[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Metrô e trem liberam uso de bicicleta durante a semana

A partir de hoje, ciclistas poderão viajar nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e no metrô de São Paulo de segunda a sexta-feira, das 20h30 até o fechamento das estações. Até então, o acesso das bicicletas estava restrito aos finais de semana.

Serão permitidas apenas quatro bicicletas por trem, e elas somente poderão ser embarcadas no último vagão.

A partir deste sábado os horários permitidos para ciclistas nos finais de semana também serão ampliados, indo das 14h do sábado até o fechamento das estações (1h da manhã de domingo) e durante todo o domingo enquanto os trens funcionarem -das 4h40 à meia-noite.

Para Sérgio Augusto Affonso, do CAB (Clube dos Amigos da Bike), a medida é positiva. "É uma iniciativa válida, que ajuda a inserir a bicicleta na sociedade. O Metrô vai poder avaliar a demanda e até ampliar o horário para o dia todo", afirma.

Ele se diz favorável à ampliação da medida, com exceções para os horários de pico de manhã e no final da tarde, quando o fluxo de pessoas nas estações é maior do que no resto do dia.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Metrô afirmou, entretanto, que não há previsão de expansão do horário, pois o "carregamento de passageiros durante o dia já é bastante expressivo".

O CAB, que organiza bicicletadas noturnas todas as quartas, irá testar hoje os novos horários. De acordo com Affonso, um grupo de ciclistas sairá às 21h do parque das Bicicletas, próximo ao parque Ibirapuera (zona sul da cidade), em direção à estação Ana Rosa do metrô, também na zona sul.

Até o final de setembro, o Metrô prevê disponibilizar sete novos bicicletários em diversas estações --com 350 vagas ao todo-- e oito locais onde as bicicletas poderão ser acorrentadas (chamados de paraciclos). Serão oferecidas 20 vagas nos paraciclos em cada estação.

O Metrô também promete, até o final do mês, a implantação do serviço de empréstimo de bicicletas.

Horários

De 2ª A 6ª
Após as 20h30

Aos sábados
Das 14h à 1h (do domingo)

Aos domingos
Das 4h40 até a meia-noite

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: