[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Perfil falso no Twitter dá dor de cabeça a celebridades

FÁBIO ASSUNÇÃO logo DALVA E HERIVELTO

27 de novembro de 2009

Por André Pontes

A onda de celebridades no Twitter trouxe junto uma leva de perfis falsos. Para algumas pessoas afetadas pelos covers, isso é uma brincadeira que tem hora para acabar. Mas outros se sentiram prejudicados e até colocaram seus advogados para trabalhar.

Alguns perfis falsos são tão bem-feitos que chegam a enganar amigos de atores e artistas. Foi o caso do ator Fábio Assunção, que "conversou" com a cantora Preta Gil pela rede social. De acordo com a assessoria do ator, a pessoa escrevia coisas do tipo "acabei de chegar no aeroporto do Galeão e estou indo para uma reunião na Globo".

VEJA
REVISTAS ABRIL

Assunção denunciou o perfil falso ao Twitter, mas, segundo sua assessoria, não teve retorno. "Fomos obrigados a espalhar a notícia de que ele não tinha Twitter", disse sua assessora. Umas das pessoas que ajudou a divulgar o falsificador foi Preta Gil. "Queridos, falei agora com meu amigo Fábio Assunção, que me pediu que desse um recado pros (sic) twitteros que ele não tem Twitter. Recado dado", escreveu a cantora em seu microblog. Em seguida, o falso Fábio Assunção apagou sua página.

Baladas - A atriz Alinne Moraes, a Luciana de Páginas da Vida, também é uma vítima. No caso dela, porém, o perfil falso ainda está na ativa e tem cerca de 70.000 seguidores. "Espero que todos estejam amando a novela, porque as gravações estão sendo INCRIVEIS!", diz uma das mensagens do perfil falso. Ele dá ainda "detalhes" das gravações, conta o que está fazendo e até faz comentários sobre restaurantes e baladas. Tudo falso. "A Alinne não tem nenhum perfil na internet. Ela não tem Orkut, Facebook ou Twitter", diz sua assessoria.

Outra atriz que não tem perfil no microblog e também sofre é Luana Piovani. Mas não é tão difícil saber que o perfil dela é falso: nas mensagens, há trocadilhos com nomes de ex-namorados e piadas com presidentes e personalidades mundiais.

Em seu blog, Luana reclamou. "É mentira viu gente. Não sou eu no Twitter nem no Facebook. Ô povo sem o que fazer viu! E me disseram que tem 10.000 seguidores... Eu de verdade, só aqui no site. Tem meus vídeos no MySpace também e é só! Se liguem! Nada de ficarem seguindo esses impostores tá!" O perfil falso segue em atividade, e tem cerca de 50.000 seguidores.



Piada -
A cantora Sandy tem mais de 237.000 seguidores e levou na brincadeira o seu perfil falso. Com pouco mais de 1.600 seguidores, "SandydoMau" escreve: "Eu e minha dublê @SandyLeah temos algo em comum! Dormimos tarde! Quando eu dormia na casa dela agente (sic) ficava as (sic) 5 da manhã tomando cerveja." O perfil falso usa uma foto de Sandy com maquiagem escura e sangue escorrendo no canto da boca. Sandy não se irritou, ao contrário: "A sua montagem é ótima! Arrasou no photoshop! Adorei a maquiagem e o sanguinho!"

Outro que não se importa muito com perfil falso é o ator Victor Fasano - ele não tem página no Twitter nem blog nem site. "Não temos tempo para pensar nisso", diz sua assessoria. Com 57.000 seguidores, o perfil cover do ator diz curtir bastante a vida. Ao final da novela Caminho das Índias, por exemplo, mensagem do perfil falso dizia que ele iria passar uma temporada na África do Sul fazendo um safári. "Perfis, fakes ou não, demandam longas noites de inspiração. O que posso dizer é que para criar um personagem denso, tridimensional e interessante como o já saudoso Dario (Caminho das Índias), é necessário Viver a Vida sem Malhação", diz o autor do perfil falso em e-mail. Ele diz que se chama "Vitor Augusto Duarte Fasano" e que "entre a família, me chamam de Gutinho. Tenho 51 anos com corpinho de 30".

Limites - O humorista Evandro Santo, do programa Pânico, criador do personagem Christian Pior, se sentiu prejudicado e acionou um advogado para que a sua "cópia" deixasse de usar o seu personagem. "Ele é um oportunista. Batalhei para chegar onde cheguei. Eu me apresentava em bares com seis pessoas na platéia. Não foi fácil o meu personagem se tornar famoso. Ai ele vem e pega o meu nome, a minha linha de raciocínio e faz igual?", diz Santo.

O humorista conta ainda que no início encarava como uma brincadeira, mas saiu do controle. "As pessoas achavam que era eu, e causou problemas. Ele fica mais tempo na internet e não tenho como controlar o que fala. Contratei uma advogada e provei que o personagem estava registrado no meu nome. Ele teve de tirar."

Hoje, com o nome de HugoGloss, o autor do perfil falso do humorista Santo diz que tudo começou com uma brincadeira com os amigos. Por e-mail, ele diz que "sempre imitava o Christian até que uma amiga falou que eu devia fazer isso pelo Twitter; e como na época o microblog não era tão conhecido, comecei a brincadeira. Foi totalmente despretensioso".











LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters