[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Hospital de Porto Alegre atende pacientes com gripe suína em barracas


Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Atualizado às 10h41.

O Hospital de Clínicas, em Porto Alegre (RS), instalou duas barracas de lona em frente à unidade para realizar o primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de gripe suína. Apenas após a confirmação dos sintomas, os pacientes serão atendidos no interior do hospital, já usando máscaras. As instalações devem começar a funcionar ainda na manhã de hoje.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína

Segundo a assessoria do hospital, a instalação das barracas militares é o resultado de uma parceria estabelecida entre o hospital e a base aérea de Canoas (RS) e tem o objetivo de garantir um maior isolamento dos pacientes que contraíram a doença.

A iniciativa é semelhante ao atendimento fornecido pelo Hospital Conceição que realiza o primeiro atendimento de pacientes com sintomas da gripe em um contêiner instalado em frente ao hospital desde a última quinta-feira (25).

De acordo com o Hospital de Clínicas, a instituição já atendeu, até a tarde de ontem (30), 40 casos suspeitos da gripe, mas nenhum foi confirmado até o momento.

Segundo o último balanço divulgado, o Estado do Rio Grande do Sul possui 81 casos confirmados da gripe suína, sendo 30 deles em Porto Alegre. Duas cidades --São Gabriel e Itaqui já decretaram situação de emergência devido à doença.

Em todo o Brasil, o número de casos confirmados da doença chega a 680. No último domingo (29), o governo confirmou a primeira morte de um brasileiro no país em decorrência da gripe, registrada em Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul.

O secretário da Saúde do Rio Grande do Sul Osmar Terra afirmou na semana passada que o primeiro atendimento aos pacientes deve ser realizado nos postos de saúde, não sendo necessária a procura dos hospitais de referência --Nossa Senhora da Conceição e Clínicas-- para receber o tratamento.

Apesar de ser instalado junto a outras medidas de prevenção determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde, o órgão afirmou que a instalação do contêiner corresponde a uma iniciativa do hospital.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: