[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ator explica que quis dar um tempo nas comédias e deixou o orgulho de lado para pedir favor

Sabrina Grimberg


Murilo usa salto para parecer mais alto e pinta o cabelo de grisalho para ficar mais velho. Foto: João Laet / Agência O Dia

Rio - Nos últimos cinco anos, Murilo Benício divertiu o público com a graça de Danilo de ‘Chocolate com Pimenta’, Tião de ‘América’ e Arthur Fortuna de ‘Pé na Jaca’. No cinema, fez rir com o pastelão do Casseta & Planeta em ‘Seus Problemas Acabaram’. No teatro, excursionou o Brasil com a comédia ‘Fica Comigo Esta Noite’.

Depois de tanto riso, Benício acredita que chegou a hora de falar sério de novo e conquistou o papel do vilão Dodi em ‘A Favorita’, próxima novela das 20h, com estréia dia 2.

Disposto a redirecionar sua carreira, o ator ligou para pedir o papel que seria de Fábio Assunção, que saiu do elenco alegando problemas pessoais. “Não estavam nem pensando em mim. O João (Emanuel Carneiro, autor da trama) tinha me chamado para fazer papel cômico, mas eu já queria parar com a comédia. Antes, estavam me achando muito dramático por conta de ‘O Clone’ e decidi fazer comédia.

Daí fiz Arthur Fortuna, o Casseta... E começaram a achar que eu era o Zacarias. Iam acabar me colocando com o Didi”, diverte-se ele, lembrando que também pediu para fazer o remake de ‘Irmãos Coragem’, em 1995, e faturou o inesquecível Juca Cipó.

Em ‘A Favorita’, Dodi é um malandrão que conquistou tudo o que tem com armações. É casado com Donatela, vivida por Claudia Raia. “Uso salto para contracenar com ela”, revela Murilo, que se inspirou em Al Pacino no filme ‘Scarface’. “Figurino é metade do caminho para o ator. O do Dodi é quase ‘over’, mas o Ricardo (Waddington, diretor) foi corajoso.”

Aos 36 anos, Murilo dá vida a um executivo quarentão: para isso, está de barba e pintou o cabelo de grisalho. “Não tenho nenhum fio branco, não estou tão velho assim. Mas gostei do visual, achei interessante. Acho que é porque não sou eu. Se ficasse assim para sempre, não sei se iria gostar”, analisa, que para dar um toque pessoal no personagem fará uma voz mais grossa para Dodi.

“Acho o máximo criar, porque abre o campo do erro. Depois de tanto tempo, você ainda experimentar coisas, isso é ser artista. Com o acerto a gente não aprende nada, só recebe elogio. Com erro a gente anda para frente”, ensina o ator, que nunca mais pretende conciliar novela e teatro, como fez com ‘Pé na Jaca’ e ‘Fica Comigo’.

“Gravava 30 cenas por dia, terminava e viajava. Tive que esquecer as coisas que eu mais amo, meus filhos. No último aniversário do Pietro não pude estar lá. Isso para mim foi a morte”, relembra o namorado de Guilhermina Guinle. “Estamos namorando, tudo ótimo”, garante, desmentindo notícias de separação.

‘O marketing venceu a competência’

Em ‘A Favorita’, Donatela e Flora (Patrícia Pillar) contam versões diferentes para o mesmo crime. As duas juram inocência, apenas uma está falando a verdade e o público terá que descobrir quem é. “Essa é a atmosfera, quem vai se vender melhor nessa. A vida hoje é feita de marketing. A pessoa que está no poder não necessariamente é a mais competente. É a que se vende melhor. No mundo de hoje, o marketing venceu a competência”, acredita Murilo Benício.

Dodi não está envolvido no crime e vai acompanhar o desenrolar da trama ao lado de Lara (Mariana Ximenes), de quem é padrasto. Apesar da pouca diferença de idade entre os dois — ela tem 27 anos —, Murilo não acha estranho. “Já fui pai da Debora Falabella (‘O Clone’) há seis anos, da Mariana eu poderia ser avô”, brinca.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: