[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pacientes com diabetes tipo 2 têm maior risco de demência


14 de abril de 2009 • 17h34 • atualizado às 18h19


Ligia Hougland

Direto de Washington

O Journal of the American Medical Association (JAMA) divulgou nesta terça-feira um estudo sobre o alarmante risco de demência e Alzheimer em pacientes diabéticos do tipo 2 acima de 52 anos. A pesquisa foi realizada pela Kaiser Permanente, uma organização dos EUA especializada em serviços e estudos médicos, e acompanhou pacientes com diabete do tipo 2 por 22 anos, de 1980 a 2002, e, novamente, por quatro anos, de 2003 a 2007. Os estudo contou com 16. 667 participantes com idade média de 65 anos.

Rachel Whitmer, uma das pesquisadoras principais do estudo, afirmou que indivíduos que sofrem mais de três crises hipoglicêmicas graves, exigindo hospitalização ou atendimento de emergência, correm um risco de 110% de desenvolver demência ou Alzheimer.

Os pesquisadores observaram que 1.822 de pacientes (11%) foram diagnosticados com demência, e 1.465 pacientes (8,8%) apresentaram pelo menos um episódo de hipoglicemia. No estudo, 250 participantes apresentaram demência e pelo menos um episódio de hipoglicemia (16,95%).

Episódios de hipoglicemia podem incluir tontura, desorientação, desmaio ou convulsão. Apesar de alguns estudos terem relatado uma associação entre uma história de hipoglicemia e função cognitiva debilitada em crianças e jovens com diabete do tipo 1, ainda não havia sido conduzido um estudo sobre o impacto da hipoglicemia como fator de risco para o desenvolvimento de demência e Alzheimer em populações de idade mais avançada, que estão mais predispostas a apresentar diabete do tipo 2 do que diabete do tipo 1.

"Com o aumento da prevalência da diabete do tipo 2 no mundo inteiro, a relação entre hipoglicemia e demência deve ser avaliada", afirma Whitmer.

As principais causas de episódios de hipoglicemia grave incluem o uso excessivo de medicamentos para controle de diabete, corte de refeições, consumo de álcool e infecção grave. Evitar estes hábitos pode impedir que os pacientes com diabete do tipo 2 apresentem episódios de hipoglicemia grave que resultem na piora da capacidade de memória, dano cerebral, demência e Alzheimer.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: