[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de junho de 2010

Luana Piovani: A lei em forma


Atriz é uma delegada no seriado ‘Na Forma da Lei’, papel que tem tudo a ver com sua fama de durona. Feliz com a volta à TV, ela diz que teve medo de pegar em armas e que só seria capaz de matar barata

POR GUILHERME SCARPA

Rio - Destemida e corajosa. Conhecida por esses adjetivos, a atriz Luana Piovani vai deitar e rolar com sua fama de durona — conquistada ao longo de 17 anos de carreira — na pele da delegada Gabriela, do seriado ‘Na Forma da Lei’, que estreia nesta terça-feira. A loura vai pegar em armas para defender com unhas e dentes os amigos Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), Célio (Leonardo Machado), Edgar (Henri Castelli) e Ademir (Samuel de Assis) das garras do ‘serial killer’ vivido por Márcio Garcia na trama de Antonio Calmon — autor que a lançou, em 1993, na minissérie ‘Sex Appeal’. Mas sem perder a ternura.

Foto: Marcio de Souza / TV  Globo
“Tive dificuldade em atirar. Mas, depois, parei de sofrer. Quando a água bate na bunda, a gente tem que nadar!” | Foto: Marcio de Souza / TV Globo

“Sou muito ligada à amizade. Jamais mataria, a não ser uma barata”, conta Luana, que ficou apavorada no primeiro contato que teve com armas de fogo. “O efeito psicológico mexeu comigo”, revela ela, que teve pouco tempo para produzir a personagem. “Queria ter revisto ‘Kill Bill’, por exemplo”, entrega ela, lembrando da justiceira de Uma Thurman no sanguinolento filme de Quentin Tarantino.

Ainda que não tenha se inspirado em nenhuma super-heroína, a atriz frequentou aulas de artes marciais, tiro e tática militar, e recebe instruções de policiais do Bope nas sequências de ação. “Tive dificuldade em atirar. Mas, depois, parei de sofrer. Quando a água bate na bunda, a gente tem que nadar!”, compara ela, que, até começar a gravar a série, não tinha tido contado com a polícia.

“Nunca precisei dela”, diz Luana, que enxerga necessidade de mudanças para que a ação policial seja mais eficiente. “Quem sou eu para fazer um julgamento de uma coisa tão grande quanto a polícia? Sei que ela merece melhor treinamento, melhores armas, condições de trabalho. Só assim, com satisfação e compromisso, é que teríamos uma polícia digna”, acredita.

>>> FOTOGALERIA: Luana vive delegada em seriado

Na trama dirigida por Wolf Maya, sua personagem enfrentará a corrupção dentro da delegacia onde trabalha. “O delegado Pontes (Maurício Mattar) não é amiguinho. A Gabriela vai passar perrengue”, adianta a loura, que sai das gravações exausta. “É bem desgastante fisicamente. Não tenho tempo de fazer nada. Acordo, tomo café e saio”, confessa Luana, que gosta de fazer aulas de balé e musculação quando pode. “Sou alucinada, fanática. Adoro correr na praia. Tenho muita preocupação com a saúde. Isso é que é importante”, ensina ela.

Aos 33 anos e “aparentemente solteira”, Luana Piovani prefere não tocar em assuntos do coração. “Sobre trabalho, alguma outra pergunta?”, despista ela, com bom humor, depois de ouvir a seguinte questão: “Está em busca de um grande amor?”. “Estou focada no trabalho”, responde a atriz, em cartaz com a peça infantil ‘O Soldadinho e a Bailarina’.

Luana vem se dedicando às crianças desde que montou o espetáculo ‘Alice no País das Maravilhas’, em 2003, seguido por ‘O Pequeno Príncipe’, em 2007. Agora, pela primeira vez na TV, ela será mãe de duas meninas em ‘Na Forma da Lei’. Mas será que essas evidências indicam que ela está a um passo da maternidade? “Em breve? Não! Mais para frente...”, programa Luana, que só gravou um dia com suas filhas da ficção.

“Não me deu gostinho nenhum, mas quero ter no futuro”, completa ela, orgulhosa, apesar de exagerar na autocrítica. “Dá muita satisfação. Sou virginiana, pente fino, não passa nada. Mas me preparo para não cair na paranoia”, garante ela, avessa às novelas.

“Não hesitei com o convite do Wolf (Maya). São só dois meses de gravação. Estou adorando”, explica. Incansável, Luana voltará à telona ano que vem com ‘A Mulher Invisível 2’. “Vou atormentar o personagem do Selton (Mello). Acho que é a missão”, diverte-se.

Quem é quem em ‘Na Forma da Lei’

ANA BEATRIZ (Ana Paula Arósio) — A promotora pública era noiva de Eduardo (Thiago Fragoso), assassinado na sua frente. Precisou de tratamento psiquiátrico para se livrar do trauma. Melhor amiga de Gabriela (Piovani).

MAURÍCIO VIEGAS (Márcio Garcia) — Esconde, por trás da fachada de respeitabilidade burguesa, a administração de um império do crime e corrupção. É um psicótico, cruel, frio, e obcecado por Ana Beatriz, de quem já foi noivo.

JOÃO CARLOS VIEGAS (Luís Melo) — Chefe político à moda antiga e milionário. É metido em todo tipo de corrupção e bandidagem.

EUNICE VIEGAS (Ângela Vieira) — Mulher de João Carlos Viegas, é submissa ao marido, mas esconde sua perversidade.

MARIA CLARA VIEGAS (Carolina Ferraz) — Bela e elegante mulher de Maurício Viegas, se casou com ele para salvar sua família.

CÉLIO (Leonardo Machado) — Juiz e brilhante investigador, sempre foi apaixonado por Ana Beatriz, que só o vê como amigo.

EDGAR (Henri Castelli) — Advogado criminal de sucesso, é uma ótima pessoa e está sempre pronto para ajudar os amigos.

ADEMIR (Samuel de Assis) — Jornalista investigativo, anarquista e boêmio. É ele quem traz a maior parte dos casos para o conhecimento do grupo de justiceiros.



๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters