[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Sean é educado e fala pouco inglês, diz TV americana



Publicidade

da Folha Online

Um repórter da rede de TV americana NBC falou do avião em que viajam David Goldman e seu filho, Sean, após quatro horas de voo. O jato fretado partiu do Rio por volta das 11h40 de hoje, após a criança ser entregue pela família materna no consulado americano. O destino deve ser a cidade de Orlando, no Estado americano da Flórida.

O repórter disse que o garoto fala pouco inglês, mas é "muito educado". Ele contou que Sean cumprimentou o pai com uma batida de mão --gesto conhecido nos EUA como "high-five".

Ele não confirmou o destino do voo, mas informou que a NBC vai exibir uma entrevista exclusiva com o pai às 18h30 (21h30 no horário de Brasília).

Bruno Domingos/Reuters
O americano David Goldman e o filho Sean embarcam em voo fretado para os EUA no aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio
O americano David Goldman e o filho Sean embarcam em voo fretado para os EUA no aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio

O repórter confirmou que o avião em que viajam foi pago pela emissora, que "ofereceu carona" aos dois, e que, "com o tempo", o pai vai deixar a família brasileira visitar o menino. "Nunca vou fazer com eles o que fizeram comigo", disse Goldman, segundo o repórter.

Segundo uma afiliada da NBC em Orlando, o jato foi pago pelo programa "Dateline". A aeronave deve estacionar no hangar da Galaxy Aviation, em um terminal privado dentro do aeroporto internacional da cidade americana.

Carta

David Goldman afirmou, por meio de carta divulgada nesta quinta-feira, que a retomada da guarda de seu filho representa um renascimento para sua família. Ele ressaltou que seu amor não tem fronteiras, e que "irá até o fim do mundo para protegê-lo".

"Agora é a hora do nosso recomeço, o renascimento da nossa família em uma época tão especial do ano", destacou. "Estou verdadeiramente grato pelas pessoas maravilhosas que fizeram esforços extraordinários para reunir nossa família com o belo Sean", completou.

Crítica

Após acompanhar a entrega de Sean, o advogado de sua família materna, Sérgio Tostes, criticou a postura do governo brasileiro, que não teria dado o apoio necessário ao caso. Ele criticou duramente o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, por não ter apoiado a família.

"Espero igualdade de tratamento, especialmente do secretário de Defesa dos Direitos Humanos, doutor Paulo Vannuchi, que atuou intensamente, de todas as maneiras, para que o menino fosse devolvido aos Estados Unidos", afirmou.

A assessoria da secretaria foi procurada e informou que não iria se manifestar. A decisão de entregar Sean ao pai americano foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, que cassou liminar concedida pelo ministro do STF Marco Aurélio de Mello.

Nascido nos EUA, Sean veio ao Brasil em 2004 com a mãe, Bruna Bianchi. Desde então David Goldman tenta levar o filho de volta com base na Convenção de Haia sobre sequestro internacional de crianças. Com a morte de Bruna, em 2008, a batalha judicial passou a ser travada entre o americano e o segundo marido da mãe, o advogado João Paulo Lins e Silva







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters