[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

#RIO #DesabamentoRio TRES prédios desabam no centro do Rio de Janeiro


http://migre.me/7G4dq




 
26/01/2012 02h25 - Atualizado em 26/01/2012 02h25

Chance de encontrar sobrevivente em escombros é pequena, diz coronel

Secretário estadual de Defesa Civil comanda buscas no Centro do Rio.
Dois prédios e um sobrado desabaram na Avenida Treze de Maio.

Tássia Thum Do G1 RJ
Comente agora
O secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, afirmou, no início da madrugada desta quinta-feira (26), que é pequena a chance de encontrar um sobrevivente entre os escombros do desabamento que levou abaixo dois prédios e um sobrado na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio.
“A gente tem a esperança que tenha se formado um bolsão de ar e que a gente possa encontrar sobrevivente, mas essa possibilidade lamentavelmente é pequena”, disse ele.
Segundo Simões, familiares que trabalhavam nos dois edifícios e no sobrado que desabaram relataram a existência de desaparecidos, no entanto, ainda não foi possível estimar o número de pessoas que possam estar entre os escombros.
Por causa da demolição dos prédios, outros dois edifícios foram interditados. Um fica na Rua Manuel de Carvalho, que funciona como um anexo ao Teatro Municipal, e o outro fica na esquina com a Avenida Chile.
O secretário disse também que houve um incêndio por conta de um vazamento de uma tubulação de gás de um dos edifícios. A CEG foi acionada e cortou o fornecimento de gás no trecho.
Uma pericia técnica será realizada para identificar as causas do desabamento.
Entenda o casoOs dois prédios e um sobrado desabaram por volta de 20h30 de quarta-feira na região bem atrás do Theatro Municipal, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura. Cinco feridos haviam chegado ao Hospital Souza Aguiar até 0h desta quinta-feira, também no Centro da cidade. Um deles já foi liberado. No início da madrugada, parentes reunidos na porta do hospital procuravam desaparecidos que estariam nos prédios.
Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes confirmou que, além de um prédio de dez andares e outro de 20 andares, um sobrado, que ficava entre as duas construções, acabou atingido pelos destroços.
Mais cedo, numa entrevista anterior, o prefeito havia comentado sobre as possíveis causas do desmoronamento. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito, que anunciou tambpem a abertura de um posto de informações em frente à agencia da Caixa Econômica Federal, na esquina das avenidas Chile e Rio Branco.
Mapa mostra área do desabamento (Foto: Arte/G1)

Menos de uma hora depois dos desabamentos, a Defesa Civil Estadual informou que a tragédia deixou 11 vítimas, sem detalhar mortos e feridos.
Cinco dos feridos receberam atendimento no Hospital Souza Aguiar: quatro homens (dois de 37 anos, um de 31 e um de 50 anos) e uma mulher de 28 anos. O quadro mais grave é o da mulher, que teve lesão no couro cabeludo e passou por cirurgia.
Um zelador e um operário, que estava dentro de um elevador, estão entre os feridos retirados com vida dos escombros. As informações são do coronel Sérgio Simões. Ainda de acordo com o coronel, as buscas se concentram em dois pontos sinalizados com a ajuda de cães farejadores.
Uma moradora de um prédio vizinho relatou que três andares de um dos prédios passavam por reforma. "De repente, ouvimos um grande barulho e começou a voar tudo", contou a argentina Devora Galavardo, que mora há seis meses em frente ao prédio que desabou.
Nos vídeos ao lado, enviados ao VC no G1, o leitor Elias de Oliveira capturou os momentos de confusão após a queda dos prédios e do sobrado na Treze de Maio. O leitor, que estava em um bar na Cinelândia, começou a filmar quando a poeira baixou.
O analista de sistemas Fernando Amaro conta que pelo menos cinco pessoas de sua empresa que participavam de um treinamento estariam dentro de um dos prédios que desabou.
Amigos e parentes cercam o local em busca de informações sobre pessoas que trabalham na região, enquanto a Guarda Municipal impede a aproximação, pelo temor de dano estrutural às construções vizinhas.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local do desabamento atuando no trabalho de socorro. Há bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca, de São Cristóvão e do Centro. Há 14 viaturas entre ambulâncias, caminhões de água e de escada magirus. O prefeito Eduardo Paes está no local.
Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)
De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos. No twitter do Centro de Operações, a prefeitura faz um alerta: "Atenção motoristas! Evite a região da Cinelândia, Carioca e Rio Branco para não atrapalhar os trabalhos dos Bombeiros e Defesa Civil".
A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da Avenida Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Desmonoramento no Centro (Foto:  Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )Desabamento foi na área aos fundos do Theatro Municipal (Foto: Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )









Os edifícios de 20, 10 e 4 andares, que ficavam ao lado do Theatro Municipal, desabaram por volta das 20h30, deixando ao menos 11 vítimas

Prefeito do Rio admite que pode haver vítimas sob os escombros de prédios que desabaram no Rio

25/01/2012 - 23h32
Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes disse há pouco que há possibilidade de existir pessoas sob os escombros dos prédios que desabaram esta noite no centro do Rio de Janeiro. Paes confirmou a retirada de quatro pessoas feridas. Elas foram levadas para o Hospital Souza Aguiar.
Segundo o prefeito, são dois o prédios que desmoronaram: um com 20 andares e outro com dez. Ele não descartou a possibilidade de vazamento de gás, mas considerou como hipóteses mais provável a ocorrência de uma falha estrutural, pois os imóveis que eram antigo. Os dois edifícios ficavam nos fundos do Theatro Municipal.
Uma tenda com assistentes sociais foi montada próximo ao local do desmoronamento para atender parentes das vítimas. Os dois prédios abrigavam salas comerciais e uma agência bancária no térreo.







Rio de Janeiro

Explosão derruba prédio e fere pelo menos onze no Centro do Rio

 
Prédio desaba na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro
Prédio desaba na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro - Pedro Kirilos / Agência O Globo
Uma grande explosão destruiu completamente um prédio no Centro do  Rio de Janeiro, pouco depois das 20h30m. A Defesa Civil estadual acredita que a explosão tenha sido provocada por gás, mas trata-se de uma hipótese apenas inicial. Testemunhas relatam ter ouvido estalos antes do desabamento, o que pode apontar para problemas estruturais. Todas as equipes do Quartel Central dos Bombeiros foram deslocadas para o local.  A estimativa inicial é de que haja pelo menos onze feridos. Todas as equipes do Quartel Central dos Bombeiros estão no local.
O prédio fica na esquina da Avenida Almirante Barroso com a Rua Treze de Maio, ao lado do Theatro Municipal. A região é a mais importante do Centro do Rio. A Treze de Maio desemboca na Cinelândia, ao lado da Câmara dos Vereadores, e abriga edifícios comerciais e de uso misto. A área foi isolada para facilitar o trabalho dos bombeiros e a aproximação de ambulâncias. A estrutura dos prédios vizinhos pode ter sido abalada, ainda não se sabe em que grau. Os bombeiros enfrentam agora um incêndio nos escombros. Os feridos estão sendo levados para o Hospital Souza Aguiar.

25/01/2012 - 21h01

Prédio desaba no centro do Rio; bombeiros buscam vítimas


DO RIO
Atualizado às 21h56.
Um prédio desabou na noite desta quarta-feira no centro do Rio de Janeiro, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura. Homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham no resgate de feridos e à procura de outras vítimas.


O edifício Liberdade desabou por volta das 20h30. O prédio, comercial, fica na avenida Treze de Maio, próximo ao Theatro Municipal, na Cinelândia. Vizinhos afirmam que ele tinha 18 andares, mas a Defesa Civil diz que eram 12. Os bombeiros ainda não sabem se havia pessoas dentro do local, que fecha às 21h.
Reprodução/Globo News
Imagem da TV mostra veículos cobertos por poeira e entulho próximos do local onde ocorreu o desabamento, no Rio
O prédio ao lado do edifício Liberdade também ameaça desabar. Bombeiros tentam retirar pessoas que estão em um dos últimos andares do edifício e que sinalizam com celulares pedindo socorro.
"Eu estava na banca de jornal em frente ao prédio e, de repente, ele simplesmente caiu", disse o analista de sistemas Fernando Amaro, 29, que trabalhava no quarto andar do prédio e tinha acabado de sair do prédio.
Pessoas que estavam em prédios vizinhos contam que sentiram os imóveis balançarem, como se estivesse acontecendo um terremoto. Carros que estavam estacionados no entorno ficaram cobertos de poeira e entulho.
A área foi isolada e provoca a interdição dos dois sentidos da avenida Almirante Barroso, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. A rua Evaristo da Veiga também foi interditada ao tráfego, com desvio sendo feito pela rua do Passeio, sentido Lapa.
VEJA ONDE FICA O PRÉDIO

Editoria de Arte/Folhapress

Reprodução/Globo News
Reprodução/CET-Rio
Câmera da Prefeitura do Rio mostra movimentação próxima ao desabamento
+ Canais

Prédio desaba no Centro do Rio e mata pelo menos dois Defesa Civil contabiliza 11 vítimas, entre mortos e feridos. Edifício na Avenida Treze de Maio tinha cerca de 20 andares e ficava atrás do Teatro Municipal. Antes do desabamento, testemunhas ouviram forte explosão Prédio desaba no Centro do Rio Foto: Marcelo Piu / O Globo
LAST





25/01/2012 22h39 - Atualizado em 25/01/2012 23h26

Dois prédios desabam no Rio

Segundo testemunhas, um terceiro prédio também pode ter desabado.
Defesa Civil diz que desabamento deixou 11 vitimas, entre mortos e feridos.

Do G1 RJ, com informações da Globo News
14 comentários
Dois prédios desabaram um pouco antes das 21h desta quarta-feira (25) na região da Rua Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura. Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes afirmou que foram atingidos um prédio de dez andares e outro de 20 andares. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito, que anunciou a abertura de um posto de informações em frente à agencia da Caixa Econômica Federal, na esquina das avenidas Chile e Rio Branco.
De acordo com a empresária Zilene Bernardino, que trabalha no local, o prédio de dez andares fica na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio, e o outro na própria Treze de Maio. Um terceiro prédio, de menores proporções, também pode ter desabado, segundo testemunhas.
Mapa de área do desaabamento (Foto: Arte/G1)
A Defesa Civil Estadual informou que o desabamento deixou 11 vítimas, sem detalhar mortos e feridos. Quatro dos feridos receberam atendimento no Hospital Souza Aguiar: três homens (dois de 37 anos e um de 50) e uma mulher de 28 anos. O quadro mais grave é da mulher, que teve lesão no couro cabeludo e vai ter que passar por cirurgia.
Um zelador e um operário, que estava dentro de um elevador, estão entre os feridos retirados com vida dos escombros. As informações são do coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil. Ainda de acordo com o coronel, as buscas se concentram em dois pontos sinalizados com a ajuda de cães farejadores.
Uma moradora de um prédio vizinho relatou que três andares de um dos prédios passavam por reforma. "De repente, ouvimos um grande barulho e começou a voar tudo", contou a argentina Devora Galavardo, que mora há seis meses em frente ao prédio que desabou.
Amigos e parentes cercam o local em busca de informações sobre pessoas que trabalham na região, enquanto a Guarda Municipal impede a aproximação, pelo temor de dano estrutural às construções vizinhas.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local do desabamento atuando no trabalho de socorro. Há bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca, de São Cristóvão e do Centro. Há 14 viaturas entre ambulâncias, caminhões de água e de escada magirus. O prefeito Eduardo Paes está no local.
Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)
Queda de prédio na Cinelândia (Foto: Rafael Andrade/VC no G1)Queda de prédio na Rua Treze de Maio
(Foto: Rafael Andrade/VC no G1)

De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos. No twitter do Centro de Operações, a prefeitura faz um alerta: "Atenção motoristas! Evite a região da Cinelândia, Carioca e Rio Branco para não atrapalhar os trabalhos dos Bombeiros e Defesa Civil".
Segundo o Metrô Rio, as estações da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia foram fechadas. Com isso, a Linha 1 vai de Ipanema até a Glória e Linha 2, até Central.
O Centro de Operações Rio informou ainda que as linhas de ônibus 180 e 184, que passam pelo metrô do Largo do Machado até a Central, estão sendo reforçadas por conta do fechamento de quatro estações do metrô.
A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da rua Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)
tópicos:
25/01/2012 - 23h27

Três prédios desabam no centro do Rio; cinco pessoas já foram resgatadas


PAULA BIANCHI
DO RIO
Atualizado em 26/01/2012 às 00h36.
Cinco pessoas já foram resgatadas dos escombros do desabamento de três prédios no centro do Rio.
Em entrevista coletiva na noite desta quarta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse que quatro feridos foram internados no hospital Souza Aguiar. O quinto resgatado foi confirmado em seguida.
Os edifícios --sendo os maiores de 20 e 10 andares, segundo o prefeito-- ficavam na avenida Treze de Maio, na Cinelândia, perto do Theatro Municipal, e caíram por volta das 20h30. A queda de um terceiro edifício, menor, de quatro andares, foi confirmada no fim da noite --ele ficava no vão entre os prédios maiores.
Veja fotos do desabamento e do resgate
Envie sua imagem ou relato do desabamento
'Senti um tremor e vi tudo descer', afirma testemunha de explosão
Vizinhos de prédios que desabaram são resgatados pelos bombeiros
"Não sabemos precisar quantas pessoas estavam no prédio do momento do acidente, mas quatro já foram resgatadas", afirmou Paes pouco antes da confirmação do quinto resgate. Há possibilidade de que outras vítimas estejam sob os escombros.
O prefeito ainda disse que as causas do acidente são desconhecidas, mas que "o mais provável é que seja um problema estrutural". Ele afirmou também que o Theatro Municipal, que fica ao lado dos prédios, não foi afetado.

Ernesto Carriço/Agência O Dia
Dois prédios na avenida Treze de Maio desabam no Rio, cobrindo a região com poeira e entulho
Dois prédios desabaram na avenida Treze de Maio, no centro do Rio, cobrindo a região com poeira e entulho
Entre os feridos há dois homens de 37 anos, um machucado na perna (estava no prédio) e o outro com ferimentos leves, que passava pelo local; uma mulher de 28 anos, com um corte na cabeça; um homem de 50 anos, apenas com escoriações; e outro de 31 anos, em estado de choque.
Segundo a Defesa Civil estadual, um dos resgatados era o zelador do prédio Liberdade, cujo nome não foi divulgado. Ele afirmou aos bombeiros que não havia ninguém no local --cujo horário de fechamento seria às 21h-- no momento do acidente. Os bombeiros estimam que havia 11 pessoas no edifício.
O desabamento do Liberdade e do Colombo jogou escombros nos prédios vizinhos. Havia suspeitas que um quarto prédio pudesse ter sofrido abalos, mas uma vistoria feita pela Defesa Civil afastou a possibilidade de novo desabamento.
Pessoas que estavam em prédios vizinhos contam que sentiram os imóveis balançarem, como se estivesse acontecendo um terremoto. Carros que estavam estacionados no entorno ficaram cobertos de poeira e entulho.
Bombeiros também retiraram pessoas que estavam em um dos últimos andares de uma construção vizinha e que sinalizaram com celulares pedindo socorro.
"Eu estava na banca de jornal em frente ao prédio e, de repente, ele simplesmente caiu", disse o analista de sistemas Fernando Amaro, 29, que trabalhava no quarto andar e tinha acabado de sair do prédio.
A área foi isolada e provoca a interdição dos dois sentidos da avenida Almirante Barroso, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. A rua Evaristo da Veiga também foi interditada ao tráfego, com desvio sendo feito pela rua do Passeio, sentido Lapa.




 25/01/2012 - 23h36

Fachada caiu antes de prédio desabar no Rio, diz vendedor

Publicidade
DA AGÊNCIA BRASIL
DO RIO
O vendedor de água Vicente da Cruz, que estava perto dos prédios que desabaram na noite desta quarta-feira no centro do Rio, disse que escapou por pouco da tragédia.
Veja galeria de fotos do desabamento
Envie sua imagem ou relato do desabamento
Dois prédios desabam no Rio; 5 já foram resgatados
'Senti um tremor e vi tudo descer', relata testemunha
Vizinhos de prédios que desabaram são resgatados no Rio
Porteiros teriam sentido cheiro de gás dias antes da explosão
Segundo o vendedor, ele só não foi atingido pelos escombros porque correu quando percebeu que o reboco da fachada de um dos edifícios estava se desprendendo.
"Em menos de cinco minutos tudo começou a cair nas pessoas que estavam embaixo, que começaram a correr assustadas", disse o ambulante, com a roupa ainda suja de poeira.

Ernesto Carriço/Agência O Dia
Dois prédios na avenida Treze de Maio desabam no Rio, cobrindo a região com poeira e entulho
Dois prédios desabaram na avenida Treze de Maio, no centro do Rio, cobrindo a região com poeira e entulho
Os dois prédios desabaram por volta das 20h30. Até as 23h, cinco pessoas feridas haviam sido retiradas dos escombros e levadas para o Hospital Souza Aguiar, também no centro.
O estado mais grave era de Cristiane do Carmo, 28, que sofreu uma fratura no crânio e passaria por uma cirurgia.
O edifício Liberdade, de 20 andares, e o Colombo, de dez andares, desabaram e jogaram escombros nos prédios vizinhos. Havia suspeitas que um terceiro prédio pudesse ter sofrido abalos, mas uma vistoria feita pela Defesa Civil afastou a possibilidade de novo desabamento.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes (PMDB), que acompanhou os trabalhos de resgate, ainda não era possível determinar as causas do acidente. "Possivelmente foi um problema estrutural", disse.

Ernesto Carriço/Agência O Dia
Pessoas que estavam próximas à região onde dois prédios desabaram, no centro do Rio, ficam cobertas de poeira
Pessoas que estavam próximas à região onde dois prédios desabaram, no Rio, ficaram cobertas de poeira
Pessoas que estavam no edifício ao lado usaram a luz de seus telefones celulares para chamar a atenção dos bombeiros e buscar socorro. Com as escadas cheias de escombros, não havia como sair. Um grupo de 30 pessoas foi resgatado.
Os dois prédios ficam na avenida Treze de Maio, próximo ao Theatro Municipal, na Cinelândia. O teatro não foi atingido, mas seu anexo, onde funciona a bilheteria, sofreu danos por causa dos escombros.
Zelador de um dos prédios, uma das vítimas disse que o edifício Liberdade estava vazio quando houve o desmoronamento, mas de acordo com o analista de sistemas Fernando Amaro, 29, que trabalhava no quarto andar do Liberdade, um grupo de 30 pessoas participava de um treinamento profissional no imóvel.
"Eu estava na banca de jornal em frente e, de repente, ele simplesmente caiu", disse o Amaro, 29, que tinha acabado de sair do edifício quando houve o desmoronamento. Segundo testemunhas, uma empresa fazia obras no 3º e no 9º andares do prédio.
Até as 23h, os bombeiros não tinham estimativa de quantas pessoas poderiam estar sob os escombros, mas afirmavam achar difícil haver sobreviventes.
Às 21h30 houve um princípio de incêndio. De acordo com bombeiros, havia forte cheiro de gás no local. Jornalistas e curiosos foram afastados. Um cordão de isolamento mantinha todos a cerca de um quarteirão do local do desabamento.
Foram fechados os dois sentidos da avenida Almirante Barroso, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. A rua Evaristo da Veiga também foi interditada ao tráfego, segundo a CET-Rio.
Quatro estações do metrô no entorno do desabamento foram evacuadas: Uruguaiana, Carioca, Cinelândia e Presidente Vargas. A linha 1 opera de Ipanema/General Osório a Glória e de Saens Peña a Central. A linha 2 opera de Pavuna a Estácio.
Fiscais da CEG (companhia de gás do Rio) foram chamados para fechar as tubulações de gás, por medida de segurança. A empresa informou que não havia registro de reclamações de vazamento de gás no prédio, nem vistoria agendada. A Light desligou o fornecimento de energia nos arredores para evitar incêndios.
Moradores de edifícios vizinhos contaram que sentiram os imóveis balançarem, como se estivesse acontecendo um terremoto. "Senti meu colchão tremer. Abri a janela e não vi nada, só poeira. Fiquei desesperada, não sabia o que fazer", disse a auxiliar de enfermagem Diane Silva Souza, 35, moradora de um apartamento na rua Senador Dantas.
Carros que estavam estacionados no entorno ficaram cobertos de poeira e entulho. A poeira se espalhava até o Largo da Carioca, a cerca de 450 metros de distância.









O desabamento de dois prédios no centro do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira antecipou o fechamento de quatro estações do Metrô. As estações Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia funcionariam até as 23 horas, mas foram fechadas por volta das 22h. Com as alterações, a Linha 2 opera da Pavuna até o Estácio e a Linha 1, da General Osório até a Glória e da Saens Peña até a Central.
 
De acordo com o Metrô, a decisão foi tomada para garantir a segurança dos passageiros. Ainda não está descartado o risco de novos desabamentos. Até agora, a Defesa Civil confirmou onze feridos no acidente. Para garantir o transporte na região, a prefeitura colocou ônibus extras para circular nas linhas 180 e 184, que fazem o trajeto entre o Largo do Machado, na zona sul, e a Central do Brasil, no centro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters