[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Começa obra da rede de esgoto em Águas Lindas



Governos do DF e de Goiás assinaram a ordem de serviço para construir a rede de esgoto em Águas Lindas. O repórter Rafael Monaco mostra por que a obra interessa diretamente aos moradores do DF.






Luzia saiu da Ceilândia, onde pagava aluguel, pra comprar uma casa em Águas Lindas (GO). Mas conviver com o esgoto que corre pela rua ainda incomoda. “Tem dia que tem de botar tábua para as crianças ir para colégio, porque não tem como passar”, conta a dona de casa Luzia Martins.

As casas têm fossas que algumas vezes pioram a situação. “Elas enchem. Depois que enchem, quem tem condições, paga caminhão e retira. Agora, quem não tem, fica vazando na rua com mau cheiro”, diz o vigilante Nilvan Gonçalves.

Nesta quinta-feira, dia 26, foi feito o anúncio do fim de parte do problema: vai começar a construção da rede de esgoto. A primeira etapa da obra vai cobrir 45% do município - onde moram 80 mil pessoas. A obra vai custar R$ 63 milhões - dinheiro que vem do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

A falta de rede esgoto em Águas Lindas pode vir a afetar grande parte da população do Distrito Federal. Isso porque todo o esgoto produzido no município, ou penetra no solo, ou escorre direto para a Barragem do Descoberto, que abastece 65% do DF. A primeira etapa da construção da rede de esgoto em Águas Lindas vai ser em uma região que fica bem perto da barragem.

A expectativa é de que a primeira etapa esteja pronta em um ano e meio - uma corrida contra o tempo pra evitar a contaminação dos reservatórios subterrâneos de água. “Nós resolvemos fazer o esgoto nessa área. Com isso, estamos praticamente eliminando o risco de contaminação. O restante da população está em outra bacia, em áreas de menor risco”, afirma o presidente da Caesb Fernando Leite.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters