[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Site da IBM faz busca de emprego em 66 países

SÃO PAULO – O Global Opportunity Marketplace, nova ferramenta de recrutamento online da IBM Corporation, agora está funcionando no Brasil.

De imediato, os profissionais brasileiros de TI podem usar o GOM para pesquisar oportunidades de emprego em 66 dos 170 países onde a IBM está presente.

O GOM é um banco de dados mundial que busca o posto disponível na IBM que seja mais adequado ao perfil profissional do candidato

O candidato insere as informações no formulário do site e o GOM faz a busca, de modo transparente ao usuário, pois não aparece na tela do navegador qualquer menção ou logotipo do GOM.

Os candidatos que já inscreveram seu currículo no site da IBM devem cadastrar seus dados novamente. Veja mais informações nos sites

http://www.ibm.com/br/employment/send.phtml

e

https://jobs3.netmedia1.com/cp/search.jsp.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

YouTube poderá aceitar vídeos longos

Fonte: Google Discovery

Segundo informações do site Alley Insider, o YouTube, portal conhecido por exibir em sua maioria vídeos curtos, pode mudar sua estratégia e começar a aceitar vídeos com mais de 10 minutos.

Inicialmente, a novidade estará disponível apenas para os "parceiros de conteúdo", permitindo o upload de filmes com até 1GB de tamanho. Baseado neste tamanho, o site Alley Insider comparou com os vídeos similares no iTunes que chegam a 1h38min de duração.

Essa mudança, que a princípio parece simples, traz vários ajustes ao Google. Ao possibilitar o envio de um vídeo maior, o custo de tráfego também crescerá, mas também permitirá à empresa desenvolver novos planos de monetização.

O YouTube é atualmente o produto que mais utiliza a banda de tráfego do Google.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Após cem dias de protestos, Congresso argentino analisa imposto

O conflito entre o governo argentino e o setor agrário completa nesta quinta-feira cem dias com escassez de alimentos e rejeição de dirigentes rurais aos impostos, embora o Congresso tenha afirmado que irá analisar o assunto, como era desejo dos manifestantes.

A intervenção parlamentar foi aprovada pela presidente Cristina Kirchner na terça-feira (17), após quatro fracassos da oposição em anular a pressão do Fisco sobre o setor agropecuário.

O governo de Cristina reafirmou hoje que "não cederá" às pressões do campo e prepara uma estratégia parlamentar, já que a imposição do imposto pelo Executivo causaria uma divisão no grupo majoritário de legisladores aliados e prejudicaria a presidente.

Enquanto isso, duas pesquisas revelaram que pelo menos seis em cada dez argentinos apóiam a intervenção do Congresso no conflito.

Congresso

O núcleo da oposição ao governo de Cristina tem 84 deputados, quando, para iniciar um debate, são necessários mais de 129. Para a aprovação de uma iniciativa, precisa-se de 65 votos.

Cézaro De Luca-18.jun.2008/Efe
Manifestantes se reúnem na praça de Maio de Buenos Aires em apoio a Cristina Kirchner
Manifestantes se reúnem na praça de Maio de Buenos Aires em apoio a Cristina Kirchner

Fontes congressistas calculam que dos 118 deputados governistas, há pelo menos 15 das províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba e Entre Ríos, as mais afetadas pelo conflito, que se opõem ao projeto de ratificar a política do governo.

Uma parte dos 25 deputados aliados, entre eles os socialistas, também diverge dessa política, o que faz prever que o debate colocará à prova as alianças do governo.

"Não estamos dispostos a ceder à pressão de uma corporação com interesses muito pontuais: fazê-lo implicaria em renunciar ao futuro de milhões de argentinos", ressaltou o ministro do Interior, Florencio Randazzo, em declarações à rádio e à televisão.

Randazzo rejeitou duras declarações de Alfredo De Angeli, um dos dirigentes da combativa Federação Agrária, que disse ser preciso "dissolver" o Congresso, referindo-se à limitação dos congressistas a apenas aprovar propostas governistas nos últimos anos.

O vice-presidente de Confederação Intercooperativa Agropecuária, Carlos Garetto, pôs panos quentes, ao afirmar que agricultores e criadores de gado "deveriam centrar a reivindicação no setor e não misturar nisso posições políticas ou ideológicas".

Diálogo

Héctor Róo-11.jun.2008/Efe
Caminhoneiro adere ao bloqueio no cruzamento das rotas nacionais 12 e 9, próximo à cidade de Rosário à 350 km de Buenos Aires
Caminhoneiro adere ao bloqueio no cruzamento das rotas nacionais 12 e 9, próximo à cidade de Rosário, a 350 km de Buenos Aires

O chefe do Gabinete argentino, Alberto Fernández, afirmou que a política impositiva "está aberta ao debate".

O vice-presidente argentino, Julio Cobos, anunciou que na próxima segunda-feira (23) se reunirá com seis governadores, tanto aliados quanto oposicionistas, "para escutar as idéias e contribuições" de cada um deles visando ao debate parlamentar.

Entre os que irão à reunião está o governador de Santa Fé, o socialista Hermes Binner, um dos líderes que questionou a política impositiva e defendeu o diálogo com o setor agropecuário.

Governadores e dirigentes peronistas que discordam da pressão do Fisco sobre o campo instruíram legisladores de seus distritos a levarem essa posição aos debates da Câmara dos Deputados, de 254 membros, onde os governistas e seus aliados têm maioria.

Com Efe

Leia mais

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Chávez anuncia reunião com Uribe e reafirma disposição para ajudar reféns


CARACAS, 19 Jun 2008 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou nesta quinta-feira que se reunirá nos próximos dias com o presidente colombiano, Alvaro Uribe, e reafirmou que deseja seguir colaborando para a libertação dos reféns em poder da guerrilha das Farc.

"Não temos data nem local exato (para a reunião com Uribe), mas vamos nos reunir", garantiu Chávez.

Os dois presidentes devem se encontrar antes do dia 15 de julho, segundo informações divulgadas por Bogotá.

Será o primeiro encontro bilateral desde novembro de 2007, quando começou o distanciamento e o enfrentamento verbal causados pela súbita decisão de Uribe de afastar Chávez da mediação com as Farc.

"Nós queremos continuar ajudando no processo de libertação dos reféns que estão nas mãos das Farc. E, por quê não, no processo de paz que a Colômbia deseja", declarou o presidente venezuelano.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, as Farc entregaram a Chávez seis reféns civis, libertados incondicionalmente. Desde a morte do número dois do grupo guerrilheiro, Raúl Reyes, Chávez admitiu ter perdido seus contatos com as Farc.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Apresentada na Alemanha máquina que faz tomografia de árvores


Berlim, 19 jun (EFE).- O Instituto de Pesquisa e Experimentação Florestal de Baden-Würtenberg apresentou hoje em Freiburg (sudoeste da Alemanha) o primeiro scanner para captar tomografias axiais computadorizadas (TAC) de árvores.

O aparelho consegue fazer leituras do comprimento, do volume, do diâmetro e do interior do tronco da árvore, sem necessidade de cortar, explicou hoje o ministro regional de Agricultura do estado de Baden-Würtenberg, Peter Hauk.

"O scanner permite realizar pela primeira vez uma avaliação qualitativa das árvores", explicou Hauk.

A principal vantagem do novo sistema é que permite cortar custos, já que, após a análise "in situ", os pesquisadores podem ter acesso aos dados armazenados na máquina de forma imediata.

"Poderá contribuir para melhorar e racionalizar o estudo das árvores", afirmou Hauk, que considera que tanto os proprietários de terrenos florestais quanto a indústria madeireira se beneficiarão desta nova técnica.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Posto de Itu-SP desviava combustível por controle remoto


Sorocaba - Um posto de abastecimento de combustíveis de Itu, na região de Sorocaba, no interior paulista, usava um sofisticado sistema de controle remoto para fraudar a clientela. Um dispositivo instalado na entrada das mangueiras desviava quase 50% do combustível depois da passagem pela bomba. O consumidor que pagava por 20 litros, por exemplo, levava no tanque apenas 11 litros. A fraude foi constatada após denúncias de consumidores que estranhavam o sumiço do combustível.

De acordo com o técnico do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Sorocaba Marcos Piza, o sistema estava instalado em duas bombas de gasolina. Na vistoria das bombas, a fraude não era percebida - o posto tinha passado por vistoria no mês de abril. O estabelecimento foi autuado e as bombas, apreendidas para perícia.

O posto tem prazo de dez dias para apresentar defesa. Os proprietários serão processados por crime contra o consumidor. O advogado do posto, Rogério Urbano, alegou que o estabelecimento estava arrendado e, em razão da fraude, o contrato de arrendamento será revogado.

José Maria Tomazela

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

UE suspende sanções diplomáticas impostas a Cuba

Bruxelas, 19 jun (EFE).- A União Européia (UE) resolveu hoje anular as sanções diplomáticas impostas ao regime cubano e abrir um diálogo político incondicional, decisão cuja efetividade será revista dentro de um ano.

"Os ministros de Assuntos Exteriores da UE decidiram, por unanimidade, suspender definitivamente as medidas de 2003 e iniciar uma etapa de diálogo não condicionado e não limitado (...)", disse o Ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos.

A medida foi adotada durante um jantar realizado no âmbito da cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE que acontece em Bruxelas.

Para Cuba, era indispensável que o bloco suspendesse completamente as sanções antes do estabelecimento de um diálogo com as autoridades européias.

Com a suspensão das sanções, a UE pretende facilitar um processo de diálogo político "global, aberto, recíproco, incondicional, não discriminatório", sobre "todas as questões de interesse mútuo" e "voltado para obtenção de resultados", em conformidade com as "mudanças empreendidas pelo presidente Raúl Castro".

"Este processo de diálogo deverá abranger cooperações em todos os âmbitos, inclusive nos setores político, econômico, científico, cultural e dos direitos humanos", indicam as conclusões dos participantes da cúpula.

A iniciativa também expressa o reconhecimento do Conselho Europeu às "transformações empreendidas até o momento pelo Governo cubano", "apóia as contínuas mudanças de liberalização em Cuba" e "encoraja Raúl Castro a introduzi-las, por coerência com as intenções que manifestou".

Além disso, determina que o diálogo com as autoridades cubanas deve sempre ser acompanhado por conversas com a oposição.

A UE se compromete ainda a "destacar perante o Governo cubano seu ponto de vista sobre a democracia, os direitos humanos universais e as liberdades fundamentais", e a pedir-lhe que respeite a liberdade de expressão e de informação.

Findas as sanções ao regime cubano, o bloco fará um apelo ao Governo da ilha "para que melhore de forma efetiva a situação dos direitos humanos mediante a libertação incondicional de todos os presos políticos, inclusive daqueles foram detidos e presos em 2003".

A UE aproveitará para pedir ao "Governo cubano que facilite o acesso das organizações humanitárias internacionais às prisões" e ratifique os acordos sobre direitos humanos recém-assinados por Havana.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Com cenário de Tomie Ohtake, Theatro Municipal recebe ópera "Madama Butterfly"


Da Redação
Flavio Florido/UOL
Sob a direção de Jorge Takla, o espetáculo conta a história dramática do amor de uma jovem japonesa por um oficial da marinha norte-americana
VEJA IMAGENS DA ÓPERA
O Teatro Municipal de São Paulo recebe, entre os dias 21 e 29, a ópera "Madama Butterfly", terceira montagem da temporada lírica da casa.

A encenação da obra do italiano Giacomo Puccini tem a participação de Tomie Ohtake, artista plástica responsável pela criação do cenário, além de figurinos de Fábio Namatame e coreografias de Susana Yamaushi.

A ópera é inspirada na peça "Madam Butterfly", do norte-americano David Belasco, foi composta por Puccini (1858 - 1926) e encenada pela primeira vez em 1904. Ao lado dos libretistas Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, o compositor incorpora elementos da cultura e da música japonesas.

Sob a direção de Jorge Takla, o espetáculo conta a história dramática do amor de uma jovem japonesa por um oficial da marinha norte-americana com quem se casa mas é abandonada.

Na nova montagem, a jovem Cio-Cio-San é interpretada pela soprano de origem japonesa Eiko Senda (nas apresentações dos dias 21, 25 e 29) e pela brasileira Laura de Souza (nos dias 23 e 27). O oficial da marinha é interpretado pelo tenor inglês Paul Charles Clarke e pelo brasileiro Marcello Vannucci.

Completam o elenco o barítono Licio Bruno a meio-soprano Silvia Tessuto, o tenor Sergio Weintraub e o baixo Pepes do Valle. O espetáculo é acompanhado pela Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de Jamil Maluf.

Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 (no dia 23, entre R$ 10 e R$ 20) e estão à venda na bilheteria do teatro, pela Internet ou pelo telefone (0/xx/11) 6846-6000.



"MADAMA BUTTERFLY" NO THEATRO MUNICIPAL de SÃO PAULO

Quando:
dias 21, 23, 25 e 27 de junho, às 20h30, e no dia 29 (domingo), às 17h
Onde: Theatro Municipal de São Paulo - Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. (0/xx/11) 3222-8698
Quanto: Entre R$ 20 e R$ 40. No dia 23, entre R$ 10 e R$ 20

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Exército não gosta de ir para o morro; veja comentário de Igor Gielow

da Folha Online

Tradicionalmente as tropas do Exército não gostam de serem mandadas para o morro ou para uma região de conflito. Seus comandantes consideram que seus soldados são treinados para atirar e matar em situações de guerra, e não para fazer o policiamento do local.

As informações são de Igor Gielow, secretário de Redação da Sucursal de Brasília. Ouça também os podcasts com a participação do jornalista.

Gielow explica que, neste caso, o Exército também precisaria mudar a propaganda que faz de sua operação realizada no Haiti, por exemplo, local onde eles atuam em favelas, ou nas ações de cunho social na Amazônia.

"Com isso, talvez, eles tenha que mudar o slogan 'Braço Forte, Mão Amiga' para apenas 'Braço Forte'", explica o jornalista. Outra alternativa, seria assumir que a preparação dos soldados brasileiros não é compatível com a realidade brasileira.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Produtor musical é encontrado morto em rodovia de SP

Ao lado do corpo de Fábio Rogério Garrido, de 41 anos, foram encontrados dinheiro e munição

Elvis Pereira - estadao.com.br


SÃO PAULO - O corpo de Fábio Rogério Garrido, de 41 anos, foi encontrado na madrugada desta quinta-feira, 19, no acostamento da Rodovia Ayrton Senna, altura do km 13, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A vítima estava baleada nas costas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por volta das 2 horas, um motorista da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) avistou o corpo e acionou a Polícia Militar (PM).

Ao chegar ao trecho indicado, os policiais encontraram Garrido morto. Perto dele, havia uma carteira com R$ 100 em espécie, a chave de um carro e dois estojos com dois cartuchos calibre 380. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Guarulhos. Segundo a Rede Record, Garrido atuava como produtor musical e era responsável por trazer shows internacionais para o País, entre eles o de Chuck Berry. De acordo com a SSP, a profissão de Garrido não consta no boletim de ocorrência.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

UFSC abre 33 vagas para professores: até R$ 6,5 mil

Salário é de R$ 2.184,06 para 20 horas semanais e de R$ 6.563,28 para dedicação exclusiva.
São 33 vagas de professor adjunto em vários departamentos.
Do G1, em São Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
Inscrições
Até 3 de julho
Cargo
Profesor adjunto
Vagas
33 vagas
Taxa de inscrição
R$ 70
Salário
R$ 2.184,06 para 20 horas semanais e de R$ 6.563,28 para dedicação exclusiva
Prova objetiva
Data a ser divulgada

A Universidade Federal de Santa Catarina fará concurso para 33 vagas de professor adjunto em vários departamentos. A remuneração é de R$ 2.184,06 para 20 horas semanais e de R$ 6.563,28 para dedicação exclusiva (veja aqui o edital).




As inscrições serão recebidas até às 20h do dia 3 de julho, no site www.ufsc.br, no link Concursos. A taxa é de R$ 70.


O concurso público constará de prova didática; trabalho escrito; prova de títulos e prova prática, a critério do departamento de ensino.

O chefe do Departamento de Ensino designará o local, dia e hora para instalação dos
Trabalhos para o Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas até 10 dias após o término das inscrições.

O Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas publicará na
imprensa local e no site www.ufsc.br, link “Concursos”, o edital do
cronograma de realização das provas e a composição da Comissão Examinadora, com
antecedência mínima de 30 dias a partir da data da entrega do trabalho escrito.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Paulo Bernardo diz que aumento de 300 mil servires públicos sai até o fim do mês


Segundo ministro, acordos com as categorias ainda estão acontecendo.
Por ser ano de eleições, reajustes devem ser definidos até 5 de julho.
Mariana Alejarra Do G1, em Brasília

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (19) que o governo pretende anunciar aumento até o final deste mês para cerca de 300 mil funcionários públicos, como os da Receita Federal e da diplomacia, que não foram contemplados no último reajuste.

“Vai sair. Provavelmente este mês ainda. Nós estamos finalizando os últimos acordos com as categorias e devemos anunciar, eu acredito, até o final de junho", afirmou.

Segundo o ministro, o custo deste aumento será da ordem de R$ 3,2 bilhões. O projeto de crédito orçamentário que dará suporte ao aumento dos funcionários públicos já está no Congresso Nacional, mas, segundo o ministro, adequações ao orçamento ainda devem ser realizadas. "É evidente que isso tem implicações na outra ponta", acrescentou.

O Ministério do Planejamento está elaborando um projeto de lei, para enviar ao Congresso, em que define todos os aumentos. Em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória (MP) que concede reajuste salarial aos militares e a cerca de 800 mil servidores da União, de 17 categorias.

O aumento para as categorias que ainda não foram contempladas deve acontecer até 5 de julho, data limite para rejuste de servidores por se tratar de ano de eleições.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

End Whale & Dolphin Slaughter in the Faroe Islands!

Na desenvolvida Dinamarca, acontece anualmente espetáculo de barbárie contra baleias


Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Muitos ficaram legitimamente aborrecidos com a presunção de estrangeiros de que poderiam tomar conta da Amazônia melhor do que nós, os brasileiros. Vários países do chamado “primeiro mundo”, que já acabaram há tempos com suas florestas, agora posam de defensores do planeta e arrogam-se o direito de interferir em territórios que não são deles, mensagem expressa, por exemplo, pelo New York Times na reportagem “De quem é a Amazônia, afinal?” (clique aqui para ler notícia sobre o assunto).

Em que se pese o Brasil continuar se mostrando incapaz de controlar o desmatamento na região, o que muitos defendem é que não se deve confundir ajuda com ingerência.

O curioso é que, em alguns desses países que se colocam como avançados em todos os sentidos, perpetram-se crimes contra a natureza que, no caso deles, não podem sequer ser justificados pelos clamores da sobrevivência.

Agora mesmo, vem circulando pela internet um e-mail que mostra fotos de um banho de sangue, este derramado de baleias, nas Ilhas Feroe. Para quem nunca ouviu falar delas – e isso não seria incomum -, salva-nos a Wikipédia: “As ilhas Feroe ou “ilhas das Ovelhas” são um território autônomo da Dinamarca, parte da Europa, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas que acolhem, ao todo, 47 mil pessoas em uma área de 1.499 km². Na ilha maior - Streymoy - está localizada a capital, Tórshavn.”

Nesse local, como se vê, ligado à próspera e desenvolvida Dinamarca, é realizado um evento todos os anos que inclui encurralar centenas de baleias à beira d´água, para depois ter o prazer de exterminá-las a golpes de facas. Crianças costumam ser dispensadas das escolas nesse dia, para acompanhar o “divertimento”, que funciona como uma espécie de ritual de passagem dos rapazes à idade adulta (veja fotos no final da matéria).

Já circula uma petição na internet pedindo providências para acabar com tal barbárie. “Essa caça esportiva é uma prática que foi abandonada em todo o mundo há muitas décadas, e agora é considerada ilegal em muitos outros países europeus”, diz o texto da petição.

“Os habitantes das Ilhas Feroe não têm necessidade da carne de baleia para a subsistência, e muito da carne é deixada para apodrecer e é jogada fora. Ela não pode ser exportada, pois está poluída com metais pesados e outras toxinas e, assim, não atende os padrões de saúde da União Européia para alimento para consumo por humanos”, prossegue. (Para conferir o texto completo, em Inglês, clique aqui)

Em julho de 2000, a organização Sea Shepherd, que dedica-se à proteger as formas de vida marinhas, velejou até as Ilhas Feroe para intervir na matança anual de baleias pilotos. Conseguiu que o massacre fosse levado às primeiras páginas da mídia européia e, melhor que isso, passou a fazer pressão econômica sobre as companhias que ainda compravam alimentos do mar com origem nas Feroe, o que representa 90% da economia local, com predominância das compras feitas pelo gigante holandês Unilever.

“Acima de 20 mil pontos de venda a varejo europeus cancelaram os seus contratos de pesca a pedido da Sea Shepherd”, informa o portal da entidade.

A luta está, porém, longe de um final feliz. “Na Noruega isso acontece também; é um problema cultural”, disse a AmbienteBrasil Cristiano Pacheco, coordenador jurídico da Sea Shepherd no Brasil. “É um espetáculo de horrores, eles abrem o pescoço dos animais de fora a fora e os deixam agonizando na beira da praia, onde as pessoas ficam aplaudindo”, completa o advogado, para quem é “inacreditável” que aconteça algo assim no mundo em pleno Século XXI.















Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Constituição para quem precisa


A nova CSSL (Contribuição Social para a Saúde do Lula), em pauta hoje na Câmara dos Deputados, não é só um estupro tributário, que se acumula com os impostos aumentados para compensar a antiga CPMF.

É também um estupro constitucional. Leiam trechos de artigo do advogado Paulo André Simões, publicado no portal Jus Navigandi:

“O artigo 154, inciso I, combinado com o artigo 195, parágrafo quarto, ambos da Constituição de 88, possibilitam a criação de tributo, para fins de custeio da seguridade social, aí incluída a saúde, desde que a sua criação ocorra por Lei Complementar, seja não-cumulativo e não tenha fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição.”

“A CSS/CPMF é tributo marcadamente cumulativo, ante a sua incidência indiscriminada na cadeia de produção e circulação.”

“A instituição da Contribuição Social da Saúde, na forma pretendida por parte da base parlamentar do governo, atenta contra os mais elementares postulados das ciências constitucionais e tributárias e deve, em razão disso, ser rechaçada (…)”

Mas deixa pra lá. São vozes isoladas. Os brasileiros devem estar gostando de azeitar essa formidável máquina de arrecadação que se tornou o governo federal. E viva o espetáculo do crescimento dos impostos.


Guilherme Fiuza
Jornalista, é autor de Meu nome não é Johnny, que deu origem ao filme. Escreveu também o livro 3.000 Dias no Bunker, reportagem sobre a equipe que combateu a inflação no Brasil. Em política, foi editor de O Globo e assinou em NoMínimo um dos dez blogs mais lidos nessa área. Este espaço é uma janela para os grandes temas da atualidade, com alguma informação e muita opinião.


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Carro europeu 'lê' placas de limite de velocidade

Opel Insignia tem câmera que detecta sinais da estrada.
Sistema estará disponível a partir de março de 2009.
Do G1, em São

O carro Insignia, da Opel, uma marca da General Motors, é o primeiro veículo capaz de reconhecer as placas de trânsito nas estradas. O sistema desenvolvido pela empresa Hella utiliza uma câmera que detecta as faixas que separam as pistas, alertando o motorista para mudanças de faixas involuntárias, e ainda "lê" as placas de trânsito de limites de velocidade, detector de altura e de proibido ultrapassar.

Veja como funciona o sistema

Localizada atrás do pára-brisas, junto do espelho retrovisor, a câmara detecta os sinais de trânsito e as marcas na faixa de trânsito na pista. Pouco maior do que um telefone celular, esta câmara tem capacidade para captar 30 imagens por segundo. Dois processadores de sinais, com a ajuda de software criado pela GM, filtram e lêem os fotogramas. Em seguida, o valor do limite de velocidade é exibido no painel do veículo. De acordo com o fabricante, a câmera também alerta para sinais de ultrapassagem proibida. Se o motorista sair da pista, um sinal sonoro vai alertá-lo do perigo.

O Insginia será apresentado no Salão do Automóvel de Londres, em julho e começará a ser vendido na Europa a partir de outubro. No entanto, o sistema que lê as placas só estará disponível a partir de março de 2009. A BMW promete antes disso lançar um carro com um sistema semelhante.

Os modelos Mercedes-Benz Classe S e o Lexus LS460, por sua vez, oferecem câmara frontal e sistemas de visão nocturna, mas nenhum sinal de reconhecimento tem capacidade de tráfego.

Foto: Divulgação
Sistema detecta se motorista sai da faixa (à esquerda) e reconhece as placas com limite de velocidade, exibindo o valor no painel (à direita) (Foto: Divulgação)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

"Cadeira de dentista" ajuda a prevenir desconforto no uso do PC

Parece uma cadeira de dentista, mas na verdade é uma estação de trabalho para quem fica muito tempo no computador. Desenvolvida por uma empresa chamada ErgoMotion, a Ergonomic Workstation, ainda em fase de protótipo, tem o objetivo de prevenir lesões por esforço repetitivo ou por má postura ao usar o PC.

Reprodução
Ergonomic Workstation promete prevenir lesões por esforço repetitivo
Ergonomic Workstation promete prevenir lesões por esforço repetitivo

Para isso, a cadeira tem teclado e mouses ergonômicos e permite que as posições de cabeça, braços e quadris sejam ajustadas mecanicamente, de maneira confortável.

A estação de trabalho vem com dois monitores de 19 polegadas, sistema de som, dispositivos para conexão sem fio, câmera embutida para uso em conferências e aparelhos para comunicação por Voip.

"Nossos produtos são feitos para serem tecnicamente completos e confortáveis após horas de uso", afirma a ErgoMotion.

Além de funcionários que passam "longos dias" à frente do computador, a empresa afirma que quer alcançar também as pessoas que passam muito tempo jogando nessas máquinas.

Como trata-se de um protótipo, não há informações sobre o preço do produto ou data de lançamento.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Capacete move automóvel por meio de sinais cerebrais


da Efe, em Berlim

Cientistas alemães da Universidade de Braunschweig desenvolveram um capacete que permite dirigir modelos de automóveis com sinais cerebrais sem contato elétrico direto.

"Com isso, torna-se realidade o sonho de conectar de maneira sensível o cérebro a uma máquina", explicou hoje o professor Meinhard Schilling, do Instituto Técnico de Medições Elétricas e Princípios da Eletrotécnica da Universidade de Braunschweig, no norte da Alemanha.

A nova tecnologia tem sua base no encefalograma clássico que é utilizado em medicina e que mede as atividades cerebrais segundo as oscilações da tensão na superfície craniana, com um computador que transmite os sinais.

O diferencial do novo "brain-computer-interface" é que ele funciona sem contato direto elétrico entre a cabeça e o aparelho, já que os sinais cerebrais são registrados pelo capacete sem a necessidade de colocar na pessoa um capuz elástico com eletrodos e aplicar algum tipo de gel, como é feito nos encefalogramas clássicos.

Segundo Schilling, o capacete é colocado sobre a cabeça e entra em funcionamento em questão de segundos. O cientista disse ainda que quem o utilizar só precisará se concentrar em um modelo exemplar que poderá ver em uma tela no visor do aparelho.

Funcionamento

Para dirigir o modelo de automóvel utilizado nos experimentos, a pessoa interessada contempla na tela dois quadros de xadrez que piscam com freqüências diferentes.

Se o ser humano concentrar sua visão no quadro esquerdo, o veículo vai para a esquerda, e se concentrar no direito, o modelo de automóvel vai para a direita. Já se o olhar não se concentrar em nenhum dos dois quadros, o veículo segue um caminho retilíneo.

Com amplificadores, os cientistas conseguiram que os sinais fossem representados como um mapa na tela do capacete.

"Cada sensor, que se concentra nos sinais do centro de visão do cérebro, tem o tamanho de uma moeda e, com isso, praticamente o comprimento de um eletrodo convencional de encefalograma", disse o professor.

A Universidade de Braunschweig trabalha no projeto com a Clínica Universitária Charité de Berlim e com o Instituto Fraunhofer de Arquitetura de Cálculo e Tecnologias de Software da capital alemã.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ator global visita a Folha Online como laboratório para personagem

12/05/2008 - 13h42


MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online

Para interpretar um jornalista de esquerda que investiga os bastidores da política, na próxima novela das 21h da Globo, "A Favorita", o ator Carmo Dalla Vecchia tem visitado algumas redações de grandes veículos de comunicação e feito delas um laboratório. Uma delas foi a redação da Folha Online. A estréia da trama está prevista para o dia 2 de junho. Veja o vídeo da visita e a entrevista com o ator.

Carmo falou sobre as características de seu personagem na ficção. Segundo ele, esse contato com jornalistas antes da estréia tem como objetivo evitar exageros no momento da interpretação.

Segundo o ator, seu personagem se chamará Zé Bob Duarte, um jornalista idealista, honesto, íntegro e muito mulherengo. Além disso, ele irá conviver com as duas personagens centrais da novela de João Emanuel Carneiro: Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia).

Miguel Arcanjo Prado/Folha Imagem
Carmo Dalla Vecchia conversa com jornalista Fabiana Futema, editora de Brasil da Folha Online
Carmo conversa com jornalista Fabiana Futema, editora de Brasil da Folha Online

A editora de Brasil da Folha Online, Fabiana Futema, responsável pela cobertura da política nacional, foi a primeira jornalista com quem o ator conversou. "Ele me contou que o personagem dele será um jornalista de política, que vai morar sozinho do Edifício Copan, no centro de São Paulo", conta Futema.

Durante a conversa, o ator quis saber uma coisa. "Ele me perguntou se o poder seduz, já que lidamos com ele diariamente. Respondi que não, que nos acostumamos a conversar todos os dias com pessoas consideradas importantes. Disse a ele que o jornalismo, na prática, não tem nenhum glamour", afirmou a jornalista.

Com a editora de Dinheiro da Folha Online, Camila Marques, o ator brincou. "É você quem vai pagar o meu salário?", perguntou. "Depois ele quis saber alguns detalhes do sistema de publicação de notícias", conta Marques.

Miguel Arcanjo Prado/Folha Imagem
Carmo Dalla Vecchia conversa com Lívia Marra, editora de Cotidiano da Folha Online
Editora Lívia Marra explica a Carmo como é feita a cobertura do caso Isabella

Caso Isabella

O ator também quis saber do jornalista e cinegrafista André Felipe como foi fazer as imagens da prisão de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella. "Disse a ele que me posicionei em um local onde não estavam muitos cinegrafistas e que, assim, consegui fazer boas imagens", revela Felipe. "Ele quis saber como está sendo toda essa movimentação da imprensa que a cobertura suscita", disse.

Miguel Arcanjo Prado/Folha Imagem
Carmo Dalla Vecchia conversa com jornalista André Felipe, videorrepórter da Folha Online
Jornalista André Felipe explica ao ator como fez imagens da prisão do casal Nardoni

O caso Isabella também foi o assunto da conversa que Carmo teve com a editora de Cotidiano da Folha Online, Lívia Marra, responsável pela cobertura do caso na Redação. "Ele estava muito curioso e quis saber detalhes da cobertura e de como lidamos com o caso desde seu começo", conta a jornalista.

"Bagunça"

Carmo afirmou que a experiência valeu a pena e até comentou a "bagunça" nas mesas dos jornalistas. "Eu sei que é uma 'bagunça' organizada. Que se tirar um papel ou livro do lugar, o jornalista não vai gostar. Acho que conhecer de perto a redação da Folha Online ajuda e muito na construção do meu personagem. Espero que os jornalistas gostem do meu trabalho", falou.

O último papel de Carmo em novelas foi o mocinho Luciano, de "Cobras & Lagartos" (2006), no qual o ator fazia par romântico com a personagem de Cléo Pires.

"A Favorita" é a novela de estréia do autor João Emanuel Carneiro no horário das 21h da Globo. A trama trará personagens negros ricos e um gay enrustido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Ministro promete, mais uma vez, conversor de TV digital "popular"

TATIANA RESENDE
da Folha de S.Paulo

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, voltou a prometer um "conversor popular" para a TV digital aberta. No lançamento do sinal da TV Globo no Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira, Costa disse que o aparelho a R$ 230 será lançado em São Paulo em 4 de julho e, logo depois, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

A Proview, empresa de Taiwan que tem unidade em Manaus desde 1999, informou que vai vender o aparelho a esse preço para o varejo, que, por sua vez, deve incluir um adicional na revenda ao consumidor. De acordo com o diretor industrial do fabricante, Jorge Cruz, o valor se refere ao conversor para TVs de 1.080 linhas, as chamadas Full HD.

Entre os equipamentos de marcas tradicionais que estão no mercado, o semelhante mais barato é o da Positivo, que tem preço sugerido ao varejo, para venda ao consumidor, de R$ 699. A produção, no entanto, foi paralisada devido às vendas abaixo das expectativas.

Uma das formas de viabilizar o aparelho mais barato em análise no Ministério das Comunicações é a venda direta por meio dos Correios, que teria ainda o acréscimo do frete.

Sobre os incentivos fiscais concedidos para tirar o "conversor popular" do papel, o diretor industrial da Proview afirmou que são os mesmos oferecidos a todas as empresas que estão produzindo ou pretendem dar início à fabricação do equipamento.

Promessas

Com muita pompa e a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a TV digital aberta estreou no Brasil no dia 2 de dezembro com as transmissões em São Paulo. Neste ano, o sinal chegou a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro.

Em 2007, o ministro Hélio Costa afirmou diversas vezes que o conversor ficaria em torno de R$ 250. Com preços bem acima disso, as vendas dos aparelhos estão abaixo das previsões. De acordo com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), apenas 25.854 conversores foram fabricados na região até abril.

Além dos aparelhos para televisões de alta definição (1.080 linhas), estão no mercado também conversores para as chamadas TVs de tubo (480 linhas). Entre as marcas tradicionais, o mais barato também é o da Positivo, que tem preço sugerido ao varejo, para venda ao consumidor, de R$ 499.

Vale lembrar que esses equipamentos não vão funcionar adequadamente quando conectados em televisões com resolução superior, mas os de 1.080 linhas podem ser usados nas TVs de tubo. Estão à venda também televisões que já vêm com o conversor embutido.

Em todos os casos, entretanto, será preciso trocar de aparelho quando a interatividade plena (envio de dados às emissoras), um dos diferenciais da TV digital, estiver disponível.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Criadores do Flickr pedem demissão do Yahoo!


da Associated Press, Sunnyvale (EUA)

O casal Stewart Butterfield e Caterina Fake, criadores do Flickr --site de fotos pertencente ao Yahoo!--, pediram demissão da empresa. Entram, assim, para a lista de altos executivos que deixaram o Yahoo! após a recusa da oferta de US$ 47,5 bilhões feita pela Microsoft.

A empresa confirmou a informação nesta quarta-feira (18) e informou que Butterfield e Fake querem "procurar outras oportunidades que não foram reveladas ainda". Ela não trabalha na empresa desde o dia 13 de junho e Butterfield pretende sair em 12 de julho.

Reprodução/Divulgação
Butterfield e Fake venderam o Flickr ao Yahoo! em 2005 por cerca de US$ 35 milhões
Butterfield e Fake venderam o Flickr ao Yahoo! em 2005 por cerca de US$ 35 milhões

O casal vendeu o Flickr para o Yahoo! por cerca de US$ 35 milhões em 2005, um ano após terem criado o site de compartilhamento de fotos --com a venda, eles passaram a trabalhar no Yahoo!. Dado o sucesso do site, a revista "Time" colocou os dois na lista das pessoas mais influentes do mundo.

Há algum tempo os dois não estavam mais envolvidos com o Flickr: Fake trabalhava em uma divisão do Yahoo! que desenvolve novas tecnologias e Butterfield deixou de administrar o site no ano passado. Kakul Srivastava, que se tornou o gerente do portal em abril deste ano, continua no cargo.

Antes da saída dos criadores do Flickr, dois vice-presidentes já haviam deixado seus cargos: Jeff Weiner, que cuidava de áreas como buscas e e-mail, e Usama Fayyad, responsável por análises de dados de usuários.

O Yahoo! atribuiu a debandada de executivos a decisões pessoais que não têm relação com a negociação com a Microsoft. A fabricante de software retirou uma oferta de US$ 33 por ação em 3 de maio, depois que a empresa de internet pediu pelo menos US$ 37 por ação --valor que suas ações não atingem desde janeiro de 2006.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Prensa de 25 t cai e interdita avenida do Estado, em SP

A queda de uma prensa de aproximadamente 25 toneladas interditou parcialmente a avenida do Estado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. O acidente ocorreu em uma curva da pista no sentido Ipiranga-Santana. Não houve vítimas.

A prensa era levada em uma carreta e tombou por volta de 1h. O impacto da queda causou um buraco no asfalto da avenida.

A pista sentido Ipiranga-Santana da avenida está parcialmente interditada e não tem previsão de liberação.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a empresa Primax Transportes Pesados, responsável pela carga, já acionou um guindaste.

Duas faixas estão liberadas para o trânsito e não há problemas de lentidão, mas terão de ser bloqueadas quando o guincho começar a içar a prensa para recolocar sobre a carreta.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Un cuadro de Picasso se convierte en el más caro de Australia

Picasso bate un nuevo récord
Ampliar

'Sylvette', de Picasso- REUTERS

'Sylvette' se vendió en una subasta por más de cuatro millones de Euros

EFE - Sídney - 19/06/2008


Pablo Picasso ha batido un nuevo récord. Un cuadro realizado en 1954 por pintor malagueño se ha vendido en Australia por 4,1 millones de euros (6,9 millones de dólares australianos), el más caro vendido nunca en ese país.

Pablo Ruiz Picasso

Picasso

A FONDO

Nacimiento:
25-10-1881
Lugar:
(Málaga)
Australia

Australia

A FONDO

Capital:
Canberra.
Gobierno:
Monarquía Constitucional.
Población:
20,713,315 (2006)

Sylvette, como se llama la obra, se subastó ayer en la galería Deutscher-Menzies y forma parte de una colección de 40 retratos de una joven de 17 años, Sylvette David, vecina del artista en el sur de Francia y que luego se convirtió en una prestigiosa artista. La pieza pertenecía a la colección del propietario de la galería, Rodney Menzies, quién la compró por 2,7 millones de euros (4,6 millones de dólares australianos) hace dos años. Además de la ganancia por la diferencia de precio, en los 6,9 millones de dólares australianos de la subasta de ayer está incluida la comisión que cobra la galería por el cuadro: un millón de dólares.

El comprador, que permanece en el anonimato, se hizo con el cuadro tras una apretada puja con otro interesado. El precio récord pagado por un cuadro lo ostentaba hasta ayer la obra The Olgas For Ernest Giles, del pintor australiano Brett Whiteley, por la que se pagaron 2'1 millones de euros.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Los agricultores salen a la calle para exigir medidas contra el alza del gasóleo


Asaja y COAG convocan a sus asociados a una gran manifestación en Madrid y concentraciones en todas las comunidades

La Asociación Agraria Jóvenes Agricultores (Asaja) ha convocado para hoy una manifestación en Madrid que, bajo el lema 'Por la supervivencia del campo', demandará diversas medidas gubernativas que ayuden a agricultores y ganaderos a superar la que aseguran es la peor crisis de precios de la historia.

Asaja ha amenazado con movilizaciones más contundentes si el Gobierno no responde a sus demandas. Dichas acciones podrían afectar a la operación salida del verano.

Los motivos que llevan a los agricultores y ganaderos de Asaja a salir de nuevo a la calle son el encarecimiento del gasóleo y los fertilizantes, la desaparición de la tarifa eléctrica de riego el 1 de julio, la crisis ganadera y el desequilibrio entre los precios agrícolas y los que pagan los consumidores en los supermercados.

Según Asaja, el gasóleo se ha encarecido un 60% en lo que va de año y los fertilizantes más de un 90% en los últimos 12 meses. Estos incrementos representan una subida de los costes para agricultores y ganaderos cercana al 40% con respecto al pasado año.

Asimismo, la Coordinadora de Organizaciones de Agricultores y Ganaderos (Coag) también tiene previsto movilizarse hoy frente a las delegaciones de Hacienda de las distintas comunidades autónomas para reclamar medidas fiscales que compensen el incremento de los costes de producción.

Según Coag, en el último año el gasóleo agrícola ha subido más de un 40%, los fertilizantes cerca del 100%, los piensos por encima del 45%, las semillas un 74% y, con la eliminación de la tarifa especial a partir del 1 de julio, la electricidad subirá más del 30%.

Los secretarios generales de las diferentes uniones regionales de COAG entregarán un documento reivindicativo en cada una de las delegaciones autonómicas de Hacienda, en el que exigirán ayudas en materia fiscal para paliar los efectos de la subida del gasóleo y de la electricidad.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Terminou o namoro?

A internet realmente tem solução para quase todos os problemas. Até mesmo aqueles que você nem sabia que tinha. Por exemplo, o que fazer com jóias, bijuterias e outros presentes de ex-namorados ou ex-maridos? Imagino que a maioria das pessoas guarde no fundo de uma gaveta ou coloque no prego. Mas duas americanas resolveram que essas soluções não eram boas o suficiente e criaram um site onde a mulherada vende os presentes indesejados. O divertido do site exboyfriendjewelry.com é que cada anúncio vem com uma breve descrição do final da relação. Algumas histórias são tristes, outras hilárias, e quando você vê passou meia hora lendo. Também achei divertida a seção com anúncios de "presentes que deveriam ter sido jóias". Lá estão os presentes mais inusitados, como uma espada chinesa antiga e uma guitarra da Hello Kitty.
Depois de passar minha meia hora me divertindo no site, separei algumas das histórias mais interessantes. Se elas não conseguirem vender suas jóias, pelo menos devem estar mais leves após o desabafo!

"Minha irmã recebeu essa jóia do ex-namorado babaca que comprou presentes para ela no cartão de crédito dela, e depois a traiu."

"Eu estou com esse homem que me pediu em casamento há três anos mas sem um anel. Nós não podemos comprar um anel porque estamos tentando viver o sonho Americano, com uma casa, carro e filho (...) mas eu adoraria um anel para mostrar às pessoas que eu estou com alguém."

"Esse foi o único presente decente que ele me deu em dois anos juntos. Em nosso aniversário de dois anos, ele me deu uma caixa de ferramentas e um kit de emergência para o carro. Nem preciso dizer que ele se foi e é hora de me livrar dos presentes que me deu também."

"Encurtando uma longa história, descobri que meu marido é bissexual e que mentia para mim desde que nos conhecemos. O peguei tendo casos com vários homens."

"A última coisa que ouvi sobre meu ex é que ele está escrevendo uma peça sobre nossa trágica relação. Ele era muito carente para mim. Nem preciso dizer que ele não lidou bem com nossa separação.
Ato I: Os brincos estão à venda."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Latinos en Europa: testimonios

Redacción BBC Mundo

Parlamento Europeo aprueba polémica directiva.

Tres latinoamericanos en Europa comparten los desafíos y obstáculos que encuentran como inmigrantes.

ALAN, MEXICANO EN ROMA, BARCELONA, LONDRES

Alan, inmigrante en Europa.

Alan: La vez pasada llegué a Roma. Me fue muy bien. Llegué sin papeles y sin conocer a nadie pero no conseguí nada hasta que trabajé metiendo gente a las discotecas. Llegué a Barcelona y trabajaba vendiendo cervezas en la playa. Compras cerveza caliente, la enfrías en tu casa y la vendes en la playa.

Después conseguí otro trabajo de 16 horas al día y sólo me pagaban 700 euros al mes, muy poco. Vine a Inglaterra, donde hay mucho trabajo y la gente es muy amable, pero lo demás no me gustó, porque es muy frío, por la gente.

Son mañas que vas aprendiendo y mucha gente que vive aquí desde hace mucho tiempo de ilegal, lo ha hecho
Alan, inmigrante en Europa
Me regresé a México.

Para entrar a Inglaterra por segunda vez compré un vuelo México-Toronto, Toronto-París, París-Dublín y Dublín-Londres. Son mañas que vas aprendiendo y mucha gente que vive aquí desde hace mucho tiempo de ilegal, lo ha hecho.

A una amiga de Guadalajara, Andrea, no la dejaron entrar a Inglaterra. Es la primera vez que viaja sola y está chiquita, tiene 19 años.

Sus papás tienen muy buena relación con la Unión Europea porque su empresa es la que importa todos los vinos finos y quesos de Europa a Guadalajara, pero no se pudo hacer nada.

Le dijeron que no tenía dinero y que no tenía con quién llegar. Cuando le estaban haciendo las preguntas (en migración) se desmayó y la tuvieron que llevar al hospital.

Yo la fui recoger, la llevé al aeropuerto de regreso para recoger su pasaporte, le hicieron más preguntas y me llamó después para decirme que la llevaban de regreso a la India, donde ella estaba estudiando antes de venir a Inglaterra.

MARIANA, EN EL REINO UNIDO

Mariana, inmigrante en Europa.

Mariana: Yo postulé mi solicitud desde Bolivia para viajar a Inglaterra y estudiar una maestría. Si presentas todos tus papeles en orden, no hay ningún problema.

Yo tuve la buena suerte de haber tenido el apoyo de mi familia porque para que te acepten tienes que demostrar que tienes los medios para estudiar aquí y pagarte todo; tienes que comprobar que no vienes a este país a buscar trabajo.

No sentí nunca ningún rechazo y menos en la universidad.

Yo la verdad es que no quise arriesgar en ningún momento estar en este país sin visa. Entonces, ocho meses antes de que terminara mi visa de estudiante comencé a buscar trabajo porque no me quería regresar a Bolivia.

Lo primero que te preguntan en una entrevista de trabajo es si tienes visa. Ahí sí sientes el impedimento, porque sabes que tienes menos prioridad que otra persona que sí cuenta con la visa y muchas empresas no están dispuestas a ir por el trámite de la visa.

Muchas empresas me han hecho ofertas donde me ofrecieron menos sueldo porque no tenía visa. A otras, simplemente no les interesa una vez que dices "no, no tengo visa". Pero me ofrecieron trabajar para un municipio en Inglaterra y ellos me hicieron todo el papeleo.

Mi visa expiraba el día que acaba mi contrato, pero encontré otro trabajo y me dieron visa por cinco años.

Entiendo por qué los europeos han sido más estrictos en la visa, pero por otro lado, para mí es un reflejo de la situación en Bolivia que está tan mal
Mariana, inmigrante en Europa
Sí te hacen sentir un poco como criminal cuando te tienes que cambiar de dirección y te tienes que reportar a la policía. Una vez me mudé sin avisar y me llegó una carta, diciendo que si no me reportaba podía terminar en la cárcel.

Entiendo por qué los europeos han sido más estrictos en la visa, pero por otro lado, para mí es un reflejo de la situación en Bolivia que está tan mal, que todo el mundo se quiere ir porque nadie ve ningún tipo de oportunidades en su país y la gente emigra como sea.

Yo no creo que las reglas deberían de ser tan fuertes para inmigrantes, pero entiendo el punto de vista europeo porque han recibido cualquier cantidad de inmigrantes y eso debilita su fuerza de trabajo.

Lo que ha hecho Evo Morales, yo lo veo como el fracaso de su régimen porque no está mejorando al país. En todo caso, Evo ha empeorado las relaciones internacionales.

Evo no está compensando las restricciones con posibilidades en el país. Estas restricciones van a dañar a muchos, porque igual la gente se va a tratar de ir al país; igual tratarán de estar en Europa y si no, encontrarán otros países prósperos a donde ir.

Yo creo que esto debería partir de Evo, de enfocarse en mejorar al país y no arruinar las pocas relaciones internacionales que tenemos.

ERNESTO, MEXICANO EN LONDRES

Ernesto, inmigrante en Europa.

Llevo doce años en Europa. Estoy trabajando con una unión de actores, promoviendo a las minorías étnicas, especialmente a los hispanos.

Tuve la suerte de tener trabajo antes de venir porque amigos de mi familia tienen aquí una compañía, pero tengo amigos que han llegado de manera diferente y sé que ha sido muy complicado para ellos.

Para trabajar aquí debes de probar que tienes lo que se necesita, que has trabajado anteriormente
Ernesto, inmigrante en Europa
El primer shock es la cultura que es diferente y que extrañas a los familiares y a los amigos. Y yo creo que es difícil enfrentar esta situación emocional.

Es difícil además encontrar trabajo y tener todo arreglado para trabajar, debes de saber las reglas. Para trabajar aquí debes de probar que tienes lo que se necesita, que has trabajado anteriormente.

Empecé a haciendo doblajes y actuación independiente. No he hecho televisión porque no se ha dado la oportunidad. Pero me gustaría ver más latinoamericanos en la televisión británica porque hay mucho talento latinoamericano pero no somos considerados como una minoría étnica en esta sociedad y hay mucha gente que no se siente representada.

Para trabajar aquí debes de probar que tienes lo que se necesita, que has trabajado anteriormente.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

El dilema amázonico (BBC MUNDO)

La Cuenca Amazónica

Introducción



La selva amazónica es la selva más grande de la tierra y cubre aproximadamente siete millones de km² - o el equivalente a 40% del territorio sudamericano.

Gran parte del ciclo del carbono, que es crucial para la ecología del planeta y el clima, se produce en la Amazonia, por lo que se la conoce también como "los pulmones de la Tierra".

La Amazonia es una rica fuente de biodiversidad y contiene alrededor de un cuarto de todas las especies terrestres.

Con una longitud de 6.400 km, el Amazonas es el segundo río más largo del mundo y representa una quinta parte de toda el agua fresca que desemboca en los océanos.

La Cuenca Amazónica también alberga a más de 30 millones de personas, que viven distribuidas en nueve países: Brasil, Bolivia, Perú, Ecuador, Colombia, Venezuela, Guyana, Guayana Francesa y Surinam.

Dos terceras partes de la población amazónica vive en Brasil y más de la mitad de ellos vive en centros urbanos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters