[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mococa registra surto de gripe suína em duas escolas após festa de rodeio


Plantão | Publicada em 31/08/2009 às 15h45m

O Globo

SÃO PAULO - A gripe suína chegou às escolas de Mococa, a 268 km da capital paulista, depois da retomada das aulas. Segundo a Vigilância em Saúde da cidade, seis casos de gripe suína foram confirmados em crianças com idade entre 9 e 11 anos em duas escolas do município - Escola Nova e Ermelinda Vieira. As salas de aula onde estudam os alunos infectados foram interditadas e as aulas suspensas por 15 dias.

Joanna Barretto Jonas, coordenadora da Vigilância em Saúde, afirma que outras escolas da cidade registram surtos da nova gripe, mas ainda não foram feitos exames laboratoriais para constatar a infecção pelo vírus H1N1.

Segundo ela, os sintomas são leves e todas as crianças estão bem. Nenhuma teve de ser internada. Outros oito casos estão sendo monitorados.

Joanna afirma que os casos de gripe suína aumentaram depois da realização de uma festa de rodeio na cidade.

- Estávamos tranquilos. Não tínhamos casos. As aulas voltaram justamente quando o virus estava chegando aqui - diz ela.

O primeiro caso na cidade foi de um homem que havia viajado para o exterior. Segundo Joanna, ele não infectou ninguém. O segundo caso confirmado fora de escolas foi o de uma mulher, internada logo depois da festa, antiga Expoam, que reuniu cerca de 30 mil pessoas.











Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters