza de que número importante das escolas médicas em atividade está sem condições plenas de funcionamento, seja em termos de instalações, seja em termos de conteúdo pedagógico, incluindo aí questões ligadas aos corpos docentes", disse Roberto d’Avila. Para ele, essa falta de critérios compromete o atendimento ao deixar que usuários do SUS sejam atendidos por médicos oriundos de escolas sem a devida qualidade, “criados apenas por conta de interesses políticos e econômicos".

Para o presidente do CFM, cabe aos gestores públicos o desenvolvimento de ações com base em um planejamento real. “Isso deve ser feito sem paixões ou interesses outros – que não os coletivos. A gestão deve entender que não adianta médico munido apenas de um estetoscópio para garantir saúde e qualidade de vida aos brasileiros”, criticou.

“Sem base técnica ou cientifica válida, alguns desvirtuam o debate e garantem que se o país tivesse meio milhão de médicos, dramas, como os que a imprensa revela, não existiriam. Trata-se de falácia inconsequente. Ao contrário do que se afirma, o Brasil conta com médicos suficientes para atender às necessidades da população brasileira”, ressaltou d’Avila.

27/07/2011
Honorários de médicos da AHB estão atrasados

Vitor Oshiro
Cerca de 280 médicos do Hospital de Base (HB) e da Maternidade Santa Isabel estão com honorários atrasados há alguns dias. Segundo o presidente do conselho técnico de intervenção da Associação Hospitalar de Bauru (AHB), Aparecido Donizeti Agostinho, na prática, o problema ocorreu pois houve uma demora em repasse de verbas do Estado. Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Estado da Saúde nega que o repasse esteja atrasado.

Agostinho explica que os profissionais das duas instituições recebem por produção. São os honorários desses serviços que estão atrasados. “Acreditamos que, amanhã, conseguiremos liberar para o pessoal que recebe como pessoa física”, explica.

Segundo o presidente, houve um atraso no termo aditivo que é repassado à AHB pela Secretaria de Saúde. Esse recurso é enviado pelo Estado para instituições a fim de complementar a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas a assessoria de comunicação da secretaria nega que tenha havido qualquer atraso de repasse e afirma que, inclusive, termo aditivo no valor de R$ 556 mil já havia sido enviado à instituição.

Ainda de acordo com a assessoria, no mês passado, outro repasse de R$ 1,5 milhão havia sido feito para a AHB. O presidente do conselho técnico de intervenção do local, Aparecido Donizeti Agostinho, espera que o atraso nos honorários seja resolvido até o fim desta semana.

“Esperamos que o repasse seja publicado no Diário Oficial amanhã (hoje). Assim, com o dinheiro liberado, dentro dos próximos dias poderemos resolver a pendência com esses honorários em aberto”.

A assessoria de comunicação de Secretaria de Estado da Saúde confirma que foi emitido um termo aditivo de R$ 2 milhões para a AHB, sendo que a publicação no Diário Oficial do repasse realmente será feita hoje.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"I have talked to my lawyers. They are not persuaded that that is a winning argument,"

"I have talked to my lawyers. They are not persuaded that that is a winning argument,"

Obama


14th Amendment May Allow Obama To Raise Debt Ceiling Without Congress

It appears Obama may have found a means of raising the debt ceiling outside the scope of GOP authority. ”There’s one thing that hasn’t been talked about yet, and I haven’t checked on the constitutionality of it — and I read the Constitution, but I don’t remember reading this — but in the 14th amendment, there’s something that says something about the debt of the United States government shall be honored,” Senator Chuck Grassley (R-IA) was heard saying on a phone call recording. “The 14th Amendment includes a public debt clause that insists the obligations of the government ‘shall not be questioned.’”

Section 4 of the 14th Amendment to the US Constitution
The validity of the public debt of the United States, authorized by law, including debts incurred for payment of pensions and bounties for services in suppressing insurrection or rebellion, shall not be questioned. But neither the United States nor any state shall assume or pay any debt or obligation incurred in aid of insurrection or rebellion against the United States, or any claim for the loss or emancipation of any slave; but all such debts, obligations and claims shall be held illegal and void.

So is the option viable? Most definitely, claims former President Bill Clinton, who said Monday that he would use it “without hesitation, and force the courts to stop me,” if congress fails to raise the debt ceiling by August 2nd. Obama, on the other hand, thinks not. “I have talked to my lawyers. They are not persuaded that that is a winning argument,” the president said. This repudiation does not establish the proposition’s permissibility, nor was it necessarily absolute.

Determining legality of the recourse depends on how two imperative questions will be answered: Does it prevent congress from refusing to raise the debt ceiling? Does it authorize the president to keep paying debts regardless of what congress does?





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters