[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Carro europeu 'lê' placas de limite de velocidade

Opel Insignia tem câmera que detecta sinais da estrada.
Sistema estará disponível a partir de março de 2009.
Do G1, em São

O carro Insignia, da Opel, uma marca da General Motors, é o primeiro veículo capaz de reconhecer as placas de trânsito nas estradas. O sistema desenvolvido pela empresa Hella utiliza uma câmera que detecta as faixas que separam as pistas, alertando o motorista para mudanças de faixas involuntárias, e ainda "lê" as placas de trânsito de limites de velocidade, detector de altura e de proibido ultrapassar.

Veja como funciona o sistema

Localizada atrás do pára-brisas, junto do espelho retrovisor, a câmara detecta os sinais de trânsito e as marcas na faixa de trânsito na pista. Pouco maior do que um telefone celular, esta câmara tem capacidade para captar 30 imagens por segundo. Dois processadores de sinais, com a ajuda de software criado pela GM, filtram e lêem os fotogramas. Em seguida, o valor do limite de velocidade é exibido no painel do veículo. De acordo com o fabricante, a câmera também alerta para sinais de ultrapassagem proibida. Se o motorista sair da pista, um sinal sonoro vai alertá-lo do perigo.

O Insginia será apresentado no Salão do Automóvel de Londres, em julho e começará a ser vendido na Europa a partir de outubro. No entanto, o sistema que lê as placas só estará disponível a partir de março de 2009. A BMW promete antes disso lançar um carro com um sistema semelhante.

Os modelos Mercedes-Benz Classe S e o Lexus LS460, por sua vez, oferecem câmara frontal e sistemas de visão nocturna, mas nenhum sinal de reconhecimento tem capacidade de tráfego.

Foto: Divulgação
Sistema detecta se motorista sai da faixa (à esquerda) e reconhece as placas com limite de velocidade, exibindo o valor no painel (à direita) (Foto: Divulgação)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: