[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de julho de 2008

Lula chega à Colômbia para visita oficial

BOGOTÁ, 18 Jul 2008 (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite desta sexta-feira a Bogotá, para uma visita oficial de dois dias, na qual firmará vários acordos com seu homólogo colombiano, Alvaro Uribe, constatou a AFP.

Lula chegou às 19H45 local (21H45 Brasília) ao aeroporto militar de Catam, onde foi recebido pelo chanceler colombiano, Jaime Bermúdez.

No sábado, após abrirem um encontro de empresários brasileiros e colombianos, Lula e Uribe se reunirão na fazenda presidencial de Hatogrande, no subúrbio de Bogotá, para firmar vários acordos bilaterais.

Um dos temas evocados durante o encontro será a questão da segurança ao longo dos 1.500 km de fronteira comum, em plena selva amazônica.

Neste âmbito, os governos brasileiro e colombiano mantêm uma estreita cooperação, principalmente para evitar que guerrilheiros das Farc entrem no território brasileiro.

Segundo o embaixador colombiano no Brasil, Tony Jozame, Brasília e Bogotá estudam a possibilidade de construir uma base militar conjunta na fronteira entre os dois países, ou instalar postos de controle na região.

Um dos temas mais sensíveis é a constituição do Conselho de Defesa Sul-Americano, sugerido pelo Brasil mas reprovado pela Colômbia.

Lula viajará no domingo à cidade de Leticia, na fronteira com Brasil e Peru, para assistir, ao lado de Uribe e do presidente Alan Garcia (Peru), ao desfile militar organizado para comemorar a festa nacional da Colômbia.

Os três dirigentes assistirão em seguida a um show dedicado às vítimas de seqüestro, que contará com a presença, entre outros artistas, dos cantores colombianos Shakira e Carlos Vives.

Horas antes da chegada de Lula, a polícia colombiana informou a apreensão de ao menos 30 quilos de explosivos, que seriam usados pelas Farc em atos terroristas durante as manifestações pelos reféns dessa guerrilha, programadas para o domingo, quando se comemora o 198º aniversário da Independência Nacional.

A visita de Lula acontece num momento em que Uribe goza de grande prestígio internacional, depois da operação militar que permitiu o resgate de 15 reféns das Farc, entre os quais a franco-colombiana Ingrid Betancourt.

Em declarações à imprensa brasileira, Ingrid sugeriu que Lula exerça em Bogotá um papel de mediador para convencer Uribe a deixar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, buscar a libertação de pelo menos 24 reféns ainda em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Lula leva à Colômbia uma importante delegação de empresários, que pretendem investir em diferentes setores produtivos do país.

Ambos os dirigentes apostam na produção de biocombustíveis. Brasil e Colômbia são os dois maiores produtores de biocombustíveis da América Latina, e o Brasil é o segundo maior produtor mundial, depois dos Estados Unidos.

O governo colombiano quer aumentar as exportações para o Brasil para compensar o importante desequilíbrio comercial existente entre os dois países.

As exportações brasileiras à Colômbia alcançaram 683 milhões de dólares entre janeiro e abril de 2008. Já as exportações colombianas para o Brasil totalizaram apenas 262 milhões de dólares durante o mesmo período.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: