[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de maio de 2011

EXCLUSIVO-Situação nuclear da Alemanha pode levar a apagões


22 de maio de 2011 | 13h 17

MARKUS WACKET - REUTERS

As regiões ao sul da Alemanha poderão ser atingidas por apagões de eletricidade no inverno se as sete usinas nucleares que foram desligadas em março continuarem sem funcionar, disseram operadores das redes de energia.

Em carta enviada ao Ministério da Economia, obtida pela Reuters no domingo, os quatro operadores disseram que a energia importada não cobriria o déficit durante os meses mais frios, a não ser que alguns clientes fossem retirados da rede.

"Um fornecimento independente aos clientes está em perigo", disseram as empresas Amprion, Tennet, 50hertz e a EnBW-Netze, acrescentando será necessário aumentar em 2.000 megawatts a oferta -- mais ou menos a capacidade de dois reatores nucleares -- para garantir o fornecimento de energia quando a demanda aumentar no inverno.

A chanceler alemã, Angela Merkel, impôs uma moratória de três meses no funcionamento das sete usinas nucleares mais antigas, entre as 17 existentes na Alemanha, depois que um forte terremoto e um tsunami atingiram os reatores japoneses em março e causaram um desastre ambiental.

O ministro do Meio Ambiente, Norbert Roettgen, sinalizou que as sete usinas desligadas permanecerão assim. O gabinete de Merkel vai decidir qual a estratégia nuclear do país no dia 6 de junho.

No fim de semana, apenas quatro usinas da Alemanha estavam funcionando, devido à moratória e às operações de manutenção. A agência alemã de vigilância disse que o fornecimento de energia estava garantido, apesar do desligamento das usinas.

.estadao.com



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: